Paulo Paulelli

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Paulo Paulelli

Mensagem por LuCaSbass em Sex Ago 01, 2008 9:48 pm

Dois videos desse grande contrabaixista, tanto eletrico quanto acustico, que atualmente acompanha a grande Rosa Passos. Se possivel, vejam no youtube com qualidade alta, a imagem fica perfeita e o som sensacional!

http://br.youtube.com/watch?v=4LKAdwkkKwM

http://br.youtube.com/watch?v=iLB_yf1VBxc

ps.: nesse segundo video, parece que ele esta usando um braço meio fretless meio fretted, alguem ja viu isso? ueheuhe
LuCaSbass
Membro

Re: Paulo Paulelli

Mensagem por bruno nunes em Sab Ago 02, 2008 4:55 pm

realmente, mto curioso o braço desse baixo...vamu espera alguem q manje pra nos explica pq eu fiquei curioso agora...
abraços...
bruno nunes
Membro

Mensagem por Claudio em Sab Ago 02, 2008 5:34 pm

Aqui são fretlines mesmo... não são frets comuns... algumas pessoas que tocam acústico direto, têm uma certa "dificuldade" quando pegam um baixo elétrico fretless em tocar da 12a. casa até o final do braço, aí eles fazem essas marcações (muitas vezes com esmalte de unha ou microfita adesiva corretiva de texto) pra servir de guia, pois realmente a pegada e a abertura são muito diferentes nessa região do braço. O próprio Itamar Colaço usa marcações de bolinha direto no espelho da escala do baixo acústico pra marcar posições a partir da 12a. casa.

Em particular, eu acho que fica feio... pra fazer isso era mais fácil mandar fazer logo fretlines na escala toda!
Claudio
Membro

Mensagem por bruno nunes em Sab Ago 02, 2008 6:00 pm

eu jurava q eram trastes de verdade...e realmente, se eh pra fazer isso, q faça no braço td...ele deve fazer isso pra fica exotico msm, pra desperta curiosidade...funciona...
abraços...
bruno nunes
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Sab Ago 02, 2008 6:05 pm

Eu ja pensei que fossem fretlines tbm, mas sei la uehuehe
o timbre que ele tirar eh bem diferente do fretless 'tradicional', entao pensei q podiam ser os 'trastes'
e nao sei se vcs perceberam, ele tbm cortou parte do corpo... tocar com a Rosa Passos nao deve fazer muito bem para as pessoas uehuehueh
LuCaSbass
Membro

Mensagem por Guilé em Sab Ago 02, 2008 10:57 pm

São trastes, esté bem claro visualmente e sonoramente no vídeo...basta colocar em alta qualidade e full screen.

Abç
Guilé
Membro

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Mensagem por Claudio em Dom Ago 03, 2008 7:11 pm

GuilhermeBaixista escreveu:São trastes, esté bem claro visualmente e sonoramente no vídeo...basta colocar em alta qualidade e full screen.

Se você perceber bem, quase no final da música ele faz um slide deslisando o dedo indicador por toda a extensão do braço, passando por toda a escala. Se fossem frets reais, quando entrasse naquela área você iria perceber uma modificação significativa no som no momento em que houvesse o contato do dedo com os frets!
Claudio
Membro

correção de link para foto2

Mensagem por Guilé em Seg Ago 04, 2008 10:36 am

Aqui fotos q deixam bem claro se tratar de um braço misto, além da parcepção clara sonora qdo ele parte pros frets solando e fazendo acorde, é um som completamente diferente de fretless e bem peculiar de 6 cordas com trastes tipos Patitucci:

Reparem a o brilho dos trastes:

A sombra deles na escala:

O rebaixo no final da parte fretless:

A escala da parte fretless é um pouquinho mais alta q a da parte com trastes, exatamente da altura dos trastes da parte fretada para evitar trastejamentos qdo tocada em fretless e a parte com trastes, tem os trastes bem baixinhos e conta com um rebaixo na escal fretless simulando um nut q quando pressionada a corda dá afinação perfeita a partir do 1º traste proporcionando uma execução confortável.

Normalmente a altura das cordas fretless são bem mais baixas q os fretteds (já vi alguns com cordas flat praticamente coladas na escala).

Eu já tinha visto baixo com trastes "conversíveis" q se escondem na escala e braços mistos ao contrário desse, com trastes na primeira oitava do braço....desse jeito aí é o primeiro, o luthier q fez isso aí deve se chamar Bruce Lee.

Abç
Guilé
Membro

Mensagem por Alex Guimaraes em Seg Ago 04, 2008 12:12 pm

Eu estou convencido de que são trastes.

E o som é pancada!!!!

PAZ pra todos
Alex Guimaraes
Membro

Mensagem por TugaBass em Seg Ago 04, 2008 12:39 pm

É, pessoal! Muito bom este baixista!
São mesmo trastes... Eu fiz exactamente isso num baixo meu, antigo! Tirei-lhe os trates até ao 12º. ponto... para poder ter duas expressões diferentes no mesmo baixo. É claro que na zona trasteada, a expressão e a amplitude de corda não são as mesmas como se fosse na outra zona do braço mas completa muito bem a necessidade de usar dois baixos no mesmo tema, sendo um fretless e outro com trastes. Assim temos só um baixo com as duas funções e sonoridades.

Isto é um truque que se usa muito no jazz!

Abraços.
TugaBass
Membro

http://www.myspace.com/paulopaulino

Mensagem por Guilé em Seg Ago 04, 2008 12:41 pm

LuCaSBass escreveu:... tocar com a Rosa Passos nao deve fazer muito bem para as pessoas uehuehueh

Como diria o "Melhor que Tem":

Se ouvir é bom, imagina tocar???!!!

Wink
Guilé
Membro

Mensagem por TugaBass em Seg Ago 04, 2008 3:36 pm

"Como complemento ao meu post anterior."
Estou a pensar fazer o mesmo noutro baixo mas ao contrário! Tirar-lhe os trastes a partir do 12º.ponto! Portanto a dissitura mais aguda fica em fretless! Que acham da ideia?
TugaBass
Membro

Mensagem por Master Nuñez em Sex Ago 29, 2008 11:47 am

Grande Tugabass Smile por onde tens andado? mns, nada?
acho que faz mais sentido sacar os trastes apartir do 12º ou até mesmo antes e deixar os trastes no inicio do baixo, assim tens o baixo normal e quando queres executar um solo passas para a parte da escala sem trastes o que permite maior velocidade de execução e uma sonoridade mais melodiosa, vou ver se vou ao jardim da bujeca amanhã Smile

abraço
Master Nuñez
Membro

http://www.rock-r-us.com

Mensagem por allexcosta em Sex Ago 29, 2008 12:30 pm

Com certeza sao trastes. Eh bastante comum se ver isso. Jah vi ateh baixos q tem trastes mais curtos q a escala, ficando algumas cordas fretless e outras nao.
allexcosta
Administrador

Mensagem por TugaBass em Sex Ago 29, 2008 12:33 pm

Master Nuñez escreveu:Grande Tugabass Smile por onde tens andado? mns, nada?
acho que faz mais sentido sacar os trastes apartir do 12º ou até mesmo antes e deixar os trastes no inicio do baixo, assim tens o baixo normal e quando queres executar um solo passas para a parte da escala sem trastes o que permite maior velocidade de execução e uma sonoridade mais melodiosa, vou ver se vou ao jardim da bujeca amanhã Smile

abraço

Ah! Ah! Grande Nuñez! Pois é! Tenho andado escondido... de férias no grande Alentejo e encontrei lá, o nosso amigo Alex!

Quanto a sacar os trates, tens razão no que dizes no facto de se tirar a partir do 12º ponto... o problema é que se perde um pouco de balanço e expressão quando se usa como baixo de acompanhamento. Perde-se aquele roncado e arrastado do fretless que não se consegue muito bem a partir do 12º ponto devido à amplitude da corda ser curta e naturalmente a sua vibração é menor e mesmo no glissando na escala torna-se mais curto devido ao espaço entre trastes (que já lá não estão). Neste caso será mesmo só para uma execução solista, apenas num ou noutro momento.

PS.: Não vás hoje nem amanhã, ao Jardim da bujéca... não vamos lá estar! Só lá para dia 12 ou 13 de Setembro!

Abraços.

allexcosta escreveu:Com certeza sao trastes. Eh bastante comum se ver isso. Jah vi ateh baixos q tem trastes mais curtos q a escala, ficando algumas cordas fretless e outras nao.

É verdade! Também já vi baixos com trates mais curtos! Também dá um resultado engraçado

Abraços.
TugaBass
Membro

Mensagem por Vlad em Sex Nov 13, 2009 7:17 pm

São trastes... já vi inclusive este baixo ai dele...

Sou fã do Paulelli... sempre q posso vou vê-lo tocar e aproveito pra ai falar com o cara e dar uma puxada de saco, rs... inclusive ele tá lançando um CD solo... dêem uma passadinha no My Space dele se puderem...

O cara é fantástico...
Vlad
Membro

http://twitter.com/vladcarvalho

Mensagem por Pagode Alto Astral em Sex Nov 13, 2009 9:42 pm

fantástica tb essa cavucada do Vlad (e ainda confirmando a parada) nos confins do contrabaixo BR !
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagem por Cantão em Sex Nov 13, 2009 9:47 pm

Pagode Alto Astral escreveu:fantástica tb essa cavucada do Vlad (e ainda confirmando a parada) nos confins do contrabaixo BR !

Concordo Pagode...boa cavucada essa do Vlad... up
Cantão
Moderador

Mensagem por LuCaSbass em Sex Nov 13, 2009 9:48 pm

Nesse canal do YouTube tem varios videos do Paulelli. Ele toca muito, tanto eletrico quanto acustico!!
http://www.youtube.com/user/portalsescsp
LuCaSbass
Membro

Mensagem por Edão em Sab Jan 02, 2010 8:13 pm

Pra dar uma animada no tópico!

Que me perdoem os puristas, mas gostei da percursa no baixo e do beat box! O cara pensa direitinho... confused

Obs.: Acústico de 5 cordas. Interessante também.

Edão
Membro

Mensagem por Cantão em Sab Jan 02, 2010 8:35 pm

^Esse Paulo é cobra...muito bom o video Edão... up
Cantão
Moderador

Mensagem por Edão em Sab Jan 02, 2010 8:41 pm

Cantão escreveu:^Esse Paulo é cobra...muito bom o video Edão... up

É isso aí! Nota a qualidade do áudio. Tá bão de mais hein? Esse show tá no Instrumental Sesc Brasil, e eu tô impressionado até agora com a qualidade do áudio.
Ele deve ter usado alguma captação bem especial pro acústico.

Feliz 2010!
Edão
Membro

Mensagem por DUDUBASS em Dom Jan 03, 2010 10:39 am

Excelente o vídeo, o felling do Paulo Paulelli tocando samba é uma coisa....
DUDUBASS
Membro

Mensagem por DUDUBASS em Sex Fev 19, 2010 1:06 am

Acabei de ver um show do Trio Corrente com o Paquito D'Rivera no theatro José de Alencar(faz parte do festival de jazz e blues de Guaramiranga), excelente show, esse trio é do c@..... Paulo Paulelli arrebentou com tudo, a levada de samba do cara é f##@, e nos improvisos ele também destrói... agora é aquela coisa, o cara não tem mídia nenhuma e não aparece em nada.... recomendo a todos, é um super show....
DUDUBASS
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Sex Fev 19, 2010 1:09 am

DUDUBASS escreveu:Acabei de ver um show do Trio Corrente com o Paquito D'Rivera no theatro José de Alencar(faz parte do festival de jazz e blues de Guaramiranga), excelente show, esse trio é do c@..... Paulo Paulelli arrebentou com tudo, a levada de samba do cara é f##@, e nos improvisos ele também destrói... agora é aquela coisa, o cara não tem mídia nenhuma e não aparece em nada.... recomendo a todos, é um super show....
Putz, deve ter sido animal. Sou fã do Paulelli, toca muito e é um dos meus preferidos da nova geração!
LuCaSbass
Membro

Mensagem por André Souza em Sex Fev 19, 2010 1:26 am

Não conhecia, gostei do som do cara. Além da musicalidade que dá pra perceber no som que ele faz achei muito legal a adaptação que ele faz com os instrumentos. "Serrou" o TRB e adaptou a escala, Acústico 5 cordas, best box e "outras cositas". Mesmo algumas dessas coisas não sendo idéia dele dão uma personaliodade ao trabalho dele. Gostei de conhecer o trabalho desse cara.
André Souza
Membro

Mensagem por Vlad em Sab Fev 20, 2010 6:27 pm

O bacana é vcs terem a oportunidade de bater um papo com ele... o cara é mt firmeza... uns anos atrás liguei pra ele e falei:

- Paulelli, me dá umas aulas de acústico? Ele mandou:
- Cara, mas eu toco td errado, não posso te ensinar...

Dá pra acreditar!?! KKKKKK
Vlad
Membro

http://twitter.com/vladcarvalho

Mensagem por DUDUBASS em Sab Fev 20, 2010 8:52 pm

Eu já vi entrevista do Paulelli falando que estudou sozinho e talvez a forma dele de tocar não seja acadêmica mesmo.... mas o cara é um monstro, eu tô com o Lucas na opinião dele ser um dos melhores dessa geração intermediária( menos de 40 anos), e outra ele tá desenvolvendo um estilo próprio, obviamente com influências de Luizão e outros, mas tá fazendo uma linha bem dele nas conduções e improvisos.... e outra o trio corrente é muito bom, as dinâmicas deles são um show a parte...
DUDUBASS
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Qua Nov 03, 2010 8:04 pm

Dando um up aqui... alguem ja viu esse video?

Animal demais!!

E aguardem uma entrevista bem bacana com ele na Baixo Brasil!!
LuCaSbass
Membro

Mensagem por Claudio em Qua Nov 03, 2010 8:15 pm

Não tinha visto esse vídeo não.... a qual DVD pertence? O Paulelli manda demais!
Claudio
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Qua Nov 03, 2010 8:18 pm

ClaudioBass escreveu:Não tinha visto esse vídeo não.... a qual DVD pertence? O Paulelli manda demais!
Não sei se tem dvd não...
LuCaSbass
Membro

Mensagem por fma em Qui Nov 04, 2010 7:17 am

O Paulelli é um baita músico, um dos caras que estão levando a linguagem do contrabaixo brasileiro adiante, bebendo também na fonte (Luizão).
Já o vi tocar várias vezes aqui em SP e o entrosamento que ele tem tocando com o Edu Ribeiro ou com o Celso de Almeida (outro monstro) é um negócio que não se vê por aí sempre.
Outro video dele tocando outro estilo, walking bass nervoso: http://www.youtube.com/watch?v=yC6QeoURTiE
fma
Membro

Mensagem por everton_cn em Sex Nov 05, 2010 3:27 am

Vixe .... o cara tem muita facilidade e domínio do instrumento !!

Parece que ele faz parte do baixo !!! o som que ele tira é muito bom !!
everton_cn
Membro

http://www.myspace.com/evertonoliveira

Mensagem por LuCaSbass em Sex Set 23, 2011 11:07 pm

Pra quem quer curtir música de verdade ao inves desse Rock In Rio, o Trio Corrente ta tocando ao vivo na CBN, deve rolar entrevista tbm:
http://cbn.globoradio.globo.com/estudiocbn/estudioCBN.htm?praca=Rede&id=2&codigo=SP1
LuCaSbass
Membro

Mensagem por Polli em Sex Set 23, 2011 11:18 pm

cheers Valeu Lucas!!!!
Polli
Membro

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Mensagem por LuCaSbass em Dom Nov 27, 2011 10:59 am

Colocaram no ar o Trio Corrente tocando no Estudio Showlivre músicas do disco novo... Para variar, absurdamente bom demais! E o Paulelli arrebentando no seu Yamaha Custom corpo cortado half-fretless-com cordas Elixir velhas e chorus Boss! hehehe

LuCaSbass
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Qua Jul 18, 2012 9:26 pm

Condução espetacular weed affraid
LuCaSbass
Membro

Mensagem por DUDUBASS em Qua Jul 18, 2012 11:18 pm

Difícil adjetivar... Shocked
E foi antes dele "detonar'" o shape do TRB....
DUDUBASS
Membro

Mensagem por Lucas94 em Qui Jul 19, 2012 11:32 am

affraid Condução genial do Paulo, o cara é muito bom tocando Samba ! hail Ele usa cordas Flats ?

Lucas94
Membro

Mensagem por AlbertoBass em Qui Jul 19, 2012 1:48 pm

Esse cara é casca grossa, ja assisti 2 shows do trio corrente, pancada!!!
AlbertoBass
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Qui Jul 19, 2012 11:40 pm

Ok... Show completo com a Rosa Passos!! Very Happy
LuCaSbass
Membro

Mensagem por Polli em Sex Jul 20, 2012 11:08 am

^hyper Você é o cara Lucas!!

Polli
Membro

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Mensagem por Lucas94 em Sex Jul 20, 2012 12:18 pm

Obrigado Lucas por compartilhar conosco esse Show, vou assistir agora mesmo ! up

Lucas94
Membro

Mensagem por Fernando Zadá em Sex Jul 20, 2012 12:48 pm

Depois vocês acham o fanned esquisito!! Rss
Interessante esse baixo dele. Feio pacas mas soa muito bem!!! Rsss
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por MKaryki em Qui Ago 08, 2013 2:22 am

Alguém poderia me dizer, por favor, qual é a captação que o Paulelli usa no acústico?Obrigado. Abraços e Paz.

MKaryki
Membro

Mensagem por Renato Nogueira em Qua Out 04, 2017 2:36 pm

Cavucando sobre o Paulo Paulelli, achei esse tópico. Que sonzeira interessante que ele tira desse baixo!

Acredito que o arranjo do trio está feito em cima do arranjo do Cesar Camargo Mariano e gravado pela Elis.

Renato Nogueira
Membro

http://soundcloud.com/renato_nogueira

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: