Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hino Nacional: introdução tinha letra

+7
SILVIAO
cK
fheliojr
allexcosta
carimbass
pedrohenrique.astronauta
Voila Marques
11 participantes

Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por Voila Marques Ter Jul 08, 2014 7:33 am

Uma aula e tanto dada por uma senhora (Ana Arcanjo) cheia de energia, história e musicalidade:

Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Jul 08, 2014 7:46 am

Desconhecia isso. Confesso que gostei e resolvi pesquisar sobre estre trecho perdido. Achei a letra muito bonita:

"Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever
Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante
Gravai com Buril nos pátrios anais o vosso poder
Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante

Servi o Brasil sem esmorecer, com ânimo audaz
Cumpri o dever na guerra e na paz
À sombra da lei, à brisa gentil
O lábaro erguei do belo Brasil
Eia! sus, oh, sus!"

pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por carimbass Ter Jul 08, 2014 10:03 am

Só Eu acho esse lance de hino Nacional uma besteira? Palavras que não se utiliza mais ( exceto o Zubricky ), sentimentos que a maioria da população não sente....

E Que venham as pedras..

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Jul 08, 2014 10:24 am

Hino Nacional: introdução tinha letra Captain-kirk-throws-a-rock-o
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por allexcosta Ter Jul 08, 2014 10:29 am

www.contrabaixobr.com/t8987-sobre-o-hino-nacional-brasileiro
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por Voila Marques Ter Jul 08, 2014 12:04 pm

Eu também gostei da letra, Pedrohenrique!
Uma pena que tudo vá se perdendo aos poucos...
Pior que a matança da Vanusa é o assassinato diário e abrangente do Hino, como isso aqui:



E, em tempos de dublagem & etc, minha filha vez por outra ainda solta: "de um povo herói dublado retumbante"...

Uma curiosidade que talvez muitos já saibam: na orquestra sinfônica, quando tocamos o Hino Nacional em eventos em que ele será  cantado, ele é executado em Fá M. Em eventos em que ele só for "instrumental", é tocado em Sib M.

Allex, gostei de saber que o tópico sobre o Hino já existia, só que o link para ouvi-lo está quebrado...

Carimbass, a pedra já foi:

Hino Nacional: introdução tinha letra Blog-0333110001383660942
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por allexcosta Ter Jul 08, 2014 12:28 pm

carimbass escreveu:Só Eu acho esse lance de hino Nacional uma besteira?

Acho que sim.

O hino é um dos símbolos mais importantes de uma nação, junto com a bandeira.

Se o Brasileiro tivesse o mesmo orgulho do seu hino e do seu país que tem em Copas do Mundo, nosso país seria diferente.

E a letra não é complicada nem tampouco se utiliza de palavras raras ou em desuso. Ela simplesmente é feita em ordem inversa. Talvez duas palavras, "fulguras" e "lábaro" sejam menos conhecidas. Não é um hino particularmente complicado, a população é que tem se tornado cada vez mais semi-analfabeta.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por fheliojr Ter Jul 08, 2014 12:31 pm

carimbass escreveu:Só Eu acho esse lance de hino Nacional uma besteira? Palavras que não se utiliza mais ( exceto o Zubricky ), sentimentos que a maioria da população não sente....

E Que venham as pedras..

acho q vc preferiria q o mc guimé fizesse um releitura do nosso hino...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por carimbass Ter Jul 08, 2014 12:46 pm

Realmente Retumbante, Fulgido, Penhor, fulguras, e etc são palavras que vemos todos os dias... Enfim, bom saber que esse sentimento é incomum... E Viva o verde louro dessa flâmula.... cheers

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por carimbass Ter Jul 08, 2014 12:47 pm

fheliojr escreveu:
carimbass escreveu:Só Eu acho esse lance de hino Nacional uma besteira? Palavras que não se utiliza mais ( exceto o Zubricky ), sentimentos que a maioria da população não sente....

E Que venham as pedras..

acho q vc preferiria q o mc guimé fizesse um releitura do nosso hino...

Seria melhor se fosse o aviões do forró... Wink

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por allexcosta Ter Jul 08, 2014 1:24 pm

carimbass escreveu:Realmente Retumbante, Fulgido, Penhor, fulguras, e etc são palavras que vemos todos os dias... Enfim, bom saber que esse sentimento é incomum... E Viva o verde louro dessa flâmula...

Penhor é uma palavra super comum. Você nunca ouviu falar em casa de penhores ou penhorar uma jóia na caixa?
Retumbante também uma palavra simples. Que retumba, que estronda ou emite som alto.

Fúlgido, tudo bem, já caiu em desuso... 3 palavras incomuns. É muito? Pra uma sociedade que não consegue fazer um plural simples, talvez seja.

Independente até de ser hino, é uma das músicas e letras mais belas e fortes que já ouvi.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por cK Ter Jul 08, 2014 3:32 pm

allexcosta escreveu:
O hino é um dos símbolos mais importantes de uma nação, junto com a bandeira.
Se o Brasileiro tivesse o mesmo orgulho do seu hino e do seu país que tem em Copas do Mundo, nosso país seria diferente.

Aqui ninguém dá importância porque não ensinam direito o significado e ninguém tem curiosidade de ir atrás deste tipo de informação.
Verde das matas e amarelo do ouro, que palhaçada é essa? Se fosse do ouro, seria dourado.
E a copa tá ai, se o Brasil ganhar, todos os políticos incompetentes serão perdoados novamente porque basta o Brasil ser bom no futebol que esse país se torna maravilhoso...
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por SILVIAO Ter Jul 08, 2014 3:49 pm

Amigos Carimbass e cK,desvalorizar o hino nacional e a Bandeira, não fará o nosso Brasil melhor.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por cK Ter Jul 08, 2014 3:55 pm

^ O hino e a bandeira tem mais importância e significado do que de fato é dado a eles.
As cores não são palhaçada. Palhaçada é dizer que significa ouro e matas quando na verdade significam outras coisas.

Não sei onde foi que eu desvalorizei estes símbolos. Pelo contrário!
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por allexcosta Ter Jul 08, 2014 4:28 pm

SILVIAO escreveu:Amigos Carimbass e cK,desvalorizar o hino nacional e a Bandeira, não fará o nosso Brasil melhor.

Você interpretou errado. O cK não está desvalorizando...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por SILVIAO Ter Jul 08, 2014 5:43 pm

O primeiro post dele me levou a escrever o que escrevi.Talvez tenha entendido mal,acontece What a Face .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por cK Ter Jul 08, 2014 6:00 pm

Beleza Silviao,
eu nem sempre me expresso claramente...
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por Paulo Penna Ter Jul 08, 2014 7:14 pm

allexcosta escreveu:
carimbass escreveu:Só Eu acho esse lance de hino Nacional uma besteira?

Acho que sim.

O hino é um dos símbolos mais importantes de uma nação, junto com a bandeira.

Se o Brasileiro tivesse o mesmo orgulho do seu hino e do seu país que tem em Copas do Mundo, nosso país seria diferente.

E a letra não é complicada nem tampouco se utiliza de palavras raras ou em desuso. Ela simplesmente é feita em ordem inversa. Talvez duas palavras, "fulguras" e "lábaro" sejam menos conhecidas. Não é um hino particularmente complicado, a população é que tem se tornado cada vez mais semi-analfabeta.


Sem reparos a fazer.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por fheliojr Qua Jul 09, 2014 7:43 am

cK escreveu:...Palhaçada é dizer que significa ouro e matas quando na verdade significam outras coisas...

 ahn 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 22, 2014 7:46 pm

Belo tópico! Não conhecia essa parte do hino!

claps

carimbass escreveu:Só Eu acho esse lance de hino Nacional uma besteira? Palavras que não se utiliza mais ( exceto o Zubricky )

Mea culpa, mea maxima culpa.

notme  hide



allexcosta escreveu:
carimbass escreveu:Realmente Retumbante, Fulgido, Penhor, fulguras, e etc são palavras que vemos todos os dias... Enfim, bom saber que esse sentimento é incomum... E Viva o verde louro dessa flâmula...

Penhor é uma palavra super comum. Você nunca ouviu falar em casa de penhores ou penhorar uma jóia na caixa?
Retumbante também uma palavra simples. Que retumba, que estronda ou emite som alto.

Fúlgido, tudo bem, já caiu em desuso... 3 palavras incomuns. É muito? Pra uma sociedade que não consegue fazer um plural simples, talvez seja.

Independente até de ser hino, é uma das músicas e letras mais belas e fortes que já ouvi.

Sobre o (belo) adjetivo fúlgido.

"Fúlgido é um adjetivo masculino que qualifica algo que fulge, é fulgente, brilhante, resplandecente, cintilante ou reluzente.

Esta palavra tem origem no latim, mais concretamente do termo fulgere, que significa "brilhar com luz de grande intensidade". Em português, o verbo transitivo fulgir também significa resplandecer, sendo que em sentido figurado pode significar sobressair ou realçar.

No Brasil, a utilização mais frequente da palavra "fúlgidos" se encontra na letra do Hino Nacional Brasileiro: E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante…

Com letra de Osório Duque Estrada, o Hino Nacional Brasileiro possui uma elevada riqueza a nível de escrita, podendo apresentar múltiplas interpretações.

A expressão "raios fúlgidos" é usada para descrever o "sol da liberdade". Como em seguida surge a palavra "brilhou", o adjetivo fúlgido é usado para evitar repetições. A frase "E o sol da liberdade em raios brilhantes, brilhou no céu da pátria nesse instante", empobreceria o hino.

Neste caso, o "sol da liberdade", que brilhava com seus "raios fúlgidos", significa o brilho da independência do Brasil em relação a Portugal. "Nesse instante", é o instante em que o "brado retumbante" foi ouvido. Esta frase do hino consiste em uma celebração da liberdade conquistada, depois dos anos de "escuridão" de colonialismo".
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por carimbass Sáb Nov 22, 2014 9:56 pm

VLW Zubrikipedia.... up

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por gpraxedes Qui Dez 04, 2014 6:42 pm

Gosto da introdução da música, acho o instrumental lindo. Particularmente, gostei mais da versão atual.

Edit: Por muito tempo pensei como o Carimbass. Acha o hino "mentiroso", parte por minha frustração com algumas coisas do País, especialmente a política. Analisando com mais calma, penso que o problema não está no hino, mas em nós mesmos. Não temos mais esse sentimento e o Brasil está assim, em parte, por nossa culpa.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por cK Qui Dez 04, 2014 7:07 pm

Eu só tenho problemas com "és mãe gentil, pátria amada, Brasil".
É pai ou mãe, afinal?
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por JAZZigo Qui Dez 04, 2014 7:50 pm

^
Menos, cK. Acho que o amigo da "República Rio Grandense" desconhece o que seja licença poética. Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16379
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por allexcosta Qui Dez 04, 2014 7:54 pm

cK escreveu:Eu só tenho problemas com "és mãe gentil, pátria amada, Brasil".
É pai ou mãe, afinal?

Apesar de uma etimologia que talvez faça parecer de outra forma, pátria não significa pai, mas sim, a terra de origem dos seus pais, nesse caso, seus antepassados (homens e mulheres).
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por cK Qui Dez 04, 2014 8:31 pm

Eu entendo e vocês tem razão, mas eu acho estranho.
Não gosto.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por carimbass Qui Dez 04, 2014 8:31 pm

De verdade, não to trolando. Pra que serve ( na pratica ) o nosso hino?

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por JAZZigo Sex Dez 05, 2014 6:12 am

IMO, o hino mais bonito que existe, mais que "La Marseillaise", e sua sintaxe toda invertida é prova da riqueza da língua portuguesa.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16379
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por allexcosta Sex Dez 05, 2014 6:23 am

carimbass escreveu:De verdade, não to trolando. Pra que serve ( na pratica ) o nosso hino?

Não sei como eu poderia satisfazer seu conceito de "na prática".

Cantar um hino não diminui os buracos nas estradas, não coloca um prato de comida na mesa de uma família necessitada, tampouco faz com que a indústria de um país floresça.

Aliás, nenhum símbolo de um país realiza essas coisas práticas.

Símbolos servem para incutir idéias no subconsciente das pessoas ou grupos de pessoas, servem para unir, fortalecer, etc... Todos os países possuem bandeiras, hinos, brasões, rituais de posse de líderes e coisas assim.

É como a cerimônia de um casamento, na prática não serve pra nada, mas representa uma união espiritual entre dois seres humanos. Mesmo poderia ser dito sobre cerimônia de colação de grau, inauguração de uma loja, Natal, Ano Novo, etc...

Nem tudo na vida precisa de uma utilização prática e imediata. O ser humano vive das coisas lúdicas também.

A nossa espécie utiliza de coisas assim desde os tempos primórdios. Mas se é preciso te explicar isso, provavelmente você nunca entenderá.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por carimbass Sex Dez 05, 2014 8:49 am

allexcosta escreveu:
carimbass escreveu:De verdade, não to trolando. Pra que serve ( na pratica ) o nosso hino?

Não sei como eu poderia satisfazer seu conceito de "na prática".

Cantar um hino não diminui os buracos nas estradas, não coloca um prato de comida na mesa de uma família necessitada, tampouco faz com que a indústria de um país floresça.

Aliás, nenhum símbolo de um país realiza essas coisas práticas.

Símbolos servem para incutir idéias no subconsciente das pessoas ou grupos de pessoas, servem para unir, fortalecer, etc... Todos os países possuem bandeiras, hinos, brasões, rituais de posse de líderes e coisas assim.

É como a cerimônia de um casamento, na prática não serve pra nada, mas representa uma união espiritual entre dois seres humanos. Mesmo poderia ser dito sobre cerimônia de colação de grau, inauguração de uma loja, Natal, Ano Novo, etc...

Nem tudo na vida precisa de uma utilização prática e imediata. O ser humano vive das coisas lúdicas também.

A nossa espécie utiliza de coisas assim desde os tempos primórdios. Mas se é preciso te explicar isso, provavelmente você nunca entenderá.

Ok ficou claro seu argumento e de certa forma concordo... Acho q minha bronca com o hino se deve ao fato de que não tenho nenhum sentimento de orgulho pelo Brasil... Quando vou a um casamento, colação de grau e etc tenho um sentimento positivo mesmo sabendo que aquilo não passa de simbologia mas quando escuto o hino fico totalmente indiferente....

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por gpraxedes Sex Dez 05, 2014 9:37 am

^ Exatamente como me sinto e como via o hino. Hoje penso um pouco diferente a respeito, mas entendo seu descontentamento perfeitamente.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Hino Nacional: introdução tinha letra Empty Re: Hino Nacional: introdução tinha letra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos