Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

+21
Stormbringer
Cantão
J.Adalberto
André Souza
Psycho Killer
rafammbass
henri carvalho
heverton souza
RodrigoBR
EduardoJb
malka_aff
gpraxedes
fgbass
WALLY
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Rogério Barbosa
fheliojr
afonsodecampos
siodoni
subgrave
emachado
25 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sex maio 24, 2013 11:09 pm

Desta vez, contrariando a preferência dos colegas, vou postar as fases de construção de uma guitarra Telecaster.
Mas aqui o pessoal contribui muito com comentários e discussões pertinentes. Ademais, um dos meus objetivos também é compartilhar problemas e soluções caseiras que também podem ser aplicadas em diferentes modelos de contrabaixos. Não sou luthier profissional, apenas um curioso que quer um set bacana e de fabricação própria.

É meu primeiro projeto bolt on (já fiz dois instrumentos neck through) e já posso afirmar que é mais difícil, ao contrário do que dizem. Nos neck through não é difícil deixar o braço em ângulo como fiz na minha Explorer. No Rickemachado não foi difícil calcular o ressalto entre braço e corpo, assim como a posição das asas do corpo e acabamento: quase que os colei já prontos para a pintura...

Quero construí-la com base no modelo clássico butterscotch como esta:

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Images?q=tbn:ANd9GcTOiyi71ceCgq0WCbiTZjQSGDxbb4K2gOb80OZF9m0FXfoP2nZzlQ

O maior desafio para mim será a instalação do tensor por trás do braço com a cobertura de um filete de madeira escura (devo usar ipê ou roxinho) como no Jazz de escala branca em maple, sem a colagem de uma escala.

Optei pelo freijó que dizem ter algumas semelhanças com o alder americano. Nas teles a madeira mais "crássica" é o Ash. Vamos ver/ouvir o resultado...

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+025

Desta vez, ao contrário das outras, para o corpo vou tomar por base uma planta impressa pelo meu amigo que também fará uma Tele comigo. Como já citei em outros posts, as plantas que circulam pela net nem sempre têm medidas adequadas, mas esta aqui está com elas OK!
Para o braço eu não me arriscaria a confiar nestas plantas. Prefiro fazer eu mesmo as medidas de distância entre os frets e o headstock procuro ampliar uma foto bem nítida.
Para poder posicionar a colagem no ponto mais propicio, evitando um pequeno nó e rachaduras da madeira, fiz uma reprodução do corpo em papelão e separei ao meio.
Com isto, me dei conta que o contorno do corpo da Teleca é simétrico, não tinha sequer desconfiado disto, me parecia que a parte onde encostamos o braço seria maior... O cutway tem a mesma medida de cima, apenas sendo retirado o corte para o acesso às últimas casas.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+028

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+035

Para o início dos trabalhos dei uma reajustada na lixadeira de cilindro e na serra circular (ambas caseiras).

Troquei a lixa e preguei uma base de compensado na mesa, deixando-o mais linear. A seguir, com um taco reto e lixa colada, ajustei a espessura da madeira do cilindro. Se alguém for se arriscar a fazer uma destas não utilize madeira dura para o cilindro, pois é muito difícil fazer o desbaste e arredondá-la com formão e lixas. Eu usei garapeira/amarelinho e me arrependi...

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+034

Já tenho todo o hardware comprado, exceto as tarraxas. Ela será assim:

corpo em freijó de duas peças, colagem central;
braço em marfim com escala na mesma peça;
tensor duplo de ação simples;
captadores Malagoli Telecaster Vintage Plus em alnico 5;
ponte de 6 sadles, control plate, knobs cromados e neck plate de fabricação ching ling;
potenciômetros alpha de 250k;
trastes Medium Jumbo Sanko by Gotoh;
cordas Rotosound 0.10 (muito boa e barata, Daddário nunca mais);
nut de latão 3/16"...

Enfim, espero poder contribuir com os colegas do fórum e, quem sabe, incentivar os indecisos a entrar para o grupo dos viciados em pó (de madeira é claro).
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por subgrave Sáb maio 25, 2013 12:50 am

Parabéns. Sucesso na nova empreitada.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Sáb maio 25, 2013 10:55 am

Evandro, pra mim Tele é a guitarra.
Se um dia eu tiver uma guitarra será uma Tele.

Boa sorte na nova empreitada.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por afonsodecampos Sáb maio 25, 2013 11:10 am

Bacana Evandro, vou passar este link pra uns amigos guitarristas!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por fheliojr Sáb maio 25, 2013 4:47 pm

siodoni escreveu:Evandro, pra mim Tele é a guitarra.
Se um dia eu tiver uma guitarra será uma Tele.

Boa sorte na nova empreitada.

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb maio 25, 2013 9:05 pm

Colagem das partes de freijó do corpo.

Antes de colar, tive que uniformizar a prancha de freijó. Usei um primeiro corte na serra, deixando com 5cm. Porém, minha serra circular não tem altura suficiente para cortar em duas passadas. Assim, tive que usar um esquema para retirar o que sobrou entre os dois cortes antes de levar para a lixadeira de cilindro, para ganhar tempo...
Cortei ressalto em diferentes pontos e, com um formão largo, retirei parte do excesso. O freijó tem a grana direita, por isso os veios são bem marcados e saiu facilmente.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Foto-0006

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Foto-0007

Mesmo com um contorno grosseiro ainda, com o papelão foi marcada a melhor área para colagem das partes, evitando rachaduras e um pequeno nó. Gostei bastante da aparência da madeira, com seus veios em paralelo. Ficará bacana com acabamento translúcido.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+005

Igualar as superfícies de colagem deixando-as retas é fundamental para não deixar uma linha de colagem muito aparente. Para tal colei uma lixa com superbonder na mesa da serra e com movimentos cuidadosos para não "entortar" consegui igualá-las.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+010

Este é um esquema que uso para poder abrir os buracos das cavilhas de forma simétrica. Dobro uma folha de papel e posiciono as aberturas. Usei apenas três de 6mm, apenas por preucaução, pois creio que mesmo sem elas o corpo suporta a tensão. Mas seguro morreu de velho...
As posicionei em locais que não terão cavidades...

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+012

Outro esquema que tenho utilizado é picotar para criar pequenas áreas para a colar ficar com pressão. Creio que não devem alterar a qualidade do som, pois no Rick eu já as utilizei.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+016

Prensas com caibros e barras roscadas

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+018

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+023
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Dom maio 26, 2013 1:39 pm

Muito bonito os veios da madeira do corpo.
Chega até a lembrar o Ash.

Evandro, um amigo tem uma Tele com corpo em Pinus.
Cara, que som que tem essa Tele.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Rogério Barbosa Qua maio 29, 2013 7:33 am

siodoni escreveu:Muito bonito os veios da madeira do corpo.
Chega até a lembrar o Ash.

Evandro, um amigo tem uma Tele com corpo em Pinus.
Cara, que som que tem essa Tele.
Pinus ou pinho-do-Paraná? Apesar da aparência, não é a mesma madeira. Pinus é muito fofa e quebravel, e o pinho é mais denso. Tem fotos da guitarra?
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Qua maio 29, 2013 7:24 pm

É pinus americano, não sei no Brasil qual seria a equivalência.
Talvez seja Poplar.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Qua maio 29, 2013 7:39 pm

Também tenho um corpo de Tele iniciado aqui, em cedro rosa.
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Qua maio 29, 2013 7:56 pm

Raziel
Muito bacana o Precision que está fazendo.
Eu tenho aqui umas pranchas de muiracatiara rajada e pelo que vi no seu bass esta madeira é muito bonita mesmo. Ainda não a utilizei, mas estou em dúvida em usá-la para top numa Lespa ou Flying V. A frequencia de ressonância dela é relativamente alta e deve equilibrar bem uma lespa em mogno.

Eu usei esta medeira nas longarinas da minha Explorer neckthrough e ela é bem "lenhosa" e resistente.

Você trabalha de forma artesanal ou utiliza CNC?

Saudações
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Qui maio 30, 2013 12:00 am

Acho que pode-se dizer que trabalho de forma artesanal. Para cortar é na tico-tico, sempre trocando as lâminas para cada peça do instrumento, ou seja, se usei uma lâmina nova para o corpo, para o braço será outra lâmina nova, nunca a uso mais de uma vez (troço tão barato...). Depois tiro o excesso na grosa, para só depois usar a tupia com fresa com rolamento na haste (aprendi com os erros que a tupia é preguiçosa, não funciona querer tirar muita madeira com ela, pois ao invés de aparar a madeira, ela faz é arrancar lascas da mesma) e com a ajuda de gabaritos em MDF/Aglomerado (nesse Precision, consegui com que um vendedor no MercadoLivre fizesse os gabaritos em MDF de 9mm). Para fazer os countor body, vou serrando com uma serrinha de arco dessas:

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo 15-106_mid_res_1

Daí tiro os dentes formados no formão, depois acerto com a grosa e vou usando lixas até chegar no ponto, até tenho uma lixadeira, mas notei que uso mais lixa no taco do que ela. Nem em sonho penso usar CNC, além de achar muito gostoso trabalhar a madeira, não tenho clientela o bastante para tal investimento.

Abraços!
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Jun 01, 2013 7:54 pm

Hoje adiantei bastante o braço.
Acabei decidindo fazer a escola colada e abrir o tensor por baixo dela. O método skunk stripe (esta aprendi com o mestre Bertola) não vale a pena pelo imenso trabalho. Com a escala colada e o tensor por baixo poderei trocá-lo, retirando-o com facilidade. Inclusive, devo deixar a regulagem no final do braço.

Ao partir a viga de pau marfim, sobrou um pedaço para mais um braço. Apesar de ter bastante pau marfim aqui, sou meio mão de vaca e vou deixá-lo para um outro braço. Tenho uma sobra do Rickenbacker que dá certinho para fazer a escala.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0802

Ajuste a espessura (19mm) para o blank do braço. Ao lado, a máscara, pois o pau marfim solta um pó muito fino e agressivo ao sistema respiratório.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0804

Outro recurso que ajudou muito: o aspirador de pó. Nos dois instrumento que fiz não o usei de burrice, agora já o vejo como imprescindível.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0806

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0807

Para poder confirmar a largura do braço e escala no 12º segundo traste coloquei o captador sobre o desenho e as cordas passam certinho pelos pólos do captador.
Esta planta está bem próxima das medidas reais e me surpreendi com a qualidade dela. Nos últimos instrumento que fiz me baseei em ampliações sobre fotos de qualidade e ajuste das proporções por partes em que a medida é conhecida (largura do nut e do 12º traste, espaço entre cordas na ponte...). Faço inclusive o desenho em tamanho real das cordas, ajustando as medidas de largura do braço.
Se não confirmar a passagem das cordas pelos pólos fica estranho e feio e, o pior, não dá para consertar depois.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0809

A escala está perfeita, com veios bonitos e com um padrão de veios assim: ||||||||||||||||||||||||||||||

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0813

Abertura para encaixe do nut de latão (3/16"). Como emprestei minhas fresas de tupia, improvisei com formão, faca e lima.
Esta marcação é importante para poder marcar o 43mm de largura no nut.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0816

Depois de todo este trabalho, por estar com pressa para não incomodar os vizinhos, acabei errando feio na largura do 12º traste. Era pra ser 54mm e marquei com 44mm: peça condenada...

Refiz todo o espelho novamente, desta vez com mais atenção...

A madeira debaixo é uma ferramenta: ela é paralela, foi cortada na serra circular de mesa e está ajustada. Consigo um corte perfeito da escala colocando-a sobre esta base e alinhando as linhas externas da escala ao canto.
Para poder alinhar serrei lateralmente até chegar na linha de demarcação.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0818

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0819

Consegui alcançar a minha meta para hoje: deixar escala e braço cortados ajustados em medidas.
Abaixo retirei na lixa de cilindro um pouco da área do headstock, apenas para facilitar a colagem da escala. O acerto final será com a escala colada e tensor instalado.
Altura do headstock: 15mm).

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0821

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0822

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo DSCF0825
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por WALLY Sáb Jun 01, 2013 8:55 pm

Já estou ansioso para ver evolução.!!!!
Parabéns.!
Abraços.!

____________________________
..!!??
WALLY
WALLY
Membro

Mensagens : 807
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Sáb Jun 01, 2013 10:10 pm

Onde você consegue esse latão para nut? Estou procurando e não encontro.
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Jun 01, 2013 10:16 pm

Serafan, em São Paulo na Florêncio de Abreu, na loja Casa da Bóia.
Lá eu também achei uma folha de cobre bem fina (um pouco mais grossa que a fita adesiva). Ela é bacana para fazer blindagens.
Vou postar uma questão sobre a muiracatiara lá no seu tópico.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Sáb Jun 01, 2013 11:51 pm

Nessa?

http://www.casadaboia.com.br/

Se for, não achei!
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Jun 02, 2013 12:03 am

É essa mesmo, mas não colocaram no site as opções de tarugos e chapas.
Uma dica, tente pesquisar ai no Rio por tarugos de bronze, latão ou metais não ferrosos. Este é um material comercial e comum até. Mas é vendido em lojas de materiais para usinagem, tornearia...
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Jun 02, 2013 12:04 am

Ah, lembrei... latão é relativamente barato.
Bronze é bem mais caro
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Dom Jun 02, 2013 9:23 pm

Serve desse?

Latão Tarugo Redondo, Quadrado, Sextavado E Barra Chata

Barra Chata 1/2 x 3/16 x 1000mm = R$ 43,00
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Jun 02, 2013 9:47 pm

Serve sim.
Eu prefiro 3/16" poque é quase 5mm, mas já vi nuts mais finos de cobre e latão (1/8" + - 3mm).

Com a altura de 1/2" dá para cortar ao meio e fazer dois nuts.
O preço deles não está ruim não e o frete esta bem barato.
Dá para fazer nuts com qualquer formato de latão. No Rickemachado eu usei um pedaço redondo de 7/16", limando até que ele ficasse chato...
O latão é de fácil usinagem. Uma lima simples dá pra fazer de tudo. Acho que ele é mais fácil até do que o osso e, depois de ajustado, pode ser dado um fundo para metais não ferrosos (como o preto fosco vinílico) e pintar sobre ele. No Rick eu o pintei de preto e deixei sem tinta apenas as aberturas das cordas.
Em lojas de ferramentas costuma ter o redondo. Se não for usar muito vale a pena pegar um pedaço pequeno.
Guardei aqui uma torneira velha que tem 43mm na haste de abertura/fechamento. Não jogo material bom fora e um dia será um nut de 3mm.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Jun 16, 2013 11:40 pm

Hoje dei uma adiantada na escala.

Fresa de 1/8". Fiz um rasgo para obter a medida em relação aos cantos da tupia para dimensionar a abertura para 3/16", a largura do nut.
Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+006

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+008

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+009

Usei um pedaço de serra numa passada e ela e mais três folhas de sulfite dobradas para a finalização.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+010

Fiz a impressão das medidas dos trastes com o programa fret calculator. Já o utilizei em dois instrumentos e ficaram OK!
Porém, desta vez fiz a impressão numa impressora a laser e, ao contrário do que imaginei, a precisão foi muito menor do que a jato de tinta que tinha usado até então.
Refiz a impressão com uma jato de tinta na configuração para foto e melhorou bastante, mas não ficou exato: tive que ajustar as medidas com régua e paquímetro.

Estas eu joguei fora...

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+015

Estas ficaram melhores.
Dobrada ao meio e com os cortes eu consigo ajustá-la ao centro da escala.
Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+020

Para ajustar os espaços corretamente deve-se considerar a distância do nut, não somente a distância entre trastes.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+023

Parece muito porque tirei a foto bem de perto, mas na verdade não passou de 1mm.
Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+028

Com escala fixada e com as medias ajustadas eu faço cortes com régua e estilete para guiar a serra.
Comecei a serrar e já fiz a colagem das marcações em. Para tal vou usar cilindros de 6mm de ipê, assim a marcação ficará com bolinhas de madeira, a qual será envernizada com a escala.
Na próxima coloco estas fotos...
Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+031

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+032
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por fgbass Seg Jun 17, 2013 12:56 am

Tu faz isso com tanto primor e empenho que dá gosto de ver!
Agora uma pergunta: Como será feito o raio da escala? De quanto será o raio?

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Jun 17, 2013 8:19 pm

Obrigado Franco.

Eu gosto do desafio, sobretudo com a acuidade com as medidas. Exige grande concentração e se contrapõe à minha profissão, onde faço quinhentas coisas ao mesmo tempo. Desta forma, acaba sendo uma terapia.
Vou usar um bloco de madeira que fiz com raio de 10". Os modelos mais comuns de telecaster usam 9,5" e como não terá muita diferença em 1/2", vou de 10" mesmo. Este bloco eu fiz para fazer a escala do Rickemachado.
Para fazer o bloco eu prendo a tupia sobre uma mesa numa chapa de alumínio dobrada em L, furo e coloco um prego onde a fresa complete a medida necessária. Assim a tupia pode girar para um lado e para o outro sobre a mesa. Ai com um taco de madeira perpendicular à mesa vou passando e subindo o taco preso numa morsa de madeira na lateral da mesa. É necessário colocar uns calços para o bloco de madeira não variar o centro conforme vai subindo, mas na verdade é um procedimento bem simples. No final o taco/bloco fica com abertura perfeita. Colo uma camada de EVA e seguro a lixa com as mãos dando passadas regulares na escala. Há que se ter cuidado nas passadas, pois a lixa retira mais material no início da escala.
No Rick nem precisei fazer a retífica dos trastes, de tão linear que ficou a escala e os trastes foram colocados com perfeição.
Minha guitarra explorer fiz com o raio de 12" característico das Gibsons.
Talvez faça mais um taco de 9,5" para ficar mais fiel ao projeto.
As teles antigas tinham raio de 7,5", mas ai a tocabilidade fica prejudicada para solos mais rápidos...
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por fgbass Seg Jun 17, 2013 8:25 pm

Santa aula de engenharia batman!

Parabens pelo projeto Smile

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Ago 03, 2013 6:30 pm

Bom, fiquei algum tempo sem mexer na guitarra, mas quero terminá-la até setembro.

Ai vai o trampo de hoje:

Broca de madeira para furar em volta do headstock, pois com broca de aço rápido tende a sair do centro e lascar a madeira na saída.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+046

Com a grosa e limas acerto grosseiro.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+051

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+049

Esta é uma ferramenta que fiz para lixar os cantos do corpo, headstock e o que mais vier: um cilindro de aço 1020 com dois parafusos 3/8 rosca fina UNF fixados em lados opostos, eu fiz a rosca com um macho apropriado. Depois colo lixas.
Detalhe, eu não abri a rosca, eu fiz a rosca. Ah e macho apropriado é uma ferramenta de usinagem e não um Zé Ruela. Coloquei este adendo por conta de que na mecânica esta história de roscas e machos é meio comprometedora...

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+054

Quase perdi o braço ao tentar um esquema com a tupia para retirar o excesso, a escala estava justa e tentei usá-la como guia. Voltei para o processo que usei antes, retirando com grosa a sobra e acertando com lixas e limas.
Mais seguro e chega ao mesmo resultado.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+062

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+065
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Dom Ago 04, 2013 10:30 am

Marcação em madeira? Fiz isso no meu Precision também. Tupia é danada para ferrar madeira de braço, só eu perdi uma três peças com essa abençoada, depois disso uso grosa e lixas também, melhor coisa. Outra coisa, achei esse daqui, qual a medida que me serve para fazer o nut? http://www.lojamestre.com.br/lojas/metaltrom/produtos.asp?produto=11&categoria=14&inf=8&a1=latao&a2=tarugo,-barra-chata&nome=tarugo,-barras-chata,-retangular-de-latao-liga-360 Qual das barras devo comprar? E esse 10mm linear (O preço apresentado é por MM (milímetros) linear. Para comprar este produto, após clicar no botão comprar digite na quantidade a medida (quantos MM linear deseja). Medida minima para corte e de 10mm linear, abaixo desta medida (quantidade) o pedido não será aceito.), como é isso? O encaixe do nut está 4mm.
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por gpraxedes Dom Ago 04, 2013 1:07 pm

As trocas de idéia entre serafan e emachdo são bacanas demais, dois caras talentosos, uma das facilidades que um bom fórum proporcionam!

Só projeto legal!

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por fheliojr Dom Ago 04, 2013 4:19 pm

emachado escreveu:...eu fiz a rosca com um macho apropriado. Depois colo lixas.
Detalhe, eu não abri a rosca, eu fiz a rosca. Ah e macho apropriado é uma ferramenta de usinagem e não um Zé Ruela. Coloquei este adendo por conta de que na mecânica esta história de roscas e machos é meio comprometedora...

point point Ri Muito Ri Muito 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Ago 04, 2013 7:16 pm

Serafan

Quando falamos em construção de novos instrumentos, creio que a espessura do nut seja relativa, pois não acredito que a espessura deste provoque maiores alterações do que a que se obtem com diferentes materiais dos quais eles são feitos, fator este mais importante em termos de sonoridade.
Contudo, o colega Fábio Seiji me disse que um head maior proporciona um '"ataque" mais pronunciado/presente. Neste sentido, maior massa no conjunto headstock/nut/tarraxas provoca mais ataque. Inclusive, o Fábio me deu o exemplo do Rickenbacker 4003 que tem um head grande.
Diz-se também que projetos neckthrough têm tendência a um menor ataque inicial das notas. Por isso, fiz minha primeira guitarra (NT) com um head imenso e grosso.
Mas enfim, ainda tenho que construir e regular muito instrumento para concluir algo com maior precisão sobre esta questão do ataque inicial das notas. Mas acho pertinente, pois maior massa proporciona maior inércia nas extremidades das cordas.
Em novos instrumentos pode-se utilizar diversas medidas. O Jazz do Silvano aqui do fórum tem um nut de cobre de +/- 3mm, as Lespa usam 1/4" e também algo próximo de 5mm, aqueles graphtech tem de 1/4"-6,35mm e mais finos.
Me parece que a Fender utiliza nuts mais finos, de 1/8".
Assim, com 1/4" você pode repor para qualquer instrumento, limando até chegar na espessura desejada.
Eu tenho aqui de 3/16". Me manda seu endereço por MP que eu lhe envio um pedaço.
Linear, neste caso seria o comprimento que eles vão te enviar. Eu tenho aqui 3/16" largura x 1" de altura. O comprimento depende do tamanho que se quer utilizar. Com 1" ou 25,4mm dá pra fazer uns 4 nuts num pedaço de 50mm/5cm de comprimento.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Dom Ago 04, 2013 7:28 pm

Evandro essa Tele vai ficar show ein!

Só pra te avisar, já pintei o escudo que você confeccionou.
Essa semana vou tirar uma fotos e colocar aqui no Fórum.
Mais uma vez muito obrigado.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Ago 04, 2013 7:35 pm

Beleza Siodoni.
Novamente, me desculpe pela demora.
Você conseguiu o dourado?
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Ago 04, 2013 7:41 pm

Pessoal, como já havia dito antes, os projetos com braço parafusado são mais difíceis dos que os inteiriços. Normalmente se diz o contrário.
Creio que com os inteiriços o erro causa maior prejuízo, mas que são mais fáceis é fato.
Não tenho ideia de preços, mas parece que os inteiriços são até mais caros. Procede, ou não existe esta relação?
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por gpraxedes Dom Ago 04, 2013 8:24 pm

São mais caros, ao menos os colados, não tenho certeza dos inteiriços.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por malka_aff Dom Ago 04, 2013 9:31 pm

acho que instrumentos inteiriços são mais caros para produção em serie e mais baratos para produção artesanal

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Dom Ago 04, 2013 10:24 pm

emachado escreveu:Serafan

Quando falamos em construção de novos instrumentos, creio que a espessura do nut seja relativa, pois não acredito que a espessura deste provoque maiores alterações do que a que se obtem com diferentes materiais dos quais eles são feitos, fator este mais importante em termos de sonoridade.
Contudo, o colega Fábio Seiji me disse que um head maior proporciona um '"ataque" mais pronunciado/presente. Neste sentido, maior massa no conjunto headstock/nut/tarraxas provoca mais ataque. Inclusive, o Fábio me deu o exemplo do Rickenbacker 4003 que tem um head grande.
Diz-se também que projetos neckthrough têm tendência a um menor ataque inicial das notas. Por isso, fiz minha primeira guitarra (NT) com um head imenso e grosso.
Mas enfim, ainda tenho que construir e regular muito instrumento para concluir algo com maior precisão sobre esta questão do ataque inicial das notas. Mas acho pertinente, pois maior massa proporciona maior inércia nas extremidades das cordas.
Em novos instrumentos pode-se utilizar diversas medidas. O Jazz do Silvano aqui do fórum tem um nut de cobre de +/- 3mm, as Lespa usam 1/4" e também algo próximo de 5mm, aqueles graphtech tem de 1/4"-6,35mm e mais finos.
Me parece que a Fender utiliza nuts mais finos, de 1/8".
Assim, com 1/4" você pode repor para qualquer instrumento, limando até chegar na espessura desejada.
Eu tenho aqui de 3/16". Me manda seu endereço por MP que eu lhe envio um pedaço.
Linear, neste caso seria o comprimento que eles vão te enviar. Eu tenho aqui 3/16" largura x 1" de altura. O comprimento depende do tamanho que se quer utilizar. Com 1" ou 25,4mm dá pra fazer uns 4 nuts num pedaço de 50mm/5cm de comprimento.
Nossa! Que aula! Enviei por MP. Obrigado.
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Sex Ago 09, 2013 10:26 pm

Chegou hoje!

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo IMG_1478_1

Brigadão!!!
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Ago 17, 2013 7:28 pm

Trabalhos com o braço.

Depois de arredondar com a grosa passei às lixas 60 e 80 para desbaste.
Optei pelo shape "D" e este possui mais massa nas laterais. Por isso a marcação acima da linha de colagem da escala, para depois desbastar com cuidado. Assim, tive que trabalhar com a lixa mais aberta até ajustar o shape até esta linha de referência.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+007

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+011

Também usei aquelas lixas amarelas que são compradas por metro linear, mas com cuidado pois são estreitas.

Para o acabamento no tróculo, no headstock e na junção deste com o braço, usei objetos redondos de diferentes diâmetros mais lixas dobradas sobre limas e também a lima mursa redonda.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+015

Ainda sem o shape definitivo, pois o queria com cantos mais retos.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+018

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+013

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+023

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+028

emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por EduardoJb Sáb Ago 17, 2013 8:27 pm

ta ficando show!

EduardoJb
Membro

Mensagens : 295
Localização : itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por RodrigoBR Dom Ago 18, 2013 11:17 am

Maravilha!

Esses tópicos só me dão GAS de um dia fazer meu próprio instrumento.

____________________________
"A minha música é o reflexo da sinceridade."
Heitor Villa-Lobos
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por heverton souza Dom Ago 18, 2013 3:12 pm

Show,só acompanhando e aprendendo...
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Ago 24, 2013 8:08 pm

Hoje adiantei o corpo: lixamento geral e ajuste do shape.
O Freijó é uma madeira bastante bonita. Vou tentar fazer o acabamento com tingidor amarelo e verniz, mantendo estes desenhos paralelos.
A colagem ficou perfeita, nem deu para ver a linha de cola ao centro do corpo, tive que pegar a referência dela nas laterais, pois após o lixamento não se percebe mais a união de duas peças para o corpo.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+006

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+007

Para deixar na espessura de 46mm tive que utilizar a plaina e a lixa de rolo. Nas laterais o motor com um tubo de aço.
Me surpreendi com a dificuldade deste lixamento, o cedro é bem mais fácil de lixar nesta ferramenta. O Freijó, quando de topo, é bem difícil de lixar e aplainar. Contudo, em sua superfície é bem fácil o lixamento e a plaina.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+015

Marcação no braço da posição do tróculo e encaixe no corpo.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+009

Esquema do compasso para poder ter oencaixe em exatos 90 graus.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+013

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+017

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+019

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Imagem+020
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Dom Ago 25, 2013 11:43 am

Evandro essa peça do corpo está com uma figuração muito linda.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Ago 25, 2013 6:34 pm

Está bonita mesmo. Vou tentar um acabamento translúcido: tingidor Sayerlack Aquacolor amarelo direto na madeira e depois verniz ou seladora Nitro finalizando com cêra de Carnaúba.
O desafio será o acabamento em nitro/duco, o qual é chatinho de aplicar (escorrimento e efeito "casca de laranja").
Meu próximo projeto será uma réplica da Flying V Custom (aquela com hardware dourado) e os detalhes de acabamento serão ainda mais complexos, a começar pelo binding que quero fazer de madeira.
O trampo aqui anda meio devagar porque tenho feito alguns pedais. Gostei da brincadeira, já estou no 5º.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Dom Ago 25, 2013 7:12 pm

^Compartilhe esses pedais com a gente.
Não me deixe curioso...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Ago 25, 2013 8:14 pm

Siodoni
Fiz 1º o MiniFuzz do Bertola, 2º SuperFuzz do Bertola, 3º Big Muff Russian (2N5088) e estou confeccionando um trêmulo do site GeneralGadGets.
O 5º é o Dr Boogey do Gaussmarkov, uma simulação de distroção à la Mesa. Gastei 100 Dilmas nos componentes destes doi últimos pedais, o que considero um excelente preço. Comprei no site da Tiggercomp e eles tinham o transistor J201.
Me surpreendi bastante com o MiniFuzz, é ótimo e custou menos de 30 Dilmas.
O BigMuff ficou show de bola e no bass fica semelhante ao timbre do Cliff Burton em Anesthesia pulling Teeth, sustain infinito...
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por afonsodecampos Seg Ago 26, 2013 8:20 am

Bacana Emachado, também não sabia de suas "reinações" com os pedais. Tem um amigo forista que abriu um tópico sobre releitura (design) de pedais e tem apresentado resultados impressionantes, quem sabe ele não cria uma identidade gráfica para seus pedais.

Dá só uma olhada:
https://www.contrabaixobr.com/t27914-pedais-design

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Ago 26, 2013 8:56 pm

Afonso, eu estou acompanhando este tópico sobre pedais também.
Vou tentar gravar alguma coisa aqui com estes pedais que fiz.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Qua Ago 28, 2013 9:37 pm

Ih, também estou para montar o Big Muff! Só esperando as pecinhas da Tayda chegar.
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Qua Ago 28, 2013 9:51 pm

Serafan, uma dificuldade é encontrar caixas metálicas adequadas.
Uma dica: para pedais pequenos (como o Minifuzz) dá certinho uma caixas de alumínio que se usa para tomadas simples, da Tramontina; para pedais maiores eu usei uma caixa quadrada também usada em energia elétrica, mas esta é mais difícil de encontrar com preços adequados.
Na pequena eu paguei 5,5 com a tampa e nas maiores 12 usada.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos