Projeto BBorg!

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 15, 2013 12:56 am

Pessoal, to precisando de umas dicas.

Estou com um projeto de montar um frank pra mim, como frank já virou um nome muito genérico, carinhosamente batizei o rapaz de Bborg (fala Biborg, Siborg ou Bassborg, fica a critério de cada um hehehe).

Conceito: Esse baixo é uma ideia que derivou de uma ideia que derivou de outra ideia. No momento o que tenho é a idéia de construir um baixo estilo precision, 4 cordas com captação PJ, aproveitando um monte de coisa que tenho aqui. A intenção é ter um baixo com uma sonoridade mais agressiva pra tocar estilos mais agressivos de rock (metal, hardcore, etc), sem fugir muito do som característico dos Precision. Como a maioria das peças eu peguei por questão de oportunidade, para outros projetos, não foi tudo comprado exatamente pra encaixar uma coisa na outra. Ai começa a brincadeira. hehehe

Me ajudem aqui a completar o album de figurinhas e colar tudo no canto?

Braço: Comprei recentemente o braço de um Lakland DJ4, esta parte está aparentemente bem resolvida.

Tarrachas: Tenho um set de hipshot ultralite (clover) zeradas. Mas aqui surge o primeiro problema, o braço tem furação pra tarrachas de 3/8" e as tarrachas que tenho são de 1/2". O que vale mais a pena? Trocar as tarrachas ou alargar os buracos? Alargar é mais simples, mas trocar ficaria mais de acordo com o que quero, até mesmo porque tenho pretas e queria douradas. As tarrachas estão zero, será que consigo trocar em algum canto?

Ponte: Queria uma ponte Babicz full contact, mas ninguem vende com preço aceitável aqui no BR, comprei entao uma Badass II usada. Acho que vai resolver. De toda forma por questões estéticas pretendo dourar uma parte da ponte (ela é toda preta), alguem sabe quem faz isso? Ou troca essa badass numa babicz?

Caps: Tenho os caps originais de um fender Duff Mckagan (um Precision vintage standard da fender e um Basslines STKJ2B) , pretendo trocar o P por um Basslines OPB (não sei ainda se 1, 2 hot, 3 ou 4 steeve harris). Sugestões?

Circuitos: Estou pretendendo deixar ele passivo, já tenho um Sansamp Bass Driver Deluxe e acho que fica muito confuso esse negócio de Pré no baixo + Pré no board + Pré no amp. Acho que nesse caso menos é mais, to errado? Pretendo ficar só com Volume, Volume, Tom e Chave seletora de caps (braço, ponte ou os dois). Que é o circuito original do Fender Mckagan e eu já tenho. Eu prefiro volume e balanço, mas essa chave seletora aparentemente resolve o conhecido problema da captação PJ "matar" o som do precision, já que pode isolar totalmente um cap do outro.

Visual: A intenção é deixar o baixo preto, com mão e escudo em textura de fibra de carbono e ferragens douradas e pretas. Que tal?

Onde o bicho tá pegando atualmente:

Corpo:

1- Que madeira eu ponho neste ser?
Alder: Uma escolha difícil de errar, mas difícil de encontrar também, e cara.
Cedro rosa: Bem mais facil de encontrar, mais barata (e bem mais pesada), de que forma alteraria o timbre? Nunca toquei em um.
Mogno: Mais "gravão" pelo que entendi, mas mais difícil ainda de encontrar e será que iria bem com esses caps?
E esse tal de "tone chambers"? Vale a pena em um baixo feito "a mão"?

2 - Posição dos caps:
Estou pensando em colocar o precision na posição tradicional e o jazz na posição 70's. O que me dizem?

3 - Formato:
Sigo com algumas dúvidas mas penso em um formato precision, com escudo do precision deluxe pra botar os 3 knobs, o jack e a chave.


Aguardo ansiosamente dicas, conselhos e sugestões. Inclusive se tiver algum luthier que tope fazer esse corpo num precinho camarada com uma madeira boa, entre em contato! Smile
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Gustavo Rache em Dom Dez 15, 2013 2:46 am

Já que vc tem um pré externo não vejo necessidade num pré interno
Se vc quer tarrachas douradas vc pode vender as hipshot e comprar as que vc quer,mas geralmente ferragens douradas acabam ficando feias com o tempo...
Os detalhes com aparência de fibra de carbono vc pode fazer colando adesivo 3M (aqueles que usam pra envelopar carro)
Já que vc vai tocar metal,hardcore e estilos mais "agressivos",acho que ficaria legal colocar um humbucker no lugar do J
mas ai é questão de gosto...
avatar
Gustavo Rache
Membro

Mensagens : 72
Localização : Curitiba-Pr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Uchoa em Dom Dez 15, 2013 3:54 am

Eu não mexeria na furação do head .

Ponte esta legal .

Caps ficariam show com o P&J , prefiro o J com a posição mais longe da ponte .

Ferragens douradas não duram nada e são caras .

Corpo eu usaria Cedro numa boa .

Tone Chambers em cedro não vejo a necessidade , minha opinião eh que o TC sirva apenas para aliviar o peso ,essa de sustain eh meio conto . Afinal de contas qual o motivo de tanto sustain ?

avatar
Uchoa
Membro

Mensagens : 1448
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

http://palcomp3.com/renatouchoa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 15, 2013 10:35 am

Duas perguntas a voces,

Mesmo as tarrachas douradas de boa qualidade (sperzel, gotoh, hipshot) "desbotam" com o tempo? E a base da ponte? Que não tem atrito com nada, será que desbota também?

Eu tava pensando e cedro com tone chambers, nao por questão de sustain, mas por questão de peso mesmo. Mas pelo que vi, os cortes são bem detalhados, acho que nem todo mundo faz isso né?

Eu já tenho um baixo ativo com humbucker que por sinal gosto muito e tenho um fender jazz bass standard (com o cap na posicao 60's), que tem um som mais vintage passivo. Nesse baixo do projeto a intenção buscar timbres que não possuo, algo com timbre do precision que é um baixo que não tenho e de quebra o timbre do jazz bass 70's. Ouvi dizer que essa posição (70's) combina melhor com o precision, por ter um som mais médio, confere?

Valeu as dicas pessoal. Smile
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por allexcosta em Dom Dez 15, 2013 10:38 am

Dourado desbota.

Cedro geralmente não é pesado. Eu não faria chambers. O design do Pbass já gera certo neck-dive. Com um corpo muito leve geraria mais ainda. Eu usaria ferragens pretas.

Não gosto de imitação de material. Prefiro um carro simples com painel de plástico que um carro luxuoso com painel imitação de madeira..Quem quer fibra de carbono deveria usar fibra de carbono, mas isso é só uma opinião pessoal.
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 41388
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por subgrave em Dom Dez 15, 2013 11:00 am

Gustavo Rache escreveu:J,mas geralmente ferragens douradas acabam ficando feias com o tempo...

Uchoa escreveu:
Ferragens douradas não duram nada e são caras .

allexcosta escreveu:Dourado desbota.

As minhas são Gotoh, já tem uns 6 anos, e estão como novas, assim posso afirmar que dourado de qualidade não desbota.

subgrave
Banido

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por allexcosta em Dom Dez 15, 2013 11:06 am

^ O baixo passa a vida dentro do case?
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 41388
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 15, 2013 11:16 am

Vixemaria e agora? Desbota ou não desbota?  scratch  Pretas eu acho que ia ficar tudo muito preto, quero um baixo agressivo mas nao precisa ser o baixo do cramulhão.  Se bem que todo preto com alguns detalhes am alguma cor pode ser uma boa ideia... Caso a se pensar. Pergunta 

Bom, com o aval do Alex, o cedro maciço ta se tornando cada vez mais uma realidade hehehe. Alex como voce compararia, neste projeto especifico o cedro, com alder e mogno? Alguma observação?

Na verdade vou explicar a ideia da fibra de carbono. É uma gambiarra, a mão do braço lakland que tenho é branca, cor que não gosto muito, mas dá uma pena absurda lixar aquilo e pintar de outra cor. Então tive a idéia de cobrir. Como queria um baixo pra estilos mais agressivos, pensei justamente no adesivo de fibra de carbono da 3m. Cobriria o escudo com o mesmo material pra combinar. Questão puramente estética. Ta longe de ser o ideal, mas pode evoluir mais pra frente.

Concordo plenamente com voce que tudo que imita alguma outra coisa é "brega" (palavras da minha irmã arquiteta). Mas acho que a gente pode dar uma aliviada de vez em quando né?  Razz Gostaria muito de tocar em um baixo tipo aquele inteiro em fibra de carbono desenvolvido pelo cara do the who e que hoje quem fabrica é a warrick se nao me engano, chama buzzard. Mas tambem gostaria de ter um dingwall canadense, um music man antigo, um sadovsky, um modulus, um lakland US, um fender pre cbs... Com calma eu chego lá! heheheh
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por allexcosta em Dom Dez 15, 2013 11:23 am

Mascis escreveu:Alex como voce compararia, neste projeto especifico o cedro, com alder e mogno? Alguma observação?

Acho que a diferença seria mínima ou imperceptível.

Mascis escreveu:Concordo plenamente com voce que tudo que imita alguma outra coisa é "brega" (palavras da minha irmã arquiteta). Mas acho que a gente pode dar uma aliviada de vez em quando né?

Pode não. Ouça sua irmã.
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 41388
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Boss2K em Dom Dez 15, 2013 11:40 am

allexcosta escreveu:^ O baixo passa a vida dentro do case?
Deve ser Fender ...  Twisted Evil 
 :troll:

Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Boss2K em Dom Dez 15, 2013 11:46 am

Mascis escreveu:Vixemaria e agora? Desbota ou não desbota?  (...)


Fender Precision Ellite II (1983/84), made in USA ....








Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por subgrave em Dom Dez 15, 2013 1:19 pm

^Baixo bem cuidado, esse sim é baixo de case, só as ferragens que se foram, prá ver como é problema de má qualidade delas, afnal são Fender...

Daqui a 25 anos eu volto aqui prá mostrar como estarão as minhas Gotoh...

subgrave
Banido

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 15, 2013 3:52 pm

allexcosta escreveu:
Mascis escreveu:Concordo plenamente com voce que tudo que imita alguma outra coisa é "brega" (palavras da minha irmã arquiteta). Mas acho que a gente pode dar uma aliviada de vez em quando né?

Pode não. Ouça sua irmã.


kkkkkkkkkkk. ok ok meditarei a respeito!  Laughing
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 15, 2013 3:54 pm

Não sei se é impressão minha, mas esse dourado desse fender me parece ser um dourado mais "forte" do que os dourados que se vê hoje em dia (aquele dourado brilhante que costuma desbotar pra cromado com o tempo). Será que o processo usado nessas ferragens antigas era diferente e por isso resiste melhor?
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por emachado em Dom Dez 15, 2013 4:06 pm

Eu acho interessante o aspecto do hardware dourado quando desgasta. Não é tão "relic" e creio que combinaria com o preto.
Ademais, deve levar pelo menos uns três anos para desbotar.
O cedro é bacana de se trabalhar, lixamento fácil, estável, aplainamento... só na hora da selagem que requer mais demãos.
Fiz uma tele com freijó e gostei bastante. É uma madeira muito ressonante. Pode ser uma opção, mas é mais pesado e mais caro que o cedro rosa. Tem peças de cedro mais leves e mais pesadas.
Boa sorte ai no projeto.
Você já tem as madeiras?
avatar
emachado
Membro

Mensagens : 867
Localização : PERUÍBE-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 15, 2013 5:13 pm

emachado escreveu:
Você já tem as madeiras?

em termos de corpo eu estou no zero ainda, não tenho nada.
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por fheliojr em Dom Dez 15, 2013 5:27 pm

Mascis escreveu:...Estou com um projeto de montar um frank pra mim... Comprei recentemente o braço de um Lakland DJ4, esta parte está aparentemente bem resolvida...

off-topic: me lembrei de um carinha do talkbass q trocou o captador J do braço de um DJ por um P.


Última edição por fheliojr em Dom Dez 15, 2013 6:28 pm, editado 1 vez(es) (Razão : erro de digitação)
avatar
fheliojr
Membro

Mensagens : 8844
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 15, 2013 5:41 pm

Trocou um P por um P ?  scratch 
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por fheliojr em Dom Dez 15, 2013 6:27 pm

^ desculpe meu erro de digitação. já corrigi meu post anterior.
avatar
fheliojr
Membro

Mensagens : 8844
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Gustavo Rache em Dom Dez 15, 2013 6:34 pm

Mascis escreveu:
emachado escreveu:
Você já tem as madeiras?

em termos de corpo eu estou no zero ainda, não tenho nada.
você mesmo vai fazer,ou vai mandar um luthier fazer?
avatar
Gustavo Rache
Membro

Mensagens : 72
Localização : Curitiba-Pr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 15, 2013 6:57 pm

Vou mandar um luthier fazer! Não tenho esse cacife todo não hehehe
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Uchoa em Dom Dez 15, 2013 7:02 pm

Mascis escreveu:
Eu já tenho um baixo ativo com humbucker que por sinal gosto muito e tenho um fender jazz bass standard (com o cap na posicao 60's), que tem um som mais vintage passivo. Nesse baixo do projeto a intenção buscar timbres que não possuo, algo com timbre do precision que é um baixo que não tenho e de quebra o timbre do jazz bass 70's. Ouvi dizer que essa posição (70's) combina melhor com o precision, por ter um som mais médio, confere?

Valeu as dicas pessoal. Smile



Com o captador mais perto da ponte você vai ter o som tendendo mais para o agudo , com ele mais longe da ponte mais médio-grave 60's .Os dois ficam legais , só que eu prefiro com o som um pouco mais grave-médio.

Para você ter uma ideia eu tenho um áudio aqui com um Precision 78 PJ com o J na posição mais perto da ponte .

https://soundcloud.com/vuthrar/baixo-e-add
avatar
Uchoa
Membro

Mensagens : 1448
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

http://palcomp3.com/renatouchoa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Gustavo Rache em Dom Dez 15, 2013 7:25 pm

Mascis escreveu:Vou mandar um luthier fazer! Não tenho esse cacife todo não hehehe
beleza,feito num bom luthier esse baixo vai ficar top!
avatar
Gustavo Rache
Membro

Mensagens : 72
Localização : Curitiba-Pr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Claudio em Dom Dez 15, 2013 7:56 pm

Boss2K escreveu:
Mascis escreveu:Vixemaria e agora? Desbota ou não desbota?  (...)


Fender Precision Ellite II (1983/84), made in USA ....

Putz! feio pra diabo!!!
avatar
Claudio
Administrador

Mensagens : 14975
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.claudiocuoco.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Uchoa em Dom Dez 15, 2013 8:19 pm

^ Feio mesmo !
avatar
Uchoa
Membro

Mensagens : 1448
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

http://palcomp3.com/renatouchoa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Gustavo Rache em Dom Dez 15, 2013 10:40 pm

os cap branco mataram o baixo...
avatar
Gustavo Rache
Membro

Mensagens : 72
Localização : Curitiba-Pr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Seg Dez 16, 2013 7:43 pm

Relamente ja vi baixos mais bonitos que esse fender, mas pelo menos o dourado tá lá firme e forte hahaha.
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por siodoni em Ter Dez 17, 2013 11:37 am

Tem uma ponte Babicz nos classificados do fórum.
avatar
siodoni
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 4924
Localização : Serrana - SP

http://www.leso.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Andremoura em Ter Dez 17, 2013 9:39 pm

Eu tb nao gosto de baixos totalmente pretos, mas abro uma exceção para um MM stealth que eu vi de alguém aqui do forum, acho que é do DenisLM. Ele colocou cordas DR amarelas, ficou muito bacana e quebrou um pouco o visual sobrio do baixo. Esse braço que vc tem é com escala em maple ou rosewood?
avatar
Andremoura
Membro

Mensagens : 813
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Boss2K em Qua Dez 18, 2013 3:30 pm

Mascis escreveu:Relamente ja vi baixos mais bonitos que esse fender, mas pelo menos o dourado tá lá firme e forte hahaha.

1966 Fender Jazz Bass Mary Kaye Blond Original Finish Vintage Parts Aged Rare

US$ 22,999.00



















http://www.ebay.com/itm/1966-Fender-Jazz-Bass-Mary-Kaye-Blond-Original-Finish-Vintage-Parts-Aged-Rare-/400577184160

Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por rafammbass em Qua Dez 18, 2013 4:01 pm

Eu gosto bastante de corpo de mogno. Minhas costas, não muito. Mas um corpo de mogno com tone chambers ia dar uma aliviada no peso e o som ia continuar animal.

A ponte Babicz é muito bacana. Se conseguir alguém que compre nos EUA pra você, invista. Eu tenho uma no Squier que está com o Samuel. Vê o que ele achou da ponte.
avatar
rafammbass
Membro

Mensagens : 804
Localização : Winnipeg, MB - Canada

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Sex Dez 20, 2013 8:46 pm

Andremoura escreveu:Eu tb nao gosto de baixos totalmente pretos, mas abro uma exceção para um MM stealth que eu vi de alguém aqui do forum, acho que é do DenisLM. Ele colocou cordas DR amarelas, ficou muito bacana e quebrou um pouco o visual sobrio do baixo. Esse braço que vc tem é com escala em maple ou rosewood?


Então, andei alguns passos pra trás no projeto. Levei o braço em um luthier pra testar um corpo e o cara me falou que o braço estava com uma leve torção. Falei pro dono, acho que o cara ficou meio chateado, disse que ja tinha levado a varios luthiers e ninguem tinha visto isso. MAs enfim, achei melhor devolver. Balde de água fria, mas o projeto segue!
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por fheliojr em Sab Dez 21, 2013 3:36 pm

^será q rolaria um braço da warmoth?
avatar
fheliojr
Membro

Mensagens : 8844
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Sab Dez 21, 2013 5:41 pm

fheliojr escreveu:^será q rolaria um braço da warmoth?

Penso sériamente nessa possibilidade. Ou isso ou um braço N. Zagganin. Smile
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Boss2K em Sab Dez 21, 2013 8:27 pm

Olhando por aí, achei este braço pra vender ...



https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.567957096623925&type=1

Baixo lakland DJ 4 R$ 750,00

Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por emachado em Sab Dez 21, 2013 11:20 pm

Mascis, pelo que li você vai fazer o corpo.
Por que não tenta fazer o braço também? Com cuidado fica bacana.
Se der errado, valeu a experiência para próximos projetos.
Vai fazendo corpo e braço e deixa para abrir o encaixe do braço por último. Assim, se o braço der errado, tenta outro ou compra um pronto e abre o encaixe conforme as características do braço adquirido.
avatar
emachado
Membro

Mensagens : 867
Localização : PERUÍBE-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 22, 2013 8:50 pm

Boss2K escreveu:Olhando por aí, achei este braço pra vender ...
Baixo lakland DJ 4 R$ 750,00

Esse foi o que comprei e to devolvendo. O braço é lindo, mas o único cara que confio pra fazer essa parte de madeiras aqui onde moro falou que ele tava com uma leve torção. Não tenho como confirmar porque não tenho esse olho todo pra identificar essas coisas. O dono, que por sinal é um cara muito gente boa, me disse que levou em 3 luthiers e ninguem viu isso. Na dúvida, eu tenho que aceitar o diagnóstico do cara que vai encaixar o braço no corpo e fazer os ajustes, até mesmo porque se depois der problema ele vai culpar isso, então pelo sim pelo não preferi devolver.

Mas por 750 pilas ta de graça, um braço Zaga ta 1500 pilas novo, o dobro.
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 22, 2013 8:56 pm

emachado escreveu:Mascis, pelo que li você vai fazer o corpo.
Por que não tenta fazer o braço também? Com cuidado fica bacana.
Se der errado, valeu a experiência para próximos projetos.
Vai fazendo corpo e braço e deixa para abrir o encaixe do braço por último. Assim, se o braço der errado, tenta outro ou compra um pronto e abre o encaixe conforme as características do braço adquirido.

Cara eu sou muito chato com braço, não sei se tem alguem que conseguiria fazer um braço realmente bom aqui onde moro (Natal). E já andei cotando, o pessoal que tem não cobra barato. Até achar madeira boa aqui é difícil. Então fica aquela dúvida se vale a pena arriscar.

Minha idéia era comprar o melhor braço pronto que pudesse e montar o resto, acho que vou tentar pegar um Zagannin (se eles venderem né?), ou então um Warmoth.
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Dom Dez 22, 2013 9:01 pm

Só pra dar um update sobre as ferragens douradas.

Tive uma longa conversa com um luthier experiente e ele me disse que em Natal, que é onde ele sempre trabalhou e é uma cidade litorânea com alto grau de maresia, o único dourado que aguenta o tranco é o banhado a ouro, o resto se acaba rapidinho.

Não to com esse cacife todo pra banhar a ouro as ferragens em um ourives, então vai cromada ou preta mesmo. :p
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Gustavo Rache em Dom Dez 22, 2013 9:27 pm

brother,já que vc vai mandar fazer o corpo e não tem o braço,aproveita e manda fazer os dois juntos.
IMHO,compensa mais.
avatar
Gustavo Rache
Membro

Mensagens : 72
Localização : Curitiba-Pr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Boss2K em Dom Dez 22, 2013 10:40 pm

Mascis escreveu:Esse foi o que comprei e to devolvendo. (...)
Mascis,

Dúvidas:

- Essa leve torção, não seria porque o braço está sem a tensão das cordas? Quando colocar no corpo, junto com as cordas, o braço volta a agir, e então é só regular o tensor ... Eu acho isso normal, eu já vários baixos assim.

- Você perguntou para o dono, o porque dele ter desmontado o baixo?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Seg Dez 23, 2013 11:10 am

Boss2K escreveu:
Mascis escreveu:Esse foi o que comprei e to devolvendo. (...)
Mascis,

Dúvidas:

- Essa leve torção, não seria porque o braço está sem a tensão das cordas? Quando colocar no corpo, junto com as cordas, o braço volta a agir, e então é só regular o tensor ... Eu acho isso normal, eu já vários baixos assim.

- Você perguntou para o dono, o porque dele ter desmontado o baixo?


Então, ele não está "curvo", tipo um arco, ele esta com uma leve torção mesmo (twist), tipo quando se torce roupa, uma ponta virou pra um lado e outra virou pro outro. O luthier falou que o tensor nao tira isso. Que pra corrigir teria que refazer a escala e mesmo assim pode não resolver. Mas, repito pode ser exagero, preciosismo do luthier no qual levei. Só que como é o único que tenho a disposição, não tenho como arriscar.

Eu perguntei pro dono sobre a origem do braço. Ele me disse que não lembra, que já comprou o braço assim a muito tempo atrás, pra um projeto de um frank que não deu certo. Engraçado que eu entrei em contato com a prórpia Lakland e me fizeram a mesma pergunta "porque alguem venderia somente um braço?". Notei que os trastes aparentemente foram trocados também, o luthier falou que pode ter sido uma tentativa de amenizar essa torção. Vai saber o que aconteceu...

Mas o vendedor me parece ser uma pessoa honesta, se esse braço tem algum problema ele provavelmente desconhece.
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por allexcosta em Seg Dez 23, 2013 11:14 am

Essa leve torção é extremamente comum.

Já vi, literalmente, dezenas de baixo assim que pegavam regulagem perfeita.

avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 41388
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Seg Dez 23, 2013 4:08 pm

Sim Alex, bem posto. Eles pegam regulagem sem problema, inclusive existe um baixo "ergonomico" que é todo torto, nao lembro o nome agora.

O único inconveniente é que a ação das cordas fica limitada pela pela torção, não permitindo regulagem baixa nas cordas onde essa torção "sobe".

Agora, se por um lado é um problema menor, por outro lado é um problema sem solução. Não tem como corrigir. Fui dar uma lida a respeito, pesquisar e todo mundo diz a mesma coisa, "altere a regulagem e conviva com isso, não tem como corrigir torção."

Pra mim que tenho um certo grau de TOC com acabamento e perfeição, seria um calo que ia coçar sempre que olhasse pra esse braço. Mas quem não liga, vai pegar um braço original lakland por preço de banana. :p



avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Boss2K em Seg Dez 23, 2013 4:19 pm

Mascis,

Você tá enrolado com esse luthier aí mesmo! ... assim fica difícil ...

Se eu fosse você, nessas condições, eu teria que ver pra crer, ou seja, colocar esse braço num corpo, colocar as cordas, regular e ver o que acontece. Se essa leve torção iria permanecer. Só assim, eu desencanava de vez desse braço ...

Eu acho que você tá morrendo de véspera ...  Very Happy 

Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Seg Dez 23, 2013 4:20 pm

Achei o baixo doidão hahahah:

http://littleguitarworks.com/torzal-natural-twist/
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por fheliojr em Seg Dez 23, 2013 4:25 pm

Mascis escreveu:...Mas por 750 pilas ta de graça, um braço Zaga ta 1500 pilas novo, o dobro.

ele deverá ter, tb, o dobro do peso do da Lakland.  lol! 

se a zaganin cobrar 1.500 reais por um braço novo, um a da warmoth poderia sair mais em conta?

Mascis escreveu:...inclusive existe um baixo "ergonomico" que é todo torto, nao lembro o nome agora...

Torzal.
avatar
fheliojr
Membro

Mensagens : 8844
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Boss2K em Seg Dez 23, 2013 4:28 pm

Mascis escreveu:Achei o baixo doidão hahahah:

http://www.contrabaixobr.com/t5475-ergonomic-bass


Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Boss2K em Seg Dez 23, 2013 4:32 pm

Mascis,

Se depois das cordas ficar assim ...


Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Mascis em Seg Dez 23, 2013 4:45 pm

Boss2K escreveu:Mascis,

Se depois das cordas ficar assim ...


É isso mesmo Boss, desse jeito! So nao instalei em um corpo mas não achei em canto nenhum informação que diga o contrário do que o luthier falou, ou seja, que não adianta nada botar corda nem mexer em tensor, fica desse jeito mesmo, se tentar mexer piora.


Helio,

Será que o zaganin tem o dobro de peso do lakland? As madeiras sao as mesmas, porque seria tao mais pesado?

Sim o Warmoth é uma excelente opção por um preço semelhante, ai vem a minha dúvida, entre Warmoth e Zaganin, quem leva na categoria qualidade e acabamento? Considerando as mesmas madeiras.
avatar
Mascis
Membro

Mensagens : 259
Localização : Natal - Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto BBorg!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum