Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

+21
Stormbringer
Cantão
J.Adalberto
André Souza
Psycho Killer
rafammbass
henri carvalho
heverton souza
RodrigoBR
EduardoJb
malka_aff
gpraxedes
fgbass
WALLY
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Rogério Barbosa
fheliojr
afonsodecampos
siodoni
subgrave
emachado
25 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Qua Ago 28, 2013 9:55 pm

Eu serro a abertura lateral e coloco uma chapa com a abertura do jack P4 para fonte.
O nome correto é caixa de derivação.
As grande tem fechada, sem o acoplamento de tubos...
Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Big56102001PDM001B
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Qua Ago 28, 2013 10:02 pm

Beleza. Mas vou pegar as caixas próprias para tal, já vi delas na Multicomercial e na Tayda.
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Set 14, 2013 8:37 pm

Retomando a tele...

Não utilizo gabaritos. Assim, os ajustes são mais trabalhosos e as etapas têm que obedecer uma sequencia, pois há risco de perder boa parte do projeto.
Por isso, terminei o braço para somente agora abrir o encaixe do braço. Só com esta fase terminada poderei abrir as cavidades dos captadores, fazer o escudo e posicionar ponte e control plate.
Para o correto alinhamento, marquei o centro do braço em dois pontos.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+005

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+007

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+009

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+012

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+017
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Dom Set 15, 2013 11:14 am

^Evandro, teria que haver essa sobra de madeira desse lado?
Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem_017
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por malka_aff Dom Set 15, 2013 3:23 pm

acho que sim, por que isso é antes do acabemento, provavelmente essa sobra nao ficará ai pra sempre

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Dom Set 15, 2013 5:53 pm

^Mas ao que parece o braço foi centralizado considerando essa sobra.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Set 15, 2013 10:52 pm

Siodoni, esta sobra eu deixei para usinar somente quando tivesse aberto a cavidade do braço. Não há esta sobra no projeto.
Fiz desta forma por conta do Freijó ser muito quebradiço no sentido dos veios. Assim, diminuo o risco de quebras dos cantos.
Na perpendicular também não está pronto, conforme a primeira foto.
No outro cutway também tem que usinar e também deixei para fazê-lo com a cavidade pronta.
A profundidade também será ajustada, pois tenho ainda que retirar um pouco da espessura do corpo. Vou deixar para depois de abertas as outras cavidades (controles, caps). Ainda bem que fiz assim, pois me descuidei com a proteção de um pano ou eva por baixo e marquei o corpo com alguns riscos...
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por henri carvalho Seg Set 16, 2013 8:54 am

eu dei um trato na minha este fim de semana, eu estou usando um gabarito que comprei pela internet que é uma porcaria.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSC06219_zpse536e5b1
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Qui Set 19, 2013 8:24 pm

Olá. Hoje meu trabalho estava muito problemático.

Resultado: tirei 3 horas, dentre as milhares que tenho, para adiantar a guita.

Finalizei o encaixe do braço e lixamento das laterais.
Quando comecei a posicionar a ponte, mas pensei melhor e decidi já fixar o braço, pois se houvesse uma pequena diferença na hora de fazer a furação e parafusá-lo, acabaria com todos os ajustes da posição da ponte.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+019

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+021

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+022

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+023

Posicionei o neckplate e tomei por referência uma série de fotos que tenho salvado no computador. Sempre vou guardando fotos dos instrumentos que estou fazendo e dos próximos. Elas são fontes preciosas de detalhes.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+024

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+027

Marquei a posição da peça e a circunferência dos furos marcando nestes o centro com uma leve batida de prego. Isto ajuda na hora de posicionar a broca. Neste caso usei aquelas brocas de três pontas para madeira, pois as de aço rápido tendem a oscilar para fora da posição. Como não estava furando com uma furadeira de coluna, ainda havia o risco do furo passante dos parafusos sair desanlinhado. Digo passante por que no corpo não o parafuso de rosca soberba usado na fixação não deve "fazer rosca", pois deixaria o braço sem o máximo contato com o corpo, podendo deixar um pequeno espaço entre braço e corpo.
No caso da peça que tinha em mãos, a medida foi de 5mm no corpo e 4mm no braço.
Para achar a medida exata da furação no braço, onde o parafuso "abre a rosca", e também para não deixar a abertura frouxa demais ou pequena demais (ai o risco é de rachar a madeira e babau trampo), fiz um teste antes num pedaço de pau-marfim, bem no canto...

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+039

Medida da profundidade que a broca de 4mm deveria ter no braço.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+042

Antes de fixá-lo, é melhor rosquear o parafuso antes, fora do lugar, para que a roscas já esteja ok quando fizer a junção com o braço.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+043

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+048

Depois de tanto cuidado valeu a pena, poi o encaixe do braço ficou perfeito.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+049

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+052

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+053

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+054

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+058

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+057

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+061

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+060

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+063

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Imagem+062
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por rafammbass Qui Set 19, 2013 8:30 pm

Ficou demais!
Você não consegue umas fotos melhores?

Abraço!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Qui Set 19, 2013 8:41 pm

Rafam, está nos planos uma m´quina de verdade, eu tiro as fotos com meu netbook...
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por rafammbass Qui Set 19, 2013 8:43 pm

Então nego vai ter que ir até Peruíbe pra vê-a em alta resolução!

Conheço bem a região da praça Flórida, hehe.

A guitarra está linda, espero ouvir sons dela logo!

Abraço!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Qui Set 19, 2013 8:54 pm

Eu morava ao lado desta praça quando fiz minha primeira guita.
Ontem quase comprei uma câmera, mas o dólar impactou preços de eletrônicos e vou esperar um pouco.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Seg Set 23, 2013 7:53 pm

Olha aí mestre, o nut que fiz com aquele "pedacin" de latão que me enviou. Seja sincero, ficou legal?

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 IMG_1626

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 IMG_1629

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 IMG_1630

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 IMG_1631

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 IMG_1633
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Set 23, 2013 8:39 pm

Serafan ficou profissa!!!

O que achou do latão?
Eu prefiro trabalhar com ele do que o de osso.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Set 23, 2013 8:53 pm

Posicionamento dos caps.

Braço na posição do 24º traste.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0827

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0829

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0830

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0833

Comprei um jogo de fresas da Makita, pois as chinesinhas que tenho queimam quando forçamos (como no encaixe do braço). A vídia delas não é lá essas coisas. Paguei 62 Dilmas.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0834

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0835

Para o controlplate pensei em abrir até a profundidade máxima que tenho com minha tupia laminadora e abrir o restante com o formão.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0839

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0837

Mas acabei desistindo e fazendo algo perigoso: prendi a fresa bem na ponta para poder chegar em 35mm de profundidade.
Por isso indiquei a um colega aqui do fórum as tupias de coluna. Contudo, sei que existem fresas paralelas maiores, mais compridas, para o tipo de tupia que uso.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0841

Para os cantos, usei a fresa abaixo. Ela não elimina a necessidade de lixamento, mas poupa um bom tempo. Dá pra lixar com um cabo de vassoura ou algo parecido enrolado em lixa e fica perfeito, mas como tenho a ferramenta...

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0842

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0844
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Set 23, 2013 8:55 pm

Estou em dúvida se faço com escudo ou não.
Vou procurar na internet alguns exemplos sem escudo. Mas não penso em utilizar top.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Seg Set 23, 2013 9:17 pm

emachado escreveu:Serafan ficou profissa!!!

O que achou do latão?
Eu prefiro trabalhar com ele do que o de osso.
Valeu! Muito bom mesmo, pena que minha Dremel não aguentou trampo, fundiu os carvões no suporte! Sorte que tinha uma Mallory aqui jogada para terminar o serviço. Muito obrigado mesmo.
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por henri carvalho Ter Set 24, 2013 8:16 am

Ta ficando super legal, é bom trocar informações.
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por afonsodecampos Ter Set 24, 2013 9:46 am

Essa dupla vai longe! Ficou incrível o trabalho do nut.
claps 
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por heverton souza Ter Set 24, 2013 7:48 pm

Se tivesse um top,cairia bem esse transparente né?
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=591075077596455&set=a.488767247827239.96041.194933770543923&type=1&theater
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por fheliojr Qua Set 25, 2013 4:43 pm

parem de me mostrar telecasters bonitas. grato.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Qui Set 26, 2013 8:25 pm

Fiz a furação e fixação da ponte e controlplate. Parece simples, mas exigiu três medidas diferentes de broca e de profundidade.
Acabei decidindo fazer o escudo mesmo, para que se aproxime da butterscotch.
Tracei da planta para poder ajustar (estas plantas são apenas referências, esta que tenho não é exata).

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0846

Assim, fui ajustando os cortes até se aproximar o máximo.
Após, risquei as bordas da folha de sulfite.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0848

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0849

Parei por aqui. Ainda tenho que ajustar alguns pontos para que fique "paralelo" ao contorno do corpo.
Para fazer a abertura do encaixe do braço será fácil, mas para a abertura do cap ainda tenho que pensar em como fazê-lo, pois o local do cap já foi aberto e a posição deste está definida.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0851

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0853
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Set 28, 2013 9:01 pm

Dei uma adiantada nos escudo. Ainda falta a abertura para a regulagem do tensor.
Ficou bacana e talvez até nem o pinte de preto.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0858

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 O79it66SbGz-aRQnhWuhQfSizI1-U5nldHH7QziuQyU=w702-h527-no

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0856

Para a furação das tarraxas, posicionei na direção das cordas e dividi o comprimento por 5.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0862
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Sáb Set 28, 2013 9:21 pm

Esse escudo é de alumínio? Cara, se sim, eu deixaria ele assim mesmo! Dá uma polida nele e fica show!!
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Set 28, 2013 9:26 pm

Serafan é de alumínio sim.
Você está visualizando as imagens que postei.
Aqui no meu computador elas não estão aparecendo mais.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Sáb Set 28, 2013 9:31 pm

Sim, todas elas.
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Sáb Set 28, 2013 9:35 pm

Diz uma coisa: como é se trabalhar o freijó? Estou com uma peça que vai virar um Jazz Bass ou um Precision de 5 cordas (a tendência é pelo Precision, pois sou muito apaixonado pelo modelo). Assim, como é o comportamento dele na serra, nas fresas, lixas, nunca trabalhei com essa madeira. Outra coisa, será que rola um braço estável com maracatiara? Também tenho uma peça aqui que rola um braço em peça única. O que acha?
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Set 28, 2013 10:02 pm

A muiracatiara é pesada, deve causar neck dive, mas pode ser compensado alterando a posição dos "cutways". Ela racha fácil, exige cuidado, principalmente se for usar parafusos na fixação do braço.
Em termos de timbre penso que ela deve privilegiar frequencias mais altas, mais agudas.
Ela possui frequencia de 174,57 Hz e DL de 0,023 (DL menor, maior sustain...).
O freijó é fácil de trabalhar. Somente no topo é que ele é enjoado, difícil de lixar. Também é bastante quebradiço no sentido dos veios (mesmo a fresa da tupia, se estiver com profundidade exagerada, pode rachá-lo). Ele cola muito bem.
Ainda vou trabalhar com a selagem e ela deve exigir um pouco mais de aplicações.

Na verdade Serafan, os resultados só poderão ser verificados com o instrumento feito. Pode ser uma boa surpresa.
O freijó é mais usado nos Jazz. Diz-se que se assemelha ao Alder.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Sáb Set 28, 2013 10:29 pm

Beleza, vou ver no que dá o braço de maracatiara. Obrigado pela aula.
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Out 12, 2013 8:32 pm

Hoje, por conta de pressa, quase estraguei o braço por mais de uma vez. Mas deu tudo certo.

Tenho duas serras muito parecidas e comecei usando a errada (mais espessa e com dentes mais grossos). Ainda bem que substitui a tempo.
Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0864

O papel com a marcação de 2mm foi usado na minha primeira guitarra e mais uma vez foi a ferramenta para conferir a profundidade dos slots.

Hoje foi o dia do lixamento: esta fase é muito cansativa, pois vários detalhes do shape são definidos aqui (voluta por exemplo). Uma ferramenta bacana para tal é esta borracha para lixas. O canto possibilitou acertos em curvas e na voluta.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0866

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0868

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0869

Acabei desistindo de usar os trastes dunlop 6270 (são médios). Eu queria trastes menores, mas pensando melhor, creio que eles tornariam a escala envernizada mais suscetível a riscos e desgaste. Como tinha aqui o jumbo da Gotoh, acabei por usá-los. Não é um jumbão tipo o 6100 da Dunlop, mas já é mais alto e largo.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0863

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0873

Gosto de deixar as laterais mais curvadas e faço isso manualmente mesmo. O rolo já estava há algum tempo enrolado com o raio de 10 polegadas, mas gosto de curvar mais um pouco as laterais. Pata tal faço um foro na mesa e os curvo.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0874

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0876

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0877

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0878

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0879

Ai veio a segunda cagada do dia: como estava com pressa, achei que retirando no esmeril um pouco do excesso dos trastes iria ganhar tempo e não deixaria esquentar demais a ponto de queimar a escala. Acabou queimando em alguns pontos. Exigiu maior desgaste de lixas para retirar a área queimada.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0881

Para corrigir os locais onde o corte foi um pouco mais profundo do que exigia o traste, usei o pó da escala que tinha guardado. Sempre guardo até o final do projeto um pouco do pó das madeiras usadas para eventuais correções. Não apliquei com cola e creio que só a seladora e verniz por cima serão suficientes para a fixação.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0887

Ferramenta que fiz para o acabamento em 35º das laterais dos trastes. Abri um taco de madeira na serra de mesa com o ângulo desejado. O taco também tem uma curvatura de 10 polegadas aproximadamente.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0886

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0883

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0884
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Psycho Killer Sáb Out 12, 2013 10:25 pm

^
ta ficando fina!

Parabéns Emachado!
Psycho Killer
Psycho Killer
Membro

Mensagens : 356
Localização : Curitiba

http://josma.bandcamp.com

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por afonsodecampos Dom Out 13, 2013 10:36 am

Maravilha!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Dom Out 13, 2013 3:17 pm

Perfeito como sempre.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Out 13, 2013 10:14 pm

Valeu galera.

Dei uma pesquisada sobre a aplicação de seladora e verniz base nitro e indicam que haja um bom intervalo de tempo entre as aplicações. Assim, devo demorar um pouco mais para terminá-la. Já percebi que este hobby exige muita paciência e todas as vezes que fiz algo com pressa, deu errado e quase perdi o trabalho de meses.
Amanhã devo terminar o lixamento do corpo e um pouquinho do braço. Esta etapa é delicadíssima, aqui são definidos detalhes de forma e principalmente do acabamento.
Para poder finalizar, gosto de novamente testar a altura e alinhamento da ponte, pois depois de iniciado o acabamento, qualquer ajuste já fica muito mais difícil.
Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0893

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0894

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0895

Não tenho muita experiência para avaliar a qualidade de construção de instrumentos, mas um erro me salta aos olhos em instrumentos mal feitos: a falta de alinhamento entre as cordas e os pólos do captador.

Último teste deste alinhamento com tudo ok.
É claro que trabalhei neste alinhamento muito antes, desde a abertura do encaixe do braço.
A sequência que cada fase do trabalho com instrumentos exige é um dos fatores que mais me preocupa. Por isso faço questão de indicar aos amigos "hobbystas" adquirir todo o hardware antes de definir detalhes. Plantas da internet não são confiáveis.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0896

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0897

Com a régua perpendicular ao plano do corpo testei a altura máxima e mínima possível das cordas que esta ponte oferece. Tudo ok.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por henri carvalho Seg Out 14, 2013 9:04 am

O que voce falou é uma grande verdade é só a gente quer dar uma adiantada que sai cagada.
Ela ta ficando lindona, esta madeira vai ficar lindona com a seladora, não tem problemas aplicar a seladora em curto espaço entre as demãos so espere de um dia para o outro para ter secagem total.
Uma coisa que eu acho legal é tingir a madeira com anilina, eu gosto desta. Eu sempre testo em um pedaço de madeira antes para evitar a tal da cagada.

http://www.arcolor.com.br/arcolor/dadostecnicos/cla.htm
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Out 14, 2013 6:19 pm

Olá Henri.
Vou tingir com o tingidor Acquacolor da Sayerlack para tentar me aproximar da butterscotch.
Devo fazê-lo mais tarde, ai posto as fotos.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Out 14, 2013 8:45 pm

Vou deixar o tingimento para amanhã, hoje o trabalho aqui foi pauleira: lixamento.

Fiquei impressionado com os resultados que obtive com a lixa Norton modelo Audalox: ela não retém poeira na lixa. Recomendo. Deixei a superfície totalmente lisa, mesmo utilizando até a grana 400. Por não reter material, ela é mais eficiente no lixamento. Esta 1200 que aparece na foto a seguir vou usá-la nas fases de verniz.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0899

Os resultados:

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0900

Não tomei nenhuma providência com a rachadura que aparece na foto a seguir. Creio que não vá ampliar.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0901

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0902

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0903

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0904
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por henri carvalho Seg Out 14, 2013 9:26 pm

caramba ta lindona, vou procurar esta lixa

mais antes de colocar pigmento testa em um pedaço madeira  ( o seguro morreu de velho) e usa luva estas tintas penetram na pele e leva uns dois dias para sair
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Out 14, 2013 11:19 pm

Eu fiz o teste com diferentes níveis de diluição. Só uma aplicação de seladora por cima.
A que mais se aproximou foi de 1 x 6 de água.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por André Souza Seg Out 14, 2013 11:49 pm

Sucesso!!!

Vai ficar muito boa. Parabéns pelo cuidado.
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Ter Out 15, 2013 6:49 pm

Hoje fiz o tingimento para aplicar seladora e verniz só no final de semana.
Nas especificações do tingidor indica ficar uma semana para poder tocar a superfície.

Confecção da boneca:

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0908

Utilizei a diluição de 1 x 4 parte de água. Este material rende demais e usei só um pouco do que misturei. Guardei a sobra.

Com uma demão de aplicação.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0911

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0914

Já com duas...

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0920

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0922

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0927
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por henri carvalho Qua Out 16, 2013 7:46 am

ficou legal deu outra cara para a madeira
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Sáb Out 19, 2013 6:54 pm

Finalmente comecei o fase final de acabamento. Hoje apliquei com boneca a primeira camada de seladora.
Já deu pra perceber que o freijó é mais chatinho pra selar.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0007

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0008

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0009

O freijó não é uma madeira muito clara. Por isso, a cor final ficará mais próxima do laranja do que do Butterscotch. Mas vai ficar legal.
Deveria ter optado por um tingidor que pudesse ser adicionado ao verniz. Não queria também que a pintura fosse sólida, mas ai seria mais fácil ainda de obter a cor mais próxima.

Uma fase importante é o isolamento dos trastes. Vi relatos na internet de colegas que aplicam o verniz sobre os trastes sem proteção e depois o tiram raspando. Preferi usar o mesmo esquema do Rickemachado, o qual ficou perfeito, e não arriscar.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0010

Amanhã farei a aplicação com pistola.
Estou planejando mais duas demãos de seladora no corpo (total de 3) e duas no braço.
No braço apliquei com cotonete um pouco de seladora apenas nas bordas dos trastes e dos marcadores. Como a escala é difícil para lixar, não vou usar a boneca, apenas a pistola e lixamento "de leve".
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Dom Out 27, 2013 5:30 pm

Que trampo este da seladora e do verniz: estou com quatro de seladora e quatro de verniz.

Desisti da pistola, vou finalizar na boneca pra ver se fica mais a contento.
Diferentemente do PU que usei no Rickemachado, o nitro é chato pra caramba pra aplicar: o limite de pressão mínima e máxima é muito tênue, não consegui evitar o efeito casca de laranja.
Vou tentar com a boneca, se não der certo, volto para a aplicação na pistola.
Aqui em Peruíbe está chovendo muito e nestes dias nem pensar em trabalhar com a pistola.
O braço já está ok.
Mas já está bacana:

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0021

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0032

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0034
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Out 28, 2013 7:41 pm

Hoje apliquei a última demão de verniz nitro.
Comprei algodão de polimento na loja de ferragens para fazer a boneca.
Ficou legal na 1ª com boneca, mas quis ainda mais uma mão para deixar completamente liso.
Descobri que o que estava errado, além da minha aplicação com pistola ser péssima, era o lixamento que não dei a devida atenção (pressa).
Com lixamentos mais detalhados com lixa 1200 ficou show. Contudo, esta lixa já é de polimento, antes das demãos eu passei a 400.
A desvantagem da boneca é que ficam alguns locais irregulares, com ressaltos bem pequenos. Vou tirá-los na lixa 1200 e 2000 em tudo e depois proceder ao polimento com massa nº2.
Polindo só com pano seco já ficava lindo, mas sou exagerado...
Vou tentar segurar a ansiedade para proceder ao acabamento somente daqui alguns dias. Queria terminar no final de semana, mas terei que levar minha filha num show excelente: Justin Bieber (argh!!!). Isso que é prova de amor...
Bom, vamos às fotos:

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0036

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0037

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0038

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0040

To numa GAS de um violão com cordas de nailon, um modelo "crássico". Tenho olhado todo dia o Mercado Livre, mas tá caro demais.
Vou acabar fazendo como com minha primeira construção: fazer um eu mesmo. Andei vendo preços de madeiras para violão, mas devo pegar somente o tampo, pois tenho aqui mogno, roxinho, cedro, ipê, freijó e imbuia. Devo utilizar esta última para as laterais e fundo.
Ou vou partir para uma guita semi-acústica.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por henri carvalho Qui Out 31, 2013 8:53 am

ta ficando lindona, quero ver ela montada com aquele escudo de aluminio
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Qui Out 31, 2013 2:58 pm

Henri eu pintei o escudo de preto fosco e depois passei verniz poliéster.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por emachado Seg Nov 04, 2013 11:44 pm

Depois de um sábado de sacrifícios na fila do J. Bieber com minha filha, achei forças no domingo para adiantar a guita. O muleque faz play back e suas músicas são relativamente pobres, mas que o carinha dança para caramba é fato.

Hoje, finalmente, terminei a guitarra. Como  sempre o acabamento é a fase mais demorada.
Não foi necessário a politriz. Testei um acessório para furadeira, mas acabou ficando a contento com algodão de polimento veendido em loja de ferragens e massa de polir nº2.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0040

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0044

Novamente deu certo isolar os trastes ao invés de descascar a pintura que ficaria por cima deles. Mas foi necessário um cuidado especial para retirar a fita adesiva: marcar com estilete para não trincar o verniz (nitro é chato pra caramba, mas terei um instrumento "vintage" em menos tempo...)

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0045

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0046

Confecção do nut: trabalhão.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0047

Blindagem: dobrei os cantos e cortei para ajustar às cavidades. Depois, com moldes do fundo, fiz a parte do fundo um pouco maior para dobrar os cantos e fazer uma "panela".
Estou usando uma folha de cobre que comprei na Casa da Boia da rua Florêncio. Ela não é adesiva, precisei colar alguns pontos com superbonder. Para garantir o contato, soldei alguns dos pontos de contato entre folhas, mas poderia ter deixado sem.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0050

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0051

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0053

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0055

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0056

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0057

Blindei tudo, inclusive a cavidade do jack e os canais por onde passam os fios. Não ficou nenhum chiado.

Parte elétrica
A chave que utilizei é made in China e seu padrão é diferente da Fender. Com o multímetro achei a combinação correta.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0057

Usei o esquema da tele 66:

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0058

Bom galera, ainda falta regular e fazer alguns ajustes, mas o resultado ficou excelente. Gostei da pegada do shape do braço em "D".
A afinação ficou perfeita.
Vou tocar mais um pouco.

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0059

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0061

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0062

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0063

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0064

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 DSCF0065


Depois vou tirar fotos melhores e gravar alguma coisa.
Uma dúvida: gravar o áudio com o Boss Microbr fica com melhor qualidade do que com uma câmera fotográfica?
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por siodoni Ter Nov 05, 2013 7:07 pm

Ae ta pronta!!!
Quando fica pronta a minha?

Parabens por mais um excelente projeto.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo - Página 2 Empty Re: Construção guitarra telecaster, meu 1º projeto bolt on. Finalizado e com vídeo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos