Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Braço/escala de fretless - várias dúvidas

+3
Claudio
allexcosta
renatogaragerock
7 participantes

Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por renatogaragerock Qua Out 16, 2013 1:10 pm

Pessoal,

Estou pensando na ideia de adquirir um novo fretless, mas é válido ressaltar meu gosto "pouco ortodoxo" para o nosso instrumento.

Apenas para ter uma ideia do histórico, tenho um jazz bass tagima todo preto que me acompanhou por bastante tempo. Entretanto o braço dele está um pouco sinuoso, e a bala do tensor está totalmente gasta, dificultando qualquer regulagem. Ainda assim, está em uma situação funcional e pensei em deixá-lo com um sobrinho que está aprendendo o instrumento. Não é um instrumento caro nem raro, e assim, imaginei que nem valeria muito à pena tentar restaurar. Deste modo pensei que um novo fretless seria algo interessante.

Entretanto, a maioria dos instrumentos que tenho encontrado são Jazz Bass com aqueles "trastes falsos" que ficam no mesmo nível da escala do instrumento (vale ressaltar que não quero nada muito caro pois fretless não seria a minha "ferramenta principal" - algo na faixa de valor dos Squier estaria de bom tamanho). Não sou muito fã de fretless com a escala marcada. Ver a madeira toda lisa, tal como num contrabaixão acústico, é uma das coisas que me desperta a vontade de "brincar" com o instrumento. Imagino que a solução que busco seria mesmo combinar um instrumento comercial com algum trabalho extra de luthieria, e daí lanço uma série de dúvidas:

1) É possível adquirir, por um preço não muito exagerado, um braço fretless com dimensões/cortes/furação compatíveis com um Precision Bass?
Pensei nessa opção pois um Precision "comum" ou um Precision TB da Squier poderiam ser bons candidatos para corpo/tarraxas/etc.

2) Quando tocamos um instrumento com trastes, a sensação que a gente tem de espessura do braço vem do conjunto "espessura do braço e escala", que chamarei de B e da "espessura do traste", que chamarei de T. Assim, a espessura que sentimos no braço é a soma B + T. Gostaria de saber se no caso de um fretless o fator que chamei de B precisa ser maior, para ficar numericamente semelhante com o B + T de um baixo "comum"?

3) É possível e viável adquirir um baixo com trastes, removê-los, e cobrir a escala com alguma fina folha de madeira, para não dar aquela sensação visual dos "trastes falsos"?
Essa dúvida ainda se relaciona com a de cima, pois caso o braço do fretless precise ter a escala um pouco mais espessa, gostaria ainda de saber se com essa folha eu poderia aumentar essa espessura para ter uma sensação mais confortável. Inclusive, se esta solução da folha de madeira for viável, tenho até um possível instrumento candidato ao processo, que seria um Epiphone EB-0 (mencionei aqui o EB0 e mais acima o Precision TB pois não ligo tanto para aquele timbre anasalado de captador da ponte, estilo "timbre do jaco" - gosto mais de algo com mais "thump" e menos melodia, e assim gosto bastante de usar o fretless com um bom captador no braço). É um instrumento que gosto, e tenho como adquirir por um preço bem convidativo, o que ainda daria um bom espaço ($) para gastar mais um pouco com luthieria.

Obrigado!!!

Renato
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por allexcosta Qua Out 16, 2013 1:28 pm

1 - Depende do orçamento, mas sim, há vários no mercado.

http://www.allparts.com/search.asp?search=&keyword=fretless+neck

http://www.ebay.com/itm/NEW-Fender-Jazz-Bass-Neck-Fretless-No-Lines-No-Finish-JEO-F-/360757187075

http://www.musiciansfriend.com/accessories/mighty-mite-mm2919-p-bass-replacement-neck-with-a-fretless-ebonol-fingerboard

http://www.ebay.com/itm/Mighty-Mite-MM2919-P-Bass-Replacement-Neck-with-a-Fretless-Ebonol-Fingerboard-/370919971963?pt=Guitar_Accessories&hash=item565c8d9c7b

2 - Normalmente não há diferença. A mão acostuma rapidamente com isso.

3 - Sim, é possível. Um bom luthier não teria problema com isso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por renatogaragerock Qua Out 16, 2013 1:36 pm

Obrigado Allex! Vou conferir os links e planejar direitinho qual será a melhor opção.
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por Claudio Qua Out 16, 2013 2:26 pm

Renato,

Você não precisa comprar um outro braço inteiro e nem tirar os trastes e colocar "folha fina" de madeira.

O meu antigo Squier, levei pro Bertola substituir somente a escala. Com um ferro de passar, um pano úmido e muita paciência, é possível descolar a escala do braço e substituí-la por outra completamente lisa e sem marcações. Um bom Luthier faz isso aí de forma rápida e tranquila.

Dá uma olhada:
Braço/escala de fretless - várias dúvidas Baixo_claudio_fretless_squier
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por renatogaragerock Qua Out 16, 2013 2:36 pm

Pode mesmo ser uma boa salvação para o tagima ou uma alternativa para o novo substituto! Bem legal mesmo o PB da foto. É mais ou menos no estilo de instrumento que teria em mente.
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por gpraxedes Qui Out 17, 2013 7:50 am

Renato, no ebay e talkbass sempre aparece um braço "unlined" a venda, basta dar uma conversada para ver quem envia ao Brasil. Sobre a escala, saberia de algum luthier em Manaus que faria isso sem cobrar os olhos da cara?

Eu mesmo estou pesquisando muito sobre fretless pois estou adquirindo um, queria unlined também mas acho que ainda não é "meu lugar" por assim dizer. O legal é que no TB muita gente gosta de Pb fretless e aparece muitos braços e corpos para negociação.

Agora, pelo teu gosto, acho que você ficaria contente com algo nessa vibe, não? https://www.contrabaixobr.com/t7422p50-baixos-rob-allen#203026

Boa sorte e nos mantenha informados do processo.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Out 17, 2013 8:53 am

Renato, pedi ao Ademir (luthier aqui em BH) para transformar meu baixolão em fretless. Mas, ao invés de preencher os sulcos dos trastes com pvc branco, ele colocou madeira e praticamente da cor da escala. Ficou quase imperceptível. Vou postar esta foto, mas tentarei tirar uma de perto, assim que o tempo abrir por aqui (está chovendo muito...)
Braço/escala de fretless - várias dúvidas 139
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por afonsodecampos Qui Out 17, 2013 9:16 am

Renato, estes aqui lhe agradam?

Braço/escala de fretless - várias dúvidas T2e_C16_ZHJIUFHIHwkm3w_BSCNCUWM0w_60_12

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Fretless_Ibby_by_Linkert

Sugiro visitar este tópico:
https://www.contrabaixobr.com/t29354-mostre-o-fretless-mais-bonito-que-voce-ja-viu
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por gpraxedes Qui Out 17, 2013 10:01 am

^ Twisted Evil 
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por bassfuria Qui Out 17, 2013 10:10 am

Vai de Warmoth e seja muito, mas muito feliz...

Warmoth Fretless
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por renatogaragerock Ter Out 22, 2013 12:14 am

Acho que estou com uma gama boa de opções! E gostei dos mostrados.
Bom, a primeira etapa será mesmo ver num luthier como ficaria a questão de tentar recuperar o meu. Daí certamente as ajudas me fizeram pensar em bons "planos B"! Obrigado!!!
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Braço/escala de fretless - várias dúvidas Empty Re: Braço/escala de fretless - várias dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos