Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixolão - vale a compra?

+44
Dennis Messa
Zubrycky
Jãozeiro
tgsilva
pedrohenrique.astronauta
Gustavo_b.
Márcio
fheliojr
Claudio Mengarda
rafael.buzzi.andrade
gregorybarbosa
jehfarnezi
arturbmallmann
Rodrigolack
John Music
cardozo
Raul S.
Orla Bass
DigoPJBass
Claudio
bruno the manager
Eliezer (Zé)
Breno_Barnabe
danielferreiradz
rassan
ottoni.deleon
renatogaragerock
Lucas B
Ixra
allancarlosac
Maurício_Expressão
edu_carvalho
André Souza
Cícero Beserra
flauius
ricargeta
jameh
fgbass
CG
afonsodecampos
tfk
NeyBass
allexcosta
campos
48 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 23, 2016 10:44 am

gregorybarbosa escreveu:Quais seriam as vantagens de gastar 500, 600, 700, 800 ou seja lá quantos reais uma pessoa poderia gastar em um baixolão para estudar a simplesmente plugar o cabo no baixo e no amplificador (ou simplesmente tocar o baixo elétrico desplugado)? Isso me parece desculpa para gastar dinheiro

Inúmeras vantagens. Som com amigos, estudar com alguém, tudo sem levar amp e sem precisar de energia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por cardozo Sex Dez 23, 2016 11:18 am

Tendo o dinheiro disponível, inúmeras.

O instrumento é lindo e o timbre magnífico, apesar do pouco volume.

Só isso já vale a compra.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Claudio Mengarda Sex Dez 23, 2016 1:43 pm

Sempre tive vontade de comprar um, meu medo é a questão do volume, tocamos muito na praia e tenho medo do vento levar o som embora haha
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por cardozo Sáb Dez 24, 2016 5:22 am

Claudio Mengarda escreveu:Sempre tive vontade de comprar um, meu medo é a questão do volume, tocamos muito na praia e tenho medo do vento levar o som embora haha

Baixolão é um instrumento para tocar para você mesmo. Se entrar um violão e você estiver desplugado, já era.
Por outro lado, no seu caso, se não for um trabalho pago e a ideia é apenas diversão e encontro com os amigos, o menor volume não vai fazer muita diferença
Eu levaria o baixolão e participaria da brincadeira. Na pior das hipóteses, vai sair bem na foto!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Claudio Mengarda Sáb Dez 24, 2016 12:43 pm

cardozo escreveu:
Claudio Mengarda escreveu:Sempre tive vontade de comprar um, meu medo é a questão do volume, tocamos muito na praia e tenho medo do vento levar o som embora haha

Baixolão é um instrumento para tocar para você mesmo. Se entrar um violão e você estiver desplugado, já era.
Por outro lado, no seu caso, se não for um trabalho pago e a ideia é apenas diversão e encontro com os amigos, o menor volume não vai fazer muita diferença
Eu levaria o baixolão e participaria da brincadeira. Na pior das hipóteses, vai sair bem na foto!

Tem isso também, mas eu acho meio frustrante tocar e não ser ouvido kkk A dúvida fica que em alguns comentários a galera confirma que alguns baixolões realmente tem um som "equiparado" com um violao unpluged, vai saber né, mas a vontade ainda fica, achei um strinberg ba450 por 450 dilmas, vai que sobra uma grana haha
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por fheliojr Dom Dez 25, 2016 11:07 pm

cardozo escreveu:Baixolão é um instrumento para tocar para você mesmo. Se entrar um violão e você estiver desplugado, já era...

esta é uma triste verdade.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Orla Bass Seg Dez 26, 2016 2:14 pm

fheliojr escreveu:
cardozo escreveu:Baixolão é um instrumento para tocar para você mesmo. Se entrar um violão e você estiver desplugado, já era...

esta é uma triste verdade.

Eu tive um e era bem isso mesmo, de vez em quando eu conseguia me ouvir quando tocava de palheta e o cara do violão tocava fraquinho, a vantagem era pra estudar em casa, tirar as músicas sem mexer com amplificador, mas a tocabilidade é bem diferente, é que nem querer fazer solos de guitarra no violão, pelo menos eu achava que baixolão era outra coisa (Que daria pra estudar várias tecnicas, slaps, coisas rápidas, mas ele era durão) até adquirir um, por isso acabei vendendo, rs
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Márcio Seg Dez 26, 2016 9:44 pm

Concordo com vários apontamentos feitos. Realmente, baixolão é um modelo de contrabaixo que tem várias peculiaridades. No meu caso, investi em um porque MPB e instrumental são dos gêneros que mais curto tocar. Por isso, o meu, além de tudo, é fretless (hehe). O som é bem aveludado e bem fechado também. Curto demais. Agora, nunca pensei em usá-lo desplugado não (nunca me passou isso pela cabeça), a não ser no quarto, para estudo. Aí sim, é tranquilo. Para quem quer colocar o baixolão na roda com amigos, acho que pode se frustrar porque o som não vai sair com punch não. Vai ser bem oposto a isso. E não o vejo como estratégia para estudo de contrabaixo elétrico não. Conforme disse, acima, o Orla Bass, várias técnicas do elétrico vão ser bem difíceis de serem executadas no baixolão, sobretudo se estiver desplugado. Enfim, eu penso que é legal entrar na onda do instrumento, entender seu uso e suas possibilidades sonoras. Acho que, dessa forma, é possível curtir muito (como é o meu caso) o baixolão. Abraços!
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 524
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

DieMarin gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Gustavo_b. Seg Fev 13, 2017 10:10 am

Eu to louco pra comprar um baixolão. Muitas bandas que eu curto já fizeram acústico e meus baixistas preferidos mandam muito bem. Testei uma vez na loja e era ótimo, é outra pegada, outro "feeling"... E outra, deve ser bem mais prático, aquele dia que você ta de boa em casa, não quer pegar amp, cabo, ligar, etc.. Só pegar o instrumento e fazer som. A prática provavelmente se torna mais constante.
Vi uns modelos de 5 cordas da Strinberg. Alguém já testou? São bons? E quanto aos PHX?
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Fev 13, 2017 11:05 am

^Já toquei com um Strinberg, com um Crafter e tive um Condor CB35 com pré Fishman. Gostei de todos eles. Se você conseguir um com um preço legal é uma boa pedida.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por campos Seg Fev 13, 2017 11:16 am

Cheguei à conclusão que todos funcionam.
A ideia é tocar e estudar em casa sem burocracia.
Não é tocar ao vivo. Nem em acústico.
Baixolão x Baixo elétrico não é tipo violão x guitarra, que muda tudo.

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por afonsodecampos Seg Fev 13, 2017 12:28 pm

^ Perfeito, baixolão é para estudar, tirar música. É um instrumento a prova de preguiça, não precisa ligar em nada, nem guardar em bag. é pra ficar jogado pelos cantos da casa, disponível pra qualquer hora. Pra quando a gente espera a companheira acabar de se aprontar, espera o filho tomar café, pra fazer digestão após as refeições, etc.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Fev 13, 2017 2:03 pm

afonsodecampos escreveu:^ Perfeito, baixolão é para estudar, tirar música. É um instrumento a prova de preguiça, não precisa ligar em nada, nem guardar em bag. é pra ficar jogado pelos cantos da casa, disponível pra qualquer hora. Pra quando a gente espera a companheira acabar de se aprontar, espera o filho tomar café, pra fazer digestão após as refeições, etc.


Sabe o que é mais engraçado? Quando eu comprei o meu não foi com essas intenções. Acabou que o meu uso do baixolão se reduziu a isso daí.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Márcio Seg Fev 13, 2017 4:27 pm

afonsodecampos escreveu:^ Perfeito, baixolão é para estudar, tirar música. É um instrumento a prova de preguiça, não precisa ligar em nada, nem guardar em bag. é pra ficar jogado pelos cantos da casa, disponível pra qualquer hora. Pra quando a gente espera a companheira acabar de se aprontar, espera o filho tomar café, pra fazer digestão após as refeições, etc.

É realmente curiosa a relação que cada um tem com os instrumentos! Eu não conseguiria deixar meu baixolão jogado em algum canto não. rsrs. Comprei, na época, um daqueles semibag ou semicase da Solid Sound. Sobre a aplicação, eu o uso com música instrumental, às vezes com MPB. Gosto muito dele nessas situações, a sonoridade do baixolão favorece quando o contexto é um desses, na minha opinião. Desde que o comprei, a intenção era realmente usá-lo em palco. O lance da praticidade de não precisar de ampli etc em casa veio como bônus, e é algo realmente conveniente.

Abraço!
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 524
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Fev 13, 2017 4:50 pm

Apesar de deixar no bag também o tempo todo, também concordo com a observação do afonsodecampos. Baixolão é um instrumento a prova de preguiça. Tá sempre à mão pra te divertir.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por tgsilva Qua Set 27, 2023 12:25 pm

Minha opinião:
Vantagem - Estudar.
Desvantagens
- Não acompanha desplugado outros instrumentos acústicos.
- Ergonomia sofrível (tanto sentado quanto em pé);
- Tive Tagima e Strinberg. Um deles, comprado novo, precisou de nivelamento da escala. O outro, novo também, não ajustava as oitavas. Enfim, a minha experiência não foi boa com baixolões.

tgsilva
Membro

Mensagens : 35
Localização : Uberlândia-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Jãozeiro Qua Set 27, 2023 2:07 pm

Baixolão já é um negócio ruim e desnecessário. Baixolão barato de entrada eu nem sei dizer o que é.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por tgsilva Qua Set 27, 2023 6:01 pm

Jãozeiro escreveu:Baixolão já é um negócio ruim e desnecessário. Baixolão barato de entrada eu nem sei dizer o que é.

Exatamente! up

tgsilva
Membro

Mensagens : 35
Localização : Uberlândia-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Zubrycky Qua Set 27, 2023 6:25 pm

Adoro baixolāo. Vale muito a pena ter um! hyper
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Mascis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Dennis Messa Seg Out 02, 2023 10:16 pm

Tive um, muitos anos atrás. No início parecia muito legal, instrumento bonito, mas tocar mais de 20min abraçado naquela caixa é tortura e acompanhado de um violão o som desaparece.

Não contente, anos atrás comprei outro e cheguei à mesma conclusão. O pior é que adquiri pra acompanhar um cara com gaita ponto. Nunca mais.

Hoje tenho um precision na sala, em um pedestal, ao lado do sofá. Se é pra tocar só pra mim, a caixa não faz falta, o conforto do corpo sólido já vale a substituição do baixolão.
Dennis Messa
Dennis Messa
Membro

Mensagens : 151
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por vinibassplayer Sex Out 06, 2023 10:26 pm

sou fã declarado de baixolão, tanto pra ouvir, qto pra tocar. o tamanho do corpo nao me incomoda, até pq vim do violão e já tô acostumado com trambolhos no colo. volume pra mim nao me importa, até pq eu toco sempre com ele plugado. to fazendo umas melhoras no meu e pretendo torná-lo meu baixo principal. é um strinberg ba450 que tá fretless e vai ganhar um captador novo.
é um baixo difícil de se domar, dificil de regular, e dificil de timbrar, mas depois de dominado é só alegria.. fica ali do lado do sofá e toda hora tá na mao

mas tá pra nascer um instrumento mais polêmico do q esse no nosso meio...

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por RLugão Seg Jan 22, 2024 4:14 pm

Eu tenho um Tagima AB400... Gosto muito pra estudar em casa. Como os colegas já disseram, vai muito do seu objetivo. O meu eu comprei pra estudar, mas já usei algumas vezes plugado.
RLugão
RLugão
Membro

Mensagens : 87
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Vinícius Sasso Qui Mar 07, 2024 1:36 pm

.


Última edição por Vinícius Sasso em Qui Abr 04, 2024 9:23 pm, editado 1 vez(es)

Vinícius Sasso
Membro

Mensagens : 28
Localização : Campinas, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Mar 08, 2024 8:39 am

Baixolão é um instrumento “diferente”: outro “encaixe” nas músicas, outra resposta “corporal” (a maneira como ele se aloja no corpo do músico), técnica (pensando aqui nas cordas phosphor bronze, que, normalmente, são recomendadas para uso no instrumento. São ásperas, dão uma sensação bem diferente de uma round ou flat ou nylon. Em geral naqueles primeiros contatos a digitação pode se tornar mais "suja". Não que inviabilize o uso de outro tipo de corda). O pretendente comprador deveria ter isso em mente ANTES de adquirir um. O que mais vejo e leio são baixistas achando que o baixolão é um baixo elétrico com caixa acústica e se decepcionam.
Como, também, o baixolão nem chega perto de um baixo acústico. Aliás, por experiência própria, ainda não inventaram algo que fizesse um baixo elétrico soar como um acústico: pode chegar perto, mas não muito. E o baixolão está mais distante do elétrico, do que o elétrico do fretless, que, para mim, não há despautério maior, neste triângulo grave, do que dizer que o fretless é “outro” instrumento.
Já tive dois baixolões, um Crafter e um Cort, e já tenho uma reserva para comprar o meu terceiro e este não será vítima de minha burrice.

Baixolão é um instrumento MARAVILHOSO!

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixolão - vale a compra? - Página 2 Empty Re: Baixolão - vale a compra?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos