Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

+33
Normando Neto
RodrigoBR
Cabrerafael
refuse / resist
GabrielCrsilva
MugiwaraBoy
oribeiro
andrehrm
Bruno da Rosa
basslucass
ursoouindio
cardozo
subgrave
ffc4852
Zubrycky
Rick Charles
Eduardo Tob
fheliojr
GusVCD
José Carlos
raonytimor
malka_aff
xile
edumoraes
leonardo.reis
pedrohenrique.astronauta
Thiago Almeida
J.Adalberto
Mauricio Luiz Bertola
Uchoa
CG
allexcosta
Breno_Barnabe
37 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Jan 13, 2014 10:24 pm

Caros colegas... não sei se isso tem acontecido mesmo, ou se é só impressão minha.
Mas nas minhas andanças em lojas e procuras em lojas virtuais, tenho notado que cada vez há mais baixos com Captação PJ (Precision no braço e Jazz Bass na ponte), seja corpo de Precision ou um pouco diferente, e nem tantos Precision "tradicionais" como o 62, com apenas um cap (o do braço).
Será isso uma tendência por conta da versatilidade, se é que existe com esses modelos?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por allexcosta Seg Jan 13, 2014 10:41 pm

É impressão sua. Nos anos 70/80 era bem mais comum.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por CG Seg Jan 13, 2014 11:08 pm

É mais dificil achar precisions no Brasil, não é um baixo tão procurado....
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Uchoa Seg Jan 13, 2014 11:28 pm

Também notei isso !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 13, 2014 11:40 pm

Meus P-Basses não tem capt na ponte...
Eu até já construí uns assim, inclusive com chave de 3 posições ao invés do esquema clássico de 2 volumes e 1 tone.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por J.Adalberto Ter Jan 14, 2014 7:20 am

Acredito que o J na ponte não descarateriza o PB, uma vez que vc pode utilizar somente o P se quiser.

Agora uma coisa a meu ver que realmente o descarateriza, é a inversão dos caps P, onde o cap de baixo das cordas D e G, são colocados adiantados para o braço e os de cima das cordas E é A para traz em direção a ponte.
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2014 8:58 am

Precision e Jazz é só o formato do corpo.

Isso é um Precision:

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Spd_20131015175154_b

E isso é um Jazz:

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ DV016_Jpg_Large_H75253.001_black
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Thiago Almeida Ter Jan 14, 2014 9:19 am

Tendências a parte, sou fã de um precision a moda antiga  Razz 
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Jan 14, 2014 9:27 am

Minha opinião. Já tive um Baixo com captação PJ. Minha sensação é de que eu não tinha nem um Precision nem um Jazz. Fica algo meio indefinido, sem identidade. Cheguei a conclusão que se eu quero um Single Coil na ponte eu devo comprar um Jazz e se eu quero um Split Coil eu devo comprar um Precision.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 14, 2014 9:27 am

allexcosta escreveu:Precision e Jazz é só o formato do corpo.

Isso é um Precision:

Baixo bizarro número 1

E isso é um Jazz:

Baixo bizarro número 2

Meeeeeeeeeu Deus...

Afasta isso de mim, acho que tenho TOC, é muito estranho ver essas cosias bizarras.  Ri Muito 
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 14, 2014 9:47 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Meus P-Basses não tem capt na ponte...
Eu até já construí uns assim, inclusive com chave de 3 posições ao invés do esquema clássico de 2 volumes e 1 tone.
Ah Bertola, um dia te convenço a mandar um pra SP... ou melhor, vou até o RJ testar e aproveitar pra conhecer a cidade, quem sabe voltou com um, hahaha.

J.Adalberto escreveu:Acredito que o J na ponte não descarateriza o PB, uma vez que vc pode utilizar somente o P se quiser.

Agora uma coisa a meu ver que realmente o descarateriza, é a inversão dos caps P, onde o cap de baixo das cordas D e G, são colocados adiantados para o braço e os de cima das cordas E é A para traz em direção a ponte.
Por exemplo, em baixos do tipo Condor série BX12, Yamaha série RBX, que tem captação PJ, quando ligado só o P o som é diferente dos Precision "tradicionais", parece um som típico desses baixos. Mesma coisa se ligar o cap J. Creio que isso se deve pelo fato desses baixos serem bem diferentes na construção, braço, corpo, head, número de trastes, e por que não, qualidade das peças.

Não sei em relação àqueles Squier, como os da foto abaixo, que são praticamente Precisions "tradicionais" nunca testei um assim.
Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ 40756_l
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por leonardo.reis Ter Jan 14, 2014 10:05 am

Percebo isso mais em baixos de entrada (mais baratinhos), para serem mais versáteis mesmo e atender um maior número de gostos.

Não necessariamente existem apenas baixos baratos com essa configuração. Os Fender Precision American Deluxe também usam PJ.

De resto, vai de cada um. Se você gosta da praticidade e não é tão puritano, vai de PJ. Mas se quiser atacar apenas os clássicos e tiver condições para isso, tenha um de cada... heheh



Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Fender_10170696
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 14, 2014 12:12 pm

Breno_Barnabe escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Meus P-Basses não tem capt na ponte...
Eu até já construí uns assim, inclusive com chave de 3 posições ao invés do esquema clássico de 2 volumes e 1 tone.
Ah Bertola, um dia te convenço a mandar um pra SP... ou melhor, vou até o RJ testar e aproveitar pra conhecer a cidade, quem sabe voltou com um, hahaha.

J.Adalberto escreveu:Acredito que o J na ponte não descarateriza o PB, uma vez que vc pode utilizar somente o P se quiser.

Agora uma coisa a meu ver que realmente o descarateriza, é a inversão dos caps P, onde o cap de baixo das cordas D e G, são colocados adiantados para o braço e os de cima das cordas E é A para traz em direção a ponte.
Por exemplo, em baixos do tipo Condor série BX12, Yamaha série RBX, que tem captação PJ, quando ligado só o P o som é diferente dos Precision "tradicionais", parece um som típico desses baixos. Mesma coisa se ligar o cap J. Creio que isso se deve pelo fato desses baixos serem bem diferentes na construção, braço, corpo, head, número de trastes, e por que não, qualidade das peças.

Não sei em relação àqueles Squier, como os da foto abaixo, que são praticamente Precisions "tradicionais" nunca testei um assim.

EDITADO PELA MODERAÇÃO

NÃO FAÇA CITAÇÕES/QUOTES COM IMAGENS E VÍDEOS!


Pode vir... Tenho 2 poderosos P-Basses pra vender aqui.... Kkkkkkkkkkk.............
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por J.Adalberto Ter Jan 14, 2014 12:19 pm

[quote="allexcosta"]Precision e Jazz é só o formato do corpo.

Isso é um Precision:


E isso é um Jazz:

Essa eh outra discussão interminável
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2014 12:20 pm

Vamo consertar os quotes aí, galera.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 14, 2014 12:21 pm

^Desculpe-me Allex... Não sou muito bom nisso... pc facepalm 
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por edumoraes Ter Jan 14, 2014 1:17 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:...Minha sensação é de que eu não tinha nem um Precision nem um Jazz. Fica algo meio indefinido, sem identidade.

Não é sem identidade, é um PJ, e é som de PJ que devemos esperar, do mesmo jeito se usar uma combinação HJ teremos outro som.
No meu Yamaha que é PJ quando ligo os 2 captadores não tenho mesmo nem som de Jazz e nem som de P, tenho som de PJ, não dá para esperar outra coisa.
Quando ligo só o J tenho aquele som mais médio, talvez não idêntico à um Jazz Bass, e quando ligo só o P tenho um som de precision, mas com "sotaque" Yamaha, se é que podemos classificar assim, mas nem entre os precisions Fender que acredito ser a referência de todos existe diferenças de timbres entre um modelo e outro, se mudar a captação então, essas diferenças mudam mais ainda, aí vai de cada um de qual modelo de baixo é a sua referência pessoal de timbre de precision, e isso acho que vai mudar de pessoa para pessoa, de gosto para gosto.

Breno_Barnabe escreveu:...Por exemplo, em baixos do tipo Condor série BX12, Yamaha série RBX, que tem captação PJ, quando ligado só o P o som é diferente dos Precision "tradicionais", parece um som típico desses baixos.

Será que esses baixos seguem exatamente a posição (Sweet pot) de um precision Fender? (citando Fender por ser a referência original de um precision).

Como comentei acima, meu Yamaha usando só o cap P tem som de precision, mas com "sotaque" Yamaha, mas será que não rola um efeito placebo aí não? Será que nossa mente não aceita ouvir som de precision em outras marcas que não seja Fender? Digo isso porque temos "sotaques" diferentes de som de precison dentro das próprias opções da Fender e Squier. Um american Standard soa diferente de um Standar Mexicano, assim como um Squier Classic Vibe também vai soar diferente, um VM também, e por aí vai... sei lá, é só uma teoria...

Estranho que nos Jazz achamos várias marcas que aceitamos ter timbres superiores aos Fenders, mas nos precisions parece que isso não acontece.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por xile Ter Jan 14, 2014 1:23 pm

Quando fui as lojas pra comprar meu primeiro baixo (no mês passado) tinha a intenção de comprar um baixo com apenas um captador P, porem encontrei apenas PJ.
xile
xile
Membro

Mensagens : 84
Localização : Região Sudeste

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por edumoraes Ter Jan 14, 2014 1:30 pm

Pedi pra listar no ML baixos precision novos, e a maioria listada só tinha o cap P.

http://lista.mercadolivre.com.br/instrumentos-musicais-baixos/baixo-precision_ItemTypeID_N
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2014 1:50 pm

Acho engraçado alguns de vocês achando que estão preservando tradição ao preferirem baixo Precision com um captador split-coil no braço quando, originalmente, os Precision tinham captação single-coil.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por malka_aff Ter Jan 14, 2014 2:00 pm

allexcosta escreveu:Precision e Jazz é só o formato do corpo.


eu falo isso e ninguém me ouve/lê  Evil or Very Mad 
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por raonytimor Ter Jan 14, 2014 2:10 pm

Eu acredito que é impressão sua, os precissions estão ai, vejo vários anunciados no facebook sejam fenders, sejam marcas alternativas.

Acontece que o mercado de 4 cordas no brasil é muito fraco, os estilos que mandam na nossa terra, gospel, sertanejo, samba, pagode, todos fazem a galera ir pro lado dos 5cordas, pode ser por isso que voce nao vem vendo muito precission por ai.
raonytimor
raonytimor
Membro

Mensagens : 179
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por J.Adalberto Ter Jan 14, 2014 2:16 pm

malka_aff escreveu:
allexcosta escreveu:Precision e Jazz é só o formato do corpo.


eu falo isso e ninguém me ouve/lê  Evil or Very Mad 


Eu concordo plenamente !
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por José Carlos Ter Jan 14, 2014 2:30 pm

Criação por parte dos usuários, de uma identidade visual do que seria um Precision. De início eu pensava ser precision o baixo com captador P, hoje percebo que o shape do instrumento é o que define.. Mas no caso do Mark Hoppus signature, que é um baixo com braço de precision e corpo de Jazz Bass, o que dizer?

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Fender_mark_hoppus_sg
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2014 2:34 pm

José Carlos escreveu:Mas no caso do Mark Hoppus signature, que é um baixo com braço de precision e corpo de Jazz Bass, o que dizer?

Existem algumas exceções, como esse e o Jazz Bass Special, mas é mais falta de critério da Fender.

Na verdade, o correto mesmo, é chamar cada baixo do modelo que a fábrica escolheu chamá-lo, tenha lógica ou não. Captação já é diferente, P e J são denominações comuns, mas ainda assim não representam um certo timbre, pois a localização é tão ou mais importante que o tipo de captador.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 14, 2014 2:41 pm

edumoraes escreveu:
Será que esses baixos seguem exatamente a posição (Sweet pot) de um precision Fender? (citando Fender por ser a referência original de um precision).
Acredito que pode haver uma leve diferença no posicionamento dos caps, assim como trates, escala podem ser coisas que influenciam nisso, IMHO.

edumoraes escreveu:
Como comentei acima, meu Yamaha usando só o cap P tem som de precision, mas com "sotaque" Yamaha, mas será que não rola um efeito placebo aí não? Será que nossa mente não aceita ouvir som de precision em outras marcas que não seja Fender?
Pode até ser que sim, pode ser que não. Falando de mim, nunca toquei num baixo Fender na vida, e o único Squier que toquei era Jazz Bass, não tenho base pra comparar com isso.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por José Carlos Ter Jan 14, 2014 2:43 pm

allexcosta escreveu:Existem algumas exceções, como esse e o Jazz Bass Special, mas é mais falta de critério da Fender.

Na verdade, o correto mesmo, é chamar cada baixo do modelo que a fábrica escolheu chamá-lo, tenha lógica ou não. Captação já é diferente, P e J são denominações comuns, mas ainda assim não representam um certo timbre, pois a localização é tão ou mais importante que o tipo de captador.

Então nesse caso prevalece o shape do corpo de JB, beleza. Até porque sempre achei o som dos captadores P em precision, e do captador J do braço nos Jazz idênticos..
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por GusVCD Ter Jan 14, 2014 4:02 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Minha opinião. Já tive um Baixo com captação PJ. Minha sensação é de que eu não tinha nem um Precision nem um Jazz. Fica algo meio indefinido, sem identidade. Cheguei a conclusão que se eu quero um Single Coil na ponte eu devo comprar um Jazz e se eu quero um Split Coil eu devo comprar um Precision.
Se a posição for a mesma de um cap P e um cap J dos modelos Precision e JazzBass (e isso muitos desses modelos PJ de outras empresas não mantém), e vc tiver uma chave de 3 posições onde vc isola totalmente o captador não utilizado do circuito (diferente de um volume individual ou um blend do sistema), não tem porque só o P não soar como um Precision ou só o J não soar como um J sozinho de um JazzBass...

GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Jan 14, 2014 4:06 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Minha opinião. Já tive um Baixo com captação PJ. Minha sensação é de que eu não tinha nem um Precision nem um Jazz. Fica algo meio indefinido, sem identidade. Cheguei a conclusão que se eu quero um Single Coil na ponte eu devo comprar um Jazz e se eu quero um Split Coil eu devo comprar um Precision.


Gente. Lembrando que isso é uma opinião minha e apenas reflete minha experiência pessoal com baixos PJ. Nada além disso.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por GusVCD Ter Jan 14, 2014 4:16 pm

Eu sei (entendo e respeito), apenas fiz uma observação! What a Face
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por edumoraes Ter Jan 14, 2014 4:30 pm

José Carlos escreveu:...sempre achei o som dos captadores P em precision, e do captador J do braço nos Jazz idênticos..

Eu já não acho idênticos, podem até ser parecidos, e acho que muitos aqui vão achar o mesmo, mas é como já comentei acima, tudo depende de referência e nível de percepção de cada um.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por José Carlos Ter Jan 14, 2014 4:34 pm

edumoraes escreveu:
José Carlos escreveu:...sempre achei o som dos captadores P em precision, e do captador J do braço nos Jazz idênticos..

Eu já não acho idênticos, podem até ser parecidos, e acho que muitos aqui vão achar o mesmo, mas é como já comentei acima, tudo depende de referência e nível de percepção de cada um.

Talvez me falte colocar um ao lado do outro, e fazer um teste simultâneo, realmente podem não ser idênticos, mas assim sem comparar a fio, soam o mesmo.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por J.Adalberto Ter Jan 14, 2014 4:37 pm

E tem mais! pra ser precision mesmo de verdade precisa ser Fender!

vixi! agora vai dar m****
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por leonardo.reis Ter Jan 14, 2014 4:39 pm

J.Adalberto escreveu:E tem mais! pra ser precision mesmo de verdade precisa ser Fender!

vixi! agora vai dar m****

Agora você jogou um tubo de álcool gel na fogueira..... kkkkk
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 14, 2014 4:40 pm

J.Adalberto escreveu:E tem mais! pra ser precision mesmo de verdade precisa ser Fender!

vixi! agora vai dar m****
Vc é um fanfarrão!!!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por José Carlos Ter Jan 14, 2014 4:42 pm

Se não for Fender não merece ser precision, no máximo "precisão" kkkkkkkkk  Ri Muito 
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 14, 2014 4:48 pm

edumoraes escreveu:Pedi pra listar no ML baixos precision novos, e a maioria listada só tinha o cap P.

http://lista.mercadolivre.com.br/instrumentos-musicais-baixos/baixo-precision_ItemTypeID_N
Edu, andei pesquisando isso ultimamente, não só como "precision" mas como "baixo", pois tem vendedor que sequer colocam o modelo no anúncio, ou colocam Precision como Jazz Bass, e vice-versa.

Algo que me chamou a atenção é que Precisions novos somente com P, tinham poucas marcas, basicamente SX, Fender, Squier e Benson. Vez ou outra aparece algum outro. Me parece que as marcas mais baratas enfiam mais um captador ali para fazer parecer que o baixo é melhor do que parece e tentar seduzir novato.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por edumoraes Ter Jan 14, 2014 4:58 pm

Breno_Barnabe escreveu:...Me parece que as marcas mais baratas enfiam mais um captador ali para fazer parecer que o baixo é melhor do que parece e tentar seduzir novato.

Não sei exatamente a intenção dos fabricantes em por um cap J nesses baixos, mas acredito que seja mais para ter um baixo com mais versatilidade num único modelo, sem precisar ter muitos modelos para isso.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por J.Adalberto Ter Jan 14, 2014 5:00 pm

José Carlos escreveu:Se não for Fender não merece ser precision, no máximo "precisão" kkkkkkkkk  Ri Muito 

serio mesmo, acho estranho alguem falar tenho e/ou to vendendo um Precison Cort por exemplo ( o mesmo vale para um Jazz Bass tem que ser Fender se nao, nao pode ser chamado Precision ou Jazz Bass) iMHO


Última edição por J.Adalberto em Ter Jan 14, 2014 5:05 pm, editado 1 vez(es)
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por fheliojr Ter Jan 14, 2014 5:01 pm

J.Adalberto escreveu:Acredito que o J na ponte não descarateriza o PB, uma vez que vc pode utilizar somente o P se quiser...

muita gente reclama q nenhum destes captadores, qnd isolados, soam como precision ou j-bass.


GusVCD escreveu:...
Se a posição for a mesma de um cap P e um cap J dos modelos Precision e JazzBass (e isso muitos desses modelos PJ de outras empresas não mantém), e vc tiver uma chave de 3 posições onde vc isola totalmente o captador não utilizado do circuito (diferente de um volume individual ou um blend do sistema), não tem porque só o P não soar como um Precision ou só o J não soar como um J sozinho de um JazzBass...


concordo. não vejo lógica qnd dizem q o timbre é diferente, qnd td isto q vc relatou é observado, ou q há perda de punch...

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2014 5:08 pm

Na ligação mais comum, com dois volumes ou blend, faz diferença sim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Eduardo Tob Ter Jan 14, 2014 5:37 pm

allexcosta escreveu:Acho engraçado alguns de vocês achando que estão preservando tradição ao preferirem baixo Precision com um captador split-coil no braço quando, originalmente, os Precision tinham captação single-coil.


Que legal! Tipo o meu squier antigo que tem corpo de precision e dois caps single, tipo jazz bass? Olha só, e nego chamando meu squierzim de "errado" por aí! Agora tenho ainda mais orgulho dele! Smile
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por GusVCD Ter Jan 14, 2014 5:54 pm

^  Na verdade ele está falando disto:

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Fender-Precision-Bass-51-reissue
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2014 5:56 pm

Vamos parar de bobagem, gente.

Isso é um PBass original:

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ 51fender_precision_bass

Qualquer coisa diferente disso é uma modificação. Tanto a Fender como outras marcas oferecem praticamente todas as combinações possíveis e há opções custom também. Escolha a sua, pague, leve pra casa e seja feliz para sempre.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Rick Charles Ter Jan 14, 2014 6:14 pm

Em minha humilde opinião o que mais descaracteriza um precision é a ausência de trastes, visto que ele recebeu o nome justamente porque tinha trastes, logo, se o baixo for fretless não é precision mais.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por leonardo.reis Ter Jan 14, 2014 6:17 pm

allexcosta escreveu:Vamos parar de bobagem, gente.

Isso é um PBass original:


Qualquer coisa diferente disso é uma modificação. Tanto a Fender como outras marcas oferecem praticamente todas as combinações possíveis e há opções custom também. Escolha a sua, pague, leve pra casa e seja feliz para sempre.

Devo ter a história dos PBass em casa em algum lugar.

Esse da foto é um Telecaster Bass (1968), um relançamento da versão original do PBass (1951) e que voltou a ser chamado de PBass (exemplo: Sting Signature).

Enfim, a história dos dois se confundem.... assim que der eu abro um tópico se não existir nenhum.


Última edição por leonardo.reis em Ter Jan 14, 2014 6:20 pm, editado 1 vez(es)
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Eduardo Tob Ter Jan 14, 2014 6:19 pm

Opps me empolguei, foi mals Gus e Allex!  Laughing Laughing
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2014 6:19 pm

Sim, Leonardo.

Não achei uma foto do quadradão (se bem que tenho um e tem foto dele aqui). Enfim. Deu pra entender...

EDIT - Ok, achei:

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Fender543
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 14, 2014 11:19 pm

leonardo.reis escreveu:
J.Adalberto escreveu:E tem mais! pra ser precision mesmo de verdade precisa ser Fender!

vixi! agora vai dar m****

Agora você jogou um tubo de álcool gel na fogueira..... kkkkk

Vou jogar mais lenha na fogueira... Na minha opinião, o Yamaha 424 é uma reinterpretação do Precision.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por edumoraes Qua Jan 15, 2014 12:57 am

J.Adalberto escreveu:E tem mais! pra ser precision mesmo de verdade precisa ser Fender!

vixi! agora vai dar m****

Mas é a mais pura verdade mesmo, Precision é um modelo inventado e batizado pelo Leo Fender e a marca já demonstrou que faz uso do nome Precision onde quiser, independente do baixo ter captador P ou shape de precision, o povo é que complica e acha que o fato de um baixo ter captador P é um precision.

os Yamahas da série BB tem captador P e não são precisions, são Yamahas BB.
O Condor BX12 tem caps P e não é precision, é BX12
O SX SPB62 tem shape imitando o precision da Fender e cap P, mas não é um precision, é um SPB62.

Pra mim é isso aí mesmo, precision verdadeiro só da Fender, o resto são só modelos "a lá" precision. (não desmerecendo nenhum deles).
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ Empty Re: Precision - Um baixo em extinção? Invasão de captação PJ

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos