Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedaleira ou pedais

+8
Stormbringer
B3ck1m2n
emanuelneto
allexcosta
Fernando Zadá
GeTorres
NeyBass
Edvell
12 participantes

Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Pedaleira ou pedais

Mensagem por Edvell Ter Jul 15, 2014 4:38 pm

Galera,
Sei que existe um tópico com esse título, mas em conteúdo não...

Estou querendo dar um gás no velho baixo... Mas estou na dúvida se compro pedais ou pedaleira?

Estou entre a:
Boss ME-20B
Zoom B9.1ut
Vox Stomplab IIB
Bass Floor POD Line6

Ou alguma outra com som gordo e quente de pedais...

Ou um set. de pedais:

Bass Attack Hartke + Bass Compressor Fuhrmann + Bass Fuzz Fuhrmann + Delay Fuhrmann + Wah wah Dunlop + Afinador Mooer tru bypass + Pedal de volume.


Sei que a preferência de todos é pedal... Mas me parece um pouco de vaidade.

Exige mesmo essa diferença hoje em dia?

O que meus amigos de cordas acham?

Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por NeyBass Ter Jul 15, 2014 5:47 pm

Comprei um Hartke Bass Attack essa semana, apesar de te-lo usado só uma vez (domingo) gostei bastante.

Acho que escolha por pedais ou pedaleira vai muito do gosto pessoal e da sua experiência com cada um. Eu mesmo não curto pedais, comprei esse hartke porque é um preamp + DI.

Vai depender muito do seu gosto e da sua necessidade.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por GeTorres Ter Jul 15, 2014 9:42 pm

Já tive algumas pedaleiras e as considero bem versáteis e com um custo pequeno.

Entretanto, eu sou da old school e prefiro mesmo é pedal analógico! Nada contra, apenas gosto pessoal.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 15, 2014 9:46 pm

eu hoje em dia zerei meu set de pedais mas pegaria fácil uma Zoom B3 ou algo do gênero pela versatilidade e custo e em função de no meu som o uso ser minimo e esporádico.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por allexcosta Ter Jul 15, 2014 9:46 pm

O que dá gás no baixo é regulagem, corda boa e nova, dedo, etc...

Efeitos modificam o som.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por emanuelneto Qua Jul 16, 2014 4:51 am

Edvell escreveu:Bass Attack Hartke + Bass Compressor Fuhrmann + Bass Fuzz Fuhrmann + Delay Fuhrmann + Wah wah Dunlop + Afinador Mooer tru bypass + Pedal de volume.


Sei que a preferência de todos é pedal... Mas me parece um pouco de vaidade.

Exige mesmo essa diferença hoje em dia?

Me parece que você já sabe que efeitos procura, você já testou cada pedal desses e/ou no mínimo assistiu review deles?

A pedaleira tem a vantagem de trazer numa única caixa uma infinidade de efeitos e etc, ocupa menos volume que um set de pedais e muitas vezes mais prática, mas nem sempre ela atende ao que procuramos. Já os pedais trazem algo mais específico que procuramos, muitas vezes temos que testar inúmeros pedais de um único tipo para encontrar aquele que mais atende aquilo que procuramos.

Ex.: Eu tinha uma Zoom B2.1u e precisava de um efeito de flanger numa banda autoral que eu tocava, o flanger na pedaleira da zoom não me agradava e logo eu precisei comprar um pedal Boss Bf-3 flanger que atendia melhor o que eu queria..

Qual é o melhor? Set de pedais ou pedaleira???
R: O que melhor é aquele que vais suprir sua necessidade.
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por emanuelneto Qua Jul 16, 2014 4:58 am

allexcosta escreveu:O que dá gás no baixo é regulagem, corda boa e nova, dedo, etc...

Efeitos modificam o som.

Não esqueça que a dica do Allex vem em primeiro lugar antes de investi em pedais e/ou pedaleira. Não adianta investimento em pedais e/ou pedaleiras para melhorar seu som se você estiver com o baixo desregulado e/ou com cordas velhas
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por B3ck1m2n Qua Jul 16, 2014 10:24 am

Se você não tem muita experiência com efeitos eu recomendaria uma pedaleira, até pra você saber o que realmente quer e do que realmente precisa. Depois, conforme a necessidade, pode ir comprando pedais extras ou até trocar a pedaleira por alguns pedais que te agrade. Eu comecei com uma zoom 506 e depois adquiri uma Zoom B2. Só depois fui vendo os efeitos que realmente usava e fui investir em pedais individuais.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por Stormbringer Qua Jul 16, 2014 10:56 am

Eu sempre fui muito preconceituoso com pedaleiras até conhecer as mais recentes da Zoom.


Eu tenho uma ms60b, um amigo meu tem uma zoom b1on(praticamente o mesmo software da ms60b-possui até mais efeitos-, porem com construção mais simples)
posso te dizer que eu nao consigo notar diferença nos efeitos dessas pedaleiras pra efeitos de pedais separados.

agora, as pedaleiras mais antigas, meu, pra mim todas soam como video-game antigo. A b2 eu nunca ouvi ao vivo, mas a 506 eu torço o nariz, ehehhe.


Por ordem de preço, das pedaleiras que recomendo da zoom:
b1on ou b1Xon (nao a b1, que esta na classe video-game)
ms60b
b3

a b1Xon tem pedal de expressao(pra wah, por exemplo) a b3 tem entrada pra pedal de expressao externo.

qualquer uma das 3 praticamente eliminam a necessidade de outros pedais(A nao ser que vc precise de uma saida xlr, nessa caso só a b3 tem)

Resumindo, pelos efeitos em si, essas pedaleiras são excelentes e não se nota a diferença pra pedais dedicados.
Só se você gostar das coisas com ar vintage mesmo(eu gosto, ehehe) pra comprar depois os pedais separadamente.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por B3ck1m2n Qua Jul 16, 2014 11:02 am

^ E olha que o Stormbringer fez o caminho inverso: migrou dos pedais analógicos pra uma pedaleira digital! Essa pedaleira deve valer a pena mesmo!  Very Happy 
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por junior sanches Qua Jul 16, 2014 11:06 am

Stormbringer escreveu:Eu sempre fui muito preconceituoso com pedaleiras até conhecer as mais recentes da Zoom.

Eu tenho uma ms60b, um amigo meu tem uma zoom b1on(praticamente o mesmo software da ms60b-possui até mais efeitos-, porem com construção mais simples)
posso te dizer que eu nao consigo notar diferença nos efeitos dessas pedaleiras pra efeitos de pedais separados.

agora, as pedaleiras mais antigas, meu, pra mim todas soam como video-game antigo.


Penso o mesmo, depois da minha experiencia (a alguns anos) com uma boss ME-6B  nunca mais quis saber de pedaleiras, acredito que hoje em dia de pra comparar sim mas ainda não tive oportunidade e mantenho os meus dois pés atras  Laughing 
junior sanches
junior sanches
Membro

Mensagens : 55
Localização : Interioorr-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por Stormbringer Qua Jul 16, 2014 11:18 am

marciobs escreveu:^ E olha que o Stormbringer fez o caminho inverso: migrou dos pedais analógicos pra uma pedaleira digital! Essa pedaleira deve valer a pena mesmo!  Very Happy 

minha escolha é mais pratica que emocional.

Eu tenho, ao todo, 10 pedais.
Eu estava precisando de um compressor bom e o meu mxr simplesmente sumiu no transporte(os correios nunca entregaram, o vendedor me ressarciu), eu ja tinha encomendado a ms60b e ela chegou e ocupou perfeitamente esse lugar.
Ai eu percebi que o patch de chorus padrao dela tinha EXATAMENTE o mesmo som que eu configurei no meu chorus da Tech21. O pedal de afinador tambem voltou pra prateleira, ja que a pedaleira tem afinador... Comecei a fazer meus patches e, pra minha surpresa, sobraram só mais 3 pedais(alem da pedaleira) na minha pedalboard: O Dr.J. sparrow, o mooer Sweeper(que usando a ms60b nao consegui chegar no mesmo tipo de efeito) e um outro compressor barato que uso só pra boost(que faria pouca falta se saisse).

Se eu fizesse shows mais organizados, maiores e tal, eu usaria uma pedal board cheia de "pedais de verdade", mas pra tocar em pub, palco pequeno, a praticidade manda.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por fheliojr Qua Jul 16, 2014 11:36 am

allexcosta escreveu:O que dá gás no baixo é regulagem, corda boa e nova, dedo, etc...

Efeitos modificam o som.

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por emanuelneto Qua Jul 16, 2014 11:57 am

Stormbringer escreveu:Se eu fizesse shows mais organizados, maiores e tal, eu usaria uma pedal board cheia de "pedais de verdade", mas pra tocar em pub, palco pequeno, a praticidade manda.

Eu faço isso também rsrsrsrsrs, os Pubs daqui de Belém são tudo equipados com caixas de baixa qualidade (Antera, ciclotom e etc), levo quase sempre minha Zoom B2.1u para tocar nos gigs, assim evito carregar peso também. Quando vou tocar com minha banda autoral (Gramofolk), faço de tudo para tocar com a minha pedalboard e não abro mão, se possível levo meu cubo, mas não abro mão de tocar com os meus pedais...
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por Stormbringer Qua Jul 16, 2014 12:07 pm

entao emanuel, nem é pelo som, porque o som da pedaleira que eu comprei é bom o suficiente pra substituir meus "queridinhos" pedais.

é por conta do espaço mesmo.


PS: eu realmente não acho que o cara precisa ser "master" no contrabaixo pra querer usar efeitos, mas é óbvio que efeito não substitui o músico, e também não conserta baixo mal regulado. Eu recomento pra todo mundo "conhecer" seu instrumento, e isso significa pegar as ferramentas e regular ele você mesmo.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por allexcosta Qua Jul 16, 2014 12:10 pm

emanuelneto escreveu:os Pubs daqui  de Belém são tudo equipados com caixas de baixa qualidade (Antera, ciclotom e etc), levo quase sempre minha Zoom B2.1u para tocar nos gigs, assim evito carregar peso também.

O que tem a ver amp ruim com usar pedaleira?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por emanuelneto Qua Jul 16, 2014 12:17 pm

allexcosta escreveu:
emanuelneto escreveu:os Pubs daqui  de Belém são tudo equipados com caixas de baixa qualidade (Antera, ciclotom e etc), levo quase sempre minha Zoom B2.1u para tocar nos gigs, assim evito carregar peso também.

O que tem a ver amp ruim com usar pedaleira?

Não consigo timbrar Allex, muitas vezes mal me escuto, então uso só os presets da pedaleira. . Imagine uma Antera para banda toda, a escolha da pedaleira nesse caso é pela praticidade e não pelo som..
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por NeyBass Qua Jul 16, 2014 3:57 pm

Stormbringer escreveu:Eu sempre fui muito preconceituoso com pedaleiras até conhecer as mais recentes da Zoom.


Eu tenho uma ms60b,

Tava olhando na net, achei interessante essa pedaleira, na verdade é um pedal com vários efeitos e funções né. Isso é bom mesmo, sai da classificação "pedaleiras de brinquedo" ?
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por Stormbringer Qua Jul 16, 2014 5:19 pm

NeyBass escreveu:
Stormbringer escreveu:Eu sempre fui muito preconceituoso com pedaleiras até conhecer as mais recentes da Zoom.


Eu tenho uma ms60b,

Tava olhando na net, achei interessante essa pedaleira, na verdade é um pedal com vários efeitos e funções né. Isso é bom mesmo, sai da classificação "pedaleiras de brinquedo" ?

Demais Ney... os efeitos que usei realmente são convincentes a ponto de passar em testes cegos, viu...

nos videos ja da pra ter uma idéia, ao vivo que vem a certeza, ehhehe
a construçao é solida, é de metal mesmo, inspira confiança como um pedal normal (diferente da b1on que é de "prástico").

Outra coisa que eu tinha duvidas se ia ser pratico era a alternancia de efeitos... Mas logo eu peguei um macete(olhando os videos), se voce programar os presets e colocar eles como "favoritos" na ordem do seu repertorio, nem fica dificil mudar entre eles sem ficar com "pisadeira" ou ter que entrar no menu. Acredito que na B3 seja muito mais facil pela quantidade de "pisadores", ehhehe.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por CG Qua Jul 16, 2014 5:34 pm

Pedaleira não resolve som ruim, apenas dá uma maquiagem, e em alguns casos podem até piorar.

Sou da opinião que efeitos devem ser usados com parcimonia e em alguns casos específicos.

Concordo com o Allex. O que dá gás no baixo é regulagem, corda boa e nova, dedo, etc...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por Edvell Seg Jul 21, 2014 12:50 am

Galera,
Testei neste final de semana o Bass Floor da Line6... Na minha opinião, um cúmulo de perfeição.
Bem, eu concordo e muito com os amigos allexcosta e CG. "O que dá gás no baixo é regulagem, corda boa e nova, dedo, etc..."

Pois bem. Não gosto de exageros de efeito... Se quisesse som sintetizado, tocaria teclado!

O que eu uso regularmente, é compressor (que é indispensável ter) e delay (bem de leve). Muito raramente eu uso (mais pra gravações) um fuzz, pra dar um pouquinho de distorção!


Mas acho importante ter um afinador true bypass na linha dos pedais.

O problema é que tudo isso dá muito, muito trabalho...
Deixa eu contar o que aconteceu um dia... Fui tocar um um show muito importante de médio/grande porte. Sempre eu dou uma revisada nos pedais... Mas neste dia, pela empolgação, só passei o olho nos pedais... Bem tem uma música que tenho que usar um dalay de 1/2 tempo... Puts, o meu dalay estava a todo, e ficou repetindo muito rápido e direto... Embolando tudo... Que vontade de me matar... Destruí a música, a banda teve que parar... Depois deste fatídico dia, resolvi procurar uma pedaleira, que consegue fidelizar o som do baixo...

Isso, pode acontecer com qualquer um... Até mesmo com baixistas de renomes como Arthur Mais... A vantagem que ele pode demitir o Roadie...
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por GeTorres Seg Jul 21, 2014 9:11 am

allexcosta escreveu:O que dá gás no baixo é regulagem, corda boa e nova, dedo, etc...

Efeitos modificam o som.

Concordo, mas nada contra dar uma variadinha na sonoridade, mesmo que seja apenas por diversão!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por Stormbringer Seg Jul 21, 2014 10:32 am

Edvell escreveu:Galera,
Bem tem uma música que tenho que usar um dalay de 1/2 tempo... Puts, o meu dalay estava a todo, e ficou repetindo muito rápido e direto... Embolando tudo... Que vontade de me matar... Destruí a música, a banda teve que parar... Depois deste fatídico dia, resolvi procurar uma pedaleira, que consegue fidelizar o som do baixo...

pelo seu relato todo é melhor pegar uma pedaleira mesmo, gravar os presets certos pra cada musica, colocar na sequencia e ir usando... como eu disse, essa nova safra da boss está fantastica.


mas sobre pedais, eu sou maníaco com regulagem certa pra cada musica... nao sei se eu vi em algum lugar ou copiei "sem querer", mas eu pego pequenos pedaços de adesivo que tenham cor contrastante com o corpo do pedal, corto e coloco nas posiçoes que uso nas musicas, pra saber onde apontar cada knob. No proprio transporte os knobs mudam de posiçao, se vc nao conferir antes da primeira musica do show, é furada.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por Paulo Penna Seg Jul 21, 2014 2:04 pm

zoom b3.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira ou pedais Empty Re: Pedaleira ou pedais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos