Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fone de ouvido com controle de tom?

2 participantes

Ir para baixo

Fone de ouvido com controle de tom? Empty Fone de ouvido com controle de tom?

Mensagem por cK Dom Nov 02, 2014 11:18 pm

Pessoal, passei a tarde procurando informações sobre como adicionar um controle de tom num fone de ouvido, mas só achei soluções "mais modernas", ativas etc. Mas eu procuro um controle passivo.
Alguém sabe como é a ligação do potenciômetro de tom num fone como esse, por exemplo?
Fone de ouvido com controle de tom? Magnavoz

Essas ligações dos controles de volume e tom seriam tipo as que temos no contrabaixo?
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Fone de ouvido com controle de tom? Empty Re: Fone de ouvido com controle de tom?

Mensagem por Thales_Sr Seg Nov 03, 2014 10:08 am

Sim, pode fazer similar à do contrabaixo. Eu acrescentaria uma chavinha para desligar o controle de tom.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Fone de ouvido com controle de tom? Empty Re: Fone de ouvido com controle de tom?

Mensagem por cK Ter Nov 04, 2014 12:23 am

Valeu Thales,
por enquanto coloquei só um potenciômetro para o volume. Usei um de 1K duplo (stereo), mas não chegou a cortar totalmente o som; talvez um de 10K seja o ideal.
O potenciômetro de tom vou tentar nos próximos dias. Tenho um duplo de 100K sobrando aqui, espero que sirva. E se sobrar espaço eu coloco a chave também.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Fone de ouvido com controle de tom? Empty Re: Fone de ouvido com controle de tom?

Mensagem por Thales_Sr Ter Nov 04, 2014 11:29 am

Se você colocou o potenciômetro em série com a bobina do fone, ele nunca vai cortar o som completamente, mesmo. Pra zerar o volume tem que usar um divisor de tensão.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Fone de ouvido com controle de tom? Empty Re: Fone de ouvido com controle de tom?

Mensagem por cK Ter Nov 04, 2014 10:15 pm

No meu primeiro teste, usando um pot de 100K o som era completamente cortado. Mas era um pot com resistência alta demais, praticamente uma chave liga/desliga. Naqueles potenciômetros "thumb wheel" que vem no fio de fones pra computador o som tb é totalmente cortado, mas acho que é porque também tem ação no terra, e essa resistência a mais no circuito deve funcionar como um divisor de tensão, ou tô enganado?
Enfim, por enquanto tô satisfeito como está.
Thales, obrigado pelas dicas.

Atualização:
Montei um circuito provisório pra testar o comportamento do potenciômetro de tom.
Além do volume diminuir bastante, os graves é que foram cortados. Eu tava esperando o contrário...

cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Fone de ouvido com controle de tom? Empty Re: Fone de ouvido com controle de tom?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos