Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

+18
patriciofernandes
CSergio
ZédeLepelin
fheliojr
DiegoBueno
Fernando Zadá
Fabio Linhares
vcrz
patrickqueres
Cantão
ArthurDMBass
LucianoCoto
flauius
Rick Charles
subgrave
Maurício_Expressão
allexcosta
RaphaelM
22 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por RaphaelM Sex Mar 15, 2013 2:55 pm

Boa tarde galera!!!

Desde já peço desculpas caso o assunto já tenha sido discutido em outro Tópico. Todavia, não achei nada à respeito usando as ferramentas de busca do Fórum.

Hoje troquei a bateria de um dos meus baixos, um MM, que durou relativamente pouco (3 meses), sendo que era uma Duracel. Porém, já tive outros baixos que duraram mto mais, passando de 1 ano e estudando ou tocando mto mais horas.
A duração da mesma varia de acordo com o baixo (circuito, etc)???

Desde já agradeço as respostas e discussões.


____________________________
Raphael Martins
Canhoto.
RaphaelM
RaphaelM
Membro

Mensagens : 423
Localização : Vassouras-RJ

http://www.signatus.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por allexcosta Sex Mar 15, 2013 3:04 pm

Sim

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por RaphaelM Sex Mar 15, 2013 3:06 pm

Poderia me dar alguns exemplos ao longo de sua experiência, Allex? Obrigado desde já.

____________________________
Raphael Martins
Canhoto.
RaphaelM
RaphaelM
Membro

Mensagens : 423
Localização : Vassouras-RJ

http://www.signatus.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Mar 15, 2013 9:44 pm

Eu tinha um baixo que usava 2 baterias (daquelas tipo moeda) e durava uns 60 dias usando o baixo umas 6h por semana apenas. Tirei o pré ativo...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

joemesquita gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por allexcosta Sex Mar 15, 2013 9:51 pm

RaphaelM escreveu:Poderia me dar alguns exemplos ao longo de sua experiência, Allex? Obrigado desde já.

Dos que já tive é complicado porque troco a cada 6 meses.

Sei que alguns circuitos, como o Stingray original tem consumo irrisório e a bateria dura o mesmo que duraria se estivesse guardade em uma gaveta. Alguns Bartolini duram 1000 horas. Enfim, varia um pouco, depende muito do modelo de opamp e de quantos opamps são usados.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por RaphaelM Sex Mar 15, 2013 10:00 pm

Pois é cara. Tive um Cort B5 com Pré e Caps Bartolini. Estou com ele há 2 anos e meio e a bateria dele tá inteira ainda....

____________________________
Raphael Martins
Canhoto.
RaphaelM
RaphaelM
Membro

Mensagens : 423
Localização : Vassouras-RJ

http://www.signatus.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por subgrave Sex Mar 15, 2013 10:24 pm

E depende do uso também, se ficar o dia todo ligado vai bem mais...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por RaphaelM Sex Mar 15, 2013 11:20 pm

Pois é Sub. Eu n costumo deixar o cabo plugado no bass. Assim que termino de tocar, já desplugo do bixinho. Mesmo assim, fiquei curioso.


Alguém que tem MM.. O mesmo vem com baterias Duracel Alcalina de Fábrica????

____________________________
Raphael Martins
Canhoto.
RaphaelM
RaphaelM
Membro

Mensagens : 423
Localização : Vassouras-RJ

http://www.signatus.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Rick Charles Sáb Mar 16, 2013 10:10 am

^ Que eu saiba, baixos não vem de fábrica com bateria.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por subgrave Sáb Mar 16, 2013 10:52 am

^Rick, meu yamaha rbx375 veio com bateria de fábrica, e nunca vi ninguém reclamando que um baixo ativo não veio com bateria de fábrica...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por flauius Sáb Mar 16, 2013 10:58 am

Para mim, vem também. Estou abrindo um Marcus Miller 5 agora e tem duas Energizer...

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por LucianoCoto Sáb Mar 16, 2013 12:41 pm

RaphaelM escreveu:Pois é Sub. Eu n costumo deixar o cabo plugado no bass. Assim que termino de tocar, já desplugo do bixinho. Mesmo assim, fiquei curioso.


Alguém que tem MM.. O mesmo vem com baterias Duracel Alcalina de Fábrica????

Raphael, o meu veio sim.

Olha, no meu caso, as baterias costumam durar bastante. Sendo Duracell ou a Panasonic mais basiquinha, duram mais de 01 ano fácil.

LucianoCoto
LucianoCoto
Membro

Mensagens : 256
Localização : Matao/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 16, 2013 12:48 pm

Nunca vi baixo ativo vir de fábrica sem bateria.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Rick Charles Sáb Mar 16, 2013 5:20 pm

Já fiquei uns tempos fazendo uns bicos numa loja de instrumentos, de um amigo do meu pai, e violões e baixos ativos, vinham sem bateria, a gente colocava na loja.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por RaphaelM Dom Mar 17, 2013 7:11 pm

Pois é... Os meus baixos quando comprados novos, sempre vieram com bateria tb.

Agora falando do MM, eu comprei o mesmo novo. Entretanto, ele ficou parado 1 ano com o cara que importou o baixo e não estava conseguindo vender. Já vi pessoas falarem, que mesmo o instrumento parado, a bateria é consumida, mesmo que em pequenas quantidades.

____________________________
Raphael Martins
Canhoto.
RaphaelM
RaphaelM
Membro

Mensagens : 423
Localização : Vassouras-RJ

http://www.signatus.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Baterias recarregáveis

Mensagem por ArthurDMBass Qua Fev 09, 2022 10:36 pm

Tenho visto baterias Philips recarregaveis pra vender, porém a voltagem informada é 8,4V. São recomendáveis pra uso em baixo ativo?

Tenho um Cort artisan e a bateria dura em média 1 mês apenas. Já em meu Ibanez que tenho desde 2018 ainda nem troquei a bateria dele.
ArthurDMBass
ArthurDMBass
Membro

Mensagens : 5
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 09, 2022 10:59 pm

ArthurDMBass escreveu:Tenho visto baterias Philips recarregaveis pra vender, porém a voltagem informada é 8,4V. São recomendáveis pra uso em baixo ativo?

Não.

ArthurDMBass escreveu:Tenho um Cort artisan e a bateria dura em média 1 mês apenas.

Quantas horas plugado nesse mês? Parece que há alguma fuga nesse baixo.

ArthurDMBass escreveu:Já em meu Ibanez que tenho desde 2018 ainda nem troquei a bateria dele.

Isso é bem comum.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Cantão Qua Fev 09, 2022 11:11 pm

ArthurDMBass escreveu:
Tenho um Cort artisan e a bateria dura em média 1 mês apenas. Já em meu Ibanez que tenho desde 2018 ainda nem troquei a bateria dele.
Esse Cort tem aquele sistema que desliga o pré quando despluga o cabo do Jack ? Se sim , pode não estar funcionando.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por patriciofernandes Qui Fev 10, 2022 1:59 am

troco de 6 em 6 meses como o Allex. mas já tive baixos passaram 1 ano com a bateria tranquilos... aliás, nunca tive nenhum que durasse menos do que 6 meses, sendo 9 ou 18v
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por patrickqueres Qui Fev 10, 2022 9:47 am

Cantão escreveu:Esse Cort tem aquele sistema que desliga o pré quando despluga o cabo do Jack ? Se sim , pode não estar funcionando.

Entendo que possa ser isso que o Cantão colocou. O sistema de "on/off" funciona no jack, que corta a energia quando o cabo é desplugado. Já vi um RockBass que estava com erro na instalação que fazia com que o circuito ficasse ligado o tempo todo. Logo, a bateria não durava nem 1 mês.
Uma outra prática que deve ser observada é se você não está deixando o baixo plugado desnecessariamente. Se é um baixo que você deixa no suporte, as vezes sempre a mão para praticar/estudar, lembre-se de desconectar o cabo quando não estiver mais em uso.

Meu Cort A5 deve ter uns 3 anos e ainda está com aquela HI-Watt azul com branco que acredito que tenha vindo com ele. Em geral, a bateria dos meus duram mais de 1 ano.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1217
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por CSergio Qui Fev 10, 2022 10:49 am

Peguei um Squier Jaguar usado, em setembro/2021.
Ativo; fucei a cavidade da bateria e tem uma lá, com aparência meio antiga; tá lá até hoje (não deixo cabo plugado, justamente pra não drenar a bateria)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por JAZZigo Qui Fev 10, 2022 11:18 am

ArthurDMBass escreveu:Tenho um Cort artisan e a bateria dura em média 1 mês apenas.
Quase certeza de que o jack não está conectado corretamente.

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? U5CVL0o+FQAAAABJRU5ErkJggg==

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? 2Q==

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Long

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por vcrz Qui Fev 10, 2022 11:24 am

Eu tenho um desses... 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1698225955-medidor-digital-pilha-teste-bateria-aa-aaa-9v-carga-_JM

Checo quando me dou conta que a bateria tem tempo no baixo ou quando chega alguma baixo novo pra saber se tenho que descartar a bateria, mas a media dos meus baixos ativos é 1 ano com a bateria. 

O último baixo por exemplo, ativo, segundo o dono parado há algum tempo, cheguei a bateria estava nova com 9.2v, não descartei e deixei no baixo. Antes sem isso eu meio que na dúvida, descartava a bateria e colocava uma nova com a data que eu coloquei no baixo escrito numa fita.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Fabio Linhares Qui Fev 10, 2022 4:02 pm

Algumas duvidas sobre o asunto:

1. Baixo vai ficar meses parado. Preciso tirar a bateria?
2. Baixo com chave ativo/passivo, se a chave estiver no passivo, consome bateria?
3. Se a bateria for zerada, o som do baixo vem mais forte e vai diminuindo gradativamente conforme a carga vai acabando ou passa do som normal pra chiadeira de uma vez?
4. Qual a vantagem de um pré 18v sobre um 9v?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 10, 2022 4:06 pm

Fabio Linhares escreveu:Algumas duvidas sobre o asunto:

1. Baixo vai ficar meses parado. Preciso tirar a bateria?
2. Baixo com chave ativo/passivo, se a chave estiver no passivo, consome bateria?
3. Se a bateria for zerada, o som do baixo vem mais forte e vai diminuindo gradativamente conforme a carga vai acabando ou passa do som normal pra chiadeira de uma vez?
4. Qual a vantagem de um pré 18v sobre um 9v?


Só consigo responder algumas! Rsss

Até porque antes do Blaze tive pouquissimos baixos ativos em mãos que ficarm por tempo suficiente aqui.

1 - precisar não precisa mas eu tiraria porque se por alguma infelicidade ela vazar vai te dar dor de cabeça. (deixa baixo parado meses não! Coitado dele)
2 - pelo que sei sim se alguém inventou algo recente diferente eu gostaria de saber mais sobre isso...
3 - costuma ir acabando mas já vi bateria descarregar por algum problema na ligação praticamente numa tacada só , por sorte era um amigo e até hoje não sei exatamente o que aconteceu mas foi algum problema. O normal é ela ir ficando fraca e com chiado.
4 - falam em headroom maior mas não me pergunte o que isso quer dizer! Rsssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por vcrz Qui Fev 10, 2022 4:29 pm

Bateria acabando é traiçoeira se vc treina em amp pequeno. 

No meu dia dia usava amp pequeno, quando ligava em amp grande na hora distorcia, mas no pequeno ainda tinha "suco" e soava normal.

Uma vez, há mais de 20 anos, tinha um baixo ativo, uma copia de warwick Corvette. E tocava em amp de estudo em casa. Um amigo me chamou pra tocar com ele um set duo de baixo e guitarra, saí de casa todo feliz e pimpão, só tinha 19 anos na época, morava em Beijing e tocar na noite lá era muito legal.

Cheguei no bar, liguei o baixo na mesa... na primeira nota aquela distorção horrível... O baixo estava impraticável. Na hora nem me toquei que era a bateria e demorou alguns anos pra descobrir isso, pq no amp pequeno quando acabava a bateria ele simplesmente ficava mudo.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 10, 2022 4:41 pm

Fabio Linhares escreveu:1. Baixo vai ficar meses parado. Preciso tirar a bateria?

É bom.

Fabio Linhares escreveu:2. Baixo com chave ativo/passivo, se a chave estiver no passivo, consome bateria?

Depende da topologia. Mas normalmente há um consumo mínimo.

Fabio Linhares escreveu:3. Se a bateria for zerada, o som do baixo vem mais forte e vai diminuindo gradativamente conforme a carga vai acabando ou passa do som normal pra chiadeira de uma vez?

Não zera, dá ruim muito antes. Primeiro sintoma normalmente é distorção.

Fabio Linhares escreveu:4. Qual a vantagem de um pré 18v sobre um 9v?

Com maior V pré vai ter mais espaço pra quebrar (onda começar a ficar quadrada), então permite ganho maior de algumas notas sem aquela capada brusca.

Além disso, se um pré começa a distorcer com, digamos, 8.1v e você tem 18v, fica muito mais longe pra dar algum problema.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por patrickqueres Sáb Fev 12, 2022 5:54 pm

patrickqueres escreveu:Meu Cort A5 deve ter uns 3 anos e ainda está com aquela HI-Watt azul com branco que acredito que tenha vindo com ele. Em geral, a bateria dos meus duram mais de 1 ano.

Só porque falei nela, a bateria acabou hoje durante o ensaio! hahahaha
O som começou a distorcer e na hora coloquei o baixo em passivo. Cheguei em casa, troquei a bateria e vida que segue!
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1217
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Fev 12, 2022 7:00 pm

Será que então se eu for dar uma pausa e não quiser ficar desplugando cabo e etc é só colocar no passivo?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por vcrz Sáb Fev 12, 2022 7:08 pm

Fernando Zadá escreveu:Será que então se eu for dar uma pausa e não quiser ficar desplugando cabo e etc é só colocar no passivo?
 Eu tive 2 baixos que funcionavam sem bateria, o Fender Elite e o Sandberg, no modo passivo não precisa nem de bateria instalada, porém eu não sei se estiver no passivo ele dá bypass no jack.

No teu caso perguntaria pro Samuel Smile
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por patriciofernandes Sáb Fev 12, 2022 7:31 pm

Vou tentar explicar, mas não sou muito bom nisso...

O circuito funciona seguinte maneira:

o cabo por onde passa o sinal do seu instrumento é um cabo mono (tem apenas duas "polaridades": positivo e terra).

o Jack do seu instrumento ativo é stereo, ou que quer dizer que ele tem 3 polaridades: Positivo, terra e neutro

o positivo é por onde passa o sinal propriamente dito (o som). o terra é aterramento. e o neutro é conectado ao preto da sua bateria 9v (ou 18). o positivo da sua bateria vai ligado no preamp e o alimenta.

Quando o cabo MONO entra no jack STEREO do seu instrumento ativo, a parte do terra do cabo faz conexão entre o neutro (ligado a sua bateria) e fecha o "curto" entre esta e o terra, o que implica dizer que a bateria "LIGA".

O que implica dizer que o botao de liga e desliga do preamp ou do circuito ativo não é um botao de liga e desliga propriamente falando. ele apenas faz com que o sinal do seu captador passe ou não pelo preamp. quando ele está bypass, significa que o sinal vai passar direto do captador para o jack.
O que quer dizer que: o circuito continua ligado porque o cabo ainda está plugado e fazendo com que o neutro da bateria esteja em contato com o terra e isso é o que "ativa" o circuito. A chave que voce utiliza como ativo e passivo apenas indica o caminho do sinal do seu captador...

Resumindo: ligou cabo no jack, tá consumindo bateria (se a ligação estiver correta)
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Fev 12, 2022 8:53 pm

é isso mesmo testei aqui sem a bateria ele não funciona mas colocando no modo passivo vem som normal. isso é bom pois se acabar a bateria é só voltar por passivo e o som continua.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por patriciofernandes Sáb Fev 12, 2022 10:04 pm

Normalmente é assim.

Mas existem alguns circuitos que são montados de forma que as placas do preamp é que fazem esse caminho (como é o caso dos MK1 e MK2 se não me falha a memória). Neste caso, o preamp ainda vai precisar da bateria para funcionar e dizer qual vai ser o caminho do sinal do captador, se ele vai passar pelo seu "voicing" e seus recursos (equalizador) ou se vai passar por ele sem ser processado. Seria o que chamamos de "liga e desliga do preamp" e não ativo/passivo, porque passivo o instrumento não terá som. Se você deixar sem bateria ele não funciona.
É como um pedal que não funciona true bypass: se você não alimenta-lo, mesmo desligado, ele não permitirá que o sinal (som) passe da entrada para a saída (jack).
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 12, 2022 10:35 pm

patriciofernandes escreveu:Normalmente é assim.

Mas existem alguns circuitos que são montados de forma que as placas do preamp é que fazem esse caminho (como é o caso dos MK1 e MK2 se não me falha a memória). Neste caso, o preamp ainda vai precisar da bateria para funcionar e dizer qual vai ser o caminho do sinal do captador, se ele vai passar pelo seu "voicing" e seus recursos (equalizador) ou se vai passar por ele sem ser processado. Seria o que chamamos de "liga e desliga do preamp" e não ativo/passivo, porque passivo o instrumento não terá som. Se você deixar sem bateria ele não funciona.
É como um pedal que não funciona true bypass: se você não alimenta-lo, mesmo desligado, ele não permitirá que o sinal (som) passe da entrada para a saída (jack).
Circuito onboard com buffer no bypass só se justifica se o preamp/EQ for muitíssimo pouco transparente.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por DiegoBueno Sex Jul 15, 2022 2:22 pm

Boa tarde, galera.

Estive lendo esse topico, mas acredito ter encontrado o primeiro 'defeito' no Giannini. 

No inicio segui o conselho do Allex sobre usar uma bateria de qualidade, devido a tampa do compartimento estar estufada e poderia ser a bateria 'generica' com medidas fora de padrão. Pois bem, embora eu tenha descoberto que tratava-se apenas de mau posicionamento, fiz a troca por uma Panasonic alcalina, e isso já no dia 01 ou 02/07.

Pra minha suspresa, hoje, 15/07, fui plugar o baixo pra estudar um pouquinho e ele estava 'mudo'. Como já trabalhei como roadie peguei o habito de sempre verificar bateria primeiro, então imediatamente removi a Panasonic e coloquei a genérica. O baixo funcionou normal. Confirmei em seguida, com multimetro, a Panasonic absolutamente descarregada.

E embora 'empolgado' com o baixo novo, nem usei taaaaaanto assim, ainda mais considerando relatos que li aqui de baterias durarem 3 meses ou mais mesmo com o uso em torno de 6hs por dia. E mesmo quando deixava o baixo no suporte para fazer alguma outra coisa nunca deixo plugado no cabo.

Então uma bateria alcalina durar apenas 15 dias considero MUITO abaixo da média. Vou verificar se tem algo errado nas conexões (o jack é blindado), mas contatarei a Giannini sobre isso.

Na pior das hipóteses estou pensando em trocar o pré, mas como to sem grana a possível solução 'imediata' será modificar o contrabaixo para passivo e, futuramente, após resolver a questão do pré, manter os dois sistemas (passovo/ativo).


EDIT:

Precisarei aprofundar nos testes, verificar se a propria bateria não estava com defeito, dado que, estranhamente, ao testar corrente de consumo com o multimetro, em várias escalas em modo de corrente continua, não acusou absolutamente NADA, seja mexendo nos controles, com o cabo plugado, desplugado, era como se a bateria nem estivesse conectada.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 224
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por CSergio Sex Jul 15, 2022 7:36 pm

Se o cabo ficar plugado no baixo, parece que drena a bateria, mesmo sem tocar nele.

Um Squier Jaguar, veio usado, bateria usada, já está lá quase 1 ano e ainda tem carga comigo (sem cabo plugado nele).

CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por DiegoBueno Sex Jul 15, 2022 7:45 pm

CSergio escreveu:Se o cabo ficar plugado no baixo, parece que drena a bateria, mesmo sem tocar nele.
 
Pois é, man, por isso me surpreendi, pois se estou tocando e dou uma parada (rápida) pra tomar um café que seja, já desligo o ampli e desplugo o baixo. Pode parecer idiotice da minha parte, mas até nas guitarras (passivas) costumo inclusive zerar o pot de volume.

Aeh uma bateria nova, uso moderado (ou menos) do instrumento, e em 15 dias zerar a bateria? muito estranho.

Deixei com a bateria do kit (genérica), vamos ver como vai se comportar, pq ontem a noite ainda peguei um pouco o baixo por +/- 1h, aeh despluguei, coloquei no suporte e fui dormir, tava tudo normal, sem som distorcido, volume normal e etc. Aí fiquei o dia todo longe do baixo trabalhando na oficina, e quando encerrei o expediente fui tentar gravar alguma coisa pra postar na área de Audio/Demos e o baixo tava mudo.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 224
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por patriciofernandes Dom Jul 17, 2022 12:55 am

A ligação do jack está errada. Por isso sua bateria acabou tão rápido
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por JAZZigo Dom Jul 17, 2022 1:33 am

patriciofernandes escreveu:A ligação do jack está errada. Por isso sua bateria acabou tão rápido
[2]
Suspect
Pois é! Repetindo:
JAZZigo escreveu:
ArthurDMBass escreveu:Tenho um Cort artisan e a bateria dura em média 1 mês apenas.
Quase certeza de que o jack não está conectado corretamente.

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? U5CVL0o+FQAAAABJRU5ErkJggg==

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? 2Q==

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Long

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por DiegoBueno Ter Jul 19, 2022 2:40 pm

De fato, mandei fotos pra Giannini, e eles me enviaram o diagrama de ligação referente a o GB205A e GB200A. Fui conferir as informações aqui do forum e do diagrama, e notei um pequeno erro de observação de minha parte.

Devido ao angulo, e iluminação deficiente, o terminal médio tem uma pequena 'sobra' de estanho, que o deixou maior, fazendo parecer (à mim) que a ligação estava correta. Somente depois, com ajuda de uma lupa e lanterna, notei essa sobra de solda.

Então percebi que o negativo da bateria está ligado ao terminal maior, quando deveria estar ligada ao terminal médio. Estou refazendo essa ligação e procederei com os devidos testes. Já adquiri inclusive uma bateria alcalina nova para isso.

Valeu galera  claps hail


PS: JAZZigo, o jack do meu baixo é cromado, mas os terminais tem diferenças discretas de tamanho, como o terminal preto (à direita) de sua postagem.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 224
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por JAZZigo Ter Jul 19, 2022 3:08 pm

DiegoBueno escreveu:PS: JAZZigo, o jack do meu baixo é cromado, mas os terminais tem diferenças discretas de tamanho, como o terminal preto (à direita) de sua postagem.
Sim, as diferenças de comprimento dos terminais no jack tipo barrel/flush mount identificam suas funções: o mais longo - ground/terra; o médio - ring/negativo da bateria); e o mais curto (tip/hot).

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por DiegoBueno Ter Jul 19, 2022 3:15 pm

JAZZigo escreveu:
Sim, as diferenças de comprimento dos terminais no jack tipo barrel/flush mount identificam suas funções: o mais longo - ground/terra; o médio - ring/negativo da bateria); e o mais curto (tip/hot).

Sim, o que eu quis dizer é que, diferente da foto á esquerda, em sua postagem, não foi tão facil identificar o terminal de aterramento (que na foto é MUITO maior).

lol!
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 224
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por JAZZigo Ter Jul 19, 2022 3:21 pm

DiegoBueno escreveu:Sim, o que eu quis dizer é que, diferente da foto á esquerda, em sua postagem, não foi tão facil identificar o terminal de aterramento (que na foto é MUITO maior).
Aquele possui uma abraçadeira na ponta, para prender o fio. Como não costumamos usá-la, basta cortá-la fora.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por CSergio Ter Jul 19, 2022 4:07 pm

CSergio escreveu:Se o cabo ficar plugado no baixo, parece que drena a bateria, mesmo sem tocar nele.

Um Squier Jaguar, veio usado, bateria usada, já está lá quase 1 ano e ainda tem carga comigo (sem cabo plugado nele).


Tópico me fez lembrar que preciso mandar trocar o plug da bateria deste citado Jaguar.
A bateria tá presa, o plug não deixa ela soltar de forma alguma, já apliquei limpa contatos e nada Shocked.
Mas tá lá funcionando a bendita, com carga e tudo há quase um ano tongue
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por DiegoBueno Sex Jul 22, 2022 8:54 pm

21/07: Instalação da nova bateria e inversão da ligação no Jack.
Apenas para deixar registrado, com o aval da Giannini (e comprovação por fotos), refiz a ligação do jack que estava invertida de fábrica. Ontem, 21/07 por volta das 18hs instalei uma Duracell nova, e usei por umas 4hs consecutivas.

29/07: Por enquanto tudo normal após 9 dias
Feita aferição com multimetro, a bateria está com tensão de 9.02V. Mantendo uma média de 2 à 4hs de uso diário

Tudo funcionando normalmente, agora é testar e ver quanto tempo vai durar. Pra não fazer Spam vou editando esse post e adicionando informações de uso, para manter o registro e também fornecer um parametro aos amigos do fórum \m/


Última edição por DiegoBueno em Sex Jul 29, 2022 7:47 pm, editado 1 vez(es)
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 224
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Cantão Sex Jul 22, 2022 9:32 pm

^^^ Boa ideia... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

DiegoBueno gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Orla Bass Dom Ago 21, 2022 1:49 pm

Boa tarde!
Geralmente eu troco de bateria no meu baixo 1 vez por ano. Na pandemia fiquei 1 ano e meio sem trocar.
Ai agora em Novembro de  2021 eu troquei pra começar a volta dos shows, mas dessa vez fiz 34 shows com ele, fora alguns ensaios e tocadas em casa.
Na minha cabeça eu ia usar ele até a bateria parar e ai eu mudava pro modo passivo já que ele funciona sem bateria, só fica o volume baixo e tal, normal, já que nesse modo não tem eq e nem tone também, só pra terminar o show, gravação e ai trocaria depois.

Mas fui tocar Sexta feira agora, liguei ele no pc, comecei a tirar umas músicas, a ele começou a dar uns pipocos, quando eu tocava forte e dava slap ele fazia um barulho tipo soco, já fiquei apavorado, pois o pré original do meu baixo deu pau em 2018, ai em 2019 mandei instalar esse novo, ele distorceu pouco, não parecia sintoma de bateria acabando, antes ele distorcia e dava um chiado quando acabava, eu sempre usei Duracell desde 2010 nesse baixo.

No sistema novo ele funciona ativo e passivo, funciona sem bateria, fiz o teste e o som tava normal, já descartei ser algo nos captadores, apesar que mexi o baixo pra lá e pra cá e deu uma falhada geral, talvez seria a chave on/off/on mesmo passivo ele passa pela chave, se ela falhar pode parar tudo, verifiquei tudo dentro e aparentemente normal, fui no mercado aqui na esquina e peguei uma Duracell, troquei a bateria e o baixo funcionou normal, toquei apenas 1 hora com ele, tudo beleza.
Mas já fiquei preocupado, pois essa bateria que deu os pipocos ela funcionou ainda no violão, então tinha carga, testei ela em um pedal e funcionou, não parecia fraca, até o teste na lingua, o choquinho. rs...

Minha dúvida, mesmo com alguma carga dependendo o pré ele já começa a falhar tendo que trocar a bateria? ela ta funcionando no violão, estranho o sintomas no baixo, apesar que 34 shows no modo ativo foi bastante, os shows duram 4 horas por ai, mas 9 meses foi pouco.
Eu olhei toda a elétrica tava tudo normal, mas quando troquei a bateria até o som no cubo ficou bem mais alto, vou tocar com ele mais vezes pra ver se vai estar normal.
Mas eu já estou com pé atras com circuito ativo, se der pau nesse sistema vou mandar tirar tudo e deixar passivo, pra compensar o volume baixo eu pegaria um pedal da Fuhrmann que tem eq de 3 bandas e tal.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por fheliojr Dom Ago 21, 2022 11:33 pm

Orla Bass escreveu:...mesmo com alguma carga dependendo o pré ele já começa a falhar tendo que trocar a bateria?...

Sim, Orla, a bateria falha muito antes de chegar a zero.


Orla Bass escreveu:...eu pegaria um pedal da Fuhrmann...

Medo Medo

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por patriciofernandes Seg Ago 22, 2022 2:05 am

Acredito que não existe, ou não tenho conhecimento, nenhum preamp que use a bateria até ela zerar de fato. Nenhum circuito eletronico na verdade
A bateria normalmente possui 9v, quando ela estiver abaixo de 8 o circuito já começa a falhar em seu funcionamento e abaixo de 7 dificilmente ele vai sequer ligar... A alimentação não pode ser muito inferior nem superior à nominal.
É como ter um equipamento que funciona em 220v na tomada e esperar que ele funcione bem com 110. Não dá...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Orla Bass Seg Ago 22, 2022 10:25 am

fheliojr escreveu:
Orla Bass escreveu:...mesmo com alguma carga dependendo o pré ele já começa a falhar tendo que trocar a bateria?...

Sim, Orla, a bateria falha muito antes de chegar a zero.


Orla Bass escreveu:...eu pegaria um pedal da Fuhrmann...

Medo Medo

Sim, entendi. Toquei com ele ontem e estava normal, já tava achando que o pré tava bichando. rs
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo? Empty Re: Duração da bateria em baixos ativos varia de acordo com o modelo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos