Alguem pode me ajudar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alguem pode me ajudar?

Mensagem por evangelico.bass em Dom Set 13, 2009 11:50 pm

hello amigos, meu baixo está recém regulado do luthier e percebo q as notas das cordas soltas não correspondem em quase meio tom acima ou abaixo das notas tocas 1 oitava acima, isso é simples de resolver? Quando eu levei meu baixo para regular no início do mês eu não reparei nesse detalhe, pois eu não estava com o afinador na hora. Estou até evitando as regiôes mais agudas pois não estou obtendo uma afinação perfeita nessas áreas, não pretendo entregar meu baixo nas mãos desse luthier novamente pois não gostei da falta de postura e do resultado final.
evangelico.bass
Membro

Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Dom Set 13, 2009 11:54 pm

evangelico.bass escreveu:hello amigos, meu baixo está recém regulado do luthier e percebo q as notas das cordas soltas não correspondem em quase meio tom acima ou abaixo das notas tocas 1 oitava acima, isso é simples de resolver? Quando eu levei meu baixo para regular no início do mês eu não reparei nesse detalhe, pois eu não estava com o afinador na hora. Estou até evitando as regiôes mais agudas pois não estou obtendo uma afinação perfeita nessas áreas, não pretendo entregar meu baixo nas mãos desse luthier novamente pois não gostei da falta de postura e do resultado final.
Isso aí é em função do ajuste de entonação, que não foi feito.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Pagode Alto Astral em Dom Set 13, 2009 11:56 pm

cara, é só regular o distanciamento dos carrinhos da ponte (não a altura).
Vai regulando e vendo se bate no afinador a mesma nota na 12º casa e com a corda solta.
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagem por Cantão em Dom Set 13, 2009 11:59 pm

^Evangélico ...pelo seu post , dá pra ver que vc tem um ouvido bom ...faz isso que o Pagode falou ai e seja feliz... up
Cantão
Moderador

Mensagem por evangelico.bass em Seg Set 14, 2009 12:07 am

Por isso digo que faltou profissionalismo da parte do luthier, eu sempre levei meus baixos em um luthier mas resolvi experimentar esse e deu no q deu. Penso eu que uma regulagem no instrumento inclui esse ajuste entonação, pois nunca tive problemas com outro luthier em relação a isso. Como eu faço para mover os carrinhos como eu sei se vai pra frente em direção ao braço ou pra trás? Peço desculpas aos profissionais de luthieria de plantão mas eu estou sem grana para uma segunda regulagem de baixo no mesmo mês. Obrigado.
evangelico.bass
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Set 14, 2009 12:13 am

evangelico.bass escreveu:Por isso digo que faltou profissionalismo da parte do luthier, eu sempre levei meus baixos em um luthier mas resolvi experimentar esse e deu no q deu. Penso eu que uma regulagem no instrumento inclui esse ajuste entonação, pois nunca tive problemas com outro luthier em relação a isso. Como eu faço para mover os carrinhos como eu sei se vai pra frente em direção ao braço ou pra trás? Peço desculpas aos profissionais de luthieria de plantão mas eu estou sem grana para uma segunda regulagem de baixo no mesmo mês. Obrigado.
Cara, a regulagem de entonação é básica e obrigatória em qualquer regulagem geral de um instrumento. Se eler não a fez...Só posso lamentar.
Para fazer esse ajuste vc precisará de um afinador eletrônico. Afine a corda, depois, pressionando o 12º traste, confira no afinador. Se a nota estiver mais "alta" (acima de 440Hz), solte um pouco a corda e mova o carrinho através de seus parafusos, para trás, e confira. Se estivar mais "baixa" (abaixo de 440Hz), mova o carrinho para frente. Vá repetindo essa operação até que, no afinador eletrônico, tanto a corda solta, quanto pressionada no 12º traste estejam exatamente em 440Hz. Esse processo pode ser um pouco demorado, mas quando vc acertar, pega a "manha" relativamente fácil.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta em Seg Set 14, 2009 12:36 am

evangelico.bass escreveu:Como eu faço para mover os carrinhos como eu sei se vai pra frente em direção ao braço ou pra trás?

http://www.contrabaixobr.com/luthieria-f5/regulagem-basica-t2593.htm
allexcosta
Administrador

Mensagem por Claudio em Seg Set 14, 2009 8:05 am

Uma outra opção seria utilizar o afinador TU-15 da Boss, ele tem uma função que auxilia na regulagem das oitavas, e te mostra pra que lado você deve mover o carrinho, e emite um beep quando atingir a regulagem correta!
Claudio
Membro

Mensagem por evangelico.bass em Seg Set 14, 2009 11:51 am

Gente muito obrigado, só tenho agradecer vcs foram fantásticos. Muito obrigado.
evangelico.bass
Membro

Mensagem por Thales_Sr em Seg Set 14, 2009 12:23 pm

Só uma coisinha... Colabore colocando um título de tópico mais condizente com o assunto.

"Alguém pode me ajudar?" pode ser alguém pedindo ajuda pra vender um carro, financiar uma casa, cortar o cabelo, etc etc etc...
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por Renato em Seg Set 14, 2009 12:43 pm

point claps
Isso aí!! Objetividade é tudo.
Renato
Membro

Mensagem por Cantão em Seg Set 14, 2009 1:41 pm

Thales_sr escreveu:Só uma coisinha... Colabore colocando um título de tópico mais condizente com o assunto.

"Alguém pode me ajudar?" pode ser alguém pedindo ajuda pra vender um carro, financiar uma casa, cortar o cabelo, etc etc etc...

Concordo que ele não foi muito objetivo no titulo do tópico...mas também se fosse pra pedir ajuda pra vender carro , financiar casa , cortar o cabelo..e etc
como vc diz Thales , ele não teria postado no tópico de Luthieria né brother... Very Happy
Cantão
Moderador

Mensagem por Henrique Alencar em Seg Set 14, 2009 1:52 pm

Outra coisa que vc pode fazer e voltar ao Luthier e pedir para refazer o serviço ou pedir seu dinheiro de volta pois ele não te prestou o serviço que prometeu.

Lute pelos seus direitos!
Henrique Alencar
Membro

http://rickalencar.blogspot.com/

Mensagem por Thales_Sr em Seg Set 14, 2009 4:04 pm

Concordo que ele não foi muito objetivo no titulo do tópico...mas também se fosse pra pedir ajuda pra vender carro , financiar casa , cortar o cabelo..e etc
como vc diz Thales , ele não teria postado no tópico de Luthieria né brother...

Atendendo a pedidos, vamos mudar:
"Alguém pode me ajudar?" pode ser alguém pedindo ajuda sobre qual tinta usar, sobre métodos de fabricação, sobre regulagem, sobre modelos de ponte, espaçamento de cordas, tipos de madeiras, colagem, braço colado/parafusado/inteiriço...

Melhorou?
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por Alex Guimaraes em Seg Set 14, 2009 4:21 pm

Cantão escreveu:
Thales_sr escreveu:Só uma coisinha... Colabore colocando um título de tópico mais condizente com o assunto.

como vc diz Thales , ele não teria postado no tópico de Luthieria né brother... Very Happy
point point point
Alex Guimaraes
Membro

Mensagem por Cantão em Seg Set 14, 2009 10:12 pm

Thales_sr escreveu:
como vc diz Thales , ele não teria postado no tópico de Luthieria né brother...

Atendendo a pedidos, vamos mudar:
"Alguém pode me ajudar?" pode ser alguém pedindo ajuda sobre qual tinta usar, sobre métodos de fabricação, sobre regulagem, sobre modelos de ponte, espaçamento de cordas, tipos de madeiras, colagem, braço colado/parafusado/inteiriço...

Melhorou?

kiss up
Cantão
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: