Baixo Tagima B5 Special

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Mensagem por Eduardo Chaves em Seg Ago 17, 2009 12:14 am

Baixo Tagima B5 Special 0c3ea364303973d30dd98f242c1addc9

Esse baixo foi adquirido pela igreja onde congrego e hj toquei na igreja e de propósito deixei meu baixo em casa.

Aqui vai as especificações do baixo:

5 cordas
Corpo: Alder
Braço: Maple - Medidas: Nut - 45mm, 12º Traste - 61.8mm (B5 S)Escala: Rosewood com 24 trastes e marcações em abalone Captadores: 2 Humbucker tipo Soap Bar com circuito ativo
Controles: Volume, balanço, grave e agudo
Ponte: Tradicional cromada
Tarraxas: Cromadas, blindadas
Cores: Preto, natural, vermelho metálico e azul metálico
* B5 S disponível na versão canhota
** B4 e B5 acompanham bag e camiseta

Construção

Testei bem ele hj e vi algumas qualidades e algumas falhas. É um instrumento muito bonito, com o corpo e o braço bem contruido. Não vi falhas, tipo empenados ou falta de lixamento, ou rebarbas, enfim nada que comprometesse a estética. O corpo é em alder e dá um bom equilibrio e sustein no instrumento. A escala é bonita tb, mas acho apenas que deveriam tratar melhor o braço quanto a enceramento e envernizar. ta bem na madeira mesmo, o braço um pouco aspero. Não sei se isso pode ser uma falha.

Ferragens e Caps

As ferragens são boas. Afinei o baixo pela manha, mais detalhe pois o baixo tava no bag e ja estava bem afinado. Toquei pela manha e deixei o baixo no pedestal e noite fui checar a afinação e as tarrachas seguraram a afinação. Apenas a SI que desafinou um pouco da manha para a noite. A ponte é boa. Boa qualidade. Os Knobs que não gostei nada, de plastico. poderiam pelo menos colocar uns de metal, na cor da ferragem. O Capotraste, ou a pestana, é de polimero, um preto o que eu trocaria por de latão. Os CAPS são bons e circuito tb. Não tem ruido nenum.

Som

Ele é ativo, então, um volume muito bom. Mas apanhei bem pra regular. Consegui deixar com um timbre muito parecido com do wood, achei legal. O mi tem um som muito bom, mas o si... é um "po", so da pra escutar o "po". Achei muito ruim. para slap tb é uma negação. Tem que deixar ele preparado com o timbre pra isso, se não fica horrível. Mas o conforto do braço compensou um pouco. A noite achei uma regulagem melhor e ficou no jeito tocável.

Minha análise geral pé que se for primeiro instrumento 5 cordas e a verba ta curta, vale a pena. e tb é tempo de costume. Ainda vou tocar mais com ele Derrepente eu acostumo melhor! rs!

Ele ta na faixa de R$ 800,00.

Um abraço!
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Mensagem por Cantão em Seg Ago 17, 2009 12:19 am

Excelente review Eduardo ... claps
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Mensagem por Glauco em Seg Ago 17, 2009 8:11 am

Legal o rewiew, é muito legal, essa informação sobre instrumentos mais acessiveis tb.
Pareceque a Tagima está tentando respirar. Sobre o Bzão, quem sabe nào é uma regulagem né.
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Mensagem por Daniel em Seg Ago 17, 2009 8:27 am

Tá com cordas novas?? Talvez seja isso q matou o som dessa si...

O review tá muito bom. Tomara q a tagima continue no mercado, pq monopólio não é uma boa coisa, e a Condor pode aprontar se ficar sozinha no ramo...
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Mensagem por Renato em Seg Ago 17, 2009 9:31 am

claps Parabéns pelo review, Edu!
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Mensagem por Eduardo Chaves em Seg Ago 17, 2009 9:48 am

Valeu galera.

O Bzão foi regulagem realmente. Como falei no review demorou pra regular o som. Fui tentando, tentando, ai consegui um som legal. Não é um beleza de som... tanto que é um instrumento barato. As cordas são novas, e estalam um pouco, e isso deixa um pouco o som de lata. O que me surpreendeu é a madeira. Madeiras de qualidade realmente. O braço é muito legal. Pegada muito boa. Braço fininho, de fácil acesso as notas. O espaço entre as cordas é bem curto, parece ser 17mm, ou 16,5mm. Eu to acostumado com 18mmm, mas acostumei rápido. Circuito e caps tb me deixaram surpresos... Não tem chieira como acontece com alguns artec, ou aqueles circuitos da Condor. Gostei bastante do baixo.

Tem um ex aluno meu que comprou um B5 Special e junto um Bass V-amp. Ai sim... ficou muito bom. Algum simuladores de amp deixaram o baixo mais preciso. Eu testei o V-amp no meu baixo e não gostei. Não mudou muito o som... Mas a combinação do tagima com o V-amp deu certo. Mais uma dica pra quem quer ficar mais um tempo com o baixo! rs!
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Mensagem por Thales_Sr em Seg Ago 17, 2009 10:41 am

Eduardo, tem certeza de que o corpo do baixo é alder mesmo? É que a tagima tem quase por tradição usar marupá no corpo e pau-marfim no braço.

Eu já toquei num B4-S e gostei do peso do corpo (bem leve) e era bem balanceado, não tinha neck dive.
Porém, não achei tão anatômico, e o som ficou, no máximo, legalzinho. Aquele equalizador onboard obviamente não ajudou em nada.
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Mensagem por Daniel em Seg Ago 17, 2009 10:45 am

Thales, por ser feito na china, pode ser uma madeira tipo alder, encontrada na china. Assim como o ash dos SX... Certamente não é o mesmo ash dos fender MIA.
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Mensagem por Thales_Sr em Seg Ago 17, 2009 11:45 am

Thales, por ser feito na china, pode ser uma madeira tipo alder, encontrada na china. Assim como o ash dos SX... Certamente não é o mesmo ash dos fender MIA.
Ah, verdade.
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Mensagem por Rdg Bass em Seg Ago 17, 2009 12:11 pm

Os Tagimas feitos na china são em outras madeiras, os feitos aqui no brasil são em marupá, cedro nos modelos mais caros para o corpo e pau-marfim no braço.
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Mensagem por Eduardo Chaves em Seg Ago 17, 2009 3:12 pm

Thales_sr escreveu:Eduardo, tem certeza de que o corpo do baixo é alder mesmo? É que a tagima tem quase por tradição usar marupá no corpo e pau-marfim no braço.

Eu já toquei num B4-S e gostei do peso do corpo (bem leve) e era bem balanceado, não tinha neck dive.
Porém, não achei tão anatômico, e o som ficou, no máximo, legalzinho. Aquele equalizador onboard obviamente não ajudou em nada.

Sim thales... o som é legalzinho. Não é aquele som de deixar o queixo cair, mas quebra um galhão. Acredito que seja Alder, mas não deve ser os mesmo alder da fender como o RDG falou. o braço é maple, e não pau marfim.

Sem duvida pelo valor é um instrumento bom.
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Mensagem por Leofunkbass em Seg Ago 17, 2009 4:36 pm

Acredito que o corpo dele seja de caxeta, pelo que eu sei a Tagima só usava Alder naqueles "Tagimões" antigos de 6 cordas.
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Mensagem por Alex Guimaraes em Seg Ago 17, 2009 5:33 pm

Leofunkbass escreveu:Acredito que o corpo dele seja de caxeta, pelo que eu sei a Tagima só usava Alder naqueles "Tagimões" antigos de 6 cordas.
Os Tagima chineses são sempre basswood ou alder...

Eu tenho uma guitarra dessa série "especial" (entenda-se chinesa) e é de alder tambem.
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Mensagem por Amagomes em Seg Ago 17, 2009 6:49 pm

Glauco escreveu:Legal o rewiew, é muito legal, essa informação sobre instrumentos mais acessiveis tb.
Parece que a Tagima está tentando respirar. . .
(2)



De fato, uma coisa que a Tagima procurou preservar depois que passou a ser "xing-ling" foi a utilização de boas madeiras, pena que, somente em alguns modelos. Tomara que eles consigam recuperar o prestígio perdido.Os "Century" e "Millenium" são bons instrumentos.
Tem como colocar áudio dele pra gente?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Ago 17, 2009 7:23 pm

É um equívoco pensar que só pelo fato de um instrumento ser construído na madeira A ou B, essas mesmas são "boas madeiras".
O que interessa numa madeira é a qualidade da peça; qual a idade e tamanho da árvore cortada, qual o tipo de corte, se foi feito na época certa, se a secagem foi corretamente feita (ou se usou produtos químicos para isso), se houve emendas, e quantas e de qual maneira foram feitas, se a espessura do corpo é correta, etc.
Assim, vc pode ter peças de alder, marupá, mogno ou qualquer outra, mas cuja qualidade da mesma deixa à desejar.
É quase impossível uma fábrica de massa controlar a qualidade da madeira utilizada, até porque ela é comprada em grandes lotes e usinada em grandes quantidades em máquinas CNC.
A Tagima cometeu uma série de equívocos; equívocos esses de certa forma esperados para uma marca que é vendida e entra no esquema de produção em massa, leva um tempo para se adaptar e diversificar a linha o suficiente para oferecer produtos de várias categorías e qualidades.
Abçs
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Mensagem por lcalazans em Seg Ago 17, 2009 7:59 pm

Parabéns pelo excelente review Eduardo; parece ser um instrumento bastante honesto !
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Mensagem por Carlinhos em Seg Ago 17, 2009 9:50 pm

Eduardo,
parabéns pelo review, bem completo.

Galera,
belo bate papo sobre madeiras.

Abraços,
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Mensagem por Eduardo Chaves em Ter Ago 18, 2009 11:45 am

Valeu Galera! Uma abraço a todos!

Bertola concordo com vc! Tinha um COndor em Basswood que dava couro em muito instrumento bom. pena que o circuito era bem ruim
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Mensagem por Daniel em Ter Ago 18, 2009 11:49 am

é sempre bom lembrar: MusicMan Bongo usa basswood e no entanto tem um sonzaço!! Captação, circuito e construção contam muito nesse resultado sonoro.
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Mensagem por patrickqueres em Ter Ago 18, 2009 12:16 pm

Eu toquei em um Tagima Millenium semana retrasada e é coisa de doido! Na mesma loja tem um Yamaha RBX, um Ibanez e o Rockbass, e ele deu uma coça nos outros! Gostei muito!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Ago 18, 2009 3:35 pm

MusicMan Bongo usa basswood
Vários MM usam basswood e poplar, madeiras que certas pessoas sem conhecimento dizem serem ruins...
Agora que esse Bongo é feio pra caramba é.... Laughing
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Mensagem por Renato em Ter Ago 18, 2009 4:33 pm

É por estes comentários que desistí de desfazer-me de meu Memphis by Tagima, que é de Basswood... Vou colocar um cicuito ativo e trocar seus caps e, ao comprar outro baixo, transforma-lo em fretless Very Happy
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Mensagem por Amagomes em Ter Ago 18, 2009 6:24 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:É um equívoco pensar que só pelo fato de um instrumento ser construído na madeira A ou B, essas mesmas são "boas madeiras".
O que interessa numa madeira é a qualidade da peça; qual a idade e tamanho da árvore cortada, qual o tipo de corte, se foi feito na época certa, se a secagem foi corretamente feita (ou se usou produtos químicos para isso), se houve emendas, e quantas e de qual maneira foram feitas, se a espessura do corpo é correta, etc.
Assim, vc pode ter peças de alder, marupá, mogno ou qualquer outra, mas cuja qualidade da mesma deixa à desejar.
Abçs


Maurício,

É verdade,mas para nós, consumidores comuns, sem o seu conhecimento de Luthier, o parâmetro, é "madeira A ou B", pois vc imagine uma loja onde o vendedor diria sobre dois instrumentos iguais: "Ah, os dois são Alder,mas esse aqui foi cortado no verão e esse no inverno, por isso esse aqui é melhor , ou pior". Eu ainda não vi um vendedor que tivesse esse tipo de informação ... . Eu por exemplo não sei nada sobre madeiras além dos "lugares comuns" do tipo, "Ash é bom e basswood é ruim"; Eu não sei diferenciar o Ash dos SX do Ash dos Fender, ou o basswood dos Strinberg do basswood dos Music Man. Eu aliás fiz essa pergunta no tópico sobre Luthieria e estou aguardando resposta até hoje. O basswood é, necessariamente uma madeira de baixa qualidade? Todos os instrumentos feitos com ela são ruins? São dúvidas de leigo, por isso ao adquirir um instrumento procuramos por aquelas madeiras que "ouvimos dzer" que são boas.
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Mensagem por Daniel em Ter Ago 18, 2009 6:28 pm

Amagomes, tem q ver a característica tonal de cada madeira.

Ash tem um som bem médio.

Jacarandá e outras escuras tem o som bem fechado (conheço um cara q mandou fazer um violão de jacarandá com uma peça q ele tinha... O som é muito fechado!!)

Tinha um estudo, acho que é uma monografia sobre madeiras. Ele fala sobre muitas madeiras e suas caracteristicas físicas com relação a sonoridade. Muito legal esse estudo.
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Mensagem por Pagode Alto Astral em Ter Ago 18, 2009 7:40 pm

Não sei da onde inventaram que basswood é madeira ruim.
Só para se ter uma idéia: a PGM de um guitarrista que toca comigo é dessa madeira e é excelente. O Bongo...outro exemplo.
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Mensagem por allexcosta em Ter Ago 18, 2009 7:48 pm

Pagode Alto Astral escreveu:Não sei da onde inventaram que basswood é madeira ruim.

Disse tudo, uma invenção.
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Mensagem por Amagomes em Ter Ago 18, 2009 8:49 pm

Danielreo escreveu:Amagomes, tem q ver a característica tonal de cada madeira.

Ash tem um som bem médio.

Jacarandá e outras escuras tem o som bem fechado (conheço um cara q mandou fazer um violão de jacarandá com uma peça q ele tinha... O som é muito fechado!!)

Tinha um estudo, acho que é uma monografia sobre madeiras. Ele fala sobre muitas madeiras e suas caracteristicas físicas com relação a sonoridade. Muito legal esse estudo.

Danielreo,

Pô , seria bom ter um material como este estudo... . Como eu disse sou totalmente leigo nesse assunto, o que é uma vergonha para um cara que toca à mais de 20 anos,mas tenho bastante interesse em saber.

Pagode,

Essa má fama do basswood de fato eu não sei de onde vem, mas o fato é que ela existe mas, até mesmo através da participação aqui no fórum já tenho ouvido informaçoes contrárias .


Última edição por Amagomes em Ter Ago 18, 2009 8:57 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Daniel em Ter Ago 18, 2009 8:53 pm

Achei:

http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf

página 19 em diante q começa a falar das madeiras.
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Mensagem por Amagomes em Ter Ago 18, 2009 8:58 pm

Valeu !!!
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Mensagem por Amagomes em Ter Ago 18, 2009 9:03 pm

Amagomes escreveu
Eu por exemplo não sei nada sobre madeiras além dos "lugares comuns" do tipo, "Ash é bom e basswood é ruim"; Eu não sei diferenciar o Ash dos SX do Ash dos Fender, ou o basswood dos Strinberg do basswood dos Music Man
Só esclarecendo,

Eu não disse que basswood é ruim e sim que é um "lugar comum", algo que a gente OUVE dizer.
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Mensagem por Renato em Qua Ago 19, 2009 8:34 am

Amagomes escreveu:(...) Essa má fama do basswood de fato eu não sei de onde vem, mas o fato é que ela existe mas, até mesmo através da participação aqui no fórum já tenho ouvido informaçoes contrárias .
Deve ser da associação que é feita aos baixos "populares"... Eagle, Memphis, Strinberg, entre outros, são feitos de Basswood e criou-se então o estigma de que baixos de basswood são baratos e não prestam.
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Mensagem por Alex Guimaraes em Qua Ago 19, 2009 8:46 am

Renato escreveu:
Amagomes escreveu:(...) Essa má fama do basswood de fato eu não sei de onde vem, mas o fato é que ela existe mas, até mesmo através da participação aqui no fórum já tenho ouvido informaçoes contrárias .
Deve ser da associação que é feita aos baixos "populares"... Eagle, Memphis, Strinberg, entre outros, são feitos de Basswood e criou-se então o estigma de que baixos de basswood são baratos e não prestam.
Concordo!
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Mensagem por Amagomes em Qua Ago 19, 2009 10:04 am

Renato escreveu:
Amagomes escreveu:(...) Essa má fama do basswood de fato eu não sei de onde vem, mas o fato é que ela existe mas, até mesmo através da participação aqui no fórum já tenho ouvido informaçoes contrárias .
Deve ser da associação que é feita aos baixos "populares"... Eagle, Memphis, Strinberg, entre outros, são feitos de Basswood e criou-se então o estigma de que baixos de basswood são baratos e não prestam.


Certamente é por isso. O curioso é que parece que isto só se dá em relação aos baixos. Entre os guitarristas parece que esta madeira tem uma melhor aceitação. Pelo menos foi o que pude observar em alguns fóruns de guitarra.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Ago 19, 2009 11:30 am

Pessoal,
É muito bom esclarecer essas dúvidas (todos nós temos muitas delas, não é?!).
O fato é que o basswood é uma madeira boa como qualquer outra, mas, como é uma árvore de crescimento rápido(a maioría das árvores de florestas temperadas é, enquanto a das nossas florestas tropicais, não), e propícia a reflorestamentos, e portanto barata, alguns inventaram essa estória.
Eu recomendo sempre que se teste o instrumento (na verdade vários deles) antes de comprar, pois mesmo em lotes da mesma marca e modelo, a madeira utilizada proporcionará respostas distintas.
Lutiería não é uma ciência exata, e instrumentos não são como softwares de computador, eles são diferentes e únicos entre sí.
Abçs
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Mensagem por Pagode Alto Astral em Qua Ago 19, 2009 5:37 pm

é isso...

para quem não é especialista em luthieria e madeiras , o melhor
antes de acreditar em boataria é testar com os próprios ouvidos.
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Mensagem por Amagomes em Qua Ago 19, 2009 8:35 pm

Pagode Alto Astral escreveu:é isso...

para quem não é especialista em luthieria e madeiras , o melhor
antes de acreditar em boataria é testar com os próprios ouvidos.
(2)

Fato !!

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Mensagem por MarcelBass em Qua Ago 19, 2009 10:41 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Pessoal,
É muito bom esclarecer essas dúvidas (todos nós temos muitas delas, não é?!).
O fato é que o basswood é uma madeira boa como qualquer outra, mas, como é uma árvore de crescimento rápido(a maioría das árvores de florestas temperadas é, enquanto a das nossas florestas tropicais, não), e propícia a reflorestamentos, e portanto barata, alguns inventaram essa estória.
Eu recomendo sempre que se teste o instrumento (na verdade vários deles) antes de comprar, pois mesmo em lotes da mesma marca e modelo, a madeira utilizada proporcionará respostas distintas.
Lutiería não é uma ciência exata, e instrumentos não são como softwares de computador, eles são diferentes e únicos entre sí.
Abçs

Falou tudo e falou bonito!
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Mensagem por New® em Qua Set 02, 2009 10:16 am

Olá...

Sou vocalista na verdade, mas apaixonado por baixo. Até arranho um pouco qdo o baixista da minha banda num pode tocar.
Tava pensando em comprar o B5 mas ouvi falar que ele é muito médio/agudo além de ter o braço mais pesado que o corpo.
Qual encordoamento poderia melhorar os graves dele num Hartke kickback 12"?
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Mensagem por Daniel em Qua Set 02, 2009 10:20 am

.45, mas não esqueça de regular o instrumento num luthier de confiança.

Outra coisa que pode fazer é usar a regulagem do circuito. Deve ter grave e agudo aí. Se trocar as cordas vc vai ter um som bem brilhante, e talvez tenha q cortar um pouco essa frequencia.
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Mensagem por New® em Qua Set 02, 2009 10:30 am

Danielreo escreveu:.45, mas não esqueça de regular o instrumento num luthier de confiança.

Outra coisa que pode fazer é usar a regulagem do circuito. Deve ter grave e agudo aí. Se trocar as cordas vc vai ter um som bem brilhante, e talvez tenha q cortar um pouco essa frequencia.

Vlw pela dica.
Quais marcas de encordoamento você sugere?
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Mensagem por Daniel em Qua Set 02, 2009 10:32 am

Melhor timbre - Ernie Ball

Melhor custoxbenefício - Daddario (falam bem das Fodera, mas nunca usei)

Melhor durabilidade - Elixir
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Mensagem por New® em Qua Set 02, 2009 10:49 am

Vlw mesmo pelas dicas...
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Mensagem por anninha em Sex Set 04, 2009 11:22 am

Tenho um Tagima desses, gosto bastante do som, precisou só de uma regulagem básica e já tava arrasando...

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Mensagem por New® em Sex Set 04, 2009 1:09 pm

Legal saber, tava em dúvida se comprava ou não, mas acho que vou pegar esse mesmo....
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Mensagem por Eduardo Chaves em Sex Set 04, 2009 1:37 pm

anninha escreveu:Tenho um Tagima desses, gosto bastante do som, precisou só de uma regulagem básica e já tava arrasando...

New, o que a aninha falou é verdade. So basta uma boa regulagem que ele fica muito bom.

Graves ele tem, mas realmente ele puxa um pouco para os medios. O circuito dele tem como deixar com um som mais fechado, mas não é aquela maravilha. Quanto ao equilibrio de corpo e braço, é mentira. Não tem nenhum desequilibrio. O braço é muito confortável e funcional.

Outra coisa que postei é a SI dele. Não gostei, não é muito definido, mas quebra o galho. Um Ex aluno meu comprou um e junto comprou um V-Amp behringer para baixo. Resolveu os problemas da SI e timbre do baixo.

Para um baixo de 5 cordas a 800,00 tá muito bom e vale a pena. As ferragens tb seguram bem a afinação.

MAs se quiser um baixo de 4 cordas... A indicação ta na minha assinatura na parte onde está a G.A.S., o famoso SX.

Boa sorte!
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Mensagem por anninha em Sex Set 04, 2009 2:49 pm

Eduardo, outra coisa que faz diferença são as cordas... depois que troquei ficou bem melhor...

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Mensagem por Eduardo Chaves em Sex Set 04, 2009 3:17 pm

Sim! Fica muito melhor as 0.45! A maioria dos baixos vem de fabrica com jogo 0.45.

Eu gosto de 0.45 para os de 5... para os de 4 cordas é legal a 0.40 para slap e tal. Minha preferencia é essa. Aliás eu quando troquei a corda do meu troquei por 0.45, comprei as Fodera (excelente e baratas! recomendo!). A pegada é muito boa, a corda um pouco mais dura, mas bem regulado fica com pegada e com muito grave. Um tiro! Wink
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Mensagem por New® em Sex Set 04, 2009 6:10 pm

Bom, depois de todas essas considerações, já me decidi: é esse mesmo.
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Mensagem por luizzeross em Ter Set 15, 2009 2:05 pm

Tive um B4 S da Tagima, e passei pra frente. O cara que comprou teve de levar até um luthier na hora. De fábrica já é bem desregulado, baixa qualidade. Comprei achando que era um bom baixo, visto a antiga fama da Tagima, que teve seus anos dourados nas guitarras, e também nos baixos. Talvez os modelos handmade in brasil ou a serie normal sejam melhores.
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Mensagem por bass01 em Qua Set 30, 2009 2:50 pm

Pessoal, tenho um tagima desses, apesar do pessoal falar que o som é médio agudo , o meu tem um som muito bom, claro que troquei as cordas, coloquei Daddario 0,45-130. Pra dar um gás no som dele eu uso pedais, um equalizador, um limiter e um ADI, o som fica animal.
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