Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestões de Encordoamento para Baixolão

+3
Maurício_Expressão
Cantão
igorz.farias
7 participantes

Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por igorz.farias Qua Set 18, 2013 2:10 pm

Boa tarde pessoal! Sou novo no fórum, e estou precisando de dicas e sugestões com relação a encordoamento para baixolões.
Adquiri um Cort 4 cordas modelo SJB5F. Logo de cara, quebrei a MI afinando... Shocked   Não sei se era muito peba, ou se me empolguei demais! rsrsrs!
Enfim. Baixolão novo comprado pela internet, por isso todo desregulado, trastejando pra caramba. Vou levar num Luthier pra dar um grau, mas já queria levar com as cordas novas pra ele ajustar de acordo com elas.
Pelo que percebi, as cordas que vieram no baixolão eram estridentes demais. Muito ruido sobrando, pouco groove. Não sei se é por causa da tensão, tamanho ou tipo. Acredito que sejam 0,40 de bronze pelo pouco que conheço.
Ao pesquisar um pouco no forum, "gostei" das flatwounds, por serem teoricamente mais macias, e não terem o timbre tão aberto. Por outro lado, vi alguns comentários de que esse tipo de encordoamento não é muito utilizado em baixolões. É isso mesmo?
Seria o caso de comprar um jogo de broze fosforoso, mas no tamanho 0,45 pra dar um pouco mais de "peso" e "corpo"? Qual tensão é mais utilizada por vocês, que têm baixolões?

Obrigado pela atenção, e me desculpem se estiver postando no lugar errado... Abraço!

Igor
igorz.farias
igorz.farias
Membro

Mensagens : 3
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Re: Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por Cantão Qua Set 18, 2013 5:33 pm

Fala Igor , tudo bem ? Você já deu uma olhada no clube do Baixolão ? Tem bastante material lá , abraço.
https://www.contrabaixobr.com/t1726-clube-do-baixolao-administrado-pelo-cantao
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21705
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Re: Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Set 18, 2013 10:53 pm

Cara, vou dar minha opinião:

Fundamental dar um trato no luthier. Meus baixos elétricos faço set up uma vez a cada 2 anos, ou até mais tempo (dependendo do uso). Já o baixolão (Strinberg BA350C) é o que mais precisa de regulagem periódica. A cada 6 meses mais ou menos. Além de viver quebrando as tarraxas (dai comprei tarraxas melhores e a quebradeira acabou).
Já testei flatwounds no baixolão e para mim, não virou... Pelo menos acusticamente falando. E como uso o baixolão só acústico mesmo, então tive que voltar para as tradicionais.
Não sai som do baixolão com flat... Nem com palheta dá para acompanhar violão vagabundo numa roda num churrasco.

Nunca tive coragem de colocar 0,45... Se tivesse um baixo mais estável dimensionalmente, talvez até me aventurasse, mas com 0,40 o baixo já vive perdendo o set up e necessitando de acertos no luthier, então com 0,45 tenho medo da coisa piorar e ter que regular a cada 3 meses e depois o tensor já chegar no final de curso.

É de se esperar mais corpo e peso com 0,45. Mas se eu tivesse um Taylor AB1, por exemplo, até testaria, mas no meu Strinberg...

Por fim, uma corda barata e bem honesta é a Strinberg 0,40 de Níquel para baixolão. Uma grata surpresa. Mas é estridente mesmo. Aliás, para mim, todo baixolão, comparando com um elétrico, tende e ser mais estridente mesmo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Re: Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por gpraxedes Qua Set 18, 2013 11:23 pm

Cara, no meu ( um Fender BG31, short scale) testei de tudo e só me acostumei com cordas de bronze e fósforo, Daddario, GHS e até Fender a única que não gostei foi a Nig para baixolao. Consigo aquele som gordo e gostoso de baixolao quando acústico e quando amplificado, um som bem forte e presente mas tende a ficar beeemm aveludado conforme as cordas vão envelhecendo.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Re: Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por GANSO Qui Set 19, 2013 7:58 am

Então...
Certa vez (creio que aqui no forum mesmo) uma pessoa escreveu que não entendia o por que de se usar cordas específicas para baixolão, se as de baixo elétrico serviam perfeitamente. O que eu fiz? Coloquei no meu baixolão as mesmas que uso no meu Jazz Bass que são as D'Addario 0,40. E não é que ficou bom pra caramba!!!

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Re: Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por afonsodecampos Qui Set 19, 2013 8:25 am

Eu só uso a Strimberg Bronze .40. É barata e honesta, fica melhor ainda envelhecida.

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Re: Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por Cantão Qui Set 19, 2013 11:58 am

afonsodecampos escreveu:Eu só uso a Strimberg Bronze .40. É barata e honesta, fica  melhor ainda envelhecida.
2...up 
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21705
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Re: Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por igorz.farias Qui Set 19, 2013 1:11 pm

Pessoal, valeu pelas opiniões!
Acho que vou de 0,40 mesmo. Só estou na dúvida quanto ao tipo ainda. Flatwounds descartei. To vendo muita gente falando das de bronze fosforoso. É muito diferente da de bronze comum (aqueles que já testaram)? To tendendo pra essa...
O som mais "aberto" to vendo que vou ter que me acostumar, pelo menos usando desplugado. Mas tá valendo, o que importa é se divertir! Wink 

Cantão, to dando uma olhada no clube do baixolão tb, valeu pela dica! Meio complicado achar alguma coisa específica, não dá pra fazer uma busca no clube (ou pelo menos eu não sei).... Mas to fuçando!

Ah sim, mais uma coisa: comentem aí tb, se possível, sobre as tensões. Sei que vai muito do gosto de cada um, mas o que muda basicamente? Só a pegada, ou o timbre tb muda? Qual a tensão que essa galera mais usa?
igorz.farias
igorz.farias
Membro

Mensagens : 3
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Re: Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por fheliojr Qui Set 19, 2013 2:29 pm

^as rounds de baixolao surgiram, provavelmente por marketing, beeeeeeeem depois das de eletrico.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Encordoamento para Baixolão Empty Re: Sugestões de Encordoamento para Baixolão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos