Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

5 participantes

Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Sáb Nov 23, 2013 8:04 pm

Vou dar inicio a minha primeira tentativa de construção de instrumento, vai demorar um pouco pois meu tempo é curto, apenas fins de semana e tambem por estar tentando aprender apenas com dicas e videos aulas...

De inicio estas sao as configurações:

Top: Angico doente, foi a madeira mais bonita ( por culpa da contaminação) que encontrei em meu estado
Braço: Amarelinho ou Vinhático
Escala: o cara que me vendeu disse mas esqueci, segunda pergunto.
Corpo: Louro-Vermelho: Se tudo der certo e o cara da madeireira estiver certo, pois eu ainda nao comprei, mas ele disse que tinha
Captador: Saymour Duncan SMB-4a - Basslines MM
Circuito: 3 bandas Generico
Tarraxas: Estilo Ibanez - Sem Marca
Ponte: Ponte Preta baixa 19mm

Fotos das madeiras que ja tenho:
Top: Angico

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB 1478972_236295183201971_282559561_n
Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB 1461381_236295136535309_1623359717_n
Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB 1459249_236295006535322_2030670035_n

Braço: Amarelinho

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB 1476293_236295063201983_679725111_n

Escala:

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB 1464715_236295086535314_603366285_n
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por emachado Sáb Nov 23, 2013 8:19 pm

Boa sorte ai amigo na empreitada. De fato é muito prazeroso construir um instrumento.
Você já tem o hardware, principalmente a ponte? Ajuda muito na hora de definir algumas medidas.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Sáb Nov 23, 2013 8:32 pm

tenho nao, mas consigo facil a ponte, na pior das hipoteses eu uso a do meu crafter, mas é complicado comprar essas coisas por aqui, entao tudo ta vindo de jegue ou de shenzen ou de algum lugar dos EUA, ja comprei tudo pelo ebay

P.S: ja tem uns 3 dias que nao durmo direito pensando em como vai ficar kkkkkkkkkk

obrigado pelo apoio Very Happy
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 23, 2013 11:25 pm

Boa sorte na empreitada!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por heverton souza Sáb Nov 23, 2013 11:30 pm

Espero que tudo dê certo,e que você consiga um ótimo resultado,essas madeiras já estão bem cecas?
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Dom Nov 24, 2013 9:18 am

heverton souza escreveu:Espero que tudo dê certo,e que você consiga um ótimo resultado,essas madeiras já estão bem cecas?
estão sim, elas ja estavam separadas com essa finalidade, o rapaz da madeireira tambem constroi instrumentos e tinha separado pra ele, so o louro que não esta muito seco...
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por allexcosta Dom Nov 24, 2013 9:54 am

Vinhático pra braço aguenta?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 24, 2013 11:48 am

allexcosta escreveu:Vinhático pra braço aguenta?
Não...
Ía comentar isso...
Ele tem que usar marfim, tauarí-branco ou peroba-clara
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Dom Nov 24, 2013 12:06 pm

So consegui amarelinho por aqui... Espero que funcione, qualquer coisa eu uso mais 2 vergalhões de aço ao redor do tensor ou então como outra madeira no meio
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 24, 2013 12:47 pm

Faça colagens com tiras de ipê ou roxinho para aumentar a resistência
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por emachado Dom Nov 24, 2013 2:08 pm

Se este amarelinho for a garapa ou garapeira (Apuleia Leiocarpa 0,83 gcm3, grã revessa) nem precisa de reforço, ela tem quase a dureza do ipê.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por heverton souza Dom Nov 24, 2013 2:28 pm

E é um pouca mais densa que Peroba.
Bertola,o tensor funciona bem com Amarelinho?
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Dom Nov 24, 2013 4:50 pm

Segundo o cara que vendeu e que faz também e o luthier da que já usaram e funcionou, vou saber quando montar:)
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 24, 2013 6:38 pm

heverton souza escreveu:E é um pouca mais densa que Peroba.
Bertola,o tensor funciona bem com Amarelinho?
Cara, como eu disse acima, amarelinho que eu conheço (também conhecida por "canela-de-veado") não é tão duro assim não...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Dom Nov 24, 2013 8:59 pm

Pela foto não da da para saber se é a mesma que você conhece
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por emachado Dom Nov 24, 2013 9:44 pm

Pedro, a grã é revessa com veios entrecruzados?
Pela dureza aparente, você avalia que daria um bom cabo para martelo ou mesmo uma marreta?
Lixando, exala algum cheiro? Se assemelha a algo que conhecemos? Lembra um pouco o cheiro de fezes?
Pela foto até acho que não seja a garapeira aqui de SP (também conhecida como amarelinho, amarelão, garapa, gema de ovo...)

É bom você ter certeza que aguenta a pressão das cordas, pois o seu projeto é neckthrough e, em caso de erro, perde todo o trabalho:
se for dura demais, o tensor não atuará a contento, principalmente se usar longarinas de ipê ou roxinho;
se for frágil, correrá o risco de quebrar.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Seg Nov 25, 2013 7:40 am

emachado, eu ainda nao pude ver isso, eu moro em ap e a madeira esta na casa de minha mae, depois eu vejo e aviso ou posto fotos
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Ter Nov 26, 2013 2:59 pm

acho que para deixar mais rigido o braço vou botar uma lasca de louro no meio ou entao da propria madeira da escala que parece ser bem dura
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por pedroivo85@hotmail.com.br Qui Dez 05, 2013 1:16 pm

bom pessoal, rolou uns imprevistos na minha ideia de construção do baixo e eu acabei adotando a ideia de encomendar um baixo de luthier, eu procurei bastante algumas informações sobre luthiers que ja fizeram instrumentos para o pessoal aqui do forum e unindo a questao custoXbeneficio cheguei no nome CAPELINI, no ES...
segue abaixo a configuração inicial do baixo:

Descrição e especificações do Produto:
Corpo: Cedro
Braço: Marfim
Escala: Jacarandá com 24 trastes marcação de bolinha, convencional
Tenso: Tensor Dupla Ação
Tarraxas: Preta blindada
Ponte: Ponte fixa preta (http://i.ebayimg.com/t/Black-Metal-4-String-Bass-Gutar-Bridge-With-Screws-Spanner-19mm-Spacing-/00/s/NzUwWDc1MA==/z/VZsAAMXQWzNSj~qD/$_3.JPG.)  de preferencia desse modelo ou similar;
Parte elétrica: Irei enviar um circuito eletrico ativo de 3 bandas, se possivel instalar no lugar do volume um push/pull pra que eu possa utilizar ativo/passivo e no balance configurar o meio como HB e pra esquerda uma das bobinas e direita a outra, para que eu possa ter a opção de usar ele single ou HB)
Captadores: Saymour Duncan SMB-4a
Ferragens: Opcional Preto (BK)
Cores: azul piscina, conforme cor do link (http://www.lojamestre.com.br/lojas/pincelar/produtos/PVA499AzulPiscina.jpg )
Escudo: Um em acrilico transparente e o outro preto
Mão: da cor do baixo
Tensor: Ação dupla

o baixo vai ser um mesclado desses 2 modelos, o creme já é um modelo que o Capelini tem costume de fazer e o branco é de um luthier daqui do estado e todos os 2 são baseados no shape original do tobias grower

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB G_foto1_60
Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB 578384_612860132103410_738947384_n


Última edição por pedroivo85@hotmail.com.br em Qui Dez 05, 2013 1:19 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inserir dados)
pedroivo85@hotmail.com.br
pedroivo85@hotmail.com.br
Membro

Mensagens : 112
Localização : Aracaju

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB Empty Re: Primeiros passos - 4 cordas baseado em JB ou PB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos