Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

+32
José Carlos
Mayo Pamplona
Silouco
Alencar
siodoni
Vlad
Eduardo Chaves
Henrique Alencar
KIQ
Glauco
*-* Rafinha *-*
nukebass
allexcosta
Pagode Alto Astral
AdrianoBSB
Rdg Bass
toninho_666
Renato
Lionbass
Moshe Bar Elohim
Jackson
Guilé
NESCAU
Fernando Zadá
Claudio
Luciano Carvalho
Cantão
Wotan
URSOBHZ
heitor_pg
GusVCD
Alexandre Lopes
36 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por allexcosta Sex Out 02, 2009 11:52 pm

Cantão escreveu:Tem um cara na minha cidade que viu isso na net e tá querendo fazer o corpo com aquela madeira de aeromodelismo , acho que é "balsa" que chamam , ele acha que ela vai vibrar o som , como o papelão , só que com a vantagem de ser mais resistente...

Faz sentido, fala pra ele fazer mesmo!

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por *-* Rafinha *-* Sáb Out 03, 2009 1:32 am

e a captação?????
*-* Rafinha *-*
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Sáb Out 03, 2009 2:33 am

Cantão escreveu:Tem um cara na minha cidade que viu isso na net e tá querendo fazer o corpo com aquela madeira de aeromodelismo , acho que é "balsa" que chamam , ele acha que ela vai vibrar o som , como o papelão , só que com a vantagem de ser mais resistente...não tenho certeza...ele diz que ela vende em varias espessuras , e vem em folhas...pedi pra ele tirar fotos e mandar pra mim...se vingar mesmo eu posto aqui...abraços. up

Na minha época de moleque, construi e reformei muitos aeromodelos em balsa, é bem facil de se trabalhar com a madeira, e muito leve tambem, tudo é uma questão de teste, e a madeira é meio cara, mas desde já adianto que se fizer um tratamento na balsa com DOPE ou Verniz, fica muito resistente o material.

O meu upright cardboard box esta quase pronto, demorei em torno de 5 horas para cortar as madeiras, furar e recortar o esquema do headstock, parafusar tarachas, colar e parasufar baraço + ponte no guia, que é a alma do lance, fixar e parafusar ponte, recortar a escala e colar, ficou jóia o esqueleto da gambiarra.

Mas fiz tudo com muito cuidado e carinho, tenho certeza que o instrumento vai saber retribuir, na hora que gravar uma demo para postar aqui no forum.

Amanhã parece que é o dia de testar a criança, só falta o papelão eo nylon para fazer as cordas cheers

Ta quase amanhã acho que nasce a criança ....
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Sáb Out 03, 2009 2:41 am

*-* Rafinha *-* escreveu:e a captação?????

Da para fazer com auto afalante de fone de ouvido, ou comprar um transdutor piezo, vende em loja de eletronica por uns r$5,00 .....

Método para produzir um transdutor de torque, sensoreamento de torque piezo-elétrico e sensor de torque

"Método para produzir um transdutor de torque, sensoreamento de torque piezo-elétrico e sensor de torque". Um elemento de cristal piezo-elétrico na forma de disco tendo um eixo geométrico para máxima sensibilidade a tensão tem um par de eletrodos em suas faces opostas. Um par de espaçadores resilientes anulares são dispostos cada um dos quais sobre um eletrodo no elemento piezo-elétrico e uma tampa é disposta sobre cada espaçador para formar um espaço de ar respectivamente entre tampa e eletrodo formando uma sub-montagem de transdutor. Um membro torsional a ser submetido a um torque aplicado tem uma área preparada, preferivelmente embutida e a sub-montagem é disposta no recesso com o eixo geométrico de máxima sensibilidade a tensão orientada a cerca de 45<198> em relação ao eixo geométrico de torque. A sub-montagem tem terminais elétricos anexados e é colocada no recesso com um composto de colocação transmissor de tensão, por exemplo, epóxi. Os terminais elétricos são acoplados a um circuito oscilador externo através de um acoplamento capacitivo variável rotativo. O circuito determina mudanças na freqüência heteródina do oscilador e na freqüência de ressonância do elemento de cristal piezo-elétrico tensionado indicando a tensão torsional no elemento de torção. A capacitância variável provê indicação da posição angular rotativa.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Glauco Dom Out 04, 2009 5:39 pm

Caramba...dá vontade de fazer um desses em madeira mesmo!!
agora e as cordas? que material é e onde achamos isso?
Aqui na leroy Merlin, vi uns retalhos de madeira q davam pra fazer numa boa, será q pedaços de eucatex seriam uma boa opção?
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Out 04, 2009 8:22 pm

Glauco escreveu:Caramba...dá vontade de fazer um desses em madeira mesmo!!
agora e as cordas? que material é e onde achamos isso?
Aqui na leroy Merlin, vi uns retalhos de madeira q davam pra fazer numa boa, será q pedaços de eucatex seriam uma boa opção?

Cara o meu é literalmente de papelão, porque a madeira é compensado, então ja viu ... mas qualquer madeira rola, de preferencia as mais resistentes, no caso de fazer um de 4 cordas, porque o meu de duas cordas, ja tensionou muito o braço...

Só te falo uma coisa ....ficou incrivel!! Incrivel !!! Daqui a pouco vou postar o video que acabei de gravar ... consegui captar sem saturar o som na camera com microfone tosquera cheers

Até daqui a pouco .... Very Happy
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Out 04, 2009 8:23 pm

As fotos da criança, fui gravar um video ea camera digital não esta aguentando os graves, racha o som, vou tentar equalizar melhor e tentar fazer um video com o som clean, a pilhas estão carregando agora mais tarde posto outra tentativa de video.

Mas desde já adianto que o som ficou muito bom.

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Pict0002f
Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Pict0006o
Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Pict0004g
Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Pict0003u
Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Pict0012w
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Out 04, 2009 8:48 pm

allexcosta escreveu:
Alexandre Lopes escreveu:Tem um cara vendendo um por U$99,00 muita grana ....

Achei barato, ele tá cobrando pelo tempo dele de montar. E tempo é a coisa mais cara nos EUA...

Quanto ao seu projeto, o compensado me preocupa... Acho que se você visitar uma madereira local consegue pedaços de madeira de verdade até de graça...

Ai nos EUA deve ser correria mesmo por isso que a hora da mão de obra é cara ... depois que montei o baixo vi que realmente da um pouco de trabalho.

Depois que eu montei vi que realmente o compensado não é a madeira mais indicada, o correto seria uma madeira muito mais resistente porque ai daria para fazer um de 4 cordas.

Mas o compensado para duas cordas aguenta tranquilo ....
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por *-* Rafinha *-* Dom Out 04, 2009 10:38 pm

Alexandre...
ae eu ligo o esquema do fone de ouvido no cabo e depois direto pro Cubo?
*-* Rafinha *-*
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Out 04, 2009 11:13 pm

*-* Rafinha *-* escreveu:Alexandre...
ae eu ligo o esquema do fone de ouvido no cabo e depois direto pro Cubo?

Tentei fazer um captador com falante de fone de ouvido, mas não ficou legal não, saturou muito, o melhor resultado foi pegar um falante de caixa de computador ... ficou legal o som e da até para usar afinador.

Corda E

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Pict0005xp

Corda A

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Pict0006wa


O video, mas a camera é muito ruim, e distorceu a gravação, mas ao vivo o som é muito legal, da para tirar uma onda em um churrasco agora ... rssss

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por *-* Rafinha *-* Seg Out 05, 2009 12:58 am

Legal Cara Parabèns! Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Icon_cheers
*-* Rafinha *-*
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Lionbass Seg Out 05, 2009 8:56 am

Ficou Mto legal Alexandre ... haiuhuiaha depois vou tentar fazer o meu...

____________________________
"Você pode ouvir o agudo, mas é o grave que você SENTE" Lionbass
Custom Basses Club #021
Clube dos Perdidos # 004
Lionbass
Lionbass
Membro

Mensagens : 694
Localização : Pé Vermeio em São Paulo

http://www.jahmaicaroots.tk

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Seg Out 05, 2009 3:36 pm

*-* Rafinha *-* escreveu:Legal Cara Parabèns! Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Icon_cheers

Obrigado Rafa, a versão 2.0 promete!
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Seg Out 05, 2009 3:51 pm

Lionbass escreveu:Ficou Mto legal Alexandre ... haiuhuiaha depois vou tentar fazer o meu...

Legal Lion, cara faz mesmo ... é muito divertido tocar esse baixo, é tirar leite de pedra literalmente, principalmente fazer uma levada em duas cordas...

Esta semana vou começar a rabiscar o novo projeto, vou passar tudo para o papel, e depois procurar madeiras de qualidade x custo beneficio .... A meta agora é realmente construir um upright eletrico de 4 cordas com qualidade sonora e boa tocabilidade.

Vou usar como base este modelo, para desenhar o diy eletric upright bass.

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Bass1
Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Bass4
Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Bass3
Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Bass2a

Qualquer duvida que você tiver pode postar que respondo, este aqui foi na base do olhometro, mas se você quiser te passo todas as medidas.

Forte Abraço.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por KIQ Ter Out 06, 2009 9:35 am

Caraca...

Simplesmente bizarro ...

Mas que da uma cutucada na imaginação, isso da!!!


Pintou aquela vontade de encarnar o Gepeto, e construir um Pinóquio desses mano!!! hyper
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Ter Out 06, 2009 12:55 pm

KIQ escreveu:Caraca... Simplesmente bizarro ...

Mas que da uma cutucada na imaginação, isso da!!!

Pintou aquela vontade de encarnar o Gepeto, e construir um Pinóquio desses mano!!! hyper

Tudo fmz KIQ ... Pô .... a parada é maneira, vale muito a pena construir um, da para aprender muita coisa sobre construção, porque o principio de acustica éo mesmo, só muda a matéria prima, acabamento e designer.

Realmente tocar em um baixo desse, não é facil, ainda mais em duas cordas, tem que refazer o arranjo e criar outra levada, pela falta de recurso.

Precisando de qualquer ajuda, pode falar que estamos ai, quem sabe não surge outros irmãos desse baixo aqui no forum, ai agente monta um clube ....rsss

Cara o lance tem tanto potencial, que da até para fazer um projeto social para ensinar musica, em comunidades carentes ....

Abraço
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por KIQ Ter Out 06, 2009 4:37 pm

Só to esperando arrumar uma caixa de papelão adequada ...

Braço vai de compensado mesmo ...

Total acustico, sem parte eletrica, porque eu não entendi esse esquema ai com fone de ouvido o_O ...

E as cordas, me desculpem se já responderam, mas não são cordas comuns, são???
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Ter Out 06, 2009 11:10 pm

KIQ escreveu:Só to esperando arrumar uma caixa de papelão adequada ...

Braço vai de compensado mesmo ...

Total acustico, sem parte eletrica, porque eu não entendi esse esquema ai com fone de ouvido o_O ...

E as cordas, me desculpem se já responderam, mas não são cordas comuns, são???

Então se for totalmente acustico, ja vou te passar uns macetes que descobri depois que montei o meu, entre o braço que é colado e parafusado existe uma pedaço de madeira que vai até o rastilho ou ponte, isso se chama alma ... porque alma? porque a caixa acustica no caso o tampo não tem contato com essa madeira, apenas nas junções de braço e ponte, e mesmo assim é pequena .... se esta alma tiver um contato maior com o tampo de papelão, acaba abafando o som e matando a acustica.

Vou colcar uma foto para você entender melhor.

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 368974802_069c80f1f0

Como eu fiz o meu de compensado, depois que ja tinha recortado a escala e colado, furado e recortado o headstock para fixar as tarraxas, percebi que não ficou tão rigido o corpo e braço, mas mesmo assim montei desse jeito, para duas cordas o compensado vai tranquilo ..... Mas hoje fui colocar a terceira corda.... pô .. deu uma empenada no braço, muita tensão para o compensado.

Sobre as cordas você vai em uma casa que vende artigos para jardinagem e pede para o cara mostrar os fios de nylon que ele tem para cortador de grama, comprei 2 metros de cada e cinco medidas diferentes.

É muito barato o encordamento com 4 cordas saiu r$5,50 rsss ... E o melhor de tudo afina perfeito, como pode ver na foto do afinador, é lisinha da uma pegada boa ....

O sistema de captação fiz com fone de ouvido o primeiro que ficou ruim, e logo em seguida com um falante de 2,5" 3 wts 8 omes ... Esse sim ficou bacana no ampli ...

Mas meu o meu proximo vou usar sistema de captação de upright eletrico, captador piezo de contato, ai sim vai falar bonito.

Abraço e boa sorte ai com o cardboard bass.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Claudio Qua Out 07, 2009 8:24 am

Alexandre Lopes escreveu:
Então se for totalmente acustico, ja vou te passar uns macetes que descobri depois que montei o meu, entre o braço que é colado e parafusado existe uma pedaço de madeira que vai até o rastilho ou ponte, isso se chama alma ... porque alma? porque a caixa acustica no caso o tampo não tem contato com essa madeira, apenas nas junções de braço e ponte, e mesmo assim é pequena .... se esta alma tiver um contato maior com o tampo de papelão, acaba abafando o som e matando a acustica.

Pois é Alexandre, acho que você acabou se empolgando um pouco além da conta, e está começando a tirar conceitos e conclusões bem equivocadas como essa sobre a Alma de um Contrabaixo Acústico.

Legal esse lance do teu baixo de caixa de papelão, como muitos disseram, deve funcionar bem como uma bela terapia ocupacional. Só que, não tem como você querer comparar uma caixa dessas a um Contrabaixo Acústico, principalmente em termos de construção. São dois mundos completamente diferentes... e posso te dizer sem receio de errar, que montar uma caixa de papelão com duas cordas ao longo de um pedaço de madeira e que emite um som, não te habilita a construir um Contrabaixo Acústico de verdade. Vá com calma, não é bem assim... no caso de um Contrabaixo Acústico é necessário muitos anos de estudo de uma arte chamada Luthieria e mais uma penca de conhecimentos específicos. Se fosse tão simples quando construir uma caixa de papelão, imagine você quantos "fabricantes" de Acústico você não iria encontrar por metro quadrado?!?

Voltando ao assunto da Alma, acho importante esclarecer esse equívoco, principalmente para aqueles que têm interesse em Contrabaixo Acústico.

1 - A Alma *não* está entre o braço e o rastilho, de forma alguma;

2 - Contrabaixo Acústico *não* possui rastilho e nem ponte... possui Estandarte e Cavalete;

3 - A Alma *não* tem esse nome porque atua entre o braço e a ponte... de onde você tirou isso???

4 - A Alma *não* tem função de abafar o som e muuuito menos de matar a acústica... de forma alguma!!!

5 - A Alma é uma peça roliça de madeira, geralmente feita em Ébano, responsável pela transmissão da vibração entre o tampo e o fundo. Funciona assim: você toca as cordas. O Cavalete recebe a vibração e repassa pro tampo. A Alma capta a vibração do tampo e trasmite até o fundo, dessa forma fazendo com que toda a caixa acústica do instrumento entre em ressonância.

É pra isso que serve a Alma, e é dessa forma que ela funciona. Os outros elementos de madeira que são fixados ao longo do tampo e do fundo, são chamados de Barra Harmônica!

Eu não sou Luthier de Contrabaixo Acústico, e tenho certeza que nem tenho mais tempo nessa vida pra me tornar um. Mas, pra quem toca instrumento (principalmente Erudito), acho super importante estudar e conhecer como funciona e como é construído o instrumento, e esse tipo de estudo está ao alcance de todos nós, basta procurar na Internet que você vai achar vários sites e papers com informações sobre Contrabaixo Acústico!

Espero que o amigo não fique chateado, mas era necessário colocar nos eixos essas informações sobre a Alma. Imagina se alguém procura no Google algo sobre esse assunto e vem parar aqui no Fórum?

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Qua Out 07, 2009 11:30 am

ClaudioBass escreveu: Legal esse lance do teu baixo de caixa de papelão, como muitos disseram, deve funcionar bem como uma bela terapia ocupacional.

Valeu Very Happy .... Desde criança construi muitos aeromodelos, automodelos e nautimodelos, recortando peça por peça, estudando e adaptando a planta de construção. Sobre adaptação e eletronica eu tenho um conhecimento que da para o gasto.

Nos dias de hoje mesmo não tendo muito tempo disponivel, devido minha agenda de prestação de serviço ser totalmente imprevissivel, quando encano com alguma coisa, consigo tempo, sou filho de espanhol daqueles cabeça dura e teimoso ... rss

Uma construção dessa demora em torno de 5 horas, da para fazer em um sabado atarde tomando uma cerveja com os amigos.

ClaudioBass escreveu:Espero que o amigo não fique chateado, mas era necessário colocar nos eixos essas informações sobre a Alma. Imagina se alguém procura no Google algo sobre esse assunto e vem parar aqui no Fórum?

Claudio não fiquei chateado de forma alguma, muito pelo contrario fico feliz de você poder, esclarecer esses conceitos equivocados sobre a alma que tinha postado up

Só tenho a agradecer, você explicou de forma simples e objetiva todo esquema de ressonância acústica.

Algumas comparações que fiz, sobre ponte e cavalete, não tinha a ver com o baixo acustico, e sim com os componentes que utilizei de violão, mas foi bom saber os nomes que no proximo projeto já vou postar com os nomes corretos.

E falando em empolgar.... O proximo projeto..... Estou na pilha de construir um upright eletrico de 4 cordas, madeiras custo x beneficio com boa tocabilidade e som, pré amplificação valvulada por uma 12ax7, com dois captadores piezo de contato ligados em série e cordas de Nylon.

Se alguem puder ajudar com medidas de escala largura de braço, comprimento do instrumento, ou algum esquema técnico, vai ajudar muito.

Forte Abraço
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Henrique Alencar Qua Out 07, 2009 12:36 pm

Alexandre
Parabéns e divirta-se.
Se te faz bem que mal tem?!

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Claudio Qua Out 07, 2009 12:52 pm

Alexandre Lopes escreveu:
Se alguem puder ajudar com medidas de escala largura de braço, comprimento do instrumento, ou algum esquema técnico, vai ajudar muito.

Tá bom... pra provar que não sou tão mau assim como muito imaginam, assimque eu tiver um tempo vou tirar as medidas do meu Upright e posto aqui pra você.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Guilé Qua Out 07, 2009 12:53 pm

Q droga....eu sabia q devia ter guardado a caixa da minha geladeira....eu sou muito burro mesmo !!! Mad

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Eduardo Chaves Qua Out 07, 2009 1:04 pm

Guilé Santos escreveu:Q droga....eu sabia q devia ter guardado a caixa da minha geladeira....eu sou muito burro mesmo !!! Mad

Se quizer tem uma caixa de maquina de lavar aqui! mando pra vc via correio!! quer?
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por allexcosta Qua Out 07, 2009 1:13 pm

Alexandre,

Todo grande luthier passou por essa fase de experimentação, acredito que num futuro próximo veremos instrumentos bem mais sofisticados com a sua assinatura. Continue firme nas construções...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Qua Out 07, 2009 6:06 pm

Henrique Alencar escreveu:Alexandre
Parabéns e divirta-se.
Se te faz bem que mal tem?!

Valeu cara, o espirito da coisa é esse mesmo.

ClaudioBass escreveu:Tá bom... pra provar que não sou tão mau assim como muito imaginam, assim que eu tiver um tempo vou tirar as medidas do meu Upright e posto aqui pra você.

Agradeço de coração mesmo, pode ter certeza que vai ajudar não só a mim, mas a todos que quiserem construir um Upright eletrico de estudo mais Pro.

Vou arquivar em fotos o processo de construção, fazer uma planta detalhada, e postar aqui no forum todo o processo passo a passo.

Claudio desde já muito obrigado, ontem você tirou todas as duvidas que tinha sobre captação em upright, hoje exclareceu o ABC sobre ressonância de caixas acústica.

Valeu mesmo pela ajuda até agora up

Eduardo Chaves escreveu:
Guilé Santos escreveu:Q droga....eu sabia q devia ter guardado a caixa da minha geladeira....eu sou muito burro mesmo !!! Mad

Se quizer tem uma caixa de maquina de lavar aqui! mando pra vc via correio!! quer?

Que bacana que mais gente esta entrando na onda do tópico, o melhor fim que uma caixa de geladeira ou maquina de lavar pode ter, é virar um baixo de papelão.

allexcosta escreveu:Alexandre,

Todo grande luthier passou por essa fase de experimentação, acredito que num futuro próximo veremos instrumentos bem mais sofisticados com a sua assinatura. Continue firme nas construções...

Allex valeu mesmo pelo apoio moral up

Toda mensagem de incentivo serve para estimular ainda mais a criatividade e amadurecer a idéia que é possivel, construir um upright eletrico para estudo de baixo custo, mesmo sem conhecimentos avançados de luthieria.

A versão 2.0 promete rock Assim que tiver as medidas vou garimpar madeireiras, luthieria, marcenarias até mesmo sitios e chacaras em busca de postes eucalipto ou pinho, de cerca de arame farpado ou energia, se a sorte estiver do meu lado posso achar um pedaço bruto e seco, fazendo assim um bom instrumento.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Vlad Qua Out 14, 2009 1:21 pm

Bicho... a depender do evento eu tocaria num desse, msm de papelão...
Se fosse uma parada mais chique (buffet, restaurante, hotel - em suma: um trampo formal) ñ... pq imagem conta... mas se fosse um som no meio da galera, sim... ia ser no mínimo engraçado...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por siodoni Qui Out 15, 2009 11:51 am

Cara meus parabens....
Esse baixo de papelão ficou muito show.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Out 16, 2009 3:50 pm

Vlad escreveu:Bicho... a depender do evento eu tocaria num desse, msm de papelão...
Se fosse uma parada mais chique (buffet, restaurante, hotel - em suma: um trampo formal) ñ... pq imagem conta... mas se fosse um som no meio da galera, sim... ia ser no mínimo engraçado...

Vlad que bom que você pensa assim, eu acho que este baixo se for bem construido, da para ensinar musica para crianças carentes, é uma coisa muito no "Ar" ainda, quem sabe algum professor (visionario) de contrabaixo, não encontre este video no youtube, entre no link que esta redirecionando para o forum, e consiga fazer alguma coisa com este projeto.

Eu mesmo gostei muito de tocar nele, é muito divertido, muito mesmo ...

Abraço cara, e que bom você pensar desta forma.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Out 16, 2009 4:01 pm

siodoni escreveu:Cara meus parabens....
Esse baixo de papelão ficou muito show.

Sidoni valew irmão pela força up

Futuramente irei fazer um modelo melhorado, ai vou postar um passo a passo, com planta detalhada e medidas, quero que mais gente construa e quem sabe fazer um clube aqui no forum.


Tenho certeza absoluta, que da para melhorar muito o som, este que fiz esta cheio de falhas na construção, barra harmonica muito grande dentro da caixa acustica, esta sem a alma, o captador fiz com falante de computador, sendo que o correto seria comprar um piezo ....

Mas é isso..... Quem quiser fazer um, é só postar as duvidas que vou ajudando, ja que aprendi muita coisa com a construção do meu ....

Abraço
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por siodoni Sáb Out 17, 2009 12:46 pm

Eu tenho vontade de fazer um, mais acho que não dou conta não hehehehe.
Meus parabens novamente pela sua iniciativa, quem sabe futuramente montamos o clube do baixo reciclavel hehehehe.
Abraços
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Out 17, 2009 2:38 pm

Putz também tenho muita vontade de fazer um. SE não pegar um Yamaha Silent logo mais devo me arriscar.
Nesse link tem muita informação sobre EUB

http://dvoi.com/proj/eubdb

http://ebass.nl/site2/

http://ebass.nl/site2/building-an-electric-upright-bass/

Esse último aguça a vontade de tentar fazer um.....
Abraços
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Sáb Out 17, 2009 10:58 pm

siodoni escreveu:Eu tenho vontade de fazer um, mais acho que não dou conta não hehehehe.
Meus parabens novamente pela sua iniciativa, quem sabe futuramente montamos o clube do baixo reciclavel hehehehe.
Abraços

Da conta sim Siodoni, é simples de tudo montar um desse, e outra é só postar fotos que qualquer duvida que surgir, vou ter o maior prazer em ajudar.

Monta ai que estou parecendo um Orfã aqui no forum, tem que nascer outros irmãos reciclados, e fazer a familia do carboard bass crescer.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Out 18, 2009 2:49 am

Fernando Zadá escreveu:Putz também tenho muita vontade de fazer um. SE não pegar um Yamaha Silent logo mais devo me arriscar.
Nesse link tem muita informação sobre EUB

http://dvoi.com/proj/eubdb

http://ebass.nl/site2/

http://ebass.nl/site2/building-an-electric-upright-bass/

Esse último aguça a vontade de tentar fazer um.....
Abraços

Muito loco o esquema do upright de 5 cordas, ele construiu com um pedaço de bancada de cozinha de 45 anos.... o bacana é que ele colocou a foto do passo a passo. Laughing

Vou salvar todas as fotos.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alencar Dom Out 18, 2009 3:51 am

exótico!
aiuhiahiua
parabéns cara!
ficou bem legal!

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Silouco Ter Nov 24, 2009 11:26 am

Acredito nessa idéia tbm, já vi uma reportagem a alguns anos que mostrava um projeto em uma comunidade carente me que um professor dava aula de violino em instrumentos feitos de bambu,
nos sabemos que se tornar musico não sai barato, eu mesmo banco minha aventura musical (como minha mae diz) com salário de estagiário, sempre sonhei com um vertical, agora é possível(kkkkkk), sempre fui louco para realizar projetos assim, também fiquei com uma dúvida, qual a tensão dessas "cordas"??
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Mayo Pamplona Ter Nov 24, 2009 9:30 pm

Se o video é fiel mesmo, já vi rabecões de verdade que soam pior que esse de papelão.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por José Carlos Qui Nov 26, 2009 11:46 pm

Se um dia eu ver um baixo teu, principalmente esses frankeinbass eu usaria de boa!! claps
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por RFFanBR Seg Nov 30, 2009 12:22 am

Eu faço esculturas em papel. Acho que vou fazer um baixo acústico assim, kkkkk.

Uai, é minha terapia, além do baixo.

Já fiz um violino de papel, só faltou ver se tocava mesmo, kkkk. Pq na aparência enganou muita gente.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Dez 04, 2009 12:11 am

Alencar escreveu:exótico!
aiuhiahiua
parabéns cara!
ficou bem legal!

Valeu Alencar up

Silouco escreveu:Acredito nessa idéia tbm, já vi uma reportagem a alguns anos que mostrava um projeto em uma comunidade carente me que um professor dava aula de violino em instrumentos feitos de bambu.

O caminho é esse, se o projeto for aperfeiçoado, e devidamente adaptado para 4 cordas, o vertical de papelão tem um grande potencial para o ensino de musica, tem que ser meio visionário para acreditar nesta idéia, mas é possivel.

Silouco escreveu:sempre fui louco para realizar projetos assim, também fiquei com uma dúvida, qual a tensão dessas "cordas"??

Sempre gostei de colocar a mão na massa, ainda quero construir minha própria casa, desenhar a planta ecologicamente correta, pegando captação de agua da chuva, aquecendo agua para o chuveiro com aquecedores caseiros (painel solar), Placas de energia solar e gerador eólico caseiro, Aproveitar o maximo de recursos naturais.

Mas voltando ao tópico, vai em uma loja que vende artigos para jardinagem, e pede para o vendedor mostrar para você, todas as medidas de fio de nylon para cortador de grama.

Olhando na hora você decide, existe muitas opções.

Mayo Pamplona escreveu:Se o video é fiel mesmo, já vi rabecões de verdade que soam pior que esse de papelão.

O som ao vivo é muito legal, e muito bacana tirar um som no braço rustico, é tirar leite de pedra.

José Carlos escreveu:Se um dia eu ver um baixo teu, principalmente esses frankeinbass eu usaria de boa!! claps

Valeu brow, se o braço do meu não tivesse empenado (usei compensado) te mandava de presente, a versão 2.0 esta demorando para sair do forno devido a correria de final de ano, muito problema para resolver e começar 2010 tranquilo...

Abraço

RFFanBR escreveu:Eu faço esculturas em papel. Acho que vou fazer um baixo acústico assim, kkkkk.

Uai, é minha terapia, além do baixo.

Já fiz um violino de papel, só faltou ver se tocava mesmo, kkkk. Pq na aparência enganou muita gente.

Monta um que você vai gostar, da para acompanhar um violão em um churrasco tranquilo, e deixar todo mundo espantado com o som do papelão.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Silouco Sex Dez 04, 2009 11:12 am

alexandre, estou me preparando para produzir um desses, me explica como funciona esse captador q vc montou com um falante
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Dez 04, 2009 6:35 pm

Silouco escreveu:alexandre, estou me preparando para produzir um desses, me explica como funciona esse captador q vc montou com um falante

Eu tinha umonte de falante velho, e fui testando, mas o correto é comprar um piezo eletrico.

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Trig_piezo

Os transdutores piezoelétricos são uma espécie de chapinha de metal que são extremamente utilizados para transformação de energa mecânica em energia elétrica, em diversos equipamentos eletrônicos usados no nosso cotidiano.

Muitas vezes o piezo é vendido em lojas de eletrônica como "microfone", porque de fato pode comportar-se como tal quando utilizado numa entrada de áudio pré-amplificada. Para este uso ele é conhecido como "microfone de contato" por ser utilizado para capturar o som (ondas mecânicas) da superfície mais do que o ar em sua volta.

Fonte: Estudio Livre

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.estudiolivre.org/img/wiki_up/trig_piezo.jpg&imgrefurl=http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php%3Fpage%3DTransdutor%2BPiezoel%25C3%25A9trico%26highlight%3Dgeada&usg=__Q3lZbMFGLI9sShlclYcZ2Cywb3s=&h=225&w=300&sz=14&hl=pt-BR&start=2&um=1&itbs=1&tbnid=5Z-ySVD-2fvf0M:&tbnh=87&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Dpiezoel%25C3%25A9trico%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26um%3D1
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Nando Medeiros Dom Jan 17, 2010 12:41 am

E ae galera???

Como vão vocês??

Bom, este "local" está um pouco abandonado hehehe..

como é que estão as coisas dos uprights??

To afim de construir um aqui também...

alguém sabe me dizer algumas medidas básicas?

Tais como:

1 - Altura aproximada do Acústico real;
2 - Relação altura x largura (minima e máxima) x profundidade da "caixa" (não sei se é este o termo correto);
3 - Distancia entre o Cavalete (ponte) e o correspondente ao capo traste?

Não sou luthier ... sou apenas um curioso mas conheço um pouco de física ehehehhe vamos ver se o som se propaga satisfatoriamente com uma caixa de medidas aproximadas a estas ou mesmo em escala.

Muito obrigado.

To esperando uma resposta hehehehehehe

Valeu gente.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Jan 17, 2010 10:09 pm

Tudo jóia Nando ...

Então cara, o tópico esta meio parado mesmo, parece que a galera deu uma desanimada em tentar construir o upright de papelão.

Se você quiser posso te passar as medidas do que eu fiz ... Mas foi na base do olhometro, então não ficou lá aquelas coisas ....

O legal seria pegar a medida de um upright eletrico, e constuir se baseando nelas.

O Lucas eo Claudio, tem upright eletrico, vou mandar Mp para eles, e ver se tem como passar as medidas para nós..

Referente a madeiras, não use compensado, o braço do meu empenou em 10 dias de uso .... perdi todo o trabalho que tinha feito.

Você ja tem as tarraxas?

Esta pensado em fazer 2,3, ou 4 cordas?

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Jan 17, 2010 10:18 pm

Se for 4 cordas ... Da uma olhada neste projeto.


____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Nando Medeiros Dom Jan 17, 2010 11:16 pm

Noossa..
que massa esse modelo hehehe..

estou pensando em fazer um de 4 cordas sim.
E quem sabe ... "desenvolver" umas tarraxas ..
pra seguir o padrão de ... bass "underground" uiahiuhaiuhaui

O som ficou bem legal..
mas será que o carinha não colocou o cavalete muito para cima?

Alguém saberia me dizer o que além da posição dos harmonicos varia com a distancia das cordas? (claro, além do tamanho de cada "casa" da escala)

Tenho algumas duvidas .. quanto ao tamanho da caixa..
pois sei que se fizer muito pequena .. acaba afetando a acustica...
se fizer em um tamanho parecido com os "convencionais" pode ser .. que o som fique mais interessante.

...
Eu e minhas hipóteses...
heheheh
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por LuCaSbass Dom Jan 17, 2010 11:20 pm

Nando Medeiros escreveu:
alguém sabe me dizer algumas medidas básicas?

Tais como:

1 - Altura aproximada do Acústico real;
2 - Relação altura x largura (minima e máxima) x profundidade da "caixa" (não sei se é este o termo correto);
3 - Distancia entre o Cavalete (ponte) e o correspondente ao capo traste?
http://www.gollihurmusic.com/faq/2-SIZES_DOUBLE_BASS_SIZING_FAQ.html
Lembrando que 1 polegada(inches)=2.54 cm

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Nando Medeiros Dom Jan 17, 2010 11:26 pm

OOo galera..

Muito obrigado a vocês dois: Alexandre e Lucas...

Apenas para completar antes que alguém me corrija...
tenho certeza que por mais exatas que sejam as medidas para a construção em papelão, é impossivel querer comparar com um instrumento
convencional ... até mesmo pela qualidade e caracteristicas dos materiais ... heheheh e não existe mesmo o que comparar com uma alma de Ébano .. como ja foi dito aqui.

porém... eu achei bem "amigavel" o som desses baixos de papelão ...
e é um diversão, sem duvidas.. hehehe ou estou enganado? =P

então a intenção mesmo ... é se divertir .. e mudar repensar alguns conceitos...

se posso dar a minha opinião...
no final das contas ... o que importa é a musicalidade ... e a vontade de fazer musica!

se não fosse isso,
acho que o Blue Man Group .. morreria de fome...
(São excelentes!)
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Alexandre Lopes Seg Jan 18, 2010 12:01 am

Nando Medeiros escreveu:então a intenção mesmo ... é se divertir .. e mudar repensar alguns conceitos...

se posso dar a minha opinião...
no final das contas ... o que importa é a musicalidade ... e a vontade de fazer musica!

se não fosse isso,
acho que o Blue Man Group .. morreria de fome...
(São excelentes!)

Caraca mano que doidera, você é dos meus! rsss

Tava escutando Blue Man Group hoje, depois que terminei de responder este tópico, fui lá para o off-topic e criei um tópico gigante, com varios videos bem legais ...

Acabei de postar lá, vi que você tinha postado aqui e resolvi ler ... e quando vejo você estava falando do blue man group ...

Vélho! transmissão de pensamento é coisa rara! heheheheh doidera mesmo!

-------

Lucas ... Cara obrigado pelas medidas up

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Nando Medeiros Seg Jan 18, 2010 12:08 am

Hehehehe ...

pode crer =D

bom, mas acho que é isso mesmo,
na real, vou construir .. por que .. posso aprender sobre instrumentos.. acustica..
e ainda .. me divertir! hehehe
isso também é desenvolvimento musical..
(acredito que muito vão dizer que não uiahiauhuai)


Bom, voltando ao assunto...
Vou estudar beeem certinho como vou faze-lo essa semana..
provavelmente daqui uns dias começo a construir .. hehehe

as madeiras para a escala ... ainda nao faço ideia como vou fazer..
mas acho que vou atras e escolher uma madeira ...
baratinha mais um tanto compacta...
acho que vai segurar direitinho.

e quanto as tarraxas ... vou estudar melhor o modelo original ...
achei bem fera aquele modelo cheio de porcas e parafusos heheheh ...
espero que dê certo também!

faloow
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez? - Página 2 Empty Re: Estou querendo fazer um Upright de Papelão, alguem ja fez?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos