Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

-----------------------

+57
Gabriel Mazzini
johnny.bazookatone
Claudio Mengarda
Galdino
Breno_Barnabe
Rico
Mauricio Luiz Bertola
marcelinhobass
Diegobass
rodsom
arturbmallmann
pedrohenrique.astronauta
luiztebet
Edu
Fernando Zadá
siodoni
Uchoa
Zubrycky
Guilé
SRTO
Vinicius F
carimbass
Juninho Sampaio
Coder
JohnnyBass
Rauser
limanegative13
The Viper
Binão
Edão
CG
Rodrigodw
Licas
LuCaSbass
Pagode Alto Astral
Nando Vasques
andremega
dumestre
Christian
Amagomes
Alexandre Lopes
thgbass
Gregório Magno
jp salgado
DenisLM
Daniel
Ney Neto
Renato
Luciano Carvalho
Ivanov_br
dibass
Cantão
allexcosta
Eduardo Chaves
Sidnei D Ferreira
Cid
thiagoprateado
61 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex 24 Nov - 9:51

^Pois é. O Boris conheci também. Na verdade, o fórum me fez ver muitos vídeos de covers de pagode no baixo. É muito interessante. Muito legal mesmo!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Sex 24 Nov - 10:00

^ Mas é claro que tem galera, esse Boris toca muito, aliás... esse tipo de pagode aí o cara tem que ser bom, não tem boca. Tem percussão, tem saculejo, tem que ter levada segura etc.

Só não curti 2 vídeos que vi do Prateado, aquele um do programa do Serginho antigo e um que vi no YT de uma gravação ou sei lá o que. Prometo ouvir mais.

Tem aquele Junior Bass Groovador que toca Forró (estilo Aviões do Forró), o cara faz tudo aquilo ainda dançando e dando tapas na bunda, botando o dedo "seduzente" na boca etc. O cara é maluco, não dá pra dizer que ele não toca.

Alguém tem a compilação desses tópicos épicos?! poderia ser feito, achei muito bom. What a Face
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex 24 Nov - 10:04

Galdino escreveu:^ Mas é claro que tem galera, esse Boris toca muito, aliás... esse tipo de pagode aí o cara tem que ser bom, não tem boca. Tem percussão, tem saculejo, tem que ter levada segura etc.

Só não curti 2 vídeos que vi do Prateado, aquele um do programa do Serginho antigo e um que vi no YT de uma gravação ou sei lá o que. Prometo ouvir mais.

Tem aquele Junior Bass Groovador que toca Forró (estilo Aviões do Forró), o cara faz tudo aquilo ainda dançando e dando tapas na bunda, botando o dedo "seduzente" na boca etc. O cara é maluco, não dá pra dizer que ele não toca.

Alguém tem a compilação desses tópicos épicos?! poderia ser feito, achei muito bom. What a Face


O Júnior Bass Groovador já é pra rir lol!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Sex 24 Nov - 10:19

^ A cilada é grande mas o cara toca... O pior é rebolar daquele jeito, dar tapa na bunda e tocar.
Sei lá, quando eu vou falar mal de alguém eu tento tocar uma música no estilo que o cara toca, plugo o baixo, abro o riffstation e tento já sair tocando. Se eu "passar mal" pra tocar fico quieto, se eu tocar de primeira e achar melhor que o original eu penso "que bosta".
No caso tanto as músicas do Groovador como do Prateado eu até toco mas sem a linguagem que os caras tem... demandaria bastante estudo em cima desses ritmos, estilos.
Por isso eles possuem meu respeito, às vezes não gosto do timbre... acho o vocal desafinado e as letras piegas mas possuem meu respeito sem dúvidas. Cada um na sua.

Aliás é muito legal fazer isso, dê play em qualquer coisa e toque. De funk carioca, pop, samba, forró, ska, jazz, latin jazz, salsa, pagode, reggae, rasqueado, mpb, rap, rock, sertanejo etc
Isso dá um sonoro estudo de ritmos, estilos etc variados. Você pode até não gostar mas vai ser bom enquanto ser humano e músico
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex 24 Nov - 10:59

Galdino escreveu:^ A cilada é grande mas o cara toca... O pior é rebolar daquele jeito, dar tapa na bunda e tocar.
Sei lá, quando eu vou falar mal de alguém eu tento tocar uma música no estilo que o cara toca, plugo o baixo, abro o riffstation e tento já sair tocando. Se eu "passar mal" pra tocar fico quieto, se eu tocar de primeira e achar melhor que o original eu penso "que bosta".
No caso tanto as músicas do Groovador como do Prateado eu até toco mas sem a linguagem que os caras tem... demandaria bastante estudo em cima desses ritmos, estilos.
Por isso eles possuem meu respeito, às vezes não gosto do timbre... acho o vocal desafinado e as letras piegas mas possuem meu respeito sem dúvidas. Cada um na sua.

Aliás é muito legal fazer isso, dê play em qualquer coisa e toque. De funk carioca, pop, samba, forró, ska, jazz, latin jazz, salsa, pagode, reggae, rasqueado, mpb, rap, rock, sertanejo etc
Isso dá um sonoro estudo de ritmos, estilos etc variados. Você pode até não gostar mas vai ser bom enquanto ser humano e músico


Estou pra te dizer que a maioria desses baixistas possuem é vivência com o ritmo, algo que já até foi dito aqui e que vai além das técnicas. Muitos não sabem nem o que significa ghost notes e afins. Eles sabem tocar pois desde cedo ouvem o estilo e desenvolveram a maneira de tocar por pegar o baixo e tentar reproduzir o que ouviam.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Edão Sex 24 Nov - 11:44

Tem isso Pedro, mas os profissionais da área conhecem as técnicas do instrumento. Isso também já foi discutido aqui.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Claudio Mengarda Sex 24 Nov - 12:48

O cara pode ser f***, mítico e tals, mas esse blog me deu Câncer nos olhos kkkk
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex 24 Nov - 12:49

^Nem sei se o Wilson Prateado tem conhecimento da existência do Thiago Prateado...


Última edição por pedrohenrique.astronauta em Sáb 25 Nov - 12:24, editado 1 vez(es)
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Sex 24 Nov - 14:41

Acho que linguagem faz parte da percepção tempo espacial da música... bem como também pode ser adquirida com estudo.
As pessoas confundem isso com paixão e tem compatibilidade porque a paixão por determinado estilo vai te fazer estudar, ouvir incansavelmente coisas do gênero e tal. Esse é um dos vários caminhos...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Edu Sáb 25 Nov - 20:29

pedrohenrique.astronauta escreveu:

Posso estar equivocado, mas no meio do samba e do pagode ele é tido como uma figura mítica, algo desse gênero. É visto como um pioneiro, vanguardista e estas coisas.

olha, não é por nada, mas vanguardista mesmo nesse estilo de tocar no meio do samba, digamos, O PAI de toda a geração posterior estilo "prateado" se chama Sizão Machado. Ele mesmo deu a "fórmula" num workshop dizendo que na época foi muito influenciado pela Motown e baixistas de funk da época e tentou aplicar isso nas músicas do Djavan que felizmente abriu o espaço pra ele se expressar no momento mais criativo da vida dele (segundo o próprio), quando estava substituindo o Luizão Maia.
Não fosse essa entrada do estilo funk no samba a história do Prateado e tantos outros que beberam da música popular brasileira poderia ser diferente hoje
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg 27 Nov - 8:14

Edu escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:

Posso estar equivocado, mas no meio do samba e do pagode ele é tido como uma figura mítica, algo desse gênero. É visto como um pioneiro, vanguardista e estas coisas.

olha, não é por nada, mas vanguardista mesmo nesse estilo de tocar no meio do samba, digamos, O PAI de toda a geração posterior estilo "prateado" se chama Sizão Machado. Ele mesmo deu a "fórmula" num workshop dizendo que na época foi muito influenciado pela Motown e baixistas de funk da época e tentou aplicar isso nas músicas do Djavan que felizmente abriu o espaço pra ele se expressar no momento mais criativo da vida dele (segundo o próprio), quando estava substituindo o Luizão Maia.
Não fosse essa entrada do estilo funk no samba a história do Prateado e tantos outros que beberam da música popular brasileira poderia ser diferente hoje


Bom ter lido isso, pois estou vendendo o peixe que comprei. Vai ver que os vídeos que eu vi foram todos feitos por algum fanboy. What a Face
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Seg 27 Nov - 9:32

^ O Sizão eu conheço faz anos e anos, é um cara incrível... agora quanto ao Prateado realmente me recolho a minha ignorância pois não conhecia mesmo
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Edu Seg 27 Nov - 11:44

pedrohenrique.astronauta e Galdino

pois é, essas influências geralmente nem são diretas né heheh
tipo, o que eu falei não significa dizer que o Prateado baseou sua maneira de tocar ouvindo Sizão Machado, mas indiretamente com certeza existe essa influência

por exemplo, eu não sou fã de Jaco Pastorius, acho enfadonho aquele estilo musical, mas sei que o cara provavelmente influenciou os baixistas que são minha referência
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Seg 27 Nov - 12:01

^ Eu super entendo cara... se eu perguntar aqui quantos gostam de rap nacional a resposta esmagadoramente vai ser "não curto" e olha que o rap em si e o rap nacional começou com raízes funk meeeesmo. O nacional, quase todos eles vão falar de James Brown, dos bailinhos, Thaíde etc. O norte-americano era um doido discotecando dois discos ao mesmo tempo e de forma diferente com beat e grave só e botava os bboys pra dançar com isso.

Do Jaco já vi até o Andreoli falando que tem ele como referência, claro que citou vários outros de rock mas citou o Jaco. Bem como muitos guitarristas vão criticar o Jimi Hendrix "sujo, só usava pentatônica etc" mas quase todos os guitarristas pós isso são influenciados pelo cara até caras de heavy metal, trash metal, death core, metal core etc.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Edu Seg 27 Nov - 13:32

manja de rap hein heheh
não é minha área, mas deu até curiosidade de pesquisar isso

o que eu sei do James Brown é que dizem que foi ele que inventou/influenciou o estilo do Michael Jackson (do cantor dançar daquela forma nada convencional)
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Seg 27 Nov - 14:37

^ Cara tem até um seriado da Netflix que aborda o começo do hip-hop.


Esse é um dos primeiros raps do Brasil dá pra acreditar?
Só perde para aquela música do Jair Rodrigues que diz:
"Deixa isso pra lá
Vem pra cá
O que que tem?
Eu não estou fazendo nada
Você também
Faz mal bater um papo
Assim gostoso com alguém?"
- Essa música é considerada o primeiro rap do Brasil por 99% dos rappers nacionais.

O baixista que falar que não gosta de rap é como falar que não gosta de groove, é quase o anti-clímax a anti-matéria (tem seu espaço mas não é sempre)
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por arturbmallmann Seg 27 Nov - 20:38

De forma geral nunca gostei de rap.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Seg 27 Nov - 20:56

^ Normal, por isso falei acima que a maioria do fórum não gostaria.

Tem-se a impressão que rap no Brasil é Racionais e Facção Central, ambos são do rap de SP que nos anos 90 era baseado no rap gangstah americano (o beat) mas as letras eram críticas sociais nada a ver com a letra do gangstah. O gangstah enquanto letra influenciou o funk carioca... contar plaquê de 100 dentro de um citroen é letra ganhstah.

Existe o antes Sabotage e o pós Sabotage, Sabotage literalmente zoava com a cara dos outros, o flow dele era seguro como o baixista mais seguro no groove que você possa pensar. E foi ele quem começou a misturar ritmos brasileiros com rap, toda essa leva de novos mcs beberam na fonte dele.

Pra se ter uma ideia é só ouvir Racionais - Da Ponte Pra Cá e Sabotage - Dama Tereza. (E reparar no flow e no beat)
Isso que eu falei fica escancarado...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por allexcosta Ter 28 Nov - 2:56

Galdino escreveu:^ Cara tem até um seriado da Netflix que aborda o começo do hip-hop.

The get down.

É bonzinho. Os episódios são meio longos, mas é bem feito, bons atores, figurino e tal.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter 28 Nov - 7:51

Galdino escreveu:^ Normal, por isso falei acima que a maioria do fórum não gostaria.

Tem-se a impressão que rap no Brasil é Racionais e Facção Central, ambos são do rap de SP que nos anos 90 era baseado no rap gangstah americano (o beat) mas as letras eram críticas sociais nada a ver com a letra do gangstah. O gangstah enquanto letra influenciou o funk carioca... contar plaquê de 100 dentro de um citroen é letra ganhstah.

Existe o antes Sabotage e o pós Sabotage, Sabotage literalmente zoava com a cara dos outros, o flow dele era seguro como o baixista mais seguro no groove que você possa pensar. E foi ele quem começou a misturar ritmos brasileiros com rap, toda essa leva de novos mcs beberam na fonte dele.

Pra se ter uma ideia é só ouvir Racionais - Da Ponte Pra Cá e Sabotage - Dama Tereza. (E reparar no flow e no beat)
Isso que eu falei fica escancarado...


Mais uma coisa que preciso conferir pessoalmente. up
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Ter 28 Nov - 8:35

^ Pedro, você é carioca... vale atentar que o rap carioca sempre foi muito diferente do paulista. MV Bill, Gabriel, Planet Hemp (D2, Black Alien, Bnegão) é bem diferente do rap paulista da mesma época.

allexcosta escreveu: The get down.

É bonzinho. Os episódios são meio longos, mas é bem feito, bons atores, figurino e tal.

Exatamente tio, achei legalzinho! super recomendado perder uns minutinhos antes de dormir afro
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Edu Ter 28 Nov - 13:52

bom, tenho que admitir que eu curti a mistura de rap e rock do Charlie Brown Jr do segundo CD até o quarto (ou quinto), principalmente no segundo e no terceiro Razz
não sei que estilo é aquele nem nada do gênero, mas tem uma galera participando dessas gravações, os caras tentavam incluir mesmo essa parada
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Ter 28 Nov - 13:56

^ Esses caras eram todos amigos... o Chorão era muito amigo do Helião, Sandrão, Sabotage, Negra Li e D2. Inclusive gravaram muitas participações em álbuns um dos outros
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua 29 Nov - 7:47

Edu escreveu:bom, tenho que admitir que eu curti a mistura de rap e rock do Charlie Brown Jr do segundo CD até o quarto (ou quinto), principalmente no segundo e no terceiro Razz
não sei que estilo é aquele nem nada do gênero, mas tem uma galera participando dessas gravações, os caras tentavam incluir mesmo essa parada

Eu já acho que o melhor representante dessa fusão Raprock, rapcore e afins é o Planet Hemp.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Edu Qua 29 Nov - 10:16

eu acho o seguinte, muita gente não escuta e com razão, não por preconceito, mas por questão de ética
olha a diferença e qualidade do rap do finado Jair Rodrigues pra esses raps que enaltecem bandidos e drogas, *qp, pra gostar disso ou tem que ser bandido também ou ter síndrome de Estocolmo. Com todo respeito ao gênero rap, mas quem faz apologia ao crime tem que se f*** com força e de preferência ter a família atingida pelo crime também pra deixar de ser filho da p#$%
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por johnny.bazookatone Qua 29 Nov - 10:21

Mas crime é roubo, assalto, esse tipo de coisa.

o estilo vagabundo q o chorão enaltece nas letras não é crime.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Edu Qua 29 Nov - 10:35

claro, aquilo não, mas tem muito rapper que enaltece bandido e criminalidade, esses tem q se ferrar da pior maneira possível
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por johnny.bazookatone Qua 29 Nov - 10:47

Esses rap sobre criminalidade é muita ambiguidade. Apesar das letras parecer q ta incentivando o crimes, muitas vezes os caras tem um discurso de protesto com a ausencia de politicas de saneamento, saude e educação e a consequencia acaba sendo a criminalidade.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 29 Nov - 11:36

johnny.bazookatone escreveu:Esses rap sobre criminalidade é muita ambiguidade. Apesar das letras parecer q ta incentivando o crimes, muitas vezes os caras tem um discurso de protesto com a ausencia de politicas de saneamento, saude e educação e a consequencia acaba sendo a criminalidade.
Rap de protesto é uma coisa.
Apologia ao crime e à vagabundos, outra...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Gabriel Mazzini Qua 29 Nov - 11:50

Já dizia o saudoso Belchior:

Não me peça que eu lhe faça
Uma canção como se deve
Correta, branca, suave
Muito limpa, muito leve
Sons, palavras, são navalhas
E eu não posso cantar como convém
Sem querer ferir ninguém

Mas não se preocupe meu amigo
Com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção
A vida realmente é diferente
Quer dizer
Ao vivo é muito pior
Gabriel Mazzini
Gabriel Mazzini
Membro

Mensagens : 70
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por arturbmallmann Qua 29 Nov - 12:30

Prefiro me abster de comentar sobre o estilo, não é minha área, não gosto porque não gosto mesmo, não dá liga pro meus ouvidos... nem tanto pelas letras, confesso que tem muitas letras boas, mas acho geralmente as melodias (ou a ausência delas) pobres, bases repetitivas etc.. mas obviamente sempre há exceções.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Claudio Mengarda Qua 29 Nov - 15:48

Gabriel Mazzini escreveu:Já dizia o saudoso Belchior:

Não me peça que eu lhe faça
Uma canção como se deve
Correta, branca, suave
Muito limpa, muito leve
Sons, palavras, são navalhas
E eu não posso cantar como convém
Sem querer ferir ninguém

Mas não se preocupe meu amigo
Com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção
A vida realmente é diferente
Quer dizer
Ao vivo é muito pior

Caraca, letrão da p****. Grande compositor!
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Qua 29 Nov - 16:08

O Rap no Brasil ou qualquer que seja nunca foi feito por "ciminosos", o que fala em drogas, mulher como objeto, que ser bandidão é legal é Funk Proibidão ou Funk Ostentação e isso não tem nada a ver com Rap. Nada.

Mano Brown não é bandido, Sabotage não foi bandido, 509-E (e isso é o número da cela viu) também NÃO são bandidos.

Pra quem não sabe o Pavilhão 9 do Carandiru, era formado pela galera mais "barra leve" de toda a penitenciária... eram artistas, músicos que de uma forma ou outra por N razões foram parar naquele inferno. Por ter roubado leite pra dar pro filho, por falta de trabalho ter virado aviãozinho etc. Esses caras não estupraram, não mataram, não roubaram velinhas quando elas iam retirar a aposentaria no banco.
Eram os caras melhores vistos daquele negócio e que por karma do destino precisavam viver no mesmo local que caras do amarelo e do "5". Essa gente era perigosa, gente de facção, gente que estuprou, pedófilos etc. Esses caras do amarelo e do 5 não podiam nem ir pro pátio, senão já era. Por isso "amarelo", esses caras ficavam amarelos por não tomar sol.

Mano Brown em todas as letras nunca ouvi ele falar que o mundo do crime é legal, pelo contrário, fala pra não usar crack, cocaína, roubar e fazer m$%&.

Sabotage morreu nas mãos de um criminoso mas o Sabotage nunca fez mal pra ninguém, Sabotage só teve uma passagem pelo crime porque ele não tinha instrução, e o emprego na feira não estava conseguindo bancar sequer o leite do filho pequeno ele tinha... então ele foi ser aviãozinho e aí conseguiu comprar danone pro menino. Os próprios caras da boca de fumo meio que expulsaram ele, dizendo: "você não serve pra isso aqui vai cantar seus raps". Ele "estourou" fez o filme Invasor, Carandiru e nunca saiu do Brooklyn/Canão.
E sabem porque o traficante da área matou ele? e inclusive deu uma festa comemorando no mesmo dia?
Porque todos os meninos da área queriam ser como o Sabotage, eles não queriam trabalhar pro tráfico ou usar drogas, se aquele negro, banguela, magrelo tinha aparecido até no cinema eles também tinham chance, achavam que tinham. Qualquer filmagem do Sabotage lá na quebrada dele vai ter uns 30 meninos rodeando, cantando as letras e respirando uma coisa melhor que aquilo ali.
Isso não é bom pra manutenção do status quo da periferia, isso é, ela ser chefiada e mandada por um traficante...

Logo se o Sabotage tivesse ficado rico e saído de lá, ele seria mais um negro que deu certo (igual jogador de futebol) que nunca mais quis morar na favela. Estaria vivo.
Como o Sabotage quis ficar lá, falando coisas que iam contra os verdadeiros bandidos ele foi morto. Simples assim.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Rico Qua 29 Nov - 16:31

Galdino escreveu:O Rap no Brasil ou qualquer que seja nunca foi feito por "ciminosos", o que fala em drogas, mulher como objeto, que ser bandidão é legal é Funk Proibidão ou Funk Ostentação e isso não tem nada a ver com Rap. Nada.

Mano Brown não é bandido, Sabotage não foi bandido, 509-E (e isso é o número da cela viu) também NÃO são bandidos.

Pra quem não sabe o Pavilhão 9 do Carandiru, era formado pela galera mais "barra leve" de toda a penitenciária... eram artistas, músicos que de uma forma ou outra por N razões foram parar naquele inferno. Por ter roubado leite pra dar pro filho, por falta de trabalho ter virado aviãozinho etc. Esses caras não estupraram, não mataram, não roubaram velinhas quando elas iam retirar a aposentaria no banco.
Eram os caras melhores vistos daquele negócio e que por karma do destino precisavam viver no mesmo local que caras do amarelo e do "5". Essa gente era perigosa, gente de facção, gente que estuprou, pedófilos etc. Esses caras do amarelo e do 5 não podiam nem ir pro pátio, senão já era. Por isso "amarelo", esses caras ficavam amarelos por não tomar sol.

Mano Brown em todas as letras nunca ouvi ele falar que o mundo do crime é legal, pelo contrário, fala pra não usar crack, cocaína, roubar e fazer m$%&.

Sabotage morreu nas mãos de um criminoso mas o Sabotage nunca fez mal pra ninguém, Sabotage só teve uma passagem pelo crime porque ele não tinha instrução, e o emprego na feira não estava conseguindo bancar sequer o leite do filho pequeno ele tinha... então ele foi ser aviãozinho e aí conseguiu comprar danone pro menino. Os próprios caras da boca de fumo meio que expulsaram ele, dizendo: "você não serve pra isso aqui vai cantar seus raps". Ele "estourou" fez o filme Invasor, Carandiru e nunca saiu do Brooklyn/Canão.
E sabem porque o traficante da área matou ele? e inclusive deu uma festa comemorando no mesmo dia?
Porque todos os meninos da área queriam ser como o Sabotage, eles não queriam trabalhar pro tráfico ou usar drogas, se aquele negro, banguela, magrelo tinha aparecido até no cinema eles também tinham chance, achavam que tinham. Qualquer filmagem do Sabotage lá na quebrada dele vai ter uns 30 meninos rodeando, cantando as letras e respirando uma coisa melhor que aquilo ali.
Isso não é bom pra manutenção do status quo da periferia, isso é, ela ser chefiada e mandada por um traficante...

Logo se o Sabotage tivesse ficado rico e saído de lá, ele seria mais um negro que deu certo (igual jogador de futebol) que nunca mais quis morar na favela. Estaria vivo.
Como o Sabotage quis ficar lá, falando coisas que iam contra os verdadeiros bandidos ele foi morto. Simples assim.

Não conheci. Bacana e triste a trajetória dele. Tenho respeito pela cultura rap.

No fim, é sempre a mesma coisa. Negros, pobres, nordestinos. Moradores de locais onde o Estado não está presente. São as vítimas diárias do descaso, da corrupção e da má distribuição de renda, além, óbvio, da própria fome e violência.

Daí você ouve falar em racismo reverso e vitimização, que as cotas blá blá blá... Que raiva, viu?
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Qua 29 Nov - 17:18

Tem uns 3 documentários sobre o Sabotage... (todos contam praticamente a mesma coisa)
Arrisco a dizer que depois de sertanejo e funk, a única coisa que até toca de vez em quando na rádio aqui por essas bandas é alguma coisa de rap nacional.
Tipo Criolo e o álbum de samba dele, Emicida com a da Matta, Projota sei lá.
O rap meio que saiu da periferia e atingiu a classe média mas não com a mesma força que o funk...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui 30 Nov - 8:00

^Não conhecia a fundo a história do Sabotage. O Fórum tem dado a mim acesso à informações interessantes.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Claudio Mengarda Qui 30 Nov - 9:29

Tinha um certa noção do Sabotagem, gosto muito das músicas dele, principalmente Mun-Rá, aquilo tem um Flow sinistro
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Pz123 Qui 30 Nov - 14:11

Galdino escreveu:
O rap meio que saiu da periferia e atingiu a classe média mas não com a mesma força que o funk...

Uma das últimas vezes que passei por Florianópolis tinha outdoor anunciando show do Emicida e Projota em Jurerê Internacional (no P12, para ser mais exato).
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex 1 Dez - 11:46

Claudio Mengarda escreveu:Tinha um certa noção do Sabotagem, gosto muito das músicas dele, principalmente Mun-Rá, aquilo tem um Flow sinistro

Escutei esse som ontem pra ver qual é. Gostei do que ouvi. Pesquisarei mais a respeito.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Sex 1 Dez - 13:49

O flow do Sabotage é daqueles casos raros que tinha tudo pra dar errado mas deu certo.
Talvez se tenha que comparar com tupac, notorious e olhe lá.
O cara pegava a métrica de um rap gringo colocava umas palavras em português pela metade pra caber na métrica e aquilo dava um swing único, fora que boa parte da vida dele ele era banguelo dos dois dentes da frente. Até aquilo fazia diferença, às vezes parece que ele tem a língua enrolada mas não é a falta dos dentes...

Pro rap nacional tá no pé da pegada do Tião Carreiro pra viola, ninguém sabe da onde vinha aquela mão direita endiabrada... O cara foi o criador do pagode. O Almir Sater é limpo, um monstro, deve saber mais de teoria que o Tião que era um cara simples. Garanto que ele faria tudo pra ter a pegada do tio do bigode maroto...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Claudio Mengarda Sex 1 Dez - 16:07

^Tem coisas que estão na essência do ser, a música além de técnica é sentimento, e isso meu amigo, não tem dinheiro e bons professores que comprem.
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Rico Sex 1 Dez - 20:20

Claudio Mengarda escreveu:^Tem coisas que estão na essência do ser, a música além de técnica é sentimento, e isso meu amigo, não tem dinheiro e bons professores que comprem.

Isso me lembra uma entrevista do Hermeto em que ele sugere que você esqueça tudo e "toque " a música.

É exatamente isso. Nos meus estudos de teclado eu fico me debatendo com escalas. Meu professor disse: toca a po#$@ da música!!!!
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Claudio Mengarda Sáb 2 Dez - 8:56

A música é incrível justamente por isso, a condição de tornar qualquer pessoa (dependendo da dedicação) um mestre.
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por arturbmallmann Sáb 2 Dez - 10:13

Rico escreveu:
Claudio Mengarda escreveu:^Tem coisas que estão na essência do ser, a música além de técnica é sentimento, e isso meu amigo, não tem dinheiro e bons professores que comprem.

Isso me lembra uma entrevista do Hermeto em que ele sugere que você esqueça tudo e "toque " a música.

É exatamente isso. Nos meus estudos de teclado eu fico me debatendo com escalas. Meu professor disse: toca a po#$@ da música!!!!
Talvez seja este vídeo, onde ele fala exatamente isto:

Com certeza é uma boa dica esta do seu professor. As vezes vejo em casa brincando com meu teclado, diria que mesmo não dominando o instrumento o processo criativo meu parece ser melhor nele Razz, improvisando algumas brincadeiras diferentes e sai muito coisa legal por fim heheheh.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb 2 Dez - 12:12

^ Sabedoria...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui 7 Dez - 7:58

Galdino, escutei dois álbuns do Sabotage. Um homônimo e o outro chamado "Rap é Compromisso". Gostei do que ouvi.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Breno_Barnabe Qui 7 Dez - 8:08

O gente, vamos parar com o off-topic? Tava demais o tópico e vcs estragaram! Very Happy Very Happy
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por JAZZigo Qui 7 Dez - 8:17

^
Pensei a mesma coisa, Breno. Não apenas este, mas há outros tópicos cujos assuntos foram completamente desvirtuados nas últimas semanas. Fica tudo muito desconexo e chato. O pessoal podia ser mais objetivo e comedido no seu discurso, evitando divagações.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui 7 Dez - 9:34

^Desculpem.

Sonic Boom!!!!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Galdino Qui 7 Dez - 10:18

Tem razão, apesar que o que aconteceu aqui pós ThiPrata foi mais proveitoso e interessante que qualquer coisa dita antes....
Mas não compele pois deveria ser discutido em outro tópico e não no do Thiago. Concordo.
Sonic Boom!
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

----------------------- - Página 4 Empty Re: -----------------------

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos