Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por fheliojr em Ter Abr 15, 2014 4:38 pm

Boss, o q vc acha deste sistema operacional e do q foi publicado na matéria abaixo?


"[...] Para vazar segredos da NSA, Edward Snowden é bastante cuidadoso. Além de enviar e-mails criptografados, ele usa uma versão supersegura do Linux chamada Tails, que cabe em um pendrive USB e pode ser usado em qualquer computador sem deixar rastros.

O Tails é feito para manter a privacidade e anonimato do usuário, mais do que qualquer outra versão do Linux para pendrives. (Ele também pode ser instalado em um DVD ou cartão SD.)

No sistema, toda conexão à internet passa pela rede Tor, redirecionando o tráfego de forma que ele não possa ser rastreado de volta até você. E-mails são criptografados através de OpenPGP, enquanto as mensagens de bate-papo usam o Off-the-Record para tanto. E um plugin força o navegador a usar conexões HTTPS sempre que possível.

Nenhuma informação é salva no computador, a menos que você peça isso explicitamente – tudo fica na memória RAM e é apagado quando você desliga o PC. E todo o sistema é criptografado em disco. A ideia, segundo os criadores do Tails, é burlar a censura e usar a internet de forma realmente anônima.

Os desenvolvedores por trás do sistema operacional permanecem anônimos: eles dizem à Wired (via e-mail) que isso ajuda a evitar interferência de governos no projeto. Mas será que o Tails não poderia ser um projeto do próprio governo americano? [...]"


http://gizmodo.uol.com.br/tails-usb/
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 10024
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Re: Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por Boss2K em Qua Abr 16, 2014 9:37 am

O Tails (The Amnesic Incognito Live System) tem bastante aceitação nesse tipo de utilização. Principalmente, pela imprensa no mundo todo, que em determinadas situações, não pode revelar fontes e nem diálogos ultra secretos. É baseado na distribuição Linux Debian, mas está em franco desenvolvimento.

Quanto a ser projeto onde governo americano está envolvido, e especificamente falando do Tails, não se dá muito crédito, pois é um projeto open source, com desenvolvimento colaborativo. Os códigos fonte estão distribuídos e controlados por sistemas de revisionamento automático. Resumindo, você pode baixar o fonte, inspecionar o código, compilar e gerar um novo sistema, a hora que desejar. A facilidade de detectar mudanças no código é uma das ferramentas para desenvolvimento colaborativo. Portanto, desse ponto de vista, o risco está, como quase tudo na vida: no comportamento de risco (Deep Web) ...

O Tails usa o Tor como base de operação. O Tor iniciou como um projeto da divisão de inteligência da Mariinha dos EUA. Porém, hoje existem muitos patrocinadores interessados no desenvolvimento desse navegador e do Tails. É claro que, existem versões customizadas desses sistemas que atendem objetivos específicos desses patrocinadores. Mas, nas versões públicas, os sistemas estão livres desses códigos "particulares".

É importante lembrar, que Tails, Tor, não são direcionados para um usuário doméstico sem muito conhecimento de tudo que está envolvido. Pra segurança de uso nessas condições, é necessário que alguém de confiança e com conhecimentos específicos, ateste a versão que será usada.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Re: Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por fheliojr em Qua Abr 16, 2014 11:22 am

opa, valeu, boss!

 up 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 10024
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Re: Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por SILVIAO em Qua Abr 16, 2014 8:56 pm

Sugere alguma versão BOSS? Twisted Evil
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3473
Localização : Limeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Re: Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por Boss2K em Qua Abr 16, 2014 10:49 pm

SILVIAO escreveu:Sugere alguma versão BOSS? Twisted Evil
Sem muito grilo, eu usaria as imagens ISO do site oficial: https://tails.boum.org/download/index.en.html

Agora, se você é paranóico com segurança e tá com medo da NSA, é só pegar os fontes no repositório de revisionamento, o GitHub: https://tails.boum.org/contribute/git/ Xeretar o código, compilar e montar a sua ISO checada.

Em todo caso, eu recomendo que, como marinheiro de primeira viagem, instalem o Tails, numa máquina virtual (VMWare, VirtualBox, etc) primeiro, e aos poucos ir aprendendo a usar e a explorar os recursos. Quando se sentir mais confiante em tudo que ele pode oferecer, aí pode passar pro pendrive, SD ou notebook mesmo, e sair usando por aí .... hehehe!

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Re: Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por Zubrycky em Qua Abr 16, 2014 11:00 pm

Eis um texto que encontrei sobre o assunto. Espero que ele ajude.

Como o texto é longo vou dividí-lo em duas partes.

1/2

Mantendo o anonimato - O primeiro passo

"Para se manter realmente anônimo, sem deixar rastros, é preciso utilizar um sistema operacional que te dê realmente essa possibilidade. A minha escolha para isso foi o Tails.

O Tails, como alguns aqui já devem conhecer, é um sistema operacional baseado no Linux que não mantém registros. Ele roda diretamente do seu pen-drive / dvd na RAM. Dessa forma, você o pode usar em qualquer computador sem que o dono sequer saiba que você o fez.

O Tails contém:

>Navegador: Iceweasel com tecnologia TOR. Inclui plugins: HTTPs Everywhere, AdBlock Plus, NoScript, entre outros.
>E-mail: Cliente Claws email com OpenPGP para encriptação.
>Chat: Pidgin com criptografia OTR
>Encriptação automatica de Arquivos salvos durante uso (apenas no pen-drive, já que DVD é read-only.)
>Diversos softwares, sendo os principais: OpenOffice, para edição de documentos, Gimp para edição de fotos, Audacity para edição de som.
>Interface e design parecida com a do Windows XP: Dessa forma, apenas com um olhar mais atento alguém perceberia que o seu SO não é na verdade, comum. Bom para uso em locais públicos sem chamar atenção.

Limitações e Recomendações sobre o Tails:    

Vídeos em Flash - Como plugins como o FlashPlayer podem comprometer seu anônimato, não vem imbutido no Tails o plugin. Você pode, durante o uso do sistema operacional, instalar o plugin. Mas, como já informei, isso provavelmente irá comprometer todo o proposito ao qual estamos buscando, que é se manter anônimo.

OBS: O navegador incluso no Tails roda vídeos em HTML5. Então, alguns videos do youtube estarão disponíveis, mesmo sem o flash player. Para visualizar vídeos em HTML5, acesse a página do youtube normalmente pelo navegador Icewasel do Tails, e no final da página, procure por "Entrar no teste de HTML5". O link direto para essa página é: https://www.youtube.com/html5

Acesso a redes que requerem ID de usuário - Na maior parte das faculdades públicas e privadas, você recebe um login e senha para utilização do Wifi. O problema de utilização dessas redes é, primeiramente, a ID vinculada ao seu nome real / matricula na faculdade. Dessa forma, você não estará anônimo usando essa rede. Nesse caso, não recomendo a utilização dessas redes, pois mesmo que você consiga o Login e Senha de um terceiro, você poderá e provavelmente irá por em risco a segurança daquela pessoa, e como estamos tratando de abuso governamental, colocando essa pessoa na mira do governo.

Acesso a redes que requerem Certificados - Continuando no caso das faculdades que possuem ID de usuário, certificados também podem ser necessários. O problema dos certificados é que eles também atrelam a sua matricula ao acesso. Dessa forma, não utilize essa rede junto do Tails.

Não logue em suas contas - Nada de Gmail, Hotmail, Yahoo, Twitter. Você estará assim se identificando. A solução é você manter uma conta em sites que julgue importante APENAS para o uso no Tails, em separado do seu uso comum. Então, na primeira vez que for usar o Sistema Operacional, aproveite para configurar sua conta do Twitter, por exemplo. E utilize ela única e exclusivamente no Tails.

O Tails serve para esconder você entre todos os usuários de Tails, e não para parecer um usuário comum da internet. O Tails e o TOR irá fazer com que todos os seus usuários sejam iguais, então não é possível identificar quem é quem.

Ao usar o Tails com sua configuração original, o seu Provedor de internet ou qualquer um que pode observar o tráfego de sua internet (O governo, por exemplo), poderá saber que você está utilizando a rede TOR. Para impedir de seu Provedor de Internet descubra que você esta usando o TOR, deverá ser configurada uma bridge obfuscated. Bridges são entradas não públicas para a rede TOR, que são mais dificeis de serem detectadas, garantindo maior segurança. Tratarei sobre isso mais abaixo.

Instalação do Tails    

Vantagens do DVD: Não deixa registro nenhum, sequer nele mesmo. É read-only.

Vantagens do Pen-drive: Poderá usar o Pen-drive para carregar arquivos encriptados pelo próprio Tails.

Irei aqui explicar apenas como instala no DVD. Para instalação no pen-drive, leia aqui: https://tails.boum.org/doc/first_steps/installation/index.en.html

Passo 1 - Baixe a ISO em: https://tails.boum.org/download/index.en.html

Passo 2 - Grave a ISO no DVD. Para isso, clique com botão direito na ISO, após o download, e selecione "Gravar imagem em disco", ou algo do tipo, selecionando o seu Driver de DVD, com o DVD virgem dentro.
   
Pronto, o Tails está pronto para uso.
   
Utilização do Tails

Reinicie o computador, e coloque a prioridade de Boot para o seu leitor de DVD. Caso tenha dúvidas de como fazer, veja o vídeo:



Pronto, agora você estará utilizando o Tails. ENTRETANTO, leia até o final. Antes de usar o Tails pela primeira vez, é importante salientar as importantes das Bridges. LEIA ABAIXO!"


Última edição por Zubrycky em Qua Abr 16, 2014 11:02 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 12481
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Re: Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por Zubrycky em Qua Abr 16, 2014 11:00 pm

2/2.
 
Sobre as Bridges

Caso o governo bloqueie o acesso a rede TOR, existem as bridges, que servem para tornar mais difícil de ser detectado que você está utilizando a rede TOR.

Casos que devem ser utilizados as bridges:

1) Se a utilização da rede Tor é bloqueada pela censura: Como todo acesso a internet feito pelo Tails é direcionado a rede Tor, o bloqueio governamental a rede Tor tornaria inútil o uso do Tails.

2) Se a utilização da rede Tor for perigosa ou considerada suspeita: Nesse caso, utilizar o Tails sem bridges pode se tornar perigoso.

Como funcionam as bridges?

As bridges são pontos de entradas não listados para a rede Tor. São pontos alternativos para acesso a rede, que não são listados publicamente. Usando uma bridge torna mais difícil, mas não impossível, que o seu provedor de internet saiba que você está utilizando Tor.

Esse talvez é o ponto mais importante de todos. Com uma possível censura no Brasil, a utilização das bridges para acessar a rede Tor, e consequentemente conseguir acessar sites censurados (como Twitter, caso o façam), serão essenciais.

Existem regras que devem ser seguidas para se evitar ser pego como um usuário Tor nessas ocasiões (de censura e repressão):

1) SEMPRE inicie Tails no modo Bridge!

2) APENAS use obfuscated bridges, pois elas são mais difíceis de serem identificadas do que outras bridges.

3) MENOR a publicidade sobre as bridges, melhor. Entretanto, como alguns endereços podem ser obtidos por qualquer um da rede Tor pelo website (em https://bridges.torproject.org/), também é possível que seu adversário, no caso o governo, consiga as mesmas informações que você, os mesmos endereços das bridgres.

A melhor maneira de conseguir uma Bridge segura, é você mesmo configurar uma. Para isso, deverá ser contratado um VPN em outro país, de preferência países com pouca ou nenhuma atividade diplomática com o Brasil, e configurar a Bridge privada você mesmo.

Para fazer isso, veja os tutoriais abaixo:

https://www.torproject.org/docs/tor-relay-debian.html.en
https://www.torproject.org/docs/bridges.html.en#RunningABridge
 
Além disso, para a sua bridge se tornar privada, ou seja, indisponível para consulta no Tor website, deverá adicionar na configuração do torrc a linha "PublishServerDescriptor 0".

Qualquer dúvida sobre a configuração de bridges, envie um e-mail para help@rt.torproject.org

Para uma lista com Hosts / VPN aprovados para a utilização com Tor: https://www.torproject.org/docs/bridges.html.en#RunningABridge

Como usar as bridges no Tails
 
Caso você veja que é necessário a utilização das bridges
 
Ao rodar o Tails exibirá uma tela de boas vindas, logo após o Boot. Para configurar a Bridge, clique em "YES" quando for exibida a pergunta sobre "Mais opções".

Na seção NETWORK CONFIGURATION, selecione a opção "This computer's Internet connection is censored, filtered, or proxied."

Coloque os endereços das bridges que você gostaria de usar (você encontra as bridges em https://bridges.torproject.org/), e pronto.

Finalizando

Não existe segredo. Tenha paciência para leitura, busque no site do Tails sobre o funcionamento aprofundado do sistema operacional. Boa sorte".
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 12481
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Re: Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Qui Abr 17, 2014 10:02 am

Só tem feras aqui.
(aprendendo muito) study 

Me indicaram este site:
http://prism-break.org/
Tem a ver com o assunto.

Abraços.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Re: Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por Boss2K em Qui Abr 17, 2014 10:54 am

^São recursos interessantes.

O que eu gostaria de comentar sobre o assunto, é o cuidado para não se tornar um paranóico ao extremo. 99% dos usuários comuns de computador e internet, realmente não precisam de todos esses cuidados. Uma cultura básica sobre proteção e educação/comportamento no cyberspace, é suficiente. Agora, se na sua atividade, estiver envolvido com algum projeto relacionado à segurança da informação, tudo bem, todo cuidado continua sendo pouco.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA Empty Re: Tails, o sistema operacional que Edward Snowden usa para escapar da NSA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum