Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.

Mensagem por Ramiro Andrade em Sab Set 07, 2013 2:50 pm

Já tem meses que eu projeto um contrabaixo que usasse apenas um captador ,mas não encontrava um veredito ,pensei em usar um MM no posicionamento do Stingray  , um P no posicionamento do Precision ...

Até estudar com mais atenção os trabalhos de Anthony Jackson nas suas centenas de gravações . Todos os dias , procuro uma resposta na internet pra essa dúvida. Alguém tem essa informação ,ou construiu algo em configuração parecida?

Sei que deve demorar anos pra eu ter técnica suficiente pra tocar parecido ,mas talvez com configurações similares, eu chegue naquele timbre.
Estou tentando ,pretensiosamente ,chegar em configurações de madeira e captação ,que se assimilem ao som do instrumento .

Em um tópico no Talk Bass ,sobre o posicionamento do captador, vários disseram sobre ser no lugar do stingray, outros no lugar do precision ,até que o próprio Anthony Jackson respondesse , que todos estavam errados e que ele nunca mencionou que o posicionamento fosse do precision, e escolheu o posicionamento sozinho , sem o auxílio de Vinny e Joey da fodera , onde ele achava que soava melhor e que se estivesse uma polegada a mais ou a menos ,arruinaria o som .

Mas não deixou uma resposta clara.

E agora a dúvida continua . Alguém tem idéia da resposta?
Ramiro Andrade
Membro

Re: Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.

Mensagem por allexcosta em Sab Set 07, 2013 2:53 pm

Não, mas com uma boa foto de frente e um programinha de edição de imagem você tira essa dúvida.

Esse papo de MM ou PB nem cabe porque é um baixo que tem escala de 36".

Em tempo: essa busca de copiar um artista famoso geralmente leva à frustração. Se você conhece bem o trabalho do AJ sabe que aquilo existe dentro dele e o baixo é só um meio de transmitir essa musicalidade ao mundo.

Dito isso, na sua busca inglória, lembre que o tipo de junta do braço, material do nut, cordas e raio da escala têm um papel interessante nessa equação a ser resolvida.

Outras opções são: Compre um Fodera ou converse com a Mlaghus. Pelo que conheço do Jacimário no momento que você disser que quer um baixo com essa vibe ele imediatamente saberá o que fazer pra conseguir esse resultado. É o luthier Brasileiro que mais tem experiência com os conceitos empregados pela Fodera.

O Samuel, apesar de não ter a mesma experiência, irá trabalhar com você e pesquisar o que puder para chegar a um resultado que te agrade.

O Eliezer talvez também caminhe nessa direção, mas não conheço o trabalho dele o suficiente para chegar a uma conclusão desse tipo.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fernando Zadá em Sab Set 07, 2013 3:24 pm

claps 

uma das respostas mais claras que já vi por aqui!!
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Ramiro Andrade em Sab Set 07, 2013 4:30 pm

allexcosta escreveu:Não, mas com uma boa foto de frente e um programinha de edição de imagem você tira essa dúvida.

Esse papo de MM ou PB nem cabe porque é um baixo que tem escala de 36".

Em tempo: essa busca de copiar um artista famoso geralmente leva à frustração. Se você conhece bem o trabalho do AJ sabe que aquilo existe dentro dele e o baixo é só um meio de transmitir essa musicalidade ao mundo.

Dito isso, na sua busca inglória, lembre que o tipo de junta do braço, material do nut, cordas e raio da escala têm um papel interessante nessa equação a ser resolvida.

Outras opções são: Compre um Fodera ou converse com a Mlaghus. Pelo que conheço do Jacimário no momento que você disser que quer um baixo com essa vibe ele imediatamente saberá o que fazer pra conseguir esse resultado. É o luthier Brasileiro que mais tem experiência com os conceitos empregados pela Fodera.

O Samuel, apesar de não ter a mesma experiência, irá trabalhar com você e pesquisar o que puder para chegar a um resultado que te agrade.

O Eliezer talvez também caminhe nessa direção, mas não conheço o trabalho dele o suficiente para chegar a uma conclusão desse tipo.

Muito obrigado pela resposta . Escrevi do jeito que escrevi por que sabia que não chegaria à um resultado igual ,mas similar . Reconheço que os materiais usados no AJ presentation são únicos, e que a sonoridade de uma escala de 36" é diferente de uma de 34" . Pesquisei muito e encontrei algumas construções com o posicionamento do captador similar , com escala de 34" ,como esse :

jpg images

E esse :

application screenshot

Definitivamente , M laghus era uma opção bastante válida. Já acompanhava o trabalho do Jacimário à alguns anos , mesmo sem nunca ter testado nenhum instrumento , e assim como o Samuel , ele fabrica os próprios captadores .
Tenho plena noção que não vai ficar igual , mas se eu conseguir chegar próximo daquele timbre , já vou ficar satisfeito . Aí é só  mergulhar nos estudos e chegar no meu timbre pessoal .

Mas muito obrigado pelas respostas ,Allex .

Um shape diferente do emperor  ,  influenciaria negativamente no timbre ?
Ramiro Andrade
Membro

Mensagem por Ramiro Andrade em Ter Set 10, 2013 1:15 am

Já consegui uma resposta sobre o formato e a influência no timbre. Só preciso conseguir contactar o Jacimário agora , tentei por mensagem no facebook e pelo e-mail na descrição do site , mas ainda não tive resposta.
Ramiro Andrade
Membro

Mensagem por fheliojr em Ter Set 10, 2013 3:49 pm

Ramiro Andrade escreveu:Já consegui uma resposta sobre o formato e a influência no timbre...
vc poderia falar mais sobre isso, ramiro, pq acho essa questao interessante? p/ mim, q sou leigo nesse assunto, creio q esta influencia se dê mais pela massa do corpo q pelo formato dele.
fheliojr
Membro

Mensagem por Ramiro Andrade em Ter Set 10, 2013 6:18 pm

Encontrei a resposta em um tópico daqui do fórum mesmo , mas de fato , muito coisa pode influenciar o resultado final e não somente o  shape, mas a quantidade de madeira na construção .

http://www.contrabaixobr.com/t7305-ate-onde-o-formato-do-corpo-de-um-baixo-influencia-no-som
Ramiro Andrade
Membro

Mensagem por DUDUBASS em Ter Set 10, 2013 8:05 pm

Já tive a oportunidade de ver o AJ ao vivo no 55 Bar em NYC tocando com o Mike Stern, este bar é um minúsculo e quase centenário bar da cidade. Os graves do baixo dele é uma coisa de outro mundo, extremamente definido e encorpado. Logicamente o tamanho da escala tem muita influencia, posicionamento do captador e a "mãozinha" do cara claro. Além de que ele trabalha de forma brilhante no acompanhamento na área grave do instrumento, e explora de forma única as divisões rítmicas mais inusitadas que já ouvi. Realmente é um mestre.
DUDUBASS
Membro

Mensagem por Ramiro Andrade em Qua Set 11, 2013 12:37 am

Quero ter a mesma sorte de conseguir ver ele tocando de perto . Deve ser atordoante .
Ramiro Andrade
Membro

Mensagem por DUDUBASS em Qua Set 11, 2013 4:57 am

Ramiro Andrade escreveu:Quero ter a mesma sorte de conseguir ver ele tocando de perto . Deve ser atordoante .

E realmente foi, sempre soube da sua importancia como mestre, mas saí de lá impressionado com a profundidade, limpeza do som e a musicalidade que brotou do cara naquela noite. Voltando ao baixo em questão aquela escala de 36" deve ser cruel pra tocar, mas tem papel fundamental naqueles graves tão profundos e claros.
DUDUBASS
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: