Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

+147
CSergio
manorawe
elson.arcos
Alberto jr
Sandro Levi
arturbmallmann
Rosalem Oliveira
Luciano Toloto
Anderson.Bass
heenrique_bass
DV Matheus
Orla Bass
carlosadriano
lsn_cwb
Coder
carolll-bass
LBorges
edumoraes
Nando Medeiros
JJ Fletcher
Rafael Malandrin
Eduardo Moraes
Boss2K
Dom Mauro
jadson.fonseca
Kalingth
willian.nunes.7127
carlao.bass
Normando Neto
ML Studio
subgrave
Guilherme Conforto
fernando pullbass
rafaelkoenmah
L. Gustavo
dipredna
maxiswel
Thiago Candido
AndreGregoletto
fmoreno
TheHenriq
felipesoares.1254
guilherme.eisinger
Victor matheus wooten
jadson.alexandre.33
Aguinaldo
Orley
murilouem
Marceloh75
GAT621988
Sergio Magalhaes
Ruds
brucce
Matheus Andrighi
kadesh
Felmor
Eduardo Leão
jhugor
NandoRondelli
MateusFloyd
rroma
carlos_sales
Bruno Soares
Jhun
Andersonn Sousa
gsfteodoro
GordoBass
RAIMUNDO NONATO MARQUES
pepezoomba
mayconbass
Ixra
inibass
DJ wL
fschmidt
nevluker
Guga77
rafeldi
ticohg
nelim
Limyh
malka_aff
evenme
Sonikado
Zéff
Neil
ct.colela
CG
RNEANDER
rrsouz
dekobass1982
Luizão
joabi
edu_fs
Diogo Kurz
basslave
Fabio Linhares
Thiago Santos Mota
Waguinho Bass
thombass89
Rogério de Castro
Cid
douglas machad
Leon
diegoantunes_bass
João Marcel
Ricardo
Pauler4
Leozera
underocks
Lapetina
LucasJazz
fmplima
Keep Rocking
Jackson
Daniel Magalhães
Fernando Zadá
G. Kanazawa
Raul S.
Alexandre Lopes
KIQ
filipealmeida92
Binão
bode
samuel luz
Bazula
GusVCD
GPBass-RJ
Adriano
Gordo - Tarja Blue Band
samsbass
steba
bruno nunes
Daniel
leopeixoto
Alex Guimaraes
URSOBHZ
korg
Osmar Oliveira
Rafael FindanS
JoseRech
Thales_Sr
NESCAU
leonardoferro
Master Nuñez
TugaBass
allexcosta
151 participantes

Página 9 de 15 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 15  Seguinte

Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Diogo Kurz Qua Abr 04, 2012 3:45 pm

Ixra escreveu:Galera, bom dia. Uma ajuda aqui, pois não entendi muito bem ainda e tenho receio de fazer besteira.
Estou montando o seguinte set com o Rogério (Teksound):
2 caixas 1x12
Potência: 250W Rms
Impedância: 8 ohms
O que dará 4ohms, ligando as duas, certo? Mas será 500W de potência (somam-se as potências das duas)?
...
Vou pegar o GKmb200 - são 140 watts@8 Ohms ou 200 watts@4 Ohms. Então se eu usar apenas 1 das caixas (para ensaio, por ex.) estarei "usando" a potência de 140watts dos 250W da caixinha, e, usando as duas cxs, usarei 200watts dos 500watts que as duas cxs suportam, é isso? corro aglum risco de danificar meu GK ou as cxs?
.
Mas a pergunta crucial: caso eu venha a pegar o GKmb500 - 500 watts @ 4 ohms, 350 watts @ 8 ohms - posso continuar usando a(s) caixinha(s)?.
.
Desculpem o excesso de dúvidas, mas estou lendo todas as postagens pra tentar entender de uma vez por todas...rs.
Valeu!

Pela vivência que eu tenho, as caixas que dizem suportar X Wrms, na prática, perdem eficiência e rendimento muito antes de "X". Não aconselho a ter uma caixa que suporta exatamente o que o amp manda (ou pode mandar), seja em qq configuração de impedancia. Os falantes geralmente racham muito antes de se aplicar toda potencia que o amp oferece. Vc ouve o som que começa a distorcer e vÊ a excessiva e anormal excursão do falante. Portanto, eu não ficaria muito tqlo em ter uma caixa com um falante que suporta 250w e ter um amp mandando os 250w (as potencias aqui são apenas para exemplo). Só se vc for muito cauteloso e souber muito bem os limites dos seus equipos, o que nem sempre acontece em um show que está pegando fogo e vc precisa aumentar só mais um pouquinho o volume do baixo, aí sim, estaria tudo sem problemas, como o thales disse...

____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Thales_Sr Qua Abr 04, 2012 3:51 pm

Em sistemas de som bem projetados, é normal ver caixas de graves com metade da potência do amplificador, e funcionando perfeitamente.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Ixra Qui Abr 05, 2012 10:51 am

Legal, Diogo, Thales!
Concordo que trabalhar no limite não é o recomendável - em nenhuma área profissional, aliás cyclops
Valeu!!!!

____________________________
Ixra - Banda Euphúria - Osasco/SP - > www.euphuria.com.br

Ixra
Membro

Mensagens : 464
Localização : São Paulo

https:// https://www.facebook.com/israelantonini

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Qui Abr 05, 2012 2:08 pm

Diogo Kurz escreveu:Pela vivência que eu tenho, as caixas que dizem suportar X Wrms, na prática, perdem eficiência e rendimento muito antes de "X". Não aconselho a ter uma caixa que suporta exatamente o que o amp manda (ou pode mandar), seja em qq configuração de impedancia. Os falantes geralmente racham muito antes de se aplicar toda potencia que o amp oferece. Vc ouve o som que começa a distorcer e vÊ a excessiva e anormal excursão do falante. Portanto, eu não ficaria muito tqlo em ter uma caixa com um falante que suporta 250w e ter um amp mandando os 250w (as potencias aqui são apenas para exemplo). Só se vc for muito cauteloso e souber muito bem os limites dos seus equipos, o que nem sempre acontece em um show que está pegando fogo e vc precisa aumentar só mais um pouquinho o volume do baixo, aí sim, estaria tudo sem problemas, como o thales disse...

Pode falar mais dessa vivência?

Trabalhar com amps especificados com o dobro da potência das caixas é meio que padrão da indústria de áudio profissional. E já vi inúmeras vezes sistemas trabalhando com amps que mandam 4x o que as caixas suportam.

A QSC K8 por exemplo:

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 K8_overview

É uma caixa pequena com um falante de 8" e um horn. O falante seguramente não suporta mais de 150W, enquanto o horn deve trabalhar em 50W máximo. O amplificador dessa caixa é um ICEpower de 1000W@4ohm.

Como disse, isso é normal de se ver, mas obviamente há um processamento de limiters e crossovers atuando em todo sistema profissional.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Sonikado Qui Abr 05, 2012 2:40 pm

/\ Tudo para evitar a maldita distorção e manter um headroom folgado.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Diogo Kurz Qui Abr 05, 2012 3:40 pm

allexcosta escreveu:
Diogo Kurz escreveu:Pela vivência que eu tenho, as caixas que dizem suportar X Wrms, na prática, perdem eficiência e rendimento muito antes de "X". Não aconselho a ter uma caixa que suporta exatamente o que o amp manda (ou pode mandar), seja em qq configuração de impedancia. Os falantes geralmente racham muito antes de se aplicar toda potencia que o amp oferece. Vc ouve o som que começa a distorcer e vÊ a excessiva e anormal excursão do falante. Portanto, eu não ficaria muito tqlo em ter uma caixa com um falante que suporta 250w e ter um amp mandando os 250w (as potencias aqui são apenas para exemplo). Só se vc for muito cauteloso e souber muito bem os limites dos seus equipos, o que nem sempre acontece em um show que está pegando fogo e vc precisa aumentar só mais um pouquinho o volume do baixo, aí sim, estaria tudo sem problemas, como o thales disse...

Pode falar mais dessa vivência?

Trabalhar com amps especificados com o dobro da potência das caixas é meio que padrão da indústria de áudio profissional. E já vi inúmeras vezes sistemas trabalhando com amps que mandam 4x o que as caixas suportam.

A QSC K8 por exemplo:

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 K8_overview

É uma caixa pequena com um falante de 8" e um horn. O falante seguramente não suporta mais de 150W, enquanto o horn deve trabalhar em 50W máximo. O amplificador dessa caixa é um ICEpower de 1000W@4ohm.

Como disse, isso é normal de se ver, mas obviamente há um processamento de limiters e crossovers atuando em todo sistema profissional.

Vivência? Posso falar sim. Algumas marcas dizem que seus falantes suportam XW, mas nem sempre isso e verdade. falantes que racham antes da potência total do amp. Aqui não trato de experiências com sonorização de ultima geração. Vamos trazer para o dia-a-dia. Baixistas q usam as marcas "menos nobres", como meteoro, warm music, behringer, estystem, pezo e até hartke (nao que esta seja menos nobre, mas tb não o supra sumo da tecnologia, enfim...)

Ou será que falei alguma "inverdade"?


____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por joabi Qui Abr 05, 2012 3:41 pm

Diogo Kurz escreveu:

1) vc pode comprar falantes de 8 ohms e ligar em paralelo ou ligar em serie. da primeira forma, a impedancia final com sua caixa seria 4 ohms. da segunda forma, vc teria 5,33 ohms, o q tb é interessante, pois dá quase os 4 ohms. falantes de 16 ohms são mais dificeis de encontrar. existem menos opções para trabalhar.

Conta errada. Essa ligação em série dá 16 ohms, e não 5,33.


Quando eu era criança e ia na casa de meus avós, eles me diziam que se eu chupasse uma manga e tomasse leite por cima eu iria certamente morrer... com o tempo a gente aprende como funcionam algumas lendas, e estou vendo alguma nesse tópico, apesar das explicações do Alex e do Thales.

A galera precisa se lembrar que um único amplificador de baixo tem 2 estágios: o PREAMP e o POWER AMP. Quando falamos de casamento de impedâncias, estamos nos referindo exclusivamente ao POWER AMP e à caixa (ou soma de várias). É comum ter um sistema com a potência maior que a especificação da caixa (geralmente até 2x a potência nominal da mesma). Para o uso com um instrumento (e não com sonorização de ambientes) isso não traz riscos nem ao amplificador nem à caixa. Lembrando também que nenhum amp deve ser usado no máximo volume o tempo todo, na verdade, se precisamos dar mais que 60% do volume master, já é um bom sinal que o sistema é fraco para aquela aplicação.

Quanto ao PREAMP, é preciso sempre ter certeza que ele não está mandando um sinal saturado ao POWER AMP. Essa situação é bem perigosa para a caixa, pois o sinal distorcido (não o tipo de distorção de pedais, mas o clipping no preamp) gera aquecimento excessivo no falante, INDEPENDENTEMENTE DA POTÊNCIA TOTAL USADA, e esse aquecimento frequentemente causa danos, no falante primeiro e na saída do amp, caso haja algum curto-circuito no processo.

Quem tem dúvidas precisa perguntar mesmo, antes de sair ligando o equipamento. O assunto é um pouco complicado e existem mais variáveis envolvidas além das que eu citei, por isso uma consulta ao que diz o fabricante também é muito útil.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Diogo Kurz Qui Abr 05, 2012 3:51 pm

joabi escreveu:
Diogo Kurz escreveu:

1) vc pode comprar falantes de 8 ohms e ligar em paralelo ou ligar em serie. da primeira forma, a impedancia final com sua caixa seria 4 ohms. da segunda forma, vc teria 5,33 ohms, o q tb é interessante, pois dá quase os 4 ohms. falantes de 16 ohms são mais dificeis de encontrar. existem menos opções para trabalhar.

Conta errada. Essa ligação em série dá 16 ohms, e não 5,33.

Amigão, minha sugestão foi para que ele ligasse junto com o falante de 12 dele, em 8 ohms. Faz a conta de novo ae...

____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por joabi Qui Abr 05, 2012 3:56 pm


^OK, entendido, falha minha. Nesse caso não acha pouco prático investir numa caixa de 16 ohms, só pra usar em conjunto com a outra? Praticamente não dá pra usar sozinha, pois rende muito pouco...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Sonikado Qui Abr 05, 2012 4:00 pm

Vivência? Posso falar sim. Algumas marcas dizem que seus falantes suportam XW, mas nem sempre isso e verdade. falantes que racham antes da potência total do amp. Aqui não trato de experiências com sonorização de ultima geração. Vamos trazer para o dia-a-dia. Baixistas q usam as marcas "menos nobres", como meteoro, warm music, behringer, estystem, pezo e até hartke (nao que esta seja menos nobre, mas tb não o supra sumo da tecnologia, enfim...)
Há de se notar que a frequência é muito importante nessa ocasião, quem sabe até mais importante do que a potância em si.
A empresa pode marcar 200W com padrão acima de 1000hz(exemplo)
Com 50W, a 30hz, provavelmente o falante excursionaria até a bobina bater no fundo do corpo do falante e, então, "rachar".

Tu pode pegar uma bergantino que diz que aguenta 500W, mas fazer ela rachar com muito menos do que isso, dependendo da frequência.

Há de se notar também que a posição do pot de volume/ganho não corresponde à potencia que o amp está enviando, por isso é muito difícil definir quando o amplificador está no seu limite só ouvindo. O pot pode estar com 30% e o power no limite, praticamente clipando.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Diogo Kurz Qui Abr 05, 2012 4:03 pm

joabi escreveu:
^OK, entendido, falha minha. Nesse caso não acha pouco prático investir numa caixa de 16 ohms, só pra usar em conjunto com a outra? Praticamente não dá pra usar sozinha, pois rende muito pouco...


acho sim, mas acho que o objetivo dele era uma caixa pra tocar com uma de 12 dando 4 ohms... dando 4 ohms com 2 falantes de 8ohms nao rola... o mais proximo disso seria o resultado de 5,33...

ele teria que comprar ou falantes de 16ohms ou de 4 ohms...

____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Thales_Sr Qui Abr 05, 2012 4:06 pm

Vivência? Posso falar sim. Algumas marcas dizem que seus falantes suportam XW, mas nem sempre isso e verdade.
Pode dizer as marcas e modelos em que isso ocorreu? Só não precisa citar Meteoro, que qualquer coisa ruim vinda da marca não me assusta mais.
Mas, caixa bem projetada, o falante não vai excursionar demais. O projeto da caixa é tão importante quanto a seleção do falante. E tão importante quanto, é o conteúdo musical que será tocado nela...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Diogo Kurz Qui Abr 05, 2012 4:09 pm

ja citei

____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Qui Abr 05, 2012 4:11 pm

Diogo Kurz escreveu:Vivência? Posso falar sim. Algumas marcas dizem que seus falantes suportam XW, mas nem sempre isso e verdade. falantes que racham antes da potência total do amp. Aqui não trato de experiências com sonorização de ultima geração. Vamos trazer para o dia-a-dia. Baixistas q usam as marcas "menos nobres", como meteoro, warm music, behringer, estystem, pezo e até hartke (nao que esta seja menos nobre, mas tb não o supra sumo da tecnologia, enfim...)

Ou será que falei alguma "inverdade"?

Em geral, rachar é um fenômeno de excursão excessiva. Queimar ou "fritar" é relacionado à eletrocução demasiada da bobina.
Quando falamos de caixas e falantes normalmente falamos de falantes de qualidade e não materiais de segunda.
Já toquei shows barulhentos com caixas Hartke XP e amps bastante robustos e não houve nenhum problema nas caixas.
Sistemas de baixo com amps com potência idêntica ou superior àquela suportada pelas caixas são vistos em palcos mundo afora e são raríssimos os problemas.

Sonikado escreveu:Tu pode pegar uma bergantino que diz que aguenta 500W, mas fazer ela rachar com muito menos do que isso, dependendo da frequência.

Sem dúvida. A maioria dos falantes de baixo que apresentam problema é por falha mecânica. Por outro lado, as Bergantino suportam mais abuso porque os falantes são personalizados e têm uma excursão máxima BEM maior que um falante comercial. Até hoje nunca ouvi falar de uma Bergantino queimada ou rachando, e conheço uma galera que usa Berg.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por mayconbass Qui Abr 12, 2012 8:54 am

uma duvida que tenho, quer dizer que se eu montar uma caixa com 2 falantes de 10 ambos em 8 ohms ela vai funcionar em 4ohms? existe uma forma de ligar os falantes para que eles funcionam em 8ohms para usar outra caixa junto?
mayconbass
mayconbass
Membro

Mensagens : 40
Localização : umuarama- pr

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Qui Abr 12, 2012 8:55 am

mayconbass escreveu:uma duvida que tenho, quer dizer que se eu montar uma caixa com 2 falantes de 10 ambos em 8 ohms ela vai funcionar em 4ohms? existe uma forma de ligar os falantes para que eles funcionam em 8ohms para usar outra caixa junto?

Sim, 2 falantes de 8ohm dá 4ohm.

Existir existe, mas não é eficiente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por mayconbass Qui Abr 12, 2012 8:58 am

ah sim to começando a entender...quer dizer então que pra ela ser em 8ohms os falantes teriam que ser de 16 ohms?
mayconbass
mayconbass
Membro

Mensagens : 40
Localização : umuarama- pr

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Diogo Kurz Qui Abr 12, 2012 9:52 am

^isso. Ou se os falantes forem de 4 ohms cada... o que muda é o tipo de ligação entre eles.

____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por pepezoomba Sex maio 04, 2012 12:01 pm

Olá amigos!

Descobri este forum ontem e achei fantástico! Parabéns!

A minha dúvida é a seguinte (já estive a ver quase o tópico todo, e penso que ainda ninguém a colocou...):

Tenho uma coluna (caixa) Gallien Krueger 115MBE - 200w@4 ohms

e está a chegar um amp Hartke 2500 (250w@4 ohms).

É muito perigoso fazer este conjunto, uma vez que o amp manda mais do que a coluna aguenta? Claro que nem me passa pela cabeça puxar o amp ao máximo... talvez 3/4 do master...?

Ou será que posso alterar os circuitos da coluna que tenho (não sou especialista na matéria...) de modo a passar dos 4 ohms para 8 ohms e depois juntar mais uma coluna (tipo 2x10'@8ohms) para tirar o máximo partido dos amp?

Obrigado e "graves" saudações!

Pedro
pepezoomba
pepezoomba
Membro

Mensagens : 3
Localização : Portugal

https://www.facebook.com/LFTcoverband

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Thales_Sr Sex maio 04, 2012 12:37 pm

A minha dúvida é a seguinte (já estive a ver quase o tópico todo, e penso que ainda ninguém a colocou...):
Na verdade, quase todas as perguntas desse tópico são essa...

Enfim, não vai dar muito problema não, obviamente precisa ter cuidado para não ficar com o amplificador saturando.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por pepezoomba Sex maio 04, 2012 3:41 pm

Thales_Sr"

Em 1º lugar, obrigado pela resposta rápida!

Daixa-me só dizer que vi quase o tópico todo (da página 1 a 5, depois não consegui ler mais... Shocked ) e a grande parte das perguntas é ao contrário (caixa mais potente do que o amp, ou conjugações de diferentes colunas, etc), mas já percebi que se não "puxar" mto, não haverá problema.

De qualquer forma, sabes se dá para alterar alguma coisa lá nas ligações da caixa para passar de 4 ohms a 8 ohms?

Obrigado
pepezoomba
pepezoomba
Membro

Mensagens : 3
Localização : Portugal

https://www.facebook.com/LFTcoverband

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Sex maio 04, 2012 4:09 pm

pepezoomba escreveu:De qualquer forma, sabes se dá para alterar alguma coisa lá nas ligações da caixa para passar de 4 ohms a 8 ohms?

Dá mas não se recomenda. A única maneira é trocar o falante por um de 8ohm.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Thales_Sr Sex maio 04, 2012 4:48 pm

De qualquer forma, sabes se dá para alterar alguma coisa lá nas ligações da caixa para passar de 4 ohms a 8 ohms?
Não, só se trocar o falante mesmo. Em caixa com vários falantes, dá pra mudar a ligação entre eles pra conseguir alterar o valor da impedância resultante, mas mesmo nesses casos normalmente não é muito vantajoso. Em caixa com um falante só, não há muito o que fazer.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por pepezoomba Sex maio 04, 2012 7:06 pm

Ok! Era isso mesmo q eu precisava saber! Mais uma vez, obrigado!
pepezoomba
pepezoomba
Membro

Mensagens : 3
Localização : Portugal

https://www.facebook.com/LFTcoverband

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty PROBLEMA COM IMPEDÂNCIA

Mensagem por RAIMUNDO NONATO MARQUES Ter maio 08, 2012 10:21 am

Não sei se estou no lugar certo. Gente, este é meu 1o. post e preciso da ajuda dos amigos.
Já li bastante outros tópicos, mas nenhum deu pra tirar minhas dúvidas. Seguinte: quero comprar 2 tweeters e 2 cornetas cada uma com 8 ohms, pretendo ligar em paralelo cada 2 (1 tweeter e 1 driver) e ligar em cada canal do meu som, o qual trabalha a 4 ohms por canal. A minha preocupação é porque elas serão ligadas nos bornes de cada caixa (externamente). É possivel essa combinação? Existe outro modo de ligação? ou corro riscos com as impedâncias? Agradeço uma orientação..



RAIMUNDO NONATO MARQUES
Membro

Mensagens : 2
Localização : belém-pa

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por GordoBass Qua maio 16, 2012 2:51 pm

A explicação é um pouco confusa, mas deixa eu ver se eu entendi.

A minha pretensão é montar um cabeçote de 250w e 4 ohms.
em 2 caixas, sendo uma com 1 auto falante de 15'', e a outra com 4 auto falantes de 10''.

No caso, a caixa de com um auto falante de 15'', teria que usar um auto falante de 250w e 8 0hms

E a caixa com os 4 auto falantes de 10'' ligados em paralelo, os auto-falantes teriam que ser de 32 ohms e 250w
Resultando em 250w e 8 Ohms

E no final com as duas caixas interligadas.
Eu chegaria a 250w e 4 ohms.

Isso procede?

____________________________
GordoBass: SX SJB75c
GordoBass
GordoBass
Membro

Mensagens : 10
Localização : Ponte Nova - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por gsfteodoro Qua maio 16, 2012 4:58 pm

GordoBass escreveu:A explicação é um pouco confusa, mas deixa eu ver se eu entendi.

A minha pretensão é montar um cabeçote de 250w e 4 ohms.
em 2 caixas, sendo uma com 1 auto falante de 15'', e a outra com 4 auto falantes de 10''.
Vou tentar te ajudar:
GordoBass escreveu:
No caso, a caixa de com um auto falante de 15'', teria que usar um auto falante de 250w e 8 0hms
Ok. Eu indico fazer com falante de 300W por causa da outra caixa.
GordoBass escreveu:
E a caixa com os 4 auto falantes de 10'' ligados em paralelo, os auto-falantes teriam que ser de 32 ohms e 250w
Resultando em 250w e 8 Ohms
Você tem duas alternativas aí:
4 falantes de 75W (75 x 4 = 300W) em 8 ohms ou em 32 ohms
Se for em 32 ohms, liga o positivo de todo mundo com o negativo de todo mundo e o resultado é de 8 ohms.

Se for de 8 ohms, faz assim:
Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Speakerwiring2
O esquema daqui está com falantes de 4 e resulta em 4. No seu caso, falantes de 8 resultarão em 8 ohms.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por GordoBass Qua maio 16, 2012 5:02 pm

Ah sim! Mas o ideal é que os Watts fossem divididos pela quantidade de auto-falantes?

Nesse caso 4 de 75, totalizariam 300w certo?
Então não teria necessidade de serem 4 de 250w, já que resultaria em 1000w.

____________________________
GordoBass: SX SJB75c
GordoBass
GordoBass
Membro

Mensagens : 10
Localização : Ponte Nova - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por gsfteodoro Qua maio 16, 2012 5:22 pm

GordoBass escreveu:Ah sim! Mas o ideal é que os Watts fossem divididos pela quantidade de auto-falantes?
Quantidade de caixas, na verdade.
GordoBass escreveu:
Nesse caso 4 de 75, totalizariam 300w certo?
Então não teria necessidade de serem 4 de 250w, já que resultaria em 1000w.
Exatamente.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Andersonn Sousa Qua maio 16, 2012 11:28 pm

Uma dúvida...

Um cabeçote com 500w 4ohms jogaria 250watts por exemplo para cada caixa em 8ohms que eu tiver por exemplo 1 1x15 e 1 4x10
Andersonn Sousa
Andersonn Sousa
Membro

Mensagens : 31
Localização : Luziânia - Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por gsfteodoro Qua maio 16, 2012 11:43 pm

Esse jogaria é muito relativo.
Mas é assim: Se você tem duas vias que saem da potência (no caso, duas caixas) e as duas caixas tem a mesma carga (nesse caso, a impedância), ele dividirá relativamente.

Tentando figurar melhor, se você tiver uma caixa que tenha 8 ohms e outra que tenha 7 ohms (isso é um exemplo somente), a maior potência "descarregada" será em cima da caixa de 7 ohms.
Por que? Porque a resistência que essa caixa possui é menor, ou seja, a corrente elétrica passa com mais facilidade.

Se você tem duas caixas com 8 ohms cada, cada uma receberá o total da carga dividido por dois. Se você tem uma caixa com 500W de potência, ela somente jogará 500W nas duas caixas quando o total for de 4 ohms e o circuito de entrada for excitado a encaminhar 500W para a potência, o que é algo absurdo.

Entendeu?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Jhun Sex Jun 01, 2012 3:59 pm

allexcosta escreveu:
Waguinho Bass escreveu:estou interessado em adquirir um Hartke Lh500 e uma caixa 410 4ohms, com 500w ou 600w. Lendo o manual do Lh500, vi que as duas saídas Speaker OutPut indicam 8ohms, gostaria de saber se é necessário conectar as duas saídas 8ohms para atingir os 4ohms em uma caixa, ou se é so conectar em uma das saídas e mesmo assim obteria os 4ohms?

É uma questão de nomenclatura. A Hartke faz isso como precaução pra ninguém ligar 2 cabs com menos de 8ohm. 1 cab de 4ohm está OK, mas você não pode ligar outro cab. Só precisa usar uma saída do amp, pois elas são ligadas em paralelo...

Mais uma vez, uma saída vai sobrar, mas não ligue nada nela, ou você vai queimar o amp...

Como é bom esse fórum, uma resposta de mais de um ano atrás me respondeu uma dúvida que tive hoje!

Vocês são demais galera! Parabéns! =)

____________________________
Jhun Stephano
Estúdio do Jhun
Jhun
Jhun
Membro

Mensagens : 210
Localização : Cotia-SP

http://www.estudiodojhun.com

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por rafeldi Ter Jun 12, 2012 3:48 pm

[quote="gsfteodoro"]
GordoBass escreveu:
Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Speakerwiring2

Amigo uma pequena duvida que acredito estar correto, nesta ligação usando meus 4 falantes de 100w/4ohms cada, o total seria 400w/4ohms?

Desde já grato pela atenção, obrigado.

____________________________
"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir." Steve Jobs Smile
rafeldi
rafeldi
Membro

Mensagens : 449
Localização : Maide in Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 12, 2012 3:55 pm

Sim.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Sonikado Sáb Jun 16, 2012 4:13 pm

Não sei se já foi comentado aqui, mas lembrei disso e queria ver se confere.

Sabemos que impedância não é um valor fixo, right?(se fosse um valor fixo ele se chamaria resistência) Sendo uma curva, pode ser representado por um gráfico.
Cada auto-falante tem sua curva de impedância. E o valor dito pelas empresas geralmente é uma média do que foi medido, mas a impedância mínima que os falantes atingem pode ser bem menor do que a citada no manual.

Agora, a pergunta: Quanto mais falantes, mais baixo a impedância mínima pode chegar? Exemplo: 4 falantes de 4 ohms, que ligados juntos, voltam a dar 4 ohms. Nessa situação, a menor impedância é menor do que um falante sozinho?
Notei que isso é bem comentado em termos de PA, mas não sei se a teoria confere. Quanto maiores os falantes, mais força nos amplis é colocada(geralmente relacionado à fonte, capacitancia e impedância mínima) e sempre colocam a menor quantidade possível de vias de grave no mesmo amplificador.

Seria essa a justificativa para amplificadores de vias de grave queimarem quando há muitos falantes ligados juntos? Mesmo estando dentro das especificações...

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jun 16, 2012 4:55 pm

Isso aí, impedância não é um valor fixo. Mas resistência é. E o valor mínimo que a impedância pode chegar é o valor da resistência.

Quanto mais falantes juntos, vai depender de como eles estão ligados. Mas o valor mínimo será o da associação dos resistores equivalentes. Por coincidência (ou não?), é como calculamos a "impedância equivalente" (se você procurar meus posts, vai ver que eu escrevo RESISTÊNCIA, e não IMPEDÂNCIA, pois a gente fala em Z, mas sempre calcula em R...).

Por curiosidade, um gráfico da impedância de um falante de 4 ohms em relação à frequência:
Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 SW263WA03-Impedance-curve
Veja que a impedância varia um bocado, mas nunca é abaixo de 4 ohms, que é a resistência da bobina.

O motivo dos amplificadores de graves queimarem é basicamente um só: Exceder o limite térmico dos componentes (acho que chovi no molhado... rs... Se queima, é claro que é porque algo superaqueceu! Razz).
Mas a razão disso acontecer, pode ser que o sistema esteja dentro dos seus limites, mas o cara exagera no ganho do amplificador, fazendo-o saturar. Na saturação, o amplificador passa a mandar mais potência do que a nominal, e com isso esquenta mais, e daí o resultado todo mundo já sabe...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Sonikado Sáb Jun 16, 2012 5:00 pm

Então, como ficaria na situação que disse? 4ohms como mínimo, independente?
Já vi gente falando de situações que na teoria são 4ohms, mas na prática as vezes(variando a frequência) baixavam pra menos de 1ohm... Por isso a dúvida.

Ao mesmo tempo, já vi uns gráficos de falantes que na caixa diziam 8ohms, e o gráfico marcava 5ohms(ponto mais baixo de Z)... =/

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jun 16, 2012 5:35 pm

Então, como ficaria na situação que disse? 4ohms como mínimo, independente?
Nessa situação que expliquei, sim.

Já vi gente falando de situações que na teoria são 4ohms, mas na prática as vezes(variando a frequência) baixavam pra menos de 1ohm... Por isso a dúvida.

Ao mesmo tempo, já vi uns gráficos de falantes que na caixa diziam 8ohms, e o gráfico marcava 5ohms(ponto mais baixo de Z)... =/
Achei um link legal sobre isso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Electrical_characteristics_of_dynamic_loudspeakers

A impedância nominal é medida na faixa de frequências de operação do falante, e o valor é um pouco superior ao valor da resistência DC da bobina.

Com essa pequena diferença, não dá pra queimar um ampli. A menos que o "rating" de potência dele já seja muito otimista.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Bruno Soares Dom Jun 17, 2012 9:55 pm

Boa noite pessoal do fórum. Sou novo aqui, já li as regras mas ainda não estou dentro do espirito da coisa, qualquer erro que eu cometa me avisem para eu corrigir e aprender o certo.
Faz algum tempo que eu quero montar o seguinte set:

-Orange Terror Bass (500w)
-Orange OBC 1x15 (400w 8ohms)
-Orange OBC 4x10 (1000w 8ohms)

Esse amp tem potencia para as duas caixas falarem bem? O amp no caso tem a opção de ser 8 ou 4 ohms, qual seria a configuração correta.
Agradeço quem puder ajudar!

____________________________
"Tornar o simples em complicado é fácil, tornar o complicado em simples é criatividade."
-Charles Mingus.

Bruno Soares
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jacarezinho, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Dom Jun 17, 2012 9:58 pm

^ Bem é relativo, mas 500W é razoável.

2 falantes de 8 dá 4ohm.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Bruno Soares Seg Jun 18, 2012 12:22 am

allexcosta escreveu:^ Bem é relativo, mas 500W é razoável.

2 falantes de 8 dá 4ohm.

Obrigado pela resposta rápida, achei bem bacana o forum, vou tentar postar sempre aqui Very Happy

Só para esclarecer, se eu ligo meu amp de 500w, ele vai mandar 500w para cada caixa, 250w para cada, ou vai mandar proporcional a cada caixa? É errado usar um cabeçote com a potencia menor do que a da soma das caixas?

____________________________
"Tornar o simples em complicado é fácil, tornar o complicado em simples é criatividade."
-Charles Mingus.

Bruno Soares
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jacarezinho, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 18, 2012 8:14 am

Ele "divide" proporcionalmente à resistência da caixa. Ele vai mandar no máximo 250w pra cada caixa.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Seg Jun 18, 2012 11:48 am

Bruno Soares escreveu:Só para esclarecer, se eu ligo meu amp de 500w, ele vai mandar 500w para cada caixa, 250w para cada, ou vai mandar proporcional a cada caixa?

É sempre proporcional a cada caixa. Um amp valvulado de 500W irá mandar 500W constantemente, independente da impedância do sistema. Se você estiver trabalhando com mais de uma caixa e elas tiverem impedâncias diferentes, receberão a energia provinda do amp de forma também diferente, inversamente proporcional à impedância de cada uma. Isso está bem explicado no início desse tópico. Um amp transistorizado irá mandar energia de acordo com o sistema e nem sempre será o máximo possível. Lembrando que um amp valvulado não pode ser ligado sem caixas.

É errado usar um cabeçote com a potencia menor do que a da soma das caixas?

Não.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por carlos_sales Dom Jul 22, 2012 11:45 am

olá amigos, tenho uma pergunta aqui. estou coletando informações e bons conselhos com alguns foristas e pesquisas em sites sobre áudio.
Nessa discussão sobre impedância e tal, me veio um questionamento. eu simulei uma caixa no WinISD, e ela extrapolava a excursão do falante em baixas frequencias. Já vi a possibilidade de usar um filtro subssônico; mas pensando por outro lado, será que usando uma rede zobel no woofer eu consigo, além de estabilizar a resposta do amp, domar essa sobre-excursão? ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?
carlos_sales
carlos_sales
Membro

Mensagens : 72
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/carlos.r.sales

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Dom Jul 22, 2012 12:15 pm

carlos_sales escreveu:olá amigos, tenho uma pergunta aqui. estou coletando informações e bons conselhos com alguns foristas e pesquisas em sites sobre áudio.
Nessa discussão sobre impedância e tal, me veio um questionamento. eu simulei uma caixa no WinISD, e ela extrapolava a excursão do falante em baixas frequencias. Já vi a possibilidade de usar um filtro subssônico; mas pensando por outro lado, será que usando uma rede zobel no woofer eu consigo, além de estabilizar a resposta do amp, domar essa sobre-excursão? ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?

Você pode montar o filtro ativo abaixo, que tem uma verdadeira parede de 36db por oitava. Escolha a frequência em algo próximo de 40hz e o seu falante certamente estará bem mais protegido.

http://sound.westhost.com/project99.htm

Há vários esquemas de filtros passivos na net sob "high-pass filter" caso você queira montar dentro da caixa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por carlos_sales Qua Jul 25, 2012 1:27 am

allexcosta escreveu:você pode montar o filtro ativo abaixo, que tem uma verdadeira parede de 36db por oitava. Escolha a frequência em algo próximo de 40hz e o seu falante certamente estará bem mais protegido.

http://sound.westhost.com/project99.htm

Há vários esquemas de filtros passivos na net sob "high-pass filter" caso você queira montar dentro da caixa.

A minha necessidade seria um filtro na saída do amplificador...esse que você sugeriu é pra ser instalado no preamp, pelo que entendi...mas tudo bem.

Quanto à essa rede zöbel, o meu alto-falante teria uma resposta mais plana, caso a usasse? digo em relação à resposta na faixa de médio-agudo, pois pela teoria essa rede se opõe ao crescimento proporcional da impedância com a frequência, evitando a queda de potência com o aumento da frequência.

Agradeço de antemão a ajuda que aqui tenho recebido.
carlos_sales
carlos_sales
Membro

Mensagens : 72
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/carlos.r.sales

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Sonikado Qua Jul 25, 2012 12:53 pm

/\
Não.
A rede zobel só serve pra dar uma estabilizada na impedância que o amplificador vê. O falante continua com as mesmas características.

A resposta do falante também não é tão diretamente proporcional a potência X impedância. Exemplo: Note que no FS do falante, a impedância chega a ser ridícula de tão alto que é o pico. E o SPL gerado não é afetado (pelo contrário, as vezes na fs do falante nós temos é um pico de SPL)

Mesmo que a queda fosse realmente expressiva é algo difícil de ouvir, porque teria que se sobressair a resposta do auto-falante que já leva esses valores 'em consideração'.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por rroma Dom Jul 29, 2012 4:03 am

E ae pessoal!

Li o tópico, mas eu tenho realmente dificuldade em entender sobre isso, por isso queria perguntar sobre um amplificador que eu ja toquei e gostaria de comprar.

Testei o cabeçote HA 2500 250 watts da Hartke e a caixa VX 410, 4x10 400 watts, adorei o som, potencia, mas testei em loja, nao sei em quantos Ohms foi ligado, mas enfim

Cabeçote Hartke HA2500
- 250w em 4Ohms / 180w em 8Ohms

caixa Hartke VX 410
- 400 W / 8 ohms

Se eu ligasse o cabeçote na caixa em 4 ohms (se for possivel) isso faria com que a potencia(volume) fosse mais baixo? É isso? E isso prejudicaria os falantes de alguma maneira?

A troca tbm, uma vez ligar em 4, e na outra em 8, ou coisa do tipo, prejudicaria o rendimento e os falanes da caixa?

(desculpem se alguem ja falou sobre isso, eu realmente nao entendo nada nessa parte de amplificadores)

Vlw!

____________________________
www.feartone.com
https://www.facebook.com/feartonemetal
rroma
rroma
Membro

Mensagens : 109
Localização : Cerquilho

https://www.facebook.com/feartonemetal

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Dom Jul 29, 2012 8:38 am

rroma escreveu:Se eu ligasse o cabeçote na caixa em 4 ohms (se for possivel) isso faria com que a potencia(volume) fosse mais baixo?

Não é possível.

É isso? E isso prejudicaria os falantes de alguma maneira?

Não é possível.

A troca tbm, uma vez ligar em 4, e na outra em 8, ou coisa do tipo, prejudicaria o rendimento e os falanes da caixa?

Não é possível.

(desculpem se alguem ja falou sobre isso, eu realmente nao entendo nada nessa parte de amplificadores)

Tá muito bem explicado na primeira mensagem. Recomendo que leia de novo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por MateusFloyd Sáb Ago 11, 2012 8:03 pm

E no meu caso, to pensando construir minha própria caixa, com 1 auto falante de 15 e 2x10 ou 4x10.

se for 1x15 + 2x10, quantos watts/ohms deve ter o falante de 15? E a caixa 2x10 e a 4x10?

No manual diz que devo usar, ou 1 caixa de 4 ohms ou 2 de 8 ohms.




Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Gallien-krueger-gk400-rb-iv_MLB-F-236795744_7896 Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Gallien-krueger-gk400-rb-iv_MLB-F-236795744_4618
MateusFloyd
MateusFloyd
Membro

Mensagens : 31
Localização : Luz, Minas Gerais, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo - Página 9 Empty Re: Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 15 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 15  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos