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Mensagem por Voxslim Ter Nov 25, 2008 4:52 pm

Tópico para se discutir sobre as madeiras usadas em baixos, e seus componentes. Bem vindos!

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Mensagem por VictorLuigi Ter Nov 25, 2008 5:13 pm

Esse tópico veio em um momento oportuno.
Sabado passado testei dois walzack classic de 5 cordas, um com top em maple e outro com top em pau-ferro.

A diferença de som foi absurda, o que tinha o top em pau-ferro tinha o som muito mais fechado do que o com top em maple.
Eu até imaginava uma diferença de som, mas não muita pois a unica madeira que difere é a do top do instrumento.

voces já se depararam com alguma situação parecida?
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Mensagem por allexcosta Ter Nov 25, 2008 5:22 pm

VictorLuigi escreveu:voces já se depararam com alguma situação parecida?

Quando os instrumentos eram identicos e soh mudava o top nao... Nunca vi essa diferenca gritante. Jah vi diferenca sim, absurda entre instrumentos 100% identicos com cordas diferentes. Ou ateh com a mesma corda, mas com idades diferentes...

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Mensagem por Guilé Ter Nov 25, 2008 5:45 pm

Sinto isso em instrumentos com escalas diferentes...meu bass é escala em maple, qdo pego um com rosewood sinto maior presença de graves e falta de agudos.

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Mensagem por JoseRech Ter Nov 25, 2008 5:54 pm

VictorLuigi escreveu:Esse tópico veio em um momento oportuno.
Sabado passado testei dois walzack classic de 5 cordas, um com top em maple e outro com top em pau-ferro.

A diferença de som foi absurda, o que tinha o top em pau-ferro tinha o som muito mais fechado do que o com top em maple.
Eu até imaginava uma diferença de som, mas não muita pois a unica madeira que difere é a do top do instrumento.

voces já se depararam com alguma situação parecida?

Testei um Walczak Classic 5 cordas top em pau-ferro. Gostei muito do som.
Testei um Walczak Modenna 5 cordas top em maple. Não curti, tive a mesma impressão que tu teve.
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Mensagem por Fá Mendonça Sáb Dez 06, 2008 4:51 pm

Aí galera,

para quem estava acompanhando minha saga para escolher um baixo:

resolvi mandar fazer um baixo pra mim...

A minha dúvida é se a madeira freijó e boa para contrabaixo. já vi um pessoal de guitarra falando sobre ela, mas nada sobre baixo ainda.

ma digam algumas sugestões de madeiras brasileiras boas para baixo. Eu pensei em araucária tb...


Abraços

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Mensagem por Claudio Sáb Dez 06, 2008 7:46 pm

Voxslim escreveu:
Bem vindos!

Sim, com certeza... você também seja bem vindo!

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Mensagem por allexcosta Sáb Dez 06, 2008 8:43 pm

Fá Mendonça escreveu:A minha dúvida é se a madeira freijó e boa para contrabaixo. já vi um pessoal de guitarra falando sobre ela, mas nada sobre baixo ainda.

ma digam algumas sugestões de madeiras brasileiras boas para baixo. Eu pensei em araucária tb...

Quanto ao braco, acho q a formula marfim/jacaranda ou marfim/marfim eh a melhor opcao...
Qto ao corpo, qualquer madeira nao muito densa bem seca serve. Um corpo nao deve pesar muito mais q 2 quilos. Converse com seu luthier sobre as opcoes disponiveis.

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Mensagem por Göltork Dom Dez 07, 2008 7:28 am

Converse com seu luthier sobre as opcoes disponiveis.
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Mensagem por Fá Mendonça Dom Dez 07, 2008 11:59 am

qualquer madeira nao muito densa bem seca serve.

Eu fiquei interessado em fazer em Freijó porque o Luthier tem uma peça de +- uns 20 anos... Aí me surgiu a dúvida. Vale a pena?

Onde está o Bertola? Bertola, help! Help! Help!

[]s

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Mensagem por Ivanov_br Dom Dez 07, 2008 1:52 pm

Falamos sobre modelos Walczak, então aqui vão umas informações sobre os modelos citados:

Classic FIVE:
Madeira e componentes para baixo. 1

Especificações

Corpo e braço em cedro rosa
Top em maple ou pau-ferro
Escala em pau-ferro
Marcação lateral Abalone natural dots
Set - Neck (junção exclusiva)
24 Trastes Jumbo
Pestana de osso
Acabamento natural satin
2 Captadores Wilkinson Soap bar Hi-gain
Tarraxa Blindadas Wilkinson BE36T
Ponte Easy-acess
Cordas 0.40 Elixir
Circuito c/ 5 controles vol/bal/middle/treble/Bass
Design exclusivo (confort body shape)
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Mensagem por Ivanov_br Dom Dez 07, 2008 1:54 pm

Classic FOUR

Madeira e componentes para baixo. 1

Especificações

Corpo e braço em cedro rosa
Top em maple ou pau-ferro
Escala em pau-ferro
Marcação lateral Abalone natural dots
Set - Neck (junção exclusiva)
24 Trastes Jumbo
Pestana de osso
Acabamento natural satin
2 Captadores Wilkinson Soap bar Hi-gain
Tarraxa Blindadas Wilkinson BE36T
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Mensagem por allexcosta Dom Dez 07, 2008 3:27 pm

Fá Mendonça escreveu:Eu fiquei interessado em fazer em Freijó porque o Luthier tem uma peça de +- uns 20 anos... Aí me surgiu a dúvida. Vale a pena?

Uau... Acho q sim viu!!! Tente contactar um dos luthiers aqui do forum ou ligue pro Jorge Marinho no tel (71)3321-0910 q ele te dah uma ajuda.

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Mensagem por Fá Mendonça Dom Dez 07, 2008 6:33 pm

Valeu Allex... Vou entrar em contato com eles sim. Você tem o e-mail do Jorge Marinho? Acho meio intrusivo eu ligar pra ele assim do nada...

Olha só o que eu estou imaginando:

Corpo em Freijó - ainda vou pesquisar um tampo legal
Escala em Marfim ou outra... ainda vou pesquisar mais pra ver se vai ser isso mesmo...
2 humbuckers hand made, feitos pelo próprio luthier (os caps são muitos bons)...
24 trastes
Marcação: blocos de madrepérola
Ferragens Gotoh
Ponte Monorail
Escala de 34''
Espaçamento de 18mm

O corpo eu pensei em fazer no estilo do Ken Smith.

Acho que vai ficar bacana, só preciso estudar melhor essa parte das madeiras.

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Mensagem por allexcosta Dom Dez 07, 2008 9:05 pm

Fá Mendonça escreveu:Valeu Allex... Vou entrar em contato com eles sim. Você tem o e-mail do Jorge Marinho? Acho meio intrusivo eu ligar pra ele assim do nada...

Nao tenho o email. Pode ligar, fala q o Alexandre irmao do Gustavo q deu o tel... Ele terah o maior prazer em ajudar...

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Mensagem por Fá Mendonça Dom Dez 07, 2008 11:58 pm

Beleza, vou ligar pra ele sim.

Mas e aí, o que achou da config que eu to imaginando?

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Mensagem por allexcosta Seg Dez 08, 2008 12:10 am

Fá Mendonça escreveu:Beleza, vou ligar pra ele sim.

Mas e aí, o que achou da config que eu to imaginando?

Gostei, se o baixo for 5 cordas eu iria de 35"...
Tambem prefiro single-coils a humbuckers, mas isso eh pessoal.
Nao sei as caracteristicas do Freijo, mas pra mim braco eh marfim e escala eh marfim, jacaranda ou pau-ferro. Essa formula jah foi mais q comprovada como sucesso.
Se eu fosse vc, visitaria o luthier com bastante frequencia durante o processo de construcao, principalmente do braco, q eh o coracao do instrumento. Repita 350 vezes pra ele q vc detesta neck-dive e pense sobre as tarrachas hipshot ultra-light. Eh soh... Qual o luthier?

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Mensagem por Fá Mendonça Seg Dez 08, 2008 12:27 am

O luthier é o Mozart, aqui de brasília. Ele entende bastante do assunto...

Po, 35'' e 18mm, será que fica bom?

Esse mantra do Neck Dive aí eu já comecei a entoar para ele!! Very Happy

Eu gosto dos single coils também, é outra coisa a se pensar, num JJ...

Vou dar uma pesquisada sobre as tarrachas hipshot ultra-light.

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Mensagem por allexcosta Seg Dez 08, 2008 12:59 am

35" hj em dia eh standard pra baixo de 5 cordas. Pergunte o q ele acha...

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Mensagem por Rdg Bass Seg Dez 08, 2008 12:12 pm

Um luthier me disse certa vez que Freijo tem as caracteristicas do Ash

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Mensagem por Fá Mendonça Ter Dez 09, 2008 12:20 am

Bom,

Acho que estou começando a definir a parada:

Corpo em Freijó
Escala em Jacarandá 35'', 24 frets
Braço em Araucária
2 Humbuckers hand made
Ponte monorail
Espaçamento 18mm

E ai, que tal?

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Mensagem por allexcosta Ter Dez 09, 2008 12:44 am

Fá Mendonça escreveu:E ai, que tal?

Eh 5 cordas neh?
C mudou pra 35" entao?
C tem maos grandes?
Jah tocou num baixo de 35"?
Pq jacaranda?
Qual o tipo de acabamento q vc quer? Fosco, brilhante, pigmentado? Pq?
Vc quer o mesmo acabamento no braco e corpo?
Vc quer frisos? Aonde?
Pq mono-rail? Pq 18mm?
Parafusado? Inteiro? Colado? Pq?
Vc jah testou esses captadores? Eh o som q vc quer?
Qual a eletronica?
Qual o tipo de tensor? Fica perto do corpo ou na mao?
Qual o shape do braco? Espessura? Pq?
Qual o peso final estimado?
Usarah longarinas de outras madeiras no braco? Pq? Vc sabe em q isso afeta o som? O peso?
O braco terah fibra de carbono? Aonde? Pq?
Qual o angulo do braco em relacao a mao? Eh o angulo q vc prefere? Pq?
Qual baixo tem o som q vc tem na mente?
O q te leva a fazer um baixo personalizado?
O q vc espera desse baixo q nenhum baixo do mercado tem?
Ele pode usar abalone ao inves de madre-perola? Eh mais caro? Vc nao prefere? Nao acha mais bonito?
Vc quer escudo? Q cor? Pq?
Vc jah tocou em varios baixos feitos por esse luthier? Como era a tocabilidade? Acabamento? Peso?
Qual a garantia?

Isso soh um exemplo do q vc deve considerar no momento de encomendar um instrumento personalizado.

Boa sorte no processo...

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Mensagem por Fá Mendonça Ter Dez 09, 2008 1:38 am

São muitas perguntas a serem respondidas, que estou tentando achar as minhas respostas...

Agradeço muito a tua ajuda, allex. Vou respondendo às suas perguntas conforme for descobrindo o que não sei e me decidindo pelo que sei:

Eh 5 cordas neh? Sim

C mudou pra 35" entao? Mudei

C tem maos grandes? Relativamente grandes

Jah tocou num baixo de 35"? Já toquei e gostei, ahcei boa a pegada.

Pq jacaranda? Uma vez toquei em um baixo que tinha a escala de jacarandá e gostei muito...

Qual o tipo de acabamento q vc quer? Fosco, brilhante, pigmentado? Pq? Fosco, acho mais bonito...

Vc quer o mesmo acabamento no braco e corpo? Sim, mas no braço vou ter que colocar alguma coisa para proteger um pouco do suor...

Vc quer frisos? Aonde? Em princípio não

Pq mono-rail? Pq 18mm? Pesquisei sobre a ponte e li muitas coisas interessantes sobre ela. 18mm pra mim é o ideal para a pegada que estou desenvolvendo no momento. Como minha mão é "só relativamente grande" uma escala de 19 fica grande! Atualmente uso escala de 16mm, mas não está se adequando à pegada que quero.

Parafusado? Inteiro? Colado? Pq? Vai ser inteiro. Gosto pessoal mesmo.

Vc jah testou esses captadores? Eh o som q vc quer? Já testei em alguns baixos feitos por ele. Tanto em modelos criados por ele quanto em réplicas de outras marcas.

Qual a eletronica? Não sei ainda. Alguma sugestão? me ajuda aí, por favor. Não sou tão conhecedor das coisas...

Qual o tipo de tensor? Fica perto do corpo ou na mao? Não sei também ainda... sugestões são bem vindas

Qual o shape do braco? Espessura? Pq? Estou me decidindo ainda... também aceito pitacos! Very Happy

Qual o peso final estimado? Não sei.

Usarah longarinas de outras madeiras no braco? Pq? Vc sabe em q isso afeta o som? O peso? Não sei em que isso afeta o som...

O braco terah fibra de carbono? Aonde? Pq? Provavelmente não.

Qual o angulo do braco em relacao a mao? Eh o angulo q vc prefere? Pq?

Qual baixo tem o som q vc tem na mente?

O q te leva a fazer um baixo personalizado? Primeiro: a vontade de ter um baixo feito sob medida pra mim. Segundo: com o dólar a 2,47 fica meio difícil de comprar alguma coisa lá fora.

O q vc espera desse baixo q nenhum baixo do mercado tem? Ser feito sob medida pra mim.

Ele pode usar abalone ao inves de madre-perola? Eh mais caro? Vc nao prefere? Nao acha mais bonito? Eu acho madrepérola mais bonito.

Vc quer escudo? Q cor? Pq? Não gosto muito de escudos.

Vc jah tocou em varios baixos feitos por esse luthier? Como era a tocabilidade? Acabamento? Peso?

Qual a garantia? Ele garante o concerto de qualquer problema que o baixo possa apresentar por conta da fabricação.

Algumas perguntas eu não sei o que responder, quem puder me ajudar, por favor, eu agradeço muito.

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Mensagem por Osmar Oliveira Ter Dez 09, 2008 9:35 pm

Bom Fá Mendonça, a única coisa sobre a qual me atrevo a opinar é sobre a eletrônica. Todas as perguntas que você não respondeu eu também não sei responder, por isso vou me restringir na resposta.
No caso, eu iria com uma eletrônica feita pelo próprio luthier com 5 potenciômetros. Volume (push/pull ativo - passivo), balanço, grave, médio e agudo. Eu pediria pra ele não exagerar muito no "alcance" da equalização pra não ficar aquela coisa tosca de som embolado. A equalização serviria apenas para dar uma timbragem final no instrumento e não pra mudar o som completamente. De quebra, eu pediria pra ele fazer esse sistema o mais hi-end possível, com o som do baixo ativo e flat soando EXATAMENTE igual (talvez apenas com um pouco mais de ganho) que o som do baixo passivo. Isso é muito difícil de ser feito, mas não é impossível.
Bom, essa é a minha opinião. Isso é a eletrônica que eu gostaria no MEU baixo. Acho que daria um timbre legal e uma pegada bacana.

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Mensagem por allexcosta Ter Dez 09, 2008 9:49 pm

Se vc nao sente necessidade de controles de grave, agudo e medio a mao pode fazer um baixo passivo. Vc pode adicionar um pre externo a qualquer momento. Acredito existir casamento entre captadores e eletronicos, portanto pergunte a ele qual circuito fica bem com os captadores q ele fabrica.

Quanto a shape do braco e espessura, isso sim precisa ser bem definido. Vc tem q ver quais baixos tem bracos q vc acha confortaveis e chegar a uma conclusao com seu luthier. Lembre-se de q um baixo de 5 cordas com um braco muito fino deve ter algum tipo de reforco, como grafite...

Soh fiz esse questionario pra ilustrar o tipo de coisa q vc deve considerar pra sua experiencia com um instrumento personalizado ser a melhor possivel.

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Mensagem por Fá Mendonça Qua Dez 10, 2008 10:41 am

Eu quero um baixo passivo mesmo. Cansei de ficar trocando baterias.... Very Happy
Na verdade pensei em por um chave para alternar as bobinas dos captadores...

O braço eu não quero muito fino não, o braço do Ken Smith é um bom exemplo do que eu quero... Na verdade, esse instrumento é um ótimo exemplo do que eu quero (e muita gente tb quer hehehehe).

Eu agradeço demais a ajuda que vocês estão dando aqui. O processo de encomenda de um instrumento exige muita cautela, pesquisa e acompanhamento. Vocês estão dando uma luz pra mim.

Osmar, parabéns pela venda do baixo! Very Happy

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 08, 2009 5:17 pm

Fá Mendonça escreveu:Eu quero um baixo passivo mesmo. Cansei de ficar trocando baterias.... Very Happy
Na verdade pensei em por um chave para alternar as bobinas dos captadores...

O braço eu não quero muito fino não, o braço do Ken Smith é um bom exemplo do que eu quero... Na verdade, esse instrumento é um ótimo exemplo do que eu quero (e muita gente tb quer hehehehe).

Eu agradeço demais a ajuda que vocês estão dando aqui. O processo de encomenda de um instrumento exige muita cautela, pesquisa e acompanhamento. Vocês estão dando uma luz pra mim.

Osmar, parabéns pela venda do baixo! Very Happy

Pô Cara, desculpe mas só agora pude ver a sua pergunta.
Bem, o Freijó é uma madeira que timbra muito parecido com o alder. Eu não gosto muito é da "padronagem" dela. Construí um de meus PJ's (com chave de 3 posições e 2 pots), e o resultado sônico ficou bem "Fender" mesmo.
É uma madeira muito legal para corpos (talvez uma das melhores), embora pouco usada.
Abç
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Mensagem por Fá Mendonça Qui Jan 08, 2009 5:51 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Pô Cara, desculpe mas só agora pude ver a sua pergunta.
Bem, o Freijó é uma madeira que timbra muito parecido com o alder. Eu não gosto muito é da "padronagem" dela. Construí um de meus PJ's (com chave de 3 posições e 2 pots), e o resultado sônico ficou bem "Fender" mesmo.
É uma madeira muito legal para corpos (talvez uma das melhores), embora pouco usada.
Abç

Não esquenta não Bertola. Valeu por ter respondido.

Vai ser em Freijó mesmo, o corpo do baixo. Fiz algumas pesquisas e vi que era uma boa mesmo, ainda mais com uma peça que ele tem lá há 20 anos...

Olha só como ficou o esquema:

Corpo em Freijó.
Braço em Araucária.
Longarinas em Freijó, corte simétrico.
Tensor de 2 vias
Trastes jumbo de alpaca
Madrepérola branca para marcações em bloco
Escala em Jacarandá 35''
Caixa dos captadores em Jacarandá
Tarrachas Gotoh
Ponte Monorail

Ainda não sei que madeira usar pra fazer o top, quero algo claro para contrastar com as ferragens pretas e com as caixas dos captadores.

Alguma crítica? sugestões?

A foto aí de baixo é um molde que ele fez para eu ter uma idéia de como seria corpo do baixo.

Madeira e componentes para baixo. 20122008235af8.th

Esse fim de semana eu vou lá e vou tirar fotos das madeiras, acho que vou abrir um tópico aqui e ir postando as etapas da construção do baixo e relatando minha experiência em fazer meu primeiro baixo custom. O que achas?

Abraços e valeu pela força

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Mensagem por bruno nunes Qui Jan 08, 2009 5:59 pm

acho q vai ficar mto bonito(ja q nao posso opinar na area de madeiras e sons), e acho legal vc abrir um outro topico...soh achei estranho a disposição dos pots assim "\" e não o contrario...
abraços...

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Mensagem por Fá Mendonça Qui Jan 08, 2009 6:28 pm

bruno nunes escreveu:soh achei estranho a disposição dos pots assim "\" e não o contrario...

É... assusta um pouco mesmo. Mas eu gosto dessa disposição. Esses knobs são volume e tone de cada captador.

Só não sei ainda se vai ser volume, tone, volume, tone ou volume, volume, tone, tone.

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Mensagem por bruno nunes Qui Jan 08, 2009 10:30 pm

isso ai eh o d menos...na hora vc decide...+ vai fica um projeto no minimo interessante...
abraços...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 10, 2009 1:53 am

Fá Mendonça escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Pô Cara, desculpe mas só agora pude ver a sua pergunta.
Bem, o Freijó é uma madeira que timbra muito parecido com o alder. Eu não gosto muito é da "padronagem" dela. Construí um de meus PJ's (com chave de 3 posições e 2 pots), e o resultado sônico ficou bem "Fender" mesmo.
É uma madeira muito legal para corpos (talvez uma das melhores), embora pouco usada.
Abç

Não esquenta não Bertola. Valeu por ter respondido.

Vai ser em Freijó mesmo, o corpo do baixo. Fiz algumas pesquisas e vi que era uma boa mesmo, ainda mais com uma peça que ele tem lá há 20 anos...

Olha só como ficou o esquema:

Corpo em Freijó.
Braço em Araucária.
Longarinas em Freijó, corte simétrico.
Tensor de 2 vias
Trastes jumbo de alpaca
Madrepérola branca para marcações em bloco
Escala em Jacarandá 35''
Caixa dos captadores em Jacarandá
Tarrachas Gotoh
Ponte Monorail

Ainda não sei que madeira usar pra fazer o top, quero algo claro para contrastar com as ferragens pretas e com as caixas dos captadores.

Alguma crítica? sugestões?

A foto aí de baixo é um molde que ele fez para eu ter uma idéia de como seria corpo do baixo.

Madeira e componentes para baixo. 20122008235af8.th

Esse fim de semana eu vou lá e vou tirar fotos das madeiras, acho que vou abrir um tópico aqui e ir postando as etapas da construção do baixo e relatando minha experiência em fazer meu primeiro baixo custom. O que achas?

Abraços e valeu pela força

Cara, eu usaría longarinas de roxinho ao invés de freijó, por conta da resistência estrutural maior desta madeira (além do belo efeito visual), e usaría pau-marfim no "corpo" do braço, escala de 35pol. é mais adequada p/ 5 cordas, se o seu tiver 4, faça de 34 pol. mesmo.
Abç
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Mensagem por Fá Mendonça Dom Jan 11, 2009 12:01 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:usaría pau-marfim no "corpo" do braço

Araucária não é uma boa madeira para o braço?

E as longarinas em pau-ferro, é uma boa ou não?

Eu resolvi que vou fazer um tampo em Freijó mesmo, mas naquele esquema em que os captadores ficam com o mesmo "veio" do corpo.

E vou pigmentar o braço pra ficar mais próximo do Freijó. To afim de fazer um esquema diferente mesmo...

O baixo é de 5 cordas mesmo e a escala será de 35''.

Valeu pela ajuda

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 11, 2009 9:49 pm

Cara, araucária, no meu entender, não tem resistência estrutural para um braço, ainda mais de baixo, o ideal é pau-marfim mesmo. As longarinas de pau-ferro são uma boa pedida, embora eu já tenha usado roxinho para isso.
Pigmentar nem sempre dá certo, posto que madeira só pode ser escurecida, não clareada.
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Mensagem por Fá Mendonça Ter Jan 13, 2009 1:37 pm

Bertola, dá uma olhada nessa monografia sobre madeiras brasileiras.

Lá diz que araucária é boa pra braço também, mas é claro, tem melhores...

http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf

Eu vou conversar com o luthier pra ver se ele tem pau marfim lá pra fazer o braço.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 13, 2009 5:14 pm

Fá Mendonça escreveu:Bertola, dá uma olhada nessa monografia sobre madeiras brasileiras.

Lá diz que araucária é boa pra braço também, mas é claro, tem melhores...

http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf

Eu vou conversar com o luthier pra ver se ele tem pau marfim lá pra fazer o braço.

Cara, eu conheço essa monografia em detalhes, e insisto na minha posição ( o que de forma nenhuma faz dela uma verdade absoluta). Creio que uma outra opção seria o Tauarí-Branco.
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Mensagem por Fá Mendonça Ter Jan 13, 2009 6:04 pm

Valeu, Bertola.

Vou conversar com o luthier e depois posto o resultado da conversa.

[]s

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Mensagem por eduardo takaaci Sex Mar 13, 2009 11:37 am

Pessoal, seguinte, mandei meu baixo (Yamaha RBX) para o luthier e pedi para tirar a pintura dele.
O mesmo era vermelho e vai ficar com a cor natural agora.
Porém ele me ligou e comentou que o TOP é apenas uma folha e que como a madeira do TOP não era de qualidade a tinta entrou nos poros da madeira, deixando a mesma com umas manchas vermelhas após a raspagem da tinta. O luthier me avisou que eu teria a opção de deixar o TOP com as manchas vermelhas ou comprar um TOP e ele colocar para mim.
Qual site nacional para ver quais os tipos de TOP para a compra? Qual os melhores TOPS que temos no Brasil? Qual madeira vocês recomendam?

Abraços.

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 13, 2009 12:08 pm

takaaci escreveu:Qual madeira vocês recomendam?

Depende muito do q vc tah procurando. Praticamente qualquer madeira com crescimento anomalo (burl) te dah desenhos bastante peculiares. Imbuia eh uma boa opcao. No Brasil tambem se acha diversos tipos de maple e arvores da familia das Dalbergias, como Jacaranda ou Kingwood, q sao bonitas tambem. Seu luthier deve te dar uma sugestao bem apropriada.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 15, 2009 10:48 am

takaaci escreveu:Pessoal, seguinte, mandei meu baixo (Yamaha RBX) para o luthier e pedi para tirar a pintura dele.
O mesmo era vermelho e vai ficar com a cor natural agora.
Porém ele me ligou e comentou que o TOP é apenas uma folha e que como a madeira do TOP não era de qualidade a tinta entrou nos poros da madeira, deixando a mesma com umas manchas vermelhas após a raspagem da tinta. O luthier me avisou que eu teria a opção de deixar o TOP com as manchas vermelhas ou comprar um TOP e ele colocar para mim.
Qual site nacional para ver quais os tipos de TOP para a compra? Qual os melhores TOPS que temos no Brasil? Qual madeira vocês recomendam?

Abraços.

Para "tops", eu uso rádica ou imbúia. No meu antigo "avatar" havia um baixo PJ que confeccionei, com tampo assim.
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Mensagem por eduardo takaaci Seg Mar 16, 2009 10:46 am

O "top" faz alguma diferença sonora no resultando final do instrumento?

Bertola, gostaria de colocar uma madeira não muito escura com duas faixas de "roxinho", lembrando um pouco os Alembics.
Qual madeira você me recomendaria, sendo que a mesma não pode ser tão escura?

Abraços.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 16, 2009 11:07 am

Muda sim, pois o "top" "acrescenta" a sua sonoridade à da madeira "principal".
Procure pela Peroba-Clara.
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Mensagem por eduardo takaaci Seg Mar 16, 2009 11:27 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Muda sim, pois o "top" "acrescenta" a sua sonoridade à da madeira "principal".
Procure pela Peroba-Clara.
Abç

Essa madeira é fácil de encontrar Bertola? Conhece alguém que vende para cotar preço?

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Mensagem por Gabriel Simões Seg Mar 16, 2009 8:31 pm

Só um detalhe ....
As madeiras dos instrumentos funcionam como filtros, então elas não adicionam nada a sonoridade, apenas removem.
No fim, as linhas de raciocínio chegam ao mesmo resultado, mas nunca é demais seguir pelo caminho fisicamente correto Very Happy

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Mensagem por eduardo takaaci Sex Mar 20, 2009 11:18 am

Qual as melhores madeiras brasileiras para a produção do corpo do baixo?

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Mensagem por Daniel Sex Mar 20, 2009 12:43 pm

acho que depende do que vc quer e pode pagar...

O povo usa muito cedro.

Eu fico imaginando um baixo todo de Jacarandá...O som deve ficar pesadão, além do baixo tb ficar bem pesadão..hehe

Alguém já ouviu/ viu um baixo de jacarandá?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 22, 2009 1:32 pm

danielreo escreveu:acho que depende do que vc quer e pode pagar...

O povo usa muito cedro.

Eu fico imaginando um baixo todo de Jacarandá...O som deve ficar pesadão, além do baixo tb ficar bem pesadão..hehe

Alguém já ouviu/ viu um baixo de jacarandá?

Talvez no´período colonial fosse possível conseguir uma árvore de jacarandá grande o suficiente para se construir um instrumento assim. Ademais , o mesmo pesaría "1 ton"!!!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 22, 2009 1:37 pm

takaaci escreveu:Qual as melhores madeiras brasileiras para a produção do corpo do baixo?

Mogno (se conseguir achar), Cedro-rosa, Freijó, Marupá, Imbúia (em conjunto à outra), Morototó (semelhante ao mogno), Pinho-do Paraná (Araucária), Urucú-da-mata, Pará-pará e Tauaría-amarelo (Tauarí-branco é para braço).
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Mensagem por eduardo takaaci Seg Mar 23, 2009 10:16 am

Valeu Bertola. Surgiu uma oportunidade de uma corpo em Freijó, por isso fiquei na dúvida.
Você que entende bem desta área de luthieria, poderia me informar sobre oque tem de bom e ruim nessa madeira?
Abraços.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 23, 2009 3:02 pm

Bem, o acabamento nela é meio chato, e ela não tem uma côr natural muito bonita não (pelo menos a maior parte dos cortes), mas o timbre é muito bom (se bem sêca), idêntico ao do Alder norteamericano).
Recentemente construí um PJ com ela (que estou vendendo). Ficou muito bom!
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