Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Página 1 de 12 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Boss2K em Dom Jan 26, 2014 9:29 pm

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Como a desinformação alimenta o festival de besteiras ditas contra a Copa do Mundo de Futebol no Brasil.

Profetas do pânico: os gupos que patrocinam a campanha anticopa

Existe uma campanha orquestrada contra a Copa do Mundo no Brasil. A torcida para que as coisas deem errado é pequena, mas é barulhenta e até agora tem sido muito bem sucedida em queimar o filme do evento.

Tiveram, para isso, uma mãozinha de alguns governos, como o do estado do Paraná e da prefeitura de Curitiba, que deram o pior de todos exemplos ao abandonarem seus compromissos com as obras da Arena da Baixada, praticamente comprometida como sede.

A arrogância e o elitismo dos cartolas da Fifa também ajudaram. Aliás, a velha palavra “cartola” permanece a mais perfeita designação da arrogância e do elitismo de muitos dirigentes de futebol do mundo inteiro.

Mas a campanha anticopa não seria nada sem o bombardeio de informação podre patrocinado pelos profetas do pânico.

O objetivo desses falsos profetas não é prever nada, mas incendiar a opinião pública contra tudo e contra todos, inclusive contra o bom senso.

Afinal, nada melhor do que o pânico para se assassinar o bom senso.

Como conseguiram azedar o clima da Copa do Mundo no Brasil

O grande problema é quando os profetas do pânico levam consigo muita gente que não é nem virulenta, nem violenta, mas que acaba entrando no clima de replicar desinformações, disseminar raiva e ódio e incutir, em si mesmas, a descrença sobre a capacidade do Brasil de dar conta do recado.

Isso azedou o clima. Pela primeira vez em todas as copas, a principal preocupação do brasileiro não é se a nossa seleção irá ganhar ou perder a competição.

A campanha anticopa foi tão forte e, reconheçamos, tão eficiente que provocou algo estranho. Um clima esquisito se alastrou e, justo quando a Copa é no Brasil, até agora não apareceu aquela sensação que, por aqui, sempre foi equivalente à do Carnaval.

Se depender desses Panicopas (os profetas do pânico na Copa), essa será a mais triste de todas as copas.

“Hello!”: já fizemos uma copa antes

Até hoje, os países que recebem uma Copa tornam-se, por um ano, os maiores entusiastas do evento. Foi assim, inclusive, no Brasil, em 1950. Sediamos o mundial com muito menos condições do que temos agora.

Aquela Copa nos deixou três grandes legados. O primeiro foi o Maracanã, o maior estádio do mundo – que só ficou pronto faltando poucos dias para o início dos jogos.

O segundo, graças à derrota para o Uruguai (“El Maracanazo”), foi o eterno medo que muitos brasileiros têm de que as coisas saiam errado no final e de o Brasil dar vexame diante do mundo - o que Nélson Rodrigues apelidou de “complexo de vira-latas”,  a ideia de que o brasileiro nasceu para perder, para errar, para sofrer.

O terceiro legado, inestimável, foi a associação cada vez mais profunda entre o futebol e a imagem do país. O futebol continua sendo o principal cartão de visitas do Brasil – imbatível nesse aspecto.

O cartunista Henfil, quando foi à China, em 1977, foi recebido com sorrisos no rosto e com a única palavra que os chineses sabiam do Português: “Pelé” (está no livro “Henfil na China”, de 1978).

O valor dessa imagem para o Brasil, se for calculada em campanhas publicitárias para se gerar o mesmo efeito, vale uma centena de Maracanãs.

Desinformação #1: o dinheiro da Copa vai ser gasto em estádios e em jogos de futebol, e isso não é importante

O pior sobre a Copa é a desinformação. É da desinformação que se alimenta o festival de besteiras que são ditas contra a Copa.

Não conheço uma única pessoa que fale dos gastos da Copa e saiba dizer quanto isso custará para o Brasil. Ou, pelo menos, quanto custarão só os estádios. Ou que tenha visto uma planilha de gastos da copa.

A “Copa” vai consumir quase 26 bilhões de reais.

A construção de estádios (8 bi) é cerca de 30% desse valor.

Cerca de 70% dos gastos da Copa não são em estádios, mas em infraestrutura, serviços e formação de mão de obra.

Os gastos com mobilidade urbana praticamente empatam com o dos estádios.

O gastos em aeroportos (6,7 bi), somados ao que será investido pela iniciativa privada (2,8 bi até 2014) é maior que o gasto com estádios.

O ministério que teve o maior crescimento do volume de recursos, de 2012 para 2013, não foi o dos Esportes (que cuida da Copa), mas sim a Secretaria da Aviação Civil (que cuida de aeroportos).

Quase 2 bi serão gastos em segurança pública, formação de mão de obra e outros serviços.

Ou seja, o maior gasto da Copa não é em estádios. Quem acha o contrário está desinformado e, provavelmente, desinformando outras pessoas.

Desinformação #2: se deu mais atenção à Copa do que a questões mais importantes

Os atrasos nas obras pelo menos serviram para mostrar que a organização do evento não está isenta de problemas que afetam também outras áreas. De todo modo, não dá para se dizer que a organização da Copa teve mais colher de chá que outras áreas.

Certamente, os recursos a serem gastos em estádios seriam úteis a outras áreas. Mas se os problemas do Brasil pudessem ser resolvidos com 8 bi, já teriam sido.

Em 2013, os recursos destinados à educação e à saúde cresceram. Em 2014, vão crescer de novo.

Portanto, o Brasil não irá gastar menos com saúde e educação por causa da Copa. Ao contrário, vai gastar mais. Não por causa da Copa, mas independentemente dela.

No que se refere à segurança pública, também haverá mais recursos para a área. Aqui, uma das razões é, sim, a Copa.

Dados como esses estão disponíveis na proposta orçamentária enviada pelo Executivo e aprovada pelo Congresso (nas referências ao final está indicado onde encontrar mais detalhes).  

Se alguém quiser ajudar de verdade a melhorar a saúde e a educação do país, ao invés de protestar contra a Copa, o alvo certo é lutar pela aprovação do Plano Nacional de Educação, pelo cumprimento do piso salarial nacional dos professores, pela fixação de percentuais mais elevados e progressivos de financiamento público para a saúde e pela regulação mais firme sobre os planos de saúde.

Se quiserem lutar contra a corrupção, sugiro protestos em frente às instâncias do Poder Judiciário, que andam deixando prescrever crimes sem o devido julgamento, e rolezinhos diante das sedes do Ministério Público em alguns estados, que andam com as gavetas cheias de processos, sem dar a eles qualquer andamento.

Marchar em frente aos estádios, quebrar orelhões públicos e pichar veículos em concessionárias não tem nada a ver com lutar pela saúde e pela educação.

Os estádios, que foram malhados como Judas e tratados como ícones do desperdício, geraram, até a Copa das Confederações, 24,5 mil empregos diretos. Alto lá quando alguém falar que isso não é importante.

Será que o raciocínio contra os estádios vale para a também para a Praça da Apoteose e para todos os monumentos de Niemeyer? Vale para a estátua do Cristo Redentor? Vale para as igrejas de Ouro Preto e Mariana?

Havia coisas mais importantes a serem feitas no Brasil, antes desses monumentos extraordinários. Mas o que não foi feito de importante deixou de ser feito porque construíram o bondinho do Pão-de-Açúcar?

Até mesmo para o futebol, o jogo e o estádio são, para dizer a verdade, um detalhe menos importante. No fundo, estádios e jogos são apenas formas para se juntar as pessoas. Isso sim é muito importante. Mais do que alguns imaginam.

Desinformação #3: O Brasil não está preparado para sediar o mundial e vai passar vexame

Se o Brasil deu conta da Copa do Mundo em 1950, por que não daria conta agora?

Se realizou a Copa das Confederações no ano passado, por que não daria conta da Copa do Mundo?

Se recebeu muito mais gente na Jornada Mundial da Juventude, em uma só cidade, porque teria dificuldades para receber um evento com menos turistas, e espalhados em mais de uma cidade?

O Brasil não vai dar vexame, quando o assunto for segurança, nem diante da Alemanha, que se viu rendida quando dos atentados terroristas em Munique, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972; nem diante dos Estados Unidos, que sofreu atentados na Maratona Internacional de Boston, no ano passado.

O Brasil não vai dar vexame diante da Itália, quando o assunto for a maneira como tratamos estrangeiros, sejam eles europeus, americanos ou africanos.

O Brasil não vai dar vexame diante da Inglaterra e da França, quando o assunto for racismo no futebol. Ninguém vai jogar bananas para nenhum jogador, a não ser que haja um Panicopa no meio da torcida.

O Brasil não vai dar vexame diante da Rússia, quando o assunto for respeito à diversidade e combate à homofobia.

O Brasil não vai dar vexame diante de ninguém quando o assunto for manifestações populares, desde que os governadores de cada estado convençam seus comandantes da PM a usarem a inteligência antes do spray de pimenta e a evitar a farra das balas de borracha.

Podem ocorrer problemas? Podem. Certamente ocorrerão. Eles ocorrem todos os dias. Por que na Copa seria diferente? A grande questão não é se haverá problemas. É de que forma nós, brasileiros, iremos lidar com tais problemas.

Desinformação #4: os turistas estrangeiros estão com medo de vir ao Brasil

De tanto medo do Brasil, o turismo para o Brasil cresceu 5,6% em 2013, acima da média mundial. Foi um recorde histórico (a última maior marca havia sido em 2005).

Recebemos mais de 6 milhões de estrangeiros. Em 2014, só a Copa deve trazer meio milhão de pessoas.

De quebra, o Brasil ainda foi colocado em primeiro lugar entre os melhores países para se visitar em 2014, conforme o prestigiado guia turístico Lonely Planet (“Best in Travel 2014”, citado nas referências ao final).

Adivinhe qual uma das principais razões para a sugestão? Pois é, a Copa.


Desinformação #5: a Copa é uma forma de enganar o povo e desviá-lo de seus reais problemas

O Brasil tem de problemas que não foram causados e nem serão resolvidos pela Copa.

O Brasil tem futebol sem precisar, para isso, fazer uma copa do mundo. E a maioria assiste aos jogos da seleção sem ir a estádios.

Quem quiser torcer contra o Brasil que torça. Há quem não goste de futebol, é um direito a ser respeitado. Mas daí querer dar ares de “visão crítica” é piada.

Desinformação #6: muitas coisas não ficarão prontas antes da Copa, o que é um grave problema

É verdade, muitas coisas não ficarão prontas antes da Copa, mas isso não é um grave problema. Tem até um nome: chama-se “legado”.

Mas, além do legado em infraestrutura para o país, a Copa provocou um outro, imaterial, mas que pode fazer uma boa diferença.

Trata-se da medida provisória enviada por Dilma e aprovada pelo Congresso (entrará em vigor em abril deste ano), que limita o tempo de mandato de dirigentes esportivos.

A lei ainda obrigará as entidades (não apenas de futebol) a fazer o que nunca fizeram: prestar contas, em meios eletrônicos, sobre dados econômicos e financeiros, contratos, patrocínios, direitos de imagem e outros aspectos de gestão. Os atletas também terão direito a voto e participação na direção. Seria bom se o aclamado Barcelona, de Neymar, fizesse o mesmo.

Estresse de 2013 virou o jogo contra a Copa

Foi o estresse de 2013 que virou o jogo contra a Copa. Principalmente quando aos protestos se misturaram os críticos mascarados e os descarados.

Os mascarados acompanharam os protestos de perto e neles pegaram carona, quebrando e botando fogo. Os descarados ficaram bem de longe, noticiando o que não viam e nem ouviam; dando cartaz ao que não tinha cartaz; fingindo dublar a “voz das ruas”, enquanto as ruas hostilizavam as emissoras, os jornalões, as revistinhas e até as coitadas das bancas.

O fato é que um sentimento estranho tomou conta dos brasileiros. Diferentemente de outras copas, o que mais as pessoas querem hoje saber não é a data dos jogos, nem os grupos, nem a escalação dos times de cada seleção.  

A maioria quer saber se o país irá funcionar bem e se terá paz durante a competição. Estranho.

É quase um termômetro, ou um teste do grau de envenenamento a que uma pessoa está acometida. Pergunte a alguém sobre a Copa e ouça se ela fala dos jogos ou de algo que tenha a ver com medo. Assim se descobre se ela está empolgada ou se sentou em uma flecha envenenada deixada por um profeta do apocalipse.

Todo mundo em pânico: esse filme de comédia a gente já viu

Funciona assim: os profetas do pânico rogam uma praga e marcam a data para a tragédia acontecer. E esperam para ver o que acontece. Se algo “previsto” não acontece, não tem problema. A intenção era só disseminar o pânico e o baixo astral mesmo.

O que diziam os profetas do pânico sobre o Brasil em 2013?  Entre outras coisas:

Que estávamos à beira de um sério apagão elétrico.

Que o Brasil não conseguiria cumprir sua meta de inflação e nem de superávit primário.

Que o preço dos alimentos estava fora de controle.

Que não se conseguiria aprontar todos os estádios para a Copa das Confederações.

O apagão não veio e as termelétricas foram desligadas antes do previsto. A inflação ficou dentro da meta. A inflação de alimentos retrocedeu. Todos os estádios previstos para a Copa das Confederações foram entregues.

Essas foram as profecias de 2013. Todas furadas.

Cada ano tem suas previsões malditas mais badaladas. Em 2007 e 2008, a mesma turma do pânico dizia que o Brasil estava tendo uma grande epidemia de febre amarela. Acabou morrendo mais gente de overdose de vacina do que de febre amarela, graças aos profetas do pânico.

Em 2009 e 2010, os agourentos diziam que o Brasil não estava preparado para enfrentar a gripe aviária e nem a gripe “suína”, o H1N1. Segundo esses especialistas em catástrofes, os brasileiros não tinham competência nem estrutura para lidar com um problema daquele tamanho. Soa parecido com o discurso anticopa, não?

O cataclismo do H1N1 seria gravíssimo. Os videntes falavam aos quatro cantos que não se poderia pegar ônibus, metrô ou trem, tal o contágio. Não se poderia ir à escola, ao trabalho, ao supermercado. Resultado? Não houve epidemia de coisa alguma.

Mas os profetas do pânico não se dão por vencidos. Eles são insistentes (e chatos também). Quando uma de suas profecias furadas não acontece, eles simplesmente adiam a data do juízo final, ou trocam de praga.

Agora, atenção todos, o próximo fim do mundo é a Copa. “Imagina na Copa” é o slogan. E há muita gente boa que não só reproduz tal slogan como perde seu tempo e sua paciência acreditando nisso, pela enésima vez.

Para enfrentar o pessoal que é ruim da cabeça ou doente do pé

O pânico é a bomba criada pelos covardes e pulhas para abater os incautos, os ingênuos e os desinformados.

Só existe um antídoto para se enfrentar os profetas do pânico. É combater a desinformação com dados, argumentos e, sobretudo, bom senso, a principal vítima da campanha contra a Copa.

Informação é para ser usada. É para se fazer o enfrentamento do debate. Na escola, no trabalho, na família, na mesa de bar.

É preciso que cada um seja mais veemente, mais incisivo e mais altivo que os profetas do pânico. Eles gostam de falar grosso? Vamos ver como se comportam se forem jogados contra a parede, desmascarados por uma informação que desmonta sua desinformação.

As pessoas precisam tomar consciência de que deixar uma informação errada e uma opinião maldosa se disseminar é como jogar lixo na rua.

Deixar envenenar o ambiente não é um bom caminho para melhorar o país.

A essa altura do campeonato, faltando poucos meses para a abertura do evento, já não se trata mais de Fifa. É do Brasil que estamos falando.

É claro que as informações deste texto só fazem sentido para aqueles para quem as palavras “Brasil” e “brasileiros” significam alguma coisa.

Há quem por aqui nasceu, mas não nutre qualquer sentimento nacional, qualquer brasilidade; sequer acreditam que isso existe. Paciência. São os que pensam diferente que têm que mostrar que isso existe sim.

Ter orgulho do país e torcer para que as coisas deem certo não deve ser confundido com compactuar com as mazelas que persistem e precisam ser superadas. É simplesmente tentar colocar cada coisa em seu lugar.

Uma das maneiras de se colocar as coisas no lugar é desmascarar oportunistas que querem usar da pregação anticopa para atingir objetivos que nunca foram o de melhorar o país.

O pior dessa campanha fúnebre não é a tentativa de se desmoralizar governos, mas a tentativa de desmoralizar o Brasil.

É preciso enfrentar, confrontar e vencer esse debate. É preciso mostrar que esse pessoal que é profeta do pânico é ruim da cabeça ou doente do pé.

(*) Antonio Lassance é doutor em Ciência Política e torcedor da Seleção Brasileira de Futebol desde sempre.

Mais sobre o assunto:

A Controladoria Geral da União atualiza a planilha com todos os gastos previstos para a Copa, os já realizados e os por realizar, em seu portal:

http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/empreendimentos/investimentos.seam?menu=2&assunto=tema


Os dados do orçamento da União estão disponíveis na proposta orçamentária enviada pelo Executivo e aprovada pelo Congresso:

http://www.planejamento.gov.br/ministerio.asp?index=8&ler=s798


O “Best in Travel 2014”, da Lonely Planet, pode ser conferido aqui:

http://www.lonelyplanet.com/travel-tips-and-articles/lonely-planets-best-in-travel-2014-top-10-countries


Sobre copa e anticopa, vale a pena ler o texto do Flávio Aguiar, “Copa e anti-copa”, aqui na Carta Maior:

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Copa-e-anti-copa/4/29942


Sobre o catastrofismo, também do Flávio Aguiar: “Reveses e contrariedades para a direita”, na Carta Maior:

http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Reveses-e-contrariedades-para-a-direita/30009


Sobre os protestos de junho e a estratégia da mídia, leiam o texto do prof. Emir Sader, "Primeiras reflexões":

http://www.cartamaior.com.br/?/Blog/Blog-do-Emir/Primeiras-reflexoes/2/28906



http://www.cartamaior.com.br/?%2FColuna%2FVai-ter-Copa-argumentos-para-enfrentar-quem-torce-contra-o-Brasil%2F30090

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por José Carlos em Dom Jan 26, 2014 11:55 pm

Sinceramente, não digo por todo mundo, o que deixa chateado por assim dizer, é que foi necessário uma copa pra todo esse investimento, pra fazer bonito frente os estrangeiros. Dificilmente teríamos tal investimento em infraestrutura não fosse a copa. Vamos colher os frutos disso? Talvez. O problema é o pós copa, os investimentos irão continuar? E esse montante (R$26 bi), foi realmente TODO investido? Não duvido que uma fatia dessa foi absorvida, abduzida, como queira.

Porém, quanto ao quebra quebra em protesto, concordo plenamente, é uma asneira imensa. Mas nada como experiência pra esse povo aprender a protestar.


Última edição por José Carlos em Seg Jan 27, 2014 8:26 am, editado 1 vez(es)
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por GilliamGatto em Seg Jan 27, 2014 12:50 am

Brasileiro é cheio de mimimi isso não adianta, acredita em tudo que saia na mídia.

Quando o Papa veio para o Brasil todo mundo caiu matando, porque foi vinculado pela mídia que seria um gosto de 118 milhões dos cofres públicos.

O governo não gastou nem perto disso, e teve um arrecadação perto de 1,8 milhões.

Ou seja muita gente só escuta, lê, vê e entende aquilo que bem lhe convém.

O povo não entende que o dinheiro da Copa nunca existiu e nunca iria existir, se isso vai nos dar frutos só o tempo dirá.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por carimbass em Seg Jan 27, 2014 1:13 am

Ass: Pelé...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Cantão em Seg Jan 27, 2014 9:19 am

É...lendo textos assim , concluo que realmente estão com medo.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 18633
Localização : Bauru

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por allexcosta em Seg Jan 27, 2014 9:29 am

Tem uns 3 dias que vi uma entrevista com o Klinsmann dizendo que, ao sair de Sauípe, esperou 8 horas pelo vôo no aeroporto de Salvador, sendo que nenhum dos comunicados do atraso era em Inglês.

Se isso não é passar vergonha eu não sei o que é.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45804
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Fernandão C em Seg Jan 27, 2014 10:06 am

Emir Sader?!?! Aff.... Eu particularmente não tenho nada contra a copa, se der tudo certo tudo bem. Isso é a campanha do PT "vai ter copa", em oposição ao #naovaitercopa ?
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagens : 111
Localização : São Paulo/Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por GusVCD em Seg Jan 27, 2014 10:26 am

Alguém se esforçou para montar esse texto...
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10932
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

http://www.myspace.com/mundovcd

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Stormbringer em Seg Jan 27, 2014 11:13 am

Sei la, sou meio avesso a idéia de ter dinheiro público empregado em estádio privado.
Eu sempre fui bem fanático por futebol, pelo esporte, até 2005, ai desencanei. E ao ver toda a filhadaputagem em tudo que rodeia o futebol, me adimira que gente que eu considero inteligente continue jogando milho aos porcos.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Zubrycky em Seg Jan 27, 2014 12:13 pm

Dizer que haverá Copa aqui só porque já houve uma Copa aqui em 1950 é, além de um argumento ufanista, uma falácia, pois além do mundo ter mudado muito de lá para cá, os dois eventos são muito diferentes entre si para dizer que ter feito um é garantia da confecção bem sucedida do outro.

Dizer que ter feito a Copa de 1950 (Um evento com 16 seleções que jogaram em 6 sedes) é garantia inequívoca da futura execução da Copa da 2014 (Um evento com 32 seleções que jogarão em 12 sedes) é, com o perdão da expressão, uma burrice por parte do autor deste texto.

Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 12045
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Jocapane em Seg Jan 27, 2014 12:37 pm

Bom dia Srs.

Desculpem-me em discordar da opinião do autor do tópico, a maioria das obras direcionadas à mobilidade urbana simplesmente foram canceladas, pelo fator tempo/custo, com obras quase faraônicas e prazos não generosos corroboraram para a péssima imagem da máquina publica na copa.

Claro que estou me referindo à realidade da Minha cidade (Natal), pode ser que não seja regra, conheço MUITOS políticos e "pessoas do meio" devido à minha profissão.

O Brasil está reagindo à copa, pelo fatos da celeridade e "eficiência" de algo que a população anseia em outras áreas, como saúde educação e etc. O governo, na maioria das vezes NEGA recursos financeiros para tais solicitações, o governo do RN DEVOLVEU 12 milhões que foram destinados à segurança, dadas as devidas proporções, Natal é a 4 cidade mais violenta do Brasil.

Discordo também no tocante ao retorno que o pais terá, mobilidade urbana NÃO está nas prioridades da população, estão realizando um transtorno e um verdadeiro caos no trânsito a fim de "melhorar" tal situação, essa que os seres pensantes sabem que em nada vai resolver pela BURRA engenharia de trânsito no país. Na minha tenra opinião, a Copa tem finalidade extremamente eleitoreira, uma grande parte dos brasileiros mal sabem que para sediar uma copa tem que participar de um sorteio, muitos acham que o PT e afins conseguiram "trazer" pra cá, resumindo, o Brasil realmente é movido a pão-e-circo, aparece dinheiro "do nada" para entreter a população, pois assim, fazem vista
grossa para os reais problemas, quando passamos por uma situação triste é que realmente entendemos a realidade das coisas.

Té+.
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por bodhan em Seg Jan 27, 2014 12:43 pm

Copa 2014. Têm coisas boas, coisas ruins. Várias sedes, diferentes cidades, diferentes culturas. Muito difícil discutir. É multifacetado.
Tenho a impressão de que o dinheiro usado na copa não faz falta ao país.
Meu grande medo é de que o país seja como um ganhador de prêmio de loteria que vai gastando de forma desordenada e sem planejamento até que um dia todo dinheiro acaba.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1487
Localização : sp-sp

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por José Carlos em Seg Jan 27, 2014 1:09 pm

bodhan escreveu:Copa 2014. Têm coisas boas, coisas ruins. Várias sedes, diferentes cidades, diferentes culturas. Muito difícil discutir. É multifacetado.

São tantos "Brasis" que fica difícil mesmo descrever essa "Cup experience" para os gringos..
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Boss2K em Seg Jan 27, 2014 1:12 pm

Jocapane escreveu:  Desculpem-me em discordar da opinião do autor do tópico (...)
Jocapane,

Eu sou o autor do tópico, porém o texto (reproduzido) sobre o assunto colocado em discussão, não é de minha autoria.

O autor do artigo chama-se Antonio Lassance, colunista do site Carta Maior, de acordo com o link da fonte, que forneci ao final do post.

PS: Os textos que reproduzo aqui, para debate, não necessáriamente compatilham ou tem afinidade com a minha opinião. Tanto que as fontes são sempre citadas ao final ... E, não há porque desculpar-se em discordar, faz parte do processo ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Binão em Seg Jan 27, 2014 2:25 pm

Mobilidade o que mesmo?
Estão de brincadeira que o Brasil está investindo pesadamente em mobilidade. Aqui em SP cada dia piora. Metros parados, oninus pessimos, corredores de onibus pra inglês ver. Sem contar que se dá uma chuva a maior cidade do pais pára.

Saude? Nem me atrevo a falar sobre...

Mais relaxem, tem as olimpiadas ainda que vai deixar um baita LEGADO à cidade do Rio e ao GOverno Federal.
Este legado será cobrado como sempre foi: Na forma de impostos.
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3210
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Zubrycky em Seg Jan 27, 2014 2:29 pm

Vai ter Copa: A campanha eleitoral e a arrecadação de lucros para engordar os cofres FIFA não podem ser paradas...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 12045
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por joabi em Seg Jan 27, 2014 2:33 pm

Para mim Carnaval, Copa e Eleições no mesmo ano é muito acima do que o Brasil consegue bancar. A conta vem logo em seguida.

joabi
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 6174
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por cardozo em Seg Jan 27, 2014 2:35 pm

Boss2000,

por curiosidade, você concorda ou discorda com o autor do texto?
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 666
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por carlosprofort em Seg Jan 27, 2014 2:36 pm

Vai ter copa: já providenciaram as lonas para o aeroporto de Fortaleza.
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 405
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Boss2K em Seg Jan 27, 2014 3:07 pm

cardozo escreveu:Boss2000,

por curiosidade, você concorda ou discorda com o autor do texto?
Discordo, e além disso, Carta Maior um portal a serviço da "esquerda", vulgo PT. Pra mim, não tem a menor imparcialidade com a situação ... um balaio de gatos ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Zubrycky em Seg Jan 27, 2014 3:14 pm

O título da matéria, aliás, diga-se de passagem, é uma pérola do uso do nacionalismo ufanista/raso/simplista/maniqueísta, transformando quem é contra a Copa em um inimigo, "alguém que torce contra o Brasil", que deve ser - usando aqui o termo utilizado pela manchete - "enfrentado".

Enfim, essa manchete é, estruturalmente, algo digno do nosso antigo Regime Militar.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 12045
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por cardozo em Seg Jan 27, 2014 4:05 pm

Boss2K escreveu:
cardozo escreveu:Boss2000,

por curiosidade, você concorda ou discorda com o autor do texto?
Discordo, e além disso, Carta Maior um portal a serviço da "esquerda", vulgo PT. Pra mim, não tem a menor imparcialidade com a situação ... um balaio de gatos ...

Obrigado.

Complementando, não seria diferente com a direita, acima, abaixo ou qualquer outra "tendência" política.

O PMDB rompeu recentemente com o PT aqui no Rio de janeiro. Uma put..ria que durou 7 anos.

Dá para levar alguma coisa a sério?
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 666
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por fheliojr em Seg Jan 27, 2014 5:28 pm

isto eh q eh pais: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/suecia-recusa-jogos-de-2022-para-nao-usar-dinheiro-publico
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 9786
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por allexcosta em Seg Jan 27, 2014 9:45 pm

Zubrycky escreveu:O título da matéria, aliás, diga-se de passagem, é uma pérola do uso do nacionalismo ufanista/raso/simplista/maniqueísta, transformando quem é contra a Copa em um inimigo

Descreveu o Pelé sem tirar nem por.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45804
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Boss2K em Seg Jan 27, 2014 9:52 pm

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil 81qavj

Oração e jejum para se libertar das drogas, irmão...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por allexcosta em Seg Jan 27, 2014 10:23 pm

Boss2K escreveu:Oração e jejum para se libertar das drogas, irmão...

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Chloe-Dance
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45804
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Boss2K em Seg Jan 27, 2014 10:35 pm

A farra bilionária dos vigaristas que forjaram o conto da Copa vai acabar acordando a multidão de brasileiros lesados

Alguma alma caridosa precisa contar ao neurônio solitário que toda obra física de grande porte é complexa. Se construir estádios fosse simples, como disse Dilma Rousseff no encontro na Suiça com Joseph Blatter, as arenas prometidas há seis anos estariam prontas. E a presidente da República não precisaria submeter-se às humilhantes cobranças do presidente da Fifa.

Enquanto se explica com os gringos que exploram o futebol mundial, a supergerente de araque finge que não tem de explicar-se com os nativos lesados pelos farsantes que forjaram o conto da Copa. O que dirá aos pagadores de impostos forçados a bancar a farra multibilionária — anabolizada pela irresponsabilidade do BNDES — promovida pelo Planalto em parceria com governadores, prefeitos, cartolas e empresários de estimação?

A reconstituição do golpe atesta que os trapaceiros nem esperaram pela oficialização da escolha do anfitrião do Mundial. A abertura de mais uma versão da ópera dos malandros ocorreu em 15 de junho de 2007: numa celebração no Planalto, Lula aprovou com sorrisos cúmplices e movimentos verticais da cabeça o palavrório de Ricardo Teixeira, ainda no comando da CBF: “A Copa do Mundo é um evento privado. O papel do governo não é de investir, mas de ser facilitador e indutor”.

Quatro meses mais tarde, o embusteiro reincidiu no Rio: “Faço questão absoluta de garantir que a Copa de 2014 será uma Copa em que o poder público nada gastará em atividades desportivas”. Em 4 de dezembro de 2007, depois de avisar que falava em nome de Lula, o ministro do Esporte, Orlando Silva, avalizou as promessas do parceiro hoje homiziado em Miami, a um oceano de distância do camburão.

“Os estádios para a Copa do Mundo serão construídos com dinheiro privado”, disse o ministro que também se transformaria em caso de polícia. “Não haverá um centavo de dinheiro público para os estádios”. Conversa de 171, sabe-se hoje. Oficialmente, o governo federal confessa ter enterrado R$ 4 bilhões nas arenas superfaturadas. O desperdício real foi bem maior e muito mais obsceno, provará a abertura da caixa preta da Copa da Roubalheira.

As maracutaias não contabilizadas continuam à espera da ofensiva dos políticos ditos oposicionistas, das reações vigorosas dos brasileiros que não capitulam nem se juntam à manada, das ações do Ministério Público e da mão pesada da Justiça. Entre tantas bandalheiras, é preciso investigar com urgência, por exemplo, a origem e o destino do dinheiro que saiu pelo ralo da reforma do Maracanã ou da construção do Itaquerão.

As duas obras deveriam custariam cerca de R$ 500 milhões cada uma. A primeira passou com folga de R$ 1 bilhão. A segunda está chegando lá, o que fará do novo estádio do Corinthians o fruto mais lucrativo da dobradinha formada pela Odebrecht e por Lula. Pai do colosso, o ex-presidente que virou camelô de empreiteira envolveu nos trabalhos de parto a mãe do PAC, o BNDES, o governo estadual e a prefeitura de São Paulo, fora o resto. Quem ganhou quanto?

A cinco meses do jogo de abertura, o colapso do projeto em execução no estádio do Atlético Paranaense informa que os espertalhões perdulários ignoram limites. Irritado com o que viu por lá na última inspeção, o secretário-geral Jerôme Walcke avisou que a arena de Curitiba seria excluída do mapa da Copa se o ritmo das obras não passasse a obedecer ao padrão Fifa. Imediatamente, o orçamento subiu de R$ 265 milhões para R$ 319 milhões. O salto de 20% será coberto pelos cofres públicos, que já financiaram 85% do que se gastou.

A festança dos vigaristas vai acabar acordando as multidões que, em junho passado, impuseram aos farristas algumas semanas de insônia e medo. Milhões de brasileiros têm sido tratados como se fossem todos patriotas de galinheiro ou otários profissionais. A Copa que seria o grande tiro eleitoreiro de Lula pode acertar o pé de Dilma Rousseff.

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/a-gastanca-na-arena-de-curitiba-e-a-jogada-mais-recente-dos-vigaristas-que-se-juntaram-para-a-aplicacao-do-conto-da-copa/

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Edu Fettermann em Ter Jan 28, 2014 9:57 am

Achei que a privatização dos aeroportos fosse ser uma coisa boa, que seriam feitas as obras e melhorias necessárias, mas nada muda. Pelo contrário, algumas coisas até pioram. O Rio de Janeiro está um inferno na questão do trânsito, engarrafamentos terríveis, ônibus sucateados, além do aeroporto Antônio Carlos Jobim ter sido eleito um dos piores do mundo um tempo atrás. Do jeito que as coisas estão, a Copa vai manchar muito mais a imagem do Brasil lá fora. Usando o Rio como exemplo novamente, já posso até ver a quantidade de gringos reclamando dos preços abusivos das corridas de táxi, da comida, dos hoteis... Não é torcer contra, é constatar (com tristeza) o rumo das coisas.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 3807
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por CaQuinhO em Ter Jan 28, 2014 10:16 am

Boss2K escreveu:Pra mim, não tem a menor imparcialidade com a situação ...

Exemplos de mídias 100% imparciais, por favor.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2012
Localização : Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por leonardo.reis em Ter Jan 28, 2014 10:32 am

Eu sou totalmente contra a Copa no Brasil.

Definitivamente não estamos preparados.
Nem vou entrar no mérito do uso de dinheiro público na construção dos estádios. Vou me ater somente à logística da coisa toda.

Aos colegas de RJ e SP (capitais): em um dia normal vocês conseguem se locomover pela cidade a contento? Quando eu estou por ai a trabalho ou passeio não consigo. Imagine a movimentação em dia de jogo, mesmo sendo feriado.

Preciso comentar sobre os aeroportos?

Em nota oficial da Fifa, 70% da procura por ingressos é de brasileiros, ou seja, os gringos sabem a bucha que vão encontrar por aqui e poucos querem vir enfrentar o superfaturamento de transportes, hotéis, alimentação.

Em uma reportagem que li não me lembro onde, as TVs estrangeiras estão desistindo de trazer suas equipes para fazer a cobertura do evento por conta do custo absurdamente astronômico orçado pelos brazucas (aluguel de casas, estúdios, equipamentos, veículos, etc). Uma TV estrangeira está fazendo um documentário sobre o evento a partir de Buenos Aires, pois aqui seria totalmente inviável manter a equipe.

Enfim, tenho certeza de que o Brasil tem problemas muito mais importantes a resolver do que a tal da Copa.

Enquanto isso, temos que ouvir declarações imbecis de Pelé, Xuxa, Ronalducho, Dilma e outras figuras bizonhas da nossa "sociedade".


PS: fiquei alividíssimo quando minha cidade não foi escolhida como sede de jogos, pois aqui seria impossível receber o evento.
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por allexcosta em Ter Jan 28, 2014 10:36 am

leonardo.reis escreveu:PS: fiquei alividíssimo quando minha cidade não foi escolhida como sede de jogos, pois aqui seria impossível receber o evento.

E olhe que Campo Grande tem uma mobilidade urbana superior à maioria das capitais Brasileiras, acredite se quiser.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45804
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por CaQuinhO em Ter Jan 28, 2014 10:40 am

Pois eu achei ótimo.

A Copa na minha cidade trouxe obras que vão melhorar bastante a mobilidade urbana por aqui. Deixou uma Arena moderna, palco para eventos culturais de primeiro mundo, além de ter criado milhares de empregos diretos e indiretos e fortalecido (consolidado, na verdade) o turismo internacional aqui, com a construção de um segundo aeroporto (de maior porte), criação de diversas opções de voos domésticos e internacionais que tem minha cidade como destino, dentre várias outras coisas.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2012
Localização : Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Jocapane em Ter Jan 28, 2014 10:44 am

Minha Corretora está a 500 metros do
Arena das Dunas, sabe quantos dias de trabalho vamos perder? Tem noção do prejuízo?
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por CaQuinhO em Ter Jan 28, 2014 10:45 am

Jocapane escreveu:Minha Corretora está a 500 metros do
Arena das Dunas, sabe quantos dias de trabalho vamos perder? Tem noção do prejuízo?

Com certeza, e pontualmente, haverá interesse particular prejudicado. Não tenho a MENOR dúvida.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2012
Localização : Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por José Carlos em Ter Jan 28, 2014 11:05 am

CaQuinhO escreveu:A Copa na minha cidade trouxe obras que vão melhorar bastante a mobilidade urbana por aqui. Deixou uma Arena moderna, palco para eventos culturais de primeiro mundo, além de ter criado milhares de empregos diretos e indiretos e fortalecido (consolidado, na verdade) o turismo internacional aqui, com a construção de um segundo aeroporto (de maior porte), criação de diversas opções de voos domésticos e internacionais que tem minha cidade como destino, dentre várias outras coisas.

Ou seja, a Copa é um mal necessário, se não houvesse copa, o governo estaria se lixando pra essas obras em tempo recorde..
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por carimbass em Ter Jan 28, 2014 11:33 am

CaQuinhO escreveu:Pois eu achei ótimo.

A Copa na minha cidade trouxe obras que vão melhorar bastante a mobilidade urbana por aqui. Deixou uma Arena moderna, palco para eventos culturais de primeiro mundo, além de ter criado milhares de empregos diretos e indiretos e fortalecido (consolidado, na verdade) o turismo internacional aqui, com a construção de um segundo aeroporto (de maior porte), criação de diversas opções de voos domésticos e internacionais que tem minha cidade como destino, dentre várias outras coisas.

Na boa, vcs vão ficar com um elefante branco na mão... Não será o fato de ter uma Arena Moderna que fará com que esses eventos de primeiro cheguem a sua cidade... Os empregos gerados são temporários, o turismo também será fortalecido temporariamente ( 1 ou 2 anos )... Espera passar uns 5 anos e volta aqui pra falar... Não estou dizendo que Natal não precisasse de obras de mobilidade urbana, todas as capitais do Brasil precisa e isso deveria estar sendo tratado independente da copa...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por cardozo em Ter Jan 28, 2014 11:39 am

José Carlos escreveu:
CaQuinhO escreveu:A Copa na minha cidade trouxe....

Ou seja, a Copa é um mal necessário, se não houvesse copa, o governo estaria se lixando pra essas obras em tempo recorde..

Governo nunca se "lixa" para obras. As saúda. É oportunidade ímpar de ganhar bastante dinheiro. Os partidos políticos, políticos e amigos de políticos agradecem.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 666
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por CaQuinhO em Ter Jan 28, 2014 12:02 pm

carimbass escreveu:
CaQuinhO escreveu:Pois eu achei ótimo.

A Copa na minha cidade trouxe obras que vão melhorar bastante a mobilidade urbana por aqui. Deixou uma Arena moderna, palco para eventos culturais de primeiro mundo, além de ter criado milhares de empregos diretos e indiretos e fortalecido (consolidado, na verdade) o turismo internacional aqui, com a construção de um segundo aeroporto (de maior porte), criação de diversas opções de voos domésticos e internacionais que tem minha cidade como destino, dentre várias outras coisas.

Na boa, vcs vão ficar com um elefante branco na mão... Não será o fato de ter uma Arena Moderna que fará com que esses eventos de primeiro cheguem a sua cidade... Os empregos gerados são temporários, o turismo também será fortalecido temporariamente ( 1 ou 2 anos )... Espera passar uns 5 anos e volta aqui pra falar... Não estou dizendo que Natal não precisasse de obras de mobilidade urbana, todas as capitais do Brasil precisa e isso deveria estar sendo tratado independente da copa...

carimbass, sobre o elefante branco, eu concordo (em partes). Provavelmente, vai gerar mais despesa que receita, a não ser que o gestor seja sábio em sua utilização (coisa rara!).

Mas as obras de saneamento, novas vias, viadutos, túneis, alargamento de faixas, recapeamento, construção de aeroporto, fortalecimento da rede hoteleira, etc etc não é algo que vai embora com a Copa.
Muitos desses empregos são temporários. Mas grandes oportunidades definitivas irão surgir. Negar isso é leviano.

"Isso deveria estar sendo tratado independente da copa" - Concordo 200%!! Mas, novamente, a Copa não tem culpa disso. O gestor, sim.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2012
Localização : Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Jocapane em Ter Jan 28, 2014 12:14 pm

carimbass escreveu:
CaQuinhO escreveu:Pois eu achei ótimo.

A Copa na minha cidade trouxe obras que vão melhorar bastante a mobilidade urbana por aqui. Deixou uma Arena moderna, palco para eventos culturais de primeiro mundo, além de ter criado milhares de empregos diretos e indiretos e fortalecido (consolidado, na verdade) o turismo internacional aqui, com a construção de um segundo aeroporto (de maior porte), criação de diversas opções de voos domésticos e internacionais que tem minha cidade como destino, dentre várias outras coisas.

Na boa, vcs vão ficar com um elefante branco na mão... Não será o fato de ter uma Arena Moderna que fará com que esses eventos de primeiro cheguem a sua cidade... Os empregos gerados são temporários, o turismo também será fortalecido temporariamente ( 1 ou 2 anos )... Espera passar uns 5 anos e volta aqui pra falar... Não estou dizendo que Natal não precisasse de obras de mobilidade urbana, todas as capitais do Brasil precisa e isso deveria estar sendo tratado independente da copa...

Concordo. As obras de mobilidade urbana melhoraria MUITO pouco o fluxo de veículos em alguns "gargalos", o custoXbenefício será horrendo, hoje, a cidade aprecia com indignação engarrafamentos e transtornos justamente pela BURRICE da engenharia de trânsito, como trabalho com automóvel diretamente e avalio o trânsito diariamente vejo erros grotescos e infantis, além das desapropriações de casas que geram processos judiciais, discussão e mal estar para a população, a reestruturação da Av. Engenheiro Roberto Freire seria uma obra quase "faraônica" e com certeza traria milhares de transtornos para toda a Zona Sul de Natal.
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por CaQuinhO em Ter Jan 28, 2014 12:31 pm

Puts... quer a obra urbana, mas não quer o (temporário) transtorno. Aí complica, hombre!
Se você mora aqui há mais de 10 anos, deve se recordar o TAMANHO do transtorno que foi construir aquele viaduto do 4º centenário. Hoje, a cidade não sobrevive sem ele.

É um mal necessário (e temporário!)


Última edição por CaQuinhO em Ter Jan 28, 2014 12:37 pm, editado 1 vez(es)
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2012
Localização : Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Jocapane em Ter Jan 28, 2014 12:33 pm

CaQuinhO escreveu:Puts... quer a obra urbana, mas não quer o (temporário) transtorno. Aí complica, hombre!

Não, seria o mesmo que tirar 10 pra colocar 8 entende?  scratch 
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por CaQuinhO em Ter Jan 28, 2014 12:38 pm

^ Eu entendo seu ponto de vista. Muito embora, discorde!
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2012
Localização : Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Kobeh em Ter Jan 28, 2014 2:01 pm

Não li o tópico todo... Mas vi q teve gente q falou q a mobilidade urbana não é prioridade. Desculpa, mas pra quem mora em SP e no RJ (capital, baixada e região metropolitana), é prioridade sim. Quem afirma o contrário não tem noção oq passamos todo dia para simplesmente irmos trabalhar, estudar, tocar nossas vidas...
Nessa semana a cidade do Rio tá um caos, com a demolição de viadutos, inversão de ruas, etc.. Sem contar as obras do metrô e a promessa de novos trens. O sentimento q todos tem é q após tudo isso, a nova qualidade de vida vai melhorar. Não dá pra fazer uma limonada sem espremer alguns limões, certo?

Sem contar q saindo capital, algumas outras obras estão sendo feitas pelo estado, como o Arco Metropolitano. Investir em mobilidade urbana é investir na economia.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por bodhan em Ter Jan 28, 2014 2:22 pm

Estive em Salvador há duas semanas atrás e fiquei impressionado como está bonito o caminho do aeroporto até a Arena Fonte Nova ... deve ser para "inglês ver" !
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1487
Localização : sp-sp

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Jocapane em Ter Jan 28, 2014 2:37 pm

Kobeh escreveu:Não li o tópico todo... Mas vi q teve gente q falou q a mobilidade urbana não é prioridade. Desculpa, mas pra quem mora em SP e no RJ (capital, baixada e região metropolitana), é prioridade sim. Quem afirma o contrário não tem noção oq passamos todo dia para simplesmente irmos trabalhar, estudar, tocar nossas vidas...
Nessa semana a cidade do Rio tá um caos, com a demolição de viadutos, inversão de ruas, etc.. Sem contar as obras do metrô e a promessa de novos trens. O sentimento q todos tem é q após tudo isso, a nova qualidade de vida vai melhorar. Não dá pra fazer uma limonada sem espremer alguns limões, certo?

Sem contar q saindo capital, algumas outras obras estão sendo feitas pelo estado, como o Arco Metropolitano. Investir em mobilidade urbana é investir na economia.

Prioridade é educação, segurança e saúde, mobilidade urbana está em segundo plano, o problema do brasileiro é pensar no próprio umbigo, e não no coletivo, prefiro me sacrificar no trânsito (o que acontece diariamente) do que ver os pobres morrendo na fila do SUS, a verdadeira inversão de valores é essa.
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por leonardo.reis em Ter Jan 28, 2014 3:13 pm

Fiquei aliviado de Campo Grande não receber a copa pelo seguinte.

- Iriam reformar ou derrubar e reconstruir o Morenão (estádio). Pra que serviria depois, se o futebol daqui é pífio e nem shows pode-se fazer por lá?

- Aumento da rede hoteleira: Pra que serviria depois, se o turismo do estado está todo concentrado no interior? A capital é só a porta de entrada.

- Melhoria da mobilidade urbana. Talvez serviria pra algo, pois aqui poucos andam de ônibus. Grande parte da população tem carro e moto e o transito no últimos anos tem ficado complicado.

- Reforma e ampliação do aeroporto. Esse sim eu agradeceria, pois o nosso é um lixo.

Então ficamos melhor assim como estamos.

Temos que ter consciência das reais necessidades de cada região e deixar um pouco o Oba-Oba que o clima de copa trás. Em um mês ela acaba, os problemas ficam, os políticos e a Fifa enchem os bolsos e nós (povão) nos ferramos.
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por CaQuinhO em Ter Jan 28, 2014 5:13 pm

Jocapane escreveu:
Prioridade é educação, segurança e saúde, mobilidade urbana está em segundo plano, o problema do brasileiro é pensar no próprio umbigo, e não no coletivo, prefiro me sacrificar no trânsito (o que acontece diariamente) do que ver os pobres morrendo na fila do SUS, a verdadeira inversão de valores é essa.

Jocapane escreveu:Minha Corretora está a 500 metros do
Arena das Dunas, sabe quantos dias de trabalho vamos perder? Tem noção do prejuízo?

Very Happy Very Happy Busted!!


Agora falando sério... cumpadre, a Copa não vai piorar nem melhorar os problemas seculares, que tão bem conhecemos, do Brasil. É exatamente o ponto do texto postado pelo Boss, com o qual eu concordo em muitos aspectos (discordo aqui e ali). Dá uma lida nele, tem argumentos interessantes.

CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2012
Localização : Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Jocapane em Ter Jan 28, 2014 5:34 pm

CaQuinhO escreveu:
Jocapane escreveu:
Prioridade é educação, segurança e saúde, mobilidade urbana está em segundo plano, o problema do brasileiro é pensar no próprio umbigo, e não no coletivo, prefiro me sacrificar no trânsito (o que acontece diariamente) do que ver os pobres morrendo na fila do SUS, a verdadeira inversão de valores é essa.

Jocapane escreveu:Minha Corretora está a 500 metros do
Arena das Dunas, sabe quantos dias de trabalho vamos perder? Tem noção do prejuízo?

Very Happy :DBusted!!


Agora falando sério... cumpadre, a Copa não vai piorar nem melhorar os problemas seculares, que tão bem conhecemos, do Brasil. É exatamente o ponto do texto postado pelo Boss, com o qual eu concordo em muitos aspectos (discordo aqui e ali). Dá uma lida nele, tem argumentos interessantes.



Quando mencionei a corretora, foi com o intuito de sermos prejudicados diretamente em relação ao evento, enfim...

Concordo que os problemas vão continuar com ou sem copa, porém o que coloquei em pauta foi a velocidade em que o governo "arrumou" recursos financeiros, sendo que essa "velocidade" poderia ser usada em coisas prioritárias, como o povão tem acesso fácil e rápido a informação, logo perceberam o engodo, por isso que sou a favor dos protestos (pacíficos  Very Happy ).
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Kobeh em Qua Jan 29, 2014 9:27 am

Jocapane escreveu:
Kobeh escreveu:Não li o tópico todo... Mas vi q teve gente q falou q a mobilidade urbana não é prioridade. Desculpa, mas pra quem mora em SP e no RJ (capital, baixada e região metropolitana), é prioridade sim. Quem afirma o contrário não tem noção oq passamos todo dia para simplesmente irmos trabalhar, estudar, tocar nossas vidas...
Nessa semana a cidade do Rio tá um caos, com a demolição de viadutos, inversão de ruas, etc.. Sem contar as obras do metrô e a promessa de novos trens. O sentimento q todos tem é q após tudo isso, a nova qualidade de vida vai melhorar. Não dá pra fazer uma limonada sem espremer alguns limões, certo?

Sem contar q saindo capital, algumas outras obras estão sendo feitas pelo estado, como o Arco Metropolitano. Investir em mobilidade urbana é investir na economia.

Prioridade é educação, segurança e saúde, mobilidade urbana está em segundo plano, o problema do brasileiro é pensar no próprio umbigo, e não no coletivo, prefiro me sacrificar no trânsito (o que acontece diariamente) do que ver os pobres morrendo na fila do SUS, a verdadeira inversão de valores é essa.


Isso não é pensar no próprio umbigo. Conheço muita gente q já perdeu o emprego ou sempre toma advertência no trabalho por causa de atraso por ter ficado 3 horas no trânsito. Eu tô falando de pais de família com filhos pra sustentar. Em muitas cidades e bairros, é muito comum quem trabalha na região central acordar 4 da manhã pra pegar condução as 5 cinco para chegar no trabalho antes das 8 e chegar em casa depois das 22 horas. Eu não tô pensando no meu umbigo, pois felizmente tenho carro e no meu emprego não corro o risco de ser mandado embora por atraso. Mas já passei por isso tudo e como já disse, tenho parente e amigos q passam por isso todo dia. Como dizer pra essas pessoas q a mobilidade urbana não é tão prioritária quanto a saúde?
Sem contar os problemas constantes no transporte coletivo, aonde a exceção virou regra.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por J.Adalberto em Qua Jan 29, 2014 9:40 am

Eu sou a favor de qualquer evento que gerem feriados, principalmente os prolongados!

Nossa as vezes eu mesmo me espanto com o meu grau de alienação rsrs
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil Empty Re: Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 12 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum