Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

+5
gsfteodoro
Mauricio Luiz Bertola
brucce
fbarione
Breno Barata
9 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por Breno Barata Seg Dez 29, 2014 6:22 pm

Olá pessoal.
Tenho um Cort A5 com a configuração de fábrica (captadores e preamp da Bartolini), mas toco numa banda de pop-rock, então percebo a falta de "peso" do som do instrumento na hora de executar as músicas. Após alguma pesquisa, me indicaram os captadores da EMG MM5CS ou MM5TW. Gostaria de confirmar se eles são adequados pro som que eu executo, e saber, dentre os dois, qual deles é o mais recomendável. Também gostaria de saber se será necessário substituir o circuito por um da EMG, e se sim, qual seria o recomendável pra instalar junto com esses captadores. Desde já agradeço quem puder me ajudar nessa.
Breno Barata
Breno Barata
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belém/PA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por fbarione Ter Dez 30, 2014 2:27 pm

Cara, não dos mais entendidos, mas acho que as medidas das cavidades são bem diferentes das medidas desses Modelos da EMG

fbarione
Membro

Mensagens : 218
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por brucce Ter Dez 30, 2014 2:45 pm

Breno,

Use a busca, tem alguns tópicos sobre, inclusive falando quais caps podem ser usados.
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 30, 2014 2:53 pm

Breno Barata escreveu:Olá pessoal.
Tenho um Cort A5 com a configuração de fábrica (captadores e preamp da Bartolini), mas toco numa banda de pop-rock, então percebo a falta de "peso" do som do instrumento na hora de executar as músicas. Após alguma pesquisa, me indicaram os captadores da EMG MM5CS ou MM5TW. Gostaria de confirmar se eles são adequados pro som que eu executo, e saber, dentre os dois, qual deles é o mais recomendável. Também gostaria de saber se será necessário substituir o circuito por um da EMG, e se sim, qual seria o recomendável pra instalar junto com esses captadores. Desde já agradeço quem puder me ajudar nessa.
Cara, será que o que não está faltando é amplificação e equalização adequados para a sonoridade de sua banda?
Eu já toquei nesse (bom) baixo, e não senti nada disso que vc está falando....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por Breno Barata Ter Dez 30, 2014 3:32 pm

fbarione
Pois é, brother. Isso também é algo que eu gostaria de confirmar.

brucce
Vou dar uma procurada, valeu.

Maurício Luiz Bertola

Cara, tenho tentado chegar numa equalização que me agrade, mas até agora não fiquei satisfeito. Minha caixa é uma Hartke e eu ainda uso um pedal de preamp da Aguilar (tone hammer), mas a impressão da falta de grave continua (e se eu coloco mais grave na equalização, o som "embola"). Toquei recentemente num music man stingray e senti bastante a diferença de peso. Por mim compraria um music man, mas por enquanto os gigs não permitem essa "extravagância". Hehehehe. Não digo, claro, que o A5 seja um baixo ruim, muito pelo contrário. Só não estou achando muito adequado pro rock.
Breno Barata
Breno Barata
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belém/PA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 30, 2014 3:39 pm

Só não estou achando muito adequado pro rock.
Cara, eu acho que talvez esteja faltando uma pesquisa de sua parte, sozinho e junto com a sua banda.
As vezes, um ensaio só para pesquisar timbres se faz necessário, às vezes, um simples equalizador (pedal) resolve isso à contento... É uma opinião pessoal (óbvio), fruto da minha experiência. Acho legal vc tentar antes de fazer uma adaptação mais "radical" em seu baixo, pois talvez ela não seja necessária...
Qual a Hartke que vc usa?
Como está aconfiguração do seu Tone Hammer?
Como é o posicionamento de seu amp ( e seu mesmo) no palco?
Etc, etc...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por Breno Barata Ter Dez 30, 2014 3:53 pm

Entendo...
Bom, valeu a dica. Se eu conseguir chegar a um som que me agrade, já vou dar mesmo essa economizada da compra dos captadores.
Breno Barata
Breno Barata
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belém/PA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por gsfteodoro Ter Dez 30, 2014 9:38 pm

Nordstrand big single

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por fbarione Ter Dez 30, 2014 10:41 pm

Cara, sem ofensa, mas acho que você está com bastante coisa ai, deve estar apanhando da regulagem, usei por anos um SR500 que vinha com esses caps e tirando as limitações dele nunca tive problema, toquei com ele Metal, Rock e Blues.

Quanto a opções de upgrade existem a reposição da BArtoline os MK5 e os Nordstrand que todo mundo fala que rola ( Big Single, Big Split e Fat Stack).....

Gosto muito dos meus MK4, mas muito mesmo....rs

Os Nordstrand eu estou utilizando agora o Big Single, e pra ser sincero estou apanhando muito pra timbrar ele. Eu estou esperando dia 5 pra levar o baixo no Luthier pra fazer umas regulagens pra ver se rola, caso contrário estou pensando em trocar pelo Big Split, mas vou ficar com eles mais uns 10, 12 meses pelo menos pra ver se me entendo com ele....rs

fbarione
Membro

Mensagens : 218
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por subgrave Ter Dez 30, 2014 11:01 pm

Breno Barata escreveu:. Minha caixa é uma Hartke e eu ainda uso um pedal de preamp da Aguilar (tone hammer), mas a impressão da falta de grave continua (e se eu coloco mais grave na equalização, o som "embola").


Qual Hartke?
Tem uns modelos mais fraquinhos que não vai rolar muita pressão mesmo...
Aposto que está aí seu problema!






subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por heitor_pg Qua Dez 31, 2014 1:07 am

Tem muita coisa envolvida e não obrigatoriamente é culpa dos captadores ou mesmo do baixo. Eu aprendi com o tempo que menos pode ser mais. Nesse caso, você já tem um preamp no baixo e liga no preamp aguilar. Eu tentaria ou tentar timbrar sem o aguilar ou colocar uma chave ativo/passivo no baixo para usar só o preamp aguilar antes de modificações mais custosas.

Outra coisa é como seu amplificador está posicionado (inclinado ou com rodinhas de apoio).

No final o mais básico como regulagem e marca/modelo das cordas também fazem muita diferença.
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por Eduardo Moraes Sex Jan 02, 2015 10:04 am

Breno Barata escreveu:Olá pessoal.
Tenho um Cort A5 com a configuração de fábrica (captadores e preamp da Bartolini), mas toco numa banda de pop-rock, então percebo a falta de "peso" do som do instrumento na hora de executar as músicas. Após alguma pesquisa, me indicaram os captadores da EMG MM5CS ou MM5TW. Gostaria de confirmar se eles são adequados pro som que eu executo, e saber, dentre os dois, qual deles é o mais recomendável. Também gostaria de saber se será necessário substituir o circuito por um da EMG, e se sim, qual seria o recomendável pra instalar junto com esses captadores. Desde já agradeço quem puder me ajudar nessa.

Esse problema que você falou realmente existe e são varias pessoas que percebem isso.

Recomendo o Bartolini MK5 ligando no padrão "série" e se possível uma troca do circuito por qualquer outro, mas se não der pra trocar o circuito pode permanecer com ele, pois a mudança do captador será a principal melhoria.

Vai resolver seu problema.
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por DUDUBASS Sex Jan 02, 2015 11:41 am

Tenho um A6 e troquei caps e pré dele, esse baixo é muito bacana, mas pra tocar pop, rock ou funk eu prefiro outros baixos, mais pra linha de jazz bass ou similar, e no lugar desse up aí que custa uma boa grana, eu pegaria um condor ou sx jazz bass 4 cordas mesmo que resolve praticamente tudo de Rock e Pop.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por fbarione Sex Jan 02, 2015 12:11 pm

Eduardo Moraes escreveu:
Breno Barata escreveu:Olá pessoal.
Tenho um Cort A5 com a configuração de fábrica (captadores e preamp da Bartolini), mas toco numa banda de pop-rock, então percebo a falta de "peso" do som do instrumento na hora de executar as músicas. Após alguma pesquisa, me indicaram os captadores da EMG MM5CS ou MM5TW. Gostaria de confirmar se eles são adequados pro som que eu executo, e saber, dentre os dois, qual deles é o mais recomendável. Também gostaria de saber se será necessário substituir o circuito por um da EMG, e se sim, qual seria o recomendável pra instalar junto com esses captadores. Desde já agradeço quem puder me ajudar nessa.

Esse problema que você falou realmente existe e são varias pessoas que percebem isso.

Recomendo o Bartolini MK5 ligando no padrão "série" e se possível uma troca do circuito por qualquer outro, mas se não der pra trocar o circuito pode permanecer com ele, pois a mudança do captador será a principal melhoria.

Vai resolver seu problema.

Cara eu diria mais, coloque os captadores em "série" e se conseguir coloque as chaves para "paralelo" tb como no meu baixo tinha espaço só pra uma chave coloquei a opção de deixar o cap. do braço em série e paralelo deu uma variação muito boa, porque em alguns lugares eu sentia que sobrava muito (não sei se grave ou médio-grave ou outra coisa...rs) e mudando pra paralelo deu a equilibrada que eu buscava. Pena que não coube ou chave pra ponte, tenho curiosidade de ver como ficaria....

Já em relação ao circuito vale a pena tb, pois senti bastante diferença no sentido nativo da Ibanez pelo circuito da bartolini.


Outra coisa que foi comentada ai em cima eu tb concordo, não gosto de misturar pré externo com pré do baixo, ......fica muita coisa pra casar e(pré externo, do ampli, e do baixo) e sempre apanhei com isso....

fbarione
Membro

Mensagens : 218
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por Eduardo Moraes Sex Jan 02, 2015 1:22 pm

fbarione escreveu:
Eduardo Moraes escreveu:
Breno Barata escreveu:Olá pessoal.
Tenho um Cort A5 com a configuração de fábrica (captadores e preamp da Bartolini), mas toco numa banda de pop-rock, então percebo a falta de "peso" do som do instrumento na hora de executar as músicas. Após alguma pesquisa, me indicaram os captadores da EMG MM5CS ou MM5TW. Gostaria de confirmar se eles são adequados pro som que eu executo, e saber, dentre os dois, qual deles é o mais recomendável. Também gostaria de saber se será necessário substituir o circuito por um da EMG, e se sim, qual seria o recomendável pra instalar junto com esses captadores. Desde já agradeço quem puder me ajudar nessa.

Esse problema que você falou realmente existe e são varias pessoas que percebem isso.

Recomendo o Bartolini MK5 ligando no padrão "série" e se possível uma troca do circuito por qualquer outro, mas se não der pra trocar o circuito pode permanecer com ele, pois a mudança do captador será a principal melhoria.

Vai resolver seu problema.

Cara eu diria mais, coloque os captadores em "série" e se conseguir coloque as chaves para "paralelo" tb como no meu baixo tinha espaço só pra uma chave  coloquei a opção de deixar o cap. do braço em série e paralelo deu uma variação muito boa, porque em alguns lugares eu sentia que sobrava muito (não sei se grave ou médio-grave ou outra coisa...rs) e mudando pra paralelo deu a equilibrada que eu buscava. Pena que não coube ou chave pra ponte, tenho curiosidade de ver como ficaria....

Já em relação ao circuito vale a pena tb, pois senti bastante diferença no sentido nativo da Ibanez pelo circuito da bartolini.


Outra coisa que foi comentada ai em cima eu tb concordo, não gosto de misturar pré externo com pré do baixo, ......fica muita coisa pra casar  e(pré externo, do ampli, e do baixo) e sempre apanhei com isso....


Exato, no meu MK6 uso 1 chave com opção de (série, single e paralelo) para cada captador e a variação de timbre é muito boa, mas se não conseguir, deixando em série já vai salvar a vida dele e dar o peso que ele busca.

Quando uso pré externo eu deixo o pre do baixo sempre em flat.
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5 Empty Re: Dúvida sobre troca de captadores - Cort A5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos