Um país de analfabetos científicos

Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Boss2K em Seg Set 08, 2014 1:01 pm

Será que explica os insistentes problemas com a variável USERNAME?



Um país de analfabetos científicos

Uma pesquisa nacional mostra que 79% dos brasileiros não conseguem entender um manual de instrução para usar aparelhos domésticos.

A maioria da população brasileira não domina a linguagem científica necessária para lidar com situações cotidianas, tais como ler resultados de exames de sangue, calcular se o tanque tem gasolina suficiente para uma viagem, relacionar e entender o impacto de ações no meio ambiente ou entender a cobrança da conta de luz.

Essa é a conclusão da primeira pesquisa nacional que mede o índice de letramento científico (ILC) do brasileiro, feita pelo Instituto Abramundo, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, do Grupo IBOPE, e a ONG Ação Educativa.

Quase 65% da população metropolitana entre 14 e 50 anos, com mais de quatro anos de estudos, têm um ILC, no máximo, rudimentar. Pouco menos de um terço (31%) consegue entender textos com um grau um pouco maior de dificuldade, como interpretar a tabela de nutrientes em rótulos de produtos e especificações técnicas de produtos eletroeletrônicos. A maioria absoluta, 79%, além de não conseguir entender os termos científicos que lê, é incapaz de aplicar isso em situações cotidianas, como ler um manual de instrução para usar um aparelho doméstico.

Um país de analfabetos científicos Capture_09_08_00001

A medalha que ainda falta

"Nós já esperávamos um resultado ruim, mas o que veio foi péssimo”, afirma Ricardo Uzal, presidente do Abramundo. “Nós sabemos o quanto a ausência do domínio científico impede o exercício da cidadania. Quem tem esse domínio se coloca de forma diferente diante de problemas do dia a dia, ele sabe questionar, propor soluções, testar alternativas”. Uzal diz ainda que a pesquisa mostra que faltam políticas públicas adequadas para melhorar o ensino de ciências nas escolas. Os resultados da pesquisa da Abramundo evidenciam ainda a falta de habilidade matemática aplicada no dia a dia. “A matemática serve como base para todas as outras ciências”, afirma Uzal.

Entre os que fazem ou fizeram curso superior, apenas 11% podem ser considerados proficientes. Há uma parcela significativa, de 37%, que não passa do nível rudimentar. Entre os que estudaram até o ensino médio, a situação é ainda mais crítica: apenas 1% é proficiente e mais da metade (52%), tem domínio rudimentar.

Na mais prestigiada avaliação internacional de alunos, o PISA, feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ciências é a disciplina em que os alunos brasileiros estão mais defasados.

A conta do fracasso na educação

Na última prova, de 2013, o Brasil ficou 59º lugar, entre 65 países. Não houve avanço em relação ao desempenho de 2009. Para os organizadores da pesquisa do ILC, o resultado mostra a urgência de se criar políticas públicas de educação, para melhorar a eficiência do ensino da disciplina no ensino fundamental e médio. Em uma outra prova, o Pisa avaliou a capacidade dos alunos de resolver problemas de lógica. O Brasil se deu mal novamente, ficou em 38º lugar, entre 44 países.

Estudantes brasileiros se dão mal em teste de raciocínio. Como você se sairia?

Um país de analfabetos científicos Capture_09_08_00002

Mesmo entre as pessoas mais proficientes, são poucos os que se sentem à vontade na hora de realizar pequenas tarefas ou ações que envolvem conhecimento científico. Combater um pequeno incêndio seguindo as instruções escritas nos equipamentos contra fogo, por exemplo. 27%   da turma mais proficiente, a do Nível 4, declarou que teria dificuldade ou não seriam capazes de fazer isso. A mesma proporção apareceu entre os de Nível 3. Ler manuais para instalar aparelhos domésticos é outro desafio para 18% dos mais proficientes, 20% dos de nível básico e 27% para os de letramento rudimentar.

Um país de analfabetos científicos Capture_09_08_00003



Leia abaixo uma questão para cada um dos níveis e confira em qual deles você se enquadraria (as respostas estão mais abaixo):

Nível 1
Melco Aspirina 500
Indicações: Dor de cabeça, dores musculares, dor reumática, , dor de dente, dor de ouvido. Alivia os sintomas da gripe comum.
Dose oral: 1 a 2 comprimidos de 6 em 6 horas, de preferência após as refeições, durante 7 dias no máximo.
Precauções: Não use para gastrite ou úlcera p´ptica. Não use se estiver tomando medicamentos anticoagulantes, ou se tiver sangramentos frequentes.
Ingredientes: Cada comprimedo contém: 500 mg de ácido acetilsalicílico. Excipiente: C.B.P 1 comprimido.

Questão: Por quanto tempo, no máximo, você pode tomar esse remédio?



Nível 2
Leia o texto abaixo:
CHUVA, MENOR ATRITO DOS PNEUS
Ao dirigir na chuva, tenha em mente: os freios param as rodas, mas são os pneus que param o carro. A mesma advertência vale para o caso de dirigir na lama, sobre a areia, com óleo na pista ou em outras circunstâncias que alterem as condições de atrito.
Pneus desgastados, sem estrias, na chuva, aumentam a probabilidade  de perda de aderência e consequente controle do veículo, pois a água não escoará e o pneu deslizará sobre ela.

Questão: O que faz com que o pneu com estrias aumente a segurança quando a pista está molhada?




Nível 3
Os gráficos a seguir mostram a evolução de populações de bactérias ao longo do tempo em duas pessoas infectadas com a mesma bactéria. Nos dois casos, os doentes tomaram antibióticos.

Um país de analfabetos científicos Nivel_3

Questão: Formule hipóteses sobre o que pode ter ocorrido para justificar a diferença nos gráficos dos dois casos.



Nível 4
A Organização das Nações Unidas (ONU) produz estudos que permitem fazer projeções sobre a concentração de dióxido de carbono na atmosfera e o aumento da temperatura global. É com base nesses estudos que foi produzido o gráfico a seguir:

Um país de analfabetos científicos Nivel_4

Questão: Por que o gráfico apresenta dois traçados, um para o "cenário otimista" e outro para o "cenário pessimista".



Exemplos de respostas corretas

Nível 1
Por, no máximo, 7 dias.

Nível 2
O pneu com estrias facilita o escoamento da água, diminuindo a perda de atrito, a perda de aderência.

Nível 3
O segundo paciente (caso B) pode ter interrompido o tratamento, quando os sintomas diminuíram, fazendo voltar assim a infecção. Ou as bactérias desenvolveram resistência/mutação/evolução. Ou o remédio não matou todas as bactérias. Não tomou o remédio conforme indicava a bula ou o médico.

Nível 4
Deve mencionar termos que tenham o sentido de “depende”, “probabilidade” ou “possibilidade” / São duas possibilidades diferentes, conforme o comportamento humano e da atmosfera / Depende das emissões de carbono. / Não se sabe exatamente o acontecerá, os gráficos lidam com probabilidades/projeções/estimativa.

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/09/um-pais-de-banalfabetos-cientificosb.html

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Kobeh em Seg Set 08, 2014 1:14 pm

Me fez lembrar do ENEM... Metade daquela prova é interpretação de gráficos, textos e figuras. É mais um teste de resistência e atenção. E mesmo assim, vejo alunos de colégios particulares de alto nível quebrando a cabeça com as questões.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Leandro Jeronimo em Seg Set 08, 2014 1:17 pm

Agora o problema são os que não entendem nada de tecnologia, ciência e por aí vai ??? Com a realidade do povo brasileiro e a grande dificuldade que grande parte da populção tem para viver no minimo de forma digna neste país, realmente não da para esperar tanta expertise assim, infelizmente...

Sei lá, mas tanta hora pra discutir o lance, tu abre um tópico pra justificar a brincadeira de mal gosto do camarada e minha falta de compreensão por não ter entendido a maravilhosa brincadeira.... O lance foi fechado pois grande parte da galera já sabia que ia dar m$%&, o tópico já estava fechado e deu confusão e agora já excluiram o mesmo, mas agora vamos discutir a dificuldade da população por não saber nada de tecnologia...

Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por CaQuinhO em Seg Set 08, 2014 1:24 pm

Leandro, você tá muito sensível, cara. Chill out, bro.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2012
Localização : Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por carimbass em Seg Set 08, 2014 1:27 pm

Leandro Jeronimo escreveu:Agora o problema são os que não entendem nada de tecnologia, ciência e por aí vai ??? Com a realidade do povo brasileiro e a grande dificuldade que grande parte da populção tem para viver no minimo de forma digna neste país, realmente não da para esperar tanta expertise assim, infelizmente...

Sei lá, mas tanta hora pra discutir o lance, tu abre um tópico pra justificar a brincadeira de mal gosto do camarada e minha falta de compreensão por não ter entendido a maravilhosa brincadeira.... O lance foi fechado pois grande parte da galera já sabia que ia dar m$%&, o tópico já estava fechado e deu confusão e agora já excluiram o mesmo, mas agora vamos discutir a dificuldade da população por não saber nada de tecnologia...


Acho que a ideia do topico não era de lhe ofender uma vez que várias outras pessoas tiveram dificuldade de entender a variável do forumeiros, o estudo é bastante interessante e sem querer lhe ofender ( de verdade ) sua resposta nesse tópico comprova a dificuldade que temos ( brasileiros em geral ) em entender e compreender aquilo que nos foi posto.

PS: respondi as quatro perguntas sem dificuldades...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Edu Fettermann em Seg Set 08, 2014 1:29 pm

Cara, um exemplo da minha família: minha esposa está entrando no doutorado e eu no mestrado. O resto da nossa família acha que, por conta desse "excesso" de estudo, somos ultra inteligentes e SEMPRE nos procuram pra resolver problemas até banais. Acho que no fundo tudo se resume a isso, educação de baixa qualidade e falta de estímulo à produção intelectual.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 3814
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Kobeh em Seg Set 08, 2014 1:29 pm

Naquela questão da variável username, qualquer um só entenderia de primeira apenas se estivesse com os dons paranormais em forma... Quase todo mundo se confundiu....
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por carimbass em Seg Set 08, 2014 1:36 pm

[quote="Kobeh"]Naquela questão da variável username, qualquer um só entenderia de primeira apenas se estivesse com os dons paranormais em forma... Quase todo mundo se confundiu....[/

Ok, mas foi explicado, reexplicado, tri explicado e mesmo assim a dúvida continuou...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Kobeh em Seg Set 08, 2014 1:41 pm

^ Acho q foi provavelmente pq o pessoal simplesmente não leu a explicação...rs...

Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por joabi em Seg Set 08, 2014 1:44 pm


Analfabeto científico é diferente de analfabeto tecnológico. O brasileiro se embanana com muito menos que uma variável de computador. Ler uma bula e não saber por quantos dias um remédio deve ser tomado é muito mais sério do que não conhecer linguagem de programação de computadores, e mostra que rumo que tomou a educação no país.

É um tema pra ser debatido agora mesmo, já que é tempo eleitoral e, querendo ou não, pra mudar alguma coisa dependemos de quem vai entrar lá.



joabi
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 6278
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Leandro Jeronimo em Seg Set 08, 2014 1:56 pm

carimbass escreveu:
Kobeh escreveu:Naquela questão da variável username, qualquer um só entenderia de primeira apenas se estivesse com os dons paranormais em forma... Quase todo mundo se confundiu....[/

Ok, mas foi explicado, reexplicado, tri explicado e mesmo assim a dúvida continuou...

Aqui vc respondeu com as mesmas palavras do Alex e faço questão de enfatizar o que disse a ele em outro tópico, "enquanto eu respondia diretamente a pessoa que abriu o tópico o pessoal explicava o ocorrido, por isso só li depois as explicações" mas é aquilo né, nem todos tem a mesma facilidade ou dificuldade que eu, vc e outras pessoas tem...



Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por carimbass em Seg Set 08, 2014 2:03 pm

Leandro Jeronimo escreveu:
carimbass escreveu:
Kobeh escreveu:Naquela questão da variável username, qualquer um só entenderia de primeira apenas se estivesse com os dons paranormais em forma... Quase todo mundo se confundiu....[/

Ok, mas foi explicado, reexplicado, tri explicado e mesmo assim a dúvida continuou...

Aqui vc respondeu com as mesmas palavras do Alex e faço questão de enfatizar o que disse a ele em outro tópico, "enquanto eu respondia diretamente a pessoa que abriu o tópico o pessoal explicava o ocorrido, por isso só li depois as explicações" mas é aquilo né, nem todos tem a mesma facilidade ou dificuldade que eu, vc e outras pessoas tem...




Cara vou falar de novo, várias pessoas tiveram dificuldade de entender a variável, não estamos nos referindo. Vc. Por curiosidade vc leu e respondeu o estudo do teste? Se não for pedir demais, qual foi o resultado?

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Leandro Jeronimo em Seg Set 08, 2014 2:10 pm

^O questionário não abre pra mim e outra coisa, eu só expressei meu ponto de vista com base no ocorrido e não estou me dirigindo a tua pessoa também... fica tranquilo amigo !



Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por carimbass em Seg Set 08, 2014 2:40 pm

Leandro Jeronimo escreveu:^O questionário não abre pra mim e outra coisa, eu só expressei meu ponto de vista com base no ocorrido e não estou me dirigindo a tua pessoa também... fica tranquilo amigo !




up

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Edu Fettermann em Seg Set 08, 2014 2:45 pm

joabi escreveu:
Analfabeto científico é diferente de analfabeto tecnológico. O brasileiro se embanana com muito menos que uma variável de computador. Ler uma bula e não saber por quantos dias um remédio deve ser tomado é muito mais sério do que não conhecer linguagem de programação de computadores, e mostra que rumo que tomou a educação no país.

É um tema pra ser debatido agora mesmo, já que é tempo eleitoral e, querendo ou não, pra mudar alguma coisa dependemos de quem vai entrar lá.




Perfeito, Joabi. Acho que já citei essa história por aqui, mas não custa falar de novo: em meu primeiro dia de aula na faculdade de Jornalismo, meu professor de Política Brasileira perguntou à classe (cerca de 40 alunos) quantos já tinham lido mais de dez livros na vida. Só eu e mais dois levantamos a mão. No fim, ele perguntou quem nunca tinha lido um livro inteiro e 11 pessoas levantaram a mão. É assustador pensar que quase 30% de uma turma de futuros jornalistas chegou ao ensino superior sem nunca ter lido um livro inteiro, mas isso só reflete o que é a nossa educação.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 3814
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Set 08, 2014 2:46 pm

Edu Fettermann escreveu:
joabi escreveu:
Analfabeto científico é diferente de analfabeto tecnológico. O brasileiro se embanana com muito menos que uma variável de computador. Ler uma bula e não saber por quantos dias um remédio deve ser tomado é muito mais sério do que não conhecer linguagem de programação de computadores, e mostra que rumo que tomou a educação no país.

É um tema pra ser debatido agora mesmo, já que é tempo eleitoral e, querendo ou não, pra mudar alguma coisa dependemos de quem vai entrar lá.




Perfeito, Joabi. Acho que já citei essa história por aqui, mas não custa falar de novo: em meu primeiro dia de aula na faculdade de Jornalismo, meu professor de Política Brasileira perguntou à classe (cerca de 40 alunos) quantos já tinham lido mais de dez livros na vida. Só eu e mais dois levantamos a mão. No fim, ele perguntou quem nunca tinha lido um livro inteiro e 11 pessoas levantaram a mão. É assustador pensar que quase 30% de uma turma de futuros jornalistas chegou ao ensino superior sem nunca ter lido um livro inteiro, mas isso só reflete o que é a nossa educação.

Perfeito.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 14264
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por joabi em Seg Set 08, 2014 2:46 pm

E viva a inclusão digital. Facebook e Twitter pra todo mundo. cheers

joabi
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 6278
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Guilé em Seg Set 08, 2014 2:55 pm

Eu acho inclusive que o problema é mais grave...nem chega a esfera científica ou tecnológica.

A população é analfabeta funcional mesmo, vejo pessoas que tem diploma na mão mas são incapazes de interpretar um texto de uma página...gente que fala, escreve, recebe, paga, vota, assina contratos, demanda ações na justiça, etc etc etc e sem fazer a menor idéia dos desdobramentos de seus atos.

Gente que vai durante uma hora lendo um jornal no metrô mas é incapaz de responder uma pergunta formulada com base no que leu, gente sem poder de síntese, sem a capacidade de compreender o que está lendo, o que significam aquelas frases escritas.

No máximo lêem algo sobre o qual não tem conhecimento e simplesmente passam a acreditar naquilo como se verdade fosse, são incapazes de duvidar, questionar, procurar uma segunda fonte...simplesmente pela preguiça de ter que pensar e só depois escolher.

E isso vai se repetindo e vão formando suas opiniões sem sequer saber no que elas se fundamentam...nossa escola não nos ensina a pensar, somos a geração do decoreba, que só precisa saber o que vai cair na prova...aí se alguma coisa foge um pouquinho disso já era.

Isso vale pra nossa saúde mental, saúde física, posicionamento político, espiritualidade, gostos e preferencias, senso de civilidade, etc, etc, etc.


Última edição por Guilé em Seg Set 08, 2014 3:13 pm, editado 1 vez(es)
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5568
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Leandro Jeronimo em Seg Set 08, 2014 2:57 pm

CaQuinhO escreveu:Leandro, você tá muito sensível, cara. Chill out, bro.

kkkkkkkkkk, confesso que na hora fiquei irritado e tal, mas foi um mal entendido, ta tudo certo !!!
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Set 08, 2014 3:02 pm

Guilé escreveu:Eu acho inclusive que o problema é mais grave...nem chega a esfera científica ou tecnológica.

A população é analfabeta funcional mesmo, vejo pessoas que tem diploma na mão mas é incapaz de interpretar um texto de uma página...gente que fala, escreve, recebe, paga, vota, assina contratos, demanda ações na justiça, etc etc etc e sem fazer a menor idéia dos desdobramentos de seus atos.

Gente que vai durante uma hora lendo um jornal no metrô mas é incapaz de responder uma pergunta formulada com base no que leu, gente sem poder de síntese, sem a capacidade de compreender o que está lendo, o que significam aquelas frases escritas.

No máximo lêem algo sobre o qual não tem conhecimento e simplesmente passam a acreditar naquilo como se verdade fosse, são incapazes de duvidar, questionar, procurar uma segunda fonte...simplesmente pela preguiça de ter que pensar e só depois escolher.

E isso vai se repetindo e vão formando suas opiniões sem sequer saber no que elas se fundamentam...nossa escola não nos ensina a pensar, somos a geração do decoreba, que só precisa saber o que vai cair na prova...aí se alguma coisa foge um pouquinho disso já era.

Isso vale pra nossa saúde mental, saúde física, posicionamento político, espiritualidade, gostos e preferencias, senso de civilidade, etc, etc, etc.

Perfeito (2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 14264
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por DenisLM em Seg Set 08, 2014 3:39 pm

Boss2K escreveu:Uma pesquisa nacional mostra que 79% dos brasileiros não conseguem entender um manual de instrução para usar aparelhos domésticos.

interessante, quando eu era criança e tava naquela idade de perguntar o porque de tudo, meu pai me dava os manuais dos eletrodomésticos para eu entender como funcionava e operava...

até hoje, mesmo antes de comprar qualquer equipamento eu baixo o pdf do manual e dou uma olhada geral no mínimo...
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por joabi em Seg Set 08, 2014 3:51 pm


^Também fui criado assim, mas no Brasil vale a máxima: Quando tudo der errado, leia o manual (ou a bula).

joabi
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 6278
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por joabi em Seg Set 08, 2014 4:20 pm

Leandro Jeronimo escreveu:
CaQuinhO escreveu:Leandro, você tá muito sensível, cara. Chill out, bro.

kkkkkkkkkk, confesso que na hora fiquei irritado e tal, mas foi um mal entendido, ta tudo certo !!!

Leandro, tudo na vida é treino. É como tocar baixo, ninguém nasce sabendo, precisa treinar bastante pra tocar.
Talvez você nunca tenha precisado desse tipo de conhecimento anteriormente, mas use a experiência do que aconteceu com você ao seu favor.

Não gaste seu tempo tentando culpar as pessoas. Elas dominam algumas coisas que você ainda não tem familiaridade. Aproveite melhor seu tempo correndo atrás de aprender, isso é sempre uma escolha sábia (e te poupa dores de cabeça desnecessárias). Boa sorte. up
joabi
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 6278
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Leandro Jeronimo em Seg Set 08, 2014 4:43 pm

^Sim cara, tudo é aprendizado e reconheço que vacilei neste lance aqui... Peço desculpas aos amigos e em especial ao Colela, pois após entender o lance, é nitido que era apenas uma brincadeira no qual eu cai feio...kkkkk

Mas é aquilo né, pra quem não tem noção nenhuma deste tipo de brincadeira acaba ficando vulnerável e pode gerar insatisfação... Foi mal rapaziada, se for possível, por favor excluir os tópicos que eu abri referente a brincadeira...

abraço a todos !
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Boss2K em Seg Set 08, 2014 9:55 pm

Leandro Jeronimo escreveu: (...) Sei lá, mas tanta hora pra discutir o lance, tu abre um tópico pra justificar a brincadeira de mal gosto do camarada e minha falta de compreensão por não ter entendido a maravilhosa brincadeira....
Meu caro Leandro,

Este tópico já estava agendado para ser criado por mim, desde o início da manhã, e eu ainda nem tinha visto o seu caso. Aproveitei o gancho do assunto, porque além de você e há algum tempo atrás, o uso da variável já havia provocado confusões neste fórum. Não se sinta privilegiado e nem homenageado pelo tópico. Não citei você, jamais citaria e muito menos te usaria como exemplo. Não tenho esse costume.  Prudência, moderação, sensatez, cautela e caldo de galinha, não faz mal a ninguém.  up

Na minha humilde opinião, veja bem, opinião, o Colela jamais pensou em você quando fez a brincadeira, portanto não é nada pessoal e ele não merece a frase grifada acima.

Por mim, assunto encerrado aqui.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Leandro Jeronimo em Ter Set 09, 2014 8:57 am

^Tudo certo Boss, assunto já resolvido, eu fiquei irritado pois não havia pego esse assunto desde do inicio e não tinha entendido a brincadeira, novamente peço desculpas a vocês.

Abraço cara !
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por allexcosta em Ter Set 09, 2014 9:05 am

Nos países de IDH mais elevado, uma pessoa é considerada alfabetizada quando lê e escreve de maneira razoável, consegue interpretar textos médios, lê mapas, conhece pontos cardeais e coisas assim.

No Brasil, é quando assina o nome e consegue ler algo de nível bem básico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 46547
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Edu Fettermann em Ter Set 09, 2014 9:40 am

allexcosta escreveu:Nos países de IDH mais elevado, uma pessoa é considerada alfabetizada quando lê e escreve de maneira razoável, consegue interpretar textos médios, lê mapas, conhece pontos cardeais e coisas assim.

No Brasil, é quando assina o nome e consegue ler algo de nível bem básico.

Alex, na última eleição municipal (2012) entrevistei uma juíza eleitoral aqui da minha cidade. Ela disse que a prova que é aplicada aos candidatos a vereador e a prefeito para que eles comprovem seu nível de alfabetização pode tranquilamente ser feita por uma criança que esteja na quarta série do ensino fundamental, e mesmo assim alguns quase não passam. Mesmo assim, alguns totalmente analfabetos ainda são eleitos e tomam posse do cargo, como mostra o vídeo abaixo.

<object width="560" height="315"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/u4EU-NIurIw?version=3&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/u4EU-NIurIw?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 3814
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por subgrave em Ter Set 09, 2014 10:30 am

Leandro Jeronimo escreveu: Com a realidade do povo brasileiro e a grande dificuldade que grande parte da populção tem para viver no minimo de forma digna neste país, realmente não da para esperar tanta expertise assim, infelizmente...

Classes mais abastadas também estão sofrendo de falta de expertise... a gurizada nova que tá vindo, independentemente de classe social, é muito desligada de tudo...

Me divirto quando vou na padaria e peço 1/3 (um terço) do bolo, as gurias que me atendem se apavoram, e ficam com vergonha de dizerem que não entenderam.
A gurizada não sabe mais nem o que é 1/3 (um terço)!

subgrave
Banido

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por fheliojr em Ter Set 09, 2014 1:07 pm

acho q o foco desta problemática é o analfabetismo funcional, e não o tecnológico/científico.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 10024
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Pedroswaldo em Ter Set 09, 2014 1:55 pm

Que paiaçada é essa do povo ficar me trolando lá no outro tópico??

Eu entro mudo e saio calado. E caio na boca do povo?!?!?!?!?

Voces vão tudo tomá no seus orifícios corrugados ínfero lombares.

------------------------

Obviamente estou brincando. Demorei uns minutinhos pra entender aquele outro tópico. Depois fiquei rindo sozinho...

Sobre o assunto deste tópico, é realmente impressionante. Eu que cresci lendo de tudo, me assusto com algumas coisas como as mostadas acima.
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1128
Localização : GPS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por MugiwaraBoy em Ter Set 09, 2014 3:50 pm

A coisa é tão mais seria, quanto todas as palavras existentes podem descrever.

Em minha cidade, aqui no interior de Minas (novamente, eu não sou do Japão, aquilo ali é só brincadeira) já se foi eleito um candidato a prefeito que não sabia ler nem escrever, assinava mandatos, obras e tudo o que se imagina apenas com uma rubrica que o mesmo sabe fazer perfeitamente quantas vezes for preciso.

E na ultima eleições para vereador, quase se elege uma varredora de rua que tem apenas ate a segunda serie.
Nada contra a mesma que por sinal se limpa se o modo de trabalhar da politica da minha cidade como deixava a rua sempre limpa seria melhor ate que a nossa presidenta.
Então colocaram a pobre coitada para ser uma funcionaria da câmara, como não sabia ler nem escrever direito, muito menos intender o que o linguajar dos documentos falavam, virou laranja de pelo menos 5 lá dentro.

A coisa é feia e o Brasileiro leva isso praticamente sempre na brincadeira. Meu ponto de vista.

Edit: Complementando http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/09/matriculas-no-ensino-superior-sobem-38-e-atingem-73-milhoes-de-alunos.html
MugiwaraBoy
MugiwaraBoy
Membro

Mensagens : 296
Localização : Japão

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Cayo Castro em Qua Set 10, 2014 10:00 am

subgrave escreveu:
Me divirto quando vou na padaria e peço 1/3 (um terço) do bolo, as gurias que me atendem se apavoram, e ficam com vergonha de dizerem que não entenderam.
A gurizada não sabe mais nem o que é 1/3 (um terço)!

Não sei se concordo, sub...
Eu acho que houve crescimento (pífio) nessa área. Hoje, vejo a molecada muito mais inteligente, metendo o bedelho em política, economia e enfim... aberta a ler coisas que pessoas da geração antiga não lia. Acho que a internet trouxe isso pra gente. Está tudo a alguns cliques. Conhecimento que a minha geração não acha maçante.
Claro que a melhora deve ser pouca. Mas acho que ainda sim, é visível.

Contudo, acredito que haja um mal quase que irreversível no sistema educacional brasileiro. Como o Guilé falou: Vemos pessoas formadas em ensino superior e que ostentam com louvor seus títulos que não sabem de muita coisa. A verdade é que, quem quiser fazer faculdade hoje, faz. Qualquer um. Independente de capacidade, conhecimento ou outro sistema meritocrático. Claro que esse processo de democratização aumentou o acesso da massa à faculdade e isso é uma coisa positiva. Mas, acho que com isso, um novo processo de educar precisa vir a ser formado dentro das faculdades.

Aquele lance coronelista do coronel ( pai) mandar o filho pra capital pra estudar e virar "doutor" estudando direito, medicina ou qualquer outra coisa ainda é presente. Acontece que o filho, acha que é só ter o diploma e já vira "doutor".

Esse processo é muito visível aqui no Acre. Por ser um estado pequeno e que antes só contava com a universidade federal como instituição de ensino, lembro que as pessoas se matavam de estudar pro vestibular e davam muito valor ao curso que passavam. É daí, que temos os "mestres" e "doutores" do estado. Com a chegada das faculdades particulares, houve a democratização desse acesso. E a baixa valorização de um curso superior. Hoje aqui no Acre, sobra vagas em qualquer curso que se queira fazer. Além da federal e do instituto federal, tem muitas outras faculdades particulares que só pensam em lucro e lucro. O Acre deve formar uns 500 bacharéis em direito por ano. Bacharel em direito que não consegue passar num concurso de ensino médio, bacharel em direito que não consegue passar na OAB. Um milhão de fisioterapeutas que não têm onde atuar. Outro milhão de arquitetos que não tem onde atuar. E assim vai, em todas as áreas.
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por allexcosta em Qua Set 10, 2014 10:21 am

Sei lá, acho que essa geração tem mais intimidade com tecnologia sim, mas não cosegue escrever ou interpretar um texto básico e se atrapalha com os conceitos mais básicos de matemática, além de ter uma caligrafia sofrível.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 46547
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Cayo Castro em Qua Set 10, 2014 10:48 am

^ Com certeza. E isso se deve a própria tecnologia. Eu só escrevo quando faço as provas da faculdade. Meus músculos da mão até estranham, como se fizessem com dificuldade. (sério)
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Sonikado em Qua Set 10, 2014 12:52 pm

Só observar o nível do portugues de posts na internet. Escrever corretamente (ou num mínimo aceitavel) é minoria...

Sonikado
Membro

Mensagens : 1185
Localização : Estado de SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por MugiwaraBoy em Qua Set 10, 2014 2:14 pm

allexcosta escreveu:Sei lá, acho que essa geração tem mais intimidade com tecnologia sim...

Concordo, porem não sabem aproveitar o mundo de conhecimentos que tem as mãos, e preferem usar o tempo e tal intimidade para ficar de papo na rede afora. Redes sociais e tudo o mais que temos por ai afora.
MugiwaraBoy
MugiwaraBoy
Membro

Mensagens : 296
Localização : Japão

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Kobeh em Qua Set 10, 2014 2:31 pm

MugiwaraBoy escreveu:
allexcosta escreveu:Sei lá, acho que essa geração tem mais intimidade com tecnologia sim...

Concordo, porem não sabem aproveitar o mundo de conhecimentos que tem as mãos, e preferem usar o tempo e tal intimidade para ficar de papo na rede afora. Redes sociais e tudo o mais que temos por ai afora.


Verdade. Toda essa tecnologia deixa uma infinidade de informações há um clique. Mais cedo eu estava lendo sobre como comprar títulos do tesouro nacional, na hora do almoço procurei um restaurante pelo celular e agora pouco conheci um estilo de música complemente novo pra mim. Se não fosse a tecnologia atual, eu nunca iria absorver tanta informação assim em tão poucas horas...
O problema da garotada é que eles deveriam saber se virar muito bem com várias questões e desafios do dia-a-dia, e até com coisas mais complicadas. Não era pra existir esse questionamento. O mau uso da tecnologia parece q tornou todo mundo mais preguiçoso.

Basta ver aqui pelo fórum a dificuldade que novos usuários muitas vezes têm em usar a busca.


Última edição por Kobeh em Qua Set 10, 2014 2:32 pm, editado 1 vez(es) (Razão : erro de digitação)
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Um país de analfabetos científicos Empty Re: Um país de analfabetos científicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum