Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

+46
samuel.cibils
leofiuza
Everton Bass
Batista Bass
Iuri Barbosa
jotaricardo
Boss2K
rafael.buzzi.andrade
brenodellaliberadiniz
LEONARDO BELGA
gslomp
RenanDias
Jurandir
thiago_bga
Gustavo Quintanilha
moogbass
eltonpereira22
wellrod
Cristiano Brum
WillCB
Renato Porchelli
Vasconcellosdecastro
bassman4
Dpaulo
Ruy Rascassi
Renato Leite
LucasJazz
Zarra
Bia Cerutti
Daniel Magalhães
!!!Igor!!!
Xandel230
felix_sjc
claudionjunior
Fernando Zadá
edumalta
a_maiochi
André "Odé"
Maurício_Expressão
rogério cerri
heitor_pg
zemarquim
Rafael do Baixo
Ivanov_br
LuCaSbass
Claudio
50 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por gslomp Sex Jun 01, 2012 4:03 pm

http://www.germanom.com.br/
gslomp
gslomp
Membro

Mensagens : 20
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por edumalta Sáb Ago 18, 2012 9:01 pm

Pessoal, fiz um review de uma nova solução que estou usando...

https://www.contrabaixobr.com/t24115-captador-schertler-basik-contrabaixo-acustico

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Zarra Ter Ago 28, 2012 10:23 am

Pessoal, neste domingo fiz um show com o captador do Germano... até então só havia tocado em estúdio desde quando comprei o cap.

Ao invés do pré que veio com o captador, usei um módulo antigo da Zoom, o 9050 (é de um amigo meu guitarrista). Usei ele pq tem um equalizador peaking nele e pensei em tirar a frequência que sobraria no monitor (só pensei, pq era um festival de blues e foi uma correria pra subir no palco, tocar e sair fora). As cordas que usei eram Weedwackers na E e A e Rotosound na D e G (tudo nylon). Essas cordas (dizem que) têm a sonoridade parecida com as cordas de tripa, com um sustain bem curto.

O captador respondeu bem, consegui timbrar o ampli legal, mas o técnico de som não conseguiu dar volume no meu monitor pq sobrava muito os 200Hz quando eu parava de tocar (!!!!). Também não adiantou pedir pra ele capar essa frequência, ele capou foi o baixo inteiro do monitor e deixou quieto... mas a timbragem que eu mandei da pedaleira já ajudou muito o cara. Acredito que foi o que me salvou. O som do PA eu achei muito bom... bem "old school"...

Pra quem quiser ouvir o som, tenho uns videos no meu Facebook,é só procurar por Marcelo Zarra que eu deixei público os vídeos. Dá pra ouvir melhor o baixo com fone de ouvido.

Agora vou voltar as cordas de aço (D'addario Hybrid Light) e no próximo show falo como elas reagiram com o captador.

Abrax!
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por brenodellaliberadiniz Seg Jan 13, 2014 5:21 pm

Pessoal, gostei de mais do som deste captador. pelo menos do que puder perceber por videos, porem ainda não consegui encontrar meu som galera. por esse motivo estou desenvolvendo o meu próprio captador, todos os modelos que pesquiso tem uma coisa que me incomoda, um timbre um poco duro.
Sou muito fissurado em timbres, estou sempre a procura do som perfeito.
Então pretendo desenvolver uma captação pra chegar ao meu timbre, tirar essa dureza dos timbres que ouso.
Resumindo gostaria de colocar esse meu projeto em cheque, gostei muito dos videos postados sobre o capitador do germano, e gostaria do opinião de algumas pessoas sobre o meu projeto. Minha intenção inicial não é o comercio dele e sim a perfeição. vou fazer 5 peças de inicio, todas iguais para começar os testes. como não conheço ninguém da minha cidade que toca contrabaixo acústico, gostaria da honra de enviar alguns destes para ser testado por outros baixistas de acústico.
brenodellaliberadiniz
brenodellaliberadiniz
Membro

Mensagens : 2
Localização : Ribeirão Prêto

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg maio 05, 2014 9:16 am

Pessoal.

Ressucitando o tópico.

(Confesso que fiquei na dúvida se abria um novo tópico ou não, mas como o intuito é a solução definitiva pra captação do acústico, vai aqui mesmo...)

Estou tendo umas dificuldades com o "ecosistema" em que estou usando captador do germano e achava que o problema era ele.

Entretanto acabei de ver o review que o edumalta fez lááá atrás e notei que não é um problema exclusivo do germano.

Para pizzicato o som está ótimo. Tem presença e emite um timbre muito bom, apesar do volume ser meio baixo (uso o volume e o grave quase no talo, mas isso pode ser uma característica do meu baixo, que é chinês... enfim... continuando).

Agora para arco o som fica - na falta de uma palavra melhor - estranho, se comparado ao do do pizzicato. Eu ia postar um exemplo, mas o review do edumalta demonstra bem como o som fica no meu também (e são soluções diferentes, lembrando).

Solução que eu achei até o momento: Microfone.
Problema encontrado: Eu tenho que ficar "congelado" no palco para não precisar aumentar muito o volume do microfone e acabar incorrendo na captação excessiva do ambiente.

Peguei ontem um set de microfones para bateria e vou tentar ver o que consigo fazer com as precilhas + microfones leves.

Alguém já passou por isso e conseguiu resolver?

Pensei em um equalizador, mas eu estaria maquiando o problema que é a falta de fidelidade para captação do arco.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Ter maio 06, 2014 8:28 am

^ Utiliza um microfone Shure Beta 98H, prende ele debaixo do cavalete e aponta para o centro do tampo. Em algum lugar no Fórum eu postei uma foto desse microfone instalado no meu baixo.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter maio 06, 2014 9:47 am

^ Não achei a foto, mas vi alguns produtos com uma configuração semelhante.
Eu estou fazendo uns testes. Se tiver sucesso eu publico no soundcloud
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Boss2K Ter maio 06, 2014 10:09 am


Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter maio 06, 2014 11:03 am

^ Proxy não abre a imagem aqui... em casa eu vejo... valeu boss
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Boss2K Ter maio 06, 2014 11:17 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:^ Proxy não abre a imagem aqui... em casa eu vejo... valeu boss

Alguns proxies bloqueiam a palavra proxy, em todo caso, testa aí:

Código:
http://www.gmodules.com/ig/proxy?url=http://s2.postimg.org/j21p3evy1/Shure_Acustico.jpg

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Ter maio 06, 2014 11:36 am

Valeu Aurélio, obrigado pela busca!

Rafael... esse Shure é condenser, precisa fazer uns testes com ele em palco inserido numa banda. No dia dessa foto o Giffoni estava aqui testando esse mic, a resposta foi perfeita, mas em função das cordas, não fizemos testes com arco.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter maio 06, 2014 11:53 am

Boss2K escreveu:Alguns proxies bloqueiam a palavra proxy, em todo caso, testa aí:
Heh... nunca tinha me antenado desse detalhe... como acontece direto no fórum, nunca me preocupei... value boss.
ClaudioBass escreveu:(...)precisa fazer uns testes com ele em palco inserido numa banda
Ah, sim... eu vou fazer uns teste com mics mais "low end" antes... não vou dar um tiro desse tamanho no escuro
ClaudioBass escreveu:não fizemos testes com arco.
os meus testes inicias (domingo passado) com um microfone normal já foram bem promissores... por isso estou tentando ver esse caminho....
detalhe importante: não havia percurssão nenhuma.

Eu estive olhando o AKG P2... embora não consta como um microfone para cordas, me pareceu relativamente versátil.
Pensamentos sobre isso?
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por jotaricardo Qua maio 07, 2014 1:09 pm



Rafael tudo bem? A utilização do arco é para uma peça erudita ou vc está usando o arco esporadicamente em o repertório é predominantemente executado com pizzicato?

Entendo que vc deve considerar isto pois a captação do nosso instrumento é complicada.Pelo seu relato presumo que vc usa muito mais pizzicato que o arco (no caso da situação de palco que vc relatou).

Uma opção "definitiva" para microfone é o AMT http://www.gollihurmusic.com/product/1472-AMT_UPRIGHT_BASS_MICROPHONE_SYSTEMS_S25B_SP25B_S25I_S26_TAILPIECE_MOUNT.html ou o DPA http://www.gollihurmusic.com/product/2531-DPA_D_VOTE_4099_B_UPRIGHT_BASS_MICROPHONE_4099B_AND_ACCESSORIES.html.

Estes microfones são ótimos. Existem opções alternativas como sugerido pelos nossos colegas. A vantagem do DPA e do AMT é que eles possuem um sistema de colocação no instrumento, ou seja, vc não presisará fazer "adaptações" para colocar o instrumento.

Mas mesmo assim vc precisara observar detalhes quanto ao posicionamento do seu amp, caixas de retorno, outros microfones, etc. Outra coisa, o técnico de som tem que ser seu amigo...

O Andre Vasconcellos estava vendendo um microfone AMT.

Baixistas que usam bastante arco já me recomendaram o captador da Schertler http://www.schertler.com/pickups/stat-series/ o relato sobre eles é que apesar de ser um captador o mesmo "dá um som de microfone".

Abs.
jotaricardo
jotaricardo
Membro

Mensagens : 42
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua maio 07, 2014 2:06 pm

Valeu jotaricardo.

Meu repertório "vareia"... esse fds agora era mais popular mesmo...

Estou com alguns equipamentos em casa e peguei umas instruções extra com o próprio Germano....

esse final de semana agora eu tenho um casamento para tocar (e... o técnico de som é meu amigo do peito... heheh)

Vou fazer um relato de como foi tudo depois do evento

Valeu ;o)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por jotaricardo Qua maio 07, 2014 2:20 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Valeu jotaricardo.

Meu repertório "vareia"... esse fds agora era mais popular mesmo...

Estou com alguns equipamentos em casa e peguei umas instruções extra com o próprio Germano....

esse final de semana agora eu tenho um casamento para tocar (e... o técnico de som é meu amigo do peito... heheh)

Vou fazer um relato de como foi tudo depois do evento

Valeu ;o)

Manda Sim!!! Cara qual(ais) corda(s) vc está usando?
jotaricardo
jotaricardo
Membro

Mensagens : 42
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua maio 07, 2014 2:24 pm

jotaricardo escreveu:Manda Sim!!! Cara qual(ais) corda(s) vc está usando?
Thomastik Spirocore
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por jotaricardo Qua maio 07, 2014 2:31 pm

Spirocore é complicado com arco hein.
jotaricardo
jotaricardo
Membro

Mensagens : 42
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua maio 07, 2014 2:51 pm

^ Até que não... meu professor também não achou... hehe

Ela tem uma tensão menor, é verdade, mas nada que chegue a atrapalhar
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Iuri Barbosa Sex maio 30, 2014 11:15 am

dale!
Comprei o captador do germano e gostei bastante, estou fazendo ainda os primeiros testes
só nao achei tao funcional o pré que vem junto: nas gigs é um desafio lembrar sempre de baixar o volume antes de ligar a chave on/off, se nao vem aquele estouro...
por enquanto estou preferindo ligar o cap direto num bass eq da boss,
abraço!

Iuri Barbosa
Membro

Mensagens : 3
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Jun 02, 2014 8:58 am

Só pra dar um feedback sobre minhas experiências.

Ontem, tocando ao vivo, usei a "técnica" chamada "microfone-com-espuma-embaixo-do-cavalete" ... tipo assim:
Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Bass1

Gostei bastante do resultado... o som ficou mais "orgânico" e agradavel. Usei a mesma regulagem com pizzicato e arco.

Eu ia postar um audio, mas a gravação ficou uma porcaria... corrompeu alguma coisa no arquivo de audio que gerou um monte de falhas...

Eu ainda não testei isso com uma percussão próxima (ontem era piano, violão e o baixo... e duas vozes... fanhas... por conta da mudança de clima).

Quanto testar com bateria, faço um report mais completo (e, espero, a gravação fique descente)


Última edição por rafael.buzzi.andrade em Seg Jun 02, 2014 9:01 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Quem mandou salvar sem ler o que escreveu...)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Batista Bass Qui Jul 10, 2014 10:04 am

Pessoal, alguem que tenha experimentado o Underwood e o Germano M. tem algo pra dizer da comparação dos dois quanto a volume, timbre, microfonias, comportamento no palco, etc..
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Qui Jul 10, 2014 11:26 am

Batista Bass escreveu:Pessoal, alguem que tenha experimentado o Underwood e o Germano M. tem algo pra dizer da comparação dos dois quanto a volume, timbre, microfonias, comportamento no palco, etc..

Eu tenho e utilizo os dois. É preciso considerar que a Underwood possui 2 pólos e a Germano M apenas 1.

A captação do Germano é microfonia praticamente zero, mesmo com baterista no palco, e tocando próximo a caixa. Já a Underwood, dependendo da configuração da banda e do palco (retornos e afins), você precisa procurar posição para evitar microfonia... apesar de ser bem reduzida.

Para gravação, eu prefiro utilizar a Underwood. Por ser de 2 pólos ela proporciona uma captação mais uniforme com relação a região dos agudos. Essa diferença fica mais perceptível na utilização com o arco.

Para ensaios em estúdio, onde geralmente toco um pouco a frente da caixa, e colado no baterista, aí eu prefiro usar a captação Germano M.

Em relação ao timbre, a captação Germano M tende a puxar um som com graves mais encorpados. Enquanto a Underwood dá uma resposta totalmente transparente, como se tivesse um EQ flat, sem nenhum controle atuando. É por isso que a "lenda" diz que o Underwood reproduz fielmente aquilo que vem do instrumento.

Em relação a volume, bem... aí depende do pré que você vai utilizar. Neste quesito não há diferenças significativas entre as captações disponíveis no mercado.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Batista Bass Sex Jul 11, 2014 9:13 am

Pois é. Estive conversando com o Giffoni e ele também disse que com o underwood não da pra ficar tão perto do cubo. O problema é que aqui onde moro tem muitas gigs em que eu só posso ficar do lado do cubo  Crying or Very sad 
fiquei bem balançado agora...
os dois sairiam pelo mesmo preço...
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jul 11, 2014 1:14 pm

Batista Bass escreveu:Pois é. Estive conversando com o Giffoni e ele também disse que com o underwood não da pra ficar tão perto do cubo. O problema é que aqui onde moro tem muitas gigs em que eu só posso ficar do lado do cubo  Crying or Very sad 
fiquei bem balançado agora...
os dois sairiam pelo mesmo preço...
Você usa arco? Se não usa, pode ir no germano sem medo
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Sex Jul 11, 2014 2:11 pm

Batista Bass escreveu:
fiquei bem balançado agora...
os dois sairiam pelo mesmo preço...

Acredito que o captador do Germano seja mais barato do que o Underwood. Entra lá no site e manda um e-mail pra ele.

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Batista Bass Seg Jul 14, 2014 12:02 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:
Batista Bass escreveu:Pois é. Estive conversando com o Giffoni e ele também disse que com o underwood não da pra ficar tão perto do cubo. O problema é que aqui onde moro tem muitas gigs em que eu só posso ficar do lado do cubo  Crying or Very sad 
fiquei bem balançado agora...
os dois sairiam pelo mesmo preço...
Você usa arco? Se não usa, pode ir no germano sem medo

uso arco também...

O preço seria igual para os dois (diferença de 10 reais, talvez diferença no preço do sedex).... Então acabei optando pelo underwood - comprado daqui dos classificados -, se não me suprir quanto as minhas situações de palco, microfonias e talz, daí vejo se alguém se interessa por trocar. Como o underwood geralmente custa mais, acredito que a liquidez seja maior.

To na espectativa de chegar  bounce bounce bounce 
Seja oque deus quiser!
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Jul 14, 2014 1:36 pm

^ Bah! Não vi isso nos classificados! heheh

Não esqueça de postar tuas impressões aqui Wink
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Batista Bass Qua Jul 23, 2014 8:52 am

O captador chegou essa semana, e estou bem satisfeito com o resultado! Eu usava um condessador (behringer c3) preso ao cavalete e direcionado para bem proximo do tampo para amplificá-lo ao vivo, mas achava o som muito carregado no grave, alem de o agudo dar muita microfonia, a ponto de NUNCA ter amplificado ele no palco sem cortar os agudos a pelo menos à metade no ampli/mesa. Ja o Underwood tem respondido bem em todas as frequências. Tem agudos e medios bem claros. O grave não ficou tão bonito flat no meu ampli, mas pra isso que existe equalizador, ne Wink
Hoje o testarei num palco no inverno cultural daqui, com reverb, delay, compressor e outros complicadores, vamos ver como ele se comporta na hora do vamo-ver.  rock  Palhaçada  Banda 
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Batista Bass Sex Jul 25, 2014 9:36 am

Fiz o show com o underwood e so tenho elogios para ele no palco, não tivemos nenhuma microfonia, nem usando efeitos como delay - que aumenta a chance de realimentação das frequencias
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Jul 28, 2014 3:28 pm

^ Bom Saber... vai pra wishlist
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Everton Bass Sáb Set 20, 2014 10:21 am

e gastou quanto claudio para os 2?
Everton Bass
Everton Bass
Membro

Mensagens : 8
Localização : João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Sáb Set 20, 2014 10:38 am

Everton Bass escreveu:e gastou quanto claudio para os 2?

O Underwood eu ganhei de presente de uma produtora para a qual fiz uns trabalhos. O Germano M, na época paguei algo em torno de R$ 400,00. Não teve frete porque eu estava em São Paulo.

Entra em contato com o Germano, já está pronta a captação com 2 pólos.

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Unnamed
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por leofiuza Seg Set 22, 2014 1:34 pm

Alguém conhece/já usou o Troll Microphone?

É um mic projetado para a utilização com o acústico (se chama troll porque "mora embaixo da ponte").

Vi esses dias o Ed Friedland usando num vídeo e me pareceu bacana - embora meio caro, 325 obamas.

http://trollmicrophone.com/
leofiuza
leofiuza
Membro

Mensagens : 49
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por samuel.cibils Qui Jan 08, 2015 10:48 pm

Gente.
Tenho um 3/4 china e pretendo utilizar ele nas apresentações da minha banda. Como ele é muito limitado, a ideia era colocar uma captação. Tenho um parente que vem dos states e me traria essa captação. No entanto, tenho dúvida se é necessário usar pré. Só a captação não bastaria pra ligar em uma caixa?
Como meu orçamento está curto, encontrei estes sistemas mais baratos que os Underwood ou Fishman.
http://www.ebay.com/itm/Schatten-RB-1-upright-bass-pickup-/131398731142?hash=item1e97f98586
http://www.ebay.com/itm/Schatten-RB-1-Player-Upright-Double-Bass-Bridge-Sensor-Pickup-w-String-Jack-NEW-/361135155198?pt=Guitar_Accessories&hash=item54155527fe
e tem esse handmade
http://www.ebay.com/itm/Upright-Bass-Double-Piezo-Bridge-Wing-Pickup-VICS-PICKUPS-MODEL-B-/321499441460?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4adadc2934

grato a todos
samuel.cibils
samuel.cibils
Membro

Mensagens : 2
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jan 09, 2015 7:56 am

leofiuza escreveu:Alguém conhece/já usou o Troll Microphone?
Nunca usei, mas até hoje a melhor solução em que eu consegui chegar foi usando um mic condensador da Nady nesse mesmo lugar (usei espuma de alta densidade pra firmar ele). O "ruim" é que tu tem que comprar uma mesa que tenha phantom power (a beringher tem uma bem pequena) ou um "troço-que-parece-um-direct-box-mas-é-phantom-power".

samuel.cibils escreveu:Tenho um parente que vem dos states e me traria essa captação. No entanto, tenho dúvida se é necessário usar pré. Só a captação não bastaria pra ligar em uma caixa?
O underwood funciona sem necessidade de pré-amplificação. Se o som vai te agradar desse jeito, é outra história...

samuel.cibils escreveu:Como meu orçamento está curto, encontrei estes sistemas mais baratos que os Underwood ou Fishman.
Uma coisa que eu estou aprendendo depois que migrei pro mundo do acústico é que o barato sai caro.

Na string emporium está 168 obamas com frete grátis para o território dos USA
http://www.stringemporium.com/underwood-bass-pickup.htm

Acho que vale a pena tu se apertar ou pedir emprestado.

Eu me apertei e já está na bolsa de um colega que está chegando semana que vem bounce bounce
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Sex Jan 09, 2015 8:26 am

leofiuza escreveu:
Alguém conhece/já usou o Troll Microphone?

Parece ser algo bem bacana, porém somente para estúdios em salas de gravação, não para utilização ao vivo com banda!

samuel.cibils escreveu:Gente.
(...) No entanto, tenho dúvida se é necessário usar pré.

Sim, é necessário! (pelo menos para a maioria dos que conheço).

Sai som sem o pré? sai, mas depois não vale dizer que o captador tem som ruim  What a Face

Dá uma linda nesse tópico pra entender melhor:
https://www.contrabaixobr.com/t9443-preamp-fishman-pro-eq-platinum-bass-alguem-usa-no-acustico#699321

rafael.buzzi.andrade escreveu:
O "ruim" é que tu tem que comprar uma mesa que tenha phantom power (a beringher tem uma bem pequena) ou um "troço-que-parece-um-direct-box-mas-é-phantom-power".

Existem vários pres no mercado que vêm com alimentação Phantom, não precisa ser necessariamente um DI ou uma mesa.
O Presonus BlueTube por exemplo é um excelente pré de mic que já vem com Phantom!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jan 09, 2015 9:30 am

ClaudioBass escreveu:Existem vários pres no mercado que vêm com alimentação Phantom, não precisa ser necessariamente um DI ou uma mesa.
O Presonus BlueTube por exemplo é um excelente pré de mic que já vem com Phantom!
Verdade, Claudio.

No meu caso eu acabei aproveitando pra juntar "útil ao agradável" e fui de mesa de som mesmo
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jan 15, 2015 7:16 pm

Finalmente chegou!!

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 15666091614_32a3c15b1f_h

Estava sem vontade de montar toda a parafernalha e testei "seco" no meu Starblack. O resultado foi bem interessante.
Equipamento:
- Contrabaixo Chinês Guanieri;
- Cordas D'Addario Helicore Solo;
- Arco de Fibra com Crina Animal de verdade;
- Captador Underwood;
- Cabo planet waves;
- Meteoro Starblack 12" com cone de alumínio;

O resultado final se aproxima mais do som de um cello, mas ao menos agora não parece que estou esganando um pato quando uso o arco. bounce bounce

Gravarei futuros audios assim que meu Tascam chegar.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por samuel.cibils Sáb Mar 28, 2015 1:03 pm

Cláudio

Valeu pela dica. Ao invés de torrar uma nota na captação importada, optei por comprar as cordas e o cavalete nos EUA e a captação com o germano.

Abraço
samuel.cibils
samuel.cibils
Membro

Mensagens : 2
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por BASSMAN Sex Jul 03, 2015 11:37 am

Olá pessoal, alguém sabe informar se esse captador do Germano funciona no Upright? Tem algum tópico aqui que fale sobre isso? Desde já agradeço.
BASSMAN
BASSMAN
Membro

Mensagens : 12
Localização : Fsa BA

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Sex Jul 03, 2015 2:06 pm

BASSMAN escreveu:Olá pessoal, alguém sabe informar se esse captador do Germano funciona no Upright? Tem algum tópico aqui que fale sobre isso? Desde já agradeço.

Os primeiros Upright que o Eliel produziu, estavam saindo com a captação do Germano. acho que funciona sim!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por BASSMAN Sex Jul 03, 2015 6:38 pm

OK Cláudio. Peguei o contato e tirei essa dúvida com ele. Ele disse que não funcionaria porque só é feito pra acústico, e a captação pra Upright não vende separado, só sai junto com o instrumento fabricado por ele.

Cláudio, vc pode indicar alguém que faça isso? Ou será que devo pegar assim mesmo? Porque alguns amigos me disseram o captador pra acústico funciona no Upright.

Desde já agradeço.
BASSMAN
BASSMAN
Membro

Mensagens : 12
Localização : Fsa BA

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Sáb Jul 04, 2015 9:55 am

^ Bem... vamos ver como a coisa funciona:

O captador fica preso nos cortes das asas do cavalete, por pressão.
O captador recebe toda a vibração que as cordas fazem no cavalete.

Até aqui não falamos de bojo e nem de caixa de ressonância.

Dito isso, eu *acredito* que possa funcionar sim, partindo do princípio que a transmissão de vibração das cordas para o cavalete é o mesmo para Acústico e Upright elétrico.

O que eu não posso é afimar que funciona (nunca fiz esse teste). Ainda mais porque o próprio fabricante te deu uma resposta dizendo que não funciona.

O Upright do Germano trabalha com um cavelete próprio, totalmente diferente do Acústico (o que na minha opinião é o mais correto para os Uprights). O cavelete dele tem total contato com o corpo do instrumento, e a captação fica pressionada entre o corpo e a base do cavalete.

Tirando o Germano, não conheço ninguém mais aqui no Brasil que produza uma captação decente para acústico, dessa forma não tenho nenhuma outra indicação.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por BASSMAN Seg Jul 06, 2015 4:58 pm

OK. De qualquer forma, pretendo insistir no captador pra acústico mesmo, e provavelmente será o dele. Primeiro porque o meu Upright segue o padrão normal de cavalete, diferente do dele que tem características próprias, tanto no cavalete como na captação. E segundo porque dentro das minhas pesquisas, as indicações do captador dele sempre estiveram em primeiro lugar. De qualquer forma entendo a posição dele, futuramente pretendo ter um Upright feito pelo Germano.
BASSMAN
BASSMAN
Membro

Mensagens : 12
Localização : Fsa BA

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por BASSMAN Seg Jul 06, 2015 5:01 pm

Grande Cláudio, muito obrigado pelas respostas, sempre elucidativas. Grande abraço.
BASSMAN
BASSMAN
Membro

Mensagens : 12
Localização : Fsa BA

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Ter Jul 07, 2015 8:17 am

^ Apesar de ser contra a idéia de upright que utilizam cavaletes de acústico, no seu caso específico eu arriscaria fazer o teste com uma captação de acústico.

O máximo que pode acontecer é não funcionar e você guardar o captador pra quando comprar futuramente o seu acústico.

Quanto ao captador fique tranquilo, dos que são fabricados e comercializados aqui no Brasil, o do Germano é top de linha.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Rodrigo Ramos Dom Ago 09, 2015 1:31 am

boa noite pessoal, estou querendo comprar um captador e pelo que li aqui o captador do germano pode suprir minhas necessidades, no entanto tenho uma duvida vi uma foto ai em cima onde o Claudio diz que a captação de dois polos do germano esta pronta, mas no site dele não vejo essa opção, tem que falar direto com ele? alguem testou essa versão?? tem grande diferença? fica mais equilibrado??

enfim caros colegas baixistas, só quero saber se fica melhor com dois polos
Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Membro

Mensagens : 21
Localização : Belém-PA

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Zarra Ter Ago 11, 2015 8:29 pm

Eu estou usando o captador Underwood com dois pólos e to achando muito bom o resultado, ainda mais pro estilo que toco (rockabilly)... com arco percebo o timbre um pouco anasalado, mas aí já é pedir demais....kkk

O captador do germano eu tenho o de um polo só... é um bom captador pra pizzicato, mas eu sentia muita dificuldade pra timbrar no som que eu queria.

Ainda não me sinto seguro em dizer que dois polos é melhor que um polo só... acho que depende do baixo e das cordas que você usa também. Quando usava o captador do Germano, eu usei cordas de nylon e de aço, e sempre senti que vinha bastante agudo, mesmo com o captador instalado no lado da corda E. O Underwood, com dois polos, eu uso com corda de tripa, que já tem um som mais agradável, e acho muito equilibrado o som.

Com o captador do Germano eu ouvia mais a mão raspando nas cordas, com o Underwood eu não ouço tanto, mesmo com o polo na corda G.

Acho que você tem de ter em mente o timbre que você quer ter pro estilo que você toca... igual ao som acústico nunca vai ficar.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado....kkk
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Ago 11, 2015 10:04 pm

Zarra escreveu:Eu estou usando o captador Underwood (...) O captador do germano eu tenho o de um polo só (...)
Tenho esses mesmos dois e observo muitas semelhanças com a minha esperência... com uma diferença pro lance do arco...

Com o underwood eu consigo efetivamente tirar um som descente com arco, com o gemano não teve jeito

Mas dois detalhes são importantes aqui:
- Cordas para usar arco (D'addario Helicore, no meu caso);
- Um bom préamp (Eu uso Hartke Bass Attack, mas tenho curiosidade com o Fusion do próprio Germano);

Quando usava mais pizzicato (com o captador do Germano), Eu utilizava as Thomastik Spirocore e ia super bem.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Claudio Qua Nov 30, 2016 7:42 am

Galera.

Pra quem ainda não viu e/ou anda a procura de soluções para captação e pré de baixo acústico, o site do nosso amigo Germano foi totalmente reformulado. Vale conferir.

http://www.germanom.com.br/
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva! - Página 3 Empty Re: Captador para Contrabaixo Acústico - Solução Definitiva!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos