Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

+19
joabi
Carlão
gpraxedes
lopes claudio
AlexNascimento
Rick Charles
lukas-trindade
Cris Simões
s.martyn
carimbass
Ruds
bodhan
subgrave
Fernando Zadá
ct.colela
malka_aff
JAZZigo
allexcosta
J.Adalberto
23 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por Carlão Qui Set 18, 2014 1:19 pm

JAZZigo escreveu:Estou desconfiado que haja um boa chance do clipping parar realmente, se você ligar o circuito em 18V. Com 3 clips de bateria, o teste pode ser bem simples, sem precisar mexer na instalação do preamp.

Jóia! Sábado vou atrás dos clips, testo e posto o resultado!
Carlão
Carlão
Membro

Mensagens : 588
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por joabi Qui Set 18, 2014 3:01 pm


Relacionado ao tópico, uma das vantagens de usar 18V num baixo que funciona com 9 ou 18V é que as baterias duram 4x mais. Eu sei, não é tão importante, mas não deixa de ser uma vantagem.

Se quiser manter a vantagem do headroom tem que trocar as baterias antes de acabarem, é lógico, mas pro dia-a-dia é possível colocar duas baterias e esquecer... duram uma eternidade.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por Carlão Ter Set 30, 2014 9:35 am

Bom, finalmente consegui fazer o teste. Me parece que o problema foi resolvido ligando em 18V. Hoje vou testar em situação de banda e volto para comentar!

EDIT: realmente, problema resolvido. Obrigado a todos pela ajuda!
Carlão
Carlão
Membro

Mensagens : 588
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por andresantos Sáb Mar 07, 2015 7:40 pm

Olá pessoal, estou postando aqui para não abrir outro tópico, pois o assunto é o mesmo.

Tenho um pré J Retro Deluxe funcionando em 9V e quero deixá-lo com 18V. Desta forma tenho algumas dúvidas numeradas abaixo:

1 - Posso passar o J Retro pra 18V sem correr o risco de queimar nada? Já vi que tem gente que tem esse pré em 18V, mas será que tiveram que mudar alguma coisa para o mesmo suportar?

2 - A ligação tem que ser feita em série fazendo dobrar apenas a voltagem to certo? Se ligar em paralelo dobrarei a amperagem e posso queimar o pré correto?

3 - Achei esse esqueminha da foto abaixo na internet e achei muito interessante, porque da pra fazer a ligação em série sem mexer no circuito, usando apenas o cabinho dos contatos da bateria. Pergunta: Desta forma funciona? Ou terei que fazer as soldas no circuito mesmo alterando algum fio na placa, jack, etc.?

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 9_V_para_18_V

Valeu pessoal.

Abração.
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por subgrave Sáb Mar 07, 2015 10:39 pm

^O melhor é ver com o fabricante se esse pré aceita 18v, afinal não vale a pena o risco de queima...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 07, 2015 10:40 pm

Acho que o Retro não aceita 18V. Converse com o John, ele responde rápido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por joabi Sáb Mar 07, 2015 10:42 pm


O U-Retro aceita na boa, sem modificações. Tenho a impressão que o J-retro também, mas é bom verificar. O manual deve informar isso, com certeza.

EDIT: Funciona.

http://www.east-uk.com/index.php/faq.html

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por andresantos Sáb Mar 07, 2015 10:51 pm

No site diz o seguinte:

FAQ

Is it OK to use 18V?

All East products will operate on 9V or 18V. But since even on 9V, a retro will drive most poweramps into clipping without a preamp, 18V is very much a luxury. 18V doubles the headroom within the system and allows a higher level of output drive.

Fonte: http://www.east-uk.com/index.php/faq.html

Baseado nesta resposta, acredito que aceita 18V na boa, apesar dele dizer que é luxo e não ter necessidade. Porém em minha opinião qualquer melhora, mesmo que pequena, é bem vinda.

O que vocês acham?

E aquele esquema que mostrei ali em cima na imagem, da pra fazer daquela forma mesmo?

P.S.: O Manual é bem limitado, só mostra como instalar e as funções do pré.

EDIT: joabi, me desculpe, não havia visto seu EDIT já citando a fonte e dizendo que funciona.
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por joabi Sáb Mar 07, 2015 11:08 pm


Acho que a melhora será quase imperceptível, e só em termos de volume, não de timbre.

Eu não mexeria no baixo, fazendo cavidade extra, só para esse fim, mas, se tem espaço pra mais uma bateria sem modificações, por quê não?

Nós circuitos 9V/18V usar 2 baterias aumenta 4x a autonomia. As baterias duram uma eternidade...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por andresantos Sáb Mar 07, 2015 11:14 pm

Então joabi, meu Bass é o Fender American Deluxe V 2013, o pré original já era 18V, então tenho espaço para 2 baterias no compartimento original. Também estou pensando em fazer a ligação do jeito que esta na imagem abaixo para não precisar mexer no pré. Acho que vale a mudança né?

Você que entende disso, acha que do jeito que ta na imagem funciona?

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 9_V_para_18_V

Abraço.
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por joabi Sáb Mar 07, 2015 11:27 pm


Sim, é isso aí.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por subgrave Dom Mar 08, 2015 12:52 pm

andresantos escreveu:

O que vocês acham?

E aquele esquema que mostrei ali em cima na imagem, da pra fazer daquela forma mesmo?

Tenho uns EMG aqui funcionando exatamente com essa adaptação das baterias.

Eu acho que fica bem interessante o timbre com mais headroom, não sei descrever exatamente o que muda, mas fica algo melhor, é bem nítida a diferença fazendo a experiência de ligar em 9v e 18v...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por andresantos Dom Mar 08, 2015 1:00 pm

Legal pessoal, como sempre todos muito prestativos. Obrigado mesmo.

Já tinha o pré J Retro instalado no meu Fender American Deluxe V, agora comprei um set de captadores Lindy Fralin pra finalizar o upgrade do Bass, ai resolvi também deixar o pré em 18V pra dar o toque final. Espero que fique bom com os novos caps e em 18V.

Grande abraço a todos.
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por Ruds Seg Mar 09, 2015 3:08 pm

joabi escreveu:Nós circuitos 9V/18V usar 2 baterias aumenta 4x a autonomia. As baterias duram uma eternidade...

Até onde sei não é isso que acontece.

A corrente drenada pelo circuito se alimentado em 18V é a mesma, senão até um pouco maior, do que se alimentado por 9V. Como as baterias estão em série (18V), elas descarregam no mesmo tempo que uma só descarregaria.

Veja que a queda de tensão numa bateria/pilha não é proporcional a carga dela. Quando uma bateria 9V estiver com tensão entre 7V e 6V ela já vai estar praticamente sem carga.
( Pesquisando  9V battery discharge curve).

Como em 99,9% dos casos o headroom extra é desnecessário, basicamente se estará gastando uma bateria a mais a toa. Veja o que comentei há um tempo atrás em outro tópico. Lá explico com mais detalhes:

https://www.contrabaixobr.com/t27470-boutique-handmade-preamp-3bs#582894
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por joabi Seg Mar 09, 2015 4:10 pm


Ruds, acho que se alguém quer trabalhar com a tensão sempre perto dos 18v não tem jeito mesmo, tem que trocar com maior frequência, assim que cair um pouco abaixo disso.

No meu caso, não me importo que o circuito trabalhe em 9v, portanto tendo 2 baterias ajuda a extender bastante a duração delas. Minha lógica é a seguinte, veja se concorda: se um circuito começa a distorcer com cerca de 7v, ao se usar só uma bateria de 9v a duração será equivalente ao tempo dessa bateria descer para 7v e não poder mais alimentar a carga. Com 18v uso até as baterias chegarem também a 7v. É aí que está a vantagem, na minha opinião. Me corrija se eu estiver equivocado.

Com 18v cada bateria consegue descer até 3,5v e o circuito ainda é alimentado satisfatoriamente. Com 9v a bateria já precisa ser trocada aos 7v...

Entendi a questão da curva de descarga que você citou. Talvez o circuito que eu uso tenha consumo tão baixo que 3,5v ainda dêem conta da alimentação.Se for num circuito que exige bastante corrente não sei funcionará da mesma forma.

Obrigado pelos esclarecimentos. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por andresantos Seg Mar 09, 2015 4:31 pm

Interessante este debate.

Eu também tive o mesmo raciocínio do joabi. Se levarmos em consideração que o sistema com 18V as baterias são drenadas por iguais, ou seja, se no sistema de 9V, enquanto a bateria única caísse 5V, o sitema de 18V teria caído 10V. Mas mesmo desta forma, o sistema de 18V teria vantagens, pois neste exemplo o sistema com bateria unica ficaria com 4V enquanto o sistema com 2 baterias ainda teria 8V, sendo capaz de alimentar o circuito por mais algum tempo.

Outra questão: Se realmente 99,9% dos casos o headroom não tem necessidade e nem a duração da bateria valesse a pena, porque são comercializados baixos com circuitos alimentados por 18V e até por 27V? Seria apenas por marketing? Ou existe alguma outa vantagem nesses circuitos?

Ruds, por gentileza se meu raciocínio estiver totalmente equivocado, por favor me oriente, pois sou leigo no assunto, apenas estou usando um raciocínio lógico.

Opiniões de todos são bem vindas para enriquecermos nossos conhecimento no assunto.

Abração.
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por Ruds Seg Mar 09, 2015 5:25 pm

joabi escreveu:Entendi a questão da curva de descarga que você citou.
Se você entendeu mesmo como uma bateria descarrega, você percebeu que quando a bateria chega em 7V ela já está com menos de 20% da carga aproximadamente (isso varia muito entre tipos de bateria, mas estou usando a alcalina como referência). Perceba que a queda de tensão não é proporcional à carga da bateria.

Vou dar um exemplo de o que acontece na realidade. Vou usar o mesmo caso que você citou e determinar que 7V é o limite que toleramos para alimentar o circuito.

Suponha que se fosse possível esgotar 100% da carga de uma bateria, ela duraria 500h num baixo com circuito X.

CASO 9V: Circuito X alimentado em 9V. Ao chegar em 7V a bateria teria fornecido 80% de sua carga. Nesse exemplo, a bateria duraria 0,8*500h = 400h. Consome uma bateria.

CASO 18V: Circuito X alimentado em 18V. Digamos que as baterias estarão 100% esgotadas quando chegarem em 3,5V (o correto seria menos de 100%, mas vamos ser bonzinhos nesse caso de 18V). Então o baixo irá funcionar por 500h antes de precisar trocar as baterias. Consome duas baterias.

Se considerarmos o tempo entre trocas, o CASO 18V dura 25% a mais que o CASO 9V (isso é 1,25, e não 4 vezes mais)

MAS,

se tivermos na mão DUAS baterias:
no CASO 18V poderemos usar o baixo por 500h;
no CASO 9V, podemos usar por 400h + 400h = 800h.

Ou seja, com a memsa quantidade de baterias, teremos 60% mais tempo de uso no CASO 9V.

Isso que eu estou considerando o consumo de corrente do circuito X como sendo constante, mas na verdade em 18V esses circuitos costumam consumir um pouco mais do que em 9V.

Ou seja, na prática, como na grande maioria dos casos o headroom adicional não é necessário, usar duas baterias (18V) é "queimar" uma bateria a toa.

andresantos escreveu:Outra questão: Se realmente 99,9% dos casos o headroom não tem necessidade e nem a duração da bateria valesse a pena, porque são comercializados baixos com circuitos alimentados por 18V e até por 27V? Seria apenas por marketing? Ou existe alguma outa vantagem nesses circuitos?

A maioria dos CIs usados nesses circuitos suportam tensões de alimentações de 18V e até 27V dependendo do circuito. Pro fabricante não custa nada a mais dizer no manual que o circuito dele pode ser alimentado com mais tensão.

Então, respondendo a tua pergunta, eu vejo isso basicamente como jogada de marketing. E funciona porque o público em geral não entende do assunto. Some o fato de que nesse meio de equipamentos de som e instrumentos musicais existe muito mito e superstição e você entenderá porque isso se propaga.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por joabi Seg Mar 09, 2015 5:34 pm


Entendo. Minha experiência maior é com o Aguilar OBP3, que usei inicialmente com 9v e depois mudei para 18v. Durava pouco mais de 1 ano e depois da mudança fiz só uma troca, quase 4 anos de uso. Certamente foi então por algum outro fator, como menor utilização do baixo, talvez.

Em outro baixo tenho um circuito Ken Smith que também é 18v, e esse nunca usei em 9v. Está com as mesmas baterias desde 2010, quando peguei o baixo.

Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por andresantos Seg Mar 09, 2015 10:07 pm

Pessoal, fiz a ligação em série como da imagem postada logo acima, porém o circuito não liga, ai quando volto pra ligação original ele funciona.

Será que preciso mexer em algo no circuito?

A carga da bateria influencia? Pois tenho uma bateria com 8V e a outra com 4V, sei disso porque medi no multimetro.

Nesse chicotinho que fiz, eu liguei as duas baterias e verifiquei com o multimetro a ponta que liga no circuito e tava dando 12V.

Alguma sugestão?

Obrigado.
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por joabi Seg Mar 09, 2015 10:37 pm


Coloque baterias novas.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por andresantos Ter Mar 10, 2015 12:02 am

Joabi eu havia ligado uma das perninhas do chicote errado por isso não funcionou. Refiz as conexões e deu tudo certo. Por vias das dúvidas já comprei duas Duracell novas também para deixar o sistema 100%.

Não sei se é psicológico, mas senti uma diferença no som, principalmente nos slaps.

Grande abraço.
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por emanuelneto Ter Mar 10, 2015 6:54 am

andresantos escreveu:Joabi eu havia ligado uma das perninhas do chicote errado por isso não funcionou. Refiz as conexões e deu tudo certo. Por vias das dúvidas já comprei duas Duracell novas também para deixar o sistema 100%.

Não sei se é psicológico, mas senti uma diferença no som, principalmente nos slaps.

Grande abraço.

O som não melhorou comigo, apenas notei um "pouquinho" mais de ganho

Edit: No seu caso não precisava mudar para 18v, apenas estava precisando de bateria nova para ter essa "melhora no som"
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por EngenheiroRenato Ter Mar 10, 2015 8:02 am

Estou construindo um bass com o Garcias Lhutier, 6c. Segundo ele são 18 V devido ao captador (segundo ele com 4 núcleos) podendo chegar a 27 pois estive pensando em colocar Leds na marcação superior. Laughing Mas com o aumento dos preços nesse inicio de ano e duvido que vou aguentar suprir o baixo Suspect
EngenheiroRenato
EngenheiroRenato
Membro

Mensagens : 54
Localização : ipatinga

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por subgrave Ter Mar 10, 2015 8:32 am

andresantos escreveu:

Não sei se é psicológico, mas senti uma diferença no som, principalmente nos slaps.


Faz sentido, pois como o slap faz o som vir com mais "força", acredito que seja beneficiado diretamente com o maior headroom.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por Stormbringer Ter Mar 10, 2015 9:09 am

no opb3, a diferença entre ligar em 9 ou 18v esta no nivel do sinal de saida. É pouca coisa, mal se nota "ouvindo".
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por joabi Ter Mar 10, 2015 9:25 am


^Foi minha impressão também.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por allexcosta Ter Mar 10, 2015 9:28 am

Quem tem uma pegada bem forte deve sentir alguma diferença, pois o pré começa a comprimir depois. Quem tem pegada normal ou leve não deve sentir diferença.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por Stormbringer Ter Mar 10, 2015 9:29 am

esse topico me lembrou de trocar as baterias... uma estava com 5v e outra com pouco mais de 6v

a gente costuma medir a tensao delas fora de operação(em repouso), tem que lembrar que durante a operação a tensão cai, quando uma bateria de 9v esta abaixo de 8.4 significa que a carga nominal já esgotou e que qualquer "drenagem"(uso) derruba a tensão vertiginosamente. Na pratica, eu que estava com pouco menos de 12v na medição em repouso, devia estar abaixo dos 9v no uso.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença? - Página 2 Empty Re: Pré com 9Volts e 18Volts qual a diferença?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos