Enterro intelectual de meu curso universitário

Ir em baixo

Enterro intelectual de meu curso universitário Empty Enterro intelectual de meu curso universitário

Mensagem por Laysson em Ter Maio 20, 2014 11:57 pm

Ando meio Verde nos últimos dias (quem acompanha blogs de automobilismo, conhece). Desde que eu passei a divulgar o show que minha D.D.O. fez outro dia, tenho escrito compulsivamente. Não sei se isso é bom, mas sei que nem vejo o tempo passar na hora de discutir os rumos das coisas e tamborilar meu teclado. hahahahahaha

Um desses eu quero postar aqui, pois vejo uma pá de gente esclarecida e quero ouvir opiniões e dividir histórias com a galera. Descobri que isso também me faz um bem danado, né? Enfim, a visita de uma antiga professora no meu serviço abriu uma ferida que eu fechei de forma mal amarrada há uns 8 ou 9 anos atrás. Passei a pensar sobre isso e... bom, seguem aí minhas tortas palavras de egresso:

Passei na UFG (Universidade Federal de Goiás) hoje e senti falta da mesma coisa que sentia falta na minha época de estudante universitário: o ócio criativo/produtivo.

Pouquíssimos alunos me saltaram aos olhos fazendo isso. Muita gente vivendo sua vida, curtindo sua farra, sua maconha, seus duendes e afins.

Naquela época, eu sofria por entender que a ciência tinha se tornado um clube nefasto. Na minha visão, o principal objetivo era saciar o ego inflado e participar da comunidade científica publicando e movimentando congressos.

Além disso eu pensava: "Que p**** de clubinho fechado é esse em que tudo rola na base da generosidade e sociabilidade seletivas onde um cara só pode ter opinião depois da livre docência; já que antes, tudo o que ele faz é ligar e fazer coletânea de elucubrações sobre os autores que lhe fomentaram a pesquisa."

Então, eu sentia que tudo ali girava em torno do narcisismo intelectual. Pensava eu: "tudo isso inflava egos elásticos o suficiente pra abrigar uma cidade". Eu adorava conversar com meus colegas de outras ciências no boteco e ouvir os termos "intelectual de prefácio" e "filósofo de mesa de bar". Era uma piada interna que nos faziam rir de nós mesmos e do "eles" de forma quase que desenfreada.

Indo mais longe, eu pensava: "Que m$%& de faculdade pública é essa que não produz p**** nenhuma que gere contrapartida social? Pagamos impostos, mas elegemos um gerente pra esses impostos.".

Ou seja, não posso sentar no meio da sala de aula e cagar lá porque to pagando.

No presente da época contextualizei: "Usufruo de um benefício público, analiso uma ravina que cerceou o ir e vir de dezenas de famílias, sou bem recebido, converso olhando no olho e tenho que sentenciar que tamos lá pra ganhar nota e pouco nos fodemos pros problemas da sociedade". Deus me ajudou e um amigo deu a má noticia. Imagine o parafuso que entrei ao ver o sorriso se congelar dentre uma galera que nos recebeu com respeito, sorriso, educação, gentileza, cordialidade e perguntou:
- vocês estão aqui pra nos ajudar a resolver nosso problema?

Ledo engano!

Pior!

Eu era um p#$% de um cara imaturo. Aquilo me martelou até o dia que minha carta de alforria saiu e eu abandonei a faculdade.

Hoje consigo entender que poderia ter dado meu trabalho a eles e falado: "vão na câmara e pressionem aqueles filhas da p#$% até que a companhia de urbanização resolva um problema tão fácil de resolver quanto esse."

Todo mundo erra, e eu errei naquela época.

Hoje, vi uma amiga. Era pra ter ido tirar os pontos de minha verruga. Como a fila era imensa - meu médico consegue ser mais enrolado que eu e uns amigos (sem referências aos presentes) somados. Conversa vai, conversa vem, decidimos que eu iria pro samambaia. Resolvi conhecer a faculdade de 11 anos depois.

Fiquei com a impressão de que nada mudou. E sua decepção com o mundo da academia, me deixa isso mais claro.

Obviamente, 11 anos são o suficiente pra uma ou duas novas matrizes curriculares diferentes. Então, no mobral: matriz diferente, faculdade diferente.

Hoje eu senti que a frustração por ganhar pouco não é tão grande. Talvez lide ainda melhor no futuro com isso. Mas tirei um p#$% peso das costas por não ter colado grau com grandes amigos que ali me acompanharam. Existem muitas amizades que fiz lá e guardo com carinho.

E bom, a palavrinha que queria achar pra descrever tudo isso que senti um pouco antes é:

VAIDADE

Ando como um mendigo hoje. E sei o quanto me entristecia a interpretação de que a sociedade acadêmica girava ao redor dessa palavra tão abstrata e obscena.

Desculpem a quantidade de verbetes vociferadas hoje. Foi muito bom ter dito isso.

Ah, estudei na UEG (Estadual) e não na UFG (Federal). Muito embora nos meus tempos de DCE, CA e DA, houvesse uma integração entre as diferentes escolas mencionadas, sinto que a música me aspirou de uma forma voraz dali e me levou pra algo diferente.

Meu curso foi iniciado há 11 anos e abandonado há 8. E a academia hoje, como será, hein? E antes, como era?

Contem aí galera. Ando pensando tanto que de enterro, virou tratamento. Me parece uma questão de honra terminar aquilo. O segundo texto que postei no meu facebook pessoal e postarei aqui depois, dá mais ou menos a entender o porquê.
Laysson
Laysson
Membro

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: