Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

+3
CG
greengo
BHBuscarons
7 participantes

Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por BHBuscarons Seg Out 13, 2014 12:08 am

Salve galera,

Me ocorreu uma dúvida, pode até ser bobagem, mas vamos lá.

Uso o baixo na afinação padrão E A D G, e preciso tirar uma música que a afinação do baixo é C F A# D#, minha dúvida é, se eu ficar trocando a afinação para tocar essa música, vai prejudicar a regulagem do baixo, que é feita "em cima" da afinação padrão? Tendo em vista que são dois tons abaixo.

Ou ainda pode prejudicar o braço do instrumento, sei lá, pela diferença de tensão das cordas.

É "saudável" para o instrumento essas mudanças de afinação ou é melhor eu usar outro baixo.

To viajando ou tem fundamento minha dúvida?

Valeu.
BHBuscarons
BHBuscarons
Membro

Mensagens : 73
Localização : Apiai

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por greengo Seg Out 13, 2014 3:49 pm

Sim, a mudança de tensão pode estragar o braço e o tensor, além de ficar trastejando bastante.
O ideal é que você compre cordas novas, com uma bitola maior, no caso 0.50, e mande um luthier de confiança regular o tensor.

greengo
greengo
Membro

Mensagens : 281
Localização : Curitiba - PR

https://www.facebook.com/felipe.gusinski

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por CG Seg Out 13, 2014 4:10 pm

Não, não vai estragar o baixo, mas você vai precisar ajustar o tensor para que não trasteje. Para tirar uma música só, eu recomendo que você transponha a música ou use um 5 cordas.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por greengo Seg Out 13, 2014 4:33 pm

Mesmo a longo prazo, CG?
Achei que pela tensão incorreta em cima do braço ele poderia empenar ou entortar.
greengo
greengo
Membro

Mensagens : 281
Localização : Curitiba - PR

https://www.facebook.com/felipe.gusinski

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Out 13, 2014 4:53 pm

Não estraga não. Mas precisa de uma re-regulagem pois alterou as tensões do encordoamento, consequentemente altera a curvatura do braço, precisará mexer nos carrinhos, ajustar as oitavas, talvez a altura dos captadores, etc.
Se a mudança de afinação for constante use dois baixos. Um com afinação normal e outro com outra.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por BHBuscarons Seg Out 13, 2014 5:08 pm

Então moçada,

Na verdade as preocupações, são duas ou eram...

Eu achei, assim como o greengo, que a longo prazo poderia ter algum problema, mas acho que não mesmo, pois é tensão a menos, talvez se fosse a mais poderia ter problema.

E a outra preocupação é com respeito a perda da regulagem na afinação normal, pois como eu ainda não tenho total controle em regular meus baixos, eu os levo em um luthier ou um grande amigo regula para mim, mas aí não adianta nada regular e depois mudar a afinação, nessa caso, muita mudança e perder toda a regulagem.

Até quanto ao fato de trastejar não me incomoda tanto, pois é uma música só e no som do baixo vai um drive, acaba que os "tratejos" somem.

Mas vou seguir o conselho do Moshe Bar Elohim e fazer isso no baixo reserva. Ou ainda transpor para ouvir como fica.

Valeu.
BHBuscarons
BHBuscarons
Membro

Mensagens : 73
Localização : Apiai

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por CG Seg Out 13, 2014 5:38 pm

greengo escreveu:Mesmo a longo prazo, CG?
Achei que pela tensão incorreta em cima do braço ele poderia empenar ou entortar.

Não tem esse de tensão incorreta, você tem uma tensão, no caso da afinação que ele quer, menor. Isso não vai prejudicar o braço.

Corre-se risco mudar essa tensão constantemente, além de não ser prático.

BHBuscarons escreveu:

Até quanto ao fato de trastejar não me incomoda tanto, pois é uma música só e no som do baixo vai um drive, acaba que os "tratejos" somem.


Não vai trastejar um pouquinho não, vai trastejar pra baralho, deve ficar horrivel inclusive em tocabilidade..
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por Sonikado Seg Out 13, 2014 7:06 pm

Meu squier se eu abaixo as cordas G ou D em 1 tom elas param de tocar hehe

Pra 1 musica so é complicado. Mas regulando não ocorre danos nem a curto nem a longo prazo, como ja falado.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por CG Seg Out 13, 2014 7:09 pm

Sonikado escreveu:Meu squier se eu abaixo as cordas G ou D em 1 tom elas param de tocar hehe


Cordas baixinhas?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por Sonikado Seg Out 13, 2014 7:46 pm

/\
Exato, uso a ação bem baixa Smile

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por DUDUBASS Seg Out 13, 2014 10:27 pm

Uma opção pra isso aí e as cordas não ficarem tão frouxas, seria encordoar o baixo com as 4 cordas de cima do baixo de 5, ou seja B E A D , daí sobe meio tom e afina C F A# D#
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por Convidado Ter Out 14, 2014 2:37 pm

BHBuscarons... só por curiosidade. Qual é a música que usa esta afinação?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por BHBuscarons Ter Out 14, 2014 3:08 pm

Henri-Q escreveu:BHBuscarons... só por curiosidade. Qual é a música que usa esta afinação?

Opa,

Queens Of the Stone Age - No One Knows
BHBuscarons
BHBuscarons
Membro

Mensagens : 73
Localização : Apiai

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por Convidado Ter Out 14, 2014 3:19 pm

Legal...

Esse lance afinação alternativa no baixo é fogo! Tive por alguns anos uma banda cover de Alice in Chains, ou seja, já tocavamos um semitom abaixo da afinação Standard e em boa partes das músicas a E (no caso Eb) tinha que ser afinada em D (no caso Db). Detestava isso... a corda trabalha com uma tensão muito baixa, o som fica com um timbre tosco.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por BHBuscarons Ter Out 14, 2014 3:24 pm

Henri-Q escreveu:Legal...

Esse lance afinação alternativa no baixo é fogo! Tive por alguns anos uma banda cover de Alice in Chains, ou seja, já tocavamos um semitom abaixo da afinação Standard e em boa partes das músicas a E (no caso Eb) tinha que ser afinada em D (no caso Db). Detestava isso... a corda trabalha com uma tensão muito baixa, o som fica com um timbre tosco.

Pois é, é um saco mesmo isso, até droppar o E em D beleza, mas descer tudo é um pé no saco.

Estou procurando alternativas, transpus a música, para tocar na afinação stardard e agora vou tentar afinar só a mizona em C.

O ensaio é amanhã, depois conto como foi... hahahaha
BHBuscarons
BHBuscarons
Membro

Mensagens : 73
Localização : Apiai

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por BHBuscarons Sex Out 17, 2014 10:10 am

Buenas povo,

Só para fechar o ciclo do tópico e dizer qual foi a solução que eu achei para tocar a música.

No baixo reserva, afinei a Mizona em C, porque a música requer o som da Dózona em uma parte específica e o restante das cordas deixei na afinação standard e fiz a transposição das notas.

Resolveu e a banda curtiu.

Muito obrigado ao pessoal que ajudou.

Abraços.
BHBuscarons
BHBuscarons
Membro

Mensagens : 73
Localização : Apiai

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por DenisLM Sex Out 17, 2014 3:03 pm

BHBuscarons escreveu:Buenas povo,

Só para fechar o ciclo do tópico e dizer qual foi a solução que eu achei para tocar a música.

No baixo reserva, afinei a Mizona em C, porque a música requer o som da Dózona em uma parte específica e o restante das cordas deixei na afinação standard e fiz a transposição das notas.

Resolveu e a banda curtiu.

Muito obrigado ao pessoal que ajudou.

Abraços.

se você tem um baixo reserva tente fazer isso:

DUDUBASS escreveu:Uma opção pra isso aí e as cordas não ficarem tão frouxas, seria encordoar o baixo com as 4 cordas de cima do baixo de 5, ou seja B E A D , daí sobe meio tom e afina C F A# D#

certeza que vai ficar bem melhor que essa E afinada em C
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento? Empty Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos