Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

5 participantes

Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Leomezz Seg Nov 04, 2013 12:06 pm

Olá pessoal,

Já postei minha dúvida em outros tópicos já abertos mas não obtive retorno. Por isso decidi abrir esse tópico, pois acredito que muitos donos desse baixo irão fazer um up e poderão decidir pelo captador SMB 4-a ou D, que é o cerâmico.

A dúvida é a seguinte:

Comprei um captador seymour duncan SMB 4-a para colocar no meu tagima TBM 4. A furação é idêntica e não tive problemas para a instalação.
Estava olhando o esquema de ligação que vem junto com o captador mas não dá pra fazer com o TBM 4, pois nesse esquema, os fios do SMB 4-a vão todos para os potenciômetros. No TBM 4, o captador original é ligado direto no circuito (fios amarelo e malha) e o fio vermelho e branco em curto.
Bom, o captador do TBM 4 tem a malha e mais 3 fios. Já o SMB 4-a tem a malha e 4 fios! Ai já começa a dúvida.

Eu tentei ligar o SMB4-a assim: juntei a malha com o fio verde do cap. e mandei pro pré, no tal fio preto que vinha do pré e que recebia a malha do antigo captador. O fio branco do cap. eu liguei no fio branco do pré tb, tal como no original cerâmico da tagima (era um fio amarelo que ligava nesse branco), e o preto e vermelho eu fechei o curto, tal como no esquema que veio junto do cap. SMB 4-a.

Funcionou, mas ficou totalmente sem peso e bem agudo, bem definido, mas sem aquele som caraterístico do MM que o tagima original tinha. Tá parecendo um precision sem grave. Só troquei o cap. pq ele tinha muito ganho e distorcia fácil, um problema já bem relatado aqui pelo pessoal que adquiriu esse bass. Daí lendo aqui no fórum, a galera que trocou pelo SMB 4-a ficou muito satisfeita.

Alguém tem alguma solução?

Abraços

Leomezz
Leomezz
Membro

Mensagens : 61
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por rafammbass Seg Nov 04, 2013 12:17 pm

Fio, você ligou só uma bobina.

De onde você está agora, pode fazer o seguinte:

Para ligação em série: Ligue o fio preto do captador no pré (no tal fio branco que vem do pré) e ligue o vermelho e branco juntos.

Para ligação em paralelo: Ligue o preto e o vermelho juntos no fio branco do pré e o verde, vermelho e malha no terra.

Abs
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Leomezz Seg Nov 04, 2013 12:59 pm

Então Rafa, valeu as dicas...

à noite vou tentar fazer isso então.

Mas olha só,

Você disse: "Para ligação em série: Ligue o fio preto do captador no pré (no tal fio branco que vem do pré) e ligue o vermelho e branco juntos.
E o fio verde e a malha? Ligo onde? Porque esse captador tem 4 fios + malha.

outra:

"Para ligação em paralelo: Ligue o preto e o vermelho juntos no fio branco do pré e o verde, vermelho e malha no terra." Esse verde, vermelho e branco direto no potenciômetro ou no fio preto do pré onde este recebia a malha do antigo captador?

Bom, já ouvi falar que a ligação em paralelo destaca mais os agudos e que a em série dá mais punch com menos agudos. É isso mesmo? Qual a ligação que vem nos MM originais? Série ou paralelo?

Abç



Leomezz
Leomezz
Membro

Mensagens : 61
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por rafammbass Seg Nov 04, 2013 2:55 pm

Leomezz escreveu:Você disse:
rafammbass escreveu:Para ligação em série: Ligue o fio preto do captador no pré (no tal fio branco que vem do pré) e ligue o vermelho e branco juntos.
E o fio verde e a malha? Ligo onde? Porque esse captador tem 4 fios + malha.
Deixa eles como estão, no terra do circuito. Eu escrevi só o que você precisa mudar!

Leomezz escreveu:outra:
rafammbass escreveu:Para ligação em paralelo: Ligue o preto e o vermelho juntos no fio branco do pré e o verde, vermelho e malha no terra.
Esse verde, vermelho e branco direto no potenciômetro ou no fio preto do pré onde este recebia a malha do antigo captador?
Tanto faz e depende. Só existe um terra no circuito, com inúmeros pontos de ligação. Se você tem certeza que o fio preto do pré está ligado no terra geral, que inclui potenciômetros, jacks, cavidades etc, pode ligar nele (ou em qualquer um desses pontos). Você tem como postar uma foto com QUALIDADE e LUZ para ver como está ligado o seu baixo?

Leomezz escreveu:Bom, já ouvi falar que a ligação em paralelo destaca mais os agudos e que a em série dá mais punch com menos agudos. É isso mesmo? Qual a ligação que vem nos MM originais? Série ou paralelo?
A maioria esmagadora dos SR's vem com o humbucker ligado em paralelo. Eu tenho um baixo com o SMB5a, ligado com uma chave que me dá 3 opções de ligação: série/split (como se fosse single coil)/paralelo. Muitos vão dizer que a Music Man passou anos, décadas, milênios testando as diferentes configurações e se a maioria dos baixos sai com a ligação em paralelo, é a melhor, mas eu prefiro ter a opção de escolher. Tem músicas em que o som me agrada mais de um jeito, outras de outro jeito.

Leomezz escreveu:Abç
Abs! :curti:
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Leomezz Seg Nov 04, 2013 3:33 pm

"Você tem como postar uma foto com QUALIDADE e LUZ para ver como está ligado o seu baixo?"

Tenho sim, mas faço isso à noite.

Cara, por hora te agradeço muito as dicas. Vou fazer a experiência hoje à noite e depois posto os resultados.

abraço
Leomezz
Leomezz
Membro

Mensagens : 61
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Leomezz Seg Nov 04, 2013 10:06 pm

Então Rafa, fiz os ajustes conforme você me explicou.
Eu havia ligado conforme a foto a seguir:

http://postimg.org/image/bmq8huygh/68dc3560/

então, refiz a ligação em paralelo, assim:

http://postimg.org/image/o5ppoa0h1/a7abc80f/

Cara, o som simplesmente ficou MM! Era exatamente o que eu queria!
Tá certo que não é um music man, mas é muito parecido em timbre, principalmente por causa do captador SD SMB4-a.

Futuramente pretendo fazer uma chave para alternar em série/paralelo.

Bom, espero que esse post seja útil àqueles que desejarem substituir o captador do TBM 4 por um Seymour Duncan.

Grande abraço.
Leomezz
Leomezz
Membro

Mensagens : 61
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por rafammbass Seg Nov 04, 2013 10:39 pm

Que bom que você conseguiu! É bom quando a gente consegue fazer isso à distância! Acredite, expressão escrita não é o meu forte! Hehe

O pessoal aqui gosta mais de tópicos com fotos... Eu também! Mas eu sei o quanto é ruim você ter uma coisa boa funcionando pela metade. Desde que aprendi a me virar nessas coisas, decidi que ajudar os outros não era nada de mais e que eu precisava fazê-lo.

Para fazer como eu fiz, você precisa de uma chave como a do link (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-517859954-mini-chave-toggle-switch-dpdt-on-on-on-marca-carling-_JM). Essa aula fica para uma próxima!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Leomezz Ter Nov 05, 2013 9:16 am

Então Rafa,

É isso ao meu irmão, eu também sou muito interessado em mexer nessas coisas, desde pequeno. E tudo aquilo que sei eu repasso para conhecimento de quem quiser saber também.

Uma pena que as fotos que eu postei não ficaram disponíveis direto no fórum como outras que já vi por aqui...tem que acessar o link (você saberia me dizer o porquê?)

"Para fazer como eu fiz, você precisa de uma chave como a do link (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-517859954-mini-chave-toggle-switch-dpdt-on-on-on-marca-carling-_JM). Essa aula fica para uma próxima!"

Beleza, dentro em breve providenciarei e daí volto aqui para a aula 2....heheheh

Grande abraço.
Leomezz
Leomezz
Membro

Mensagens : 61
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Ter Nov 19, 2013 1:39 pm

Leo, voce ligou preto e vermelho direto com o branco do pre? isso é ligação direta, voce esta sem pot de volume??? o meu branco eu liguei no ponto do meio do volume e no caso o vermelho e preto eu luguei no ponto 1 do volume e o ponto 3 é o terra do volume que vai junto com o preto do pre e verde,branco e malha do captador. voce fez isso depois? eu fiz essa mesma ligação desse switch com o botao do balance, funciona da mesma maneira e ainda me da a possibilidade de ir cortando aos poucos cada bobina, pena que torrei o pot de balance com o ferro de solda Very Happy


Última edição por pedroivo85@hotmail.com.br em Ter Nov 19, 2013 1:50 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionar informações)
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Leomezz Sex Nov 22, 2013 5:16 pm

pedroivo85@hotmail.com.br escreveu:Leo, voce ligou preto e vermelho direto com o branco do pre? isso é ligação direta, voce esta sem pot de volume???
Então irmão, na verdade eu já esqueci o que fiz...heheheh
Mas se bem me lembro, liguei o fio preto e o vermelho no branco do pré e os fios verde, branco e a malha no fio preto do pré, que acredito ser o terra.
É uma ligação paralela. A mesma utilizada nos musicman. O som tá excelente. Por hora não sinto necessidade de colocar chave para alternar série/peralelo ou um push-pull para splitar ele.
Mas é interessante o que vc fez....
Quando eu cansar do som vou fuçar mais um pouco...heheheh


Abraço
Leomezz
Leomezz
Membro

Mensagens : 61
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Leomezz Sex Nov 22, 2013 5:18 pm

Ah, Pedro, esqueci de dizer que não fiquei sem volume. O circuito está funcionando perfeitamente.
Leomezz
Leomezz
Membro

Mensagens : 61
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Sex Nov 22, 2013 5:34 pm

entao leo, e onde voce ta ligando o botao de volume? em qual fio do pre?
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Leomezz Sex Nov 29, 2013 3:52 pm

pedroivo85@hotmail.com.br escreveu:entao leo, e onde voce ta ligando o botao de volume? em qual fio do pre?
Na verdade o volume tá ligado no pré. Em resumo:
O captador vai para o pré( pelos fios preto e branco do pré) e do pré saem os fios (todos os demais...uma muntueira) que se distribuem nos potenciômetros. Você não liga nada do captador direto nos potenciômetros. Tudo passa pelo pré.

Abç
Leomezz
Leomezz
Membro

Mensagens : 61
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por thiagoviana Seg Fev 24, 2014 11:24 am

Bom dia pessoal, comprei o meu tbm4 ano passado, ai gostaria de comprar o captador seymour.
Onde eu compro mais barato fora do Br e/ou no Br?
Eu preciso comprar o captador e o ( do volume,grave,médio agudo) também?
Leomezz tu comprou onde ?
Abraços

thiagoviana
Membro

Mensagens : 1
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Leomezz Sáb Mar 01, 2014 6:57 pm

thiagoviana escreveu:Bom dia pessoal, comprei o meu tbm4 ano passado, ai gostaria de comprar o captador seymour.
Onde eu compro mais barato fora do Br e/ou no Br?
Eu preciso comprar o captador e o ( do volume,grave,médio agudo) também?
Leomezz tu comprou onde ?
Abraços

Então, Thiago, eu comprei em uma loja especializada, aqui: http://www.copettiguitarparts.com.br/acessorios/captador-de-baixo/captador-seymour-duncan-smb-4a-music-man-basslines.html

Vc só precisa comprar o captador. A ligação vc aprende a fazer aqui. Fica excelente. O bicho fala como um music man.

abçs
Leomezz
Leomezz
Membro

Mensagens : 61
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Gibass Sáb Jul 05, 2014 10:38 am

Bom dia a todos....estou precisando de ajuda para ligar a fiação (Cap. SMB4 + Pré RBA04P + Pot Push/Pull Activo/Passivo) no meu Tagima Model MusicMan Sting. Durante trocas e mais trocas de bateria dois ou três fios se romperam e para piorar, esqueci de tirar foto antes de fazer o reparo. Entrei no site da Seymour mas não consegui nada a respeito do sistema exato do meu baixo, ele possui 3 Pot, sendo um Push/Pull Activo/Passivo com Volumes e outros dois sendo Agudo e Grave.  

https://2img.net/h/s25.postimg.cc/iz8mop8fz/DSC05584.jpg

https://2img.net/h/s25.postimg.cc/9wk5ho8ov/DSC05587.jpg

https://2img.net/h/s25.postimg.cc/rcebjd7nj/DSC05588.jpg

https://2img.net/h/s25.postimg.cc/6gs184bgf/DSC05585.jpg

https://2img.net/h/s25.postimg.cc/xsna9gg73/DSC05589.jpg


Espero estar postando corretamente e que através do auxílio dessas fotos os amigos do fórum possam contribuir para tirar minhas dúvidas quanto as conexões do Circuito. Espero que as fotos contribuam pois assim vocês me ajudaram e certamente mais pessoas que estejam tendo o mesmo problema. Desde já obrigado galera.
Gibass
Gibass
Membro

Mensagens : 3
Localização : São Paulo - Capital

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4 Empty Re: Ligação correta do captador seymour duncan SMB 4-a no Tagima TBM 4

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos