Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

+6
NeyBass
vinibassplayer
allexcosta
brucce
Fernando Zadá
Tgo1014
10 participantes

Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Tgo1014 Seg maio 06, 2013 1:26 pm

Bom galera, nesse fds passado, depois de sempre tocar baixo ocasionalmente, resolvi comprar o meu e estou com várias dúvidas que acredito serem normais pra quem está começando.

Aqui vai algumas delas:
1 - Com qualquer baixo sou capaz de fazer Slap?
Estou perguntando isso pq quando batia o polegar no baixo que eu uso ocasionalmente pra tocar saia o som da corda batendo no captador. Nunca cheguei a procurar como se faz a técnica da maneira correta, algo que vou dar uma pesquisada mais a fundo agora que vou comprar o instrumento, mas gostaria que essa dúvida fosse esclarecida. Se os equipamentos tem algo a ver ou se eu consigo tirar o som com qualquer baixo.

2 - Nota menores
Eu praticamente só uso o baixo pra tocar na igreja e como o pessoal usa Cifra, também eu uso. O que gostaria de saber é: como eu faço no caso das notas menores? Algumas vezes fazendo a nota natural fica legal, mas quando é uma passarem da nota natural para a mesma nota menor, o baixo fica com uma sonoridade não muito legal, parece que não acompanhou a mudança de nota. Como eu faço nesse caso?

3 - Nota com baixo invertido
O ideial é sempre eu fazer o baixo das notas caso a mesma esteja com o baixo invertido? Isso é outra coisa que eu só tenho conhecimento na prática: algumas vezes fica ultra bacana, algumas vezes não. Queria saber qual a opinião de vocês sobre isso.

4 - Direct Box
Ouvi dizer que é muito bom ligar o baixo em um directbox antes de ligar na mesa de som. O que vocês acham? E que esse direct box faria quando eu ligo o baixo nele?

5 - Amplitube
Bom, não terei condições de comprar um bass amp tão cedo. Pretendo utilizar meu note em conjunto com o Amplitube (vocês conhecem?) para deixar o som do baixo mais legal do que ligar diretão na mesa e pra ir praticando também. Vocês acreditam que dá pra tirar um som legal com ele? Pelo menos quebrar um galho enquanto eu não compro um bom equipamento pro baixo.


Bom galera, por enquanto são essas as dúvidas. Como não conheço ninguém que seja baixista, acabo não tendo com quem tirar essas dúvidas pessoalmente. Agora que comprei o instrumento vou dar uma pesquisada e tentar praticar com frequencia. Existe algum tópico que vocês recomendam pra quem está começando nessa jornada?

Caso eu tenha mais dúvidas vou tomar a liberdade de postar depois Razz
Tgo1014
Tgo1014
Membro

Mensagens : 7
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 06, 2013 1:34 pm

Vamos por partes.
Não entendi se comprou o baixo já ou ainda não!

Dá para fazer slap com qualquer baixo sim, em alguns vão soar melhor e em outros não tão bem mas dá sim.
Quando vai pra de C para Cm por exemplo o que muda é a terça do acorde e se você estiver tocando só a tônica não vai ter diferença mesmo. Se quiser pode tocar a 3m que ai ajuda a reforçara mudança.
O ideal é que toque as notas mais graves e se o acorde for um C/E geralmente vai ter que tocar a E pra reforçar a inversão, dependendo da formação quem vai indicar a inversão é só você, e ai precisa ver o contexto da música se colocaram meio de forma aleatória, ou se é opara criar um caminho com o baixo diferente da tônica.
Direct box ajuda sim mas não é imprescindível a não ser que vá tocar direto na mesa, que pelo que entendi é seu caso, ai ele vai ajustar o sinal para que fique mais adequado e vai melhorar a qualidade do som sim.
Amplitube eu deixaria pra pensar nisso depois que estudasse um pouco mais.
Espero ter ajudado.
Um abraço e quando puder se apresente no tópico para novos membros.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por brucce Seg maio 06, 2013 1:39 pm

Tgo1014 escreveu:Bom galera, nesse fds passado, depois de sempre tocar baixo ocasionalmente, resolvi comprar o meu e estou com várias dúvidas que acredito serem normais pra quem está começando.

Aqui vai algumas delas:
1 - Com qualquer baixo sou capaz de fazer Slap?
Estou perguntando isso pq quando batia o polegar no baixo que eu uso ocasionalmente pra tocar saia o som da corda batendo no captador. Nunca cheguei a procurar como se faz a técnica da maneira correta, algo que vou dar uma pesquisada mais a fundo agora que vou comprar o instrumento, mas gostaria que essa dúvida fosse esclarecida. Se os equipamentos tem algo a ver ou se eu consigo tirar o som com qualquer baixo.
Sim, alguns você vai ter mais dificuldade, alguns mais facilidade pelo espaçamento. O som batendo no captador é falta de técnica e posicionamento errado ou captador colado nas cordas.

2 - Nota menores
Eu praticamente só uso o baixo pra tocar na igreja e como o pessoal usa Cifra, também eu uso. O que gostaria de saber é: como eu faço no caso das notas menores? Algumas vezes fazendo a nota natural fica legal, mas quando é uma passarem da nota natural para a mesma nota menor, o baixo fica com uma sonoridade não muito legal, parece que não acompanhou a mudança de nota. Como eu faço nesse caso?
Não entendi sua pergunta. Se a musica está em G e vai para Gm, se você toca só toca é só isso mesmo. Se você faz escalas, arpejos, modos, etc, você tem que usar um maior e um menor.

3 - Nota com baixo invertido
O ideial é sempre eu fazer o baixo das notas caso a mesma esteja com o baixo invertido? Isso é outra coisa que eu só tenho conhecimento na prática: algumas vezes fica ultra bacana, algumas vezes não. Queria saber qual a opinião de vocês sobre isso.
A nota que você está tocando invertida tem no acorde normal, ela é apenas mais grave. Se tem invertido é pra tocar invertido, se pra você incomoda, toca a nota normal.

4 - Direct Box
Ouvi dizer que é muito bom ligar o baixo em um directbox antes de ligar na mesa de som. O que vocês acham? E que esse direct box faria quando eu ligo o baixo nele?
Tira o ruído e deixa o sinal compativel com a mesa. (tem diversos tópicos sobre, use a busca).

5 - Amplitube
Bom, não terei condições de comprar um bass amp tão cedo. Pretendo utilizar meu note em conjunto com o Amplitube (vocês conhecem?) para deixar o som do baixo mais legal do que ligar diretão na mesa e pra ir praticando também. Vocês acreditam que dá pra tirar um som legal com ele? Pelo menos quebrar um galho enquanto eu não compro um bom equipamento pro baixo.
Não manjo, mas Amplitube é pra emulação não? Se for isso, esquece os frufrus e aprende a tocar com o som limpo. Depois que souber bem o que faz, dá uma incrementada.

Bom galera, por enquanto são essas as dúvidas. Como não conheço ninguém que seja baixista, acabo não tendo com quem tirar essas dúvidas pessoalmente. Agora que comprei o instrumento vou dar uma pesquisada e tentar praticar com frequencia. Existe algum tópico que vocês recomendam pra quem está começando nessa jornada?

Caso eu tenha mais dúvidas vou tomar a liberdade de postar depois Razz

Edit: Caraca.... isso porque eu não combinei nada com o Zada rssrsr

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Tgo1014 Seg maio 06, 2013 2:05 pm

Poxa, que rápidas as respostas!!!!!

Gostei muito das explicações, não estou com uma grana muito grande, provavelmente só vai dar pra comprar o baixo. Posso deixar o Direct Box de lado? Se eu usar sem, qual vai ser o problema/diferença?

@Fernando
Ainda não comprei!
Pela grana que eu tenho e pelo tópico de indicações, estou pensando em pegar um Yamaha RBX 170, mas até agora foi mais pela questão de ser preto, e eu gostar do visual, mas no sábado vou até a teodoro e vou tentar experimentar os outros nessa faixa de preço pra ver o que mais me agrada.
Pode deixar que, assim que eu encontrar, vou me apresentar no tópico Very Happy

Sobre mudar a nota, por enquanto eu só estou tocando o baixo da música, não peguei nada da teoria de baixo pra aplicar. Inclusive se existir algum tópico de teoria para iniciantes voltada pra baixos aqui no fórum sintam-se a vontade pra me indicar
Tgo1014
Tgo1014
Membro

Mensagens : 7
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 06, 2013 2:22 pm

Leia mais sobre os tópicos sobre baixos e faixa de preço que vão te ajudar na escolha.
Se puder verifica o prçeo de um direct box baratinhoe simples ou um Di da behringuer que já ajuda. Se for ligar na mesa recomendo tentar fazer um pacote na loja que o direct pode fazer falta sim.
Use a busca que tem muita coisa sobre teoria por aqui.
No que pudermos ajudar estamos aqui pra isso.
Abraço e seja bem vindo
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por allexcosta Seg maio 06, 2013 2:23 pm

Sem DI não dá pra ligar na mesa.

Procure por "escalas" na busca Google do fórum.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por vinibassplayer Seg maio 06, 2013 2:27 pm

e se é pra falar de escala, pense 1-2-3-4 hehehehehe

(pelo menos foi o q me disseram qdo eu tava começando)

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Tgo1014 Seg maio 06, 2013 2:35 pm

Fernando Zadá escreveu:Leia mais sobre os tópicos sobre baixos e faixa de preço que vão te ajudar na escolha.
Se puder verifica o prçeo de um direct box baratinhoe simples ou um Di da behringuer que já ajuda. Se for ligar na mesa recomendo tentar fazer um pacote na loja que o direct pode fazer falta sim.
Use a busca que tem muita coisa sobre teoria por aqui.
No que pudermos ajudar estamos aqui pra isso.
Abraço e seja bem vindo

Nos últimos tempos venho tocando com ele direto na mesa. Em que exatamente eu vou sentir diferença? Sempre ouço falar que é bom usar o directbox mas não sei como isso muda na prática. Alguém pode me esclarecer? Embarassed

allexcosta escreveu:Sem DI não dá pra ligar na mesa.

Procure por "escalas" na busca Google do fórum.
vinibassplayer escreveu:e se é pra falar de escala, pense 1-2-3-4 hehehehehe

(pelo menos foi o q me disseram qdo eu tava começando)

hahahaha eu até cheguei a dar uma olhada quando estava estudando violão

acredito que seja bem diferente no baixo. pelos 2 comentários falando sobre a mesma coisa estou meio que deduzindo que isso é essencial para o baixo. É isso mesmo? Quais outras teorias é bom pegar pra estudar de começo?
Tgo1014
Tgo1014
Membro

Mensagens : 7
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por NeyBass Seg maio 06, 2013 2:45 pm

a corda batendo no captador na hora do slap, pode ser captador muito alto (perto das cordas) ou vc está batendo o polegar (thumb) em cima do captador, não sei se existe modo correto, mas eu aprendi e sempre ouvi falar que é melhor bater no finalzinho do braço, tipo no ultimo traste, por ali, saindo do braço.

o DI é praticamente "obrigatório" para quem liga o baixo direto à mesa. Existem DI's passivos baratinhos, eu mesmo comprei 1, estou aguardando chegar, de repente na compra do baixo tu até ganha um de presente, é só chorar um pouquinho...rsrs.

Para entender melhor sobre as notas menores, estude escalas, tríades e tétrades que vai te esclarecer a dúvida.

O baixo invertido é uma coisa que fica bacana na música, porém não quer dizer que se você não inverter ficará errado. Ex: em um D/F#, se vc tocar o F#, ficará bonito e diferente, mas se você continuar no D, estará correto também, isso você aprenderá conforme for tocando.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 06, 2013 2:46 pm

Teoria e prática musical é igual para todos os instrumentos só muda a forma de aplicar mas o conhecimento é igual.
Se tiver como evite ir no fim de semana na Teodoro que é complicado testar qualquer coisa com mais calma por lá dia de semana é beeem melhor.
Na prática o direct box ajusta o sinal para que você não chegue na mesa com impedância muito diferente e distorça o sinal ou encha de ruido.
Dá uma olhada na busca que tem mais informações sobre direct box no fórum.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por jgs Seg maio 06, 2013 2:52 pm

como baixista, vc vai ter toda essa necessidade de slap? acho que isso depende mais dos ritmos que vc for tocar, e principalmente, do que as músicas pedirem (em caso de serem músicas próprias e não covers).

é que nem todo tipo de música pede isso.

se realmente precisar tanto assim de melhorar sua técnica de slap: a área de "técnica e teoria" daqui do fórum tem bastante informação, inclusive um curso relâmpago de slap feito pelo allexcosta Smile

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Cephey1 Seg maio 06, 2013 3:13 pm

Tgo1014 escreveu:Bom galera, nesse fds passado, depois de sempre tocar baixo ocasionalmente, resolvi comprar o meu e estou com várias dúvidas que acredito serem normais pra quem está começando...

https://www.youtube.com/watch?v=1gsjXDw598w
https://www.youtube.com/watch?v=USml_TEpTZk

Assista aos demais videos do Guto.

____________________________
www.youtube.com/user/Cephey1
Cephey1
Cephey1
Membro

Mensagens : 222
Localização : RJ

https://www.youtube.com/user/Cephey1

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Tgo1014 Ter maio 07, 2013 11:23 am

jgs escreveu:como baixista, vc vai ter toda essa necessidade de slap? acho que isso depende mais dos ritmos que vc for tocar, e principalmente, do que as músicas pedirem (em caso de serem músicas próprias e não covers).

é que nem todo tipo de música pede isso.

se realmente precisar tanto assim de melhorar sua técnica de slap: a área de "técnica e teoria" daqui do fórum tem bastante informação, inclusive um curso relâmpago de slap feito pelo allexcosta Smile

Cara, slap é só pra brincar mesmo, no estilo que vou tocar não vai usar

Mas querendo ou não, slap é marca registrada do baixo, na hora de brincar fica muito loko tirar um slapzinho Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Tgo1014
Tgo1014
Membro

Mensagens : 7
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por CG Ter maio 07, 2013 7:43 pm

Tgo1014 escreveu:

Mas querendo ou não, slap é marca registrada do baixo, na hora de brincar fica muito loko tirar um slapzinho Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Slap? O que é isso?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por allexcosta Ter maio 07, 2013 7:54 pm

CG escreveu:Slap? O que é isso?

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas 326315_o

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por CG Ter maio 07, 2013 8:01 pm

^^^^ Ah, tá. Bom saber... Ri Muito

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por DenisLM Ter maio 07, 2013 8:26 pm

DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Tgo1014 Qui maio 09, 2013 9:17 am

allexcosta escreveu:
CG escreveu:Slap? O que é isso?

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas 326315_o

Slap executado com perfeição Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing


Bom, ontem fui na teodoro e comprei meu baixo.

Peguei um Yamaha RBX 270 + capa por 770. Acho que foi um preço bacana. O que vocês acham?

Agora vou começar procurar material pra estudo Smile
Tgo1014
Tgo1014
Membro

Mensagens : 7
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por CG Qui maio 09, 2013 1:28 pm

Tgo1014 escreveu:
Acho que foi um preço bacana. O que vocês acham?

já comprou o baixo, o que a gente acha não importa mais. Leve o baixo no luthier para fazer uma regulagem legal e trocar as cordas e entre de cabeça nos estudos.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por jgs Qui maio 09, 2013 3:16 pm

talvez tivesse sido possível pagar um pouquinho menos, mas esse baixo é ótimo.
bons estudos!

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas Empty Re: Entrando com uma mão atrás e outra na frente no mundo dos baixistas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos