Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

+12
Filipético
Mauricio Luiz Bertola
Claudio
rodsom
severo
allexcosta
joabi
subgrave
J.Adalberto
Breno_Barnabe
Christian
Fernando Zadá
16 participantes

Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 13, 2015 1:35 pm

Tem um método bacana de ver se os cabos estão bons e utilizáveis ainda de forma mais científica??
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Christian Sex Mar 13, 2015 1:46 pm

o que tu acha daqueles testadores de cabo?
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Mar 13, 2015 1:52 pm

Christian escreveu:o que tu acha daqueles testadores de cabo?
Tipo esses?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-636119393-testador-de-cabo-com-xlr-p10-speakon-usb-crs-ct02b-_JM

Nem sabia que existia!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por J.Adalberto Sex Mar 13, 2015 2:01 pm

opa essa é facil de responder em mestre Zada!

se tiver funcionando esta bom!

se nao estiver funcionando esta Ruim!

Metodo cientifico Empírico !
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por subgrave Sex Mar 13, 2015 2:12 pm

Interessante questionamento. Eu também gostaria de saber se meu cabo (Santo Angelo) ainda está bom, uso ele a uns 15 anos, funciona perfeitamente, mas será que ainda mantem a qualidade de condução elétrica?  scratch

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por joabi Sex Mar 13, 2015 2:19 pm


O testador da Behringer também é bom, apesar de não testar Speakon (mas tem gerador de sinal e testa cabos instalados, como num PA).

Uma boa dica é balançar bastante o cabo. Se surgir algum ruído indica que não está bom. Abrir o conector pra ver se tem algum sinal de oxidação também é bom. Às vezes o cabo até conduz, mas não está legal.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 13, 2015 6:49 pm

Nem sabia que existia esse testador.
Me surgiu a dúvida pois uma amigo deixou uma sacola com vários cabos aqui de presente e disse que uns estavam meio ruins.
Testei ligando um por um e num deles que estava funcionando até que bem achei que o som estava estranho aí liguei outro sem mexer em nada e diferença de sinal e som foi absurda.
Depois fui comparar com um que gosto e achava que estava muito bom e na comparação ele estava bem mais ou menos.
Fiquei na dúvida e queria separar eles por qualidade para não usar cabo mais ou menos para gravar achando que o usando um ótimo.
Vou espiar melhor esse testador de cabo aí.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por joabi Sex Mar 13, 2015 7:19 pm


^O testador não serve pra identificar o quanto o cabo influi no som, só pra saber se tem algum fio partido. Um multimetro faz o mesmo serviço, mas é mais complicado de usar.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 14, 2015 12:30 am

Hum entendi.
Pena.
Existe como testar a qualidade dele sem ser ouvindo??
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por joabi Sáb Mar 14, 2015 1:05 am


Provavelmente sim, em um laboratório, mas sai mais em conta comprar um cabo novo. Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 14, 2015 8:02 am

Na minha experiência cabos não perdem qualidade com o tempo, ou se perdem, é algo desprezível.

Cabos simplesmente estão bons ou ruins.

Usei um DiMarzio por uns 12 anos e nunca notei diferença em relação ao dia que comprei.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 14, 2015 8:21 am

Eu nunca tinha encanado com isso pra mim no geral se ta funcionando esta bom.
Só fiquei grilado pro causa desse que aparentemente estava ok mas como estava testando um atrás do outro senti uma grande diferença de volume ao ligar ele e não foi só impressão não.
Perder acho que não deve perder mesmo Allex.
Minha curiosidade era saber se tinha como testar de alguma forma mais técnica se um era melhor que o outro em termos de som e volume.
Mas nada urgente nem grave era só curiosidade mesmo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por joabi Sáb Mar 14, 2015 3:16 pm

allexcosta escreveu:Na minha experiência cabos não perdem qualidade com o tempo, ou se perdem, é algo desprezível.

Cabos simplesmente estão bons ou ruins.

Usei um DiMarzio por uns 12 anos e nunca notei diferença em relação ao dia que comprei.

Eu tive alguns cabos antigos que criaram bastante zinabre por dentro, e a qualidade foi piorando, nitidamente. Perdendo agudos. Isso faz muito tempo, início da década de 90, e eram da Santo Angelo, na época que a esta empresa estava começando. Eu tocava uns 4 bailes por semana, com uma máquina de fumaça jogando glicerina diretamente nos meus cabos... Mad

Alguns cabos começam a dar ruídos de tanto o povo pisar em cima. Quebram a malha, mas no teste de cabos ainda funcionam, por isso sugeri ao Zadá balançar bastante durante o teste.

Concordo que se forem mantidos em bom estado não vão perder qualidade devido ao tempo, principalmente um cabo bom como o DiMarzio. Aqui no estúdio os cabos são antigos e também não percebo a menor diferença de quando eram novos.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por severo Qua Abr 01, 2015 3:18 pm

Olá,

Com um multímetro, você pode testar a continuidade e a resistência do núcleo e da malha do cabo. Quanto mais perto do zero a resistência estiver, melhor será a condutividade do cabo.
severo
severo
Membro

Mensagens : 8
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por subgrave Qua Abr 01, 2015 5:11 pm

^Você não saberia quais são os valores toleráveis?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por rodsom Qui Abr 02, 2015 12:59 am

^zero virgula qualquer coisa. se for um cabo muito comprido, um virgula alguma coisa.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Claudio Qui Abr 02, 2015 8:50 am

Utilizo um cortador de cabos da Planet Waves que já vem com testador.

http://www.ebay.com/itm/Planet-Waves-Cable-Cutter-and-Cable-Tester-Maintenance-Tool-/301435800963?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item462ef94d83

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 02, 2015 9:14 am

rodsom escreveu:^zero virgula qualquer coisa. se for um cabo muito comprido, um virgula alguma coisa.

Laughing
Adorei essas definições...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por severo Qui Abr 02, 2015 10:07 am

Resistência zero você não vai conseguir medir, pois há a resistência interna do multímetro. Então para começar o teste, coloque uma ponteira contra a outra para verificar o valor da resistência interna do multímetro (multímetros "comuns" de baixa qualidade tem algo entre 0,5 a 0,8 OHMs). Após medir os condutores. Cabos com menos de 10m a resistência é desprezível, aparecendo praticamente só a resistência interna do multímetro.
severo
severo
Membro

Mensagens : 8
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por rodsom Qui Abr 02, 2015 11:21 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
rodsom escreveu:^zero virgula qualquer coisa. se for um cabo muito comprido, um virgula alguma coisa.

Laughing
Adorei essas definições...

é pq nao existe valor certo. kkkkkkkk.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por subgrave Qui Abr 02, 2015 2:06 pm

severo escreveu:Resistência zero você não vai conseguir medir, pois há a resistência interna do multímetro. Então para começar o teste, coloque uma ponteira contra a outra para verificar o valor da resistência interna do multímetro (multímetros "comuns" de baixa qualidade tem algo entre 0,5 a 0,8 OHMs). Após medir os condutores. Cabos com menos de 10m a resistência é desprezível, aparecendo praticamente só a resistência interna do multímetro.  

Obrigado, vou lá verificar meus cabos com o multímetro...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Filipético Sáb Abr 04, 2015 9:37 am

Como eletrotécnico te digo que a unica forma de testar cabo pela condução é obtendo valores de resistência ôhmica, e o único aparelho pra medir que se aplica a ESSA situação é o micro-ohmímetro, aparelho super caro na faixa de 10 mil pra cima.
Mas fatores como boa isolação, plugues firmes, boa resistência a pancadas e vida útil, são levados em conta também.

Se houver questionamento em relação a perdas sonoras saibam.

R = p x L / A

R = Resistência ôhmica
p = resistividade do condutor
L = comprimento ( do cabo )
A = Área de secção ( bitola )

Resistência =  resistividade vezes comprimento dividido pela "bitola"
isso quer dizer que quanto mais cumprido o cabo ele tem uma tendencia a aumentar sua resistência ôhmica, porem quanto maior a bitola a resistência ôhmica diminui. O fator resistividade vem de acordo com material que é usado como Cobre, Ouro, alumínio, Prata.. ( um fator que não precisa ser alterado, pois você pode fazer um jogo de largura e comprimento e obter o mesmo resultado! )

Obs.: solda de plugues podem comprometer todo o material do cabo, pois uma solda mal feita ou com pouco contato fará a resistência diminuir e terá perda de som e o dimensionamento do cabo pode ter servido de nada!
Filipético
Filipético
Membro

Mensagens : 39
Localização : Trollenberg

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Abr 05, 2015 1:46 pm

Filipético escreveu:
Obs.: solda de plugues podem comprometer todo o material do cabo, pois uma solda mal feita ou com pouco contato fará a resistência diminuir e terá perda de som e o dimensionamento do cabo pode ter servido de nada!
...fará a resistência aumentar...
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Thales_Sr Dom Abr 05, 2015 6:55 pm

O lance é que a qualidade do cabo não é dada só pela resistência (que é fácil de atingir baixos valores, mesmo com condutores de alumínio), mas pela capacitância também, ok?

Vejam que um captador costuma ter resistência de cerca de 5 a 20 k ohms, a entrada de um amplificador tem muito mais de 100 k ohms, se o cabo tivesse 0,01 ou 10 ohms não faria lá muita diferença.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Filipético Dom Abr 05, 2015 8:23 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:
Filipético escreveu:
Obs.: solda de plugues podem comprometer todo o material do cabo, pois uma solda mal feita ou com pouco contato fará a resistência diminuir e terá perda de som e o dimensionamento do cabo pode ter servido de nada!
...fará a resistência aumentar...

correto*, me atrapalhei rsrs
Filipético
Filipético
Membro

Mensagens : 39
Localização : Trollenberg

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Abr 05, 2015 9:43 pm

Thales_Sr escreveu:O lance é que a qualidade do cabo não é dada só pela resistência (que é fácil de atingir baixos valores, mesmo com condutores de alumínio), mas pela capacitância também, ok?

Vejam que um captador costuma ter resistência de cerca de 5 a 20 k ohms, a entrada de um amplificador tem muito mais de 100 k ohms, se o cabo tivesse 0,01 ou 10 ohms não faria lá muita diferença.
Dependendo, até ajuda. Laughing

joabi escreveu:Uma boa dica é balançar bastante o cabo. Se surgir algum ruído indica que não está bom. Abrir o conector pra ver se tem algum sinal de oxidação também é bom. Às vezes o cabo até conduz, mas não está legal.
Alguns cabos começam a dar ruídos de tanto o povo pisar em cima. Quebram a malha, mas no teste de cabos ainda funcionam, por isso sugeri ao Zadá balançar bastante durante o teste.
Boa dica. É muito comum nos testes acontecer de não acusar nenhum problema, porém ao utilizar na prática, falham. A malha de blindagem pode estar comprometida.
Outros objetos que esmagam os cabos são cadeiras com e sem rodinhas, principalmente em estudos dentro de casa. Eu tomava o máximo de cuidado aqui afastando o cabo, quando percebia ele já estava debaixo da cadeira, nem sentia e nem sabia como ai parar lá.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Stormbringer Sex Abr 10, 2015 9:50 am

um dia esqueci de por meu cabo bom na case, então só estava com um cabo reserva, daqueles fininhos com capa de "prástico"...

No meio do ensaio o vocalista fala: "meu, teu som ta mais porrada hoje, o que vc fez no baixo?"... Eu demorei pra sacar, mas ai lembrei do cabo... o pior cabo que eu tinha nos ouvidos do vocalista soou melhor
Ri Muito

como eu tenho TOC, eu nem gosto muito de pensar nessas coisas, senao vou fazer coleção de cabos...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Abr 10, 2015 10:55 am

Meu velho...se ligue...
Esse aqui testador é massa!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643486767-testador-examinador-de-cabos-ate-7-tipos-waldman-ct-71-usb-_JM

Se a solda estiver errada, ele acusa. Meu pai tem um
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12041
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Stormbringer Sex Abr 10, 2015 10:57 am

^o TRS serve pra cabo mono tambem?
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Abr 10, 2015 10:58 am

ahahahhahahahahahahah
Desculpas, mas quem testa meus cabos é meu pai.

Não sei te responder!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12041
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Stormbringer Sex Abr 10, 2015 11:01 am

hahahah... ok... mas esse trem tb parece do tipo: funciona / nao funciona... nao que teste o "quao bom ou ruim" esta o cabo na game intermediaria...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Abr 10, 2015 11:10 am

Sei que testa meio mundo de cabo e se me parece ser bom, até pelo preço. Se as soldas não estiverem na ordem correta para atingir o melhor desempenho, as luzes nao batem...tem um manual em português.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12041
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Thales_Sr Sex Abr 10, 2015 5:34 pm

Aí só checa se os fios estão ligados na ordem correta, mas não faz juízo de valor quanto a qualidade da transmissão dos dados.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por joabi Sex Abr 10, 2015 10:28 pm


Testador de cabo funciona (para o que pretende), mas é mais útil para técnico de som. Para músico o bom e velho multímetro é mais interessante.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Abr 11, 2015 11:50 am

Como não sei usar nem um nem outro, quando o cabo começa a bichar eu jogo fora e compro outro.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12041
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por subgrave Sáb Abr 11, 2015 1:31 pm

Thales_Sr escreveu:Aí só checa se os fios estão ligados na ordem correta, mas não faz juízo de valor quanto a qualidade da transmissão dos dados.


Dados?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Thales_Sr Sáb Abr 11, 2015 5:29 pm

subgrave escreveu:
Thales_Sr escreveu:Aí só checa se os fios estão ligados na ordem correta, mas não faz juízo de valor quanto a qualidade da transmissão dos dados.


Dados?
No caso do USB, sim... rs
Mas foi mais costume mesmo, troque "dados" por "sinal".
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas? Empty Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos