Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas com tratamento.

5 participantes

Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Marck Sáb Abr 13, 2013 2:30 am

Fala galera,beleza? Seguinte,eu li o tópico que tem aqui no fórum sobre tratamento acústico. Porém,acho que o meu caso é bem particular queria saber se alguém pode me ajudar.

Seguinte,to ficando bolado ja. Levo 1 hora pra regular o som tudo certinho e chega na hora de tocar embola tudo,microfonia come solta e é uma bagunça só. O som nos meus ensaios tem ficado "embolado".. Minha sala é muito curtinha. Ja tentei mudar as coisas de lugar mil vezes mas,não adiantou muita coisa. Um dos grandes problemas de tudo isso,é que esse lugar,onde eu toco e ensaio,é também o meu quarto....

Acho que o ensaio esta ficando embolado porque além do som do instrumento,o som que vai e volta batendo nas paredes é o que ta fazendo irritar mais ainda e destruindo qualquer regulagem que eu faça.. eu fiz um desenho no paint rapidinho,só pra vocês verem como é mais ou menos a minha sala:

Dúvidas com tratamento. Salan


Eu notei que a bateria no canto onde ta o P.A,do lado do teclado,deu mais grave e mais corpo. Em compensação o som do lado de fora da sala ficava 10 mil vezes mais alto.

Bom,por mais sem solução que isso pareça,eu não tenho como fazer duas paredes nessa sala,que é fora de casa. Ja não tenho nada de espaço,se fizer duas,além do dinheiro que vai gastar e do trabalho que vai dar eu vou perder muito espaço. O Que eu quero saber,é se eu posso usar algum material pra impedir que esse som fique batendo e voltando na parede. Meter espuma em tudo? Mas e os agudos? vou perder? Hoje,no ensaio,a vocalista da minha banda não escutou nada da voz dele.. a mesa tava quase zerada,porque um téquinho que tava no botão da mesa a microfonia ja comia solta. essa microfonia pode ser por causa desse som que bate e volta? pode ser a posição dos instrumentos e dos microfones? o que fazer? alguém sabe me dizer?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 13, 2013 10:08 am

É complicado.

A solução mais plausível "pra mim" seria arrumar um cajón e fone de ouvido pra todo mundo.

Quando for rolar gig vocês pagam um período em um estúdio pra passar o show.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por herrero Sáb Abr 13, 2013 11:03 am

^ o JamHub seria um bom investimento para esta sala de ensaio.
http://www.jamhub.com/

herrero
Membro

Mensagens : 305
Localização : NYC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Marck Sáb Abr 13, 2013 11:24 am

poxa,verdade! gostei desse jamhub.. mas po,gastei tanto com potência,equalizador e o carai a 4 :/
alguém sabe como eu faço pra calcular onde o som da bateria vai bater?
Tive um papo breve com um amigo meu,que é dessa área de estúdio e tal.. Ele disse que o meu som é bom. o que mata é o som da bateria que fica batendo na parede e voltando.. o som da voz que bate,volta de da microfonia. Não tem como secar esse som? pra zerar a reverberação?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Claudio Sáb Abr 13, 2013 11:25 am

Marck... se o espaço é "confinado", não há fórmula mágica, a bateria vai bater pra todo lado assim que começar a ser tocada!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Marck Sáb Abr 13, 2013 11:33 am

"confinado"?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 13, 2013 11:34 am

Marck escreveu:Não tem como secar esse som? pra zerar a reverberação?

Dá pra melhorar um pouco, mas a idéia de um PA dentro de um quarto é errada na concepção.
Use um retorno de chão de 12" só pra voz e cubra a parede oposta a esse retorno (atrás do canário) com bastante material absorvente, incluindo o teto e os cantos. Cobrir todo o quarto (incluindo o chão) também ajuda. Arrume uma maneira de abafar a bateria com borrachas, espumas e panos e diminua consideravelmente o volume dos amps. Se vocês insistirem na batera tocada normalmente sem ser abafada esse quarto será sempre um inferno. E já que você dorme aí, cuidado com as alergias e aspire todos os dias.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Marck Sáb Abr 13, 2013 11:46 am

Uma vez você tinha me dito pra usar espuma expansiva nos cantos... isso é pra isolamento? ou tratamento?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Marck Sáb Abr 13, 2013 11:53 am

colocar espuma casca de ovo em todo quarto é tiro no pé?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 13, 2013 11:59 am

Marck escreveu:Uma vez você tinha me dito pra usar espuma expansiva nos cantos... isso é pra isolamento? ou tratamento?

Isolamento.

Marck escreveu:colocar espuma casca de ovo em todo quarto é tiro no pé?

Não, mas temo que não será o suficiente para deixar o quarto confortável com uma batera tocada forte.
Comece a pensar em como deixar o som da banda mais baixo do que em como abafá-lo. E não há como se fazer isso sem algum tipo de controle do volume da bateria.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Marck Sáb Abr 13, 2013 12:21 pm

Verdade.. to vendo vídeos de como abafar a bateria.. eu usava pano mesmo,em cima da pele,como a maioria do pessoal. o problema é a dó de perder os harmonicos :/

Mas,vamo nessa.. fazer o que,né? alguma dica? pra abafar? ja vi gente usando casca de ovo dentro dos tons e do bumbo.. ajuda?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Marck Sáb Abr 13, 2013 12:23 pm

e construir um aquário? to viajando muito?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Thales_Sr Sáb Abr 13, 2013 12:34 pm

Bateria eletrônica e fone de ouvido pra todo mundo... Sinceramente, é a opção "tiro e queda".

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Marck Sáb Abr 13, 2013 12:42 pm

Thales,concordo em 100% com você.. resolução rápida do problema. Valeu! Mas,não sei. Queria estudar sobre isso,fazer experimentos e aprender sobre essas ondas que os instrumentos emitem,onde elas batem e até onde podem me ajudar. Será que esse lance de bateria eletrônica e fone não seria uma forma de fugir do problema e não de resolve-lo?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Thales_Sr Sáb Abr 13, 2013 7:51 pm

Será que esse lance de bateria eletrônica e fone não seria uma forma de fugir do problema e não de resolve-lo?
Eu diria que é a forma de "matar no berço". Sem ter o ruído, não tem necessidade de fazer controle de ruídos... rs
Normalmente baterista não gosta dessa solução pois "bateria eletrônica não é coisa de baterista que se preze", segundo eles. Mas a acústica de local pequeno é sempre desfavorável a instrumento barulhento.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Claudio Sáb Abr 13, 2013 11:18 pm

Marck escreveu:"confinado"?

Sim... um espaço físico de 2,80 x 3,20 m, montada uma bateria e mais todo o equipamento de uma banda e músicos, pra mim torna-se um espaço confinado, não tem pra onde o som expandir, vai embolar sempre!

Só se eu entendi errado, mas pela configuração o espaço me pareceu bem menor do que um simples quarto de casal.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Marck Dom Abr 14, 2013 1:23 am

Ah sim,é que eu não tinha entendido o que você queria dizer com a palavra. Sim,sim,espaço é muito pequeno.. mas esse espaço é o espaço que eu tenho para AS COISAS de música. Ainda tem mais 2 metros só com cama e guarda roupas que só servem pra piorar a reverberação.

Estou estudando tratamento,e até pensando em deixar só o barista la dentro,microfonar ele,levar uma mesa de som pra varanda (que é na porta do meu quarto) e tocarmos todos de fone do lado de fora e o batera la dentro fechado. Sim,sim é exclusão social. kk

O Problema,é que isso tudo precisa de tempo,pra se planejar o que fazer. O Problema é que essa semana,por exemplo precisarei usar os amps ainda e de uma comunicação direta com o batera. Tenho umas 3 horas livres amanha,estou pensando em mudar o layout do meu quarto.

Será que se eu colocar os PA'S e os cubos DE FRENTE pra bateria eu vou ajudar a diminuir,nem que seja só um pouco, a reverberação? Na minha cabeça,um enviando som contra o outro,vai dificultar o caminho que cada som tem que fazer pra bater na parede e voltar,diminuindo um pouco do incomodo.Estou certo? ou viajei legal?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com tratamento. Empty Re: Dúvidas com tratamento.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos