Nunca

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Nunca

Mensagem por allancarlosac em Sex Jul 11, 2014 11:45 am


hahahahaah

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Re: Nunca

Mensagem por malka_aff em Sex Jul 11, 2014 12:11 pm

bass guitar em inglês, não sei por que ficar tão brabo com essa comparação :T

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Re: Nunca

Mensagem por JAZZigo em Sex Jul 11, 2014 1:58 pm

^
Também não entendo qual é o problema! scratch


Fender Bass VI

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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sex Jul 11, 2014 2:23 pm

São duas coisas totalmente diferentes, mas que parecem parecem!  Twisted Evil 

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Re: Nunca

Mensagem por JAZZigo em Sex Jul 11, 2014 2:35 pm


Music Man Silhouette Bass

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Re: Nunca

Mensagem por malka_aff em Sex Jul 11, 2014 2:42 pm

não são totalmente diferentes não, o contrabaixo elétrico, é uma guitarra grave, como o nome em inglês propõe

Sax tenor está para sax barítono
assim como guitarra elétrica está para baixo elétrico

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Re: Nunca

Mensagem por allexcosta em Sex Jul 11, 2014 2:57 pm

Não parece, é idêntico.

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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sex Jul 11, 2014 3:02 pm

malka_aff escreveu:não são totalmente diferentes não, o contrabaixo elétrico, é uma guitarra grave, como o nome em inglês propõe

Sax tenor está para sax barítono
assim como guitarra elétrica está para baixo elétrico

Mas quem toca um sax tenor toca um sax barítono, no entanto quem toca guitarra não necessariamente toca baixo e vice-versa. Portanto, uma guitarra não é um baixo tenor e nem um baixo uma guitarra barítono! São instrumentos diferetes com técnicas diferentes! (Te desfio a tocar slap na guitarra por exemplo!).

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Re: Nunca

Mensagem por malka_aff em Sex Jul 11, 2014 3:47 pm

as you wish


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Re: Nunca

Mensagem por DenisLM em Sex Jul 11, 2014 3:49 pm

nunca diga nunca

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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sex Jul 11, 2014 4:03 pm

^ porque não? Você acabou de dizer duas vezes!

malka_aff escreveu:as you wish

E esse é você?

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Re: Nunca

Mensagem por malka_aff em Sex Jul 11, 2014 4:07 pm

se pegar um solzinho fico parecido  Laughing 

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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sex Jul 11, 2014 4:12 pm

^ tudo bem, mas digamos que seja possível fazer slap num banjo, nem por isso você pode dizer que um banjo é um baixo soprano, por exemplo! Cada instrumento tem suas particularides e formas de tocar... Mas tudo bem se vocês acham que é a mesma coisa na cabeça de vocês, então quem sou wu pra questionar... Fiquem aí com suas idéias estranhas! Kkkkkk!

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Re: Nunca

Mensagem por JAZZigo em Sex Jul 11, 2014 4:40 pm

^

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Re: Nunca

Mensagem por malka_aff em Sex Jul 11, 2014 4:54 pm

não existe baixo soprano, marcio, pelo jeito você nem sabe do que está falando

baixo já categoriza a voz do instrumento

vozes: sopranino soprano contralto, tenor, barítono, baixo, contrabaixo
"baixo soprano" é como falar "gordo magro"

o contrabaixo acústico é um instrumento da orquestra que fica na voz contrabaixo

o bass guitar é uma guitarra uma oitava mais grave, por isso o nome bass.

não tem nada a ver com técnica que se usa em cada um. Inclusive a técnica do violino é diferente da técnica do violoncelo e eles pertencem a mesma família

assim como a guitarra e o baixo elétrico.



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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sex Jul 11, 2014 5:19 pm

^ Eu sei que não existe "baixo soprano"! Só quis dizer que assim como um banjo não pode ser considerado a mesma coisa que um baixo, uma guitarra também! Se pertence a mesma família, aí já é uma outra história... Mas wue guitarra e baixo são instrumentos diferentes isso são! Se não fosse eu poderia tranquilamente fazer aulas de baixo e ir lá pegar uma guitarra e aplicar tudo o que eu aprendi. No caso do sax tenor e sax barítono eu poderia tranquilamente fazer isso, pois se tratam do mesmo instrumenti apenas em "vozes" diferentes. Cabe compraração aqui se você estivesse falando da diferença de um baixo de 4 pra 6 cordas, ou seja, o que aprendesse no baixo de 4 cordas poderia tranquilamente aplicar ao de 6.

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Re: Nunca

Mensagem por malka_aff em Sex Jul 11, 2014 6:05 pm

não é bem assim com os sax não, eles tem a mesma digitação nas notas mas a quantidade de ar é diferente, o saxofonista precisa de tempo pra pegar a força do instrumento

e assim o é com o baixo e a guitarra. mesma digitação na escala.

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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sex Jul 11, 2014 6:13 pm

^ Tudo bem! Até aceito que o baixo é uma guitarra com "voz" baixo, mas os dois se deswnvolveram musicalmente como instrumentos distintos, tanto que cada um tem seus professores específicos e modos de tocar e técnicas distintas, o que pra mim já é o suficiente pra afirmar que são coisas distintas... Mas as coisas também podem ser vista da forma que você apontou. O caso é que se são dq mesma família, ele seriam "irmãos", mas não "gêmeos" idênticos. Very Happy 

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Re: Nunca

Mensagem por Lucas94 em Sex Jul 11, 2014 8:32 pm

Assim como Sax Tenor e Barítono não podem ser considerados "irmãos gêmeos". Mas mesmo assim os dois são Sax.

Sempre que alguém me pede para explicar o que é um baixo elétrico eu digo que é como uma guitarra, mas mais grave.  Smile 

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Re: Nunca

Mensagem por malka_aff em Sex Jul 11, 2014 9:15 pm

ultimamente eu também tenho explicado assim lucas

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Re: Nunca

Mensagem por DenisLM em Sex Jul 11, 2014 9:16 pm

marciobs escreveu:^ porque não? Você acabou de dizer duas vezes!
eu?
nunca!

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Re: Nunca

Mensagem por cK em Sex Jul 11, 2014 9:31 pm

Aquele cara "fazendo slap" com guitarra me lembrou do piano do Klops Lied:


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Re: Nunca

Mensagem por Zubrycky em Sex Jul 11, 2014 11:24 pm

Observações esparsas.

1) O contrabaixo pode ser visto sim como um membro da família da guitarra (Tanto é que em em inglês existe o termo bass guitar, em espanhol existe o termo guitarra bajo, em italiano existe o termo chitarra basso).
.
O nome contrabaixo é dado ao instrumento porque sua função primária é fornecer os graves (O baixo) dentro de um grupo musical. Sendo assim, o termo guitarra baixo faz sentido.

Em tempo: Meu primeiro método de contrabaixo foi este aqui.



2) Banjos não podem ser comparados com guitarra ou baixo principalmente porque o banjo não possui a mesma afinação da guitarra e do baixo.

Vale lembrar que as quatro cordas mais graves de uma guitarra são afinadas em EADG, uma oitava acima da afinação EADG empregada em um contrabaixo de 4 cordas.

3) Existem dois tipos de baixos mais agudos do que o contrabaixo padrão afinado em EADG, o tenor (Afinação ADGC no modelo quatro cordas) e o baixo piccolo (Afinado em EADG, uma oitava acima do contrabaixo elétrico).









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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sex Jul 11, 2014 11:35 pm

^ Cara, quando vocês derrubam um argumento, vocês derrubam mesmo hein?  Very Happy Tudo bem, mas meu interesse sempre será pelas guitarras baixo e nunca pelas guitarras guitarras! Kkkkk!

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Re: Nunca

Mensagem por malka_aff em Sex Jul 11, 2014 11:38 pm

o interesse desse fórum inteiro, meu amigo

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Re: Nunca

Mensagem por Fernando Zadá em Sab Jul 12, 2014 12:17 am

São semelhantes mas as funções são tão diferentes na música que não da nem para comparar.
Nada mais irritante que um guitarrista tocando contrabaixo como se fosse uma guitarra grave.

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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sab Jul 12, 2014 12:19 am

^ Concordo! Nada contra os guitarristas, mas acho-os muito exibicionistas! Nós baixistas já somos mais  introspectivos e concentrados no que realmente interessa:  playing

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Re: Nunca

Mensagem por joabi em Sab Jul 12, 2014 1:37 am

marciobs escreveu: No caso do sax tenor e sax barítono eu poderia tranquilamente fazer isso, pois se tratam do mesmo instrumenti apenas em "vozes" diferentes.

Só pra constar, a transposição deles é totalmente diferente... Very Happy
Você não escolheu um bom exemplo. hahaha

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Re: Nunca

Mensagem por subgrave em Sab Jul 12, 2014 1:55 am

Chato mesmo são aquelas guitarronas que querem se parecer com contrabaixos:



poke

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Re: Nunca

Mensagem por malka_aff em Sab Jul 12, 2014 8:41 am

Fernando Zadá escreveu:São semelhantes mas as funções são tão diferentes na música que não da nem para comparar.
Nada mais irritante que um guitarrista tocando contrabaixo como se fosse uma guitarra grave.


Mas o sax barítono e o sax tenor também tem funções diferentes no naipe de sax. O barítono faz a cama, os graves, ja o sax tenor é quase um solista, e o soprano então, serve quase que só pra ornamentação.


E todo mundo chama tudo de sax e os saxofonistas não ficam brabinhos

ter funções diferentes não desfaz a engenharia básica de cada instrumento

a marreta e o martelo são irmãos, mas um serve pra construir e o outro para demolir =)

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Re: Nunca

Mensagem por Boss2K em Sab Jul 12, 2014 11:12 am

malka_aff escreveu:(...)
Mas o sax barítono e o sax tenor também tem funções diferentes no naipe de sax. O barítono faz a cama, os graves, ja o sax tenor é quase um solista, e o soprano então, serve quase que só pra ornamentação ...
malka_aff escreveu:(...) pelo jeito você nem sabe do que está falando ...

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Re: Nunca

Mensagem por Lucas94 em Sab Jul 12, 2014 12:25 pm

Vale lembrar que apesar de guitarra e baixo cumprirem funções diferentes, o baixo pode ser tocado com uma abordagem semelhante a guitarra.


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Re: Nunca

Mensagem por emanuelneto em Sab Jul 12, 2014 2:39 pm

Tem gente que quer dar uma de "Neymar", chuta, chuta e chuta, mas não acerta nem na trave

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Re: Nunca

Mensagem por JAZZigo em Sab Jul 12, 2014 3:00 pm

joabi escreveu:
marciobs escreveu: No caso do sax tenor e sax barítono eu poderia tranquilamente fazer isso, pois se tratam do mesmo instrumenti apenas em "vozes" diferentes.

Só pra constar, a transposição deles é totalmente diferente... Very Happy
Você não escolheu um bom exemplo. hahaha
Pois é, dificilmente se vê quem toca sax afinado em Eb (Alto, Barítono e Sopranino), tocando um afinado em Bb (Tenor, Baixo e Soprano).

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Re: Nunca

Mensagem por allexcosta em Sab Jul 12, 2014 3:05 pm

Na verdade, a maioria dos saxofonistas migra de um para o outro sem problema. O que muda é a transposição (e eles são treinados pra fazer isso instantaneamente) e pequenos detalhes como embocadura, quantidade de ar que manda, etc...

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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sab Jul 12, 2014 4:23 pm

^ Acredito que seja como apreender a tocar guitarra com afinações diferentes, difícil, mas depois que acostuma a pessoa deve fazer isso naturalmente.

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Re: Nunca

Mensagem por carlosprofort em Sab Jul 12, 2014 4:41 pm

E o que dizer então desse violão?


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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sab Jul 12, 2014 4:57 pm

^ bonito!  Very Happy 

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Re: Nunca

Mensagem por Zubrycky em Sab Jul 12, 2014 9:27 pm

Vale lembrar que a história do nosso instrumento foi imensamente enriquecida pela inestimável contribuição dada por guitarristas que adotaram o contrabaixo elétrico, músicos como, por exemplo, Carol Kaye, Geezer Butler, Paul McCartney, Noel Redding, Lemmy Kilmister e Joe Osborn.

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Re: Nunca

Mensagem por Fernando Zadá em Sab Jul 12, 2014 10:07 pm

JAZZigo escreveu:
Pois é, dificilmente se vê quem toca sax afinado em Eb (Alto, Barítono e Sopranino), tocando um afinado em Bb (Tenor, Baixo e Soprano).

De onde tirou isso Jazzigo???
Já toquei com trocentos saxofonistas e nunca vi isso. A grande maioria migra de um pro outro de forma em relax.
Voltando ao tópico  guitarrista munido de um oitavador pode muito bem exercer a função de um baixista assim como um baixista com 6 cordas pode harmonizar e frasear muito próximo de um guitarrista.
O que faz a função é a concepção e não o instrumento em si.

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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Sab Jul 12, 2014 10:43 pm

^ Tudo bem que um guitarrista pode usar um oitavador pra soar como baixista, mas e a sonoridade característica do baixo? E a tocabilidade? Gambiarras dessas podem até ser feitas, mas convencem?

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Re: Nunca

Mensagem por JAZZigo em Sab Jul 12, 2014 11:09 pm

Fernando Zadá escreveu:
JAZZigo escreveu:
Pois é, dificilmente se vê quem toca sax afinado em Eb (Alto, Barítono e Sopranino), tocando um afinado em Bb (Tenor, Baixo e Soprano).

De onde tirou isso Jazzigo???
Já toquei com trocentos saxofonistas e nunca vi isso. A grande maioria migra de um pro outro de forma em relax.
Pois é, devo estar por fora, então. Por gentileza, dá para citar alguns exemplos (gravações) de saxofonistas que mandam bem, pelo menos, no tenor e no alto? Valeu! up

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Re: Nunca

Mensagem por Zubrycky em Sab Jul 12, 2014 11:19 pm

marciobs escreveu:^ Tudo bem que um guitarrista pode usar um oitavador pra soar como baixista, mas e a sonoridade característica do baixo? E a tocabilidade? Gambiarras dessas podem até ser feitas, mas convencem?

Convencem. E nem é preciso usar oitavadores para isso.  What a Face 


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Re: Nunca

Mensagem por Fernando Zadá em Dom Jul 13, 2014 1:09 am

JAZZigo escreveu:

De onde tirou isso Jazzigo???
Já toquei com trocentos saxofonistas e nunca vi isso. A grande maioria migra de um pro outro de forma em relax.
Pois é, devo estar por fora, então. Por gentileza, dá para citar alguns exemplos (gravações) de saxofonistas que mandam bem, pelo menos, no tenor e no alto? Valeu! up[/quote]

Que gravação Jazzigo nem precisa cheio de exemplos ao vivo.
Procura vídeos ou áudios de brazucas mesmo:
Da Do aqui de Sampa destrói no soprano, no alto, no tenor, no clarinete (quem toca com ele é o Zeli). Procura o canal dele do youtube que tem quase o CD Minha cidade todo e lá tem ele tocando de tudo.
Anderson Quevedo tenor e alto.
Vitor Alcântara que tem duo com o Zeli.
Na verdade não conheço quase nenhum saxofonista profissional que toque só um Sax ou fique preso e não toque razoavelmente flauta.
Todo saxofonista praticamente tem o seu preferido mas conheci só na faculdade mais de meia dúzia que transitavam por dois ou três com fluência semelhante.


Última edição por Fernando Zadá em Dom Jul 13, 2014 1:21 am, editado 1 vez(es)

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Re: Nunca

Mensagem por allexcosta em Dom Jul 13, 2014 1:19 am

Já trabalhei com trocentos saxofonistas que migravam pelas duas afinações sem problema algum. E tocavam instrumentos em C também.

Na verdade, músico de sopro é tão acostumado a transpor que faz isso automaticamente.

Você pode chegar pra um trombonista com as partituras de um show inteiro pra ele tocar sem ensaio e avisar de última hora que todas as músicas são um tom abaixo porque o canário tá doente. Ele faz o show normalmente.

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Re: Nunca

Mensagem por marciobs em Dom Jul 13, 2014 1:28 am

^ Nq verdade até transposição no baixo não é difícil de fazer, basta seguir os "desenhos" das escalas. O problema é que os músicos populares não são muito treinados pra fazer esse tipo de coisa...

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Re: Nunca

Mensagem por Sonikado em Dom Jul 13, 2014 1:37 am

marciobs escreveu:^ Nq verdade até transposição no baixo não é difícil de fazer, basta seguir os "desenhos" das escalas. O problema é que os músicos populares não são muito treinados pra fazer esse tipo de coisa...

Depende. Em geral somos todos meio mal-acostumados a fazer isso (principalmente comparado com instrumentistas de sopro).
Se a música for tipo um 4 tons abaixo do tom que se está acostumado a tocar, pode ter certeza que vai rolar um tempo de adaptação ou muita gente (inclusive eu) vai se embananar todo no processo hehe

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Re: Nunca

Mensagem por emanuelneto em Dom Jul 13, 2014 6:02 am

marciobs escreveu:^ Nq verdade até transposição no baixo não é difícil de fazer, basta seguir os "desenhos" das escalas. O problema é que os músicos populares não são muito treinados pra fazer esse tipo de coisa...

^^ A maioria dos baixistas também transpõem com facilidade para acompanhar o "canarinho", principalmente aqueles que tocam em bandas baile (de tudo um pouco)

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Re: Nunca

Mensagem por fheliojr em Dom Jul 13, 2014 11:14 am

marciobs escreveu:^ Nq verdade até transposição no baixo não é difícil de fazer...

isto, pq nosso instrumento é simétrico. às vezes, entretanto, qndo se muda de um baixo de 4 p/ um de 5 ou de 6 cordas, acaba sendo interessante mudar a digitação de alguns trechos de uma música, p/ privilegiar a economia de movimentos.

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Re: Nunca

Mensagem por allexcosta em Dom Jul 13, 2014 11:18 am

marciobs escreveu:O problema é que os músicos populares não são muito treinados pra fazer esse tipo de coisa...

Nas gigs que eu já toquei se tivesse esse papo de errar porque trocou de tom alguém já ligava pra outra pessoa. A não ser que seja uma coisa muito intrincada, perder tempo com isso em uma banda normal não existe.

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