Orientação - Estilo Musical

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Orientação - Estilo Musical

Mensagem por carlosdantasf em Ter Jun 04, 2013 9:22 pm

Ola pessoal. Sou baixista novato, E antes de partir para qualquer instrumento eu tenho em mente algumas duvidas que espero que possam ser esclarecidas:

Inicialmente Pretendo adotar um estilo mais classico, começando com MPB, POP, Samba, e posteriormente migrando para um mundo mais eclético, chegando ao Rock e Grunge.

A pergunta é: Com quantas cordas devo começar?
Qual as especifiações que eu posso levar em conta?
Existe um Baixo para cada "estilo", ou isso é mito?

Sei que seria muito mais facil se seu escolhesse focar inicialmente em um só SOM. Mais pretendo aprender um pouco de tudo. Pois Gosto de vários tipos de musica.

Abraços!

carlosdantasf
Membro

Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por CG em Ter Jun 04, 2013 10:15 pm

Vão rodar, escrever inúmeros posts aqui, surgirão várias opiniões, mas o resumo da ópera é o seguinte:
carlosdantasf escreveu:
A pergunta é: Com quantas cordas devo começar?
Indiferente, comece com a quantidade de cordas que você se sinta confortável tocando, aí na sua região o pessoal prefere 5 ou 6 cordas, aqui na minha é mais comum 4 cordas

carlosdantasf escreveu:
Qual as especifiações que eu posso levar em conta?
Não entendi, é o baixo? se for o baixo recomendo que você vá a loja com a grana que tiver, teste tudo que puder dentro desse valor e fique com o que mais gostar.

carlosdantasf escreveu:
Existe um Baixo para cada "estilo", ou isso é mito?
Isso é lenda, e lenda das bravas, quem toca o baixo é você, um baixo não se recusará a tocar um estilo. Todo baixo tira todo tipo de som.

No mais procure um bom professor para que ele te oriente corretamente no seus passos musicais.

CG
Moderador

Mensagem por rafael.buzzi.andrade em Qua Jun 05, 2013 12:12 am

Eu diria pra, antes de comprar um baixo, fazer uma aulas e (de preferecia) levar o professor junto quando for escolher.

rafael.buzzi.andrade
Membro

Localização : Joinville, SC - Brasil, Terra... no cantinho mais brega do universo

Mensagem por Zubrycky em Qua Jun 05, 2013 2:10 am

Zubrycky
Membro

http://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por fheliojr em Qua Jun 05, 2013 1:25 pm

carlosdantasf escreveu:...Sei que seria muito mais facil se seu escolhesse focar inicialmente em um só SOM. Mais pretendo aprender um pouco de tudo. Pois Gosto de vários tipos de musica...

estude td, mesmo. com o tempo, vc se direcionara, inconscientemente, p/ alguns caminhos.

fheliojr
Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta em Qua Jun 05, 2013 4:18 pm

Se puder também adquira o livro "Contrabaixo Para Leigos". É um ótimo livro para quem já toca ou quer iniciar no mundo dos graves.

pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Ixra em Qui Jun 06, 2013 7:55 am

carlosdantasf escreveu: ... um estilo mais classico, começando com MPB, POP, Samba, e posteriormente migrando para um mundo mais eclético, chegando ao Rock e Grunge.

scratch

Carlos, vc está sendo eclético desde o início - o que acho ótimo, aliás.
Clássico é um rótulo dado a qualquer coisa que 'o tempo' tenha consagrado, canonizado, dentro da respectiva área do conhecimento.
Em música, "Clássico" é ainda uma 'vertente' (escola, se quiser chamar assim) da música erudita.
Não sei se tem sentido dizer que MPB, POP e Samba faz um estilo clássico...

Mas você pretende começar sozinho? com uma (ou várias bandas)?
Pois acho que, invariavelmente, sua primeira banda vai adotar 1 (um) estilo, digamos, mais recorrente.

Sugiro você acompanhar a banda - pra desenvolver a parte prática, motora e de grupo - independente do estilo, desde que você goste.
Paralelo a isso, continue ouvindo e tocando em casa tudo o que gosta.

Sobre comprar um baixo, tem várias sugestões no fórum.
Como disse o CG, não tem baixo específico pra estilo nenhum, mas existem aqueles que a galera considera mais "versáteis".
Pra encurtar seu caminho, nos testes procure e veja se você gosta do Yamaha BB424, do Cort GB74 ou do SX SJB75 (valor destes: entre 800 e 1.700).
E da uma olhada no link postado pelo Zubrycky.

Boa sorte. E bem-vindo, Carlos.

Última edição por Ixra em Qui Jun 06, 2013 7:59 am, editado 1 vez(es) (Razão : digitação.)

Ixra
Membro

http://www.euphuria.com.br

Mensagem por carlosdantasf em Qui Jun 06, 2013 1:10 pm

Obrigado pessoal! Me desculpe pela falta de colocação no termo "classico"

A minha intenção era dizer que pretendo tocar um pouco de tudo, estudar os ritmos e futuramente seguir uma vertente que me agrade mais. Nao pretendo tocar em bandas. Inicialmente meu foco vai ser estudar as etapas do baixo, e quem sabe alguns ensaios de garagem com uns amigos.

Ixra escreveu: Pra encurtar seu caminho, nos testes procure e veja se você gosta do Yamaha BB424, do Cort GB74 ou do SX SJB75 (valor destes: entre 800 e 1.700).

Em relação ao baixo a escolher, Ja testei o SX SJB75 (Muito bem falado e solicitado para iniciantes) e apesar de ter um som limpo, percebi q o mesmo nao se encaixou comigo, achei ele bem pesado e nao se ajustou com a minha postura.

Por outro lado, vi um Yamaha RX170, em um preço acessivel para mim (R$ 700,00). Ele e mais leve e confortavel. Será que vale a pena? É tão bom quanto o SX SJB75?

carlosdantasf
Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta em Qui Jun 06, 2013 2:37 pm

Teste todos os baixos que puder e compre aquele que te agradar e estiver dentro do seu orçamento Very Happy

pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:23 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: