Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cansei

+38
Moshe Bar Elohim
rmap
ZédeLepelin
Cayo Castro
joabi
bodhan
afonsodecampos
Craftsman
tcraposo
Leandro Jeronimo
JAZZigo
Fabio Motta
Mauricio Luiz Bertola
Sonikado
Stormbringer
José Carlos
Kobeh
Vicente Ganem
SILVIAO
Jeff
Fernando Zadá
fgbass
Rico
fheliojr
RBORCARI
gpraxedes
carimbass
emachado
Uchoa
siodoni
MNacarato
Zubrycky
Thiago Almeida
Paulo Penna
felippe.araujo
allexcosta
Christian
subgrave
42 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Cansei Empty Cansei

Mensagem por subgrave Sex Mar 13, 2015 10:38 am

Peço licença para usar este espaço, acho que o momento é
oportuno para um breve mas sincero desabafo.

Estava refletindo pois tenho andado muito cansado, a verdade é que cansei.

Cansei do alinhamento escancarado com uma quadrilha
que se instalou na administração da República.

Cansei de ver pseudo-intelectuais distorcendo a
realidade, a desonestidade intelectual a serviço de uma organização
partidária.

Cansei da maneira debochada com que manifestam simpatia
a um bando de sociopatas sem limites, que mentem sem parar.

Cansei da falácia de colocar a pecha de golpista, elite branca
ou de gourmet em quem não suporta mais a falta de vergonha
em autoridades pagas por nós.

Cansei destes jornalistas covardes, nem-nem, em cima do muro e chapa-branca.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Christian Sex Mar 13, 2015 10:41 am

pra se livrar disto so indo embora...
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3771
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por allexcosta Sex Mar 13, 2015 10:44 am

Christian escreveu:pra se livrar disto so indo embora...

Infelizmente, é verdade.

Já vimos militares, gente de esquerda, de direita, de centro e de qualquer outro lugar no poder neste país e isso nunca muda. A corrupção é endêmica e não depende de partido, é intrínseca à nossa cultura.

Só mudando de país ou esperando uns 3000 anos...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por felippe.araujo Sex Mar 13, 2015 11:22 am

allexcosta escreveu:A corrupção é endêmica e não depende de partido, é intrínseca à nossa cultura.
Só mudando de país ou esperando uns 3000 anos...
+1

Este "grito" por causa do cansaço é nosso! O povo continua sofrendo e os governantes continuam dando panem et circenses. Aonde o país vai parar?
felippe.araujo
felippe.araujo
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Paulo Penna Sex Mar 13, 2015 11:23 am

O que tenho visto nos últimos tempos é um acirramento na defesa de dogmas (pois a defesa do indefensável só assim pode ser chamado).
Fui excluído do circulo de amizade de uma amiga do coração a mais de 20 anos só porque tive o disparate de postar no face uns links da por ela tida como a "revista do demónio", a veja, e por ter falado que no humor a leitura não pode ser direta, muitas vezes o humorista espoe o contrário do que pensa de forma exagerada, para mostrar o ridículo.
Mas o patrulhamento já se instalou na mente de mestres e doutores que acham que a virtude é só deles, que tudo que é diferente é direitismo e reacionário... o Brasil esta chato, as vezes me dá vontade de ir embora mesmo. Mas se fizermos isso deixaremos o país pra eles....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Thiago Almeida Sex Mar 13, 2015 11:39 am

E como o Alex disse, entra uns e saem outros e nada nesse país muda, quem ta no poder só quer se aproveitar e usufruir, verdadeiros sangue sugas. Realmente não sei onde esse país vai parar, a carga tributária so aumenta e não vemos retorno para a população. Triste realidade facepalm
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Zubrycky Sex Mar 13, 2015 12:03 pm

Certas coisas que ultimamente acontecem no Brasil me fazem lembrar desta frase que é atribuída a Lênin: “Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é”.

Rolling Eyes
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18875
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por MNacarato Sex Mar 13, 2015 2:27 pm

Queria entender, em nome do que ou de quem eles se apropriam do que não lhes pertencem, não pode ser pelo fato de apenas ter, afinal de contas não terão tempo de vida pra disfrutar de tudo que roubaram. Vejo essas pessoas como fracas.

Me lembro de uma musica que diz: Ninguém pode dormir em 20 camas numa noite, ninguém pode comer 20 pratos num dia.
MNacarato
MNacarato
Membro

Mensagens : 189

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por siodoni Sex Mar 13, 2015 8:37 pm

O jeito é mudar pro Chile...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6366
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Uchoa Sáb Mar 14, 2015 4:04 am

Christian escreveu:pra se livrar disto so indo embora...

+1
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por emachado Sáb Mar 14, 2015 8:21 am

Não se muda uma sociedade sem mudar as pessoas. Vemos diariamente completa falta de educação e de ética de pessoas, grupos, corporações, governos.
Apesar de trabalhar contra esta corrente (sou professor), também me sinto cansado e sem perspectivas.

Os dogmas petistas têm causado rachas e problemas até nas famílias. Na minha pelo menos.
Muito bem observado este acirramento de atitudes dogmáticas: tente discutir com um petista! Não há conversa, não há argumentos.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 14, 2015 10:45 am

emachado escreveu:Não se muda uma sociedade sem mudar as pessoas. Vemos diariamente completa falta de educação e de ética de pessoas, grupos, corporações, governos.
Apesar de trabalhar contra esta corrente (sou professor), também me sinto cansado e sem perspectivas.

Os dogmas petistas têm causado rachas e problemas até nas famílias. Na minha pelo menos.
Muito bem observado este acirramento de atitudes dogmáticas: tente discutir com um petista! Não há conversa, não há argumentos.

Isso isso isso....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por carimbass Sáb Mar 14, 2015 11:59 am

Como diria o Professor Marins: Cuidado com um burro motivado.... Explico: Hoje em dia qualquer um acha que entende de economia, política, e etc... Aí vemos uma massa de analfabetos funcionais defendendo seu partido político como quem defende seu time... Hoje temos 2 torcidas organizadas a do PT ( que acha que está criando um país melhor ) e a da "Elite Branca" ( que acha que o país está acabado ).... O problema é que os 2 lados são intolerantes, corruptos, egoístas enfim, todos são brasileiros... Gostaria muito de poder acreditar no Tiririca quando ele dizia que pior do que está não fica....

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 14, 2015 12:45 pm

carimbass escreveu:Gostaria muito de poder acreditar no Tiririca quando ele dizia que pior do que está não fica....

Se ainda tivéssemos assinaturas...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por gpraxedes Dom Mar 15, 2015 11:30 am

allexcosta escreveu:
carimbass escreveu:Gostaria muito de poder acreditar no Tiririca quando ele dizia que pior do que está não fica....

Se ainda tivéssemos assinaturas...
2
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por RBORCARI Dom Mar 15, 2015 1:52 pm

Complicado demais esse país
Temo pelos meus filhos e creio que muitos aqui também pensam nisso..
Na primeira oportunidade sigo o que disse o Christian...
Vou pra outro país...

Acho que o Raul estava certo:
"...a soluçao é alugar o Brasil..." rs
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por subgrave Dom Mar 15, 2015 2:47 pm

Fico feliz ver tantos colegas foristas que compartilham da minha agonia, e ver tantos brasileiros de bem hoje nas ruas dá um gás novo!

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por fheliojr Dom Mar 15, 2015 4:39 pm

allexcosta escreveu:...Já vimos militares, gente de esquerda, de direita, de centro e de qualquer outro lugar no poder neste país e isso nunca muda. A corrupção é endêmica e não depende de partido, é intrínseca à nossa cultura.

Só mudando de país ou esperando uns 3000 anos...

comentário extremamente lúcido.
claps

é triste não termos sequer expectativa de melhora deste quadro...


Paulo Penna escreveu:O que tenho visto nos últimos tempos é um acirramento na defesa de dogmas (pois a defesa do indefensável só assim pode ser chamado)...

vejo isto como fruto de ignorância política e de corporativismo (como no caso dos médicos contra o programa "mais médicos").
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por carimbass Dom Mar 15, 2015 4:48 pm

Vi uma frase hoje que define nossa sociedade: A corrupção é um ótimo negócio para o qual não fui convidado a participar...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Rico Dom Mar 15, 2015 7:25 pm

Eu não creio que a corrupção seja algo amarrado em nossa sociedade, como se todo brasileiro recém nato apresentasse algum gene da corrupção. Eu não sou corrupto, pago luz, água, IPVA, IRRF, INSS, tv a cabo, escola, plano de saúde e sabe Deus o que mais. Também nunca tentei subornar servidores públicos, e quando cometí um deslize na minha infância, fui devidamente corrigido.

Meus amigos são pessoas de bem, honestas, cumpridoras de suas obrigações.

Também não acredito que todo político seja desonesto, como não acredito que o PT tenha inventado a corrupção ou tenha dividido esse país em classes. Lembro do Sr. Leonel Brizola em campanha ao governo do Estado do RJ nos anos 80, falando que a sociedade só prestaria atenção as classes excluídas que estavam nas favelas, expostas ao opróbrio, quando a violência atingisse as classes mais favorecidas.

Não sou a favor da redução da maioridade penal, pois somente filho de pobre vai em cana. Se um jovem de 16 anos mata e tem de cumprir pena como adulto, qual o motivo do filho do Eike (que por sinal é maior de idade), equipado de sua McLaren de sabe-se lá quantos mil reais, acelerar indiscriminadamente, assumir o risco de matar, matar e não ser preso?

Só para esclarecer, não fui no primeiro turno eleitor da Sra presidenta. Muito menos da Sra Marina, mas ainda assim, considero uma tentativa golpista essa da mídia brasileira em forçar uma espécie de terceiro turno só porque o PSDB na figura do Narécio não conseguiu vencer a eleição.

Todo mundo fala sobre democracia. Temos de respeitá-la agora. Melhor seria que estivéssemos indo as ruas exigir reforma política. Algo que nos faça entender que nossos verdadeiros inimigos são os barões do pó, que transportam 450 kg de coca em helicópteros, não o menor com sinalizador em cima do morro.

Em tempo: Não existiam regras sobre discutir política aquí??
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por emachado Dom Mar 15, 2015 7:36 pm

Esse é o argumento usado pelo PT: mensalão, antes o PSDB fazia; Petrobrás, antes faziam; convocar Dilma, só se também for convocado o FHC.
Só porque não inventaram não lhes dá direito de fazer.
Também não acredito no PSDB, Aécio ou qualquer outro, mas negar que o país está em rumo perigoso foi o argumento dos PeTralhas na eleição.
As manifestações da sexta 13 foram financiadas por quem? Alimentação, transporte e festinha free?
Onde estavam as milhares de pessoas como afirma a CUT?

Reafirmo: não se muda uma sociedade sem mudar as pessoas.

emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por carimbass Dom Mar 15, 2015 8:02 pm

Rico escreveu:Eu não creio que a corrupção seja algo amarrado em nossa sociedade, como se todo brasileiro recém nato apresentasse algum gene da corrupção. Eu não sou corrupto, pago luz, água, IPVA, IRRF, INSS, tv a cabo, escola, plano de saúde e sabe Deus o que mais. Também nunca tentei subornar servidores públicos, e quando cometí um deslize na minha infância, fui devidamente corrigido.

Meus amigos são pessoas de bem, honestas, cumpridoras de suas obrigações.

Também não acredito que todo político seja desonesto, como não acredito que o PT tenha inventado a corrupção ou tenha dividido esse país em classes. Lembro do Sr. Leonel Brizola em campanha ao governo do Estado do RJ nos anos 80, falando que a sociedade só prestaria atenção as classes excluídas que estavam nas favelas, expostas ao opróbrio, quando a violência atingisse as classes mais favorecidas.

Não sou a favor da redução da maioridade penal, pois somente filho de pobre vai em cana. Se um jovem de 16 anos mata e tem de cumprir pena como adulto, qual o motivo do filho do Eike (que por sinal é maior de idade), equipado de sua McLaren de sabe-se lá quantos mil reais, acelerar indiscriminadamente, assumir o risco de matar, matar e não ser preso?

Só para esclarecer, não fui no primeiro turno eleitor da Sra presidenta. Muito menos da Sra Marina, mas ainda assim, considero uma tentativa golpista essa da mídia brasileira em forçar uma espécie de terceiro turno só porque o PSDB na figura do Narécio não conseguiu vencer a eleição.

Todo mundo fala sobre democracia. Temos de respeitá-la agora. Melhor seria que estivéssemos indo as ruas exigir reforma política. Algo que nos faça entender que nossos verdadeiros inimigos são os barões do pó, que transportam 450 kg de coca em helicópteros, não o menor com sinalizador em cima do morro.

Em tempo: Não existiam regras sobre discutir política aquí??

Rico,

Para não falar de você pois não lhe conheço vou generalizar ( eu incluso ) :

Vivemos em uma sociedade onde:

* Tentamos dar o da merenda pro Guarda ao invés de pagar a multa
* escondemos ou inventamos receitas e despesas no IRPF
* infringimos diariamente as leis de trânsito
* usamos software piratas
* infringimos leis de direitos autorais de música e filmes
* temos ou procuramos sempre um conhecido que pode favorecer aqui e ali
* falsificamos, copiamos trabalhos estudantis da Internet

Poderia passar o resto do dia escrevendo sobre isso, o fato é que de maneira geral a sociedade ( não só a brasileira ) tem grande tendência ao erro ( alguns chamam de pecado ), os políticos saíram do meio de nós, eles não foram criados em outro planeta, a diferença é que ele tem acesso a portas muito maiores e que se muitos de nós as tivéssemos não faríamos muito diferente que eles... Não tenho orgulho e nem otimismo com relação a nossa espécie, conheço vários outros países ( inclusive estou fora do Brasil nesse momento ) e posso afirmar : o defeitos inerentes à raça humana de alguma forma foram elevados a 10 potencia no sangue brasileiro...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por emachado Dom Mar 15, 2015 8:32 pm

No final das contas o governo vai tocar a chamada Reforma Política como forma de apaziguar as massas.
Embora ela toque em pontos importantes, estes não irão garantir o correto uso do dinheiro público.
O ponto a ser atacado é o orçamento. Mesmo com o endurecimento das regras nos últimos 15 anos, as quadrilhas descobriram brechas e formas de burlá-los.
Intenso e sistemático controle do orçamento, revisão dos procedimentos de sua aplicação, enfim, formas de se acabar com a jogada de empresas com preços combinados e já embutidos com a taxa de propina.
Quando um advogado de um dos empresários envolvidos no Petrolão disse que não se assenta um bloco em obra pública no Brasil sem se pagar propina a mídia o escrachou. "Como pode alguém falar assim!"

Afinal, quantas empresas com "laranjas" de políticos existem no país?
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Rico Dom Mar 15, 2015 8:37 pm

Carimbass, peço licença para discordar com veemência. O Homem é produto do meio. Se somos cheios de defeitos, certamente isso se deve a séculos de equívocos e certeza de impunidade.

Também já estive no exterior, e tudo que consegui perceber foram diferenças comportamentais relacionadas a cultura e leis rígidas.

Não sei em que país você está, mas mesmo na Europa você tem de lidar com figuraças como o Berlusconi, só para citar um. Poderia falar sobre esse tipo de figura a noite toda.

No final, punição rígida, redução das diferenças sociais, igualdade de oportunidades e investimento em educação são os fatores transformadores da sociedade.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Zubrycky Dom Mar 15, 2015 9:07 pm

Irei na contramão: Não vejo o fato de uma sociedade ser composta por pessoas corruptas como uma desculpa ou justificativa para a corrupção da classe política.

Claro, políticos são pessoas que, assim como nós, tem defeitos, estão sujeitos a falhas e podem cair em tentações... Claro, políticos são postos no poder por eleitores... Entretanto, penso que quem assume um cargo público tem a obrigação de ser honrado e moralmente íntegro ainda que seus eleitores não o sejam.

Estes são, ao meu ver, ossos do ofício que os políticos tem a obrigação de roer, mesmo que na maioria das vezes tais ossos sejam solenemente ignorados por uma boa parte deles.

Dizer que políticos são um mero reflexo da sociedade e, por causa disso, aceitar passivamente as falhas deles como sendo um dos fatos imutáveis da vida é o mesmo que dizer que, numa sociedade de ignorantes, professores (profissionais que têm a obrigação de ensinar) não podem ensinar ninguém porque eles mesmos vieram de uma sociedade de ignorantes ou dizer que médicos não podem exercer a medicina porque a população não é composta inteiramente de médicos...

Todo ofício tem as suas obrigações que devem ser abraçadas por aqueles que o quiserem exercer.

Enfim, penso que políticos que não honram os seus mandatos traem e prejudicam o povo que o elegeu, de forma que eles devem ser impiedosamente punidos pela lei. Sem desculpas.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18875
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por fgbass Dom Mar 15, 2015 9:24 pm

Qualquer sociedade, quando estudada em cima das bases de teoria politica, eh um escape do que chamamos de "Estado Natural". Esse estado constitui um grupo de pessoas onde todos sao estritamente iguais, e, no mundo acadêmico em que eu estudo, eh considerado como o começo de qualquer organização. A partir do surgimento de lideres nesse Estado Natural, o que sucede é uma sequencia de elevacao ao poder por um grupo de pessoas, seguido pela derrubada do status quo, e a tomada do poder pela oposicao. Isso occore ate hoje, mas na grande maioria dos casos democraticos, eh de forma organizada e por meio de eleicoes.

Ate ai, nenhum problema, cada organizacao tenta exercer seu poder de modo a conquistar uma maior parcela de influencia dentro de uma determinada sociedade, ninguem escapa disso. Nesse ponto eh que surgem as divergencias. Para efeito de uma comparaçao bem Preto/Branco, posso citar os dois extremos do espectro politico, a esquerda e a direita. Normalmente, associamos um governo de esquerda como tendo maior controle sobre a populacao e sobre a economia, e um governo de direita como mais adepto ao conservadorismo civil e mais adepto a valores culturais, como religiao.

Em ambos os casos, quando ha corrupcao no sistema (que eh quase sempre), se sentem os efeitos da roubalheira muito mais intensamente quando ha um governo de esquerda do que quando ha um governo de direita, mesmo que atos semelhantes de corrupcao sejam cometidos de ambos os lados. Isso por que governos de esquerda tendem a ter uma influencia maior na economia, frequentemente com impostos maiores e intervencionismo economico, enquanto a direita politica normalmente nao tem como meta essa influencia toda.

A corrupcao deixa de ser um problema, na minha opiniao, quando ha um governo minimo, que age como restringente a danos para a sociedade, e nao como motivador de sucessos, como sao os governos de direita E esquerda na maioria dos casos. Num sistema libertario, o simples fato de o governo nao ter tanto poder, e nem tantas pessoas agindo em seu nome, o espaco dado para corruptos eh minimizado.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por subgrave Dom Mar 15, 2015 9:57 pm

Sobre a alegação de que todo o brasileiro é corrupto, de que tá no sangue, e não tem jeito, acho que é alguma espécie de sindrome de estocolmo, e uma afronta a cada um dos milhões de brasileiros que foi às ruas hoje e outros tantos cidadãos de bem e trabalhadores que ficaram em casa, o que vimos hoje foi justamente a manifestação de brasileiros honestos.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por allexcosta Dom Mar 15, 2015 11:39 pm

subgrave escreveu:o que vimos hoje foi justamente a manifestação de brasileiros honestos.

Coloca cada um deles no poder e vê no que dá...

É difícil dizer esse tipo de coisa sem ser ofensivo e sem criar ambiente para ser ofendido, mas quem já conviveu com pessoas de nacionalidades distintas sabe que é diferente.

Existem pessoas corruptas, egoístas e de todo tipo em outros países, mas esse descaso com a lei e essa coisa do "eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu" generalizada é bem mais forte no Brasil, infelizmente.

Não vou nem muito longe. Conviva com um Chileno por uns tempos. Leve ele no cartório e diga que ele não precisará pegar uma fila de 5 horas se pagar 20 Reais. Ele ficará muito chateado com você e provavelmente nunca mais confiará em você para nada. Faça isso com um Brasileiro e ele te agradece e ainda te compra uma coxinha e uma coca-cola.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por RBORCARI Seg Mar 16, 2015 8:18 am

allexcosta escreveu:
subgrave escreveu:o que vimos hoje foi justamente a manifestação de brasileiros honestos.

Coloca cada um deles no poder e vê no que dá...

Falou tudo nessa frase Allex, como pode o ser humano mudar tanto quando tem o poder...

Digo isso até pelo ambiente de trabalho, é só o individuo adquirir um pouco desse poder que sai dando "carteirada" nos outros.
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por subgrave Seg Mar 16, 2015 8:21 am

^Tranquilo Allex, mas mesmo se assumindo como verdade absoluta que todo o brasileiro é assim, com certeza o brasileiro demonstrou ontem que desonestidade dentro do governo e instituições não se aceita mais. Sejamos otimistas nessa segunda-feira.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por gpraxedes Seg Mar 16, 2015 8:29 am

^ Amém!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 16, 2015 8:32 am

Assim espero também.
Não fui apesar de ser a favor de nos mexermos mas acho que o foco precisa ser outro do que simplesmente tirar o PT.
Mas melhor manifestação com foco nebuloso do que nada.

Apesar da roubalheira acho que muita coisa boa foi feita.
Não concordo é com igualdade social puxando todo mundo para baixo ao invés de obras realmente estruturais e melhoras de fato para a camada mais pobre.
Mas vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Outra coisa que me incomoda é o fato como nossas leis são falhas e absurdas. Um presidente reeleito deveria sim responder pelos seus atos e crimes, no caso de comprovados, mesmo que tenham ocorrido em outra gestão.
Todas essas brechas criam um ambiente muito propício a corrupção e impunidade.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por allexcosta Seg Mar 16, 2015 8:41 am

subgrave escreveu:Tranquilo Allex, mas mesmo se assumindo como verdade absoluta que todo o brasileiro é assim, com certeza o brasileiro demonstrou ontem que desonestidade dentro do governo e instituições não se aceita mais. Sejamos otimistas nessa segunda-feira.

Não se aceita mais? Como assim?

A gasolina abaixou? Os impostos estão normais? Algum corrupto está realmente preso? O que eu vi ontem foi um "a gente anda meio sem grana mas já estou voltando pra casa pra tomar minha cervejinha". Piada...

Qualquer povo do mundo que vivesse o que o Brasileiro vive já teria jogado uma bomba nuclear no Congresso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por fheliojr Seg Mar 16, 2015 4:40 pm

^

desde junho de 13, o q vejo é uma moda de se fazer manifestações... a maioria daquelas pessoas nem sabe bem o que está defendendo. quais medidas concretas o governo tomou para atender às demandas sociais mais profundas, como um reforma política? nenhuma, além de que não se deve esperar por algo de fato útil neste sentido, porque os políticos que temos não vão querer abrir mão do poder e dos "privilégios" q possuem...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por emachado Seg Mar 16, 2015 4:58 pm

^Eu já dei uma dica: há que se aprimorar os mecanismos de controle da execução do orçamento e das empresas estatais, mistas e autarquias.
Aprimorar o controle social (população) e criar controle detalhado dos contratos (estado).[
Além é claro de punições pesadas, ressarcimento total do que foi roubado.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Jeff Seg Mar 16, 2015 7:44 pm

allexcosta escreveu:
subgrave escreveu:Tranquilo Allex, mas mesmo se assumindo como verdade absoluta que todo o brasileiro é assim, com certeza o brasileiro demonstrou ontem que desonestidade dentro do governo e instituições não se aceita mais. Sejamos otimistas nessa segunda-feira.

Não se aceita mais? Como assim?

A gasolina abaixou? Os impostos estão normais? Algum corrupto está realmente preso? O que eu vi ontem foi um "a gente anda meio sem grana mas já estou voltando pra casa pra tomar minha cervejinha". Piada...

Qualquer povo do mundo que vivesse o que o Brasileiro vive já teria jogado uma bomba nuclear no Congresso.

Não levem a mal esse pitaco...mas uma bomba em Brasília seria ótimo...IMHO, voltar a capital para o Rio seria ótimo, iria melhor a segurança na cidade maravilhosa e, para completar, ficaria MUITO mais fácil do povo cobrar os políticos eleitos, a pressão do povo seria maior e isso talvez amenizasse um pouco essa maluquice que temos presenciado.
Infelizmente a lei de Gérson ta incrustrada na alma da maioria dos brasileiros e todo mundo fica indignado com as coisas até a página dois...basta aparecer uma oportunidade para levar vantagem é pronto, tudo muda...
Não esqueço de um certo representante do governo que em uma reunião da Abimaq xingou os empresários presentes dizendo que eles não tem que reclamar e que simplesmente eles devem pagar os impostos e obedecer o governo que "é quem manda".
Jeff
Jeff
Membro

Mensagens : 118
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por SILVIAO Seg Mar 16, 2015 8:30 pm

^Concordo com o amigo, mas por mim os 3 Poderes funcionariam ali no BRAS ou no SAHARA , bem debaixo do nariz do povão, qualquer coisa errada o povão iria distribuir sacolada nos corruptos.Não conseguirei me lembrar com detalhes,mas certa vez o Parlamento Ingles subiu 0,3 % um imposto, e a casa caiu naquela praça em Londres, lembro me dos gringos usarem aqueles postes pequenos que tem na praça para darem na porta do parlamento.No outro dia o parlamento voltou atrás no aumento.Sou contra a violência mas sinto falta disso em nosso povo, a firmeza de propósitos.


Última edição por SILVIAO em Seg Mar 16, 2015 8:51 pm, editado 1 vez(es)
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Vicente Ganem Seg Mar 16, 2015 8:32 pm

me assusta a velha frase que sintetiza que cada povo tem os governantes que merece,fica dificil pensar em futuro a medio prazo,
Vicente Ganem
Vicente Ganem
Membro

Mensagens : 209
Localização : lauro muller,SC

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por allexcosta Ter Mar 17, 2015 8:20 am

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Kobeh Ter Mar 17, 2015 9:02 am

Insatisfeitos e cansados todos nós estamos. A solução para os problemas são tão divergentes, q perdermos mais tempo brigando por quem esta certo, do q fazendo algum pressão sobre os políticos. Basta ver as imagens das manifestações... Não foi como a "Diretas Já" ou "Fora Collor". Não existia uma "bandeira" a ser levantada. A indignação (muito justa, por sinal) era a única coisa em comum. Tinha gente pedindo intervenção dos militares, pedindo reforma politica, nova eleição, fechamento do congresso, impeachment, etc. Em 2013 foi a mesma coisa.

Na minha humilde opinião, muita coisa mudaria com o fim do voto obrigatório. Sei que isso é um dos pontos que serão tratados na reforma politica, mas ele deveria ser cobrado de forma isolada.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por José Carlos Ter Mar 17, 2015 9:28 am

Domingo mais parecia comemoração de copa do mundo, um monte de gente festejando (supostamente festejando a "democracia"), sem um foco específico. Onde na história mundial, alguém viu uma manifestação pacífica e ordeira resultar em algo para os reclamantes? Além da população não fazer a menor ideia do que quer, não sabem protestar.. Greve de caminhoneiros pedindo pra baixar o Diesel e aumentar o frete? Gari pedindo aumento? As pessoas só reivindicam seus próprios interesses. Que tal uma greve geral pedindo a reforma da constituição, a reforma penal, punição severa a crimes políticos, tráfico, assassinato, etc?

Só lembrando que quebra quebra não é solução, mas um dia de protesto não causa nada. A população deveria firmar o pé, parar tudo, se o governo ameaçasse descer a borracha, resistir, lutar (no sentido de persistir), causar na mídia mundial (a nacional está comprada). Talvez algo viesse mais rápido.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Stormbringer Ter Mar 17, 2015 11:23 am

Se formos criticar os protestos porque "as pessoas não sabem", nunca haverá. Um não gosta da Dilma, outro votou nela, mas se sentiu traído, outro teve que demitir um dos funcionários, outro era um desses funcionários demitidos... E a falácia que é um governo bom para os mais necessitados, tudo isso junto já seria motivo suficiente pra gritar "fora Dilma"...

Isso tudo sem ter citado Petrobras, BNDES, mensalão, citando apenas o impacto no cotidiano pelo modo de gerência.

Nesse caso, foco é irrelevante.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Sonikado Ter Mar 17, 2015 1:21 pm

Nesse caso, foco é irrelevante.

Tipo uma shotgun contra um alvo a 2km de distância.

Experimentar outra cultura só esfregou na minha cara que tudo o que o brasileiro faz, da falta de pontualidade até a corrupção, aparenta ter raízes no egoísmo. Cultura, cultura...

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 17, 2015 1:53 pm

tudo o que o brasileiro faz, da falta de pontualidade até a corrupção, aparenta ter raízes no egoísmo. Cultura, cultura...
Algo de sensato dito aqui...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Stormbringer Ter Mar 17, 2015 1:58 pm

^e isso é pra tudo
pagar propinas pra dar jeitinho em tudo...

outro dia uma amiga minha foi parada pela policia rodoviaria porque estava em velocidade acima da permitida.
ai isso nao é infraçao pra recolher o carro, ela disse que poderia ser autuada, mas que queria seguir viagem, e o guarda dando a entender que por uma graninha nao faria a multa, mas não estava falando com todas as palavras Ri Muito.

a corrupção esta em todos os niveis, nao só quando se trata de autoridades, aqui mesmo ja vi gente dizendo que teve que fazer um agrado pro operador de mesa pra ter baixo no PA. propina até mesmo pras pessoas executarem o trabalho delas direito, rsssssss
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Fabio Motta Ter Mar 17, 2015 3:10 pm

Triste é ler isso tudo, acompanhar o dia a dia de notícias em nosso país e não conseguir enxergar uma luz no fim do túnel !
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por JAZZigo Ter Mar 17, 2015 4:20 pm

Não costumo postar por aqui mas, IMO, o buraco é mais embaixo e pouquíssimos conseguem enxergá-lo. Acho que se faz necessária uma avaliação do contexto, numa perspectiva psicossocial. Neste sentido, a entrevista do filósofo Vladimir Safatle abaixo é bastante esclarecedora. Vamos lá, não é tão longa assim, não vai doer! Wink


A Nova República acabou, diz
filósofo Vladimir Safatle


Daniel Buarque
Do UOL, em São Paulo - 15/03/2015, 10h58



Centenas de milhares de pessoas são esperadas em protestos contra a corrupção e o governo Dilma por todo o país neste domingo. Dois dias antes, milhares de manifestantes foram às ruas de várias cidades defender o governo democraticamente eleito. Entre defensores da situação e da oposição há uma disputa pelo poder, e o país parece enfrentar um teste de estresse político inédito, como avaliou o cientista político André Singer. Para o filósofo Vladimir Safatle, entretanto, o momento é muito pior de que as pessoas querem admitir, mas não estamos passando por uma simples disputa entre PT e PSDB, pois o problema é mais amplo e atinge todo o sistema político nacional. "Nesse momento da história, é necessário ter claro o fato de que a Nova República acabou, morreu", disse, em entrevista ao UOL Notícias.

Safatle é professor livre-docente do Departamento de filosofia da USP (Universidade de São Paulo) e colunista da "Folha de S.Paulo". Segundo ele, nem mesmo durante a ditadura houve uma depressão sociocultural como a atual, e as manifestações populares são um sinal do esgotamento nunca antes visto do modelo político - um problema que vai além da corrupção e a crise de representatividade. "Trocar o PT por outro partido não muda nada. É como trazer Dunga de volta à seleção brasileira após a derrota na Copa. Continuamos aprisionados ao processo", disse. "Se é verdade que os partidos políticos fazem parte dos protestos, é piada achar que as passeatas podem fazer diferença."

Safatle acredita que o governo Dilma já naufragou. Segundo ele, entretanto, a solução passa não por impeachment, mas por uma reforma ampla do modelo democrático que aumente a participação da sociedade nas decisões políticas. "O país está em ebulição, procurando novas formas desesperadamente", disse.

Leia abaixo a entrevista completa.

UOL - Há setores da sociedade falando em impeachment atualmente, e há quem acuse esses setores de serem golpistas. O que o senhor acha das atuais manifestações?

Vladimir Safatle - O estranho das manifestações atuais é saber o que elas querem. Vão afastar o governo para quê? Não se fala em estabelecimento de uma nova ideia de política no país. Se é verdade que os partidos políticos fazem parte dos protestos, é piada achar que as passeatas podem fazer diferença.

Mesmo assim, essa manifestação é só a primeira. O país não vai ficar quatro anos paralisado. O governo Dilma cometeu dois erros mortais. Primeiro ele desmobilizou o próprio campo numa situação de tensão, e mesmo as pessoas que circulavam em torno do núcleo ideológico do governo foram desmobilizadas quando ela mudou o encaminhamento econômico e parou de governar. Segundo, ela transformou o medo no aspecto político central da sua campanha. O governo já naufragou. A questão é saber se a esquerda vai naufragar junto com ele.

UOL - Vivemos atualmente uma instabilidade política em meio a comemorações de 30 anos da redemocratização. A democracia brasileira está consolidada? Pode-se dizer que o Brasil é uma democracia de fato?

Safatle - O Brasil é uma neodemocracia. Precisamos de mais conceitos para compreender situações como a brasileira. Não há só dois conceitos em oposição, não é uma questão apenas de democracia ou regime autoritário. A situação do Brasil é um tipo de experiência política em que se tem uma série de garantias democráticas, mas também se tem uma permeabilidade a forças de fora do espectro político que interferem de maneira tal na aplicação da lei e que fazem com que não possamos falar em democracia no sentido completo do termo.

Apesar disso, é falso chamar de "democracia incompleta". O certo é dizer que é uma neodemocracia que gira em torno dos seus impasses há 30 anos. Do final dos anos 1980 até hoje a democracia não se aperfeiçoou, e os seus problemas ficaram mais evidentes, como a baixa participação popular, um sistema parlamentar que produz distorções no sistema representativo e perpetuação de castas que interferem no sistema, interferências econômicas inacreditavelmente altas nos processos eleitorais.

Nesse momento da história, é necessário ter claro o fato de que a Nova República acabou, morreu.

UOL - O que isso quer dizer? Quais são os impactos disso para o sistema democrático e para o país?

Safatle - A Nova República foi, entre outras coisas, um modelo de construção pós-ditadura na qual a governabilidade era compreendida através da cooptação de uma parte da classe política que se desenvolveu na própria ditadura, e da gestão de toda essa massa fisiológica da política brasileira vinculada a interesses locais. Foi assim no governo de Fernando Henrique Cardoso, com apoio de Antonio Carlos Magalhães e do PFL, e foi assim no governo Lula, com Sarney. Nos dois casos, o PMDB era o grande gestor da fisiologia política.

Esse modelo se esgotou completamente. A produção de grandes atores políticos, do PT e do PSDB, se desmontou. Esses dois núcleos se esgotaram por completo. Ninguém mais espera que o processo de modernização nacional possa ser feito a partir de propostas desses dois grupos. Os dois já foram testados e demonstraram limites muito evidentes. Ninguém vai conseguir fazer nada continuando este modelo.

O trágico é que quando uma coisa termina, ela não acaba necessariamente logo, e pode continuar como zumbi, como morto-vivo, e o país fica paralisado por muito tempo. Nada está acontecendo, apesar de todos os embates atuais. O fim do modelo é trágico, e leva consigo os atores políticos, intelectuais e formadores de opinião.

UOL -  E como fica a democracia nesse processo de esgotamento do modelo?

Safatle - As experiências de democracia liberal, este modelo esgotado, negligenciaram a inteligência prática das pessoas que são afetadas pelas decisões políticas. Existe o problema de pensar que só há política sob o império da representação. Isso é um absurdo e limita a capacidade de pensamento. A filosofia já abandonou essa questão da representação como elemento decisivo. A ideia de representação é equivocada, e as pessoas têm medo de discutir formas alternativas pensando que isso é um convite ao autoritarismo. Não é. Podemos abandonar a ideia de representação sem implicar em unidade totalitária.

O problema da representação é que quando ela se organiza, ela diz quais são as condições para a pessoa ser representável. Quem organiza o espaço de representação define quem ocupa o poder. Criam-se limitações para a participação política e excluem-se uma quantidade enorme de pessoas.

O Brasil vive um processo em que cada vez menos pessoas votam. Isso se repete em muitos outros países, e não é uma questão de confiança no sistema político, mas de descontentamento mesmo em democracias ditas consolidadas, como Inglaterra, Alemanha, França e Itália. Mesmo esses países vivem uma degradação de modelo de democracia representativa.

UOL - Qual a alternativa ao sistema de representação, então?

Safatle - Dentro do contexto atual, é importante ter mais ousadia de pensamento. Acredito na fragmentação da democracia direta, e isso não é discutido mais nem em universidades.

Temos condições técnicas para implementar uma democracia digital, se utilizando da facilidade tecnológica para ter alta participação popular. Não precisamos criar um sistema de representação por impossibilidade de participação. Isso acabou. Podemos, sim, passar gradativamente atribuições de todos os poderes para a participação popular, com capacidade de deliberação. E os poderes se transformam em poderes de implementação de decisões que não são tomadas por eles, mas pela participação popular.

Claro que ninguém é ingênuo de achar que isso é implementado de repente e por mera vontade política. O que é imperdoável é não se tente, não se teste isso, nem que seja em pequena escala. Isso permitira que toda a população tivesse consciência das possibilidades de outras formas de poder e organização do Estado, e sua relação com a sociedade civil, organizada ou não.

O país está em ebulição, procurando novas formas desesperadamente. O país tem consciência de que chegou ao esgotamento e que não quer continuar nesse modelo esgotado.

UOL - O senhor mencionou problemas em democracias da Europa, que costumam ser vistas como modelos mais consolidados. Existe um modelo ideal a ser seguido para fortalecer a democracia?

Safatle - Ninguém nunca esperou a democracia perfeita. A democracia está em processo constante de construção e desconstrução. Uma democracia forte não tem medo de desconstruir suas instituições. O fundamental é a presença contínua do poder constituinte.

Várias democracias consolidadas tiveram mudanças institucionais drásticas, como a França no final dos anos 1960, refundando a república. Precisamos de uma república nova no Brasil hoje. Não precisamos defender as instituições, mas desconstruir as instituições que funcionam mal. Eu não vou defender o Congresso, pois suas estruturas estão equivocadas. Precisamos de uma discussão profunda sobre o modelo de instituições que queremos. O problema é que a discussão acontece com pessoas que se aproveitam do sistema atual.

UOL -  Mesmo com toda a instabilidade, há quem diga que este é o momento mais democrático pelo qual o Brasil já passou, olhando sob a perspectiva histórica. O que o senhor acha?

Safatle - De fato, do ponto de vista do funcionamento democrático, pode parecer que já passamos por situações piores. Claro que não podemos comparar o momento atual com a ditadura, que é a antipolítica por excelência.

Dentro da experiência democrática brasileira, comparando com o período entre 1945 e 1964, entretanto, esta é a primeira vez que a população brasileira olha para o futuro e não vê algo possivelmente diferente do que ela viu até agora. Entre 45 e 64 havia um processo em massa, apesar dos conflitos brutais e tentativas de golpe. Havia a expectativa de uma tomada democrática do poder, de uma implementação de reformas. Havia um projeto que pensava no futuro. De 1985 para cá, houve algo parecido, em dois projetos de modernização nacional. O problema é que esses dois projetos acabaram. Pela primeira vez na política brasileira temos mais de que uma crise de representação, mas o vazio de atores políticos. Ninguém consegue mobilizar a população brasileira. Nesse contexto, a situação atual brasileira é de fato a pior possível.

Esse tipo de situação, em que países dão menos de que podem dar, cria uma depressão política, econômica e social, e os países ficam menores de que eles são. Não tem nada pior. Nem mesmo durante a ditadura havia uma depressão sociocultural como temos hoje, pois existia uma força de contraposição, que aumentava gradativamente.

UOL - O que poderia ser mudado? Como melhorar o sistema que está em crise?

Safatle - A primeira coisa que é preciso fazer é admitir que estamos nessa situação. Acabou. É preciso que todo mundo fale isso em voz alta para podermos produzir uma nova situação.

Trocar o PT por outro partido não muda nada. É como trazer Dunga de volta à seleção brasileira após a derrota na Copa. Continuamos aprisionados ao processo. Precisamos de uma consciência clara de que esse é um modelo singular, de esgotamento nunca antes visto. Enquanto não percebermos que acabou, nada vai acontecer.

Vivemos agora a lógica dos pequenos problemas, da corrupção, do estado inchado, quando na verdade o problema é muito maior. Todos os escândalos de corrupção dos últimos 13 anos envolveram todos os partidos relevantes do Brasil. Isso significa que trocar de partidos no interior do modelo de governabilidade é continuar uma piada. O modelo de governabilidade é o grande problema

UOL - O que o senhor acha do debate a respeito de uma possível reforma política?

Safatle - Todo mundo sabe que não haverá reforma política. A reforma política que se propõe é pior de que a situação atual. O Brasil hoje é uma partidocracia. Os partidos vão tentar instituir o monopólio da representação política brasileira. Não é crível esperar que uma reforma política seja feita dessa maneira. Existe uma baixa densidade de participação popular em processos decisórios de estado. A população só é convocada para eleições a cada quatro anos. A população não tem poder de deliberação.

O que tem que ser posto é de uma Constituinte exclusiva para a reforma política. Isso tem que ocorrer fora do parlamento e do processo de escolha determinado pelo parlamento. A Europa pensou sobre isso depois de 2008, e o caso da Islândia é paradigmático. Eles fizeram uma Constituição fora do Parlamento. É preciso fazer um processo em que não são os políticos que são eleitos. Em crise de representação vai-se ao grau zero de representação, aproximando o máximo possível da presença popular, reconstruindo a estrutura institucional a partir disso. A Assembleia tem que ter pessoas simples participando, professores, enfermeiros, pessoas comuns, e não só políticos.

Precisamos de criatividade política. Os países que conseguem mobilizar a população são os que saem da crise. Ter medo, pensar em riscos para a democracia, vai nos deixar num processo infinito de degradação.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/03/15/a-nova-republica-acabou-diz-filosofo-vladimir-safatle.htm
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 17, 2015 4:45 pm

^ Uma voz sensata e avalizada...
O problema é definir as forças políticas e as lideranças que irão conduzir esse processo fora da política parlamentar estabelecida (e tão corrupta e viciada).
Mas o pior é que quem poderia conduzir esse processo hoje, de encontro à modernização das estruturas político-institucionais e sociais é (está em) minoria. Poucos são os sensatos e os capacitados para tal. As forças "conservadoras" (a política tradicional) não foi totalmente desarticulada, apesar de desacreditada, e a população, mesmo a maior parte de quem estava protestando, é ignorante (apesar de suas ascensão econômica), foi brutalizada por décadas de decadência da Educação neste país.
O que se viu nessas manifestações desse fim-de-semana é um estrato social atrasado, apegado à valores políticos e sociais superados, conservadores (em alguns aspectos fascistas), apesar da justeza de uma manifestação (lutar contra a corrupção sempre o é), que como bem observou o Prof. Safatle, não tem uma plataforma, e, se a tem, é reacionária ( no sentido de estar voltada para o passado e não para o futuro) e amorfa.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por fheliojr Ter Mar 17, 2015 5:07 pm

^ eu sempre gostei do Safatle.
muito disso a gente já estava discutindo , jazz.

Jeff escreveu:Não levem a mal esse pitaco...mas uma bomba em Brasília seria ótimo...IMHO, voltar a capital para o Rio seria ótimo, iria melhor a segurança na cidade maravilhosa e, para completar, ficaria MUITO mais fácil do povo cobrar os políticos eleitos, a pressão do povo seria maior e isso talvez amenizasse um pouco essa maluquice que temos presenciado...

sério, vc sabe q isto não tem sentido, né?
um participante daquela última manifestação disse q, com a ditadura militar, nossos índices de criminalidade iriam diminuir. affraid


Stormbringer escreveu:Se formos criticar os protestos porque "as pessoas não sabem", nunca haverá. Um não gosta da Dilma, outro votou nela, mas se sentiu traído, outro teve que demitir um dos funcionários, outro era um desses funcionários demitidos...

ué, estes daí sabem porquê estão protestando. o problema é do grupo q se opõe à corrupção, por exemplo, mas não sabe nem o q está acontecendo...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Fabio Motta Ter Mar 17, 2015 5:42 pm

A população brasileira ainda não entendeu o momento que atravessamos há anos e enxergam a política como se fosse futebol, ou seja Oposição X Situação, Petistas X PSDBistas e por aí vai. O que acontece é que o Brasil está afundado na lama e todos, impreterivelmente todos, estão junto na lama, até os próprios políticos, ainda que não se deem conta disso. A sensação de impunidade e os roubos descarados fazem do brasileiro chacota internacional. Nunca senti tanta vergonha da expressão "Jeitinho Brasileiro" como hoje. Se não tivesse constituído família e filha, eu já tinha tentado a sorte em algum outro país. Não teria a menor vergonha em abandonar o barco como gostam de dizer.
A gente cresce ouvindo maravilhas, que aqui não tem guerra, não tem terremoto, não falta água (essa caiu por terra), que não falta comida, que tudo que se planta se colhe, mas temos o que de pior uma nação poderia ter, um governo de ratos e traças que só pensam em enriquecer, seja de que jeito for...farto disto ! Desculpem, mas tá f*** !
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cansei Empty Re: Cansei

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos