Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limpeza e regulagem - Iniciante

+2
Rutzen
rodolphoal
6 participantes

Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por rodolphoal Qua maio 08, 2013 5:58 pm

Tenho um baixolão Moulder bem surrado, cordas bem velhas, empoeirado e tal.. é de guerra, já foi pra praia, sítio, etc...
Ontem fui dar uma geral nele.. limpei, troquei as cordas, limpei as ferragens..
Mas tem uma sujeira no braço meio esverdeada que não sei de jeito nenhum.. acredito que seja alguma oxidação por causa do suor e tal.. ela é bem grossa.. não sei o que é. Como eu limpo isso? O braço é de madeira escura.
Aí liguei ele e não gostei do som dele plugado.. O barulho dos meus dedos encostando nas cordas fica muito alto, e ele fica mais parecendo um instrumento de percussão. Razz Acho que pode ser alguma falta de regulagem na parte elétrica.. como eu posso resolver isso?

Valeu!
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Re: Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por Rutzen Qui maio 09, 2013 10:40 pm

Sei bem do que se trata, meu primeiro baixo tinha exatamente isso.
Levei ele em um lithier e voltou limpinho...
o que ele fez? ai ja nao sei
abraço
Rutzen
Rutzen
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Re: Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por Ferium Sex maio 10, 2013 8:04 am

O melhor a se fazer é levar a um Luthier. Ele vai resolver rapidinho e deixar o baixo do jeito que você quer. É um investimento que vale a pena up
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Re: Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por Raissa Sex maio 10, 2013 8:36 am

rodolphoal, sem dúvida o melhor a fazer é levar a um luthier. Seu instrumento será outro depois de regulado e cordas novas. A sujeira esverdeada, se não sair com álcool isopropílico, tem que ser tirado na lixa. Quanto ao som dos captadores é porque eles devem estar muito próximos das cordas, o que pode ser resolvido baixando-os um pouco.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Re: Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por GeTorres Sex maio 10, 2013 8:57 am

rodolphoal escreveu:Tenho um baixolão Moulder bem surrado, cordas bem velhas, empoeirado e tal.. é de guerra, já foi pra praia, sítio, etc...

Ontem fui dar uma geral nele.. limpei, troquei as cordas, limpei as ferragens..

Mas tem uma sujeira no braço meio esverdeada que não sei de jeito nenhum.. acredito que seja alguma oxidação por causa do suor e tal.. ela é bem grossa.. não sei o que é. Como eu limpo isso? O braço é de madeira escura.

liguei ele e não gostei do som dele plugado.. O barulho dos meus dedos encostando nas cordas fica muito alto, e ele fica mais parecendo um instrumento de percussão. Razz Acho que pode ser alguma falta de regulagem na parte elétrica.. como eu posso resolver isso?

Valeu!

Vou passar o que tenho de experiência e tentar ajudar!

Sujeira verde: Certamente no braço, na parte de trás e não na escala, certo?

Ela só irá sair lixando, com lixa fina 400/500 ou mais, com calma e sem criar calor ao lixar. O calor faz a mancha aprofundar. Creio que o braço deve ser encerado e não envernizado, então, depois de lixar passar cera de carnaúba é uma boa.

Som das cordas alto: O que ocorre é que você se acostumou com o som das cordas surradas, com som 'obscuro, timbre fechado' e agora está estranhando o som das cordas novas.

Se o seu baixolão tem pre amp com controles de graves,médios e agudos, tente outras regulagens até encontra um 'som adequado' ao seus ouvidos.

Regulagem de baixolão em termos de parte elétrica é isso. O captador é de rastilho, neste caso não tem como regular altura da captação, uma vez que ela fica embaixo do rastilho, no cavalete, regula-se o timbre (grave, médios, agudos) no pré amp e no amplificador.

Pode parecer bem básico, mas tocar com técnica de pizzicato (dedos) com unha 'que se destaca' da ponta do dedo faz um tipo de som parecido com o que você descreve, tem -se a impressão de usar palheta, algo percussivo, seria o caso?

Se você postar fotos do baixolão e da mancha verde, ajuda muito! isso faz com que possamos dar indicações mais corretas sobre o que fazer.

Qualquer coisa, se desejar, poste no luthieria amadora! https://www.contrabaixobr.com/t4335-clube-da-luthieria-amadora

O pessoal lá adora ajudar!


Última edição por GeTorres em Sex maio 10, 2013 9:05 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementação)

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Re: Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por Raissa Sex maio 10, 2013 9:09 am

Vixe, nem me liguei no baixolão... Mas é isso que o GeTorres falou!

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Re: Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por GeTorres Sex maio 10, 2013 9:12 am

up Passou 'batido' para todos!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Re: Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por Ferium Sex maio 10, 2013 10:01 am

Vixe, agora que notei também Embarassed
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Re: Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por Cbbass Sex maio 10, 2013 4:06 pm

GeTorres falou e disse!

Aconteceu uma vez com meu violão antigo, fiz o que ele falou ai, depois envernizei, ficou bom!

Boa Sorte!

____________________________
" mínima, mínima, Pausa, mínima, pausa" - Pausa também é música.
Cbbass
Cbbass
Membro

Mensagens : 30
Localização : fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e regulagem - Iniciante Empty Re: Limpeza e regulagem - Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos