Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lançamento: Pedal Boss BB-1X

+3
joabi
JAZZigo
Guga Ramone
7 participantes

Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por Guga Ramone Qui Jan 22, 2015 8:49 pm

Novo lançamento da Boss, na Winter NAMM! Boss BB-1X Bass Driver.

http://www.boss.info/products/bb-1x/

Fiquei bem curioso!
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por Guga Ramone Qui Jan 22, 2015 9:01 pm

Mais um videozinho dele:

Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por JAZZigo Qui Jan 22, 2015 11:07 pm

:hmm:

A Roland/Boss continua nos devendo um pedal de overdrive decente... mais uma distorçãozinha digital safada, IMO... bash

Se tivessem, pelo menos, pensado em um ODB-3W Waza Craft... se bem que o ODB-3 seria realmente difícil de consertar... Rolling Eyes

P.S.: A única coisa que gostei nessa Boss X-Series foi do retorno do parafuso de metal, para acesso ao compartimento da bateria, o mesmo usado nos Compact Pedals da década de 70. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 23, 2015 2:02 pm

^
scratch
Tá falando de quê?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por joabi Sex Jan 23, 2015 2:19 pm


Tem cara de spam ou robô...

EDIT: Esse trecho tem cara de um comentário de outro post, não me lembro qual... acho que do Zadá. Daqui a pouco a moderação passa por aqui.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por Guga Ramone Sex Jan 23, 2015 3:56 pm

Membro novo, só tem uma postagem, com um portugues de "google tradutor" e ainda por cima com um link suspeito na postagem... Não tá com cara, isso É um bot spammer. hehehe
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por Cristiano Bass Dom Mar 01, 2015 6:23 pm

Achei as config dele parecido com as do Bass ODB-3
Cristiano Bass
Cristiano Bass
Membro

Mensagens : 3
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 01, 2015 8:38 pm

Joguei a mensagem spam no lixo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por INGVARR Seg Fev 03, 2020 3:58 pm

Ressuscitando o tópico...

Recém adquiri este pedal e eu acho (espero!) que minha saga com overdrives tenha terminado.

Já tive em meu pedalboard Boss OBD-3, TC Electronic Mojo Mojo, EBS Metal Drive, Ibanez TS9B, etc., e sempre me vi em um problema ou outro. Se não era o som do pedal que soava muito "pontiagudo", destoando totalmente o som do contrabaixo, era o chiado infernal e o feedback que vinha do pedal. Se não fosse nada disso o problema era a distorção embolando em afinações baixas ou um som medíocre de corneta. Cito como frustração das frustrações o Ibanez Tube Screamer TS9B. Aquilo, pra mim, só serve como volume booster. Além de ter um overdrive feio pra caramba, é necessário "puxar" tudo que pedal tem se você eventualmente precisar de um tom mais fuzz. O knob "mix" é uma bobagem cuja utilidade prima é deixar seu som broxado e sem a menor presença. Ponto.

Vocês podem discordar sobre o TS9B ou de qualquer outro ponto colocado... Fato é que o BB-1X me dá o que eu preciso em termos de "pitada" no som, jogando levemente areia no tom até uma distorção bem fuzz. A banda em que toco só tem uma guitarra e o baixo faz um papel fundamental. Eu preciso dessa areia no meu som, sem ter problemas com a afinação baixa, sem ter chiado quando preciso de toneladas de distorção, etc. É um pedal extremamente versátil, não apenas pela gama de possibilidades que você tem com timbragem, mas também pela saída balanceada, que faz do pedal um preamp. Trata-se de um pedal onde o knob "blend" realmente diz alguma coisa. Você tem total possibilidade de encher de overdrive sem perder a característica do instrumento. Estou realmente apaixonado.

Antes dessa aquisição eu já havia me conformado que pedais de overdrive nunca me dariam o que eu preciso, tanto que comecei a usar um DS1 da Boss, que é distorção pura e simples. Mas com o advento do BB-1X no meu set o DS1 ganhou mero papel de auxiliar. Se os caras que tocam comigo decidirem tocar Type O Negative ou compuserem um doom afinado em B eu já estou armado.

INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por JAZZigo Seg Fev 03, 2020 11:28 pm

ˆ
Bom saber! up

Já estive algumas vezes a 1 click de encomendar esse Boss BB-1X, mas sempre acabei desanimando no final das contas. Tenho um Boss FBM-1, que também é digital, e foi uma grata supresa, superando minha expectativa, apesar de estar longe dos meus pedais de overdrive preferidos. Enfim, acho que vou acabar pegando esse BB-1X mesmo, pra ver qual é e poder expressar uma opinião com propriedade.
INGVARR escreveu:Aquilo, pra mim, só serve como volume booster.
Bom, o uso do notório Ibanez (Maxon) TS9 TubeScreamer entre a grande maioria dos guitarristas sempre foi como booster, para fazer o amp distorcer e não como pedal de distorção propriamente dita, portando, acho que não dava para esperar algo muito diferente do TS9B. Agora, na boa, discordo completamente da sua opinião sobre este pedal. Transcrevo abaixo as impressões que postei há quase 8 anos, quando fiz um tira-teima (com playlist no SoundCloud) entre ele e outros 13 pedais de overdrive:

"Um Tube Screamer grave e nada mais... Esse pedal foi muito além da minha expectativa. Um dos melhores bass overdrives de baixo para médio ganho que já ouvi, sobretudo, tratando-se de um non-boutique pedal! E, se eu for considerar o preço, acho que ele vai para o topo da lista entre os melhores da minha coleção! As samples disponíveis até agora na web não fazem jus ao pedal. Super dinâmico, transparente, natural, convincente e de equalização bastante responsiva. Construção e acabamento impecáveis, como os Maxon. Não é true bypass, mas o bypass é íntegro. Agora, uma coisa me intrigou: o knob MIX que, teoricamente, deveria 'blendar' o sinal dry com o wet, na verdade, faz a mistura de 2 drives diferentes: um mais grave, de ganho mais baixo e menos dinâmico (para a esquerda), e outro mais brilhante, de ganho mais alto e mais dinâmico (para a direita)... sei lá o porquê, mas gostei! Substituí os dois ICs JRC4558D originais por um par de chips Texas Instruments LF353P, que deixaram o drive mais encorpado nas baixas frequências (gosto pessoal). Wink "

Vide: https://www.contrabaixobr.com/t21580-tira-teima-entre-mais-14-pedais-de-overdrive
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por INGVARR Ter Fev 04, 2020 11:16 am

Caríssimo,

Conforme você asseverou ao final da transcrição, trata-se de "gosto pessoal". O TS9B soou pra mim, em todos os baixos que usei, como se as cordas estivessem mortas, embora se tratassem de encordoamentos novos ou com três meses de uso, no máximo. No caso, usando meu titular, que é um Yamaha BB714bs, o encordoamento era "extra bright" - DR Black Beaties - e o pedal simplesmente afundava meu som. Eu também não encontrei a menor utilidade no sistema de equalização de pedal. Se ocorria alteração de graves/agudos, era mínima - e o total contrário ocorre com o BB-1X, onde os knobs de equalização fazem uma bruta diferença. Ainda sobre o TS9B, eu tive uma dificuldade medonha sobre deixar equivalente o som do pedal e som switch off. Eu me recordo de ter de ajustar o volume do pedal no mínimo do mínimo se eu puxava um pouco mais do drive. Do contrário, arruinava tudo se eu desligava o pedal. Não sendo totalmente negativo sobre o pedal em comento, é uma boa sacada para dar uma temperada no som, sem fazer grandes alardes ou se sobressair no mix. Se a intenção é essa, e apenas essa, ok. Mas eu preciso de algo mais versátil. Isso o BB-1X me deu. Eu posso ajustá-lo para apenas apimentar o som ou posso ficar maluco à base de fuzz, sem ter de desregular todos os meus outros pedais (equalizador, compressor, etc).

Eis aqui alguns samples com o Ibanez TS9B.

Afinação E: (Fender Squer PJ, cordas Rotosound SH77 Flatwound)



Afinação C (Yamaha BB714bs, cordas Ernie Ball... Eu não havia trocado ainda, lembrei).


Agora compare com o BB-1X, cordas DR. Black Beauties, baixo Yamaha BB714Bs, meio tom abaixo:




ADENDO: Nada pode ser pior que o Metal Drive da EBS. Laughing
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por JAZZigo Ter Fev 04, 2020 2:16 pm

^
Assistirei aos vídeos assim que puder. up
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por heenrique_bass Ter Fev 04, 2020 3:02 pm

INGVARR escreveu:Caríssimo,

Conforme você asseverou ao final da transcrição, trata-se de "gosto pessoal". O TS9B soou pra mim, em todos os baixos que usei, como se as cordas estivessem mortas, embora se tratassem de encordoamentos novos ou com três meses de uso, no máximo. No caso, usando meu titular, que é um Yamaha BB714bs, o encordoamento era "extra bright" - DR Black Beaties - e o pedal simplesmente afundava meu som. Eu também não encontrei a menor utilidade no sistema de equalização de pedal. Se ocorria alteração de graves/agudos, era mínima - e o total contrário ocorre com o BB-1X, onde os knobs de equalização fazem uma bruta diferença. Ainda sobre o TS9B, eu tive uma dificuldade medonha sobre deixar equivalente o som do pedal e som switch off. Eu me recordo de ter de ajustar o volume do pedal no mínimo do mínimo se eu puxava um pouco mais do drive. Do contrário, arruinava tudo se eu desligava o pedal. Não sendo totalmente negativo sobre o pedal em comento, é uma boa sacada para dar uma temperada no som, sem fazer grandes alardes ou se sobressair no mix. Se a intenção é essa, e apenas essa, ok. Mas eu preciso de algo mais versátil. Isso o BB-1X me deu. Eu posso ajustá-lo para apenas apimentar o som ou posso ficar maluco à base de fuzz, sem ter de desregular todos os meus outros pedais (equalizador, compressor, etc).

Eis aqui alguns samples com o Ibanez TS9B.

Afinação E: (Fender Squer PJ, cordas Rotosound SH77 Flatwound)


Afinação C (Yamaha BB714bs, cordas Ernie Ball... Eu não havia trocado ainda, lembrei).

Agora compare com o BB-1X, cordas DR. Black Beauties, baixo Yamaha BB714Bs, meio tom abaixo:


ADENDO: Nada pode ser pior que o Metal Drive da EBS. Laughing

Meio me OFF:

Vi na descrição dos videos que você utiliza o Digitech the Drop, o que acha desse pedal, vale a pena? Tu usa o baixo afinado em E standard?
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por INGVARR Ter Fev 04, 2020 3:57 pm

Sempre afinado em E. Não consigo tocar num instrumento com as cordas parecendo um varal. Eu diria para você que até dois tons abaixo (C) não há prejuízo no timbre. Além disso fica empapuçado. Este pedal também tem a opção de oitavar, que eu acho bem bacana. Fica definido e encorpado.
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por heenrique_bass Ter Fev 04, 2020 5:47 pm

INGVARR escreveu:Sempre afinado em E. Não consigo tocar num instrumento com as cordas parecendo um varal. Eu diria para você que até dois tons abaixo (C) não há prejuízo no timbre. Além disso fica empapuçado. Este pedal também tem a opção de oitavar, que eu acho bem bacana. Fica definido e encorpado.

Legal sua colocação, em relação as cordas ficarem moles com afinações baixas, vai muito da escala do instrumento e da espessura que se usa as cordas, eu to usando esse tokai rick da foto afinado em C standard com o bordão em .125 mas eu estou pensando na próxima corda que pegar, escolher uma com o bordão .130, pra mim, ainda não há aquela firmeza quando toco rápido nesse baixo, ainda mais em músicas que uso o bordão em A# drop. Preciso medir a escala desse baixo, mas colhi informações que dizem que quanto maior a escala, melhor a tensão nessas afinações, ainda mais quando as cordas passam por dentro do corpo do instrumento.

Enfim, mais uma dúvida:

E caso usasse afinação DADG e usar esse pedal em dois tons abaixo (no caso A# F A# D#), soa legal? Pois eu vi um review que o cara dizia que esse pedal só funcionaria legal se o baixo estive em E standard.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por INGVARR Qua Fev 05, 2020 1:55 am

Cara, afinando DADG você não vai ter problema nenhum. Por uma coincidência eu estava esta noite nesta afinação e baixei três semitons — eu estava tentando timbrar um ESP que tenho que é meio pobre nos graves e acabei testando a equalização desse jeito. Sem problema algum.

Aliás, lhe digo, sem nenhum alicerce técnico, mas apenas com o que meus ouvidos me dizem, que se você afinar um tom abaixo você pode descer até B no pedal sem prejuízo de timbre, mas aí creio que entraria a questão do teu amplificador e sua potência e também que tipos de pedais você usa nas adjacências. Compreende? Mas em linhas gerais, respondendo tua pergunta, você não vai ter problemas, não.

Eu comprei o Digitech Drop quando toquei num cover do Rammstein. Tecnicamente falando é muito simples de tocar, mas observe as afinações dos caras. Era um inferno ficar afinando e afinando de novo conforme íamos passando as músicas. Era isso ou andar por aí com três baixos nas costas. Inviável. Além, tinha de fazer ajustes regulares na ação, mexer no tensor e aquela zona toda pra ter uma “tocabilidade” aceitável. Com o pedal eu só preciso girar um botão pra direita e pisar e tá tudo certo.

Abraço.
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por Guga Ramone Qua Fev 05, 2020 10:51 am

Sobre o Digitech The Drop, tive e ODIEI o pedal. Até 2 semitons dá pra encarar, se relevar as imperfeições. Mais que 2 semitons começa a comer demais os agudos do instrumento e a aparecer muitos "glitches" e imperfeições do algoritmo do pedal. Na guitarra ele até que vai bem, mas no contrabaixo, pra mim, foi imprestável. Detalhes importantes: toco com palheta e com pegada mais forte. Gosto do som das cordas trastejando de leve e isso com certeza impacta na performance do pedal. Talvez para quem toque no dedo e com uma pegada mais leve funcione melhor.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por INGVARR Qua Fev 05, 2020 10:59 am

Toco com os dedos e com palheta. Sim, o som não fica perfeito. Mas entre a imperfeição do pedal (que, PARA MIM, aparece somente quando desço o tom para C) e a imperfeição da minha performance num encordoamento solto, eu prefiro a imperfeição do pedal. Sobre isso, eu acredito que meu compressor (Boss LMB-3) me dê uma pequena ajuda. Ainda, considero minha pegada forte tanto com dedo quanto com palheta, e, cara... Pegar pesado em cordas soltas não dá certo comigo, e também não estou disposto a fazer malabarismos com tensor e encordoamentos próprios para afinações baixas. Uma imperfeição ou outra sempre vai ter. Se não comprometer o resultado final, se as coisas ficarem equilibradas, pra mim está de bom tamanho. Ah, eu não sou fã de afinação baixa. Gosto de ouvir música afinada em A (Electric Wizard, a banda!!!!), mas tocar é outra história. Muito me agrada o bom e velho "Mizão".
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por heenrique_bass Qua Fev 05, 2020 11:30 am

INGVARR escreveu:Cara, afinando DADG você não vai ter problema nenhum. Por uma coincidência eu estava esta noite nesta afinação e baixei três semitons — eu estava tentando timbrar um ESP que tenho que é meio pobre nos graves e acabei testando a equalização desse jeito. Sem problema algum.

Aliás, lhe digo, sem nenhum alicerce técnico, mas apenas com o que meus ouvidos me dizem, que se você afinar um tom abaixo você pode descer até B no pedal sem prejuízo de timbre, mas aí creio que entraria a questão do teu amplificador e sua potência e também que tipos de pedais você usa nas adjacências. Compreende? Mas em linhas gerais, respondendo tua pergunta, você não vai ter problemas, não.

Eu comprei o Digitech Drop quando toquei num cover do Rammstein. Tecnicamente falando é muito simples de tocar, mas observe as afinações dos caras. Era um inferno ficar afinando e afinando de novo conforme íamos passando as músicas. Era isso ou andar por aí com três baixos nas costas. Inviável. Além, tinha de fazer ajustes regulares na ação, mexer no tensor e aquela zona toda pra ter uma “tocabilidade” aceitável. Com o pedal eu só preciso girar um botão pra direita e pisar e tá tudo certo.

Abraço.

Em relação a cadeia de pedais, a ideia é usar o digitech como o primeiro pedal da cadeia no board, pra ir o sinal do baixo diretamente, converter a afinação e ai sim passar pelos outros pedais. E um dos motivos que lhe pergunto é justamente pela facilidade e praticidade que o pedal possa proporcionar, sem precisar ficar usando outros baixos ou até como você citou, ficar regulando e tudo mais.

Recentemente tava bem desanimado com esse meu baixo que uso afinação C standard e drop A#, o som tava bem "xoxo" com as cordas da DR strings DDT, mas ai resolvi arriscar e voltar pras outras cordas que estava usando, as La bella de 5c, e não é que o som do baixo voltou a ter brilho/vida? Realmente esse lance das afinações, ou é experimentar e ter paciência até chegar no som agradável, ou ir pro lado desse pedal da digitech e digamos que ter "dois" baixos no quesito afinações.

Enfim, muito obrigado pelas respostas, vou ver se consigo emprestado esse pedal por aqui pra fazer alguns testes antes de tudo.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por INGVARR Sex Fev 21, 2020 10:30 am

Henrique,

Não tenha dúvidas sobre o Digitech ser o primeiro na cadeia. Normalmente uso Digitech > Compressor > EQ > Distorção e o BB-1X - Depois disso vem Chorus e Flanger. Há quem ache esquisito, mas é a maneira como eu consegui combinar e obter um som bom. Detalhe que o pedal de distorção que uso é um DS1, da Boss. Este pedal sozinho mata teu Low End, mas colocando antes do BB1X eu resolvo esse problema e o timbre fica ainda mais legal.

Sobre a afinação e as cordas DR, estou usando um jogo da DR... Black Beauties. Muito bom enquanto estão novas, mas em pouco mais de um mês elas morreram. Além, a substância que faz o revestimento preto da corda às vezes prende meus dedos. Voltarei a usar Ernie Ball. E eu já precisei afinar o baixo em C. Uso sempre baixos de quatro cordas e aquilo fica medonho. Horrível. Eu perco a dinâmica, perco timbre, perco tudo. Melhor usar um pedal que baixe a afinação e prejudique minimamente o timbre do que tocar num varal. Não rola. Inclusive no uso de palheta fica uma droga.

Abraço.
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento: Pedal Boss BB-1X Empty Re: Lançamento: Pedal Boss BB-1X

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos