Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

+7
fheliojr
rafael.buzzi.andrade
xile
Boss2K
arthur.farias.96
allexcosta
soulkain
11 participantes

Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por soulkain Dom Abr 13, 2014 11:10 am

Galera, faz sentido eu querer usar um baixo elétrico pra tocar só música clássica? O.o Eu acho q faria mais sentido eu tocar um baixo acústico, mas é q eu preciso de uns instrumento que não gere som externo, pq só tenho a noite e moro em apartamento. Daí eu pensei em começar a estudar só nessa linha clássica, não sei se faz muito sentido isso, até pq conforme evoluir gostaria de compor nessa área tb, mas aí tpw, num baixo elétrico? é tipo meio incomum, até engraçado rsrs. Até pq não daria para por exemplo entrar numa orquestra e tocar meu baixo elétrico lá né =) Opiniões? valeu =)


OBS: A bem da real é q oq eu quero é tocar musica clássica em algum instrumento q não faça barulho e tenha mais mobilidade q um teclado, então como tenho baixo e material de estudo foi a ideia q tive .

soulkain
Membro

Mensagens : 31
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por allexcosta Dom Abr 13, 2014 11:21 am

O problema é simular o arco.

O que é "tpw"?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por Convidado Dom Abr 13, 2014 11:36 am

Sim, simular o arco e tirar o som do baixo acústico no elétrico é difícil, se não impossível.

Tirando isso, se seu amor for pela estética clássica e sua linguagem, basta pegar o material e estudar. Inclusive vc acha na web alguns materiais bem legais de transcrições de peças clássicas para o baixo elétrico, é só pegar e cair dentro. A sonoridade vai ser diferente, mas se isso não for problema pra vc, manda bala!

Abraços e bom estudo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por allexcosta Dom Abr 13, 2014 11:37 am

Acho que não precisa tirar o som de acústico no elétrico.

O problema reside só no sustain, na minha opinião. Se bem que existe aquela caixinha mágica que o Davi Motta usa e nem toda peça exige sustains absurdos.

Bom exemplo:

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por arthur.farias.96 Dom Abr 13, 2014 11:47 am

Música clássica no baixo elétrico eu gosto dessa.

arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagens : 315
Localização : São José, Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por Boss2K Dom Abr 13, 2014 12:00 pm

O contrabaixo elétrico é aceito sim em várias orquestras ...

No Rio de Janeiro, a Oquestra Coral e a Sinfônica da Petrobrás utilizam o contrabaixo elétrico e o acústico juntos em concertos e, evidentemente, as partes de arco, só pelos acústico. Existem também, orquestras que só possuem contrabaixo elétrico.

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Valencianas_bh



Músiica clássica, foi a música criada no período clássico da história da música ....

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por xile Dom Abr 13, 2014 12:55 pm

Se o problema for apenas o som externo, por que não tenta um baixo vertical?
xile
xile
Membro

Mensagens : 84
Localização : Região Sudeste

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por Boss2K Dom Abr 13, 2014 1:40 pm

xile escreveu:Se o problema for apenas o som externo, por que não tenta um baixo vertical?
São pegadas diferentes, tecnicas diferentes, escolas diferentes, não?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por soulkain Dom Abr 13, 2014 7:03 pm

allexcosta escreveu:O problema é simular o arco.

O que é "tpw"?

auahauh tpw = tipo. Uma abreviação muito tosca, percebo agora, por seu comentário rsrs.


Boss2K escreveu:O contrabaixo elétrico é aceito sim em várias orquestras ...

No Rio de Janeiro, a Oquestra Coral e a Sinfônica da Petrobrás utilizam o contrabaixo elétrico e o acústico juntos em concertos e, evidentemente, as partes de arco, só pelos acústico. Existem também, orquestras que só possuem contrabaixo elétrico.

Músiica clássica, foi a música criada no período clássico da história da música ....

Não sabia dessa...

arthur.farias.96 escreveu:Música clássica no baixo elétrico eu gosto dessa.

muito boa mesmo em ahaah.

xile escreveu:Se o problema for apenas o som externo, por que não tenta um baixo vertical?

é uma ideia, valeu, mas ...err....acho q são um pouco acima do meu orçamento no momento rsrs.

Vou compartilhar esse vídeo com vocês, achei muito criativo haha.



Última edição por allexcosta em Seg Abr 14, 2014 8:58 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não faça quote de vídeos e imagens)

soulkain
Membro

Mensagens : 31
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Abr 14, 2014 8:33 am

Boss2K escreveu:
xile escreveu:Se o problema for apenas o som externo, por que não tenta um baixo vertical?
São pegadas diferentes, tecnicas diferentes, escolas diferentes, não?

Com certeza são, Boss. mas o vertical serve bem pra estudos... experiência própria...

Se não há a possibilidade de se usar um acústico em casa, mas se resolver fazer aula... um vertical que aceite arco vai te ajudar bastante.

Eu diria, até, que logo logo vai aparecer um desses, do jeito que você precisa, nos classificados aqui do fórum  Twisted Evil  Twisted Evil
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por fheliojr Seg Abr 14, 2014 8:59 am

soulkain, mais uma referência p/ vc:


fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 14, 2014 9:03 am

Boss2K escreveu:
xile escreveu:Se o problema for apenas o som externo, por que não tenta um baixo vertical?
São pegadas diferentes, tecnicas diferentes, escolas diferentes, não?

Porque Boss?
Com um Germano acredito que um contrabaixista que quer tocar erudito pode estuar com fones numa boa sem stress.
Diferente é mas não tanto assim!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 14, 2014 9:43 am

o problema, pelo que entendi, é que ele nao quer um instrumento acustico porque nao da pra diminuir o som ou por fones, e o "barulho" seria um problema onde ele mora...

Acho que o ideal seria algo nessa linha:
tocar contrabaixo "à maneira clássica"? 3096g

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por Boss2K Seg Abr 14, 2014 10:11 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:(...) Se não há a possibilidade de se usar um acústico em casa, mas se resolver fazer aula... um vertical que aceite arco vai te ajudar bastante.(...)
Fernando Zadá escreveu:Porque Boss?
Zada,
Pelo que entendi, nosso amigo já toca elétrico, e quer talvez, enveredar pelo caminho da música erudita, mas se depara com o problema do acústico tradicional não ser tão silencioso, no ambiente onde ele mora, OK?

O que eu comentei primeiro, foi em relação à mudança de instrumento, caso se decida pelo acústico tradicional, por ser mais aceito em *todas* as orquestras. Nesse caso, há sim, uma mudança de pegada, de técnica e  de escola, e bem radical, pois o genero musical também mudou. Por isso, destaquei o trecho do post do Rafael, acima. Eu não disse eu o vertical não é uma solução. Tocar popular no acústico, não é a mesma coisa que tocar erudito, e se dedicar a isso, como dito pelo nosso amigo do tópico.

Além do que, o vertical não tem tem tanta aceitação em orquestras, quanto o elétrico.
Stormbringer escreveu:Acho que o ideal seria algo nessa linha:
Pra quem estuda no acústico, o problema do barulho, é resolvido com uma surdina:

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Surdina2

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 14, 2014 10:24 am

PQP!
Só agora a expressão "na surdina" fez sentido pra mim Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por dideivox Sex Set 05, 2014 4:21 pm

A Warwick tem uns upright fantásticos! Resolveria o problema..
dideivox
dideivox
Membro

Mensagens : 71
Localização : Cascavel, PR

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por Kalingth Sáb Out 04, 2014 8:47 pm

arthur.farias.96 escreveu:Música clássica no baixo elétrico eu gosto dessa.

Arthur, essa música é de uma banda que utiliza a flauta transversa em quase todas as músicas. É uma banda de rock progressivo/folk/art... E o baixo na música me parece ter as características do walking bass, que é estilo do jazz...

No quesito da duração da nota, nada que um compressor ou sustainer não resolva(eu acho). Apesar de ter que lidar com o ruído incessante. Teria que ter uma captação animal, cordas(flatwound de preferência) animais, acredito que trastes jumbo lhe deem um sustain maior sem contar que teria que ser todo blindado para evitar ruídos. Talvez, assim, dê para chegar a um sustain desse nível.

@edit
Atrasado uns 6 meses Arrow
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

tocar contrabaixo "à maneira clássica"? Empty Re: tocar contrabaixo "à maneira clássica"?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos