Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

+3
allexcosta
URSOBHZ
Alexandre Lima (MioJ0)
7 participantes

Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Qua Set 02, 2009 1:15 pm

E aí galera.

Continuando as pesquisas para montar meu set empaquei nas caixas. Eu estava negociando com a ESTSYSTEM, estava tudo caminhando para fecharmos o negócio (só faltava a minha decisão sobre a configuração) quanto houve uma mudança da política da empresa. Eles não fabricam caixas com tweeter/driver, mas adicionavam se o cliente tivesse interesse. Agora eles não colocam nem a pau. Fiquei muito decepcionado Sad, até mesmo porque eles me informaram que colocariam o bendito tweeter/driver sim, se eu requisitasse. Pois bem, desisti deles e fui pesquisar umas importadas e percebi que os preços estão muito altos. A pouco enviei um email pro povo da ESTSYSTEM questionando se haveria a possibilidade de me fazerem as caixas ao menos com os orifícios e a parte elétrica acertada para que eu mesmo adicionasse o tweeter/driver. Estou no aguardo da resposta que, espero, será positiva neste sentido.
É agora que o bicho pega. Sendo a resposta positiva, eu terei que passar para eles as medidas e demais dados técnicos do adendo e para isso preciso defini-lo antes. O set será composto por 2x10" 400w@8ohm + 1x15" 300w@8ohm, segundo recomendação do allex basta colocar tweeter/driver em apenas uma caixa, no caso a 2x10". O amplificador mais cotado para completar o set é o GK 700RB II.

Com essas informações, o que os nobres camaradas me indicam??? Tweeter ou driver?? Qual marca e modelo??? confused confused confused


Grande abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por URSOBHZ Qua Set 02, 2009 1:27 pm

Olá!

Cara, antes de responder a sua pergunta, é bom saber que instalação a EST vai deixar pronta para vc. Ele vão fazer um cross para essa caixa? Se vão instalar, quais os cortes?

Já cogitou a idéia de usar um driver "titanio", como os selenium? Eles substiuem um tweeter e um drive (corneta), fazendo o serviço dos dois.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Qua Set 02, 2009 1:32 pm

A LeSon TLX-1 é uma boa pedida. Um falante de 6" também funciona, mas nos dois casos tem que ter cuidado com o corte do crossover.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por URSOBHZ Qua Set 02, 2009 1:48 pm

Falante de 6" pode deixar full range, exceto abaixo dos 80~100Hz.

Deve ficar interessante... um "parzinho" de 6" funcionando de 2500Hz pra cima, com os de 10" indo até esse limite, além do 15"

15": até 100Hz
10" 100~2500Hz
6": acima de 2500Hz
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Qua Set 02, 2009 2:06 pm

URSOBHZ escreveu:Falante de 6" pode deixar full range, exceto abaixo dos 80~100Hz.

Deve ficar interessante... um "parzinho" de 6" funcionando de 2500Hz pra cima, com os de 10" indo até esse limite, além do 15"

15": até 100Hz
10" 100~2500Hz
6": acima de 2500Hz

Se eu fosse fazer uma 3 way faria o corte do falante de 15" um pouco mais alto, mas a idéia é boa. O falante de 6" pra falar os agudos funciona bem, evitando a agressividade dos horns e tweeter. A resposta fica super linear e os agudos "aveludados". Você conhece a DT-150 da Selenium? É uma super-tweeter que talvez funcione bem por um preço bom, ou então se ele quiser pagar mais, os drivers de titânio realmente falam muito. É óbvio que há a necessidade de um atenuador regulável.

Encontrei também o DH200E-E que parece uma ótima opção a um preço razoável.


Última edição por allexcosta em Qua Set 02, 2009 4:39 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Qua Set 02, 2009 2:39 pm

Valeu galera. A coisa tá começando a clarear.

O que me dizem desse aqui? Parece ser na linha desses que você mencionou, Allex.

A ESTSYSTEM disse que eu comprasse o adendo e enviasse para eles. Pesquisando me deparei com uns aparelho que separam as frequências, é necessário ter um desses?? Qual ???

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por URSOBHZ Qua Set 02, 2009 4:22 pm

A utilização de um crossover é interessante! Ele permite uma separação mais precisa de frequencias, com a possibilidade de adicionar atenuação para as freq mais altas. além disso, as impedâncias ficam corretamentes acertadas.

No seu caso, como pretende usar um amp potente, será necessário um sistema para atenuar as freq altas, pois corre o risco de queimar o drive (a não ser que vc use-os em potencia equivalente ao amp, mas ai vai ficar parecendo vendedor de pamonha.)

100watts de drive acompanham fácil 400watts de woofers
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Qua Set 02, 2009 4:26 pm

Urso, sabe me dizer como funciona aquela conexão Speakon?? Pelo que entendi é uma conexão dupla para os woofers e o driver, correto?? Usando-a há necessidade do crossover??

Se possível me indique modelos e marcas, por favor.

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Qua Set 02, 2009 4:44 pm

Precisa de crossover sim!

O driver não pode receber as mesmas frequências que os woofers.
Acho que você pode amarrar seu projeto em um driver de titânio com um corte em 2.5Khz. Vou deixar a turma te recomendar os modelos porque não sei bem o que você acha aí.

Conexão speakon faz o mesmo que a 1/4, só que com mais eficiência. Existe também a opção de bi-amp, mas isso não te serve.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Qua Set 02, 2009 4:48 pm

Como assim a função bi-amp não serve?? O GK 700RB II é bi-amp, não é?? Não entendi, allex.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Qua Set 02, 2009 4:53 pm

MioJ0 escreveu:Como assim a função bi-amp não serve?? O GK 700RB II é bi-amp, não é?? Não entendi, allex.

[sotaque mineiro on]Mexe quisso não, bobo...[sotaque mineiro off]

Falando sério, é sim, mas não recomendo mexer com isso. Se vc quiser mesmo, terá que contratar alguém pra fazer a pinagem correta e ter o cabo certo... Não é um bicho de 7 cabeças, mas não é coisa pra curioso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Qua Set 02, 2009 5:12 pm

O que me dizem desse Driver Selenium Titânio D210ti 80wrms + Capacitor + Corneta ??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102445049-_JM

ESPECIFICAÇÕES
- POTÊNCIA PROGRAMA MUSICAL: 160 W @ 2,0 KHz
- POTÊNCIA RMS: 80 W @ 2,0 KHz REAIS!
- IMPENDÂNCIA: 8 Ohms
- SENSIBILIDADE 1W/1m: 107 dB
- REPOSTA DE FREQUÊNCIA: @ - 10 dB 800~20 k
- FREQUÊNCIA MÍNIMA DE CORTE: 2 kHz (12 dB/8º)
- DIÂMETRO DA BOBINA: 44 mm (1 3/4 pol.)
- DIAGRANA: PURO TITÂNIO

Allex, já que não é uma boa mexer com o bi-amp, uma chave atenuadora seria uma opção melhor, correto??

Abraço
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por URSOBHZ Qua Set 02, 2009 5:30 pm

é bem mais fácil vc mandar fazer um cross, com corte passa baixa para os woofers em 2500hz e passa alta para o drive acima de 2500hz, com atenuador para esse último.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Qua Set 02, 2009 6:19 pm

MioJ0 escreveu:O que me dizem desse Driver Selenium Titânio D210ti 80wrms + Capacitor + Corneta ??

Allex, já que não é uma boa mexer com o bi-amp, uma chave atenuadora seria uma opção melhor, correto??

Esse driver me parece bom, mas a corneta tá muito comprida, não precisa disso.

Tem que ter um knob de atenuação senão você não vai aguentar o grito da corneta no seu ouvido. Fazer uma caixa com crossover interno é melhor porque será uma caixa que poderá ser usada com qualquer outro amp e cabo, se você optar pelo biamp tem que usar sempre tudo junto pra funcionar corretamente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por URSOBHZ Qua Set 02, 2009 8:33 pm

o atenuador para o drive servirá inclusive para protege-lo contra queima, que fatalmente ocorreria com a potencia desse amp

Sobre a "corneta", como o Allex já disse, escolha uma mais curta, no estilo dos modelos Selenium HM 17-25, HM 25-25.

O drive em si pode ser o D220TI (ou esse D210TI) da Selenium, ou então Oversound DTI2545.

O cross pode ser passa baixa 2500Hz (woofers) e passa alta 2500Hz drive, ambos -12Db/8ª
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Qua Set 02, 2009 8:56 pm

Agora vai!!! Brigadão Urso !!!!
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alex Guimaraes Qui Set 03, 2009 9:04 am

http://www.nenis.com.br/Divisores.asp

Dá uma olhada nesse site, eles fabricam uma grande variedade de crossovers passivos, certamente você vai encontrar um que atenda às tuas necessidades.

____________________________
Mãe é Mãe, Vaca é Vaca...
Alex Guimaraes
Alex Guimaraes
Membro

Mensagens : 997
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Qui Set 03, 2009 11:14 am

Valeu Alex Gui.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por DUDUBASS Sex Set 04, 2009 9:38 pm

Velho, não estou querendo me intrometer no teu barato pois eu já vi que tem tudo pra ficar legal, mas analisa uma coisa aí, que é o peso e transporte do teu equipamento, quando for tocar vai ter roadie? o carro pra transporte é grande? às vezes temos que levar outras pessoas também no veículo e tal ... eu digo isso pois já montei um set superpesado que só me deu dor de cabeça....hj eu uso dois sets um pequeno cubo roland cb 100 que fala muito e um combo médio hartkee vx 2510. Já vi um roland 400 watts, que pesa 23 kg que eu fiquei louco pra pegar, mas custava R$ 4000,00. Boa sorte na escolha. up
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sex Set 04, 2009 11:09 pm

Já pensei muito nisso, DUDU. Incluse pensei em várias configurações de caixas, tipo 2x10"+2x10", 2x10"+2x12", 4x10"+2x12", 2x12"+2x12" e agora estou aqui tramando um 2x10"+1x15" ainda sem certeza absoluta.
Desses sets 4x10"+1x15" só tem Meteoro nas lojas da minha cidade. Em uma tem o de aluminio e em outra o de outro material que ainda descobri qual é rsrs. Testei as duas. Não curti as de aluminio nem um pouco, achei que faltava mais pressão e o woofer de 15" mal soava (defeito??). Hoje testei a de outro material (papel?? Fibra de alguma coisa??). Até que eu curti ó. Usei uma caixa de cada vez para tirar uma dúvida que me assombrava: 4x10" usada sozinha deixaria o som sem peso?? Para meu espanto, a 4x10" sozinha ligada num, também Meteoro, 800MB mandou um som cheio, gordo, pesado e definido. Daí fiquei imaginando como soaria uma Hartke VX410 com um GK 700RB II. Fiquei realmente tentado a ficar somente com uma VX410 + head e mais para frente adquirir uma caixa menor (1x12"+tweeter?) para apresentações em lugares menores.
É essa praticidade do sistema head+caixa(s) que eu acho interessante. Uma hora você pode montar o head com uma caixa de pequeno-médio porte e outra hora montar com um "setão" de caixas e mandar uma porrada de som. Você nunca fica na mão Basketball.
Pretendo, também, adquirir um cubinho pequeno para ensaio e coisas do tipo, uns 30~60w talvez. Cara, esse VX2510 também não é sinômino de portabilidade, heim. Ele chega a ser maior e mais pesado que uma caixa 4x10 affraid.

Obrigado pelo alerta.

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sex Set 04, 2009 11:26 pm

Miojo, a maioria das 4x10 tem mais grave que uma 1x15. Tamanho dos falantes é só um dos fatores determinantes no som de uma caixa. Volume interno, material, rigidez da construção e presença e tamanho das portas são até mais importantes. O seu amp é excelente e se bem feitas, com falantes bons, uma 2x10 mais uma 1x12 ou 1x15 deve cobrir todas as situações.

Ah, e o material é celulose, mas muita gente chama de papel ou papelão...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por DUDUBASS Sex Set 04, 2009 11:28 pm

Olha só, se vc pensa em ensaiar com um cubo de 60 watts, se for com um batera não rola não.... eu tive um cubo staner bold 60 que tem um bom custo X benefício e não fica legal, pois tu não pode trabalhar com o ampli no talo pois ele vai pro beleléu rapidinho. Outra coisa que eu desisti foi de cabeçote com caixa acústica... são sempre dois trabalhos pra transporte... um e o outro separado....é sempre interessante ter duas opções de amplificação pra facilitar... o vx 2510 só levo se for uma coisa grande... pois o roland cb 100 é um baita cubo, eu diria excelente e tem uma potência que surpreende... eu fiquei muito tantado no roland D bass 210.... talvez um dia ainda compre um... são 400 watts e 23 kg, se o meu cb 100 já é uma pancada com muita qualidade eu imagino este que é o top deles.

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Semfoto
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 12:01 am

Allex, aqui não parecia celulose. Não era liso,era algo como um material sintético entrelaçado igual ao falante de 15" do meu meteoro star black plus. Por isso, a dúvida.

DUDU, penso que head e caixa(s) separado(s) é mais prático até mesmo para o transporte, pois podem ser acondicionado de várias maneiras para se encaixar no espaço disponível, diferentemente de um combo. Talvez seja uma questão de gosto mesmo.
Curti a dica quanto ao ampli de 60w. Obrigado. Um de 100w seria mais indicado, então?? Tem um A70 usado a venda por R$900,00 por aí, vale a pena para ensaios?? Como já mencionei, tenho um meteoro star black plus. São 240w que supostamente deveriam soar por meio de um falante de 15" e um tweeter, mas não acontece na prática. Ao aumentar o volume e tocar com um pouco mais de intenção, o som racha feio. A minha impressão é de que o falante não aguenta, mas pode ser o ampli também. Ou quem sabe podem ser as duas coisas, afinal, trata-se de um meteoro. rsrsrs. E tem outra, o bicho pesa quase 30kg. É muito peso para pouca qualidade, até desanima carregar. Eu sofro carregando e depois sofro com o som dele. Razz

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por DUDUBASS Sáb Set 05, 2009 12:15 am

O A70 eu nunca experimentei, acho que o ClaudioBass tem um... o lance do cabeçote e caixa eu acho pior porque é o dobro de "viagens" com as coisas.... e realmente eu falo por mim mesmo, eu cansei disso... quanto a potência do meteoro, os amplis não aguentam trabalhar no talo, muito menos o meteoro, tem que ter uma folga nos rms.... tipo 70% no máximo....
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 1:02 am

Ele peida com 50% do volume Razz

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sáb Set 05, 2009 1:05 am

MioJ0 escreveu:Allex, aqui não parecia celulose. Não era liso,era algo como um material sintético entrelaçado igual ao falante de 15" do meu meteoro star black plus. Por isso, a dúvida.

Difícil saber, existem mais de 20 diferentes materiais usados na fabricação de falantes, entre Mylar, poliuretano, poliester, kapton e vários outros...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 05, 2009 9:33 am

MioJO

Seguinte: que tal, no lugar de você comprar uma caixa pronta, você fazer uma (ou mais de uma). Ai dá pra ter a certeza que ela vai ser construída de forma dequada ao falante (volume interno, diâmetro e profundidade do duto, rigidez, etc). Você pode escolher o falante que mais lhe agrada e, com os parametros dele em mãos, fazer a caixa. Se quiser, posso te ajudar nos cálculos dela.

E tem mais: pode sar mais barato!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 10:21 am

Urso, adorei a idéia.

Eu estava pensando mais ou menos nessa direção: comprar uma VX410 e mandar fazer uma caixa de graves mais reduzida, tipo a Golight da SWR.

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? 222824

Penso em pegar a VX410 até por uma questão de revenda. Adorei esse modelo da SWR. Ele parece ser compacto, leve e potente. Você teria algum esquema dele? Essa semana tive notícias de um cara daqui que fabrica caixas para PA e gabinetes para instrumentos também. Vou procurá-lo.

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sáb Set 05, 2009 10:30 am

Se for pra copiar, copia a Bergantino HT115, eu tenho 2 e são verdadeiros canhões de som.

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Bergantinoht115stack5

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 05, 2009 10:33 am

Allex, mas como se faz para "copiar" uma caixa? Os falantes da original são diferentes dos que achamos para comprar por ai, de maneira que a caixa responderá de forma diversa.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 10:56 am

Bacana Allex.

Olha, encontrei um Eminence Legend CB15 de 300w no ML. Seria o candidato mais apto?
Vocês acham uma boa vx410 + caixa de graves handmade?

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sáb Set 05, 2009 11:02 am

URSOBHZ escreveu:Allex, mas como se faz para "copiar" uma caixa? Os falantes da original são diferentes dos que achamos para comprar por ai, de maneira que a caixa responderá de forma diversa.

O falante que o Jim usava era esse aqui:

http://www.eminence.com/bassguitar_speaker_detail.asp?model=LEGENDCB15&speaker_size=15&SUB_CAT_ID=5

Compensado naval de 19mm, acho que o corte é em 1.5khz, feito por ele mesmo. Só não tenho certeza agora do duto, mas posso medir. Se não der pra achar o falante, joga os dados no software e depois ajusta pra o falante que achar aí... Dentro, lã de vidro...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 11:07 am

É exatamente o falando qual eu estava falando. Razz

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95547942-alto-falante-eminence-legend-cb15-15-polegadas-300w-rms-loja-_JM
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sáb Set 05, 2009 11:18 am

MioJ0 escreveu:Olha, encontrei um Eminence Legend CB15 de 300w no ML. Seria o candidato mais apto?
Vocês acham uma boa vx410 + caixa de graves handmade?

Olhei lá, mó caro hein? Hoje eu não teria uma caixa 4x10, é um saco pra transportar...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sáb Set 05, 2009 11:28 am

Quer saber? Que tal jogar mais lenha na fogueira?

Eu tava pensando em 2 caixas 1x12 com esses falantes de NEO aqui:

http://www.seleniumloudspeakers.com/site2004/catalogo/produtos.asp?id_linha=336&id_categoria=2

Uma caixa com tweeter/corneta e outra sem. Dá pra levar uma em cada mão, o amp num case pendurado no pescoço e o baixo nas costas... Urso, você conhece essa linha da Selenium?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 11:30 am

Allex, procurando as dimensões da HT115 acabei encontrando a HT210. Ela tem as mesmas dimensões da HT115 exceto pela profundidade. Vi umas fotos das duas juntas e curti bastante.

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? BergantinoHS210

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? BergantinoHT210HT115004

Parece uma boa alternativa com relação ao peso/tamanho/potência e, acima de tudo, qualidade. Allex, o mesmo vendedor tem Eminence Legend de 10".

Vocês me ajudam a fazer as cópias????? Agora estou muito animado.


Abração.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sáb Set 05, 2009 11:39 am

Miojo, o Jorgera aqui do Fórum tem exatamente esse set da foto de baixo. O som é absurdo. Aqui ele está usando só o 2x10:

http://bass.forumeiros.com/videos-f7/meu-fodera-em-acao-t2844.htm

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 12:50 pm

Os Eminence desse vendedor estão muito caros mesmo, Allex. Dois falantes de 10" e o de 15" mais frete custariam R$1.250,00. Desanimei. Por mais R$500,00 pego uma VX410 e não passo susto. Ainda podendo construir uma caixa menor para ensaios e gigs pequenas.

A frequência de resposta da VX410 é mesmo 30hz - 17khz???
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sáb Set 05, 2009 1:15 pm

Nossa, que absurdo... Essa VX410 aqui é 259 dólares...

30hz? Duvido muito, deve ser -10db abaixo de 40hz, mas toda caixa é assim... Não confie muito nessas especificações, ouça o som da caixa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 1:29 pm

Não tenho como testar, Allex. Testei uma meteoro 410bs ontem e cheguei a conclusão que um 4x10" supriria legal. Será que a Hartke pode vir a soar pior que a meteoro??

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sáb Set 05, 2009 1:34 pm

MioJ0 escreveu:Não tenho como testar, Allex. Testei uma meteoro 410bs ontem e cheguei a conclusão que um 4x10" supriria legal. Será que a Hartke pode vir a soar pior que a meteoro??

Pior não... Diferente, com certeza. Essa VX410 é uma boa caixa! Você tem urgência pra comprar? Se não, recomendo repensar isso tudo de novo, porque você já mudou de opinião umas 15 vezes e não me parece seguro do que quer... Outra pergunta, qual o carro?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 3:39 pm

Pois é, eu fico tipo "pensando em voz alta" aqui no fórum.

Quando penso na relação tamanho/transporte, me inclino às 2x10"~2x12", mas aí fico com receio de que falte peso no som. Daí volto a pensar em caixas maiores com falantes idem e já viu . . .
O que me atrapalhou no caso das 2x10"+2x12" foi o fato de a ESTSYSTEM não fornecê-la com driver. Eles disseram que instalam se eu enviar, mas não senti firmeza.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por allexcosta Sáb Set 05, 2009 4:20 pm

MioJ0 escreveu:Eles disseram que instalam se eu enviar, mas não senti firmeza.

Como assim? Você acha que eles não vão instalar?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 4:32 pm

Eles disseram que instalariam. Até aí tudo bem. Foi quando eu pedi os dados técnicos dos componentes todos para uma melhor adequação ao projeto de caixa deles e não recebi resposta. Já fazem 5 dias. Sinto certa má vontade. Gostaria que a caixa já viesse toda montadinha certinha para não ter que improvisar por aqui e vir a estragar o acabamento. Até onde pesquisei, seriam estes os componentes para a instalação do drive:
-1 Driver de 100w@8ohm.
-1 Corneta.
-1 Divisor de frequência de 3 vias (uma para cada woofer de 10" e uma para o driver)(Por gentileza, me indique os cortes de frequência baseando-se na resposta de frequência dos woofers de 10" em celulose da ESTSYSTEM).
-1 Capacitor.
-1 Chave/botão para controlar/atenuar o driver.
-Fiação

Confere?? Falta algo??
Eu quero que eles me passem as especificações destes componentes, sem citar marcas, para adequar lá.

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 05, 2009 5:07 pm

MioJ0

a Meteoro 410BS, salvo engano tem 200 watts (4x50). Partindo da qualidade da meteoro, sei não.... Tá certo que o ideal é amp 2x a pot da caixa, mas, jogar 225watts de potencia "puro-sangue" em caixa 200watts pangaré.. é arriscado
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 05, 2009 5:11 pm

Outra: Sei não, mas uma outra configuração, que dispensa uso de drive, e que, creio eu, te atende, é a seguinte: 1x12" + 2x8". Um selenium 12PW5 + 2 selenium 8PW3

EDIT: eu estou com um amp de guitarra aqui, um Marshall VS100, que está com os falantes ferrados e gabinete idem. Vou transforma-lo num "head" e tentar usar com o baixo, e a caixa que pretendo fazer para ele seria essa 1x12 + 2x8
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Sáb Set 05, 2009 6:42 pm

Acho que você não entendeu, Urso Evil or Very Mad. Nem em sonho eu pegaria a meteoro 410bs Mad. Falei dela porque testei ontem e curti a ponto de perceber que uma boa 4x10" supriria bem. Minha preferência em matéria de 4x10" é a Hartke VX410. Você já testou uma??
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por thiago.lana Dom Dez 19, 2021 3:53 pm

desenterrando o tópico, alguem sugere um driver pra colocar num staner bs 150? gostaria de saber o modelo (e que caiba no espaço fisico tbm).

thiago.lana
Membro

Mensagens : 27
Localização : santo andre

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Sandro Levi Seg Dez 20, 2021 10:03 am

thiago.lana escreveu:desenterrando o tópico, alguem sugere um driver pra colocar num staner bs 150? gostaria de saber o modelo (e que caiba no espaço fisico tbm).

Eu instalei um D202TI em uma pequena corneta cilíndrica, no canto superior. Depois de testar vários valores de capacitores e resistores, consegui um bom equilíbrio. Acredito que tenha postagens falando e mostrando algumas opções aqui no fórum.  

Uma das postagens
Outra


Boa busca!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca?? Empty Re: Tweeter ou driver??? E qual o modelo/marca??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos