Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

+14
pluís
Leandro Jeronimo
Bittersweet
rodbtv
PauloBass
webercar
fabio.barbosa.venancio
lucas.vieira2
afonsodecampos
fheliojr
Nando Medeiros
Fernando Zadá
J.Adalberto
allexcosta
18 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por webercar Sex Dez 13, 2013 3:34 pm

Blza Zadá, tomara que o Sá leia este tópico e nos ajude. Engraçado como são os gostos musicais. Eu, pelo contrário, curto muito o que vem da galera mineira relativa a Clube da Esquina e afins. Gosto muito destas harmonias complexas e arranjos experimentais, sai cada música linda apesar de dar nó na minha cabeça, rsrsrsrs....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 13, 2013 3:40 pm

Fica tranquilo que depois baixo o mp3 pelo youtube e descasco o abacaxi!! Rss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Bittersweet Dom Ago 31, 2014 12:53 pm

Olá professor Zadá e demais colegas,

Gentilmente o colega afonsodecampos me indicou o tópico pra q eu postasse no lugar correto minhas dúvidas. Vou colar aqui o texto q publiquei no outro tópico.

Meu nome é Cristina (Cris). Faço parte do fórum já há alguns anos, mas nunca participei com frequência pois qdo adquiri o instrumento logo tive q adiar os estudos por motivos de força maior. Sempre gostei muito de baixo e pensava q logo q possível iria começar a praticar novamente.

Já passeei por alguns instrumentos e há muitos anos estacionei na guitarra. Atualmente toco em duas bandas mas, numa delas, uma vez ao mês vou tocar baixo, porém, como sou iniciante do zero mesmo, preciso começar de algum lugar né?

Meu equipamento é: SX SJB 75 TOR e Ampli Meteoro FWB-20.

Eu estudei música muitos anos com professor (onde moro tem Conservatório de Música - muito bom por sinal), mas fiz aulas de outros instrumentos. Cheguei a fazer aula de guitarra, mas logo parei. Eu não leio partitura na guitarra, toco praticamente de ouvido e por cifras, tablaturas, mas não gostaria de fazer o mesmo com o baixo, já q apesar de agora não poder pagar um professor (mas assim q possível quero ter aulas com um), tenho acesso a informação de forma muito maior que no passado.

Bom, a ajuda q gostaria é em saber se estou no caminho certo.

Um grande amigo e um professor com quem tive a oportunidade de pedir umas dicas, me indicaram métodos para iniciantes q achei muito legais e estou começando por eles:

Baixo Elétrico Composite - Método de Dan Dean (3 volumes)
Método de Contrabaixo - Fundamentos - Ronaldo Lobo (Coleção Toque de Mestre)

Esses dois métodos, como partem do zero, estou lendo simultaneamente, um complementando o outro, digamos assim. Tô tentando não criar vícios, postura e posição erradas, como tenho um pouco com a guitarra. Acho q se fizer isso no começo será mais fácil, pq com a guitarra já não consigo mais tirar meus vícios. O q estou gostando mais é q nesses métodos há a partitura e a tablatura juntos, o q me faz entender melhor q notas estou tocando no braço.

Li pelo fórum muitas pessoas elogiando o livro "Contrabaixo para Leigos". Seria interessante eu adquirir esse livro para complementar o material que já tenho?

Desde já agradeço a atenção. Wink
Bittersweet
Bittersweet
Membro

Mensagens : 77
Localização : Uberlândia

http://soundcloud.com/littlebittersweet

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Dom Ago 31, 2014 5:02 pm

Olá Cris.
Seja bem-vinda.
Os livros que citou eu conheço o do Dan Dean que é interessante o do Lobo nunca mexi.
Não tenho o Contrabaixo para leigos mas já dei uma espiada nele. Me pareceu bem melhor que o Dan Dean.
Sou fã dos livros do Ed Friedland e ele tem um método dividido em 3 pequenos volumes que acho muito bom. Também gosto de um que chama Essential Elements e que fica mais na leitura e na execução de melodias.
Hoje em dia tem muito material interessante na internet pra te ajudar. Gosto dos vídeos do Scott Bass lessons (um que usa luva) mas tem bons vídeos didáticos.
Fique a vontade e não se acanhe com suas dúvidas que podendo estamos todos aqui para ajudar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Leandro Jeronimo Seg Set 01, 2014 10:38 am

Não entendo nada que o Scott Bass fala (não manjo a língua) kkkkk, mas vejo os vídeos dele diariamente, o cara toca muito !!!
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por pluís Seg Set 01, 2014 10:54 am

Zadá,bom dia!

Gostaria de pedir 2 auxílios:

Primeiro,gostaria de saber se existem métodos ou exercicios que você recomenda para o estudo de harmonia e percepção...

Segundo,quais exercicios são bons para o estudo da digitação?
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Bittersweet Seg Set 01, 2014 2:01 pm

Obrigada pela ajuda Zadá. Encontrei os volumes do Ed Friedland, mas bati na trave, pois não sei ler uma vírgula em inglês rs

Vou tentar adquirir o livro Contrabaixo para leigos.

Pra eu q estou começando do zero, tenho aproximadamente 30 e 40 minutos por dia pra pode estudar. Vc me sugere alguma ordem de estudo ou acompanho o livro desde o começo mesmo e vou em frente?

Bittersweet
Bittersweet
Membro

Mensagens : 77
Localização : Uberlândia

http://soundcloud.com/littlebittersweet

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Seg Set 01, 2014 10:59 pm

pluís escreveu:Zadá,bom dia!

Gostaria de pedir 2 auxílios:

Primeiro,gostaria de saber se existem métodos ou exercicios que você recomenda para o estudo de harmonia e percepção...

Segundo,quais exercicios são bons para o estudo da digitação?

Até existem sim livros e acho bacana o programa Ear Master mas não é necessário na verdade. Experimente cantar o que toca e procure se ligar mais no som em si do que na parte mecânica já é um início bom.
Harmonia já envolve mais aspectos a se observar mas saber bem intervalos é um B om começo.
Para digitações tem o Bass Fitness que acho interessante. É bem montado e cumpre esse papel mas eu acho que esse tipo de estudo tem que ser feito aos poucos e diariamente tipo homeopatia em pequenas doses para não ficar maçante.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Seg Set 01, 2014 11:12 pm

Bittersweet escreveu:Obrigada pela ajuda Zadá. Encontrei os volumes do Ed Friedland, mas bati na trave, pois não sei ler uma vírgula em inglês rs

Vou tentar adquirir o livro Contrabaixo para leigos.

Pra eu q estou começando do zero, tenho aproximadamente 30 e 40 minutos por dia pra pode estudar. Vc me sugere alguma ordem de estudo ou acompanho o livro desde o começo mesmo e vou em frente?


Faz uma forcinha tem pouco texto e bastante mãos a obra.
Vale aprender um pouquinho que os materiais mais legais são em inglês.
15 a 20 minutos são o suficiente para sentir alguma melhora e eu sugiro mesclar exercícios com se divertir tocando que vai ser mais prazeroso.
5 minutinhos de exercícios de mecânica e técnica, 10 minutinhos aprendendo algo novo e o resto tocando coisas que curte. Aí no final revise o que mexeu de novo por 5 minutos e ta ok. Aí vai equilibrando isso e misturando assuntos. Seguir o livro pode ser uma boa sim. Objetivos bem definidos e de curto prazo são ótimo estímulo para se continuar avançando.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Bittersweet Ter Set 02, 2014 8:19 pm

Valeu Zadá! Muito obrigada Very Happy
Bittersweet
Bittersweet
Membro

Mensagens : 77
Localização : Uberlândia

http://soundcloud.com/littlebittersweet

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 03, 2014 2:03 am

As ordens fique a vontade se tiver outras dúvidas.
Bjs
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Bittersweet Seg Set 08, 2014 9:53 pm

Olá Zadá!

Obrigada mesmo pela ajuda! Eu comprei o livro Contrabaixo para leigos e não me arrependi! Muito bom o livro. Agora é mãos à obra Wink 

Meu receio é só ter o mesmo problema q na guitarra. Eu simplesmente não consigo decorar músicas!rs Se não tem um papel com as cifras / partituras na minha frente, eu não sei o q faço.

Vc tem uma sugestão pra q eu consiga memorizar as coisas de alguma forma?
Bittersweet
Bittersweet
Membro

Mensagens : 77
Localização : Uberlândia

http://soundcloud.com/littlebittersweet

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 17, 2014 10:35 am

Pegue pouca coisa por vezes e insista nelas.
Uma coisa bacana é tentar entender o básico da harmonia e relacionar com outras musicas parecidas que isso pode ajudar na memorização e fixação.
Tente tocar e entender e ouvir com calma o que faz ao invés de só digitar e seguir indicações da cifra ou tablatura. Toque pequenos trechos tentando memorizar e criar uma lógica.
Tem mais facilidade visual ou auditiva para guardar informações?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Bittersweet Dom Set 21, 2014 8:18 pm

Minha facilidade é mais visual.

Suas dicas tão valiosas!! Very Happy
Bittersweet
Bittersweet
Membro

Mensagens : 77
Localização : Uberlândia

http://soundcloud.com/littlebittersweet

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Dom Set 21, 2014 8:44 pm

Organize as cifras das músicas escrevendo por compassos e 4 por linha que fica fácil visualizar a forma da música e se tem mais facilidade visual pode ser um bom caminho pra te ajudar com essa memorização.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Kalingth Ter Set 30, 2014 1:49 pm

Hey, tio Zadá, você conhece alguma escala com harmônicos? Estava querendo aplicá-los, mas não tenho uma base sólida deles.
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 01, 2014 12:03 am

Tio Zada foi punk hein.
Você está querendo dicas de como usar os harmônicos é isso?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Kalingth Qua Out 01, 2014 4:19 am

kkkkkkk Pois é. Falei de brincadeira mesmo. Faço isso quando vou pedir algo. =P

hum... Pode ser. Eu queria ir a fundo neles. Possuem sonoridades tão diferentes. Conhece algum livro que aborde diretamente harmônicos??

Ps: Qualquer dica é bem vinda =)
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 01, 2014 9:24 am

cara vou dar uma espiada aqui e separar um material.
Não sou expert nisso e nem uso muito mas sei como funciona e como organizar.
Hoje to enrolado com gigs e compromissos me cobra por MP que levanto material pra você.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Klhada Sáb Jul 08, 2017 7:14 pm

perguntas noob:

1 - baixei o musescore aqui pra começar a transcrever umas músicas. Inicialmente estou escrevendo em tablatura no bloco de notas, mas depois que acabar, quero fazer direito, até mesmo pra pegar as manhas da marcação de tempo. A "questã" é: pra quem no momento só tem pretensão de tocar junto com uns mp3, vale a pena escrever só em partitura, ou uso aquele combo partitura+tablatura? Não sou tão bom com partitura, mas é tudo uma questão de treino;

2 - tocava guitarra, então tenho bom conhecimento teórico. Porém, não quero novamente colocar o carro na frente dos bois. Primeiramente estou preocupado em aprender umas músicas, e tocar elas de forma limpa e no tempo. Só quando estiver com algo já certo começo a ver os acordes e como posso criar minhas linhas. Parece bom?

De resto, nem procurei tablatura das músicas que quero tocar. Será que devia fazer isso pra dar um adianto? Tirando tudo de ouvido vou aprimorando tudo (ainda que demore mais).
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por SILVIAO Sex Jul 14, 2017 6:36 pm

Excelente topico.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por elson.arcos Sáb Jul 15, 2017 7:10 pm

Olá para todos!! Se Zadá me permite vou dar um "pitaco" sobre os pontos que o KLHADA expôs.

Sobre o No 1: Se você já conhece, mesmo que pouco, as notas no braço do seu instrumento, aprenda a ler com fluência a notação padrão (partitura convencional) de uma vez. Como você mesmo apontou, a tablatura te limita a tocar uma música em uma única região e sem as divisões rítmicas, o que para o baixo, bateria... etc é fundamental.

Sobre o No 2: Se conseguir resolver as "pendengas" anteriores, pode adquirir um montão de métodos com Backing Tracks de partituras beeem simples. Tem material pra todo gosto e nível na Net, ou se preferir, comprar livros, também  é bem acessível
hoje em dia.  partitura e tablatura, somente partitura, somente tablatura, somente cifra. Isso é claro, se não quiser fazer como  a maioria e encarar os estudos no ouvidão mesmo.
Penso que saber tocar lendo, além de tocar de ouvido é uma ótima ferramenta.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Klhada Dom Jul 16, 2017 9:42 am

elson.arcos: agradeço. Até dá pra escrever em tablatura e usar a partitura junto pra marcar o tempo, mas realmente fazer tudo na partitura força a aprender as notas no braço na marra Razz

de resto, meu plano é aprender umas músicas, e tocar junto. Aí faço a "autópsia" da dita, e vejo o tom, e começo a testar coisas novas. Quando já tiver mais descolado, tenho um real book aqui, e tento ir tocando. Isso sem falar que no youtube tem MUITO video só com batera, e uns acordes básicos. Dá pr se divertir muito.
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jul 16, 2017 11:46 am

Desculpe a demora

Escrever na partitura e aprender as notas no braço são coisas bem diferentes e que trazem benefícios bem diferentes.
Acho que entender o que esta tocando de cara pode ser um bom caminho mas não um entender autópsia como disse vai tirando de ouvido e tentando entender o tom e a escala ou até melhor a sequencia de acordes que ai evita o trabalho dobrado. Não precisa separar tanto em fragmentos vai já tentando entender o que esta acontecendo conforme esta tirando.
Eu particularmente sou fã do músico saber ler pelo menos o básico de ritmo e acho que as notas são uma boa quando tem costume de escrever ou tirar arranjos prontos. Mal não faz a leitura nunca.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por elson.arcos Dom Jul 16, 2017 6:54 pm

Fernando Zadá escreveu:Desculpe a demora

Escrever na partitura e aprender as notas no braço são coisas bem diferentes e que trazem benefícios bem diferentes.
Acho que entender o que esta tocando de cara pode ser um bom caminho mas não um entender autópsia como disse vai tirando de ouvido e tentando entender o tom e a escala ou até melhor a sequencia de acordes que ai evita o trabalho dobrado. Não precisa separar tanto em fragmentos vai já tentando entender o que esta acontecendo conforme esta tirando.
Eu particularmente sou fã do músico saber ler pelo menos o básico de ritmo e acho que as notas são uma boa quando tem costume de escrever ou tirar arranjos prontos. Mal não faz a leitura nunca.


Pronto!! Falou tudo!! claps

Aos colegas que quiserem se aprofundar no Ear Training e na produção da escrita padrão, de maneira bem intuitiva e divertida, sem muita complicação, segue alguns aplicativos free  para Android.
Ensemble Composer.
Ouvido Perfeito
Functional Ear Trainer
Perfect Ear
My Ear Trainer

Pano Tuner
Mtronome Beats

Pra quem está começando, aprendendo os nomes das linhas e espaços tem um massa: CLAVES.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jul 02, 2023 8:52 pm

Método quase finalizado e quero ver se aproveito e retomo melhor minha participação aqui.
Falo sobre afinação em quartas justas então serve tanto para a guitarra na afinação que uso atualmente quanto para o contrabaixo de 4,5 ou 6 cordas e vou aproveitar para gravar uma série de videos sobre esse trabalho.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá - Página 2 Empty Re: Linguagem musical e teoria com Fernando Zadá

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos