45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Ir em baixo

45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por J.Adalberto em Dom Dez 28, 2014 11:15 am

45 dicas de mixagem do Steven Slate!


Steven Slate é um engenheiro de áudio americano que está entre os tops na indústra de gravação. Já trabalhou com as banda Train, Black Eyed Peas, Taylor Swift, Nickelback e muitos outros. Ele também é slate steven conhecido pelos seus plugins Slate fantásticos!

1. Separe a voz principal em 3 cópias: uma natural, uma brilhante e comprimida, e outra “crocante”. Faça automação das 3 ao longo da mix para que a voz se sobressaia.

2. Chris Lord Alge: Eu sempre faço uma automação passar pelos meus faders da bateria para mantê-la dinâmica na mix.

3. Os melhores engenheiros de masterização sabem quando mexer a mix e quando devem deixá-la como está. Ouça antes de mergulhar nos EQs e compressores!

4. Comprimir um pouco o reverb pode deixá-lo achatado de um jeito da hora. Tente! 40%, pode suavizá-lo e criar ainda mais profundidade.

6. Limiters digitais são eficazes para domar violões excessivamente dinâmicos de uma maneira transparente. Tente isso!

7. Quer uma caixa brilhante? Equalize os agudos dos overheads! Você vai chegar lá mais rápido do que equalizando o close mic sozinho.

8. Gravação ruim de voz? Suavemente retire as frequências que atrapalham, comprima bastante, depois adicione médio-agudo para dar clareza e “ar”, e então coloque um de-esser.

9. Não tenha medo de extender a banda do EQ até a sua largura máxima. Boosts pequenos e largos tendem a soar mais musicais.

10. Tirar graves e agudos do backing vocal ajuda a misturá-lo com a voz principal sem soar muito definido. Teste!

11. Um baixo presente? Copie o baixo para um track stereo, coloque um hi-pass até 300Hz, distorça um pouco, mande para um chorus e mixe sutilmente com o baixo seco.

12. Vou dizer de novo: não equalize os closes mics da bateria até você checar se a fase está coerente com os overheads.

13. Antes de tocar o botão do equalizador ou compressor, tenha certeza que seu cérebro saber o que você está intencionado a fazer e como isso pode realçar a mix.

14. Aveludando os delays da voz: atenue 3dB usando hi-shelf em 8kHz, depois mande-o para um reverb de sala média em 20% “molhado”.

15. Eu sempre recomendo equalizar os overheads da bateria e sala SEM solá-los já que eles realmente impactam no som da bateria como um todo.

16. Voz destacada e com ar: Hi-pass até 100Hz, ganho de 5dB em 12kHz, depois comprima muito – cerca de 12dB, e então tire a sibilância com um forte de-esser.

17. Pessoas gostam de música dinâmica. Automatize o master fader em 1dB mais ou menos para ressaltar as seções, especialmente nos momentos mais importantes da canção.

18. Vocais com sibilância em excesso tornam a música muito desagradável de se ouvir quando tocada alta. Colocar o de-esser apropriadamente garante clareza sem perfurar os ouvidos!

19. Simples ato para equilibrar o bumbo e o baixo: faça um pequeno corte com um filtro do tipo notch nos 80Hz do baixo e dê um pequeno ganho de 80Hz no bumbo. Funciona!

20. Eu quase sempre faço automação no meu master fazer subindo 1,5dB no chorus da música para ajudar a destacar de verdade!

21. Dica para bumbo de rock: copie o bumbo, filtre os graves e os agudos profundos, dê um belo ganho em 2kHz com o Q largo, comprima 10dB e mixe sutilmente.

22. Caixa de rock de atitude: carregue um sample de caixa com ressonância, comprima e distorça levemente, mande para um reverb stereo, adicione graves e mixe sutilmente ao kit.

23. Voz vintage: atenue os agudos com um shelf em 12kHz, dê um ganho em 3.5kHz e mixe sutilmente a voz distorcida em paralelo. Use reverb comprimido e com um pre-delay longo.

24. Voz com ar mas sem ser áspera em definitivo: copie a voz, faça um belo shelf em 10kHz, depois coloque um forte de-esser e comprima bastante. Mixe para ter ar!

25. Delay de voz: Se você tirar o delay do tempo certo da música, poderá adicionar profundidade sem ser audível. Comece um uma semínima. (1/4)

26. Voz seca e com “vida”: Use um pitch shifter stereo. No lado esquerdo coloque -9 cents e 20ms; no lado direito +9 cents e 40ms. Mixe com MUITA sutileza!

27. Não importa quantos equalizadores e compressores você colocar na caixa. Se ela não estiver em fase com os overheads, ela nnao terá punch!

28. A voz não está ressaltada na mix? Copiea ela, comprima muito, adicione distoção e médio-agudos e mixe sutilmente com a voz original.

29. Guitarra gorda no refrão: envie as guitarras para um bus e coloque um compressor nele. Durante o refrão, faça automação para +2dB e então compressor irá atuar e engordá-las!

30. Caixa explosiva: copie a caixa, comprima bastante com ataque e release rápidos para levantar o sustain; ponha um gate para cortar a cauda. Mixe sutilmente.

31. Voz grave: use um pitch shifter stereo com 10ms de delay e -10cents de um lado e + 10 cents de outro. Filtre os extremo agudos. Mixe sutilmente.

32. Grande voz do refrão: copie a voz, comprima e distorça… mixe SUTILMENTE quando a parte principal da música chegar!

33. Compressão paralela de voz: Copie a voz, comprima pesado e durante a mix, faça automação nos faders dos canais seco e comprimido para que a voz respire!

34. Pancada de caixa: caixa com afinação média e uma baqueta pesada (big hitter!?). Durante a mix, copie ela e corte 10dB em 100Hz sem dó. Agora comprima 5dB e mixe!

35. Fazendo a voz sobressair na mix: copie o canal, dê um bom ganho em 4kHz com o Q largo, comprima extremamente pesado com release rápido. Mixe sutilmente para ter um realce extra!
36. Bateria precisa de punch e sustain para ser GRANDE na mix. Para o punch, um pouco de ataque lento e relase médio na compressão e médio-agudos no EQ.

37. Use o compressor com seus ouvidos e não com seus olhos. Eu vou socar ao máximo as agulhas do meter do meu DRAGON na voz para fazê-la saltar de verdade na mix!

38. Voz Pop brilhante e sem ser áspera? Faça um hi-shelf em 10khz sem medo seguido de um compressor com redução de ganho pesada e depois um de-esser forte!

39. Voz dinâmica e profunda: tente um delay em semínima (1/4) bem sutil e nas partes principais use mínima com feedback. Suavize o delay com equalização.

40. Quanto mais rápida a música, menos sub-graves você vai querer no bumbo.Speed metal? Eu cortaria até 80Hz se necessário!

41. Reverb de caixa ruidoso: copie o canal de esteira, filtre os graves até uns 600Hz, ponha um hi-shelf em 10kHz e mande para um bom reverb. Ótimo em baladas!

42. Colocar uma fita adesiva bem na borda da caixa pode diminuir o ring sutilmente, sem ter que mexer demais.

43. Se você fechar os olhos e ouvir a mix você forçará seu cérebro a fortalecer o sentido da audição. Experimente isso de vez em quando.

44. Às vezes não se trata de adicionar mais equalizador, compressor ou algum truque. Se trata apenas de conseguir o equilíbrio certo dos instrumentos #simples&eficaz

45. Não tem nada melhor para trazer o bumbo para frente do que conferir se ele está em fase com os overheads!
avatar
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3453
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por afonsodecampos em Dom Dez 28, 2014 2:19 pm

Legal, valeu pelas dicas!
avatar
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 4783
Localização : Belém do Pará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por Claudio em Seg Dez 29, 2014 8:37 am

Bacana, várias dicas úteis que podem simplificar muito um trabalho de mixagem. A dica 19 está sempre presente nas minhas mixagens.
avatar
Claudio
Membro

Mensagens : 15155
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por GusVCD em Seg Dez 29, 2014 10:04 am

J.Adalberto escreveu:
11. Um baixo presente? Copie o baixo para um track stereo, coloque um hi-pass até 300Hz, distorça um pouco, mande para um chorus e mixe sutilmente com o baixo seco.

19. Simples ato para equilibrar o bumbo e o baixo: faça um pequeno corte com um filtro do tipo notch nos 80Hz do baixo e dê um pequeno ganho de 80Hz no bumbo. Funciona!

Terei esses dois em mente para um projeto de gravar um DVD ao vivo agora me 2015. Se tiver chance de testar esses toques, o farei.
avatar
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10923
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

http://www.myspace.com/mundovcd

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por Claudio em Seg Dez 29, 2014 10:47 am

^ A dica 11 é um teste que também fiquei curioso pra fazer.

Já a dica 19 eu acho algo indispensável pra mixar baixo/bateria.
avatar
Claudio
Membro

Mensagens : 15155
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por GusVCD em Seg Dez 29, 2014 11:23 am

Show de bola, Claudião. Essa 19 eu terei então como meta para levar junto ao Engenheiro de Som q fará a Gravação / Master / Mix do DVD.

Estou vendo de comprar no inicio de ano uma interface para estudar e tentarei tbm a 11 em casa, para validar e de repente levar ela tbm. Se funcionar bem, creio q rola até de se pensar em montar novamente um Set de pedais q busque levar essa experiência para o ao vivo, guardando-se as devidas proporções...
avatar
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10923
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

http://www.myspace.com/mundovcd

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por J.Adalberto em Seg Dez 29, 2014 12:03 pm

Meus amigos,

Vc dizer uma coisas para vcs

Essas dicas são de fato ótimas. É como nesse negócio nao existe certo e errado, Eh valido usá-las ou até readequa-las as suas próprias técnicas e concepções musicais

Mas penso que com o passar dos anos nós desenvolvemos uma doença chamada plugin's dependência !
Estava usando o PT 10, onde tinha o charmoso pacote Waves instalado, qdo atualizei pra versão 11, o referido pacote deixou de funcionar. A princípio fique P* da vida, mas como disser a males que vêm para o bem, e foi bem o caso.

Sem essa montanha de plugins, comecei a refazer as coisas utilizando o básico, e tenho montado pelo menos IMHO que meu som tem adquirido uma personalidade que até então não tinha
Entendam, não estou falando em melhor/pior.
avatar
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3453
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por joabi em Seg Dez 29, 2014 12:21 pm


^ Muito bem colocado, João. Algumas técnicas de mixagem são consagradas e vale a pena conhecê-las, mas desenvolver o seu estilo é o mais importante.

E só pra te atiçar, comprei o Waves Gold e o pack Classic Compressors que estão em promoção de fim de ano no site da Waves. Very Happy
Excelentes pacotes de plugins pelo preço de um bom pedal de efeito. Corre que dá tempo. up
avatar
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 5943
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por J.Adalberto em Seg Dez 29, 2014 12:40 pm

Kkkk
Já tinha comprado

Mas Eh Q agora To na onda da mix ecológica kkk
avatar
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3453
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por Claudio em Seg Dez 29, 2014 2:42 pm

^ Isso é uma tendência que acho natural com o passar o tempo e alguns bons trabalhos realizados. Eu também tenho utilizado cada vez menos plugins, e dado mais atenção a captação do som.

No último trabalho que fiz, busquei apenas ajustar os volumes das trilhas, trabalhar o pan e fazer um bounce pra ver (ouvir) como estava soando a captação natural, sem nenhum processamento (só um ligeiro reverb na voz). E a partir daí conseguir definir o que precisava ser ajustado, e quais caminhos seguir.

O "problema" disso é que quanto mais apuro as técnicas de mixagem, eu fico querendo remixar trabalhos anteriores utilizando essas novas descobertas! isso é um tormento Smile
avatar
Claudio
Membro

Mensagens : 15155
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por J.Adalberto em Seg Dez 29, 2014 3:03 pm

Esse é o dilema

Mas o lance Deixar o trabalho anterior como morto e enterrado

Pra mim q faço isso por hobby até me dou ao luxo te retomar coisas

Mas vcs que fazem profissionalmente tem q deixar as mixs antigas pra lá
avatar
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3453
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por afonsodecampos em Dom Jan 04, 2015 8:25 pm

Como colocar um "hi-pass" e como fazer um "corte com um filtro do tipo notch nos 80Hz" e o "ganho de 80Hz?
hide
avatar
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 4783
Localização : Belém do Pará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por J.Adalberto em Dom Jan 04, 2015 10:07 pm

afonsodecampos escreveu:Como colocar um "hi-pass" e como fazer um "corte com um filtro do tipo notch nos 80Hz"  e o "ganho de 80Hz?
hide

Afonso, se eu nao fosse tão preguiçoso lhe explicaria, kkk

mas acho que esse link pode de dar um melhor entendimento sobre o assunto

http://www.audioreporter.com.br/dicas/tudo-sobre-equalizacao-1-tipos-e-filtros/#
avatar
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3453
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por afonsodecampos em Seg Jan 05, 2015 11:23 am

▲ Valeu Adalberto!
avatar
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 4783
Localização : Belém do Pará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por joabi em Seg Jan 05, 2015 11:47 am


Complementando, o Notch é um filtro com o "Q" bem fechado, usado com intuito de atenuar a freqüência escolhida sem alterar muito as vizinhas. up

avatar
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 5943
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por afonsodecampos em Seg Jan 05, 2015 1:18 pm

No material que o Adalberto postou a segunda parte também traz umas dicas interessantes.

Dicas de Tito Menezes

1. Use um Q estreito se for atenuar e largo quando der ganho.

2- Se quer que um som se destaque tente tirar as baixas frequencias, se quer que se misture tire as altas freqüências.

3- Se utilize do raciocínio musical de tercas/quintas/oitavas,   ex: se em 125hz esta incomodando, confira também 250hz (oitava, ou seja 125 x 2 =250) quase um  sí.

4- Prefira atenuar um pouco de duas freqüências do que muito de uma somente.

5- Se soa embolado tente atenuar a região de 250 hz.

6- Se soa abafado ou como uma buzina tente atenuar a região de 500hz.

7- Se tem instrumentos de um mesmo espectro retire determinada região de um e esta mesma região coloque em outra (talvez nem precise) tente:
7.1- Para encaixar a voz numa base atenue um pouco a região de medias altas(entre 2,5khz-5khz) e procure ,nesta mesma oitava uma região pra dar um ganho na voz.
7.2- Para separar o bumbo do baixo teste atenuar a região de 400hz no bumbo e de um ganho nesta mesma região no baixo.

8- Diversos instrumentos soando lindo separadamente não quer dizer que quando juntar-los soará bem. O julgamento de que freqüências irá manipular é muito importante pro resultado final.

9- Cuidado com o efeito cumulativo, se você esta dando ganho em diversos instrumentos na mesma região, CUIDADO!  Isso pode deixar sua mix incomodativa.

10- Faça as escolhas do que quer deixar a frente e atrás na profundidade de sua mix, é impossível tudo ficar em primeiro plano

Leia:Criando espaço e profundidade na sua mix
Link

11- O alinhamento de seu sistema, seja ele p.a/monitor  ou no estúdio é o primeiro passo pra um bom resultado.

12- Não acredite na frase: “na mix eu conserto”. Não esqueça que quando fazemos um equalizador atuar estamos envolvendo fase.

13-  Esqueca os presets, caso queira use-os somente como ponto de partida; tente um bumbo sem kick; utilize mais o over ;filtre mais o seu som; tenha mais bom senso nos volumes dos instrumentos, utilize mais as salas, mude os reverbs, tente outros efeitos, crie e principalmente esqueça o volume absurdamente  alto, além de preservar o seu ouvido, suas mixagens soarão melhores. Busque sonoridades diferentes, tente outros soons, erre, mas erre por você, não existe regras para um som coerente com sua música.
avatar
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 4783
Localização : Belém do Pará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 45 dicas de mixagem do Steven Slate!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum