Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

+70
Orla Bass
Kobhau
HenriqueBessa
espezialista
patriciofernandes
Raul S.
space-bass
monteirofn
Guga Ramone
Wagner Richter
Baixeiro
Wildson Gomes
Fulini Bassman
eusouojunior
arturbmallmann
RafaelCs
SILVIAO
Helder Barbosa
emachado
mnincao
Emilio Paulo
igor.botelhoduarte
Edvell
Leomezz
Roger Bass
Mauricio Luiz Bertola
W.Lopes
André Luga
luiz_gu
ZédeLepelin
eduardo.neto
Kalingth
rafammbass
pluís
bassfuria
Guilherme Xaolin
Gibass
GuynhoBass
siodoni
Tubass
Jackson
Thiago Almeida
anderson.florencio
Fábio Lacerda
djmmaster
João Pedro Ap. da Silva
filipe pancho
tentsubass
Mau_
Eliseumohr
Nando Medeiros
gpraxedes
liba
Zéff
Fabio Linhares
EduardoJb
CG
Claudio
webercar
KIQ
fheliojr
GeTorres
brucce
afonsodecampos
deeecooo
Thales_Sr
Voila Marques
ct.colela
JAZZigo
allexcosta
74 participantes

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qua maio 18, 2016 1:41 pm

tem alguma coisa errada ai,esse cap é ativo,sai o fio de sinal e o fio vermelho da bateria,tem que ver se o problema esta no pot de balanço
infelizmente eu não estou em sp,senão eu veria esse baixo
tem que mexer nele para achar o vilão ai
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Wildson Gomes Seg Jul 11, 2016 12:10 pm

Olá colela, tudo bem? Então...
Estou com um pré Artec BT1A (foi a única numeração que achei nele), é um circuito ativo ligado a dois captadores passivos (CLB26a), e está uma bagunça os pots...
Está assim: Balace (B500K)
Treble: (B100K)
Pré: (B250K)
Volume: (B50K)

Ele não chia, sempre fucionou bem, mas sempre que a bateria perde 1-1/2v de potência, tem que ser trocada, mesmo uma bateria alcalina dura pouco tempo, há alguma relação? Conhece esse pré? Como posso tirar melhor proveito?
Quantas perguntas study study study
Wildson Gomes
Wildson Gomes
Membro

Mensagens : 9
Localização : Campina Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Seg Jul 11, 2016 2:09 pm

Sobre os pots ,o único pot que achei estranho o valor é o de 250k no grave,normalmente é 100 ou 50k
mas pode ocorrer de ser 250k no grave
com as baterias
liga ele com 18 volts,não use baterias recarregáveis
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Wildson Gomes Seg Jul 11, 2016 4:36 pm

ct.colela escreveu:Sobre os pots ,o único pot que achei estranho o valor é o de 250k no grave,normalmente é 100 ou 50k
mas pode ocorrer de ser 250k no grave
com as baterias
liga ele com 18 volts,não use baterias recarregáveis

No caso eu poderia inverter o pot do treble com o do grave?
Ligar ele com 18 volts? Hmm... Solando outro chicote de bateria na saída do pré? confused confused

Mais uma coisa, vou ter que mudar o pot do volume, a melhor alternativa é 50K mesmo?
Wildson Gomes
Wildson Gomes
Membro

Mensagens : 9
Localização : Campina Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Fulini Bassman Seg Jul 11, 2016 10:11 pm

ct.colela escreveu:tem alguma coisa errada ai,esse cap é ativo,sai o fio de sinal e o fio vermelho da bateria,tem que ver se o problema esta no pot de balanço
infelizmente eu não estou em sp,senão eu veria esse baixo
tem que mexer nele para achar o vilão ai

E quando você volta a Sp?
Fulini Bassman
Fulini Bassman
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/fulinibassman

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Seg Jul 11, 2016 11:06 pm

Wildson Gomes escreveu:
No caso eu poderia inverter o pot do treble com o do grave?
Não

Wildson Gomes escreveu:
Ligar ele com 18 volts? Hmm... Solando outro chicote de bateria na saída do pré? confused confused
Tem que soldar em serie para somar 18 volts

Wildson Gomes escreveu:
Mais uma coisa, vou ter que mudar o pot do volume, a melhor alternativa é 50K mesmo?
Ai depende de como estão ligados,se for antes pre pode usar 250k e sor pós pré ai tem que ser 50k ou 100k

Fulini Bassman escreveu:
ct.colela escreveu:tem alguma coisa errada ai,esse cap é ativo,sai o fio de sinal e o fio vermelho da bateria,tem que ver se o problema esta no pot de balanço
infelizmente eu não estou em sp,senão eu veria esse baixo
tem que mexer nele para achar o vilão ai

E quando você volta a Sp?
Fiquei a semana passada inteira em sp,agora não tenho previsão de quando vou voltar
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Baixeiro Ter Ago 23, 2016 1:08 pm

Ótimo tópico...
parabéns
Baixeiro
Baixeiro
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Wagner Richter Dom Nov 13, 2016 2:30 pm

Caro Colela,

Estou montando um contrabaixo com um captador Tesla VR-MM4 e tenho uma dúvida quando aos potenciômetros, o esquema de ligação que tem no site do fabricante sugere 250K para Ton e Vol, mas não fala se linear ou logaritmico, qual a opção melhor.

Obrigado

Wagner Richter
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Dom Nov 13, 2016 5:57 pm

Não sou o Colela, mas acho que posso ajudar:
Pot para controle de volume é LOG. Pot para controle de tone é linear.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por monteirofn Dom Nov 13, 2016 6:45 pm

Guga Ramone escreveu:Não sou o Colela, mas acho que posso ajudar:
Pot para controle de volume é LOG. Pot para controle de tone é linear.

Esse seria o padrão, mas particularmente, gosto de usar tudo LOG nos meus baixos
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Wagner Richter Ter Nov 15, 2016 8:21 pm

Valeu


Última edição por Wagner Richter em Ter Nov 15, 2016 8:25 pm, editado 1 vez(es)

Wagner Richter
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Wagner Richter Ter Nov 15, 2016 8:23 pm

monteirofn escreveu:
Guga Ramone escreveu:Não sou o Colela, mas acho que posso ajudar:
Pot para controle de volume é LOG. Pot para controle de tone é linear.

Esse seria o padrão, mas particularmente, gosto de usar tudo LOG nos meus baixos

Valeu pessoal, mas alguém poderia me explicar o que essa diferença pode causar no VOL e no TON ?

Wagner Richter
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 15, 2016 8:55 pm

Wagner Richter escreveu:
monteirofn escreveu:
Guga Ramone escreveu:Não sou o Colela, mas acho que posso ajudar:
Pot para controle de volume é LOG. Pot para controle de tone é linear.

Esse seria o padrão, mas particularmente, gosto de usar tudo LOG nos meus baixos

Valeu pessoal, mas alguém poderia me explicar o que essa diferença pode causar no VOL e no TON ?
Na prática, nenhuma. Apenas se vc usar o pot de volume logarítmico (A), a atuação será mais "suave".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Wagner Richter Sex Nov 18, 2016 8:29 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Wagner Richter escreveu:
monteirofn escreveu:
Guga Ramone escreveu:Não sou o Colela, mas acho que posso ajudar:
Pot para controle de volume é LOG. Pot para controle de tone é linear.

Esse seria o padrão, mas particularmente, gosto de usar tudo LOG nos meus baixos

Valeu pessoal, mas alguém poderia me explicar o que essa diferença pode causar no VOL e no TON ?
Na prática, nenhuma. Apenas se vc usar o pot de volume logarítmico (A), a atuação será mais "suave".

Valeu Bertola, Como você sugere que eu utilize os pot´s vale o que os amigos disseram antes, controle de volume é LOG. Pot para controle de tone é linear ?

Wagner Richter
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 18, 2016 9:03 am

^ Não. É ao contrário.
O potenciômetro de volume é (geralmente) linear e o de tonalidade logarítmico.
Potenciômetros lineares (B) tem atuação mais "abrupta".
Por isso geralmente recomendo usar logo os logarítmicos (A) tanto para o volume quanto para a tonalidade.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Sex Nov 18, 2016 10:04 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
O potenciômetro de volume é (geralmente) linear e o de tonalidade logarítmico.
Bertola, será que vc não se confundiu aqui? Em todo diagrama esquemático, seja de ligação de captadores ou de circuitos de pedais e amps, vejo os controles de volume com pots tipo log, justamente pelo q vc citou, pela ação mais homogênea ao longo do curso dele.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 18, 2016 10:34 am

Guga Ramone escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
O potenciômetro de volume é (geralmente) linear e o de tonalidade logarítmico.
Bertola, será que vc não se confundiu aqui? Em todo diagrama esquemático, seja de ligação de captadores ou de circuitos de pedais e amps, vejo os controles de volume com pots tipo log, justamente pelo q vc citou, pela ação mais homogênea ao longo do curso dele.
Não errei não...
Outra coisa, se vc está lendo circuitos de pré-amps (audio e instrumentos) e pedais, aí sim o pot de volume será obrigatoriamente logarítmico por motivos óbvios...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Sex Nov 18, 2016 1:29 pm

Eu desisti de seguir essa regra,ja peguei varios pots que não respondem como deveriam
A que fecha geral com pouco curso, A que atua gradualmente,B com ambas as funções
enquanto existir uma industria podre fabricando pots isso vai ser complicado,eu não confio na maioria dos potenciometros do mercado ,pois tem muita falsificação,os originais funcionam como o descrito
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Wagner Richter Sáb Nov 19, 2016 11:20 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Guga Ramone escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
O potenciômetro de volume é (geralmente) linear e o de tonalidade logarítmico.
Bertola, será que vc não se confundiu aqui? Em todo diagrama esquemático, seja de ligação de captadores ou de circuitos de pedais e amps, vejo os controles de volume com pots tipo log, justamente pelo q vc citou, pela ação mais homogênea ao longo do curso dele.
Não errei não...
Outra coisa, se vc está lendo circuitos de pré-amps (audio e instrumentos) e pedais, aí sim o pot de volume será obrigatoriamente logarítmico por motivos óbvios...

Valeu Bertola, decidido vou usar ambos Logaritmico.
Agora como citado pelo Colela vou procurar um de boa fabricação.

Obrigado pessoal

Wagner Richter
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por space-bass Sex Jun 09, 2017 1:00 pm

Boa tarde.. Essas são fotos do circuito de um baixo Giannini SG. Ocorre que não consigo variação nos tones.. Alguém poderia ajudar?
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20170609_123447-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20170609_123909-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20170609_124032-jpg

space-bass
Membro

Mensagens : 12
Localização : Porto Rico

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Raul S. Sex Jun 09, 2017 3:25 pm

^a ligação está ok, suja, mas tudo no seu lugar; pelo que me parece o "positivo" do capacitor está encostando na parte de trás do potenciômetro (neutro) , cancelando ele. tenta desentortar ou colocar um pedaço de fita isolante entre o pot e essa perninha para evitar esse contato.

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Capture0
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por space-bass Sex Jun 09, 2017 4:46 pm

^ rapaz.. Foi um belo olhar, mas apesar de próximo não tava encostando não.. De qlqr forma arredei um pouco mais. Tones sem variação ainda. Obrigado por tentar ajudar

space-bass
Membro

Mensagens : 12
Localização : Porto Rico

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Sáb Jun 10, 2017 4:00 pm

Que variações vc queria ter ai? de corte ?
a ligação está tipo gibson um tone para cada cap
se for frequencia ,mude os capacitores para 473 ou 683
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por space-bass Sáb Jun 10, 2017 5:35 pm

^ boa tarde. Eu queria ter a opção de fechar os tones, entende? Do jeito que estão, ficam sempre aberto.. Não respondem ao giro, nada. Achei que pudesse ser a ligação (não entendo nada de eletrônica), por isso postei a foto. O que posso fazer pra identificar o problema?

space-bass
Membro

Mensagens : 12
Localização : Porto Rico

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Dom Jun 11, 2017 2:20 pm

A ligação feita nos tones não são mais montadas dessa forma nos instrumentos atuais ,ela funciona normal
Fica difícil de saber o motivo de não estar funcionando só olhando pela foto,pq pode ser defeito de pot ou capacitor,mas tenta mudar primeiro os capacitores,se não funcionar,ai parte para troca dos pots
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por space-bass Dom Jun 11, 2017 3:13 pm

Obrigado! Farei isso. Quais capacitores recomenda pra eu não ter mudança no timbre? Algum capacitor substitui os que estão nele de forma idêntica?

space-bass
Membro

Mensagens : 12
Localização : Porto Rico

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Dom Jun 11, 2017 3:19 pm

Pelas fotos eu só consegui ver o primeiro capacitor que é 0.1 que nos numeros atuais é o 104,o 104 é indicado para captadores ativos,o melhor são os 2 que indiquei lá em cima,mais comum é 473, o 683
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por space-bass Dom Jun 11, 2017 3:36 pm

Os dois são 0.1M 250V. Se eu substituí-los pelo 104 (que seriam seus equivalentes atuais), haveria algum problema?

space-bass
Membro

Mensagens : 12
Localização : Porto Rico

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por patriciofernandes Seg Jun 12, 2017 1:04 am

Olá, Colela. Tenho um RBX 375 aqui comigo que está com captadores originais (que são passivos), e um circuito bartolini (da china, aqueles que vem nos Ibanez equipados com MK2) e está ligado em 9v.

Sinto que as frequências saturam e distorcem quando os pots do eq passam dos 70%. A que se deve esse problema? Se o baixo for ligado em 18v isso melhora?

Notei que o potenciômetro de volume geral é de 50k, isso pode estar influenciando ou só tira os agudos do instrumento? A ligação é Volume + Blend
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Seg Jun 12, 2017 9:34 pm

space-bass escreveu:Os dois são 0.1M 250V. Se eu substituí-los pelo 104 (que seriam seus equivalentes atuais), haveria algum problema?
Como falei esses 104 são para uso de captadores ativos,se colocar não vai fazer um corte legal,para caps passivos use aqueles que citei
patriciofernandes escreveu:Olá, Colela. Tenho um RBX 375 aqui comigo que está com captadores originais (que são passivos), e um circuito bartolini (da china, aqueles que vem nos Ibanez equipados com MK2) e está ligado em 9v.

Sinto que as frequências saturam e distorcem quando os pots do eq passam dos 70%. A que se deve esse problema? Se o baixo for ligado em 18v isso melhora?

Notei que o potenciômetro de volume geral é de 50k, isso pode estar influenciando ou só tira os agudos do instrumento? A ligação é Volume + Blend
Distorcer ...pode ser bateria fraca ou captadores muito próximos das cordas,passar para 18 volts não vai resolver
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por patriciofernandes Seg Jun 12, 2017 11:36 pm

Com relação ao pot de volume, recomenda a troca por um de 250 ou 500, ou o de 50k é suficiente?
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Ter Jun 13, 2017 11:00 am

patriciofernandes escreveu:Com relação ao pot de volume, recomenda a troca por um de 250 ou 500, ou o de 50k é suficiente?
Ai depende...vc usa pot de 50k depois do pré se o volume estiver montado antes do pre ai sim vc deve usar pot de 250 ou 500k
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por space-bass Ter Jun 13, 2017 11:28 am

[quote="ct.colela"]
space-bass escreveu:Os dois são 0.1M 250V. Se eu substituí-los pelo 104 (que seriam seus equivalentes atuais), haveria algum problema?
Como falei esses 104 são para uso de captadores ativos,se colocar não vai fazer um corte legal,para caps passivos use aqueles que citei

Obrigado.

space-bass
Membro

Mensagens : 12
Localização : Porto Rico

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por patriciofernandes Ter Jun 13, 2017 2:22 pm

Obrigado, Colela
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Nando Medeiros Sáb Jul 29, 2017 10:00 am

Bom dia Amigo Colela.

Se possível gostaria de uma rápida ajuda.
Estou com um baixo precision já há alguns anos e ontem fazendo a manutenção e limpeza notei que o tone me parece ter perdido o "efeito". Abrindo ou fechando o som fica praticamente o mesmo. Apenas quando o deixo fechado e abro é que sinto uma quase imperceptível aumento do agudo.
Imaginei que fosse o por, mas fiz teste com multimetro e as medidas são proporcionais em toda a trilha dele, o que concluo que está funcionando.
Sendo assim, o problema deve ser o capacitor?

Um detalhe é que uso cordas tapedwond o que já tira muito brilho. Mas mesmo assim sempre via um pouco mais de diferença abrindo ou fechando o tone.

Alguma consideração?
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por espezialista Ter maio 29, 2018 9:34 pm

Boa noite Comandante!!!

Por acaso saberia me dizer qual o valor do pot de balanço do Bass Collection ativo 4 cordas? Obrigado.
espezialista
espezialista
Membro

Mensagens : 52
Localização : Bragança paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por HenriqueBessa Qua maio 30, 2018 9:29 am

Não sou o Coleta, mas como proprietário de um SB-321, posso te passar o seguinte:

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 IMG_20180125_193834337

Além desse tem um outro modelo de circuito, mas acredito que os valores sejam o mesmos. Só não posso confirmar pq não tenho mais o baixo que usava esse outro circuito.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por espezialista Qua maio 30, 2018 10:50 am

HenriqueBessa escreveu:Não sou o Coleta, mas como proprietário de um SB-321, posso te passar o seguinte:

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 IMG_20180125_193834337

Além desse tem um outro modelo de circuito, mas acredito que os valores sejam o mesmos. Só não posso confirmar pq não tenho mais o baixo que usava esse outro circuito.

Muito obrigado meu amigo! Estou na dúvida quanto as especificações do potenciometro de balanço.
espezialista
espezialista
Membro

Mensagens : 52
Localização : Bragança paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por HenriqueBessa Qua maio 30, 2018 10:58 am

Se for o mesmo circuito do meu (o da foto), são 3 pots B100k(bal/grave/agudo) e 1 de A50k(vol).
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por espezialista Qua maio 30, 2018 11:03 am

Muito agradecido Henrique!! Very Happy
espezialista
espezialista
Membro

Mensagens : 52
Localização : Bragança paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Kobhau Ter Ago 14, 2018 2:19 pm

Boa tarde amigo. Preciso conseguir o esquema elétrico do baixo stagg edb 3/4 o meu ta dando defeito liga mas não sai som ou comprar ele completo. Obrigado a todos

Kobhau
Membro

Mensagens : 13
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Ter Ago 14, 2018 4:30 pm

Opa esse pré é um pré piezo
Eu não tenho esquema dele,até dei uma procurada e não achei nada sobre ele
o jeito é entrar em contato coma importadora para ver se consegue outro,ou levar em alguem que entenda para dar uma olhada nele
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Qui Dez 06, 2018 12:42 am

Opa tudo bem Colela, eu tenho um Cort B5 que deu um problema no Eq do pré, um dia tocando de boa com o baixo o ganho dele diminuiu e ficou sem peso, ele ficou um som magro, o botão de agudo se zerar abaixa o volume geral do baixo e o botão de grave quase não faz efeito, o médio funciona normal, como o baixo tem uma chave de duas posições tenho tocado com ela pra baixo que desliga o pré/Eq e funciona apenas o volume geral e balanço, mas o som é bem diferente, faz falta o equalizador.

Levei num cara aqui da minha região e ele achou que poderia ser o Jack, então foi trocado o original tipo barril por um normal Switchcraft, troquei a bateria do baixo, dai ele funcionou normal por 20 dias, fiquei animado achei que tinha resolvido o problema, dai um belo dia aconteceu a mesma coisa, baixo sem grave e botão de agudo virando volume geral. As vezes eu tiro e coloco o cabo no baixo e volta ao normal mas logo da esse problema de novo. Mas o cara não ta afim de mexer no circuito, desmontar tudo e montar de novo. Eu to meio perdido aqui não sei o que faço.
Aliás ontem eu levei ele e um 4 cordas reserva prum show, toquei com o B5 no modo Eq desativado da chave, o baixo funcionou o show todo, mas é ruim tocar sem poder equalizar o baixo, nessa função nem tone tem. rs... No fone de ouvido o som era magro demais, o que me salvou foi o cubo que era bom.

Vc acha que isso pode ser algum defeito no pré ou mal contato de fio, solda? que vale a pena achar alguém pra mexer ou desencanar e comprar outro pré? porque eu acho estranho as vezes os potenciômetros voltarem a funcionar normal, é só bater na sizona forte com o polegar e da um estalo e volta tudo ao normal, aliás só volta se der Thumb nessa corda, inicialmente achei que fosse o captador mas não parece, geralmente o pessoal que tem problema com pré ou para de uma vez ou o som fica distorcido, ele não fez isso nenhuma vez.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qui Dez 06, 2018 12:47 pm

Pelo que vc descreveu....o defeito é nos pots de controle de frequencia
tem pré que os pots trabalham em sequencia e se um falhar ...compromete o cadeia de sinal do pré
Isso seria uma das opções...mas acredito eu sem olhar o pré ...que é mau contato em alguma peça na placa ou nos pots......teria que examinar para achar o problema
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Qui Dez 06, 2018 6:01 pm

ct.colela escreveu:Pelo que vc descreveu....o defeito é  nos pots de controle de frequencia
tem pré que os pots trabalham em sequencia e se um falhar ...compromete o cadeia de sinal do pré
Isso seria uma das opções...mas acredito eu sem olhar o pré ...que é mau contato em alguma peça na placa ou nos pots......teria que examinar para achar o problema

Blz cara , obrigado pela resposta. Hoje falei com um outro luthier que fica a 200km daqui da minha cidade mas ele vai entrar de férias e viajar e volta a trabalhar de novo só em Janeiro, vou ter que esperar.
Mas vc acha arriscado eu continuar a tocar com ele assim até resolver o problema? porque esse mês eu tenho 5 shows e uso muito a quinta corda no repertório, mesmo assim to levando pros shows um baixo de 4 cordas como reserva. Porque como eu falei, com a chave na posição que desliga o Eq da pra usar ele, porque eu fiz um show essa semana e ele funcionou normal o balanço e o volume nessa posição, não cortou som nem nada. A minha sorte que esse baixo tem a opção de ligar e desligar o Eq, aliás, deixa eu tirar uma dúvida, essa chave faz a função ativo/passivo?

Obrigado.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Qui Dez 06, 2018 6:25 pm

ct.colela escreveu:Pelo que vc descreveu....o defeito é  nos pots de controle de frequencia
tem pré que os pots trabalham em sequencia e se um falhar ...compromete o cadeia de sinal do pré
Isso seria uma das opções...mas acredito eu sem olhar o pré ...que é mau contato em alguma peça na placa ou nos pots......teria que examinar para achar o problema

Tava bem menos desorganizado isso ai, tinha uma pecinha de plastico que prendia os fios, ai o cara vai e me corta ela pra olhar o circuito, depois além de não queree mexer nele agora ficou essa emboleira de fio ai encostando em tudo ai dentro. rs
Na última foto tem 6 fios soldados no pot de Grave, fora os 3 do terminal, no esquema que baixei do site da Cort não vai tudo isso de fio não, fico até meio assim de continuar a tocar com ele e der uma pane geral e parar tudo. kkk

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 0111

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 0211

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 0410
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Sáb Dez 08, 2018 5:41 pm

^Olhando as fotos acredito eu que seu problema está em um dos potenciômetros ai de controle de frequência
Estou fazendo uma avaliação superficial ...pois precisaria examinar de perto
como você descreveu que ele funciona e depois apresenta problema ...isso coisa de mau contato
pq pré ou funciona ou não funciona
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Sáb Dez 08, 2018 8:13 pm

ct.colela escreveu:^Olhando as fotos acredito eu que seu problema está em um dos potenciômetros ai de controle de frequência
Estou fazendo uma avaliação superficial ...pois precisaria examinar de perto
como você descreveu que ele funciona e depois apresenta problema ...isso coisa de mau contato
pq pré ou funciona ou não funciona

Eu acho que pode ser até algum fio ali soldado no potenciômetro de Grave ou alguma solda velha. Obrigado Colela! vou ver se consigo levar ele pra arrumar ainda esse mês.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Dom Dez 16, 2018 1:45 pm

ct.colela escreveu:^Olhando as fotos acredito eu que seu problema está em um dos potenciômetros ai de controle de frequência
Estou fazendo uma avaliação superficial ...pois precisaria examinar de perto
como você descreveu que ele funciona e depois apresenta problema ...isso coisa de mau contato
pq pré ou funciona ou não funciona

Boa tarde Colela tudo bem? Sexta feira levei o baixo num cara que mexe com eletrônica, chegando lá ele fez todos os testes e o problema era mesmo o potenciômetro de grave com mal contato ali no terminal, em uma daquelas perninhas dele. Mas ai ele não tinha um pot B50K com center Click, e sugeriu colocar um do tipo A sem Center click mas ai fiquei meio assim, dai foi trocado também o clip/fio da bateria que já tava zoado e foi soldado duas vezes, ai colocou um novo. Ai sobre o pot então eu decidi que vou pedir pela internet apesar que está sendo difícil de achar.

Se eu comprar o pot e levar numa eletrônica aqui da minha cidade e explicar pro cara ele instala de boa? é só tirar os fios do pot de grave e soldar exatamente igual no novo pot? porque não sei se compensa gastar mais uma grana pra rodar 250km pra trocar um pot.

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 0010 essas soldas uma em cima da outra tem que ficar assim mesmo no pot novo? ou pode soldar mais do lado do pot? são 3 fios nos terminais e mais 6 na carcaça do pot. Ai eu explico pro cara da eletrônica aqui.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Seg Dez 17, 2018 9:57 am

Orla Bass escreveu:Se eu comprar o pot e levar numa eletrônica aqui da minha cidade e explicar pro cara ele instala de boa? é só tirar os fios do pot de grave e soldar exatamente igual no novo pot? porque não sei se compensa gastar mais uma grana pra rodar 250km pra trocar um pot.

É só tirar um e colocar o outro. Qualquer técnico faz o serviço.

Orla Bass escreveu: essas soldas uma em cima da outra tem que ficar assim mesmo no pot novo? ou pode soldar mais do lado do pot? são 3 fios nos terminais e mais 6 na carcaça do pot. Ai eu explico pro cara da eletrônica aqui.
Sim, são assim mesmo. São as conexões de terra do circuito. Sempre recomenda-se que o aterramento seja feito num único ponto.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 5 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos