Ajuda para dar um trato num Music Man.

Ir em baixo

Ajuda para dar um trato num Music Man. Empty Ajuda para dar um trato num Music Man.

Mensagem por Fabio Linhares em Sab Fev 15, 2014 8:32 pm

Olá a todos.
Acabei de adquirir um Music Man Sting Ray 5. E ele veio um pouco judiado. Preciso de umas dicas para dar uma melhorada nele.
Ei-lo:
Ajuda para dar um trato num Music Man. S5on

1. Primeira Duvida:
Uma das tarraxas está com uma vibração chata. Detectei que é na junção da borboleta da tarraxa com a haste que a prende (vide imagem)
Ajuda para dar um trato num Music Man. 0xo2
Como eu posso deixá-la firme, sem esse jogo? Consigo movimenta-la um pouco pra cima e pra baixo, nas outras não.

2. Segunda Duvida:
Na parte de tras tem uma grande parte onde a pintura está descascando, está na madeira crua. Conhecem alguem que consiga restaurar, deixando a pintura igual a original? Será que dá pra restaurar somente aquela area, sem precisar pintar o corpo inteiro?
Ajuda para dar um trato num Music Man. Fx80

3. Terceira duvida:
A ponte está com um pouco de zinabre, como um acúmulo de um lodo nas reentranças, qual o melhor jeito de limpá-la?
Ajuda para dar um trato num Music Man. K4ut

4. Quarta duvida:
Os potenciometros estao com um pouquinho de chiado. Eu tenho o spray limpa contatos aqui. Tenho que tirar o escudo pra espirrar nos potenciometros ou posso jogar por cima mesmo (entre o knob e o escudo)?

5. Quinta duvida:
A escala está bem suja. Até gosto dela encardida, mas está com marcas de suor acumulado e tal. Como posso limpa-la sem danificar nada?
Ajuda para dar um trato num Music Man. L1ev

Agradeço desde já.

Última edição por Fabio Linhares em Dom Fev 16, 2014 10:02 am, editado 2 vez(es)
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Ajuda para dar um trato num Music Man. Empty Re: Ajuda para dar um trato num Music Man.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sab Fev 15, 2014 8:57 pm

1) Retire a tarracha e aperte-a firmemente em uma prensa ou morsa. Reaperte todos os parafusos. Se isso não resolver, troque a tarracha.
2) Deixe como está, pois para mexer nisso a pintura terá que ser toda refeita.
3) Desmonte a ponte (retire os carrinhos) e limpe tudo com WD-40 e escova de dentes velha; se houver necessidade, troque os parafusos Allen.
4) Limpe com esponja (a parte amarela, não abrasiva) e Veja, depois passe óleo-de-peroba ou lustra-móveis. Não vai melhorar muito não mas o encardido pelo menos vai sair. Antes disso, cubra a escala com fita crepe, deixando os trastes de fora e limpe-os (todos eles) com bombril polindo-os
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Ajuda para dar um trato num Music Man. Empty Re: Ajuda para dar um trato num Music Man.

Mensagem por Fabio Linhares em Sab Fev 15, 2014 9:10 pm

^ valeu Bertola.
Sobre a tarracha, já percebi que a vibração bem da borboleta mesmo, os parafusos estão bem apertado. Tentei apertar a hasta com um alicate, mas nao tive resultado algum. Pensei até em por um pingo de superbonder ali, ou um pingo de solda. O duro de trocar é que nunca vi dessa tarracha pra vender em lugar algum. E fora essa vibração ela está funcional.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sab Fev 15, 2014 9:14 pm

Fabio Linhares escreveu:^ valeu Bertola.
Sobre a tarracha, já percebi que a vibração bem da borboleta mesmo, os parafusos estão bem apertado. Tentei apertar a hasta com um alicate, mas nao tive resultado algum. Pensei até em por um pingo de superbonder ali, ou um pingo de solda. O duro de trocar é que nunca vi dessa tarracha pra vender em lugar algum. E fora essa vibração ela está funcional.
Tente o superbonder... Vai fixar por um tempo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Fabio Linhares em Sab Fev 15, 2014 9:20 pm

Dei mais uma apertada com alicate aqui e parece que parou. Vamos ver se dura. Pensei em colocar um papel contact no descascado de tras, para nao aumentar. O que acha?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por subgrave em Sab Fev 15, 2014 9:26 pm

Como está bastante encardido eu passava logo WD40 por tudo, e por fim lustra móveis prá abrir brilho.

Nos potenciômetros é melhor abrir a parte elétrica que eles tem uns buraquinhos na sua carcaça em sua parte de trás que o produto que vc passar entra mais fácil.

subgrave
Banido

Mensagem por Fabio Linhares em Sab Fev 15, 2014 9:27 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:1) Retire a tarracha e aperte-a firmemente em uma prensa ou morsa. Reaperte todos os parafusos. Se isso não resolver, troque a tarracha.
2) Deixe como está, pois para mexer nisso a pintura terá que ser toda refeita.
3) Desmonte a ponte (retire os carrinhos) e limpe tudo com WD-40 e escova de dentes velha; se houver necessidade, troque os parafusos Allen.
4) Limpe com esponja (a parte amarela, não abrasiva) e Veja, depois passe óleo-de-peroba ou lustra-móveis. Não vai melhorar muito não mas o encardido pelo menos vai sair. Antes disso, cubra a escala com fita crepe, deixando os trastes de fora e limpe-os (todos eles) com bombril polindo-os

... e os pots, como faço? (sem querer abusar, rsrs)
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por Fabio Linhares em Sab Fev 15, 2014 9:30 pm

subgrave escreveu:Como está bastante encardido eu passava logo WD40 por tudo, e por fim lustra móveis prá abrir brilho.

Nos potenciômetros é melhor abrir a parte elétrica que eles tem uns buraquinhos na sua carcaça em sua parte de trás que o produto que vc passar entra mais fácil.

Valeu sub.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por Boss2K em Sab Fev 15, 2014 9:35 pm

Tópico movido para Luthieria.

Boss2K
Membro

Mensagem por Uchoa em Sab Fev 15, 2014 9:39 pm

A pintura eu eliminaria esses pedaços pendurados , poderia ser uma lixa bem fina passando por cima .

A(s) tarraxa(s) eu desmontaria faria uma limpeza geral e daria um aperto tambem .

Eu desmontaria essa ponte toda e passaria o WD como o nosso amigo Bertola falou , a parte elétrica passaria o limpa contatos e mexendo nos pots para livrar de sujeiras ...

Ajuda para dar um trato num Music Man. <a href=Ajuda para dar um trato num Music Man. Picture_138 screen capture windows 7" />

Ajuda para dar um trato num Music Man. <a href=Ajuda para dar um trato num Music Man. Picture_139 free pic" />
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sab Fev 15, 2014 10:08 pm

^É isso aí...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta em Sab Fev 15, 2014 10:28 pm

Um pingo de solda na tarraxa deve funcionar.

Injete álcool isopropílico no pequeno orifício de cada pot e mexa nele durante uns 5 minutos.

Fora isso, não há porque mexer em mais nada nesse baixo, a não ser uma lubrificação geral.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fabio Linhares em Dom Fev 16, 2014 9:27 am

^ que orificio seria essea alex?

O descascado no corpo nao me incomoda pela estetica, mas tem umas partes levantadas quemfica raspando na roupa. O melhor jeito de tirar é com lixa? Lixar nao vai estragar mais?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom Fev 16, 2014 9:34 am

Qualquer buraco que dê acesso à trilha. Use seringa e agulha de injeção.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Boss2K em Dom Fev 16, 2014 9:37 am

Ajuda para dar um trato num Music Man. Limpando-Potenciometro-2

Boss2K
Membro

Mensagem por ffc4852 em Seg Fev 17, 2014 4:42 am

Fabio Linhares escreveu:^ que orificio seria essea alex?

O descascado no corpo nao me incomoda pela estetica, mas tem umas partes levantadas quemfica raspando na roupa. O melhor jeito de tirar é com lixa? Lixar nao vai estragar mais?

Nao vale a pena fazer um refinish? Leva na music kolor, nao deve ficar tao caro. Mas vai ser refinish no corpo todo.
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagem por fheliojr em Seg Fev 17, 2014 3:16 pm

^ não sei se isto é importante p/ Fábio, mas acho q um refinish desvalorizaria mais este baixo q deixá-lo com esta aparência vintage.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Fabio Linhares em Seg Fev 17, 2014 4:04 pm

Gostaria apenas de tirar as rebarbas altas. Já tives outros Music Mans e tambem tinham esses descascado, no mesmo lugar, mas sem as rebarbas.

Nesse fim de semana pretendo dar uma geral nele.

Pergunto: Se tirar as cordas, e a ponte, o escudo e tal, e se não der pra acabar no mesmo dia. Preciso mexer no tensor?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por Uchoa em Seg Fev 17, 2014 10:12 pm

Vai depender muito se precisa ou não mexer no tensor ...

A regulagem pode variar de marca diferente de cordas ao clima , sempre rola uma regulagem .

Você desmontando a ponte vai ter que regular o baixo , pelo menos as oitavas .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por Fabio Linhares em Seg Fev 17, 2014 10:23 pm

Digo, o braço vai ficar esse tempo parado, sem cordas. Preciso soltar o tensor?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por Uchoa em Seg Fev 17, 2014 10:27 pm

^ Precisa não .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: