Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Som "duplicado" em uma área específica do braço

4 participantes

Ir para baixo

Som "duplicado" em uma área específica do braço Empty Som "duplicado" em uma área específica do braço

Mensagem por rafa zago Qua Dez 03, 2014 3:05 pm

Olá, amigos!

Estou com um problema no meu baixo, um Ibanez SR 1206. De uns dias pra cá, ele começou a "duplicar" o som na corda B, a partir da casa 12. É só na corda B e só nessa região mais aguda.

Mesmo com ele desplugado é possível ouvir esse "chorus". É um efeito semelhante à frequência de som duplicada mesmo.

Vocês têm alguma ideia do que possa ser?
Desde já, agradeço a atenção.

Um abraço!

rafa zago
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jundiaí - SP

http://www.progpizza.com

Ir para o topo Ir para baixo

Som "duplicado" em uma área específica do braço Empty Re: Som "duplicado" em uma área específica do braço

Mensagem por allexcosta Qua Dez 03, 2014 4:29 pm

Você usa essa região do braço?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som "duplicado" em uma área específica do braço Empty Re: Som "duplicado" em uma área específica do braço

Mensagem por rafa zago Qua Dez 03, 2014 4:32 pm

Fala, alexxcosta!

Uso sim. Tanto pra fraseados quanto pra acordes.
Isso influencia de alguma forma?

rafa zago
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jundiaí - SP

http://www.progpizza.com

Ir para o topo Ir para baixo

Som "duplicado" em uma área específica do braço Empty Re: Som "duplicado" em uma área específica do braço

Mensagem por Stormbringer Qui Dez 04, 2014 8:29 am

rafa, esse som "duplicado" sai nos falantes, ou vc só sente ele na acustica do instrumento?

É bem mecânico isso, porque a corda B é pesada, quando vc toca o traste 12 é o mesmo comprimento de corda do seu dedo até a ponte e do seu dedo até o nut(ambos os lados "tocariam" a mesma frequencia)... nao é porque vc tocou a parte entre o dedo e a ponte que o a outra parte da corda nao vai vibrar tambem por transmissao(a madeira vibra, faz tudo vibrar numa frequencia proxima.
Obviamente a parte que sai nos falantes é só a parte que o captador capta...

Se esse "chorus" esta saindo nos falantes, outra possibilidade é ter alguma falha no seu metodo de abafamento, deixando vibrar cordas que você nao gostaria. Mas estamos só no campo da suposição.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Som "duplicado" em uma área específica do braço Empty Re: Som "duplicado" em uma área específica do braço

Mensagem por allexcosta Qui Dez 04, 2014 8:54 am

Fiquei curioso, pois nunca vi um baixista que usasse essa região da B, que geralmente tem um som muito feio.

De qualquer forma, tente o seguinte:

Recoloque a corda com cuidado para que ela não fique torcida, refaça as oitavas com esmero, abaixe os captadores e, após afinar a corda, marque o vinco dela sobre o saddle forçando com o dedo.

Além disso, verifique se a corda não está vincada em alguma parte da área que vibra. Se estiver, melhor comprar outra...


Última edição por allexcosta em Qui Dez 04, 2014 8:55 am, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som "duplicado" em uma área específica do braço Empty Re: Som "duplicado" em uma área específica do braço

Mensagem por rafa zago Qui Dez 04, 2014 8:55 am

Muito obrigado pela resposta!

Esse efeito é perceptível tanto com ele ligado (seja em amplificadores ou fone de ouvido) quanto desligado. Outros amigos tocaram e o efeito é o mesmo, então não acho que seja minha técnica, mesmo pq esse problema começou há poucos dias, do nada.

Perguntei pra todos os baixistas que conheço e ninguém nunca sequer ouvir falar de algo parecido. Vou tentar trocar a corda B pra ver se é algo da corda mesmo, o que acho estranho pois uso Elixir, que não costumam dar problema.

rafa zago
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jundiaí - SP

http://www.progpizza.com

Ir para o topo Ir para baixo

Som "duplicado" em uma área específica do braço Empty Re: Som "duplicado" em uma área específica do braço

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 04, 2014 10:24 am

Esse efeito ocorre por conta do desgaste das cordas, defeitos de fabricação do encordoamento ou, como o Allex explicou, por má colocação das cordas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Som "duplicado" em uma área específica do braço Empty Re: Som "duplicado" em uma área específica do braço

Mensagem por rafa zago Qui Dez 04, 2014 11:15 am

Sexta-feira vou buscar o baixo no luthier. Vou ligar pra ele hoje pedindo pra fazer esses testes na corda (recolocar ela e ver se tem algum desgaste incomum). Se mesmo trocando as cordas não for resolvido, eu volto aqui pra contar.

Muito obrigado mesmo pelas respostas, amigos. Me ajudaram demais!

rafa zago
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jundiaí - SP

http://www.progpizza.com

Ir para o topo Ir para baixo

Som "duplicado" em uma área específica do braço Empty Re: Som "duplicado" em uma área específica do braço

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos