Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Posição correta dos dedos da mão esquerda

+10
MarinaBass
fheliojr
Daniel Carneiro
warZ
Zubrycky
Samu
BASSIST
allexcosta
Mateus Wolff
Shinobi Buzz
14 participantes

Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Shinobi Buzz Sex Dez 06, 2013 1:23 pm

E aí pessoal! Bom, eu sou iniciante no baixo elétrico, tava pesquisando uns exercícios na internet quando surgiu uma dúvida: Qual a posição correta dos dedos da mão esquerda nas casas? Vi alguns lugares dizendo que era aconselhável usar a ponta dos dedos somente, deixando o dedo perpendicular ao braço, e outros dizendo que isso era um absurdo e que o correto é tocar usando a primeira falange.

Galera, se vocês puderem me ajudar aí, porque esse negócio realmente me deixou em dúvida do que é certo e errado no contrabaixo.
Shinobi Buzz
Shinobi Buzz
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Mateus Wolff Sex Dez 06, 2013 1:50 pm

Tudo dependendo do som que tu quer tirar.
Quando falamos em posição correta de mão esquerda tu tem de ter em mente a posição do dedão em relação ao braço.
Para uma ergonomia correta o melhor é deixar ele exatamente entre os 4 dedos se comparado com o indicador, médio, anelar e mínimo (horizontal) e relativamente no meio do braço (vertical).

Quanto a posição que tu comentaste não tem o correto.
O que tu deve avaliar é que se tu tocar com a ponta do dedo o som vai soar muita mais preciso e se tu tocar com a falange o som vai parecer muito mais aveludado.
Sem falar que se tu tocar em com os dedos de um forma mais perpendicular é muito mais fácil tu abafar o som das cordas.
Mateus Wolff
Mateus Wolff
Membro

Mensagens : 5
Localização : Igrejinha

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por allexcosta Sex Dez 06, 2013 1:51 pm

Copie isso:

https://www.youtube.com/watch?v=ILMHq_yZ7Hs
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Mateus Wolff Sex Dez 06, 2013 4:10 pm

Perfeitamente Alex Costa...
Mateus Wolff
Mateus Wolff
Membro

Mensagens : 5
Localização : Igrejinha

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por BASSIST Qua Jan 01, 2014 1:46 am

Pessoal, tenho uma dúvida em relação à mão direita: o polegar tem de ficar sempre apoiado no captador, ou ele pode ficar apoiado na primeira corda ou até "solto", dependendo do estilo do baixista?

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Samu Qua Jan 01, 2014 3:22 am

BASSIST escreveu:Pessoal, tenho uma dúvida em relação à mão direita: o polegar tem de ficar sempre apoiado no captador, ou ele pode ficar apoiado na primeira corda ou até "solto", dependendo do estilo do baixista?

Imagino que por "primeira corda" você queira dizer a corda mais grossa (grave), que na verdade seria a "última corda".
Por exemplo, num baixo de 4 cordas, seria a "quarta corda". (Isto é, contamos as cordas da mais aguda para a mais grave.)

De qualquer forma, sim, você pode apoiar na última corda, sem problemas.

Quanto a não apoiar o polegar para fazer pizzicato, me corrija alguém com mais conhecimento, mas acho que não é recomendável.
Primeiro porque isso provavelmente não é muito saudável do ponto de vista ergonômico.
Segundo porque deve tendenciar a uma técnica incorreta de pizzicato.
Samu
Samu
Membro

Mensagens : 116
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por allexcosta Qua Jan 01, 2014 3:33 am

Samu escreveu:Quanto a não apoiar o polegar para fazer pizzicato, me corrija alguém com mais conhecimento, mas acho que não é recomendável.
Primeiro porque isso provavelmente não é muito saudável do ponto de vista ergonômico.
Segundo porque deve tendenciar a uma técnica incorreta de pizzicato.

Na verdade, o polegar flutuante é a técnica mais ergonômica de mão direita.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por BASSIST Qua Jan 01, 2014 3:53 am

Ok, valeu pelos esclarecimentos.

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Samu Qua Jan 01, 2014 3:55 am

allexcosta escreveu:
Samu escreveu:Quanto a não apoiar o polegar para fazer pizzicato, me corrija alguém com mais conhecimento, mas acho que não é recomendável.
Primeiro porque isso provavelmente não é muito saudável do ponto de vista ergonômico.
Segundo porque deve tendenciar a uma técnica incorreta de pizzicato.

Na verdade, o polegar flutuante é a técnica mais ergonômica de mão direita.

Já aprendi algo em 2014 hahaha.
Obrigado Alex.
Samu
Samu
Membro

Mensagens : 116
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Zubrycky Sex Jan 03, 2014 7:56 am

BASSIST escreveu:Pessoal, tenho uma dúvida em relação à mão direita: o polegar tem de ficar sempre apoiado no captador, ou ele pode ficar apoiado na primeira corda ou até "solto", dependendo do estilo do baixista?

Depende.

Geralmente eu toco com o polegar em cima do braço, no fim da escala. Às vezes eu coloco o polegar no captador do braço, às vezes eu o posiciono no captador da ponte, às vezes eu toco com o polegar, às vezes eu toco com os outros dedos sem apoiar o polegar no instrumento.

Tudo depende do timbre que eu quero obter para uma determinada situação musical.


Última edição por Zubrycky em Sex Jan 03, 2014 6:07 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por warZ Sex Jan 03, 2014 8:24 am

BASSIST escreveu:Pessoal, tenho uma dúvida em relação à mão direita: o polegar tem de ficar sempre apoiado no captador, ou ele pode ficar apoiado na primeira corda ou até "solto", dependendo do estilo do baixista?

https://www.contrabaixobr.com/t23412-dores-na-mao-direita

Procure támbem por "Polegar flutuante" no fórum.
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por BASSIST Sex Jan 03, 2014 8:56 pm

Obrigado. Vou estudar mais sobre posicionamento da mão e dedos e também sobre alongamentos. Na minha estreia como baixista de quarto já senti incômodos nos pulsos das duas mãos, mas talvez seja normal para quem usou o instrumento pela primeira vez na vida.

O que achei interessante, lendo outros tópicos, é que aqui no fórum muita gente desaconselha apoiar o polegar no captador e estimula o polegar flutuante. Mas vejo na Internet vídeos de várias pessoas que tocam muito e apoiam o polegar no captador.

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Daniel Carneiro Sáb Jan 04, 2014 10:00 am

BASSIST escreveu:Obrigado. Vou estudar mais sobre posicionamento da mão e dedos e também sobre alongamentos. Na minha estreia como baixista de quarto já senti incômodos nos pulsos das duas mãos, mas talvez seja normal para quem usou o instrumento pela primeira vez na vida.

O que achei interessante, lendo outros tópicos, é que aqui no fórum muita gente desaconselha apoiar o polegar no captador e estimula o polegar flutuante. Mas vejo na Internet vídeos de várias pessoas que tocam muito e apoiam o polegar no captador.

Seja bem vindo, BASSIST.

Achei interessante as discussões aqui neste seu tópico e resolvi passar por aqui para tentar te ajudar e também tirar algumas dúvidas minhas, uma vez que me considero um baixista iniciante em grau intermediário (treino o contrabaixo mais seriamente há cerca de 2 anos, embora não treine o tento que gostaria devido a minha profissão e o fato de ter 2 nenês em casa, rsrs).

Quanto as dores no início dos estudos, isto é muito comum, mas tome cuidado com o posicionamento correto das mãos. Também tive dores no punho, principalmente da mão E, que considero que foi devido a 3 motivos: falha de posicionamento e também por tocar em um baixo de 5 cordas que eu não me adaptei, e não estar alongando antes de tocar. Tive que ficar sem tocar algumas semanas, cheguei a procurar um ortopedista, mas não era nada sério. Corrigi estes problemas, e hoje não sinto praticamente mais nada. Existem vários vídeos sobre posicionamento correto das mãos na net que podem te ajudar. O baixo eu troquei por um de 4 cordas, com braço mais fino (Jazz Bass), o que considero ideal para um iniciante. E sempre faço alongamento. Estes cuidados podem evitar problemas como tendinites que podem levar a prejuízos mais sérios no futuro.

Quanto ao posicionamento da mão D, eu também tive dificuldades que estou superando. Antes tocava só com o polegar apoiado no captador, mas isto leva a problemas, como o abafamento deficiente, e um pizzicato mais "sujo". No entanto, não me adaptei bem ainda com a técnica do polegar flutuante, tão elogiada por aqui. E o que faço atualmente é algo intermediário, apoiando o dedo o captador quando toco na corda E, e sobre a corda E quando toco nas demais cordas. Resolveu boa parte dos problemas de abafamento (as cordas mais agudas procuro abafar com os dedos da mão E) e também vejo vídeos de baixistas excelentes tocando desta forma. Com a palavra os mais experientes.

Ainda sobre as técnicas de mão D, tive problemas iniciais que se mostraram difíceis de superar, e que você deve evitar no começo. Estes problemas, acredito que em parte, foram gerados porque tive as primeiras aulas com um guitarrista, que não me orientou sobre como realizar um pizzicato corretamente (estava mais preocupado com a parte de teoria musical no início). Basicamente o erro que eu cometia era tocar como se dedilha em um violão (instrumento que toquei já em um passado remoto), e percebia que não conseguia tirar uma boa sonoridade no baixo, além de ter sérios problemas com abafamento de cordas. Com o tempo foi aprimorando a técnica e percebi que o baixista, ao realizar o pizzicato correto, apoiava seus dedos na corda superior a que está tocando, por exemplo, se toca a corda A, o dedo vai se apoiar na corda E no final do movimento. Gostaria que os colegas baixistas mais experientes dessem sua opinião sobre isto, se possível: a respeito da forma mais adequada de se realizar o pizzicato (se confere a informação acima). Ah, e claro: procurar um bom professor de BAIXO é essencial (o que também vou providenciar assim que minha situação permitir).

Valeu.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por BASSIST Sáb Jan 04, 2014 2:37 pm

Legal teu relato, Daniel. Ontem mesmo já procurei vídeos sobre posicionamento correto e evolui. Na segunda sessão que fiz ontem as dores diminuíram. Percebi que estava tocando com o polegar esquerdo aberto, e não entre os dedos 1 e 2. Vi também que, ao tocar sentado, o braço do baixo estava muito na horizontal. Quando coloquei ele numa posição mais diagonal ficou mais confortável e as dores de pulso praticamente sumiram. Ontem li também sobre a importância dos alongamentos.

Não sei se as minhas cordas estão altas demais (meu baixo é um Yahama RBX170 comprado novo) ou se é apenas eu que não estou acostumado, mas a ponta do meu dedo indicador esquerdo está dolorida, acho que estou colocando muita pressão nas cordas. Será que cordas baixas facilitam o aprendizado no início?

Quanto ao polegar no captador, embora menos confortável que o flutuante, como pude perceber, me deu mais referência e confiança, pelo menos nesse primeiro momento.

Enfim, estou achando tudo muito difícil. Principalmente a parte do abafamento. Mas creio que deve ser assim no começo.

Obrigado aí pelas duas dicas.

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 04, 2014 2:42 pm

- Estude em pé, correia na mesma altura que se você estivesse sentado.
- Assista à aula do Jaco.
- Aplique força suficiente para um timbre limpo, não mais que isso.
- Pratique bem devagar.
- Deixe o pulso o mais reto possível em relação ao antebraço.
- Tente eliminar tensões enquanto pratica.
- O polegar no fundo do braço é só um apoio. Não imprima força nele.
- Matenha o instrumento regulado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por BASSIST Sáb Jan 04, 2014 2:49 pm

Valeu, allex, gostei das dicas.

A aula do Jaco é esta? https://www.youtube.com/watch?v=mqAzE62cgDc


Última edição por BASSIST em Sáb Jan 04, 2014 2:58 pm, editado 1 vez(es)

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por BASSIST Sáb Jan 04, 2014 2:52 pm

Apenas corrigindo lá em cima, eu estava tocando com o polegar aberto e não entre os dedos 2 e 3, e não "1 e 2", como escrevi.

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por fheliojr Sáb Jan 04, 2014 4:13 pm

^entre o 1 e o 2 é a forma mais anatômica.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por BASSIST Sáb Jan 04, 2014 4:49 pm

Valeu, fheliojr. Na verdade eu estou colocando o polegar entre o 1 e 2 mesmo. É que eu estava pensando que o indicador era o 2 e o dedo do meio o 3, mas agora entendi que o polegar é excluído da numeração. Obrigado.

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por BASSIST Seg Jan 06, 2014 10:46 pm

É obrigatório alternar sempre entre os dedos indicador e médio na hora do pizzicato? Ou posso, por exemplo, usar um deles duas vezes seguidas?

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por warZ Ter Jan 07, 2014 3:25 pm

Pizzicato? A quem toque com três, quatro dedos, como violão, assim como tem quem faça isto só com o polegar. Agora! A técnica "padrão" é indicador e médio para pizzicato.
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por fheliojr Ter Jan 07, 2014 3:40 pm

BASSIST escreveu:É obrigatório alternar sempre entre os dedos indicador e médio na hora do pizzicato? Ou posso, por exemplo, usar um deles duas vezes seguidas?

cara, a técnica padrão é com alternância de dedos, como se eles "caminhassem" pelas cordas. existe uma pequena variação no pizzicato, a Hack Technique (q é demonstrada em um método do ed friedland), q é a utilização do mesmo dedo da mão direita p/ se tocar cordas adjacentes, no sentido agudo-grave. Ex: deslizar o indicador ou o dedo médio da corda G p/ a D, da D p/ a A, etc.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por BASSIST Ter Jan 07, 2014 8:52 pm

Ok, obrigado pelas explicações.

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por MarinaBass Qua Jul 30, 2014 11:12 pm

Estive lendo e queria fazer uma pergunta, quando vocês estão tocando, considerando que o braço esteja na posição certa, o polegar corretamente centralizado , no momento de tocar na corda E e que seja preciso tocar com os 4 dedos (baixo de 4 cordas) a parte interna do dedo mínimo encosta nas cordas G, D e A?
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por allexcosta Qua Jul 30, 2014 11:17 pm

MarinaBass escreveu:Estive lendo e queria fazer uma pergunta, quando vocês estão tocando, considerando que o braço esteja na posição certa, o polegar corretamente centralizado , no momento de tocar na corda E e que seja preciso tocar com os 4 dedos (baixo de 4 cordas) a parte interna do dedo mínimo encosta nas cordas G, D e A?

Pra quem tem a mão pequena, normalmente sim. Não é um erro ou problema de técnica. Até ajuda a abafar essas cordas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por MarinaBass Qui Jul 31, 2014 12:29 am

Minha mão é grande, achei que não deveria encostar , só que não achei um modo de não fazê-lo, se eu curvar os dedos aí encosta a dobra do dedo na madeira e é piór ainda rsrs
Obrigada pelo esclarecimento Allex  playing 
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por allexcosta Qui Jul 31, 2014 1:08 am

Só pra esclarecer, estamos falando de baixo elétrico, correto?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por MarinaBass Qui Jul 31, 2014 5:52 am

Sim , exatamente este da foto no meu perfil, um P-Bass de 4 cordas
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Gustavo_b. Qui Jul 31, 2014 7:32 am

Li alguns comentários aqui que me ajudaram bastante...
Foi citado que o polegar não deve ser forçado, mas sim, ser apenas um apoio.
Notei que em algumas músicas, eu faço o oposto, ou seja, acabo forçando bastante o polegar no braço, principalmente nas trocas de posição, e essas músicas são as que mais cansam minha mão esquerda.
Então, ta meio lógico que esse cansaço está relacionado ao fato de forçar muito o polegar?

E praticar uma música em pé é a melhor forma de evoluir e aperfeiçoar? Além do que, devo usar a correia de acordo com a maneira que eu me sentir mais confortável?
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Davi Motta Qui Jul 31, 2014 7:44 am

Há um tempo fiz um vídeo dando algumas dicas de abafamento e posturas das mãos. Espero que ajude!

Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Gustavo_b. Qui Jul 31, 2014 8:50 am

Davi, seus vídeos são muito bons! Já tinha visto um, Como Tudo Deve Ser em tapping.
Esse das mãos me ajudou bastante
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por MarinaBass Qui Jul 31, 2014 2:59 pm

Davi Motta, valeu pelo vídeo, vou tentar corrigir meus dedos aqui
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Davi Motta Sex Ago 01, 2014 7:09 am

Disponha MarinaBass


Gustavo_b. escreveu:Davi, seus vídeos são muito bons! Já tinha visto um, Como Tudo Deve Ser em tapping.
Esse das mãos me ajudou bastante

Obrigado Gustavo! Legal que esse vídeo te ajudou!!
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Lucas94 Sex Ago 01, 2014 11:48 am

Muito bom vídeo Davi. A posição das minhas mãos quando vou tocar é igual essa indicada no vídeo, mas ainda não consigo tocar a escala maior por exemplo, fazendo três notas por corda nas primeiras posições. Tem alguma dica Davi ou é questão de praticar mais ?

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Davi Motta Dom Ago 03, 2014 12:13 pm

Obrigado Lucas94!
Como eu disse no vídeo, pode-se treinar forçando os dedos a ficarem cada um numa casa, mesmo fazendo a escala nas primeiras casas ou, trabalhar o movimento horizontal da mão esquerda, para os dedos passarem nas três casas próximo aos trastes. Ambas as formas vc tem que praticar até sentir-se confortável.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por pedroviskp Dom Nov 23, 2014 6:05 pm

"- O polegar no fundo do braço é só um apoio. Não imprima força nele."

E de onde vem a força pra pressionar o braço do instrumento? Tenho que fazer força com meu braço esquerdo inteiro pra trás?
pedroviskp
pedroviskp
Membro

Mensagens : 30
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por allexcosta Dom Nov 23, 2014 7:05 pm

pedroviskp escreveu:"- O polegar no fundo do braço é só um apoio. Não imprima força nele."

E de onde vem a força pra pressionar o braço do instrumento? Tenho que fazer força com meu braço esquerdo inteiro pra trás?

Não. A frase acima somente reforça a idéia de que o polegar só faz força suficiente para apoiar a mão e permitir com que os dedos tirem um som bonito do instrumento. Força excessiva aí só gera fadiga e tendinite.

Costumo também estudar sem apoiar o polegar, para que os dedos fiquem mais firmes e precisos. Quando você volta a apoiar o polegar fica tudo mais fácil.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Posição correta dos dedos da mão esquerda Empty Re: Posição correta dos dedos da mão esquerda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos