Construção JB Ativo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Construção JB Ativo

Mensagem por maicon.pansani em Qui Ago 22, 2013 7:49 pm

Boa noite pessoal....amanhã darei início a
o projeto de construção do meu primeiro instrumento estou tocando a muito pouco tempo....como trabalho em uma marcenaria tenho todo maquinário e vou fazer um JB, mas tenho algumas dúvidas pertinentes:

1 qual a profundidade que deixo para os caps
2 na parte dos potênciometros faço rasgo passante somente para sistema ativo
3 vou fazer o top de imbuia
4 profundidade do braço...encaixe do corpo

Será q vai ficar bom?

Abraços

maicon.pansani
Membro

Mensagens : 1
Localização : Rio Claro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Construção JB Ativo

Mensagem por emachado em Qui Ago 22, 2013 9:31 pm

Maicon

Não sou luthier profissional, estou tentando ser pelo menos amador, mas se puder ajudar. Me passa seu e-mail por MP que eu lhe mando uma planta de JazzBass. Mas cuidado, pois muitas destas plantas que circulam na net possuem erros. Atenção com a escala...

Deixe a abertura dos caps para depois. Facilita se você tiver todas as peças do hardware antes de fazer a abertura dos caps, dos controles, do jack, das tarraxas...
Você vai usar um top de imbuia. Você pensou em fazer a abertura para os controles pela frente ou por trás do corpo? Nesse caso, vai usar control plate ou não?
Na planta tem indicações quanto à profundidade do encaixe do braço. Mas deixe esta parte para depois que o braço estiver pronto. Esta é uma parte delicada, pois interferem diversos fatores: altura da ponte que vais utilizar, medida real e final da espessura do braço... Até a abertura da cavidade dos caps interfere.
Você pretendo usar escudo? Neste caso vais fixar os caps no escudo ou no corpo? Nesta última opção há que se ter mais precisão ainda, para que não muito próximo ou muito afastado das cordas.
Se o corpo for numa peça só, plaine e deixe um pouco mais na medida desejada para retirar na fase de acabamento. Se for em duas ou mais peças coladas, faça a colagem e deixe prensado por algum tempo (eu deixo uma semana).
Enquanto isso, trabalhe no braço. Só com ele pronto você poderá definir uma série de variáveis: posição dos caps e da ponte, abertura do tróculo, encaixe de escudo...
Se concentre no braço primeiro.
Se for com escala colada, enquanto você espera ela colar, adianta alguns serviços no corpo (contorno e lixamento geral) mas só defina posições com o braço pronto.
Uma fase que acho importante: com a ponte que vai utilizar, faça a uma simulação no comprimento da escala com barbantes pata confirmar a medida da largura no 12º traste. Na planta não consta a largura do nut, pesquise pois creio que algumas varições.
Ajuda bastante copiar fotos nítidas da internet mesmo e trabalhar com a proporção nas medidas de locais que conhece (distância entre nut e 12º traste, largura do nut, comprimento da escala, largura do braço no 12º traste).
Pegue também o esquema de medidas do cap que deseja utilizar, caso não os tenha em mãos ainda.
avatar
emachado
Membro

Mensagens : 867
Localização : PERUÍBE-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Construção JB Ativo

Mensagem por Eliseumohr em Qui Ago 22, 2013 9:32 pm

Procure um baixo de alguém pra poder copiar , essa é minha dica.
avatar
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Construção JB Ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum