Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudanca de Clima e Regulagem

+9
Marlim
joabi
Orla Bass
eltonpereira22
JAZZigo
Moshe Bar Elohim
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
DouglasAM
13 participantes

Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por DouglasAM Sex Jan 16, 2015 12:15 am

Ola pessoal,

Recentemente me mudei do Canada para o Brasil e acho que meu instrumento sofreu alguma alteracoes (sem contar a marca de pancada por descuido que doeu no coracao Sad ). Sai de uma cidade em que fazia -30 graus fora, mas que sempre tinha o ar condicionado e o aquecedor estaveis, para uma uma casa totalmente sem ar condicionado e com variacao de temperatura entre 22 (noite) e 35 graus (dia).Pude notar uma variacao no peso do instrumento e no braco.

Como sou iniciante nao sei se isso eh apenas viagem minha ou realmente tem algo errado. Sera que ele precisa de uma regulagem? Acho que o braco esta torto "para a frente", mas nao sei se estou fazendo isso da maneira correta. Estou olhando o instrumento "de baixo para cima', ou seja, da juncao do braco com o corpo para a mao, e contra a luz. Vi que ha uma pequena variacao "na linha"do braco, mas nao sei determinar se isso eh algo natural ou ele realemnte esta empenado devido ao clima. Ele ainda esta com um otimo som e maciez no braco.

Caso ele esteja realmente um pouco empenado, seria algo muito grave nao regula-lo? isso piora? porque do jeito que esta para esta otimo... so estou meio cricado com isso mesmo.
DouglasAM
DouglasAM
Membro

Mensagens : 43
Localização : Joao Monlevade

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Sex Jan 16, 2015 4:01 am

DouglasAM escreveu:Sera que ele precisa de uma regulagem?

(...)

isso piora?

Mudanca de Clima e Regulagem Hqdefault

Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 16, 2015 7:22 am

DouglasAM
Sim, é óbvio...
Se vc não sabe o que fazer, leve ao profissional habilitado para tal: O seu luthier...
Simples assim...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jan 16, 2015 8:51 am

DouglasAM escreveu:... Sera que ele precisa de uma regulagem? Acho que o braco esta torto "para a frente", mas nao sei se estou fazendo isso da maneira correta. Estou olhando o instrumento "de baixo para cima', ou seja, da juncao do braco com o corpo para a mao, e contra a luz. Vi que ha uma pequena variacao "na linha"do braco, mas nao sei determinar se isso eh algo natural ou ele realemnte esta empenado devido ao clima. Ele ainda esta com um otimo som e maciez no braco.

Caso ele esteja realmente um pouco empenado, seria algo muito grave nao regula-lo? isso piora? porque do jeito que esta para esta otimo... so estou meio cricado com isso mesmo.
Como disseram os mestres aí em cima, sim, precisa de regulagem. Sempre precisará de regulagem. Ao adiquiri-lo, a cada troca de cordas, em mudanças significativas de temperatura, de vez em quando para dar uma geral nele, etc.
O "braço torto", levemente inclinado para frente, dependendo é até normal. O ideal, para mim, seria um braço totalmente reto. Mas para ficar um pouco mais macio, para não trastejar muito, para a ação não ficar muito alta, alguns inclinam levemente o braço para frente, como o seu. O braço só não pode estar torcido, tipo espiralado. Uma maneira bem prática de ver esta inclinação é a seguinte: pressione a primeira ou a última corda, no primeiro e último trastes e repare a inclinação real do braço.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 16, 2015 9:03 am

Moshe Bar Elohim escreveu:O ideal, para mim, seria um braço totalmente reto. Mas para ficar um pouco mais macio, para não trastejar muito, para a ação não ficar muito alta, alguns inclinam levemente o braço para frente, como o seu.
IMO, o braço dead straight (100% reto) é regra apenas para os Rickenbacker. Todos os demais devem ser ligeiramente arqueados para frente (côncavos).
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Sex Jan 16, 2015 9:05 am

JAZZigo escreveu:IMO, o braço dead straight (100% reto) é regra apenas para os Rickenbacker. Todos os demais devem ser ligeiramente arqueados para frente (côncavos).

AJ mantém seus Foderas 100% retos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 16, 2015 9:12 am

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:IMO, o braço dead straight (100% reto) é regra apenas para os Rickenbacker. Todos os demais devem ser ligeiramente arqueados para frente (côncavos).

AJ mantém seus Foderas 100% retos.

Pois é... Há controvérsias quanto à isso.....
E concordo com vc.....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 16, 2015 9:33 am

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:IMO, o braço dead straight (100% reto) é regra apenas para os Rickenbacker. Todos os demais devem ser ligeiramente arqueados para frente (côncavos).

AJ mantém seus Foderas 100% retos.
Ok, assim como o amigo Moshe, que também gosta do braço reto... cada um é cada um. Citei o braço 100% reto do Rickenbacker porque, a própria fabricante recomenda que seja assim, diferentemente das outras, em geral. Outra curiosidade "estranha" que a Rickenbacker, e acho que só ela, recomenda também: o ajuste dos tensores deve ser feito com as cordas afinadas.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por DouglasAM Sex Jan 16, 2015 10:28 pm

Valew pessoal... so agora vi as mensagens... entao como eu disse, nao to sentindo diferenca na qualidade do braco. Achava que fosse so impressao. Mas como alguns de vcs disseram que eh ateh normal ter um o braco um pouco arqueado vou manter ele assim por um tempo. Caso eu perceba alguma piora na qualidade eu vou dar um jeito de encontrar um profissional. Mas isso eh igual mecanico e medico: tem que ser aquele cara de confianca, o que eu nao tenho ainda.

Bom saber que eh normal ser um pouco assim. Smile
DouglasAM
DouglasAM
Membro

Mensagens : 43
Localização : Joao Monlevade

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por eltonpereira22 Sáb Jan 17, 2015 12:50 pm

se você não sentiu diferença no braço então tudo ok. Mas como essa mudança de temperatura foi bem brusca às vezes é melhor mandar num luthier mesmo só pra conferir. Eu sou bem encanado (até demais) com isso. No seu lugar, era isso que eu faria.
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 17, 2015 1:10 pm

Se você ler o tópico fixo de regulagem, conseguirá diagnosticar a situação do seu instrumento e talvez regulá-lo em casa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por DouglasAM Sáb Jan 17, 2015 3:56 pm

Pois eh Alex... to lendo la, mas muita informacao, dezenas de posts... vou ler mais um pouco antes de me arriscar a mexer no tensor... pelo que vi essa eh a parte mais chata, nao pode virar muito neh? daqui a pouco me arrisco a fazer isso.
DouglasAM
DouglasAM
Membro

Mensagens : 43
Localização : Joao Monlevade

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 17, 2015 10:59 pm

É preciso sempre um diagnóstico antes de qualquer tentativa de mexer no tensor. Só mexa se necessário.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Orla Bass Sáb Set 17, 2016 2:28 pm

Rapaz essa semana está complicado aqui no Paraná, é frio é calor, primeiro meu violão estava bom as cordas, dai ficou alto, eu apertei mais o tensor e deixei a folga em menos de 1mm, cara como pode  o clima variar tanto, é calor de 35 graus, é frio de 15 graus, o meu baixo novo no frio as cordas levantam um pouco no calor trasteja (Tagima) o Cort no frio fica baixo e no calor alto, eu to de saco cheio de ficar regulando eles, eu acho que deixo a ação muito baixo pois uso tapping, existe uma regulagem pra que não precise mexer sempre no tensor? é possível apenas duas regulagens ao ano? agora nesse momento está 31 graus aqui, quente, deixei os baixos com uma ação bem confortável, pra slap, estão ótimos o voilão também, mas daqui uns dias já muda tudo, o certo é não mexer e esperar o tempo estabilizar? vcs costumam mexer no tensor com frequência? porque a madeira varia tanto hein? a minha guitarra uma strato é o único instrumento que não mexo no tensor, no regulei uma vez quando mudei de 009 para 010, o tensor fica lá sempre do mesmo jeito.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Orla Bass Sáb Set 17, 2016 2:33 pm

Gostaria de poder entender mais esse fenômeno, se isso é só com meus instrumentos ou da galera geral, no meu violão a altura das cordas na 20º casa solta é de 3mm a mizona solta e a mizinha 2,5mm, fica bem confortável pra fazer pestana e solos, é um Hofma modelo Folk cordas de aço. Nos baixos no Cort eu deixo na 24° casa solta 1,8mm Na B e na G pouco menos que isso, já no Tagima é uns 2mm na Casa 20° será que ta muito baixo deixando eles sensíveis demais a regulagens em mudanças de temperatura?
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Orla Bass Sáb Set 17, 2016 2:49 pm

Mudanca de Clima e Regulagem MdRxrIK


Última edição por Cantão em Dom Set 18, 2016 10:14 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editando a imagem para ajudar o amigo.)
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por JAZZigo Sáb Set 17, 2016 2:52 pm

^
Se não tem saco pra ficar regulando, sugiro que você adapte sua pegada à variação da altura das cordas no seu instrumento ou adquira outros com braços mais estáveis, tipo: com longarinas de madeiras mais duras e/ou com rods paralelos ao tensor, e/ou braços construídos em fibra-de-carbono, que são muito menos suscetíveis às mudanças de temperatura e/ou umidade.


Última edição por JAZZigo em Sáb Set 17, 2016 2:56 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por joabi Sáb Set 17, 2016 2:56 pm

Mudanca de Clima e Regulagem MdRxrIK
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Sáb Set 17, 2016 3:05 pm

Orla Bass escreveu:Rapaz essa semana está complicado aqui no Paraná

Só essa semana?

Curitiba você sai de casa de manhã com jaqueta de couro, chinelo havaianas, galocha, bota sete léguas, guarda chuva, protetor solar, pá pra raspar neve e usa todos os itens no mesmo dia. Quando chega em casa ainda rola uma chuvinha de granizo pra não perder o hábito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Marlim Dom Set 18, 2016 12:33 pm

aqui em BH tbem tem acontecido de fazer as 4 estações do ano em um unico dia e os meus baixos tbem sofrem um pouco com isso ( devido ao fato de eu curtir a ação das cordas o mais baixa possivel qualquer alteração é facilmente percebida )
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 487
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Orla Bass Dom Set 18, 2016 5:47 pm

Marlim escreveu:aqui em BH tbem tem acontecido de fazer as 4 estações do ano em um unico dia e os meus baixos tbem sofrem um pouco com isso ( devido ao fato de eu curtir a ação das cordas o mais baixa possivel qualquer alteração é facilmente percebida )

Hoje por exemplo super quente, meu violão que tava duro semana passada está bem confortável pra tocar até demais, as cordas 010 super moles, me cocei pra soltar o tensor 1/4 de volta mas sei que logo ele volta ao normal que fica um pouco mais duro, o baixo Tagima ta bem sensível também, a corda A solta tem que tocar bem de leve, ta gostoso de tocar mas se tocar mais forte o trastejo vem. Vou tentar ficar um mês sem mexer neles pra ver quando essa regulagem muda, estou medindo também com a régua as cordas pra ver essas mudanças ocorrendo pois to curioso, estou sem shows no momento então não preciso deles reguladinhos todo dia, mas confesso que eles estão bem confortáveis de tocar, tensor alinhadinho quando aperto o primeiro e os últimos trastes, uma folga miníma menos de 1mm pra não ficar reto demais, uma pena que o clima não ajuda muito. Aqui está fazendo agora 32 graus e 66% de umidade, está ficando nublado, parece que chove de madrugada.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Orla Bass Dom Set 18, 2016 5:52 pm

Tem um amigo meu aqui na cidade, ele tem guitarra, baixo e violão também, todos os instrumentos dele tem uma folga grande no tensor e as cordas altas, mas ele disse que prefere assim que o clima altera menos, cara eu acho super desconfortável tocar nas coisas deles, o baixo é ruim pra dar slap, o violão duro demais, até queria apertar o tensor mas ele não deixou, disse que prefere assim. Duro que uma hora vai torcer esses braços né, pois a folga deve ter uns 2mm, dai ele pra compensar um pouco abaixa os carrinhos dai fica alto as cordas até a casa 7 e quase tudo trastejando da 12° pra frente.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por JAZZigo Dom Set 18, 2016 7:15 pm

^
A vida é dura... Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Edu Ter Set 20, 2016 9:40 am

aqui no RS também é assim e o pior é que não são mudanças de 15 pra 35, são temperaturas extremas. Na minha cidade (que não é das mais geladas, mas é MUITO FRIA porque é no pampa/fronteira e bate o minuano) tem inverno de -9ºC e verão de mais de 40ºC, com sensação térmica de mais de 50ºC. Um dia a temperatura foi de 43ºC pra 17ºC por causa de uma chuva. É o verdadeiro inferno pra saúde. No verão é seco como o Atacama e no inverno é úmido como uma floresta tropical. Pra instrumento é uma droga também. Temperatura e umidade totalmente instáveis variando constantemente durante o dia.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 20, 2016 9:55 am

^ Guardar o instrumento dentro de um case com sílica gel ajuda a mantê-lo mais estável nesse clima aí...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Edu Ter Set 20, 2016 10:02 am

que clima desgraçado! Eu tenho que guardar no bag pq não tenho mais case, aí a diferença na mudança temperatura deve ser sensivelmente menor. Se eu deixar o instrumento fora da capa durante o dia, pode apostar que as cordas parecem ter envelhecido, o braço deu uma leve trabalhada.
Agora veja o fato curioso... Algumas vezes deixei instrumentos por DIAS fora da capa e a madeira parece ter estabilizado, braço sem movimentar, ação de cordas intacta heheh só que outro problema aqui é a poeira. Se deixar no tempo o instrumento fica um caco empoeirado e a poeira parece "comer" as coisas, peças de metal, plástico...
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Orla Bass Ter Set 20, 2016 5:59 pm

Edu escreveu:que clima desgraçado! Eu tenho que guardar no bag pq não tenho mais case, aí a diferença na mudança temperatura deve ser sensivelmente menor. Se eu deixar o instrumento fora da capa durante o dia, pode apostar que as cordas parecem ter envelhecido, o braço deu uma leve trabalhada.
Agora veja o fato curioso... Algumas vezes deixei instrumentos por DIAS fora da capa e a madeira parece ter estabilizado, braço sem movimentar, ação de cordas intacta heheh só que outro problema aqui é a poeira. Se deixar no tempo o instrumento fica um caco empoeirado e a poeira parece "comer" as coisas, peças de metal, plástico...

Cara ultimamente o clima ta tenso mesmo, hoje eu fui dar aulas e o violão tinha colado as cordas no braço, deu uma esfriadas mas a previsão é que o tempo esquente no fim de semana, mas eu não aguento esperar, tive que soltar 1/4 de volta, dai parou de trastejar as primeiras casas, mas f*** que no calorzão acho que até o tampo sente pois fica duro de fazer pestanas.

Domingo estava fazendo quase 40 graus, agora ta 22 graus, complicado. Sobre a poeira é f*** também, se deixar eles fora das capas fica cheio de poeira nas ferragens, hoje quando tirei o baixo da capa o braço tava soado, meio úmido, porque choveu ontem o dia todo, então é preciso estar sempre de olho neles, eu tenho 4 instrumentos pra fazer manutenção e a guitarra é o instrumento que eu menos toco, de vez em quando eu tiro ela da capa e vejo como que ta, mas ele aguenta bem, é o instrumento mais velho que eu tenho, está comigo desde 2009.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por elson.arcos Qua Set 21, 2016 6:55 am

Imaginem eu que estou morando bem embaixo da linha do equador...

Incendio
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 21, 2016 7:29 am

elson.arcos escreveu:Imaginem eu que estou morando bem embaixo da linha do equador...

Incendio

Já trabalhei algumas vezes em Macapá, onde a linha do Equador passa....
Lá não muda muito´: É calôr com chuva e calôr sem chuva.....
Verão
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Qua Set 21, 2016 9:33 am

Eu vou contar um segredo pra vocês:

Madeira mexe... Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por afonsodecampos Qua Set 21, 2016 11:24 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
elson.arcos escreveu:Imaginem eu que estou morando bem embaixo da linha do equador...

Incendio

Já trabalhei algumas vezes em Macapá, onde a linha do Equador passa....
Lá não muda muito´: É calôr com chuva e calôr sem chuva.....
Verão

Pois é, aqui pra cima o clima é sempre o mesmo, o que varia é a sensação de insuportável e suportável.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Edu Qua Set 21, 2016 1:55 pm

allexcosta escreveu:Eu vou contar um segredo pra vocês:

Madeira mexe... Wink

pois é e nessas horas deveria valer o custo de um instrumento (armazenamento das madeiras, secagem, etc). Na prática se vê que a seleção das peças é que faz a diferença e ninguém consegue apenas olhar um baixo e prever se o trabalho do luthier foi 100% correto, ou seja, sorte de quem mora em um lugar de clima bom (não é meu caso) e/ou sorte de quem compra um instrumento que teve um trabalho de confiança na construção e seleção (meu caso)

e nem sempre o baixo caro com madeiras x ou y serão ideais pra região que o sujeito mora, tem mais essa kkkk
nada como morar em um local com clima mais estável
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Qua Set 21, 2016 4:23 pm

Mora em Manaus e compra um Warwick Alemão pra tu ver o que é bom.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por elson.arcos Qua Set 21, 2016 6:40 pm

Ri Muito

Sou de lá kkkkk pode crer!!
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Qua Set 21, 2016 6:54 pm

elson.arcos escreveu:Ri Muito

Sou de lá kkkkk pode crer!!

Não sei se deu pra notar, mas já faz muitos anos que sou rato de Lutheria. Fora os vídeos que já fiz aqui, liga pra Marinho, pra Jorge de Itacaranha que eles te dizem.

Acho que o que mais vi na minha vida pra consertar em Lutheria de Salvador foi braço de Warwick. Sem brincadeira alguma.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por JAZZigo Qua Set 21, 2016 7:05 pm

allexcosta escreveu:Acho que o que mais vi na minha vida pra consertar em Lutheria de Salvador foi braço de Warwick. Sem brincadeira alguma.
Idem em São Paulo, pelo menos no início dos anos 2000. O luthier Marcio Benedetti prestava assistência técnica autorizada pela Warwick e a quantidade de braços condenados e descartados (cobertos pela garantia) era impressionante.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Edu Qua Set 21, 2016 10:19 pm

eram os Warwicks com braço em U shape?
Ou os novos fininhos estilo Ibanez?
os modelos eram todos da mesma madeira?
mesma escala?
mesmo tensor?

É que ouvi falar que o tensor desses baixos eram um caco. Não sei se procede
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Vinicius F Qua Set 21, 2016 10:49 pm

Tenho um WW Corvette de 96 (5 cordas), braço todo em wenge, com o shape mais antigo (anterior ao "U", bem mais fino) e é extremamente estável, contrariando todas as expectativas...

Mas já ouvi diversos relatos de vários luthiers sobre WW com problemas. Principalmente "U" shape e ovankgol. Rockbass idem. O meu antigo virou um Berimbau, o tensor era muito fraco. Acho que não existe mais esse problema nos mais novos.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Edu Qua Set 21, 2016 11:49 pm

praticamente o "Behringer" dos contrabaixos então rs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Qua Set 21, 2016 11:52 pm

Edu escreveu:praticamente o "Behringer" dos contrabaixos então rs

Mais pra Meteoro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Orla Bass Qui Set 22, 2016 6:22 pm

allexcosta escreveu:Eu vou contar um segredo pra vocês:

Madeira mexe... Wink

E como mexe, esse clima maluco do noroeste do paraná é complicado, ainda mais pra quem sofre por não ter luthier por perto, o mais perto daqui fica a 250km e ele leva uns 2 meses pra mexer no instrumento, eu gostaria de poder trocar os trastes dos meus baixos e do violão, pra deixar mais alinhados, mas vou levando do jeito que da. rs
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Orla Bass Qui Set 22, 2016 6:25 pm

allexcosta escreveu:
elson.arcos escreveu:Ri Muito

Sou de lá kkkkk pode crer!!

Não sei se deu pra notar, mas já faz muitos anos que sou rato de Lutheria. Fora os vídeos que já fiz aqui, liga pra Marinho, pra Jorge de Itacaranha que eles te dizem.

Acho que o que mais vi na minha vida pra consertar em Lutheria de Salvador foi braço de Warwick. Sem brincadeira alguma.

Nossa até desanimei de comprar um Warwick, quase fiz rolo num Rockbass no começo do ano mas ai o cara deu pra trás e acabei pegando outro baixo de outra marca.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por allexcosta Qui Set 22, 2016 10:55 pm

Orla Bass escreveu:Nossa até desanimei de comprar um Warwick, quase fiz rolo num Rockbass no começo do ano mas ai o cara deu pra trás e acabei pegando outro baixo de outra marca.

Eu tava falando dos Alemães.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Orla Bass Sex Set 23, 2016 3:55 pm

allexcosta escreveu:
Orla Bass escreveu:Nossa até desanimei de comprar um Warwick, quase fiz rolo num Rockbass no começo do ano mas ai o cara deu pra trás e acabei pegando outro baixo de outra marca.

Eu tava falando dos Alemães.

Ah sim.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de Clima e Regulagem Empty Re: Mudanca de Clima e Regulagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos