Rush - Moving Pictures (1981)

Ir em baixo

Rush - Moving Pictures (1981) Empty Rush - Moving Pictures (1981)

Mensagem por Edu Fettermann em Qui Dez 19, 2013 4:05 pm

Tirando a ferrugem desta seção, abordo hoje um disco fundamental em minha formação musical como baixista: Moving Pictures, do Rush. Lançado em 1981, o álbum é rechea-do de canções que se tornaram clássicas e obrigatórias no repertório de qualquer show da banda, como Tom Sawyer, Limelight, Vital Signs e a fantástica YYZ.

Rush - Moving Pictures (1981) Rush-Moving-Pictures-Vinyl-Album

Fugindo um pouco da grandiosidade progressiva de trabalhos anteriores – basta ver que a maior parte das canções de Moving Pictures tem menos de 5 minutos de duração –, a banda demonstrou grande amadurecimento musical em comparação a 2112 e Hemisphe-res, por exemplo. Em termos técnicos, Alex Lifeson (guitarra/vocais), Neil Peart (bateria e percussão) e Geddy Lee (baixo/sintetizadores/vocais) mostraram que estavam no auge de sua forma e de sua criatividade.

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/LL4xIYfLH5U" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Aliás, vamos abrir um parêntese aqui: Rush é uma daquelas bandas que você ama ou odeia. Não conheço ninguém que fique em cima do muro sobre o som dos caras. Tem gente que detesta, tem gente que adora. Faço parte do segundo grupo. Tenho vários DVDs, CDs e bootlegs do Rush e para mim Geddy Lee é, para usar um termo comum em nosso fórum, “o cara a ser batido”.

Como há muitas lendas sobre quais baixos teriam sido utilizados na gravação deste ál-bum (Rickenbacker 4003, Fender Jazz Bass, os dois, nenhum dos dois), vou pular este ponto e refletir diretamente sobre as linhas de baixo. Pela proposta de som do Rush, é claro que não se ouve em Moving Pictures nenhum ‘groove’ – pelo menos não no senti-do que a gente está acostumado a discutir. O trabalho de Geddy Lee, em termos instru-mentais, é excepcional. Frases inteligentes, técnica apurada e muita criatividade nos arranjos, além da independência absurda para tocar linhas complexas e cantar.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/sLTeJ_T1uT0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Outro aspecto que gosto muito no Rush é que o baixo é parte fundamental do som da banda. Você sabe, infelizmente muitas bandas de rock não exploram nosso amado ins-trumento de maneira interessante, e temos muitos baixistas que meramente tocam a mesma coisa que a guitarra, uma ou duas oitavas abaixo. No Rush, o baixo é o que faz tudo pulsar. Claro, as linhas extraordinárias de bateria também ajudam, mas são as linhas de baixo que fazem a magia acontecer.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Zmrz0_oqe4A" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Gosta de Rush? Não gosta de Rush? Comente abaixo, deixe suas impressões sobre Geddy Lee, as canções da banda, o disco, a carreira, enfim, participe.

PS: Para as próximas colunas, vou mudar o formato. Em vez de postar vídeos da banda/artista tocando, vou gravar eu mesmo algumas linhas de cada álbum. Não fiz isso desta vez porque meu baixo está no luthier, mas da próxima, vai rolar  Very Happy
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 3807
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rush - Moving Pictures (1981) Empty Re: Rush - Moving Pictures (1981)

Mensagem por DenisLM em Qui Dez 19, 2013 4:13 pm

moving pictures é obrigatório para qualquer um que gosta de rock.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rush - Moving Pictures (1981) Empty Re: Rush - Moving Pictures (1981)

Mensagem por BigBoy em Qui Dez 19, 2013 7:38 pm

Isso é bão pra Car@#$%¨&# !!!

Obrigatório
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1292
Localização : Interior - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rush - Moving Pictures (1981) Empty Re: Rush - Moving Pictures (1981)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum