Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

clareamento de madeira?

+8
fheliojr
Mauricio Luiz Bertola
Colono
GeTorres
allexcosta
CG
LucianoCoto
LENTO
12 participantes

Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty clareamento de madeira?

Mensagem por LENTO Qua Jun 05, 2013 11:02 pm

E ae galera,blz?

é o seguinte,nao gosto do tom da madeira do meu sx, natural meio escuro. tem algum processo que de pra clarear a madeira,nao me interesso por verniz tb. queria que ficasse algo parecido com isso do link.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-480046975-fender-jazz-bass-american-deluxe-5-cordas-novo-sem-uso-_JM
LENTO
LENTO
Membro

Mensagens : 521
Localização : Taguatinga-DF

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por LucianoCoto Qui Jun 06, 2013 1:10 am

Marceneiros usam algumas técnicas e produtos para clareamento de madeira.

Mas não sei se poderiam ser aplicadas a instrumentos, pois a maioria
(senão todas) agridem bastante a madeira...

Se o processo fosse o inverso, teriam várias maneiras de fazer.

Edit: Se não me engano, já devo ter lido algo sobre o assunto aqui no forum...
LucianoCoto
LucianoCoto
Membro

Mensagens : 256
Localização : Matao/SP

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por CG Qui Jun 06, 2013 2:15 am

O Verniz dos SX costumam amarelar com o tempo, tirar o verniz e aplicar outro pode ser uma solução, se não resolver só um corpo novo de madeira mais clara.

Traduzindo - Mexenissonão!!!!

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por allexcosta Qui Jun 06, 2013 8:03 am

Lixa e braço. Use um taco de lixar para não ficar irregular.
Lixando umas 8 horas por dia você deve terminar em umas 2 semanas. Laughing

Ou use removedor de verniz.

Ou use pistola de ar quente e um "scrapper".

Depois de removido, progrida até uma lixa 1000 e mantenha com cera de carnaúba ou cera Warwick.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Qui Jun 06, 2013 8:35 am

"Scrapper"?

Seria isso uma espátula?

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por allexcosta Qui Jun 06, 2013 8:42 am

^ Isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Colono Sáb Mar 08, 2014 10:45 pm

aproveitando o tópico:
o meu objetivo é apenas clarear a madeira, que parece ser encerada, ou selada, não sei. Com o tempo foi escurecendo e o mogno que era claro e fulgurante está agora com cor de cocô de cachorro...

existe algum verniz que não escureça a madeira? ou um selador seria o suficiente já que não tem tinta/verniz? existe selador, cera ou verniz  que não escureça?

o baixo é um Tagima Millenium Top http://www.tagima.com.br/img/produtos/baixo/Tagima-Special-MILLENIUM-4-TOP-NA-M.jpg


Noto que em outros baixos quando acabamento em verniz é BRILHOSO a madeira fica mais escura e quando é acabamento em verniz FOSCO a madeira fica mais clara, mas esse baixo parece nem ter verniz...

então estou na luta para lixar e dar o acabamento com alguma coisa, pistola, spray, pincel, enfim, o que seja adequado para este instrumento
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Dom Mar 09, 2014 1:07 pm

Desconfio que vc vai ter que lixar o baixo até chegar na madeira e aplica verniz PU, sem seladora.

Até onde eu sei, a seladora vai escurecer a madeira, já o verniz PU é o que menos altera a cor da madeira.

Vamos esperar por quem tem mais conhecimento que eu para confirmar se eu falei ou não bobagem!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 09, 2014 1:20 pm

Colono escreveu:aproveitando o tópico:
o meu objetivo é apenas clarear a madeira, que parece ser encerada, ou selada, não sei. Com o tempo foi escurecendo e o mogno que era claro e fulgurante está agora com cor de cocô de cachorro...

existe algum verniz que não escureça a madeira? ou um selador seria o suficiente já que não tem tinta/verniz? existe selador, cera ou verniz  que não escureça?

o baixo é um Tagima Millenium Top http://www.tagima.com.br/img/produtos/baixo/Tagima-Special-MILLENIUM-4-TOP-NA-M.jpg


Noto que em outros baixos quando acabamento em verniz é BRILHOSO a madeira fica mais escura e quando é acabamento em verniz FOSCO a madeira fica mais clara, mas esse baixo parece nem ter verniz...

então estou na luta para lixar e dar o acabamento com alguma coisa, pistola, spray, pincel, enfim, o que seja adequado para este instrumento

Isso é um processo natural de envelhecimento do acabamento (e da madeira também) e não há como detê-lo (o seu é selado e encerado). Lixar e refazer o acabamento desse mesmo tipo vai apenas retardar o processo.
Todos os vernizes mudam (escurecem) a côr da madeira. O que menos faz isso é o PU (poliuretano bi-componente).
Para aplicá-lo vc terá que lixar tudo e aplicá-lo à pistola depois polir. Não é um processo fácil e há que saber como fazê-lo com exatidão.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por allexcosta Dom Mar 09, 2014 1:27 pm

Acho que poliester bem aplicado seria uma possibilidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Dom Mar 09, 2014 1:38 pm

Mandar o baixo para a Music Kolor então é uma opção a ser pensada seriamente.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por fheliojr Dom Mar 09, 2014 4:28 pm

^ isto seria meio caro.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Dom Mar 09, 2014 4:53 pm

Depende o que você considera como caro...

Se o caboclo tiver todo o ferramental e souber fazer o serviço, faça em casa e gaste menos de R$100,00

Se não tiver o ferramental, mandar na 'funilaria da esquina' não é uma opção...

Seria o caso de consultar alguém perto dele quem poderia fazer o serviço (luthieres de preferencia) não havendo essa possibilidade, a music kolor tem um preço um pouco acima da média, mas o resultado final deles é sempre acima da média também.

Eu faço pinturas em casa, para pintar uma guitarra eu cobro R$200,00 cor metálica com verniz PU. Entretanto, eu não tenho o know how e nem o ferramental que a MK tem. Eu acredito que atualmente eles cobram entre 300 e 400 por uma pintura.

Veja:
clareamento de madeira? Dito1

clareamento de madeira? Dito2

clareamento de madeira? Dito3

O último que pintei, um Golden BR 90 que ainda falta lixar, dar outra demão de verniz, polie e montar.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Colono Dom Mar 09, 2014 5:47 pm

Muito obrigado pessoal!!  A Music Kolor é profi$$ional demais pra minhas finanças!! rsrs antes de postar aqui eu já havia conversado sobre essa questão, digamos, de desembolso com eles. Eles são muito bons, mas não pro meu bolso, por isso talvez eu tente o faça você mesmo, já que o luthier mais próximo vive a mais de 700km de onde estou nesse exato momento.

quer dizer que se eu lixar o corpo não preciso aplicar selador nem cera e sim ir direto no poliuretano com pistola? Se usa catalisador ou algo assim? Daria pra usar aqueles verniz baratos em spray?
teria como lixar e usar cera apenas? ou ficaria tosco?

pra lixar o ideal seria fazer um taco de madeira pra deixar a lixa reta, ok? e os contornos do corpo seria a mão mesmo.. certo?
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Seg Mar 10, 2014 1:00 pm

Melhor não fazer com spray, normalmente os vernizes em spray são de acabamento ruim. Já apliquei verniz em spray que descascou sozinho

Eu entendo que você pode passar verniz direto, a seladora escurece a madeira, vai gastar mais verniz, mas não vejo problemas nisso.

O veniz PU é bi componente e precisa do catalizador para secar.

Lixar, até tirar a cera do corpo, devagar, pois se lixar muito rápido ou com força o atrito gera calor, que pode levar a cera cada vez mais prá dentro da madeira.

O taco de lixar, você compra feito em casa de tintas, mas olhe a planicidade dele antes de levar, a maioria tem as bordas desalinhadas, é questão de escolher o certo.

No mais, use sem moderação o bem senso!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por fheliojr Seg Mar 10, 2014 4:30 pm

GeTorres escreveu:Depende o que você considera como caro...

me desculpe por ter sido pouco claro, G.
considero isto caro, em uma relação de custo-benefício com o tagima do Cardozo, mas com o preço compatível com serviços como o da musikcolor.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por gmv bass Seg Mar 10, 2014 4:32 pm

GeTorres
Ficou muito boa sua pintura
Qual o procedimento usado?
Esse procedimento abaixo confere?
Seladora - 3 demãos lixa entre as demãos
Fundo- duas demãos e lixa pra superfície ficar lisa
Tinta-(laca nitro) 3 demãos lixa entre as demaos
Massa para polir n 2
Cera para lustrar
gmv bass
gmv bass
Membro

Mensagens : 250
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por NeyBass Seg Mar 10, 2014 5:25 pm

allexcosta escreveu:Lixa e braço. Use um taco de lixar para não ficar irregular.
Lixando umas 8 horas por dia você deve terminar em umas 2 semanas.  Laughing

Ou use removedor de verniz.

Ou use pistola de ar quente e um "scrapper".

Depois de removido, progrida até uma lixa 1000 e mantenha com cera de carnaúba ou cera Warwick.

Allex, peguei meu baixo DeOliveira de volta, depois de tê-lo vendido para um amigo. Ele tem acabamento com verniz fosco e tenho percebido que ele está bem mais escuro do que era quando novo. Ele tem Gonçalo Alves no top e marfim no braço, a parte do top está bem escura (marron escuro) o marfim também está mais escuro, queria deixa-lo claro novamente.

Semana passada passei uma lixa 600 nele bem de leve, tirou o brilho causado pelo uso, mas continua escuro. O que eu poderia fazer?...será que se passar lixa novamente não corre risco de retirar o verniz?
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Ter Mar 11, 2014 8:16 am

fheliojr escreveu:
GeTorres escreveu:Depende o que você considera como caro...

me desculpe por ter sido pouco claro, G.
considero isto caro, em uma relação de custo-benefício com o tagima do Cardozo, mas com o preço compatível com serviços como o da musikcolor.

Compreendi, mas eu sou meio pancada e em muitos casos eu considero além do custo x benefício, o valor sentimental. Eu tenho um Golden que minha mãe me deu quando eu passei no vestibular, ela não está mais aqui entre nós. A minha esposa por falta de conhecimento abria a cortina da janela da minha sala de estudos todos os dias pela manhã para arejar o comodo e com isso os raios solares incidiam diretamente no corpo dele.

Na frente está um azul puxado para o verde e atrás o azul metálico original. Apesar do preço que a MK cobra e de eu saber fazer o serviço, pretendo mandar ele para a MK no meio do ano para que o repintem na cor original.

Loucura? Pode ser sim! Eu, por incrível que pareça, tenho receio de estragar o baixo ou o serviço fique ruim. Tudo em face do valor sentimental que o objeto tem. Por outro lado, tenho outros baixos que pretendo pintá-los e sei que vou fazer isso na tranquilidade.

Pelo que li, o Cardozo não tem este problema..
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Ter Mar 11, 2014 8:25 am

gmv bass escreveu:GeTorres
Ficou muito boa sua pintura
Qual o procedimento usado?
Esse procedimento abaixo confere?
Seladora - 3 demãos lixa entre as demãos
Fundo- duas demãos e lixa pra superfície ficar lisa
Tinta-(laca nitro) 3 demãos lixa entre as demaos
Massa para polir n 2
Cera  para lustrar

Eu fiz da seguinte forma:

Seladora: 4 demãos da seguinte forma

Seladora diluída 1/2 a 1/2 uma aplicação geral sempre no sentido vertical, 5 / 10 minutos de espera, uma aplicação geral no sentido horizontal (demãos cruzada) espera o tempo de secagem completa da seladora quebra com lixa fina (320 + ou -) e repete.

Fundo: uma demão, pintar na vertical com intervalo de 5 / 10 minutos
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Ter Mar 11, 2014 8:46 am

gmv bass escreveu:GeTorres
Ficou muito boa sua pintura
Qual o procedimento usado?
Esse procedimento abaixo confere?
Seladora - 3 demãos lixa entre as demãos
Fundo- duas demãos e lixa pra superfície ficar lisa
Tinta-(laca nitro) 3 demãos lixa entre as demaos
Massa para polir n 2
Cera  para lustrar

Fiz da seguinte forma:

Seladora 4 demãos diluída meio a meio aplicada da seguinte forma:
'Pintar geral' uma vez sempre no sentido vertical - 5 / 10 minutos de espera (sem lixar) 'pintar geral' uma vez sempre no sentido horizontal = 1 demão completa. Após o tempo total de secagem lixe com 320 de leve e repita + 3 vezes

Fundo: 2 demãos diluído conforme indica a lata dele, uma demão completa é 'pintar geral' uma vez na vertical, 5 / 10 m para secar e 'pintar geral' uma vez na horizontal deixar secar completamente e lixe com 280 ou 320. Repita a operação.

Tinta: Cada uma tem a sua particularidade e indico que siga o que está na lata do fabricante, eu prefiro usar P.U. ou poliéster, que tem um modo de aplicação diferente das lacas nitrocelulose

Uma dica que eu acredito ser boa, é que a cada passada do revolver você 'ande' para o lado a distância equivalente a 50% do tamanho do leque do revolver, isso dá uma boa cobertura e ajuda evitar que escorra a tinta.

Polir: massa 2 / massa 1 / cera tipo grand prix

Terminou? É só alegria
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por allexcosta Ter Mar 11, 2014 8:56 am

NeyBass escreveu:Allex, peguei meu baixo DeOliveira de volta, depois de tê-lo vendido para um amigo. Ele tem acabamento com verniz fosco e tenho percebido que ele está bem mais escuro do que era quando novo. Ele tem Gonçalo Alves no top e marfim no braço, a parte do top está bem escura (marron escuro) o marfim também está mais escuro, queria deixa-lo claro novamente.

Semana passada passei uma lixa 600 nele bem de leve, tirou o brilho causado pelo uso, mas continua escuro. O que eu poderia fazer?...será que se passar lixa novamente não corre risco de retirar o verniz?

Pra clarear tem que tirar tudo mesmo, acabamento e uma leve camada de madeira. Depois refazer o acabamento. Só que com o tempo a cor muda de novo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por NeyBass Ter Mar 11, 2014 9:08 am

^ blz, Allex, vou deixar pra dar uma reforma geral quando for a Natal, provavelmente esse ano ainda. Essa pra mim é uma das vantagens do baixo de luthier, vc poderá sempre ter um baixo novo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por allexcosta Ter Mar 11, 2014 9:13 am

NeyBass escreveu:Essa pra mim é uma das vantagens do baixo de luthier, vc poderá sempre ter um baixo novo.

Como é isso?  scratch 
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por NeyBass Ter Mar 11, 2014 11:11 am

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Essa pra mim é uma das vantagens do baixo de luthier, vc poderá sempre ter um baixo novo.

Como é isso?  scratch 

Vc usa bastante o baixo, aí quando ele tiver bem marcado, vc leva ao luthier que o fabricou e pede pra fazer uma reforma geral nele e pega-o como novo outra vez.

Diferente de um baixo de série, ex: um MM, só doido levaria um baixo desses pra refazer pintura e tal. (Se bem que o MM e fender quanto mais velho é mais bonito pro meu gosto, só usei como exemplo).

tendeu????
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por allexcosta Ter Mar 11, 2014 11:15 am

NeyBass escreveu:tendeu????

Não...

Todo baixo é reformável e toda reforma tem custo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por NeyBass Ter Mar 11, 2014 11:25 am

^ com certeza, todo bem é reformável, mas por exemplo, vc mandaria reformar um lakland por exemplo, mandaria pintar novamente?
Pegaria um MM e falaria pro luthier, retira esse verniz e enverniza tudo novamente, não estou gostando desses caps hambucker, quero que vc tape esses buracos e faça buracos para JJ.

Eu não faria nem sob penitência.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por allexcosta Ter Mar 11, 2014 11:31 am

^ Se eu ficasse na pilha de ter um baixo sempre novo, sim.

E a comparação que você está fazendo é mais entre "baixo medalhão" e "baixo normal", ao invés de "baixo de luthier" e "baixo de série".

Você teria algum pudor em reformar um SX? E se a reforma de um Stingray fosse feita pela própria MusicMan?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por NeyBass Ter Mar 11, 2014 11:38 am

^ hehe...blz, vamos usar esse termo, baixo de luthier e baixo de série.

IMHO - Baixo de luthier - reformo, reconfiguro ao meu gosto.
- Baixo de série - restauro, mantendo-o o mais original possível.

Eu não reformaria um SX, mandaria restaurar mantendo-o o mais original possível...Um Stingray seria impossível conseguir reformá-lo na MusicMan, já descartaria essa possiblidade.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por fheliojr Ter Mar 11, 2014 5:06 pm

GeTorres escreveu: Compreendi, mas eu sou meio pancada e em muitos casos eu considero além do custo x benefício, o valor sentimental.  Eu tenho um Golden que minha mãe me deu quando eu passei no vestibular, ela não está mais aqui entre nós. A minha esposa por falta de conhecimento abria a cortina da janela da minha sala de estudos todos os dias pela manhã para arejar o comodo e com isso os raios solares incidiam diretamente no corpo dele.

Na frente está um azul puxado para o verde e atrás o azul metálico original. Apesar do preço que a MK cobra e de eu saber fazer o serviço, pretendo mandar ele para a MK no meio do ano para que o repintem na cor original.

Loucura? Pode ser sim! Eu, por incrível que pareça, tenho receio de estragar o baixo ou o serviço fique ruim. Tudo em face do valor sentimental que o objeto tem. Por outro lado, tenho outros baixos que pretendo pintá-los e sei que vou fazer isso na tranquilidade.

Pelo que li, o Cardozo não tem este problema..

concordo. qnd há uma relação afetiva com um instrumento, não se deve aplicar parâmetros de custo-benefício.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Colono Qua Mar 12, 2014 9:04 am

^
|
|
verdade! Getorres, e se eu apenas lixá-lo até a madeira e simplesmente encerá-lo depois? não ficaria mais fácil? escureceria rapidamente? não é uma boa ideia? rsrsrs
se sim, que cera seria melhor?
Muito obrigado!!
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Qua Mar 12, 2014 10:29 am

/\ Eu entendo que sim Colono, é mais fácil e mais rápido. Quanto ao tempo que vai leva para escurecer, isso eu não sei te responder.

Uma cera que sempre é indicada para este tipo de serviço é a poliflor incolor. cera de chão, encontrada em quase qualquer mercado. Ela é cera de carnaúba.

Sempre que algum instrumento precisa ser encerado, é ela que eu uso.

clareamento de madeira? Poliflor


Última edição por GeTorres em Qua Mar 12, 2014 10:36 am, editado 1 vez(es)
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por allexcosta Qua Mar 12, 2014 10:36 am

Vai escurecer de qualquer jeito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Colono Qua Mar 12, 2014 1:20 pm

eternamente escurecerá sendo madeira, mas é melhor fazer esse processo simples então, pois é bem mais tranquilo que envernizar...

seria algo tipo, ir na loja procurar um taco (ou fazer um com madeira tipo um parquê) e lixas..
lixo até tirar a cera/selador original (ou peço a um marceneiro que já tem a mão mais treinada nisso) e depois aplico essa cera com uma flanela?
acertei?
rs
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Qua Mar 12, 2014 3:16 pm

Colono, taco você compra feito em casa de tintas, assim o tempo que você perderia fazendo o taco é ganho no preparo do corpo.

Lixas diversas, 180 260 320 500 600 creio que é o suficiente, mas nada te impede de ir para uma 1000 ou 1500... Quanto mais fina, melhor o resultado final.

Sei não... Marceneiro não vei ter o cuidado necessário, neste caso é melhor um D.I.Y. Não vá com sede ao pote, lixar com força gera calor e 'empurra' a cera para dentro da madeira.

Inclusive, na hora de encerar a ideia é gerar calor, com uma politriz ou furadeira adaptada com disco para polimento. É possível fazer na mão, mas tem que por força para gerar calor pelo atrito.

Pessoal, se eu disse bobagem, correções são bem vindas!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Colono Qua Mar 12, 2014 3:56 pm

massa cara! Então o negócio parece ser mais fácil do que eu imaginava!
Paciência eu tenho, não tenho é tempo, mas isso eu consigo.
O baixo é cheio de contornos e rebaixamentos, vai ser legal meter a mão na massa.

Como não precisarei selar nem envernizar vou praticamente pular as etapas mais difíceis, indo direto pra cera+polimento!!
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por cK Qua Mar 12, 2014 7:43 pm

GeTorres escreveu:
Inclusive, na hora de encerar a ideia é gerar calor, com uma politriz ou furadeira adaptada com disco para polimento. É possível fazer na mão, mas tem que por força para gerar calor pelo atrito.

Isso eu uso para dar acabamento na cera.

Pra cera penetrar melhor na madeira, passo uma camada e depois uso um secador de cabelo.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Qui Mar 13, 2014 9:42 am

Boa dica! cK
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Colono Seg Mar 31, 2014 12:06 pm

dá pra lixar o braço com lixa fina, tipo 1500, e passar cera automotiva de carnaúba 3M com silicone?
é a que tenho aqui já... só que na lata diz pra não entrar em contato com a pele, olhos, ingestão, essas coisas... Dizem que é a melhor cera, mas não sei se seria adequada ao braço
pra ficar passando a mão o tempo todo, já que é tão forte

o braço tá com umas leves manchas verdes que podem até ser fungos criados na umidade, sal, essas coisas que saem no suor e o braço parece não ter acabamento nenhum

aí eu queria proteger. Rola passar lixa 1500 e cera automotiva 3M, pancada, violenta, com uma química brutal? ou ela só serve em carros mesmo?
a poliflor indicada na foto deve ter uma química mais "suave"... mas não encontro em lugar nenhum na minha região e não to muito afim de comprar na internet pagando frete..
fiquei cabrero de passar essa 3M já que a lata indica tanto cuidado de proteger da pele.
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Seg Mar 31, 2014 1:45 pm

Até onde eu sei a cera automotiva não é indicada para este tipo de serviço. A cera que eu mostrei é a mais indicada, ou cera de carnaúba pura, mas está é difícil de encontrar.

Não vai usar muita cera, se vc quiser entre em contato por mp que eu mando um pouco de cera para você usar, neste caso paga o frete por carta registrada, algo em torno de R$6,00.

Pensa e qualquer coisa entra em contato. up
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Colono Seg Mar 31, 2014 2:48 pm

Muito obrigado GeTorres!!
não vou abusar da tua boa vontade, pois ainda falta alguns lugares pra procurar a cera de carnaúba e acredito que encontrarei no mercado.
Eu vi na lata que a minha 3M de polir carro, pra limpeza e brilho, tem silicone e carnaúba, mas tem uma porrada de produtos químicos também, inclusive na indicação da lata diz pra evitar contato com a pele..

aqui está essa cera que me refiro:

http://www.miromi.com.br/3m-auto-cera-brilho-limpadora-200g.html


Última edição por Colono em Seg Mar 31, 2014 3:23 pm, editado 1 vez(es)
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Seg Mar 31, 2014 3:08 pm

Muita química! Para carro e para o corpo pintado é ótima, para madeira...Melhor não!

Se resolver aceitar, MP!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por cK Seg Mar 31, 2014 9:18 pm

Colono, a Poliflor é a mais conhecida mas a que eu uso é a Ingleza Incolor.
Deve ser a mesma coisa...:clareamento de madeira? Cera_pasta_incolor
Achei na internet:
"Cera Pasta Ingleza é uma composição de parafina, carnaúba e solvente mineral. O equilíbrio de sua fórmula proporciona brilho intenso, renovável e duradouro, secagem rápida e uniforme. Forma uma película protetora que evita desgaste e envelhecimento. Confere alto rendimento e deixa a superfície suavemente perfumada."

Mas também diz isso:

"Precauções:
Inflamável! Manter longe do fogo e de superfícies aquecidas, não aquecer; risco de queimaduras. Manter fora do alcance de crianças e de animais domésticos. Evitar contato prolongado com a pele. Lavar as mãos após o uso. Cuidado! Irritante para os olhos e mucosas. Em caso de contato com os olhos, lave-os com água em abundância por 15 minutos. Se houver irritação, procure imediatamente um médico, levando a embalagem do produto. Se inalado em excesso, remover a pessoa para local bem ventilado. Se ingerido, consultar de imediato, o Centro de Intoxicações ou Serviço de Saúde mais próximo. Não reutilizar a embalagem vazia."


Porém acho isso um pouco exagerado... eu nunca tive problemas. Depois de seca acho que não deve ter problema. Afinal é uma cera pra lustrar móveis!
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por GeTorres Seg Mar 31, 2014 9:59 pm

Eu creio que é a diferença, se houver é insignificante. Se encontrar a Ingleza, manda ver!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Colono Sáb Abr 05, 2014 10:21 am

amigo, pensei em algo menos delicado e talvez mais duradouro, pensando que TALVEZ um marceneiro gabaritado possa executar o serviço com excelência:
quem sabe eu lixo o braço com lixa fina, peço ao marceneiro para passar SELADOR
depois mais uma lixada beeeeeem suave e a seguir uma jateada com compressor de verniz fosco...
Será que um bom marceneiro seria capaz de executar o serviço, calibrar a pressão, diluir o selador e ter capricho no serviço todo?

Pois me parece que apenas lixar e encerar não protegeria tanto como o processo acima citado
e aí vai mais outra pergunta: Passando a cera eu teria que repetir o processo posteriormente daqui a um bom tempo?
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 05, 2014 10:39 am

Um bom marceneiro não teria problema com um serviço desses e sim, protegeria bem mais que cera, que precisa ser passada com frequência.

Como referência:

Fundo+verniz+lixa bem fina = Fodera/Smith/Mlaghus, etc...
Cera = Warwick

Apesar de não parecer, um acabamento tipo Fodera leva uns 2 ou 3 fundos, mais umas 8 ou 10 mão de verniz e dura até uma semana com tempo bom. A resistência mecânica e química é, naturalmente, muito maior.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Colono Sáb Abr 05, 2014 11:05 am

legal! Talvez isso seja menos desgastante pra madeira do braço do que lixar e passar cera uma centena de vezes

mas fica uma pergunta no ar. Pq diabos a Warwick e algumas outras marcas não fazem esse acabamento na fábrica?
pra agilizar a entrega? acho uma lorota o tal "sound of wood" sem acabamento. Penso que isso dá mais trabalho, mão de obra qualificada, custo de produto, mas perto do preço que cobram pagaria a pena e o consumidor não ia ficar refém de passar o resto da vida encerando, lixando, afiando, amolando um porrete com todo cuidado do mundo e usando luvas de pelica com muito esmero e paciência
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por cK Sáb Abr 05, 2014 5:31 pm

Tem uma diferença na questão "deslizamento do dedão", entre esses dois tipos de acabamentos.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por richardson.vix Sex Abr 24, 2015 4:44 pm

Resumindo ficou como então?

Peguei um GB75 que tem algumas marcas mais escuras nos "sulcos/poros/ranhuras" e vi que tem uma parte meio esverdeada.

Queria dar uma "limpada" na madeira sem lixa e nada mais para deixar ele branquelo de novo.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

clareamento de madeira? Empty Re: clareamento de madeira?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos