Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

+2
Ruds
lobo bassman
6 participantes

Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por lobo bassman Seg Mar 25, 2013 3:16 am

Estava eu pesquisando a respeito de um amplificador Ampeg que estou querendo comprar, mais especificamente:
SVT 4 PRO Head
RMS Power Output: 300-Watts x 2/900 (mono-bridged @ 8 Ohms)
RMS Power Output: 490-Watts x 2/1200 (mono-bridged @ 4 Ohms)
RMS Power Output (2 Ohms): 600-Watts x 2

Bom seria dois canais podendo se utilizar em stereo e mono bridge, duas caixas 8 ohms 300 watts por canal, duas caixas 4 ohms 490 watts por canal, quatro caixas formando 2 ohms por canal 600 watts por canal.
Bom foi isso que entendi.
Porém ja ouvi falar em outro tópico que quanto mais se força o amp em uma impedancia menor, menor fica a qualidade do som. Sendo aconselhado utilizar caixas de 8 ohms.
Ai eu pergunto para o pessoal que entendo do assunto verdade ou mito?
E como funciona isso na prática, como seria esta mudança de qualidade?

____________________________
Lobo Bassman
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por Ruds Seg Mar 25, 2013 10:27 am

O que diminui a qualidade do som é o amp estar trabalhando numa potência próxima (ou até acima) de seu limite. Se a caixa tem 8 ou 4 ohms não importa.

A diferença é só que caixas de impedância menor permitem que o amp chegue perto de seu limite, enquanto as de impedância maior normalmente não. Se vc usa caixas de impedância menor, é só não exagerar no volume, que não tem problema. Mas nunca use caixas ou combinação de caixas que fiquem com impedância menor do que a mínima recomendável pelo fabricante.

A mudança de qualidade é distorção. Se o amp estiver trabalhando no limite ele vai começar a distorcer, que é normalmente aquele som desagradável de "rachado".
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por Sonikado Seg Mar 25, 2013 1:45 pm

A diferença é só que caixas de impedância menor permitem que o amp chegue perto de seu limite, enquanto as de impedância maior normalmente não.
O limite do amplificador é o mesmo independente da impedância. Uma impedância maior não aumenta a capacidade do amplificador, apenas diminui a potência útil. (e em geral faz o amp esquentar menos)

Em um ambiente perfeito, um amp 400W@4ohms/200W@8ohms vai chegar em seu limite(e, consequentemente, distorcer e clipar) a partir de 400W com uma caixa de 4 ohms e a partir de 200W com uma caixa de 8ohms.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por Ruds Seg Mar 25, 2013 3:15 pm

Sonikado escreveu:
Ruds escreveu:A diferença é só que caixas de impedância menor permitem que o amp chegue perto de seu limite, enquanto as de impedância maior normalmente não.
O limite do amplificador é o mesmo independente da impedância. Uma impedância maior não aumenta a capacidade do amplificador, apenas diminui a potência útil. (e em geral faz o amp esquentar menos)

Ok, mas eu não falei que a impedância da caixa muda o limite do amp. Leia melhor o que eu escrevi. Nessa parte estamos falando a mesma coisa.

Sonikado escreveu:Em um ambiente perfeito, um amp 400W@4ohms/200W@8ohms vai chegar em seu limite(e, consequentemente, distorcer e clipar) a partir de 400W com uma caixa de 4 ohms e a partir de 200W com uma caixa de 8ohms.

Cara, geralmente não. O estágio de saída é preparado para suportar uma tensão máxima normalmente com alguma folga. Se essa for ultrapassada, vc queima o amp (transistor de saída, normalmente). Mas isso só acontece em circuitos mal projetados e sem proteção. Talvez vc esteja pensando que a tensão seja o limite. Pode até acontecer, mas não é o mais comum (pensa que pra 400W em 8 ohms, um transistor que suporte 80V dá conta do recado, e isso não é um transistor difícil de encontrar). Tensão é o limite em circuitos de pré-amp em que a corrente é bem baixa. Mas pra resolver isso é só saber ajustar o ganho no amp. Moleza.

Normalmente o fator que limita a potência do estágio de saída é a corrente, devido à capacidade dos capacitores da fonte e à resistência intrínseca dos transistores de potência (queda de tensão, dissipação de calor, etc.). Isso é o que gera as distoções. Imagine que se os capacitores da fonte ficarem com a tensão baixa por estarem fornecendo muita corrente, o sinal clipa e é aí que aparece distorção. Mesmo com a tensão não chegando no limite do que o circuito poderia suportar.

Uma caixa com impedância maior drena menos corrente, e consequentemente faz o circuito trabalhar mais folgado. Por isso faz o amp esquentar menos, como vc disse. Muitas vezes, um amp que foi projetado pra suportar os 4 ohms, não chega no limite de corrente (e de potência) com uma carga de 8 ohms. E por isso, pra evitar distorção com carga máxima, é só segurar o volume, que a corrente não chega no limite e o amp não distorce.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por subgrave Seg Mar 25, 2013 3:31 pm

Uma coisa é a impedância do sinal de áudio, outra coisa é a impedância dos falantes e potência do amplificador.

A impedância tem relação quanto a qualidade no que diz respeito ao sinal de áudio. Quanto menor a impedância melhor.

Já quanto a impedância das caixas e/ou dos alto falantes, a relação é mais com a potência que o amplificador vai fornecer, sendo importante não utilizar caixas ou combinação de caixas que resultem em impedância menor que a especificada se não queima tudo. O padrão é as caixas serem de 8ohms, e os amplificadores trabalharem com até 4ohms que é o resultado da soma de duas caixa de 8ohms. Compre caixas de 8ohms que são o padrão e seja feliz, seu amp nunca vai queimar.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por lobo bassman Seg Mar 25, 2013 4:50 pm

Ok. Mas pelo que entendi este amp trabalha com dois canais distintos de amplificacao.
Na funcao estereo utilizando os dois canais vc poderia inclusive trbalhar com uma caixa
8ohns e outra 4 ohms.
Em um canal daria 300 watts e outro 490 watts continuos assim respectivamente.
Lembrando que este amp e projetado a trabalhar ate com 4 ohms.
Mais a duvida persiste em relacao essas caixas de impedancias diferentes trabalhando
no mesmi amp so que em canais diferentes. Teria diferenca sonora no quesito qualidade
som?
Ou como disseram seria apenas questao de nao exagerar no volume?

____________________________
Lobo Bassman
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por Thales_Sr Seg Mar 25, 2013 5:19 pm

Sinal não tem impedância. Tem frequência, tem amplitude, mas não tem impedância. Quem tem impedância é componente eletrônico.


lobo bassman, em relação a sua pergunta, a resposta seria "sim e não".
Do ponto de vista somente entre caixas de impedância diferente, a resposta é NÃO. A impedância dos falantes só vai influenciar na potência máxima que o amplificador consegue enviar aos falantes.

Porém, quanto mais potência o amplificador envia à carga, maior é a sua distorção harmônica (THD), e portanto, menor a fidelidade da etapa de potência. Aí aparece o SIM, que falei anteriormente.

O GK MB200, por exemplo, fornece 200w a 4 ohms, com 10% de THD. Isso não é um amplificador fiel... Mas aí entra em outro quesito: Fidelidade sonora é tão importante assim num amplificador de instrumento? Essa resposta vai de cada um, a depender do som que o cara quer tirar. O famoso 400RB da GK não é fiel, e é muito bem conceituado. Os Ampeg não são nada fiéis e são aclamados no mundo do rock.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por lobo bassman Seg Mar 25, 2013 6:20 pm

Entao Thales.
Para eu obter um misto de potencia de sobra com uma boa fidelidade (qualidade), a melhor que o amp pode me oferecer.
Eu devo procurar um amp de grande potencia em 8 ohms. E utilzalo com caixas com 8 ohms?
No caso especifico deste amp da Ampeg Thales. Eu poderia utilizar duas caixas 8 ohms uma em cada canal e o amp continuaria trabalhando com sua folga maxima. Estou correto?

____________________________
Lobo Bassman
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 25, 2013 6:44 pm

O ideal seria vc utilizar um amp de alta potência, baixa THD e caixas com impedância ACIMA da mínima possivel para esse amp. Ou seja: Se ele pode operar em 4 ohms, use um sistema de caixas de 8 ohms; assim, ele trabalhará com folga.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por Thales_Sr Seg Mar 25, 2013 7:46 pm

lobo bassman escreveu:Entao Thales.
Para eu obter um misto de potencia de sobra com uma boa fidelidade (qualidade), a melhor que o amp pode me oferecer.
Eu devo procurar um amp de grande potencia em 8 ohms. E utilzalo com caixas com 8 ohms?
No caso especifico deste amp da Ampeg Thales. Eu poderia utilizar duas caixas 8 ohms uma em cada canal e o amp continuaria trabalhando com sua folga maxima. Estou correto?
Pra conseguir potência de sobra com boa qualidade, compre um amplificador bastante potente. Amplificador transistorizado clipando é muito feio. Utilizar em 4 ou 8 ohms é irrelevante, a meu ver.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por Ruds Seg Mar 25, 2013 8:07 pm

Thales_Sr escreveu:
lobo bassman escreveu:Entao Thales.
Para eu obter um misto de potencia de sobra com uma boa fidelidade (qualidade), a melhor que o amp pode me oferecer.
Eu devo procurar um amp de grande potencia em 8 ohms. E utilzalo com caixas com 8 ohms?
No caso especifico deste amp da Ampeg Thales. Eu poderia utilizar duas caixas 8 ohms uma em cada canal e o amp continuaria trabalhando com sua folga maxima. Estou correto?
Pra conseguir potência de sobra com boa qualidade, compre um amplificador bastante potente. Amplificador transistorizado clipando é muito feio. Utilizar em 4 ou 8 ohms é irrelevante, a meu ver.

[2] Ou mesmo em 2 ohms. Tanto faz. É só saber regular o amp.

Lobo, com um amp que fornece até 1200W, não precisa se preocupar tanto assim com distorção. O amp é bem forte. Agora, se vc quer fazer barulho mesmo, o que vc deve sim se preocupar não é com a impedância das caixas, mas com a sensibilidade delas. Procure caixas com alta sensibilidade. Uma regrinha grosseira: pra falar alto, o número de falantes importa. Com 1200W é só não economizar nas "costas" que vc vai se ouvir e ser ouvido. Ligue 4 caixas 4x10 nesse amp. Vai ser ignorante. Tonto
Daí naturalmente vc vai deixar o volume mais baixo e o amp vai trabalhar folgado.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por lobo bassman Seg Mar 25, 2013 11:44 pm

Valeu pessoal todos contribuiram um pouco com o aumento do meu conhecimento
sobre o assunto. Obrigado a todos.

____________________________
Lobo Bassman
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora. Empty Re: Verdade ou Mito? Impedancia e sua relação com a qualidade sonora.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos